Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A INCÓGNITA DO SER “EU”

11314151719

Comentários

• Azathoth disse: Boa tarde, Criaturo!

Porque acredito que alma=consciência. E, até prova em contrário, os seres humanos são a única espécie consciente na Terra; é verdade que alguns chimpanzés usam ferramentas para apanhar frutas, em testes de inteligência animal. Mas, até onde eu saiba, nenhum chimpazé guardou a ferramenta para usar no dia seguinte, tipo "Hum, esta vara foi útil para pegar aquelas bananas. Posso precisar dela amanhã, então vou guardar para usar no futuro". Você conhece algum caso assim? Por favor, compartilhe com o fórum.

boa tarde Aza,mas que macacada heim ?
    Quando dizemos este animal só falta falar é porque ele age muito parecido com os humanos, possuem uma personalidade própria característica da alma, sentimentos, memória,inteligência, capacidade de aprendizado e principalmente vontade própria.
    Pessoalmente eu considero a raça humana universal todos os seres que ja atingiram vontade própria possibilitando o inicio da racionalidade rudimentar dentre estes os animais.
    Considerando um infinito universo ainda desconhecido encontraremos seres com os mais variados niveis de consciência da bactéria ao anjo podemos classificar como humanos aqueles que ja atingiram o nivel de consciência de se auto reconhecerem .
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: Azathoth disse: Mas a ideia original não é minha - são conceitos que tomei emprestados de Richard Dawkins, Friederich Nietzsche e H.P. Lovecraft... especialmente aquela parte que considera a "alma" como um mito.
    Sinceramente Aza, voce se considera um desalmado ?

Sim. A alma não existe, não sou diferente de um tubarão, de um pterodáctilo, de uma sequoia. Quando eu morrer, nada vai restar de mim e vou ser esquecido. Será como se eu nunca tivesse existido, e não será ruim. Pior é viver na ansiedade: "será que vou para o Céu? Será que vou para o Inferno?".
    Post edited by Nyarlathotep on
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Azathoth disse: Pior é viver na ansiedade: "será que vou para o Céu? Será que vou para o Inferno?".

pior seria ter certeza que a vida continua e não podemos controla-la ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Saudações Azathoth

Saudações aos demais participantes

Prazer em falar com vc Azathoth.
    Para abordar suas observações tão evolucionistas quão a retórica de sua afirmativa...

Utilizarei palavras de Erasmo de Roterdãn de um livro que ando tentado concluir leitura. rs

Ele disse(zia) que o instinto não enganou “seus adversários” ao dizer que a doutrina estaria sendo questionada quando julgamento linguístico de um indivíduo decidisse qual seria a versão correta de um texto...

Se aplicarmos a isso o uso da “dialética”: Criacionismo X Evolucionismo

Aliás, o próprio Erasmo estaria me recriminando agorinha mesmo... rs

Ele não era a favor de discussões na prática da dialética, ainda mais entre oponentes sem igualdade na prática da religiosidade. (não quis aferir ou mensurar sua religiosidade, somente apontando linha de discussão)
    Bem, vc e os demais devem estar se perguntando...

- “O que Erasmo de Roterdãn teria haver com a refutação, “evolucionista” do Azathoth, frente a uma refutação/colaboração sobre a ideia apresentada?”

Meu questionamento:
    “Será que só com a observação da natureza, já bastaria para entendermos nossa importância no conjunto da criação?”

Respondo então:
    Erasmo diria que esse tipo de prática não faria sentido se o mesmo não fosse vivenciado, ele era extremamente culto em sua visão teológica e um defensor “reformista” que buscou a interiorização da fé para uma melhor compreensão da espiritualidade.

Então minha resposta a ele seria: Erasmo, pedir que seu interlocutor tenha o mínimo de conhecimento litúrgico e prática espiritual, se acaso o mesmo fosse Ateu(o que para mim não faz diferença nenhuma, pelo contrário, sempre enriquece “o tema” debatido), seria o mesmo que o “Próprio elogio a Loucura”(analogia somente para complemento de ideia)

Por isso te digo, prezado Azathoth reafirmo(ando) ser um prazer fazer essa pequena colaboração(refutação) a sua afirmativa...
    Azathoth disse: Acho que sim, provavelmente sim. A observação IMPARCIAL da Natureza mostraria, claramente, que a humanidade não é tão especial assim, que existimos num universo cego, frio e indiferente - nem bom nem mal, somente amoral. Também acabaríamos por entender/aceitar que NÃO EXISTE uma alma imortal. Para quem aceita a teoria da evolução (é o meu caso), fica difícil dividir a espécie humana em antes da alma e depois da alma. Será que o Australopitecus afarensis já tinha alma? Ou ela apareceu com os Neandertais, ou ainda mais tarde com os Cro-Magnons? O que os registros fósseis dizem sobre a "alma"?

Minha pergunta iria mais longe em complemento a sua... rs

-“Então a prática da metempsicose deveria ser aceita como a mais correta tanto para os orientais como para os ocidentais...” Correto?

Afinal, se seguirmos o sistema evolucionista como um todo, e aplicarmos a mesma lógica no sistema religioso ou racional da reencarnação, não teríamos problema algum em seguirmos essa linha de evolução tbm para a transmigração das almas... (lembrei do Garfield, Percival) rs

Pronto, estaríamos todos sem problema algum para responder dentro de suas crenças ou falta delas, ao processo espiritual de evolução, então só faltaria descobrir qual das próximas opções “estudarmos”: - Monergismo X Sinergismo...

Azathoth, eu por muito tempo venho lendo com bastante atenção a muitos discursos dos mais variados filósofos, cientistas e estudiosos, sobre os temas acima abordados; creio não ser tão fácil observar e concluir com tanta simplicidade e ênfase a teoria evolutiva, pois até mesmo Darwin, questionou-se muito sobre a projeção que a mesma teria em mentes imaginativas como a do ser humano, pelo simples motivo que no passado paradigmas foram criados e no futuro serão os de hoje que serão superados e a humanidade seguirá descobrindo mais e mais e creio que graças a esses homens revolucionários de suas épocas que levam a ciência a descobrir se é que não descobrimos já...

A importância da evolução na natureza...

A questão não é somente observar o tempo primórdio a questão é tentar mensurar qual o propósito dessa evolução?

Ou seja, nós sabemos que na Natureza, nada se cria, tudo se COPIA... Copia de onde, do que, ou quem?

Lavosier disse: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Abraços fraternos Azathoth

Abraços fraternos a todos.
    Silvana
    Boa noite, Silvana!

Sua presença é muito bem vinda nesta discussão. Acho que você tem muito a contribuir no tema, embora eu acredite que minha resposta NÃO FOI refutada. Senão, vejamos:
    Silvana disse: -“Então a prática da metempsicose deveria ser aceita como a mais correta tanto para os orientais como para os ocidentais...” Correto?

Na verdade... não. Metempsicose seria possível SE houvesse uma alma imortal, onde estão as evidências da existência dessa "alma"? Sem evidência, sem crença. Ergo...
    Silvana disse: Azathoth, eu por muito tempo venho lendo com bastante atenção a muitos discursos dos mais variados filósofos, cientistas e estudiosos, sobre os temas acima abordados; creio não ser tão fácil observar e concluir com tanta simplicidade e ênfase a teoria evolutiva, pois até mesmo Darwin, questionou-se muito sobre a projeção que a mesma teria em mentes imaginativas como a do ser humano, pelo simples motivo que no passado paradigmas foram criados e no futuro serão os de hoje que serão superados e a humanidade seguirá descobrindo mais e mais e creio que graças a esses homens revolucionários de suas épocas que levam a ciência a descobrir se é que não descobrimos já...
    Depende, Silvana: ANTES de Darwin, qualquer pessoa inteligente poderia ser criacionista, não havia vergonha nenhuma nisso. Parecia a ideia mais lógica, mais sensata. DEPOIS de Darwin ter publicado "A origem das espécies", a coisa muda de figura. Veja, por exemplo, a estratigrafia. Vamos cavar um perfil de solo até 10.000 anos atrás, onde encontraremos ossos de mamutes, cavaos, rinocerontes, humanos e etc. Cavando mais fundo, digamos 1 milhão de anos, já nao encontramos fósseis de humanos ou de animais modernos. No tempo dos dinossauros, uns 100 milhões de anos atrás, não encontramos nenhum vestígio de seres modernos. Bom, se isso não servir de evidência de uma evolução biológica, fica difícil!
    Silvana disse: Lavosier disse: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Seria a lei da conservação da energia? Concordo, toda a energia e toda a matéria foram criadas por ocasião do "big bang", assim, de onde vem a energia ou matéria para fabricar "novas almas"?
    Silvana disse: Abraços fraternos Azathoth

Silvana
    Para você também Silvana! Tenha uma boa semana!

Ok, eu sou ateu, então minha visão sobre a existência de uma alma e de reencarnação nunca será a mesma do espiritismo. Talvez a doutrina cristã (adventista, no caso) endosse a doutrina espírita... ou não. Vejamos:

A Alma é imortal?
    De acordo com a Bíblia, a “alma” só existe enquanto o ser humano está vivo. Isso mesmo: “alma” não é uma entidade consciente que pode ser separada do corpo, mas o próprio corpo vivo. Para entendermos o conceito de “alma”, não deveríamos recorrer à filosofia grega[1], mas à origem de vida como foi descrita por Deus em Gênesis 2:7: “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Perceba que Deus reuniu duas coisas: pó da terra e fôlego de vida (que vem de Deus). Com Seu poder cria­dor, ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Gênesis 2:7 não diz que o ser humano tem, mas que ele é uma alma. Homem vivo e alma vivente querem dizer a mesma coisa.
    Quando o pó da terra e o fôlego de vida se separam, desaparece a “alma” – a pessoa que era viva passa a se decompor.

Em Eclesiastes 3:19 e 20 lemos que, na morte, tanto os seres humanos quanto os animais vão para o mesmo lugar, indicando que ninguém, na atualidade, antes do juízo final (Apocalipse 20) vai para “um lugar intermediário”, “Céu” ou inferno: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede. Como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó, e ao pó tornarão.”

No Novo Testamento, Jesus Cristo comparou a morte ao sono, indicando assim que os queridos que estão na sepultura estão dormindo: “Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.” João 11:11-14.

No sono, a pessoa perde a noção do tempo e da existência e não sabe nada do que acontece ao seu redor. O mesmo ocorre na morte, segundo a Bíblia: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma… Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol… no além para onde tu vais, não há obra, em projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:5, 6 e 10.

Há esperança!

Mesmo não havendo consciência depois da morte, ela não é o fim de tudo! A Bíblia ensina que na volta gloriosa de Jesus (1 Coríntios 15:23; Apocalipse 1:7) Ele irá ressuscitar os mortos (1 Tessalonicenses 4:13-18) e trazê-los à vida novamente. Essa é a doutrina da ressurreição, a solução de Deus para a morte: “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.” Isaías 26:19.

“Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.” Salmo 17:15.

Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:51-55.

Apegue-se a essa promessa e, se um dia perdeu um ente querido, conforte-se com a doutrina da volta de Jesus e da ressurreição dos mortos, como orienta 1 Tessalonicenses 4:18: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

Considerações finais

A morte é um sono, um estado de inconsciência total até a volta de Jesus. Quando o homem morre, diz Jó 14:21: “Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe.” Não existem “almas” vagando por aí[2], em algum lugar do espaço. Quando o homem morre, a alma morre, pois o homem e alma são a mesma coisa. O corpo vai para a sepultura e aí fica aguardando, em inconsciência total, a ressurreição, quando for chamado por Deus.

É bom que seja assim, pois quando o homem ressuscitar, ao chamado de Deus, não saberá quanto tempo ficou na sepultura e terá a impressão de que acabou de morrer e já está vendo o Senhor Jesus Cristo. E, no entanto, pode ter ficado na sepultura um dia, um ano, um século ou milênios.

A idéia de que a alma não morre é ensino de Satanás e foi a primeira mentira pregada pelo diabo: “Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.” Gênesis 3:4. A verdade é aquela que Deus disse, em Gênesis 2:17: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Jesus disse que o diabo é mentiro­so e Pai da mentira (João 8:44). A mentira do diabo é a base do espiritismo e de todo ensino que diz que a alma é imortal sem primeiro a pessoa ser ressuscitada!

Se um dia perdeu um ente querido, apegue-se à promessa de Deus e conforte-se com a doutrina da volta de Jesus e da ressurreição dos mortos, como orienta 1 Tessalonicenses 4:18: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

[1] A crença popular de que a “alma” sai do corpo quando o homem morre e vai para o céu, purgatório ou inferno não tem o apoio da Bíblia. É uma idéia pagã, trazida do Egito e da Babilônia, e introduzida no Ocidente por Platão, o grande filósofo grego. Foi comprada pela Igreja Católica e é ensinada até hoje por quase todas as igrejas cristãs.

[2] As que “parecem ser” são demônios personificados, que imitam as pessoas que morreram para iludir os queridos vivos e que estão sensíveis com a perda. Deus condena qualquer prática espírita por isso. Ver Deuteronômio 18:10-14.
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Percival
    Percival citou: Silvana disse: Instinto de sobrevivência e preservação, não representam sentido de religiosidade, ela a LILICA(cadela) representou um comportamento incomum a sua espécie, porém, onde está a presença de culto e religiosidade em atos instintivos?
    Percival refutou: Era necessário a sobrevivência dela isso? Não nê. O que a motivou esse ato poderia ser o instinto? Ela consegue viver na sociedade "animal" e desempenha um papel cujo ela deve ter algum benefício.

Sim, o que vc fez referência é uma “vertente” muito interessante, pois ela(Lilica/cadela/mídia atual) poderia ter satisfeito suas necessidades instintivas(saciar fome) e não ter a preocupação em reservar algo para os menores(“pseudo dependentes de sua espécie”), e assim não teria chamado a atenção de ninguém para suas ações...

Bem, refletindo mais a fundo dei uma olhada no que Jung disse(z):
    “Os Instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não”.

Menino(s), Percival e demais colegas de discussão, espiem só esse padrão...

Um Id(instinto/Freud) associado a um motivo(estimulo) consciente ou não.rs

Adoro o Jung!!!

No caso do Id(instinto) o mesmo deve ser mediado segundo Freud, por nosso ego(Ich – I), ou seja, nossa ideia do agora nosso “senso consciente”, se a isso aplicamos a mecânica da reação e o resultado do retorno dessa consciência na Lilica, resultou na quebra do > misoneísmo(digamos assim)...
    Ou seja, a Lilica não precisa temer dividir sua comida com os menores, pois ela adquiriu padrão consciente de que sua fonte primária de comida não acabaria, mesmo assim, se acaso acabasse, ela continuaria a levar restos de comida que encontrasse na rua(a dona da Lilica, afirmou isso)...

Agora eu pergunto: -“ Como compreender a quebra de um padrão de comportamento em animais ditos irracionais ou domesticados por nós seres humanos, tendo a mesma fonte primária que a deles na classificação animal, segundo teorias?”.

Hipóteses:
    1)Evolução nos padrões de consciência desses animais?

2)Seria por assimilação de aprendizagem, pois ela foi sensível ao observa os donos nessa prática?

3)Ou ainda, seria um instinto maior de preservação que a faria pensar na preservação do conjunto(sociedade familiar) estabelecida através de laços de afeto que ela desenvolveu?

Reforço para análise da ideia acima apresentada:

- Como ela(Lilica) desenvolveu essa capacidade de observação, se não lhe foi ensinado pela dona de forma condicionadora(adestramento)?
    Percival, assim como vc falou:” Ela consegue viver na sociedade "animal" e desempenha um papel cujo ela deve ter algum benefício.”

Sim, isso me pareceu o mais próximo do que falou. Procurei um sentido para o que ambos(eu e vc) estávamos falando sobre a “diferença” no sentido religioso de entendimento de dogmas dos animais “inferiores” a nós.
    Nisso concordamos no caso da Lilica(cadela da reportagem) especialmente, percebemos uma mudança do padrão de entendimento que ela tem no grupo social ao qual ela pertence, porém, ainda assim ela convive entre humanos o que poderia ser a base dessa aprendizagem(observação).
    Percival disse: “Só que a veracidade não é tão simples de ser comprovada, apesar disto.”

Nisso concordo tbm com vc.
    Evolução a partir da observação entre a convivência das espécies... hum...
    Percival disse: Como você disse, os animais tem ações de acordo com instinto. O que você usa é uma comparação a um personagem. Nunca existirá um gato como as características de Garfield, porque há antropomorfismo nele.

Sim, mas uma “ideia semiótica” aplicada a essa ideia, só reforça o enunciado.
    Percival disse: Não que as minha ideias sejam as melhores, até comecei a postar aqui a procura de sempre aprender e conhecer mais. Infelizmente com você não vi nada demais com o que eu aprendi e conheci. Não veja pelo mal lado, eu prefiro ser mais direto.

Sim, entendo o que quis dizer. Quando abordarmos temas futuros tentarei responder de forma mais prática, se isso trás significância e sentido de leitura à vc.
    Percival disse: Por que a necessidade de ter uma importância nas criações e no seu conjunto?

Para saber a significância de nossa discussão?
    Para mim está muito interessante trocar ideias com todos deste fórum.

Abraços fraternos Percival
    Abraços fraternos a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Criaturo

Consideração inicial:
    Estou somente propondo estudos, nada absoluto ou determinista, só reflexões, está bem?!
    Criaturo disse: Você demonstra ser uma iniciada de alguma ordem

Sou :)

Reforçando nossas reflexões:
    Criaturo disse: qual seriam essas anotações, diferenças e o que elas tem haver com minhas colocações 1 e 2 ?

1.são os meios que alimentam a vida e não o fim,(...)
    2. a unificação em uma única consciência Deus, implica a volta ao estado da não criação humana(...)

Silvana disse: “Será que só com a observação da natureza, já bastaria para entendermos nossa importância no conjunto da criação?”

Criaturo responde: “Tudo é importante no conjunto da criação mas, de fato a observação da natureza nos ensina muito.”

Somente para elaborar mais o conjunto de nossas ideias e responder ao que deixei de mencionar lá atrás à vc. Somente divagações, ok?

“Spinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que Deus sive Natura ("Deus ou Natureza" em latim) era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão (sob o conceito atual de matéria) e o pensamento eram apenas dois conhecidos por nós.”

Bem, segundo o mesmo > havia Falta de individualização inerente no sistema de Espinoza, da qual representou as criaturas individuais(seres) como meros acidentes.

Lembra que havia citado lá atrás, sobre uma origem(centelha primeira) gerar a pluralidade(diversidade de indivíduos) em busca de uma união > UM <

Fonte:
    pt.wikipedia.org/wiki/Baruch_Espinoza

O apresentado acima reforça o que me disse lá no inicio de nossa interlocução:
    Criaturo disse: A socialização do ser instintiva, uma herança pré histórica visando a uma maior segurança coletiva.

Outra posição, para apimentarmos: (rs)

Leibniz: "Por que existe o ser e não antes o nada?"

Ele defendeu sua disputatio Metaphysica de Principio Individui, que abordou o princípio de individuação...
    Leibniz afirmava: “Nas coisas atuais os simples são anteriores aos agregados, mas nas coisas ideais o todo é anterior à parte. “

A matéria contínua não pode ser substanciada, isto é, ela não é atual; o que pode ser substanciado são os corpos, o que significa o mesmo que dizer que os corpos de fato unum per se.

Sobre a visão de Spinoza para a liberdade das ações do Ego(Ich):

“Deste modo, a liberdade para Spinoza não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer de determinada maneira.”

Eu sei que parece meio determinista demais, porém...
    Reafirmo, somente a título de argumentação...

Abraços fraternos Criaturo
    Abraços fraternos a todos os participantes
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Azathoth

Só quero deixar registrado que, voltarei mais tarde um pouquinho, para responder suas colocações ainda não respondidas por mim.

obrigada a ti e a todos.

Silvana
  • Silvana disse: Sim, o que vc fez referência é uma “vertente” muito interessante, pois ela(Lilica/cadela/mídia atual) poderia ter satisfeito suas necessidades instintivas(saciar fome) e não ter a preocupação em reservar algo para os menores(“pseudo dependentes de sua espécie”), e assim não teria chamado a atenção de ninguém para suas ações...

Bem, refletindo mais a fundo dei uma olhada no que Jung disse(z):
    “Os Instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não”.

No caso da cadela lilica se você observar é algo atípico fora do padrão de sua espécie. Se a reportagem for verídica.

Silvana disse: 1)Evolução nos padrões de consciência desses animais?

2)Seria por assimilação de aprendizagem, pois ela foi sensível ao observa os donos nessa prática?

Os animais costumam criar sociedades rudimentares: eles oferecem serviços a outros afim de se obter algo em troca. Para saber o porquê da ação de Lilica e o benefício que ela tem a isto só realmente estudando a mesma para saber.

Silvana disse: Nisso concordamos no caso da Lilica(cadela da reportagem) especialmente, percebemos uma mudança do padrão de entendimento que ela tem no grupo social ao qual ela pertence, porém, ainda assim ela convive entre humanos o que poderia ser a base dessa aprendizagem(observação).

Acho pouco provável isto. Quando estudamos biologia descobrimos muitas relações entre espécies em que há mutualismo.

Silvana disse: Sim, entendo o que quis dizer. Quando abordarmos temas futuros tentarei responder de forma mais prática, se isso trás significância e sentido de leitura à vc.

Vejo que você é muito rica em informação, só que eu acho que em certos pontos você se perde na informação ou aquela informação é inútil naquele momento.

Silvana disse: Para saber a significância de nossa discussão?

A evolução do debate dirá.

Só ficou faltando:
    Percival disse: Silvana disse: Minha pergunta: Será que só com a observação da natureza, já bastaria para entendermos nossa importância no conjunto da criação?

Importância só há quando há necessidade, preenchendo vazios de alguém ou algo. Por que existir por existir não pode ser uma escolha?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Azathoth disse: Obrigado, Percival!

Mas a ideia original não é minha - são conceitos que tomei emprestados de Richard Dawkins, Friederich Nietzsche e H.P. Lovecraft... especialmente aquela parte que considera a "alma" como um mito.

Não é questão de propriedade da idéia, me prendi mais ao sentido dela.

― Winston Churchill

• Saudações Azathoth
    Azathoth disse: de onde vem a energia ou matéria para fabricar "novas almas"?

Labirinto do Contínuo?!!

E para “expandir” um pouco mais minha colocação: pode ser???Hahaha
    Talvez vc tenha lido o que postei sobre o Liebniz, anteriormente ao nosso colega Criaturo.

Poderia ser pelo motivo do Claro(luz) cegar nossos olhos na primeira dispersão? ( Litânias de satã !!! hahaha) Baudelaire, hum....

Talvez por isso o universo é considerado infinito e escuro(negro) e as estrelas ficarem com suas luzes distantes para tentarmos descobrir que estamos no plano de uma dessas estrelas que brilham em parte desse tempo e, assim dividindo: conceito de dia e noite, estado de vigília e não vigília.
    Azathoth citou: Silvana disse: Abraços fraternos Azathoth

Silvana

Azathoth disse: Para você também Silvana! Tenha uma boa semana!

Sim, desejo o mesmo a ti, prezado Azathoth.
  • Silvana disse: Leibniz: "Por que existe o ser e não antes o nada?"

Há muito tempo o Nada e o Vazio se casaram.
    Desta união nasceu o mundo de Arton.
    Para povoar esse mundo o Nada e o Vazio deram a luz vinte deuses.
    E esses deuses criaram os humanos, os elfos, os anões, os goblins, os dragões e todas as outras raças, animais e monstros.
    Arton é um mundo de mágica, um mundo de heróis, de guerreiros, magos, clérigos e ladinos, de feiticeiros, monges, druidas e rangers.
    Mas Arton é também um mundo de perigos e vilões, de tiranos, cultistas e demônios.

- Tirado da HQ de Holy Avenger.
    ― Winston Churchill

• SilvanaSilvana Membro
    Saudações Percival

ei?! Vc pode por favor, me deixar concluir, meus pensamentos ao Azathoth, senão ficamos nos círculos... (Brincadeira)
    Não sou tão ligeirinha que nem ocê... hahaha.
    Da forma que vai termino de te respoder essa na semana que vem.

Por falar nisso, li por alto a mensagem dele(Azathoth) e estou ficando preocupada.(hahaha) não é que ele conhece a Palavra do Evangelho.
    Me enganou com aquela Poesia toda ao Satã. rs

ah, preciso fazer café. volto depois.

Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
  • Silvana disse: ei?! Vc pode por favor, pode me deixar concluir, meus pensamentos ao Azathoth, senão ficamos nos círculos... (Brincadeira)

Não esquenta: só lembrei de Holy Avenger ao mencionar nada.

Silvana disse: Por falar nisso, li por alto a mensagem dele(Azathoth) e estou ficando preocupada.(hahaha) não é que ele conhece a Palavra do Evangelho.
    Me enganou com aquela Poesia toda ao Satã. rs

As pessoas não devem ser avaliadas superficialmente.

― Winston Churchill

Percival disse: As pessoas não devem ser avaliadas superficialmente.

Exato, Percival!

Muitos de nós, antes de nos tornarmos ateus, éramos religiosos: católicos, protestantes de diversas denominações, espíritas e etc. Quando perdemos a fé, ainda conservamos fragmentos de nossas antigas religiões/doutrinas/crenças... o que pode surpreender algumas pessoas, mas que pode ser útil em certos momentos. Por exemplo, aquela confusão se o homem TEM uma alma ou É uma alma, já foi respondida algumas vezes em outros debates do "Religião é Veneno", e daí tem gente ingênua falando para levar a sério "O Evangelho Segundo o Espiritismo" - são duas coisas TOTALMENTE OPOSTAS!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Azathoth disse: No sono, a pessoa perde a noção do tempo e da existência e não sabe nada do que acontece ao seu redor.
    ja ouvi falar de sonhos lúcidos e viagem astral?
    Sinceramente eu creio bem diferente da linha evangélica.
    Quando alguém muito querido sofre e morre, "quase morremos juntos com ela, ou uma parte de nós de fato acaba morrendo com ela."
    A perda e o sofrimento vivenciados podem gerar revoltas, falta de compreensão contra as injustiças da vida e contra o criador dela,mas não existe sofrimento que o tempo não possa curar.

Quando acontece um milagre de um desenganado pelos médicos, reaver sua vida recuperando sua saudê, seus entes queridos choram e comemoram com alegria indescritível como se tivesse ressuscitado uma pessoa muito querida.
    Mas essa alegria não se compara a alegria dos que compartilharam sofrimentos na terra e viram suas esperanças se transformarem em frustrações levando a descrença e a indiferença com a vida, quando se verem vivos no mundo espiritual.
    se tratando de seres inteligentes não podemos pensar em padronizar regras, certamente uma morte não sera igual a outra porque os sentimentos são diferentes e as situações tambem.
    Creio que não haverá um um juízo final coletivo, muito menos feito com a volta de Jesus:
    "aquele que não seguir meus ensinamentos ja esta julgado"
    Jesus e Deus não julgam nem condenam, porem existem leis e reações mecânicas , e ainda temos nossa vontade subjugada por outras inteligencias, podemos ser adotados espiritualmente ou até perseguidos por espíritos que nos são antipáticos por alguma razão.
    " de dinheiro ilícito fazeis muitos amigos por que na dor são eles que virão te socorrer"
    "enquanto estiveres no mundo entre em acordo sem demora com seus adversários, por que se não eles te entregaram ao Juiz e este colocará numa prisão de onde só sairá quando tiver pago o ultimo centavo da sua divida."

Assim penso que o tempo para despertar do sono da morte pode variar conforme a pessoa e que tambem algumas pessoas principalmente as que não acreditam na continuação da vida , assim como as que acreditam que dormiram a espera por um julgamento final, neste caso o tempo para desperta a consciência para uma nova realidade poderá ser mais demorada em relação a mentes mais abertas.
    Penso que na grande maioria dos casos a perda da consciência material leva ao espirito a um estado de pertubação natural muito parecido com sonhos, para consciências tranquilas bons sonhos do tipo revendo e conversando alegremente com entes queridos ja falecidos, ja para consciências perturbadas pesadelos do tipo perseguições de antigas vitimas ou memórias pelo simples remorso.
    Com o tempo este estado de semi consciência espiritual tornará se lúcido cada vez mais, até o momento do despertar final para nova realidade espiritual que nos encontramos e este período poderá variar dias, meses e anos conforme a consciência de cada um.
    por isso quando voce sonhar e cada vez mais o sonho ficar lucido, se tentar acordar e não conseguir provavelmente voce ja esta morto.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: “Spinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações.

se entendi bem Deus é tudo,todos e o Todo ?
    Silvana disse: Bem, segundo o mesmo > havia Falta de individualização inerente no sistema de Espinoza, da qual representou as criaturas individuais(seres) como meros acidentes.

Seriamos frutos do acaso ?
    Silvana disse: Lembra que havia citado lá atrás, sobre uma origem(centelha primeira) gerar a pluralidade(diversidade de indivíduos) em busca de uma união > UM <

De fato penso que somos o produto de um desequilíbrio proposital da consciência Deus criando diversos níveis de consciência menores, assim concordo que existe uma tendencia natural dessas consciências menores voltarem ao equilíbrio inicial onde havia uma Única Consciência Deus, mas isto eliminaria a individualidades criadas, ou seja voltando ao estado da não criação, o que evidenciaria um deus ilógico.
    Silvana disse: Leibniz: "Por que existe o ser e não antes o nada?"

Considerando que Deus seja o Todo, o nada seria o oposto de Deus portanto inexistente.
    Silvana disse: Leibniz afirmava: “Nas coisas atuais os simples são anteriores aos agregados, mas nas coisas ideais o todo é anterior à parte. “

entendo esse "coisas atuais" como mundo físico representando a evolução das espécies.
    e "coisas ideais" como o Todo Deus é anterior a sua divisão na criação das suas partes.
    Silvana disse: A matéria contínua não pode ser substanciada, isto é, ela não é atual; o que pode ser substanciado são os corpos, o que significa o mesmo que dizer que os corpos de fato unum per se.

não entendi ,mas aproveitando o que voce acha, a matéria é algo a parte de Deus ?
    Silvana disse:
    “Deste modo, a liberdade para Spinoza não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer de determinada maneira.”

liberdade é relativa, aqui temos colegas defendendo que somos tão "livres" quanto as mentes humanas programadas pelas maquinas no filme Matrix.
    me parece contraditório ver liberdade em "anjos" dizendo amem a tudo no paraíso.
    Neste caso a sabedoria do anjo o escraviza a agir sempre corretamente, dizendo eternamente sim a vontade divina.
    Enquanto que a ignorância do diabo o liberta para ele ser ele mesmo dizendo não, do tipo prefiro errar por mim mesmo a ser obrigado a acertar sempre fazendo a vontade de Deus.
    Ou seja a opção de errar dizendo não, nos foi dada pelo próprio Deus, para poder nos diferenciar da sua vontade, a criação humana só foi possível através da ignorância nata da origem própria Consciência Deus.

assim conhecer a vontade de Deus poderá nos tornar cativos dela anulando a nossa individualidade humana.

apesar de parecer contraditório é verdade: "quanto maior a sabedoria menor a liberdade para agirmos, pois nossa ações ficam atreladas a nossa maior responsabilidade."
    Os animais não podem ser julgados pois são ignorantes, ou sejam moralmente livres para agirem .
    Ja um homem tem suas ações e vontades atreladas a sua maior responsabilidade de chefe de familia.
    sinto logo existo!
  • Saudações Percival / Saudações aos demais participantes
    Silvana citou: Percival disse: No caso da cadela lilica se você observar é algo atípico fora do padrão de sua espécie. Se a reportagem for verídica.

Sim. Penso igual a ti.

Por isso fiz a seguinte menção: “Evolução a partir da observação entre a convivência das espécies”.
    Uma espécie de “adaptação comportamental”.

Percival disse: Para saber o porquê da ação de Lilica e o benefício que ela tem a isto só realmente estudando a mesma para saber.

Sim.
    Percival citou: Silvana disse: Nisso concordamos(...) percebemos uma mudança (...)no grupo social ao qual ela pertence, porém, ainda assim ela convive entre humanos o que poderia ser a base dessa aprendizagem(observação).
    Percival disse: Acho pouco provável isto. Quando estudamos biologia descobrimos muitas relações entre espécies em que há mutualismo.

Sim. Por isso mencionei a convivência entre humanos e animais. Apoio mútuo.
    Complementado pela adaptação comportamental destacada acima.

Percival citou: Silvana disse: Para saber(mos) a significância de nossa discussão?

Percival disse: A evolução do debate dirá.

Só ficou faltando:

Percival disse: Silvana disse: Minha pergunta: Será que só com a observação da natureza, já bastaria para entendermos nossa importância no conjunto da criação?

Silvana citou: Percival disse: Importância só há quando há necessidade, preenchendo vazios de alguém ou algo. Por que existir por existir não pode ser uma escolha?

Complementando seu pensamento:
    A importância da existência para alguns é uma dádiva, tentar compreender essa trajetória já é uma questão de preencher “vazios”, e a escolha da forma de se buscar esse conhecimento cabe a cada um e o grau de desprendimento, até quando na dor da ausência de alguém ou algo.

Silvana
  • Saudações Azathoth / Saudações aos demais participantes

Azathoth, se acaso me expressei de forma ruim mensurando sua fé ou falta dela, e acaso isso tenha te aborrecido, não foi minha intenção.

Porém, percebi que levou o discurso para o bom sentido de minha fala.

Agradecida por isso.

Destaques da fala de Azathoth:
    Gênesis 2:7 > “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Gênesis 2:7 não diz que o ser humano tem, mas que ele é uma alma. Homem vivo e alma vivente querem dizer a mesma coisa.

Em Eclesiastes 3:19 e 20 > todos procedem do pó, e ao pó tornarão.”

Dicotômicas (“doutrina” que afirma que o homem é composto de corpo e alma/espírito)
    Tricotômicas (“doutrina” que afirma que o homem é composto de corpo, alma e espírito).

Normalmente falei sobre espírito. Porém entendi sua abordagem.

Usarei passagens bíblicas para comentar então:

Gálatas 3:3 > Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?

Ressurreição e reencarnação:

“A ressurreição é um tempo de recompensa; a reencarnação um tempo de reparar. A ressurreição é um tempo de colher; a reencarnação um tempo de semear.

“Se alguém é mal sucedido no seu propósito neste mundo, o Eterno, Bendito seja, o desenraiza e planta mais e mais vezes. (Zohar I 186b)”

http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/reencarna/home.html

Para expressar melhor a ideia:

Existem duas correntes no Judaísmo: Judaísmo Messiânico e o Judaísmo Tradicional

"Então, pode-se concluir que nesse conceito, a parte Arrebatar ( Elevação até os ares ) seja o estado de Espírito nosso que foi resgatado do Alto através do descer de Yeshua que está lá em cima no conceito de Espírito.... E justamente, só por Ele, nos resgatou...."

http://yerushalaim1967.blogspot.com.br/2008/11/base-bblica-para-o-arrebatamento.html

“Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos. Apocalipse 20:6”

Abraços fraternos Azathoth
    Silvana
  • Saudações Criaturo / Saudações aos demais participantes

Criaturo, dei uma olhada em sua resposta as minhas colocações anteriores, e te peço desculpas por não responder agora de imediato, pois ando refletindo bastante sobre certos temas aqui para não confundir ninguém.

Silvana
  • PercivalPercival Membro
    Silvana disse: Por isso fiz a seguinte menção: “Evolução a partir da observação entre a convivência das espécies”.
    Uma espécie de “adaptação comportamental”.

Os seres vivos conseguem fazer algumas coisas interessantes dependendo do ambiente. Mas eles fazem com o objetivo de um convívio em troca de algo. Se você observar as relações (Harmônicas) são troca de serviços entre os seres vivos, já as desarmonicas são como um ladrão roubando de outro ser vivo.

Silvana disse: Sim. Por isso mencionei a convivência entre humanos e animais. Apoio mútuo.
    Complementado pela adaptação comportamental destacada acima.

Você não pode classificar todas as relações dos seres vivos como mutualismo. Não há uma relação fantasiosa entre animal e ser humano como você afirma anteriormente: até achei uma tirinha interessante sobre isto e coloquei em minha assinatura.

Silvana disse: A importância da existência para alguns é uma dádiva, tentar compreender essa trajetória já é uma questão de preencher “vazios”, e a escolha da forma de se buscar esse conhecimento cabe a cada um e o grau de desprendimento, até quando na dor da ausência de alguém ou algo.

Compreender não é preencher vazios simplesmente. É ter uma visão satisfatória sobre o que se observa com aplicações que tenham sentido e coerência com a realidade. O sofrimento em si não é sempre algo com o objetivo de dar sentido a vida.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

Boa noite, Silvana!

Mas a Bíblia Sagrada NÃO reforça a doutrina espírita! Você se recorda daquela passagem dos Evangelhos, em que Jesus Cristo vai ressuscitar Lázaro? Quando ele encontrou Maria e Marta, pediu para elas terem fé, que o irmão delas iria ressuscitar. Uma delas respondeu que sabia que o Lázaro ia voltar, no Dia do Juízo - não falou que ele estava no céu, no inferno ou no purgatório, porque o judaísmo tradicional NÃO ADMITE uma vida depois da morte. Aí Jesus explicou que ele iria ressuscitar Lázaro, não falou que iria chamar a alma dele de volta do Álém. E, SIlvana, se eu errar corrija-me, mas a seita dos saduceus não acreditava em anjo, espírito nem no Além! E não se preocupe se eu for grosseiro no trato com outros foristas, escrever frases sem nexo ou for incapaz de concatenação de ideias, com lógica - início, meio e fim - pois Azathoth é o sultão-demônio sem mente, que balbucia e blasfema no centro do Caos. Em alguns lugares, ele é chamado de "blindless, idiot" (cego e idiota), de modo que meu nick é muito mais adequado que o do Criaturo...
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Azathoth / Saudações aos demais participantes
    Azathoth disse: (...) pois Azathoth é o sultão-demônio sem mente, que balbucia e blasfema no centro do Caos. Em alguns lugares, ele é chamado de "blindless, idiot" (cego e idiota), de modo que meu nick é muito mais adequado que o do Criaturo...

Azathoth, desculpe, mas não te vejo como vc se vê, percebeu que falei sobre Erasmo contigo, eu acho Erasmo uma fonte de cultura, pois eu o acho articulado, admiro pessoas cultas...

Estou tentando concluir leitura do livro dele, pois ando sem tempo minhas aulas do semestre vão iniciar e meu tempo está ficando cada vez mais escasso. rs

Voltando a falar sobre vcs dois...

Criaturo e vc são muito inteligentes, usam forma de expressões envolventes e muito interessantes.

O Criaturo promove ao raciocínio das ordenações mentais nas pessoas(eu acho ótimo) e vc tem uma forma linguística mais atraente(instiga leitura, Baudelaire e as Litânias...).

Bem, vou parar de elogiar vcs e passar para nosso objeto de discussão. rs

Azathoth disse: Mas a Bíblia Sagrada NÃO reforça a doutrina espírita!

Depende, não gosto de falar como uma espírita praticante, pois me sinto mais como uma buscadora de compreensões, sendo assim, não descarto a leitura dos espíritas até pela forma dedicada que eles buscam raciocínio cristão através da doutrina de Kardec.

Paulo tinha sua origem no seio dos Fariseus, Paulo falou principalmente aos “Goym”, por isso ele foi perseguido pelos Saduceus tbm...

As cartas de Paulo e seu “apostolado” reforçam essa linha da reencarnação.
    Azathoth disse: Para quem aceita a teoria da evolução (é o meu caso), fica difícil dividir a espécie humana em antes da alma e depois da alma.

“Existem dois famosos labirintos onde nossa razão se perde muitas vezes; um diz respeito a grande questao do livre e do necessário, sobretudo quanto a produção e quanto a origem do mal; o outro consiste na discussão da continuidade (continuité) [ou do continuum] e dos indivisíveis que constituem seus elementos, e no qual deve entrar a consideração do infinito. O primeiro embaraça praticamente todo o gênero humano, o outro influencia somente os filósofos.” (LEIBNIZ, 1969, p. 29).

Seu questionamento lembra a: continuidade dos indivisíveis que constituem os elementos no qual a consideração do infinito(vida antes/após a existência terrena) não pode ser descartada.
    Azathoth disse: Aí Jesus explicou que ele iria ressuscitar Lázaro, não falou que iria chamar a alma dele de volta do Álém

Sim, ressuscitar não é reencarnar. Ele chamaria Lázaro para ressurgir, retornar na própria carne(só Jesus fez isso) e não na tese da reencarnação, pois daí ele não nasceria reconhecido na memória temporal das irmãs, nasceria em outra família e outras experiências...
    Esse é o conceito que vc abordou faz parte do estudo conforme o espiritismo.
    Azathoth disse: SIlvana, se eu errar corrija-me, mas a seita dos saduceus não acreditava em anjo, espírito nem no Além!

Sim.

Abraços fraternos a ti e aos demais participantes
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Criaturo

menino, estou analisando ainda a melhor maneira de falar sobre seus questionamentos, não por eu não saber...
    Já que foi eu quem introduziu a vertente, estou avaliando meus conceitos com mais clareza para não embolar a cabeça do pessoal.
    volto amanhã.

abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.