Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Ótima explanação.
― Winston Churchill
saudações aos demais participantes
Inseto, só para agente contrariar o Percival...
Ah, ao invés de ele te ajudar, ficou destacando os “deslizes” de sua retórica frente a minhas colocações anteriores.
Te proponho então: adentrarmos nas insólitas perspectivas do infinito despertar simbólico das borboletas.
Menino, isso é um dos processos mais interessantes e simbólicos na natureza, a “metamorfose” é um processo magnífico do ponto de vista de evolução dentro de vida de cada lagarta e espécie(digamos assim), além de ser lindo de se observar e poder guardar os casulos(tenho os dois, fotos e registros) e estudar as composições químicas envolvidas.
Enfim, para ser sincera, creio que alguns desses animais menores tenham um sistema próprio de sentido religioso sim, porém, diferente de nosso conceito, o que destaquei nas outras vezes de minha fala, somos diferentes em consciência e perspectivas, pois percebemos o mundo de formas diferentes, interagimos nesse mundo de forma muito , muito diferente, pois somos mais predadores que eles, os “animais menores” se harmonizam com o ambiente, nós nem tanto, agora é que estamos conquistando essa consciência ambiental.
O que vc acha sobre o homem e sua natureza destrutiva, frente aos recursos naturais?
Sim, posso me considerar nova aqui, pois meu cadastro é de 2012 e vc é mais antigo do que eu, seu cadastro se não me engano é de 2011, certo?
Olha, entendo que vc até tenha tido problemas de comunicação com o Criaturo e nem goste dele, nem sei.
Porém, não acho legal criar um tópico somente para tentar ridicularizar um participante do site, sei que não foi vc quem criou o tópico em questão e nem quero ficar falando ou pré julgando ninguém, nem os motivos, cada qual é livre para proceder da melhor maneira possível.
Manterei minhas considerações aos dois participantes(Criaturo e Azathoth) citados no outro post. :)
Comentando sobre Erasmo: leia esse e outros do mesmo autor, vc vai experimentar sentimentos estranhos. rs
ah, se puder depois me diz, está bem?!
Abraços fraternos a todos
Silvana
Pois é... se alguém pretende convencer outro de seus argumentos, referências sempre ajudam! Pode ser um artigo numa revista, um livro, um pesquisador/filósofo/professor universitário, QUALQUER COISA. Mas e quando as referências simplesmente NÃO EXISTEM? Quem é que vai perder a credibilidade? E, Judas, o livro "Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas", de Leonard Mlodinow, é muito bom para destruir a ideia do "ser eu" do Mestre Criaturo...
Eu respeito suas opiniões, e sempre vou respeitar - mas, quando um forista vem para um fórum de ateísmo, como o "Religião é Veneno", e entra num debate COMPLETAMENTE DESPREPARADO, ele perde credibilidade, perde respeito. E, sim, não fui o criador do "Dossiê Criaturo", mas concordo com o ponto de vista do autor e, de vez em quando, posto uma "pérola" ou outra...
Sobre a alma: ou ela existe, ou ela não existe. Se não existe, reencarnação é impossível, mas se existir, qual doutrina religiosa sobre vida depois da morte é a verdadeira?
Como prometido, vou ler Erasmo de Rotterdam no futuro próximo, fiquei interessado em conhecer o autor.
Abraços!
dependendo posso ter orgulho
demorou para cair a ficha
tópico errado
negativo observando a natureza podemos ter uma ideías do seu criador, embora limitada não pode ser descartada antes evolui-la.
digamos que Deus é amoral e podemos classificar a moralidade como uma media defendendo a uma melhor convivência social e tambem a moral humana individual, se me agrada é bom se desagrada é mal.
obs. não sou Jesus cristo
sem nenhuma consciência sem existências
exato
as vezes louva deus, as vezes cri-cri
Este é o ponto. No final é um conceito sem comprovação concreta que varia de acordo com a cultura humana.
― Winston Churchill
Não ataquei os deslizes da retória dele e sim da sua, reveja o progresso do debate. Tá entendendo errado e enaltecendo sua vaidade.
Se é que seja um sentido religioso.
Só mais uma coisinha interessante que achei aqui agora:
http://astropt.org/blog/2013/04/30/comportamento-moral-nos-animais/
― Winston Churchill
Quando voltar da viagem, me avise.
É isso que venho tentando dizer. Eles podem ter, podem não ter...
Mas você concorda que sua afirmação acima é contraditória com a anterior: "Os animais não tem referência de nada divino"?
Isso está beirando a desonestidade, Silvana.
Nas outras vezes, você falou que "Os animais não tem referência de nada divino". E fez até piadinha.
Agora, afirma: "Como eu já disse antes, creio que alguns desses animais menores tenham um sistema próprio de sentido religioso".
1. São afirmações antagônicas. Para a discussão fazer sentido, você precisa decidir se "Os animais não tem referência de nada divino" ou "alguns desses animais menores tenham um sistema próprio de sentido religioso".
2. Você só fez a segunda agora. Acompanhe e veja que parece desonesto.
Silvana - Os animais não têm referência de nada divino.
Inseto - Você não pode fazer tal afirmação, pois não sabe exatamente o que e como todos os animais sentem e pensam. Talvez alguns deles tenham "sentimentos místicos" semelhantes, não precisam ser iguais, aos nossos.
Silvana - Ah, não sei do que você está falando. Eu tinha dito que alguns animais podem ter um sistema próprio de sentido religioso.
Não, não tinha.
desenho mal feito
obrigado Silvana
Desenha melhor?
― Winston Churchill
Saudações aos demais participantes
Azathoth, fiquei refletindo sobre o que disse mais acima/atrás e achei algo para pensarmos.
Observemos o Artigo de Richard P. Feynman, já que segundo o bom senso moral científico sempre devemos nos basear em dados anteriores e fundamentados para qualquer discussão.
http://ateus.net/artigos/ceticismo/a-incerteza-em-ciencia/
Azathoth, obrigada por respeitar minhas palavras, pois as suas tem valor de estima creditando respeito ao que dizes a mim.
As vezes, pode parecer que temos(relaciono todos os estudantes,nós na naus terra em busca de respostas existenciais) despreparo para qualquer coisa, porém, te digo, o preparo é uma questão de construção e busca, onde em alguns temas podemos tentar buscar essa construção aos poucos descobrindo em vários autores se essas ideias são ou não verdadeiras, ou parcialmente verdadeiras para o conjunto observado dos avanços científicos e tecnológicos até aquele momento.
Puxa, não digo aqui que o que estamos discutindo são ideias revolucionárias e que descobriremos a existência de Deus.
Seria como essa afirmação do próprio Richard:
Percebes o grau e requinte de alienação que a nossos ouvidos surge tais afirmações hj. Na verdade na minha opinião, o mar foi abstraído da discussão sendo ele(o mar) que ao meu ver no aforismo era o "condutor" da navegação.rs
O interessante é tentar descobrir dentro de possíveis absurdos o real sentido do que estamos tentando descobrir, e descobrir que aprendemos na discussão a defender nossos pontos de vista.
Daí o Próprio Richard nos diz:
Mesmo assim acho legal tentar continuar de onde outros pararam...
Abraços a todos os participantes desta naus...
Silvana
Em ciência, as coias evoluem: há 200 anos, fazia sentido atribuir uma situação em que o paciente caísse no chão, espumando pela boca e com fortes convulsões, à possessão demoníaca. Hoje, não! Sabemos o que é um ataque epiléptico, MESMO que não sejamos médios. As doenças poderiam, naquele tempo, ser atribuídas a espíritos malignos, bruxaria e etc. Mas depois do trabalho de pioneiros da Microbiologia, como Pasteur, de antibióticos como a penicilina e de vacinas, a situação mudou um pouco! Entãp, quando falamos sobre saúde, qualidade de vida e longevidade da espécie humana, o debate progride, avança bem. Mas no tocante às coisas "do Além", como Deus, alma, céu e inferno, reencarnação entre outras, o debate NÃO PODE avançar ou ser produtivo. Eu, que sou ateu, NUNCA afirmei que Deus existem ou que a alma existe. Já dizia Carl Sagan "Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias". Quando surgirem provas, reais e concretas, da existência de Deus e da alma, vou aceitar. Entrementes, não vejo o menor sentido em prosseguir uma discussão sobre reencarnação se NEM AO MENOS temos evidência de que existe uma alma.
That Azathot.
― Winston Churchill
2x
Só não entendo porque separaram Ateus e Agnósticos.
Eu mesmo não entendo, às vezes essa história de rotular as pessoas mais confunde do que esclarece! Mas, talvez, enquanto o ateu responde à pergunta "Deus existe" com "não", o agnóstico diz "não sei", preferindo ficar "em cima do muro". Acho que muitos ateus começaram como crentes, depois se tornaram agnósticos e finalmente ateus. Talvez os agnósticos acreditem que, embora a existência de um Deus pessoal seja EXTREMAMENTE IMPROVÁVEL, ela não chega a ser IMPOSSÍVEL. Porque eles pensariam dessa forma, não sei.
Percival, comparar insetos aos humanos fazendo uma relação com nosso sistema religioso(dogmático) foi o que nosso prezado Inseto e eu estávamos abordando.
Invertebrados X Vertebrados
Sistema Limbico dos Vertebrados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_límbico
Mamíferos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamíferos
Memória emocional:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Memória_emocional
Na base da superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.
A memória emocional é a lembrança de algo baseado principalmente em uma emoção sentida no passado.
Por isso falei até sobre as formigas, pois as mesmas tem uma eusocialidade:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eusocialidade
Mas não podemos afirmar que os insetos tenham tempo(vida) para formar uma religiosidade(dogmática) como a dos mamíferos(digamos assim).
Foi o que eu disse desde o inicio, agora se vcs estão seguindo outras vertentes, então vcs estão certíssimos.
Sentido religioso não significa religiosidade dogmática como a dos seres humanos.
Repetindo:
Sentido religioso não significa religiosidade dogmática como a dos seres humanos.
Silvana
Penso exatamente como vc no sentido amplo da ideia.
Para provas extraordinárias, falei algumas visões e sentidos amplos tbm, pelo sentido que eu mesma já tinha dito anteriormente tbm, cada um segue com sua própria significância de valores e desenvolvimento límbico.
Realmente, vc tem razão.
Silvana
Não fui eu que disse isso, e sim você. Mesmo assim é o que achamos dos animais.
Isso se eles formam isto, porque até então é uma criação humana.
― Winston Churchill
Exato, Percival!
A menos que existam hamsters que sejam monges budistas, coelhos católicos, cachorros presbiterianos, jumentos Testemunhas de Jeová (esses já existem, mas tem só duas patas)... que patacoada!