Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Empatia

Atrasado mas como prometido aqui está Criaturo.

Como uma base
http://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia

Perguntas? rs
"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
«13456720

Comentários

• 491 Comentários sorted by Votes Date Added
  • salgueirosalgueiro Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Na verdade, comecei a desenvolver a empatia sem querer, para entender as pessoas sempre partia de mim mesma o que me levava ao erro ou a incompreensão do outro.

A partir do momento que conseguia 'sair de mim' e entrava pela 'pele do outro' é que meu entendimento do ser humano começou a surgir, desenvolvi a empatia ao ponto de se tornar algo natural. Hoje em dia consigo ao mesmo tempo que adentro manter um certo distanciamento emocional por mais contraditório que possa parecer a primeira vista

É com esse conhecimento que já afirmei que boas pessoas tem sim uma tendëncia incrível para mal e consegui finalmente entender o por que do sofrimento na vida das pessoas.

Acredito que em mim a empatia seja um dom ou um talento, pela facilidade com que a desenvolvi.
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Salgueiro (Propositora do tema)

Saudações aos demais participantes

Menina, bom poder falar contigo, tenho lido coisas que vc posta por aqui, sempre muito legais.

Começando então minha colaboração para seu tema.

Salgueiro e demais colegas a descrição mais abaixo é para conhecimento geral(participantes) e uma possível projeção do conhecimento na área da psicologia “social” sobre inteligências.

O que poderia reforçar sua afirmação quanto a possíveis respostas opostas ao estímulo primeiro.
    Salgueiro disse: (...) que já afirmei que boas pessoas tem sim uma tendência incrível para o mal e consegui finalmente entender o por que do sofrimento na vida das pessoas.
    (...) Hoje em dia consigo ao mesmo tempo que adentro manter um certo distanciamento emocional por mais contraditório que possa parecer a primeira vista, um distanciamento do meu emocional.

Segue então agora a descrição dessas diferenças, lembrando que é somente a título de esclarecimento do tema:

Evolução do conceito de Inteligência

Alfred Binet(1905) introduziu o conceito de desenvolvimento das faculdades mentais(digamos assim), tradicional desenvolvimento do teste de QI.

Depois surgiu Harward Gardner(1985) e a teoria das inteligências múltiplas, concepção da inteligência como uma capacidade inata.
    No Gardner o título aborda: Inteligência interpessoal e existencial. Trata do mesmo aspecto >Emocional

Seguindo Daniel Goleman(1995)com o título de Inteligência emocional, pessoas emocionalmente despertas(digamos assim).

Já o psicólogo Sternberg propôs o conceito de inteligência prática, o qual incide sobre os conhecimentos que o indivíduo apreendeu através da experiência e integrou no seu banco de saberes e que, por isso, não são apreendidos diretamente.

Seguem os links para facilitar leitura:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Binet
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Howard_Gardner
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Goleman
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Sternberg

Ou seja, vc afirmou que pessoas boas tem tendência ao mal ou a praticar o malefício a outrem?

Bem, vc deve estar se referindo a questão de: bem = mal <-> mal = bem.
    Polos opostos de estímulos(digamos assim), seria isso que falou?

Abraços fraternos a ti Salgueiro
    Abraços fraternos a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • salgueiro disse:
    É com esse conhecimento que já afirmei que boas pessoas tem sim uma tendëncia incrível para mal

E pessoas más têm uma tendência incrível para o bem?

Se você disser que pessoas boas “podem” fazer coisas ruins, por erro de julgamento ou qualquer outro motivo, concordo. Mas o emprego da expressão “tendência incrível” relativiza tanto os conceitos de bondade e maldade que torna a discussão sem sentido.
  • Silvana disse: Saudações Salgueiro (Propositora do tema)

Oi Silvana, na verdade o propositor do tema foi o Criaturo, só executei o pedido dele.
    Silvana disse: Ou seja, vc afirmou que pessoas boas tem tendência ao mal ou a praticar o malefício a outrem?

Sim, foi o que quis dizer.
    Silvana disse: Bem, vc deve estar se referindo a questão de: bem = mal <-> mal = bem.

Onde o bem=bem e o mal=mal. Pode esperar que nós duas vamos ter alguma dificuldade de comunicação, rs.

• Inseto disse: E pessoas más têm uma tendência incrível para o bem?

Não, mas praticam o bem, só que de forma pontual.
    Inseto disse: Se você disser que pessoas boas “podem” fazer coisas ruins, por erro de julgamento ou qualquer outro motivo, concordo. Mas o emprego da expressão “tendência incrível” relativiza tanto os conceitos de bondade e maldade que torna a discussão sem sentido.

Ações valem pelo que são, as 'desculpas', os motivos são uma outra história. Quer saber quem vc é? Analise suas reações e não os motivos pelos quais reage. Ninguém executa uma reação se o potencial dela não existir. Falo reação porque mostra mais a sua potencialidade. Vc se vinga?
  • Saudações Salgueiro e aos demais

Salgueiro citou: Silvana disse: Bem, vc deve estar se referindo a questão de: bem = mal <-> mal = bem.

Salgueiro refutou: Onde o bem=bem e o mal=mal. Pode esperar que nós duas vamos ter alguma dificuldade de comunicação, rs.

Não se preocupe, permanecerei bem tranquila se vc divergir de mim. hahaha

Sim, analisando um possível ciclo das ações responsivas negativas(feedback) podem tornar as respostas similares ao estímulo negativo, mesmo para pessoas de polo positivo(digamos assim).

Estou usando o termo:"polos", somente para inferir lados do input(entrada) sem analisar emoções, ok?!

Abraços fraternos a ti e a todos

Silvana
  • Silvana disse: Não se preocupe, permanecerei bem tranquila se vc divergir de mim. hahaha

hahaha, foi no sentido da comunicação mesmo, tenho dificuldade em entender o que vc fala e isso vai ficar perceptível rapidamente.
    Divergëncias são naturais e até onde já percebi vc também é tranquila.
    Silvana disse: Sim, analisando um possível ciclo das ações responsivas negativas(feedback) podem tornar as respostas similares ao estímulo negativo, mesmo para pessoas de polo positivo(digamos assim).

Foi o que eu quis dizer com outro 'portuguës', rs. Vem daí a dificuldade de comunicação entre nós.
    Silvana disse: Estou usando o termo:"polos", somente para inferir lados do input(entrada) sem analisar emoções, ok?!

Ok
  • PercivalPercival Membro
    salgueiro disse: É com esse conhecimento que já afirmei que boas pessoas tem sim uma tendëncia incrível para mal e consegui finalmente entender o por que do sofrimento na vida das pessoas.

Não é bem assim: todos nós temos possibilidade para fazer o mal. Só que temos casos de pessoas que fazem o mal que não sofrem ou sofrem pouco por conta do mal que causam e pessoas boas que não fazem o mal que sofrem mais desnecessariamente. A possibilidade de fazer o mal não deveria ser punida e sim o ato do mal feito, isto se estivermos falando de um sistema de punição justo.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• salgueiro disse: A partir do momento que conseguia 'sair de mim' e entrava pela 'pele do outro' é que meu entendimento do ser humano começou a surgir, desenvolvi a empatia ao ponto de se tornar algo natural. Hoje em dia consigo ao mesmo tempo que adentro manter um certo distanciamento emocional por mais contraditório que possa parecer a primeira vista

Você sentir a dor do outro é difícil. Simplesmente porque você nunca vai saber o que o outro sente realmente, sua mente e estado emocional exato. Você tem uma noção que você acredita que seja horrível, mas você somente sente realmente quando vivencia aquela experiência. É fácil falar ou dizer que desenvolveu esse poder, mas você nunca vai saber exatamente como é a dor de um estado do sofrimento por algo sem vivenciar.

― Winston Churchill

• Percival disse: Não é bem assim: todos nós temos possibilidade para fazer o mal. Só que temos casos de pessoas que fazem o mal que não sofrem ou sofrem pouco por conta do mal que causam e pessoas boas que não fazem o mal que sofrem mais desnecessariamente

Enquanto vc não se aprofundar no conhecimento do ser humano vai continuar com esse entendimento.
    Percival disse: A possibilidade de fazer o mal não deveria ser punida e sim o ato do mal feito, isto se estivermos falando de um sistema de punição justo

Nada do que eu disse pode levar a essa conclusão.
    salgueiro disse: Enquanto vc não se aprofundar no conhecimento do ser humano vai continuar com esse entendimento.

Enquanto você utilizar conceitos humanos fora da realidade para esse entendimento, sempre terá essa conclusão Saltarica. Você encontrou seu ponto de conforto com esta teoria, mas eu lendo aqui encontrei pontas soltas, aliás a própria Empatia não explica o sofrimento.

Olha procurando o significado de Empatia:

Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
    Lus.: Capacidade de se identificar com outra pessoa; faculdade de compreender emocionalmente outra pessoa.

A compreensão do sofrimento não significa explica o porquê do sofrimento em alguns casos conforme relatei.

salgueiro disse: Nada do que eu disse pode levar a essa conclusão.

Então não faz sentido com a realidade. Sua conclusão é inútil e só te serve para conforto, simples assim.

― Winston Churchill

• Percival disse: Você sentir a dor do outro é difícil.

Para mim não, e não tem a menor arrogäncia nessa afirmativa.
    Percival disse: Simplesmente porque você nunca vai saber o que o outro sente realmente, sua mente e estado emocional exato.

Pode sim desde que vc conheça a pessoa, isso não pode ser feito com um estranho, com alguém que nunca tenha tido contato.
    Percival disse: Você tem uma noção que você acredita que seja horrível, mas você somente sente realmente quando vivencia aquela experiência.

Vc literalmente sente o que o outro sente. Inclusive as pessoas reagem de formas e intensidades distintas a mesma situação.
    Percival disse: É fácil falar ou dizer que desenvolveu esse poder, mas você nunca vai saber exatamente como é a dor de um estado do sofrimento por algo sem vivenciar

Sei sim, desde que conheça a pessoa.

salgueiro disse: Para mim não, e não tem a menor arrogäncia nessa afirmativa.

Aham, nem um pouquinho. Mas natural um ser humano as vezes achar ou tentar compreender e acha que chegou no fim e sabe, normal.

salgueiro disse: Pode sim desde que vc conheça a pessoa, isso não pode ser feito com um estranho, com alguém que nunca tenha tido contato.

Mesmo assim, você pode ter uma ideia de como seja, claro que o convívio direto você emula o sentimento da pessoa, mas é uma emulação e não um sensação realmente sua.

salgueiro disse: Vc literalmente sente o que o outro sente. Inclusive as pessoas reagem de formas e intensidades distintas a mesma situação.

Sentir o que outro sente nunca será a mesma coisa. Você não tem como ter em mente como é o sofrimento do outro, cada um reage de uma maneira de acordo com sua natureza. Assim como há crianças que berram quando tem a fralda suja, outras choram com menos intensidade. A reação não é a mesma.

salgueiro disse: Sei sim, desde que conheça a pessoa.

O que é insuficiente: conhecer não é o mesmo que sentir. No fim é projetar seu sentimento a uma pessoa pode ser projetado a um personagem fictício. Uma vez (era moleque) chorei quando o Shiryu dos Cavaleiros do Zodiaco se matou para derrotar o Shura de Capricórino. Eu projetei a emoção da cena e o sofrimento do personagem, mas era um ser fictício.

― Winston Churchill

• Percival disse: a própria Empatia não explica o sofrimento

E eu não disse que ela explica, disse que consegui entender o ser humano e o sofrimento
  • salgueiro disse: E eu não disse que ela explica, disse que consegui entender o ser humano e o sofrimento

Ah bom, agora sim.

― Winston Churchill

• SilvanaSilvana Membro
    Saudações Salgueiro
    Saudações aos demais participantes
    Salgueiro Disse: foi no sentido da comunicação mesmo, tenho dificuldade em entender o que vc fala e isso vai ficar perceptível rapidamente.

Puxa, estou começando a ficar preocupada com essa sua afirmação.

Olha só o que peguei para colaborar um pouco mais ao seu enunciado da empatia:

"As pesquisas sobre mecanismos de ressonância emocional cognitiva e sensório-motora ganharam notável impulso com a descoberta dos neurônios-espelho, em 1996, por um grupo de neurocientistas da Universidade de Parma coordenados por Giacomo Rizzolatti. Essas células presentes em áreas específicas do cérebro são ativadas em duas situações: quando o indíviduo realiza um movimento e quando observa alguém executando o mesmo movimento.

Salgueiro, nesse caso quando falou sobre pessoas próximas e nossas empatias por elas, o Percival não entende sobre o que vc fala...

É um estar tão ligada a pessoa doente(digamos assim), emocionalmente e sensorialmente(ouvindo e vendo a pessoa sofrer) que acontece uma espécie de abandono de nossa "persona" em momentos de estado latente de compreensão do sofrimento alheio.

Princípio da ressonância:
    "O princípio da ressonância poderia refletir uma predisposição do cérebro humano para compreender o outro por meio da simulação ou imitação interna."

O título chama-se tramas da cooperação:
    http://www.methodus.com.br/artigo/139/tramas-da-cooperacao.html

Salgueiro disse: Pode sim desde que vc conheça a pessoa, isso não pode ser feito com um estranho, com alguém que nunca tenha tido contato.

Salgueiro, essa empatia que diz é perfeitamente possível, principalmente com entes queridos, como abordei acima, existem estudos que demonstram isso.

Eu mesma já vivenciei situação semelhante, onde quase morri junto com alguém(minha mãe), um labirinto sem fim ou melhor quase sem volta.

Silvana
  • Silvana disse: Puxa, estou começando a ficar preocupada com essa sua afirmação.

Não fique, o que eu não entender, pergunto, rs.
    Silvana disse: É um estar tão ligada a pessoa doente(digamos assim), emocionalmente e sensorialmente(ouvindo e vendo a pessoa sofrer) que acontece uma espécie de abandono de nossa "persona" em momentos de estado latente de compreensão do sofrimento alheio.

Sim.
    Silvana disse: Salgueiro, essa empatia que diz é perfeitamente possível, principalmente com entes queridos, como abordei acima, existem estudos que demonstram isso

Sei que é fato.
    Comigo a empatia é fácil e abrangente, necessito de proximidade mas não de intimidade, consigo entrar na cabeça da pessoa e entender sua forma de pensar, consigo lë-la e sentir seus sentimentos, foi assim que aprendi quem realmente somos. É claro que com a família e os mais próximos é um conhecimento mais profundo. Não preciso gostar da pessoa nem de ter afinidades para conseguir a 'conexão'. Não sou vidente não, viu ! rs
    Silvana disse: Eu mesma já vivenciei situação semelhante, onde quase morri junto com alguém(minha mãe), um labirinto sem fim ou melhor quase sem volta

Conheço na minha pele essa situação e na verdade morremos sim, a filha que existe em nós.

• Percival disse:
    Uma vez (era moleque) chorei quando o Shiryu dos Cavaleiros do Zodiaco se matou para derrotar o Shura de Capricórino.

Eu chorei quando:

1. Morreu a formiguinha de "Querida, Encolhi as Crianças";

2. Merry ajudou Éowyn a matar o Senhor dos Nazgúl;

3. Ayla ensinou Rydag a chamar nezzie de mãe.

Há mais, mas já estou quase chorando...
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Salgueiro / Saudações Inseto

Saudações Percival e demais participantes

Inseto, eu ainda não te disse isso: Vc é terrível!!!
    Mas gosto um bocado de vc, sabia? hahaha

Que bom que chorastes somente por coisas "banais", aos meus olhos.
    Prova de que és novo e ainda não sofrestes a dor da perda de entes queridos.
    beijokas fraternas pequeno.

Salgueiro disse: Comigo a empatia é fácil e abrangente, necessito de proximidade mas não de intimidade, consigo entrar na cabeça da pessoa e entender sua forma de pensar, consigo lë-la e sentir seus sentimentos, foi assim que aprendi quem realmente somos

Sim entendo, descobrindo nos outros fragmentos de nós mesmos(as) associados a emoção.

Lembra que no primeiro post citei a questão das inteligências múltiplas?
    Pois é, o Gardner aborda essa capacidade emocional na Inteligência Interpessoal, ele aponta que essas inteligências desenvolvem a capacidade de compreender a natureza humana em outras pessoas.

Salgueiro disse: Não sou vidente não, viu !

Vc leu o artigo mais abaixo na busca do google, né? hahaha

Pois é pensei a mesma coisa que vc(se se referiu ao que estou abordando), talvez essas Células cerebrais chamadas de espelho, sejam as responsáveis por uma maior intuição no ser humano.

As vidências ou capacidade mediúnica, o curioso é como as pessoas de uma maneira geral falam sobre esse assunto, alguns tratam como se fosse tabu. Misticismo, bruxaria. rs

Com o tempo a área da neurociência vai avançar mais, além da genética e veremos explicações mais conclusivas sobre esse assunto.

O avanço das "telecineses" a partir de funções biológicas pré-existentes.

O Título sobre: Os neurônios que podem ler mentes
    http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=34918

Acho que é basicamente o mesmo conteúdo do link anterior.

Porém, o que quero falar agora seria o destaque abaixo:
    Salgueiro disse: boas pessoas tem sim uma tendência incrível para mal

Menina, podes me falar um pouco sobre esse teu pensamento?

Silvana
  • Silvana disse:
    Que bom que chorastes somente por coisas "banais", aos meus olhos.

Banal? Quando Rydag chama Nezzie de mãe? Sua... Sua... Insensível!
    Silvana disse:
    Prova de que és novo e ainda não sofrestes a dor da perda de entes queridos.

A Srta. / Sra. precisa ter mais cuidado com a obtenção de suas provas.

Já tive várias perdas menos banais, como a morte de minha mãe, entre outras, pelas quais chorei até mais que quando morreu a formiguinha (eu não sou da família das formigas). Mas elas não cabiam no contexto. E só por isso não as referi.

Imagina só que sem graça?

Percival - "Uma vez (era moleque) chorei quando o Shiryu dos Cavaleiros do Zodiaco se matou"

Inseto - "Eu chorei pra caramba quando minha mãe morreu"

Eu não seria muito terrível se fizesse brincadeiras tão bobinhas...

Não a estou recriminando pelo que você disse, mesmo porque em nada me incomodou. Apenas alertando para o fato de que você inferiu de minhas palavras informações que definitivamente não estavam lá. Isso é uma falha argumentativa grave. Acenda a luz. (risos)

Silvana disse:
    beijokas fraternas pequeno.

Beijocas, grande! "Com sabor de chocolate"...
  • Silvana disse: Sim entendo, descobrindo nos outros fragmentos de nós mesmos(as) associados a emoção

Não só a emoção mas a forma de pensar também, o que pode levar a uma análise de nossos conceitos (é um barato, rs), é um modo de nos enxergarmos adentrando o outro, o bom e velho espelho.
    Silvana disse: Vc leu o artigo mais abaixo na busca do google, né? hahaha

Pior que não li, rs, é que ao descrever a potencialidade da empatia acaba parecendo algo ligado ao misticismo e não é.
    Silvana disse: As vidências ou capacidade mediúnica, o curioso é como as pessoas de uma maneira geral falam sobre esse assunto, alguns tratam como se fosse tabu. Misticismo, bruxaria. rs

Tenho capacidade mediúnica mas até onde percebo são coisas diferentes, ou não serão? Não sei realmente.
    Silvana disse: Com o tempo a área da neurociência vai avançar mais, além da genética e veremos explicações mais conclusivas sobre esse assunto.

Gostaria disso.
    Silvana disse: O avanço das "telecineses" a partir de funções biológicas pré-existentes.

Uau1 Será? Parei de arrebentar coisas depois que consegui controlar meu temperamento.

• Silvana disse: Porém, o que quero falar agora seria o destaque abaixo:
    Salgueiro disse: boas pessoas tem sim uma tendência incrível para mal

Menina, podes me falar um pouco sobre esse teu pensamento?

Costumo usar a vingança como um exemplo simples da tendëncia do ser humano, de boas pessoas para praticar o mal. Normalmente, a 'reação' ou vingança aplicada é um ato considerado errado ou um mal pelo próprio executor. Ou algo é errado ou um mal ou não é, a ação fala por si.

• salgueiro disse:
    É com esse conhecimento que já afirmei que boas pessoas tem sim uma tendëncia incrível para mal e consegui finalmente entender o por que do sofrimento na vida das pessoas.

costumo dizer que a tendencia de um time que esta ganhando é perder e vice versa.
    Se os bons possuem uma tendencia a fazer o mal então todos possuem essa tendencia.
    salgueiro disse: Vc literalmente sente o que o outro sente. Inclusive as pessoas reagem de formas e intensidades distintas a mesma situação.

uma unica vez eu senti uma dor pre parto em conjunto com a minha esposa, é comum lermos pensamentos involuntariamente,mas da forma que voce diz me parece um caso de mediunidade ja desenvolvida ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: é comum lermos pensamentos involuntariamente

Acredito que seja treinável tanto quanto qualquer outra capacidade.
    CRIATURO disse: mas da forma que voce diz me parece um caso de mediunidade ja desenvolvida ?

Não acho não Criaturo, normalmente a espiritualidade me deixa sossegada e nossos contatos são esporádicos. Passei aqueles trinta anos desenvolvendo esse potencial então creio que seja natural ter alcançado ëxito

• Inseto disse: Percival - "Uma vez (era moleque) chorei quando o Shiryu dos Cavaleiros do Zodiaco se matou"

Inseto - "Eu chorei pra caramba quando minha mãe morreu"

Sem contar que o efeito emocional de um é bem diferente de outro: quando eu perdi minha avó eu fiquei arrasado na época, mesmo minha avó dizendo que um dia iria morrer e que temos que aceitar nossas limitações da idade.

― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.