Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Estas reações raivosas são uma prova de que eu realmente toquei na ferida neste meu breve discurso.
Economia não é uma ciência. Como falei no vídeo, alguém pode desenvolver um sistema económico baseado no fato de que a terra é um cubo ou os seres humanos se teletransportam. Ou seja, podemos criar inúmeras teorias económicas que não batem com a realidade.
O capitalismo não bate com a realidade porque exige crescimento infinito num planeta finito. Divide a sociedade entre senhores e escravos e não quer que os últimos se revoltem. É um sistema fracassado que condena um bilhão de pessoas a passar fome ao mesmo tempo que esgota todos recursos naturais do planeta.
O capitalismo tornou-se uma religião. Muitos acreditam piamente em dogmas ditados por políticos/economistas que visam somente defender os interesses da minoria mais rica. Para isto temos propaganda na televisão mandando comprar , comprar e comprar. Todo noticiário da TV está a serviço do capital. Os defensores desse sistema falam com a arrogância de um crente fanático.
A lógica capitalista busca apenas defender os interesses dos capitalistas. Não existe uma busca pelo melhor cientificamente falando. É um sistema de exclusão.
Em nenhum momento defendi o comunismo neste discurso. Apesar de considerar como valiosa a contribuição de Karl Marx. Antes dele não havia preocupação com questões sociais. Foi ele que mostrou que era importante olhar o lado social e foi isto que salvou o capitalismo no século dezenove. Os capitalistas delegaram ao governo as funções sociais, mas um governo numa sociedade capitalista sempre estará subordinado aos donos do capital.
Na minha fala, em nenhum momento falei de ideologia. Falei apenas de ciência e de técnicas. Somente o planejamento economico pode garantir a prosperidade para todos, mas é necessário que este planejamento seja feito aos poucos e usando democracia direta e inteligência artificial. O que nunca foi feito antes.
O capitalismo pode ter sido melhor do que sistemas economicos anteriores, como o escravagismo e o feudalismo. Mas isto não significa que ele deve durar para sempre. É necessário substituí-lo para nos adaptarmos ao estágio evolutivo em que a humanidade se encontra no momento.
Pois é, os escravos estão começando a se reunir e já bolaram um plano de fuga. A grande maioria não está nem um pouco satisfeita com o sistema, mas para derrubá-lo, temos que sair dele.
Nada poderia estar mais longe da verdade, a escravidão recebe seu mais duro golpe depois da Revolução Industrial.
Pela primeira vez em toda a história humana a obesidade é um problema que aflige mais pessoas do que a fome, e isso no cenário em que a população mundial ultrapassou a casa dos 8 bilhões de pessoas, dizer que capitalismo condena a fome é concluir o contrário dos fatos.
O que eu realmente não entendo é essa exigência de quem odeia o capitalismo faz dele, a menos que esse sistema acabe com todas as mazelas humanas (algo que nenhum outro nem chegou perto de realizar) então ele é um "fracasso".
Se vocês pararem de comparar o sistema capitalista com uma idealização de mundo perfeito e julgá-lo comparando com as alternativas do mundo real, o que é bem mais justo diga-se de passagem, verá que ele é muito, mas muito melhor que as alternativas.
Cameron, é necessário tentar. Vamos fazer mais uma tentativa, mesmo que outras anteriores tenham fracassado. É assim que funciona a ciência: testa-se e comete-se erros até acertar.
Nós que não estamos satisfeitos com o capitalismo, não podemos ficar só reclamando. Já vimos que tentar reformar o sistema é inútil. Cabe a nós então criar um modelo economico alternativo, fazê-lo melhor do que o atual e mostrar as pessoas que temos uma solução. Este é o melhor caminho para quem não adapta ao sistema e sofre com isto.
E sim, é possível vivermos num mundo sem opressores e oprimidos, sem patrões e empregados, sem explorados e exploradores. Temos que lutar por isto porque é a ética e a moral que fazem a vida em sociedade valer a pena. Então estas imoralidades do sistema atual precisam acabar e para isto estamos construindo uma solução.
O fato de existirem tantos obesos no mundo, ao lado de pessoas passando fome, só mostra que vivemos numa sociedade doentia.
Antigamente as pessoas usavam carroças para se transportar. As carroças foram uma grande evolução para o transporte de pessoas. Só que chegou um tempo em que as carroças tornaram-se obsoletas. Dai, tiveram que ser substituídas.
O capitalismo foi importante para substituir o escravagismo. Só que desde então muita coisa mudou e o capitalismo tornou-se obsoleto e precisa ser substituído.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
- Alo inteligencia artificial, eu gosto de ser comediante stand up. Me arrume ocupacao
- Entendido.
- Alo inteligencia artificial, me consiga todos os LPs dos Beatles (quero LP nao CD ou mp3).
- Entendido. Abri uma ordem de fabricacao de uma fabrica e de LPs.
Então Encosto você pode apoiar a EBR, porque tirando a parte de ficar preso, a ideia é implementar a EBR fora do capitalismo.
Não tem aquela frase: "os incomodados é que se mudem."? Então uma das formas de se implementar uma EBR é criando estes espaços autónomos onde o modo de produção capitalista não será aplicado.
Mas as pessoas também podem continuar vivendo nas cidades normais e abandonar o capitalismo. Basta para isto usar as técnicas da economia solidária.
A Economia Solidária é uma etapa anterior a EBR. Um profissional de stand up pode prestar seus serviços e receber por eles algum tipo de moeda social.
Já numa Economia Baseada em Recursos não existe nenhuma moeda de troca. Isto acabará com todas as profissões que lidam com dinheiro.
Numa EBR também não existirão trabalhos repetitivos, perigosos ou insalubres. Tudo isto será feito por máquinas. As pessoas passarão a ter muito mais tempo livre e por isto poderão se dedicar mais às artes.
Então uma profissão como comediante stand up será muito requisitada. Teremos várias vezes mais profissionais deste tipo do que temos hoje. As pessoas se dedicarão muito mais às artes, seja apreciando-as ou seja trabalhando com elas.
Hoje pessoas que tem vocação artística ou esportiva abandonam estas vocações em troca de trabalhos mais rentáveis. Numa EBR quem quiser só viver das artes ou dos esportes viverá, pois todas necessidades básicas de todos serão atendidos pelas máquinas. As pessoas serão guiadas pelo amor e não mais pelo dinheiro.
É exatamente isto Encosto!!!! :-) Você entendeu direitinho como uma Economia Baseada em Recursos irá funcionar. Viu como é bom? e é possível!
Cláudio meu caro , acho que nem o paraíso é tão bom assim.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Cláudio , eu sou representante comercial autônomo, tenho um amigo que estava desempregado a tempos e eu o coloquei para trabalhar comigo como preposto , ele está fazendo muitas vendas e eu dou a parte maior das comissões que ele vende para ele , eu dou dinheiro para ele se alimentar , pegar conduções , etc...
Eu sou um grande FDP por isso ??
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Encosto, ainda falta construir o primeiro ecopolo no Brasil com padrão EBR. O primeiro ecopolo será em São Paulo. Depois outros ecopolos devem surgir logo pelo Brasil afora.
No começo as coisas serão um pouco difíceis, mas lutaremos para atingir o ideal do qual te falei. Se você tiver interesse em residir num ecopolo, procure a ONG Aliança Luz.
Claro que não emmcri! Nem você nem os pequenos/micro empresários. Simplesmente vivemos num sistema onde as pessoas são obrigadas a vender sua mão-de-obra para sobreviver. E para sobreviver neste sistema a gente dança conforme a música.
O que eu digo para você é que é imoral, errado e injusto lucrar em cima do trabalho de outra pessoa. Você pode até considerar que está fazendo um bem para este seu amigo, e está. Mas o ideal é que não existisse nenhum tipo de servidão.
Então temos que nos livrar da servidão. Graças ao capitalismo nos livramos do trabalho escravo. Numa sociedade pós-capitalista é a servidão que deve desaparecer.
Claudio, ainda não vi o vídeo. Verei, mas... pelos seus comentários aqui e pelo que já disse a respeito em outro espaço, praticamente tudo que você fala está errado.
Vamos pegar um exemplo, você disse:
Você Claudio está sempre falando em Ciência, e mais grave, em nome da Ciência, ao mesmo tempo em que evidencia uma tremenda confusão sobre o conceito.
Ciência se define - dentro de seu escopo - como um sistema metódico e objetivo para se obter conhecimento, observar, formular e testar hipóteses explicativas sobre um conjunto particular de fenômenos.
Um sistema que produz conhecimento através de um sistema metódico que formula e testa hipóteses sobre fenômenos físicos é uma Ciência Física.
Um sistema que produz conhecimento através de um sistema metódico que formula e testa hipóteses sobre fenômenos econômicos é uma Ciência Econômica.
Dizer que a Economia não é Ciência porque não considera a esfericidade da Terra é como dizer que a biologia não é Ciência porque não considera as flutuações quânticas.
Claro que todas as Ciências se inter-relacionam de alguma forma, mas a validação de cada conjunto de fenômenos pode se dar independente disto.
Uma teoria econômica básica, como a teoria da inflação, pode ser testada e validada sem que a forma geométrica do planeta interfira em absolutamente nada na sua validação.
Você, Claudio, parece considerar que só as Ciências Naturais são "Ciência", o que é falso.
E parece acreditar que a Ciência define a realidade, o que é mais falso ainda.
Num exercício simples, tente imaginar as Ciências Naturais sem a linguística e a matemática.
No mais, Claudio, você está sempre fazendo julgamentos morais sobre o capitalismo e não para prá pensar que a Moral não tem e não pode ter fundamento científico, muito menos um fundamento científico natural.
Nenhuma racionalização lógica pode explicar porque seria imoral matar um inocente para salvar dois, por exemplo.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Acauan,
Dentro da lógica capitalista, eu estou errado, mas estou analisando os problemas sociais usando uma outra lógica. Estou propondo novas soluções baseadas num outro modo de pensar que é totalmente diferente da ideologia dominante.
O capitalismo é um sistema de dominação e de concentração de rendas. Para atingir este fim, o sistema usa o dinheiro. No Brasi, a quantidade de moeda em circulação é determinada pelo Congresso Nacional. Entretanto, os bancos emprestam várias vezes o dinheiro dos seus correntistas, gerando assim, dinheiro a partir do nada. Tornando a quantidade de dinheiro em circulação inúmeras vezes maior do que a necessária e forçando a economia a crescer uma vez que a maior parte do dinheiro nasce a partir de dívidas. Portanto, só o fato de termos uma moeda de troca gerada sem controle, torna o sistema uma grande farsa.
A economia não é uma ciência porque ela ignora inúmeras variáveis na busca de justificar o lucro. É a arte de torcer os números para chegar a determinados resultados. Então sempre que um recurso é explorado, os economistas não levam em consideração variáveis como a camada de ozônio, os lençóis freáticos e a poluição atmosférica. Eles chamam isto de externalidades. O problema todo é que os lucros são privativos, mas os prejuízos causados pela destruição da natureza são socializados e não entram no cálculo economico.
A ciência procura primeiro observar o meio ambiente para depois buscar adaptar os experimentos a ele. Já a economia não observa o meio ambiente. Isto a economia faz de propósito por motivos de simplificação de cálculos e não mostrar fatores que diminuiriam os lucros das empresas se observados.
A economia cada vez mais se aproxima da religião com seus dogmas, tais como livre mercado, propriedade privada e lucros. Só que estes conceitos não existem na natureza. O capitalismo é totalmente distante do mundo físico e da realidade e por isto muitos não se adaptam a ele. É um modelo economico cheio de complicações tais como a inflação que nada mais é do que o resultado de empréstimos excessivos por parte de bancos. Só que isto não é dito pelos meios de comunicação. Todas estas complicações capitalistas só tem como propósito explorar mais as pessoas.
O capitalismo tem como objetivo o lucro. Economistas trabalham para aumentar e justificar este lucro capitalista. Defendo um modelo econômico baseado no conhecimento científico. Sei que não sou ninguém para falar em nome da ciência. Mas, foi a ciência que trouxe todos benefícios que nós conhecemos.
Sei que a moral é relativa, mas a moral que estou defendendo é bem simples e creio que comum a todos. O objetivo é garantir progresso e bem-estar para todos seres humanos e a sustentabilidade do planeta. Acredito que isto é possível, só que fora do capitalismo. Dentro do capitalismo jamais teremos este bem-estar social e muito menos proteção à natureza. Por isto, estou fora deste sistema.
Cláudio eu espero uma terceira via embora nem imagine como.
Enquanto essa não se apresenta, fico com o capitalismo, pois comunismo estou fora a muito tempo.
Acho as suas idéias muito poéticas para darem certo.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Quer dizer eu sou fdp mas não sou um FDP não .
So com letra minuscula e q eu sou.
Se eu colocar uns 10 prepostos no futuro, tenho letra maiúscula
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
emmcri, estas ideias não são poéticas. Elas são naturais. É um modelo económico que busca imitar a natureza. Onde os recursos para a sobrevivência dos seres vivos estão disponíveis sem a necessidade de servidão, dívida ou qualquer moeda de troca. Por ser natural, ele tem tudo para dar certo. Vamos testar!
Cláudio eu até gostaria de ter suas esperanças .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Claudio, esperança é uma coisa boa mas você está ultrapassando os limites da ingenuidade...
O único recurso disponível para todos os seres vivos na natureza é o oxigênio da atmosfera, só, para todo o resto os seres vivos precisam competir e na selvageria devorar uns aos outros.
Eu não sei de onde você tirou essa imagem de natureza boazinha e amistosa, da Disney?
Essa é uma opinião muito particular. Na verdade, é coisa de marxista primário.
Eu não me sinto enganado por vender minhas 8 horas diarias de trabalho em troca de um salário que, desde o início, aceitei receber. Imagino que a maioria pensa assim também.
Não sou fiscal da receita federal. Ganho bem menos do que eles, mas prefiro não dizer aqui no que eu trabalho.
Acho que não dá para ninguém faturar com estas ideias, pois os defensores da EBR são contra o uso do dinheiro. O Movimento Zeitgeist que divulga estas ideias proíbe o uso de dinheiro em seus eventos. Enfim, não fazemos nada arrecadando dinheiro. Queremos é acabar com ele.