Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Economia Baseada em Recursos

13468914

Comentários

• SilvanaSilvana Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Claúdio
    Saudações aos demais Participantes
    Claúdio disse: Silvana, médicos e outros profissionais irão morar nos ecopolos. Todos terão atendimento médico. Mas será uma medicina mais voltada para a prevenção de doenças. Por isto, a alimentação e o estilo de vida das pessoas nos ecopolos proporcionará a elas uma saúde perfeita

O sistema de atenção médica e farmacêutica preventiva sempre é um excelente recurso principalmente quando agregado a mesma pode-se fazer o uso da análise genética para o estabelecimento dos genes ruins (históricos familiares) e assim prevenir as doenças, mas no caso isso não cobre 100% das doenças potencialmente preventivas, pois existem as situações multifatoriais no processo, nesses casos torna-se imprevisível a prevenção de todas as Patologias, perceba que nem estou citando as “endêmicas” que podem surgir devido a fatores internos. Um exemplo do que quero destacar a partir da observação dos vídeos são das casas rudimentares a princípio, ou seja, os tetos pelo menos me pareceram forrados de barro no estilo das casas de “sapê”, ou seja, vcs fatalmente em um curto período de tempo terão problemas com o controle dos Tripanossomídeos(popularmente conhecido como barbeiro/Doença de Chagas), este somente para citar um dos problemas parasitários simples que ocorrem de forma endêmica em comunidades rudimentares... Claro que variam os problemas endêmicos de região para região...
    Regiões como as do Norte e Nordeste, dispõem de terra abundante, mas uma fauna rica em animais soropositivo de várias patologias(parasitologias) transmissíveis ao homem...

Porém, todos fatalmente morremos um dia, claro que pelo que percebo o projeto visa a melhor qualidade de vida, mas ainda assim terão de lidar com pesticidas vez por outra, não adianta colocar pesticidas naturais somente, eles servem por um tempo mesmo se os produtos produzidos nos Ecopolos forem de excelente qualidade, ainda assim, atraírão os insetos e pragas, mesmos com tecnologia agrícola na melhoria nas vias secundárias das plantas, isso requer um certo tempo em pesquisas para torná-las menos apreciáveis aos seus predadores. Vcs precisariam escolher as mudas, os animais, as sementes....

Uma mini representação simbólica da Arca de Noé, entendes?

Silvana disse: Daí retruco dizendo, precisamos da tecnologia têxtil, vc retruca: Couro dos animais, algodão...

Claúdio disse: Neste caso, iremos usar as mais modernas máquinas open source. Haverá industrias nos ecopolos e os ecopolos irão trocar bens e serviços entre si.

Sim a questão econômica utilizada será o escambo. Será mais ou menos como adquirir créditos por tempo de dedicação ao Ecopolo, daí reverte-se em disponibilidade de outros bens e serviços... Essa parte entendi e me parece viável. Claro faria umas observações, mas prefiro seguir com os comentários.

Silvana disse: acho essa idéia se aperfeiçoada em alguns detalhes técnicos, poderia ser viável para um grupo limitado de pessoas.

Claudio disse: Tudo isto terá que ser implantado bem aos poucos. Com diversas etapas de transição. Onde no inicio iremos usar muito do capitalismo, até conseguir deixar este modo de produção de lado. O egoísmo das pessoas será transformado em generosidade aos poucos. Uma nova civilização e uma nova cultura serão construídos. Sendo algo bom, por que não pensar grande e acreditar que pode ser para todos?

Sim. Mudança de hábitos no contexto do modelo de recursos disponíveis seguindo a idéia da equidade.

Claúdio, por favor, não entenda estas próximas palavras como críticas, pois sempre assumo postura de respeito e interesse acadêmico, já que essa idéia das EBR’s embora Acauan e outros mencionaram possam ser cópia de outros pensadores, que eu mesma já havia reconhecido em teu discurso...

Enfim, no território do Tocantins, ainda existe muito terreno disponível, no próprio Amazonas, mas estamos falando aqui da região Sudeste, perceba que a questão que mais traz discordância assim como o Fernando_Silva muito bem citou subliminarmente(MST) quanto a questão da aquisição dos terrenos, os mesmos já por si geram discussão, pois investimento na área rural, construção civil, mesmo nos modelos dos ecopolos podem gerar contendas de toda a espécie...

Resolvi abordar as questões acima, pois admiro pessoas como vc, no tocante a capacidade de sonhar como verdadeiros Ícaros, rumo ao vôo de fuga do capitalismo...

Porém, te digo nobre colega forista, vcs(EBR) precisam fundamentar bem mais essa proposta, avaliar os riscos do projeto... E se der errado??? Chuvas de processos irão surgir, pois no final as pessoas se apartam do conjunto e vêem seus próprios interesses, se acaso o projeto não lhes oferecer o prometido, entendes?

Abraços fraternos a ti
    Abraços fraternos a todos.
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: Claudio, será que pelo menos uma vez, uminha que seja, você poderia respaldar suas afirmações em alguma evidência objetiva?

Sobre o fato do fim dos empregos, existem os seguintes estudos:

Trabalho científico da Universidade de Oxforde Mostrando o desaparecimento do
    emprego devido à informática.
    http://www.futuretech.ox.ac.uk/sites/futuretech.ox.ac.uk/files/The_Future_of_Employment_OMS_Working_Paper_1.pdf

Resumo do estudo acima
    http://www.kurzweilai.net/oms-working-paper-on-the-future-of-employment-how-susceptible-are-jobs-to-computerisation

As minhas ideias sobre o fim do emprego tirei do livro "Robots will steal your job". Este livro foi escrito por um conceituado pesquisador da área. Contém estatísticas e muitos dados. O livro pode ser baixado gratuitamente a partir do endereço:

http://www.robotswillstealyourjob.com

Particularmente, quero mais é que os robôs substituam os seres humanos em tudo que for possível, para que as pessoas tenham mais tempo livre para elas fazerem o que quiserem.

Não sei qual o serviço que hoje eu tenho acesso que não possa ser feito por robôs. Então não vejo como nem um pouco impossível os empregos acabarem. As empresas precisam ser competitivas e para isto elas precisam da automação que acaba gerando desemprego.

Daqui há pouco passo mais referências sobre o que estou falando neste tópico.

Post edited by Claudio on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse:
    Sim a questão econômica utilizada será o escambo. Será mais ou menos como adquirir créditos por tempo de dedicação ao Ecopolo, daí reverte-se em disponibilidade de outros bens e serviços...
    Exato: adquirir créditos. Que são uma forma de dinheiro. Afinal, como acumular produtos perecíveis até que se tenha o suficiente para trocar por outro produto que se deseja?

Como oferecer em troca um produto que a outra pessoa não quer? Por exemplo: você só tem bananas, mas a outra pessoa não quer bananas?

Claudio disse: Não sei qual o serviço que hoje eu tenho acesso que não possa ser feito por robôs. Então não vejo como nem um pouco impossível os empregos acabarem.
    Serviços podem ser feitos por robôs, mas é isto que as pessoas querem? Será que elas ainda irão a um bar se o bar tender for uma máquina? Irão ao teatro assistir a robôs? Vão preferir ser tratadas por médicos ou por robôs?
  • Cláudio por favor pare de ver Futurama e Jetsons.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Fernando_Silva disse: Serviços podem ser feitos por robôs, mas é isto que as pessoas querem? Será que elas ainda irão a um bar se o bar tender for uma máquina? Irão ao teatro assistir a robôs? Vão preferir ser tratadas por médicos ou por robôs?

Eu detestaria ter que trabalhar como caixa de supermercado ou como atendente de lanchonete. Quando vou a estes lugares, fico triste por estas pessoas que passam o dia todo fazendo um trabalho repetitivo e que não acrescenta nada a elas.

Os supermercados poderiam ter sensores de leitura ótica para ler todos os código de barras dos produtos de uma vez só, assim que as pessoas passassem com o carrinho pelo caixa. Dai, bastaria apenas o cliente passar o cartão de crédito e ir embora. Numa lanchonete/bar/restaurante poderia acontecer o mesmo. As pessoas pegam o produto, recebem o preço por um dispositivo eletrônico e pagam por eles e vão se sentar, sem precisar ter contato com ninguém.

Eu adoraria se as coisas fossem assim. Caso algum estabelecimento, aqui da minha cidade, implemente esta tecnologia, eu só frequentaria este estabelecimento, mesmo que fosse bem longe da minha casa.

Tecnologias como estas, que já existem, não são implementadas porque elas gerariam um desemprego enorme e consequente caos social em virtude disto. Então, acredito que deve existir um acordo entre as grandes lojas e franquias para não implementar estes procedimentos. Entretanto, o estabelecimento que o implantasse, lucraria muito. É questão de tempo até que um estabelecimento implante esta rotina e os outros sejam obrigados a fazer o mesmo.

É claro que trabalhos artísticos não podem ser substituídos por robôs (ainda bem!). E durante muito tempo ainda iremos precisar de seres humanos médicos para cuidar da nossa saúde.

Mas, se o trabalho é chato, é dispendioso, é cansativo, é repetitivo, é perigoso ou é insalubre. Precisa ser substituído por robôs. A vida humana é muito preciosa para ser gasta com a maioria dos trabalhos que hoje ainda existem e são mantidos artificialmente.

Imagina, um cérebro humano que poderia estar sendo usado, por exemplo, para descobrir a cura de uma doença qualquer, tem que passar o dia inteiro servindo mesas. É um desperdício colossal.

• Eu detestaria ter que trabalhar como caixa de supermercado ou como atendente de lanchonete. Quando vou a estes lugares, fico triste por estas pessoas que passam o dia todo fazendo um trabalho repetitivo e que não acrescenta nada a elas.

Claudio, suas idéias estão baseadas em argumentos bobos e, pior, nos seus preconceitos! Gande coisa oq você acha ou deixa de achar! Vai defender agora que é degradante ser atendente de lanchonete para fundamentar suas teses?

Velho, pare para pensar um pouco! Você está se comportando como o crentão mais maluco que já passou por esse forum (Erivelton quem sabe) e que você próprio o refutava com base em argumentação coerente e racional.

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!

• Claudio disse: É claro que trabalhos artísticos não podem ser substituídos por robôs (ainda bem!).

Mais uma Lei da Natureza, testada, fundamentada e evidenciada, pelo Claudio Loredo.

O ENCOSTO
    Acauan disse: Segue que o problema da Economia não são os recursos, mesmo os escassos, mas como transformar recursos em riqueza, ou seja, qual o melhor modo de organizar os meios de produção, incluída a força de trabalho, para obter produtos e serviços.

Trabalho é igual a sexo. É melhor quando é feito com amor e sem receber ou dar dinheiro.

Quando alguém trabalha em troca de dinheiro, este alguém está se prostituindo. Estas foi forma encontrada pelo capitalismo para transformar recursos em riqueza: prostituir as pessoas.

Para que os recursos sejam transformados em riquezas, não é necessário prostituir ninguém. Todos precisam desta transformação e portanto todos devem trabalhar para este fim. De uma uma forma ou de outra. A motivação para o trabalho existe naturalmente em nós. Não precisamos de chicote para trabalhar, nem de sofrer ameaças. Somos todos inteligentes o suficiente para saber como nos organizar para atingir nossos objetivos. Não precisamos de alguém para nos escravizar para termos o que queremos.

Como exemplo de que a autogestão dos trabalhadores é possível, abaixo estão links mostrando o sucesso e o crescimento da economia solidária no Brasil. Prova de que não precisamos de patrão para sobreviver.

Atlas Economia Solidária no Brasil
    http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&Itemid=99999999&gid=177

Dados da Economia Solidária no Brasil
    http://riless.org/components/com_virtualtecas/assets/arquivos/46/acontece senaes 2012 - n31.ed.espercial.pdf

Economia Solidária movimenta 8 bilhões de reais por ano no Brasil
    http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2942&Itemid=62

Então a melhor forma da sociedade se organizar para transformar recursos em riquezas é através da autogestão. Isto significa progresso, dignidade e liberdade para todos os participantes. Coisas que não tem dinheiro que pague.

Acauan disse:
    A tal Economia Baseada em Recursos defende a Economia Planejada e cai em contradição quando defende que nesta Economia as pessoas farão o que quiserem e o que bem entenderem. Não é preciso muito para chegar à conclusão de que planejamento e fazer o que se quer e bem entende não são conciliáveis.

É possível termos uma economia planejada por uma inteligência artificial e ainda dar a todos a liberdade de fazer o que quiser.

O kernel desta IA será conhecido por todos. A inteligência artificial dirá onde há necessidade de trabalhos humanos e as pessoas se oferecem para preencher estas vagas. Uns serão motivados pelo amor por determinadas funções outros exercerão funções menos atraentes motivados em ajudar a comunidade.

Então existirá um mapa dos trabalhos disponíveis e as pessoas irão se encaixar nos pontos desse mapa de acordo com sua formação e sua vontade. E terão liberdade para trocar de trabalho quando quiserem. Todos terão seu sustendo garantido pela vida toda. Não existirá aponsentadoria, plano de previdência e muito menos desemprego. Tudo muito mais simples, fácil e lógico.

Neste cenário, pelo menos 90% das funções existentes hoje irão acabar devido ou a automação ou a mudança de sistema econômico. Tais como publicitários, advogados, caixas, atendentes, faxineiros, contadores e bancários. Então haverá uma menor necessidade de trabalho humano.

Acauan disse:
    Ficando só no básico, fica a questão como equilibrar oferta e demanda sem preços relativos? Sem dinheiro, sem preços relativos, sem preços relativos, necas de pitiribas de equilibrar oferta e demanda.

Computadores mapearão via satélite e em Terra todos os recursos. Saberão como transformá-los em riqueza. Saberão o que cada ser humano quer em cada exato momento. Farão então o cruzamento da demanda com a oferta. Estabelecendo valores comparativos entre tudo e farão todos cálculos econômicos necessários. Não precisamos de algo tão complicado e caro como o mercado para fazer cálculos que os computadores fazem com a maior simplicidade.
    Acauan disse:
    A Economia Planejada comandada pela Inteligência Artificial fará isto!
    Pausa para um erguer de sobrancelhas condescendente e sarcástico.

Hoje já temos computadores quânticos processando bilhões de vezes mais informações do que computadores de silício e isto no mesmo espaço. A inteligência artificial progride em ritmo exponencial. Considero muito mais seguro e eficiente deixar as decisões econômicas no domínio dos computadores. Isto transformará a economia em algo natural.

ENCOSTO disse: Claudio, suas idéias estão baseadas em argumentos bobos e, pior, nos seus preconceitos! Gande coisa oq você acha ou deixa de achar! Vai defender agora que é degradante ser atendente de lanchonete para fundamentar suas teses?

Encosto, eu já trabalhei um bom tempo como atendente de lanchonete quando bem jovem. Não chega a ser um trabalho degradante, mas também não é nada legal.

Dai, eu te pergunto: o que pode existir de bom em se trabalhar como atendente de lanchonete? Qual a vantagem que alguém leva nestes tipos de trabalho?

Veja o que coloquei na minha mensagem. Alguém que trabalha como atendente de lanchonete poderia estar usando seu cérebro para atividades mais importantes, como por exemplo, descobrir cura de doenças. Então estes trabalhos deveriam ser extintos e as pessoas que hoje estão neles poderiam estar trabalhando com pesquisas científicas para aproveitar melhor seus cérebros.

Numa EBR existirão muito mais pessoas trabalhando com pesquisas científicas do que pessoas servindo outras.
    ENCOSTO disse: Velho, pare para pensar um pouco! Você está se comportando como o crentão mais maluco que já passou por esse forum (Erivelton quem sabe) e que você próprio o refutava com base em argumentação coerente e racional.
    Você me acha racional quando eu uso uma lógica de pensamento igual a sua. Se eu usar uma lógica diferente você me verá como irracional. Se eu falar aqui de ateísmo, você irá se identificar, mas se falo contra o capitalismo, você não gosta.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Claudio disse: Sobre o fato do fim dos empregos, existem os seguintes estudos:

Trabalho científico da Universidade de Oxforde Mostrando o desaparecimento do
    emprego devido à informática.
    http://www.futuretech.ox.ac.uk/sites/futuretech.ox.ac.uk/files/The_Future_of_Employment_OMS_Working_Paper_1.pdf

Claudio, Claudio, Claudio...
    Vou repetir prá ficar mais claro:
    Claudio, Claudio, Claudio...

Eu te peço evidências e você me apresenta isto?
    Prá quem fala tanto em Ciência é preciso explicar a diferença entre evidência objetiva e projeções teóricas?

Todo este estudo - que deve ter lá sua qualidade, apesar de eu não ter identificado credenciais lá muito impressionantes nos autores - não passa de projeções matemáticas baseadas no potencial dos computadores.

Nenhuma série histórica que comprove as projeções.
    Nenhum teste que evidencie que as projeções tem sustentação empírica.

E já existem computadores há tempo suficiente para gerar séries históricas mais do que completas prá que se demonstre a teoria.

Mas..., Claudio, Claudio, Claudio. Cada vez mais esta EBR se evidencia uma seita e você parece estar no seminário, aguardando a ordenação como sacerdote deles.

Claudio disse: Não precisamos de algo tão complicado e caro como o mercado para fazer cálculos que os computadores fazem com a maior simplicidade.

O Mercado é a coisa mais simples e barata do mundo.
    O Mercado é você quando decide comprar mexirica porque não gostou do preço da laranja multiplicado pelo número de pessoas que fizeram a mesma escolha.

E só.

Claudio disse: Trabalho científico da Universidade de Oxforde Mostrando o desaparecimento do emprego devido à informática.

Tá, é sacanagem minha, mas não resisto ao comentário.
    Pesquisei as credenciais dos autores e o tal Michael A. Osborne parece um refugiado do Big Bang Theory.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • salgueirosalgueiro Membro
    sybok disse: Pra mim que não o conheci antes é até difícil acreditar.

O Claudio sempre foi um idealista
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
    Fernando_Silva disse: E mais: experiências comunitárias NUNCA deram certo. Ninguém cuida direito daquilo que é de todos, já dizia Aristóteles.

Acho que a maioria das pessoas preferem viver "oprimidas", mas com conforto e fartura. Se é que elas se sentem oprimidas. A menos que faça parte da doutrinação convencer as pessoas de que elas não são felizes e que querem outra coisa.

Há experiências comunitárias bem sucedidas.Exemplo está na comunidade do software livre. Onde as pessoas trabalham gratuítamente apenas pelo prazer de programar e compartilhar. Outro exemplo pode ser encontrado em diversas comunidades isoladas espalhadas pelo globo, cada uma com um tipo particular de organização.

Wikipedia, permacultura, cooperativas, associações, Linux, multirões são exemplos de realizações comunitárias importantes do ponto de vista socioeconomico.

Pode até ser que você tenha razão ao dizer que a maioria das pessoas prefere viver "oprimidas" mas com conforto e fartura. Só que existem as ovelhas negras, aquelas que não se conformam em serem pastoreadas. Cabe então a estas ovelhas negras deixar o rebanho e procurar por outras pastagens. Ao fazer isto, as ovelhas negras dão as outras ovelhas uma alternativa, uma chance de viver fora da caixa. A vida fica menos estressante quando sabemos que podemos ter uma chance.

Silvana disse:
    Sim a questão econômica utilizada será o escambo. Será mais ou menos como adquirir créditos por tempo de dedicação ao Ecopolo, daí reverte-se em disponibilidade de outros bens e serviços... Essa parte entendi e me
    parece viável. Claro faria umas observações, mas prefiro seguir com os comentários.

Silvana, numa Economia Solidária práticas com o uso de moeda social, de créditos e até mesmo o escambo são utilizadas. Todas estas práticas são importantes para libertar as pessoas do capitalismo. Mas deve-se
    perseguir o ideal de não usar nenhuma moeda de troca. Tornar tudo disponível gratuítamente para todos.

Queremos construir um mundo de abundância onde ninguém mais compre ou venda nada. Tudo esteja a disposição de todos. As práticas da Economia Solidária são um caminho para atingir este ideal.

Silvana disse:
    Porém, te digo nobre colega forista, vcs(EBR) precisam fundamentar bem mais essa proposta, avaliar os riscos do projeto... E se der errado??? Chuvas de processos irão surgir, pois no final as pessoas se apartam do conjunto e vêem seus próprios interesses, se acaso o projeto não lhes oferecer o prometido, entendes?

Precisaremos sim de muito apoio para tocar estes projetos. É necessário que todos movimentos sociais se unam. Nós mesmos do Movimento Zeitgeist não podemos agir sozinhos, temos que agir junto com outros movimentos
    sociais. Buscar as convergências e contruir juntos.

No início de dezembro irei à Curitiba para participar do encontro do Sistema Orgânico do trabalho. É um movimento que busca a autogestão dos trabalhadores a partir das práticas da Economia Solidária. Assim como a EBR, eles também querem construir espaços autogestionados para permitir as pessoas se libertar do capitalismo.

Neste encontro irei procurar firmar parcerias. Fazer contato com pessoas de outros estados. Vamos unir esforços, experiências, toda a força e conhecimento possível. Nossos passos terão que ser certeiros. Contaremos uns com os outros para o objetivo maior de construir uma nova civilização. Ninguém irá se arriscar, não podemos nos dar ao luxo de perder.

É necessário o planejamento do consumo dos recursos naturais a nível mundial desde já. Há evidências fortes do esgotamento dos recursos naturais e do aquecimento do planeta terra devido à ação humana.

Relatório das Nações Unidas sobre Esgotamento dos Recursos Naturais
    https://www.fao.org.br/edsaasa.asp

Resumo de um estudo da ONG WWF sobre esgotamento dos recursos naturais
    http://arquivoetc.blogspot.com.br/2008/11/o-wwf-alerta-para-o-esgotamento-dos.html

Humanidade precisará de dois planetas em 2030
    http://obviousmag.org/archives/2008/10/panico_ecologico_-_humanidade_precisara_de_dois_pl.html

Cientistas finalizam relatório que reafirma culpa humana no aquecimento global (Público)
    http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/cientistas-finalizam-relatorio-que-reafirma-culpa-humana-no-aquecimento-global-1606759

Relatório reforçará elo entre mudança do clima e ser humano, diz agência (G1)
    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/relatorio-reforca-elo-entre-aquecimento-e-atividade-humana-diz-agencia.html

“Novo relatório do IPCC terá grande impacto”, diz Carlos Nobre (Planeta Sustentável)
    http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2013/08/29/novo-relatorio-do-ipcc-tera-grande-impacto-diz-carlos-nobre/

'O clima está aquecendo e a vida está ameaçada' (Estadão)
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,o-clima-esta-aquecendo-e-a-vida-esta-ameacada,1077989,0.htm

IPCC: Dez pontos para você entender as discussões sobre clima (Terra)
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/ipcc-dez-pontos-para-voce-entender-as-discussoes-sobre-clima,4ebb347385751410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Clima pode ter relatórios mais atuais e exclusivos (O Globo)
    http://oglobo.globo.com/ciencia/clima-pode-ter-relatorios-mais-atuais-exclusivos-10132444

Portanto, planejamento econômico é uma necessidade. As grandes corporações, principalmente as petrolíferas, não podem continuar poluindo o planeta e esgotando os seus recursos. É necessário, pelo menos, uma legislação internacional para coibir estes abusos.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Claudio disse: Portanto, planejamento econômico é uma necessidade. As grandes corporações, principalmente as petrolíferas, não podem continuar poluindo o planeta e esgotando os seus recursos. É necessário, pelo menos, uma legislação internacional para coibir estes abusos.

1. Recursos finitos, por definição, um dia acabam. O problema é quando. Em meados dos anos 70 dizia-se que a civilização do petróleo estava no fim. Com as novas possibilidades do xisto, o suprimento de hidrocarbonetos está praticamente garantido para todo século XXI;

2. Legislação ambiental é o que não falta pelo mundo afora. Claudio fala como se o mundo fosse uma Terra de Ninguém à espera da implantação da EBR para que legislações necessárias sejam implantadas;

3. As grandes corporações são as primeiras interessadas em pesquisar alternativas aos recursos finitos, uma vez que é isto que garante a perpetuação do negócio.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Acauan disse: Mas..., Claudio, Claudio, Claudio. Cada vez mais esta EBR se evidencia uma seita e você parece estar no seminário, aguardando a ordenação como sacerdote deles.

Conheci as ideias da EBR e do movimento zeitgeist este ano. Apesar de até já ter falado em público sobre o tema, o meu contato com a EBR é bem recente.

A principio, o que mais me atraiu para participar deste movimento foi a questão da auto-suficiência humana. Quando conheci as técnicas agrícolas para garantir a sobrevivência de cada um, fiquei muito esperançoso. Vi que era possível cada um viver sem precisar vender seu corpo e sua mente para um patrão. Vi que as pessoas podiam colaborar entre si, uma vez que sua sobrevivência já está garantida. Vi também que ao colaborar as pessoas poderiam ter uma padrão de vida muito superior do que se ficassem apenas competindo entre si para no final apenas conseguir dinheiro dos mais ricos.

Então pretendo participar deste movimento com o objetivo maior de garantir esta auto-suficiência para outros. Para isto participarei em breve de um curso de aquaponia e disseminarei esta técnica agrícola para outros. Ficarei feliz ao poder libertar pessoas da servidão e do sofrimento do desemprego. Mais feliz ainda ficarei se puder trazer o mundo do software livre para todos os ramos da economia.

Estas aspirações não são nada novas e muitos outros a possuem. O presidente Uruguaio Mujica fez um belíssimo discurso na ONU onde compartilha de muitas das mesmas ideias que já expus aqui.
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2013/09/leia-a-integra-do-discurso-de-jose-mujica-na-onu-4281650.html

Até entendo que o modelo capitalista foi importante porque permitiu o avanço científico e tecnológico. Mas é este modelo que está acabando com nosso planeta e deixando a humanidade a mercê de vícios, guerras, fome, sede, escravidão e fanatismo religioso. Então estou apenas procurando soluções para estes problemas, para que o avanço científico e tecnológico continue beneficiando a todos.

As petrolíferas, as industrias alimentícias, os banqueiros, os donos de patentes e outros que possuem muitos bilhões de dólares para gastar comprando toda a mídia não querem que ninguém questione este sistema. Mas eu não sou nenhum deles e não tenho que me adaptar a um mundo que eles criaram somente para garantir seus lucros.

Assim como o software proprietário não me pertence, o capitalismo também não me pertence. Sou a favor das soluções livres, que são criadas e compartilhadas por todos. Gosto de ver a EBR como a aplicação dos conceitos do software livre à economia.

• Encosto, eu já trabalhei um bom tempo como atendente de lanchonete quando bem jovem. Não chega a ser um trabalho degradante, mas também não é nada legal.

Dai, eu te pergunto: o que pode existir de bom em se trabalhar como atendente de lanchonete? Qual a vantagem que alguém leva nestes tipos de trabalho?

Minha opinião sobre esse trabalho, sobre o meu ou o seu, é apenas minha opinião.
    Se isso é importante para você, precisa perguntar aos atendentes de lanchonete. Quem sabe assim ao menos teria dados de uma entrevista para fundamentar sua argumentação.

Veja o que coloquei na minha mensagem. Alguém que trabalha como atendente de lanchonete poderia estar usando seu cérebro para atividades mais importantes, como por exemplo, descobrir cura de doenças. Então estes trabalhos deveriam ser extintos e as pessoas que hoje estão neles poderiam estar trabalhando com pesquisas científicas para aproveitar melhor seus cérebros.

Claudio, já que só vale pitaco aqui, eu acho que atendente de lanchonete é mais válido do que a função burocratica que vc deve fazer como funcionário público. Se eu tivesse poder, não pensaria 2x em qual função excluir. Sua função, certamente, custa mais caro para ser mantida pela sociedade e esse dinheiro poderia ser investido em pesquisas na área da saúde, ou na educação e segurança.

Numa EBR existirão muito mais pessoas trabalhando com pesquisas científicas do que pessoas servindo outras.

Quem faz pesquisa não serve pessoas com seu trabalho?

Claudio disse: Você me acha racional quando eu uso uma lógica de pensamento igual a sua. Se eu usar uma lógica diferente você me verá como irracional. Se eu falar aqui de ateísmo, você irá se identificar, mas se falo contra o capitalismo, você não gosta.

Voce está sendo refutado no campo das idéias por todos aqui. E oq voce oferece como argumentação? Nada de novo. Continua repetindo ad nauseam alguma cartilha dessa seita que vc se enfiou.
    O ENCOSTO
    ENCOSTO disse: Quem faz pesquisa não serve pessoas com seu trabalho?

Encosto, estou falando de servir no sentido de executar funções que não exigem muita capacidade intelectual.

Um cérebro humano que possui trilhões de conexões (sinapses) e bilhões de células nervosas, com uma capacidade infinita de criação não pode ser desperdiçado servindo mesas.

A função que exerço atualmente irá desaparecer numa EBR, mas não meu trabalho de desenvolver sistemas de informática. Todos os trabalho burocraticos desaparecerão numa EBR. Só que no capitalismo estes trabalhos governamentais burocráticos são necessários para controlar as pessoas.
    ENCOSTO disse: Voce está sendo refutado no campo das idéias por todos aqui. E oq voce oferece como argumentação? Nada de novo. Continua repetindo ad nauseam alguma cartilha dessa seita que vc se enfiou.

Encosto, eu passei a minha vida inteira recebendo doutrinação capitalista. Li muitos livros e revistas defendendo o capitalismo, e até hoje não consegui me convencer. Então não será com poucas palavras escritas que irei convencer alguém de algo. Estou aqui mais para aprimorar minhas ideias.

Acauan disse: 1. Recursos finitos, por definição, um dia acabam. O problema é quando. Em meados dos anos 70 dizia-se que a civilização do petróleo estava no fim. Com as novas possibilidades do xisto, o suprimento de hidrocarbonetos está praticamente garantido para todo século XXI;
    O problema todo é que continuamos a consumir muitos combustíveis fosseis e estes combustíveis um dia acabam e vão se tornando mais caros a medida que se esgotam. O encarecimento desses combustíveis eleva o custo de vida, o que já trás sérios problemas sociais. Mas o esgotamento desses recursos é pior porque leva a guerras e o risco da extinção humana. O melhor é abandonar este tipo de combustível e investir em fontes de energias limpas e renováveis. Isto garantirá nossa sustentabilidade no planeta.
    Acauan disse
    2. Legislação ambiental é o que não falta pelo mundo afora. Claudio fala como se o mundo fosse uma Terra de Ninguém à espera da implantação da EBR para que legislações necessárias sejam implantadas;

Só que estas mesmas legislações são burladas porque o poder das corporações é maior do que o poder dos Estados. Eles podem comprar políticos e impedir que legislações de proteção ambiental sejam feitas. São eles que mandam no mundo e fazem o que querem. Organizações como Greepeace e WWF são formiguinhas diante destes elefantes.
    Acauan disse
    3. As grandes corporações são as primeiras interessadas em pesquisar alternativas aos recursos finitos, uma vez que é isto que garante a perpetuação do negócio.

As grandes corporações buscam o lucro. Por isto investirão nas alternativas mais lucrativas, como por exemplo o xisto e o pré-sal. Alternativas menos lucrativas são deixadas de lado, apesar de serem ecologicamente mais corretas.

Por isto deve existir um outro poder para contrapor ao poder das grandes corporações. Este deve ser o poder das pessoas comuns que devem passar a usar a energia solar por conta própria.

A energia solar está cada vez mais econômica. Será possível a todos terem seus painéis solares e serem independentes dos combustíveis fósseis.

Equipe Franco-alemã desenvolve célula solar mais eficiente do mundo
    http://www.epochtimes.com.br/equipe-franco-alema-desenvolve-celula-solar-mais-eficiente-mundo/

Portanto, é a energia solar que devemos utilizar, entre outras energias limpas e renováveis. Cabe a cada um investir nas energias renováveis para garantir a sustentabilidade das futuras gerações e diminuir a concentração de renda e poderes que atualmente temos.
    Claudio disse: Trabalho é igual a sexo. É melhor quando é feito com amor e sem receber ou dar dinheiro.

Quando alguém trabalha em troca de dinheiro, este alguém está se prostituindo. Estas foi forma encontrada pelo capitalismo para transformar recursos em riqueza: prostituir as pessoas.
    As pessoas trabalham para sobreviver. Se tiverem sorte, gostarão do que fazem. Se não gostarem, azar: vão ter que trabalhar do mesmo jeito, não para se prostituir, mas para comer.

Um cara que se mata de trabalhar na lavoura está se prostituindo?
    Claudio disse: Se não existisse o dinheiro, se as pessoas pudessem ter acesso direto aos recursos dos quais elas necessitam, não precisaríamos de bancos, de seguradoras, de impostos e tudo o mais que lida com dinheiro e não teríamos nunca mais crises financeiras.
    Você está invertendo as coisas: se as pessoas pudessem ter acesso gratuito a tudo o que querem ou de que necessitam, o dinheiro não seria necessário.
    Mas ainda não é assim.
    Claudio disse: Somos todos inteligentes o suficiente para saber como nos organizar para atingir nossos objetivos. Não precisamos de alguém para nos escravizar para termos o que queremos.
    1. Eu não sou capaz de gerenciar nada. Fico feliz que alguns sejam e me deem emprego.
    2. Não me considero escravo. Apenas entendo que nada se consegue sem muito esforço.
    Claudio disse:
    É possível termos uma economia planejada por uma inteligência artificial e ainda dar a todos a liberdade de fazer o que quiser.
    Talvez seja possível, num futuro incerto e não sabido. Se algum dia essa inteligência artificial vier a existir, terá sido inventada pelo capitalismo.
    Claudio disse: Alguém que trabalha como atendente de lanchonete poderia estar usando seu cérebro para atividades mais importantes, como por exemplo, descobrir cura de doenças.
    Se tiver capacidade e ambição para tanto, o que não é o caso da maioria das pessoas.
    Talento, inteligência e outras qualidades são para poucos. O mundo é assim.
    Claudio disse: Você me acha racional quando eu uso uma lógica de pensamento igual a sua. Se eu usar uma lógica diferente você me verá como irracional. Se eu falar aqui de ateísmo, você irá se identificar, mas se falo contra o capitalismo, você não gosta.
    Pelo contrário: você é que deveria usar a lógica que o faz ser ateu para analisar a sua crença nessa utopia.

Claudio disse: Há experiências comunitárias bem sucedidas.Exemplo está na comunidade do software livre. Onde as pessoas trabalham gratuítamente apenas pelo prazer de programar e compartilhar.
    Sim, mas não vivem disto. Ganham dinheiro com outras coisas. É um hobby, um desafio intelectual, uma busca de reconhecimento etc.
    Claudio disse: Mas o esgotamento desses recursos é pior porque leva a guerras e o risco da extinção humana. O melhor é abandonar este tipo de combustível e investir em fontes de energias limpas e renováveis. Isto garantirá nossa sustentabilidade no planeta.
    Pois eu acho melhor primeiro encontrar alternativas e só então abandonar os combustíveis fósseis.
    Claudio disse:
    Equipe Franco-alemã desenvolve célula solar mais eficiente do mundo
    http://www.epochtimes.com.br/equipe-franco-alema-desenvolve-celula-solar-mais-eficiente-mundo/
    Isto contradiz a sua afirmação de que alternativas estão sendo deixadas de lado.
    A Alemanha, por exemplo, mesmo com pouco sol, está se cobrindo de painéis solares.
  • Claudio disse: Há experiências comunitárias bem sucedidas.Exemplo está na comunidade do software livre. Onde as pessoas trabalham gratuítamente apenas pelo prazer de programar e compartilhar.
    Sim, mas não vivem disto. Ganham dinheiro com outras coisas. É um hobby, um desafio intelectual, uma busca de reconhecimento etc.

E se deixarem de fazer isso, nada de muito agravante irá acontecer.

Diferente se for o caso de precisar contar com a boa vontade e trabalho voluntário para se fazer um transplante de orgao.

Ah! Esqueci. As máquinas farao essa função degradante também e os atuais médicos se tornarão maconheiros e curtirão a vida adoidado.
    O ENCOSTO
  • Se a matriz energetica mundial depender da energia solar, seremos invadidos pela Noruega ou Suécia.
    O ENCOSTO
  • Trabalhar desenvolvendo pesquisa é um pé no saco de chatice. Eu acho que a inteligencia artificial deve ficcar com esse trabalho também. Pra que deixar cerebros humanos se encarregando de pesquisar, testar, etc se basta colocar os dados na máquina para ela sair testando todas as combinaçoes, possibilidades, avaliando resultados...

O ecopolo deve ser construído e toda a faixa de litoral existente para que todo mundo possa acordar, sair de casa com uma cadeira de praia e ficar molhando os pés.

Tem quem não gosta de praia mas ai, como eu gosto e nao suporto ser contariado, devemos educar as pessoas de todo o planeta para que goste de morar na praia.
    O ENCOSTO
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.