Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
E se todo mundo quiser fazer a mesma coisa? Como? Com polícia, tribunais, prisões?
Como essas comunidades se defenderão do mundo externo? Um exército?
Saudações aos demais participantes
Claúdio, vc fez uma simples definição. Religiosidade capitalista, e te digo que eu mesma fico imaginando uma outra forma de pensar sem ser tão competitiva.
Sal = Salário dos Romanos... mas te digo, ficou complicado, está meio religioso mesmo.
É tudo sobre a mão invisível que citei anteriormente. Ela define a Força motriz, como uma “mola” a impulsionar os meios Produtivos e na Relação: Troca(trabalho) = (X) Remuneração
Pensar em criar “Comunidades Alternativas de Existência Sustentável”...
Pode tornar esses locais mais ou menos como a vida em comunidades dos Mórmons na América, citando somente um exemplo, desculpe a exemplificação, pois sei que no caso da EBR não é religioso...
Separar para dividir (sedimentando idéias) e depois multiplicar(ecopolos) pode não ser a solução, já pensou nisso?
“Um movimento reformista” deve ser de conscientização e deve ser de forma vertical, pois apresentar micro- exemplo de cultura, não comove ou modifica o todo.
É mais ou menos como usar a mão invisível do tio Adam S., para reformular essa mentalidade totalmente capitalista, não se mudam modelos, mudam-se os focos... Entendes???
Pode ser que eu esteja enganada, mais as população (ões) mundial(is), está ansiosa por mudanças urgentes, só não sabem muito bem como elas podem vir...
Notei que não usou : NÃO > A população não têm poder. <
>>> Muito bem colocado essa sua afirmação, pois sabemos que quando ela(população) quer, corta cabeças na guilhotina.Péssimo exemplo a ser seguido, outras formas de poder podem surgir... mas, continuando.
Sim esse povo ainda desconhece o poder de sua decisão nas urnas...
Porém, O EBR(vc) terá sempre de tratar de questões presentes na Teoria da Utilidade de Irving Fisher, não se mudam sociedades acostumadas aos processos consumistas atuais. A satisfação está garantida através do falso poder de compra do Povo Brasileiro.
Para facilitar entendimento do conceito TU :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Utilidade_(economia)
Claúdio, na verdade isso foi uma forma de centralizar o poder com a idéia de povo sendo ouvido. Dividindo em instâncias laicas para repartir as obrigações e gestão do interesse da população.
Técnicas avançadas.... hehehe.
Sim, isso que quis(queria) definir contigo, modelos econômicos conflitantes.
Modelos econômicos servem como um pacote de medidas para sustentação da economia de uma população(país). Ou seja, como a EBR vai instituir um modelo sem republica definida para assim instituir as relações da TU(Teoria da Utilidade) dentro dessa comunidade, entendes?
Fora dos Ecopolos, o mundo gira...
A especulação financeira é o que move as aplicações os investidores, sejam grandes ou pequeninos, todos visam o lucro, e de que forma? Com os Juros do dinheiro emprestado... rs
Pergunte quem deixaria de fazer investimentos assim?
A democracia é outro aspecto... Defina Democracia ampla e irrestrita???
O Capitalismo só aceita vitória, promove a disputa, divide pessoas em classes, fomenta a competitividade não pelo crescimento mais pelo domínio dos recursos que hj sabemos serem finitos.
Podemos ficar um bom tempo falando sobre as coisas ruins... Porém, não é esse o foco, certo?
Sim, cientistas normalmente não são ouvidos nas esferas governamentais.
Somente Doutores como o Presidente pelo PSDB. responsável pela nossa atual moeda oficial, e na época sem inflação.
Ah, antes de terminar...
Não liga para as falas dirigidas com Sinônimos estranhos, pois o pessoal aqui é legal pra caramba!!! hahaha.
Brincadeira, o pessoal aqui é dinâmico e querem tanto quanto vc uma mudança real, eles ainda permanecem buscando a Fé... rs
Abraços fraternos a ti
Abraços fraternos a todos.
Silvana
Não se importe. Esse otário vive de ofender as pessoas. É só mais um babaca que se esconde atrás do teclado. Duvido que ele seria homem de te dizer isso na cara.
Mesmo porquê essa porra nem homem é.
Saudações aos demais participantes
Claúdio estudando um pouco sobre os mecanismos das esferas Globais e as transformações que as mesmas trazem em nossas vidas.
Bem, estava na Faculdade dia desses e assisti a esse vídeo. Guardei o link para novamente assistir, embora que meu PC em casa esteja com minha multimídia ruim por enquanto.
Guardei o link e trouxe para a discussão, se me permitir. Obrigada!
Sendo assim, segue o link do vídeo sob o título:
Socióloga fala sobre a importância do local para o mundo globalizado
http://globotv.globo.com/globonews/milenio/t/veja-tambem/v/sociologa-fala-sobre-a-importancia-do-local-para-o-mundo-globalizado/2532073/"]http://globotv.globo.com/globonews/milenio/t/veja-tambem/v/sociologa-fala-sobre-a-importancia-do-local-para-o-mundo-globalizado/2532073/
Então o que chamo em destaque seria o que fui ler em outras observações:
Para entendimento da idéia da Profa. SASSEN, SASKIA. SOCIOLOGIA
http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/475/386
O motivo pelo qual voltei antes de tua resposta a minha réplica mais acima, era somente para comentar que a idéia de "ilhas sociais independentes", pode existir em escalas menores, mas ainda assim serão obrigadas a participar das escalas maiores.
O que vc acha???
abraços fraternos a ti
abraços fraternos a todos.
Silvana
Quem choraminga deve ser você, maricas.
Quanto a ser incompetente, pelo tanto que você é capaz de argumentar sem ofender alguém fica claro quem é o incompetente aqui. Só é um babaca que se esconde atrás de um teclado. Não é capaz de levar uma discussão sem passar a ofender. Fica difícil acreditar (coisa que eu nunca fiz) que você é tão bom quanto diz ser, deve ser somente sua megalomania falando alto.
Você só parte para a ofensa porque não está cara a cara, seja comigo, seja com Cláudio. Não passa de um covarde.
É só um maricas.
Cameron, eu visualizo diversos problemas para o futuro e não consigo encontrar soluções decentes dentro do capitalismo. Tais como o desemprego da maior parte da população em virtude da substituição do trabalho humano pelo de máquinas e o esgotamento dos recursos naturais. Tudo isto irá gerar um imenso caos social. Na minha opinião o capitalismo não possui soluções para este problema, mas uma EBR possui.
Hoje não existe um plano B para solucionar as inúmeras ameaças que iremos encarar no futuro. O capitalismo é praticamente hegemonico no mundo e é controlado por pouquíssimas pessoas. Não sabemos e nem temos controle sobre as decisões desses cabeças pensantes que irão afetar nossas vidas, provavelmente de um modo catastrófico.
O que queremos é criar este plano B. Proporcionar uma alternativa às ameaças que enfrentamos. Quem quiser participar deste plano B, poderá participar e quem não quiser, poderá ficar de fora.
Se o plano B der certo, ele substituirá o plano A. Mas isto não será imposto a ninguém. A ideia da EBR é ter a adesão apenas daqueles que voluntariamente a aceitarem, mesmo que a EBR venha a ser hegemonica como o capitalismo é hoje. Ninguém será obrigado a aderir a este sistema economico. Nunca.
Toda experiência humana passada servirá de base para a construção da EBR. Tudo o que construimos será trabalhado na EBR e jogado para o futuro para que as futuras gerações sempre possam ter uma economia constantemente aperfeiçoada. Não é questão de utopia, é apenas questão de querer visualizar algo melhor e possível.
Mais pacifica do que a ideia de implantação de uma EBR é impossível. Iremos encontrar voluntários para participar dos experimentos sociais que irão ocorrer nos ecopolos para validar a EBR. Os ecopolos irão se espalhar pelo mundo e aos poucos convenceremos as pessoas a aderir a EBR. Quando conseguirmos convencer todas pessoas do mundo ai sim, iremos implantar a EBR no mundo todo. Será o fim das fronteiras.
É isto que eu penso. Vejo um mundo cheio de problemas e ameaças e não vejo motivos para mante-lo do jeito que está. Então o que queremos é convencer pessoas a testar outras alternativas. Porque se ficarmos na dependência dos donos do mundo, estamos acabados, literalmente falando.
Acauan, crença cega é quando você anula sua vida por algum conjunto de crenças. O que eu estou buscando com a Economia Baseada em Recursos é a potencialização da minha vida ao máximo. A busca pelo aperfeiçoamento do mundo ao seu redor leva ao auto-aperfeiçoamento. A solidariedade com a natureza e as pessoas só amplia a experiência do viver. Mas o capitalismo pune este tipo de atitude, então é saudável buscar novos horizontes.
Não é questão de acreditar num paraíso. Para viver uma vida plena as pessoas precisavam viver numa sociedade saudável. Somos influenciados pelo nosso meio social e natural de inúmeras formas. Então tenho que querer que tudo ao meu redor funcione em harmonia, para que eu também viva em harmonia. Não sou o único a querer isto, tem outros malucos querendo o mesmo. Então, pelo menos para nós, isto é possível.
Não temos profetas e nem doutrina. Tudo o que compõe as bases de uma EBR já fazem parte da natureza. Então ninguém inventou nada. É questão apenas de imitar o que já existe na natureza e faz ela funcionar bem. Dai, a EBR busca ser o mais próximo possível do mundo físico e natural. Não tem segredo. Olhe a natureza. Isto é a EBR! Não é uma construção do Jacque Fresco. É uma construção de toda a humanidade e da natureza.
Veja que vivemos num planeta generoso. As árvores não cobram alguel dos macacos que habitam seus galhos. Os campos não cobram pela grama que os herbívoros comem. Simplesmente tudo já está disponível para todos. Só que com a inteligência humana, esta generosidade natural poderá ser ampliada ao máximo. Não falo de paraíso, falo do que já existe. Não falo de doutrina, falo de natureza.
Somos os únicos animais que precisam pagar para viver. Até os vermes podem ir para qualquer lugar, mas nós não podemos, porque o sistema não deixa. Precisamos da droga do dinheiro para tudo.
Então, será que é tão utópico assim apenas querer usufluir do que já temos?
Vou fazer minha parte para que a Economia Baseada em Recursos dê certo. É um sistema economico que é meu e é de todos. Ajudarei na construção de um Ecopolo e irei morar nele. Se a EBR obterá êxito ou não dependerá do sucesso dos ecopolos. Vou pelo menos tentar que é melhor do que lamentar os fracassos da nossa sociedade.
Não dá para um ser humano ficar sem trabalhar. Se alguém fizer isto, ficará doente. Deixar de trabalhar significará deixar de aprender, de se divertir, de fazer amigos, de se auto-realizar e deixar de viver. Quem é que irá querer perder todo um mundo de realizações ao seu redor?
Mas se alguém quiser ficar sem trabalhar, que mal tem? Até as plantas podem sobreviver sem precisar trabalhar. Então por que um ser humano também não pode?
Através da educação faremos de tudo para que pessoas vagabundas não existam.
Pessoas com desvios comportamentais serão identificadas pela medicina e tratadas com muita educação. Não serão afastadas do convívio social, apenas receberão uma educação diferenciada para eliminar o desvio.
A ideia é implantar a EBR em todos os países do mundo ao mesmo tempo e quando este dia chegar, os países deixam de existir. O planeta será de todos. Talvez não será necessário um exército, pois não haverá inimigos externos, mas este ainda é um caso a ser pensado e só o futuro dirá.
Numa EBR todas as pessoas serão altamente educadas. Por isto, elas não precisarão de leis para lhes dizer o que é certo ou errado. Não haverá leis. Cada um terá dentro de si um código moral forte que o levará a só fazer o que é certo.
É muito difícil qualquer forma de debate quando apenas um dos lados se baseia em dados e fatos e o outro pode "argumentar" com base em fantasias, promessas e futuros utópicos.
Cameron, por favor, me responda duas coisas.
1) Como solucionar o problema do desemprego crescente em virtude da automatização?
2) Como frear o esgotamento dos recursos naturais?
Pronto! Dei um espaço para você expor suas ideias.
Para mim, o grande feito de Jacque Fresco foi ser uma ponte entre o passado e o futuro. Ele reuniu ideias anarquistas, comunistas, capitalistas e de muitos movimentos para formar um todo lógico.
Ele trabalhou estas ideias e as jogou para o futuro. Para isto imaginou tecnologias para garantir eficiência economica e aplicou estas tecnologias à questões sociais.
Ele deu o pontapé inicial para que outras pessoas, muito mais importantes do que ele, com realizações até maiores do que as dele, pudessem abraçar as ideais por ele propostas e pudessem ampliar inúmeras vezes o alcance dessas ideais.
Ou seja, houve gigantes antes de Fresco que produziram o conhecimento que levaram a EBR e houve gigantes que abraçaram a causa de Fresco para levá-la adiante. Fresco foi a ponte entre gigantes. E ele também é um gigante.
Ele passou cinquenta anos de sua vida para elaborar a EBR. Para isto construiu o Projeto Venus na Flórida/EUA. Um Ecopolo onde são realizadas diversas pesquisas nas áreas agrícola, de educação, saúde, arquitetura entre outras. Fez filmes, escreveu livros e sim, fez diversas maquetes e desenhos.
Graças ao seu trabalho, ecopolos podem ser construídos no mundo inteiro e ele já elaborou todos os projetos para isto. O plano arquitetado por ele pode ser usado e aperfeiçoado por todos, pois ele descobriu uma economia livre, pertencente a todos. Para isto, a grande sacada dele foi saber observar a natureza e a vida de povos isolados.
Claudio, este discurso, sem tirar uma vírgula, poderia ter vindo de um membro de seita esotérica.
Mesmo assim você deposita fé incondicional em uma teoria não testada e proposta por um sujeito sem credenciais, ao mesmo tempo que renega toda experiência humana acumulada em milênios de civilização como se nada tivesse a ensinar que não o fato de que tem que ser renegada.
A natureza já teria nos exterminado se não fossem as nossas capacidades.
Os macaquinhos que vivem de graça na árvore serão a próxima espécie extinta pelo próximo capricho da natureza. Vide as extinções em massa periódicas, quando quase todos as espécies foram pro beleléu de uma hora prá outra porque a natureza resolveu se repaginar.
O que a natureza em si nos oferece é escassez. Foi nossa inteligência e determinação que permitiu que transformássemos a natureza bruta em fonte de recursos, terras estéreis em produtivas e lugares inabitáveis em lares confortáveis.
Qual você acha que era a expectativa de vida dos humanos nos tempos em que vivíamos "em comunhão e harmonia" com a natureza.
Se a utopia em questão tem os vermes como modelo, tô fora!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
No que se poderia chamar de Teoria-do-Crioulo-Doido.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Sou membro deste fórum desde 2004 aprox. nunca fui de ofender as pessoas. Mas com um babaca feito você, eu abri exceção. Você tenta ofender qualquer um que não compartilhe de sua opinião, parece uma criança birrenta. Você já começou a "refutar" as teorias de Cláudio partindo para a ofensa, está lá para qualquer um ver.
HAHAHA. Tu não é homem para me colocar em qualquer lugar, é só um covarde.
Nós fazemos parte da natureza e da sociedade. São estes dois entes que nos completam. A sociedade atual tem vivido uma infelicidade devido ao fato de se afastar desses dois entes, vivendo no concreto das cidades e no individualismo dos apartamentos. Então eu falo da experiência de sair dessas limitações individualistas que a experiência de olhar com outros olhos nos revela.
Sim. A Economia Baseada em Recursos ainda não foi testada. Estas ideias estão sendo divulgadas principalmente pelo Movimento Zeitgeist para conseguirmos voluntários para testá-las. Umas das formas de testar as ideias é a construção do Ecopolos, que serão espaços autogestionados de acordo com a EBR, onde o Estado só poderá entrar para exercer poder de polícia. Para que existam pessoas dispostas a participar desta empreitada é necessário que estas pessoas acreditem nisto. Enfim, eu acredito e isto me dá forças para ser uma cobaia neste experimento.
A vida no planeta Marte ainda não foi testada. Mas existem pessoas dispostas a sacrificar tudo pelo bem da ciência e da humanidade e por isto serão cobaias neste teste a ser realizado possivelmente em 2023. Bem assim é a EBR. Temos que fazer propaganda para encontrar os voluntários para aplicar a teoria.
Na Europa já existem diversas ecovilas e ecopolos. No Brasil também existem algumas poucas ecovilas. No mundo todo, de diversas formas, as pessoas estão procurando testar estes conceitos. Irei escrever falando destes testes hoje ou amanhã. Nada impede que viver "em comunhão e harmonia" com a natureza e ainda manter o progresso científico e tecnológico. Muito pelo contrário. Precisamos fazer as duas coisas ao mesmo tempo. O planeta Terra não depende de nós, mas nós dependemos do planeta, por isto temos que nos adaptar a ele através de uma economia planejada e poupadora de recursos.
Um dos maiores problemas que o sistema capitalista hoje enfrenta é o fim dos empregos. No mundo todo os empregos estão acabando devido a substituição do trabalho humano pelo de máquinas. Sem empregos, as pessoas não terão como sobreviver. Eu vejo um caos social pela frente se este problema não for resolvido e eu não consigo encontrar uma solução para ele dentro do capitalismo.
Um dos benefícios que a tecnologia traz para todos é a eliminação do trabalho. Máquinas podem desempenhar funções antes desempenhadas por pessoas de uma forma muito mais eficiente. Liberando o ser humano para o lazer, o estudo e mais tempo livre.
Entretanto, não é isto que está acontecendo. As pessoas continuam trabalhando exaustivamente em serviços mecânicos, burocráticos e repetitivos. Já outros sofrem com o desemprego causado pela automação industrial.
A maior parte dos trabalhos que hoje são executados por pessoas, poderiam ser executados por máquinas. Isto não acontece porque se acontecesse causaria um nível de desemprego de mais de 50% da mão-de-obra ativa. O que geraria verdadeiro caos social. Os empregos são mantidos artificialmente para evitar o caos.
A tecnologia não está beneficiando a humanidade da forma como poderia beneficiar. Isto acontece devido a concentração de renda nas mãos de poucos. Vivemos num mundo onde os 300 (sim, trezentos) indivíduos mais ricos do planeta detém uma riqueza superior a riqueza somada dos três bilhões de indivíduos mais pobres. Num sistema económico baseado na propriedade e patentes, somente quem tem dinheiro tem acesso a tecnologia.
A situação é preocupante. A velocidade de processamento dos computadores cresce exponencialmente ano a ano desde que os primeiros computadores foram criados na década de 40. Com isto os computadores já podem substituir quase todos trabalhos humanos. Caberá as pessoas apenas a programação das máquinas. Isto é até que a inteligência artificial esteja suficientemente desenvolvida para isto. A tecnologia avança rápido demais para que desempregados possam aprender novas habilidades. Então, o que fazer com a maioria dos trabalhadores que nunca foram capacitados para viver num mundo onde todo trabalho é feito por máquinas?
Até uns dez anos atrás, os trabalhadores menos qualificados sempre eram absorvido por alguma área. Quando perdiam seus empregos nas indústrias devido a automação, esses trabalhadores migravam para outros setores como por exemplo supermercados. Mas chegará uma hora em que todo o serviço que hoje é oferecido pelos supermercados será automatizado. Então, a maioria das pessoas que não tiveram acesso a uma educação que os ensinasse a pensar, a questionar e a criar, ficará sem emprego. A alocação de pessoas de um setor para outro já não funciona mais, pois todos os setores já estão sendo automatizados.
Dizem que novas tecnologias criam novos empregos. Isto não é totalmente verdadeiro. Uma nova tecnologia que surge pode até criar novos e poucos empregos temporariamente, até que a produção do novo bem seja suficientemente automatizada. Depois estes empregos desaparecem. No sistema económico em que vivemos, novas tecnologias só fazem aumentar o desemprego.
A solução de se criar novos empregos artificialmente, que é o que o governo faz via implantação de um estado altamente burocrático, não é boa. Ela só trás mais empobrecimento para a população. Uma vez que obriga todos a sustentarem trabalhos inúteis.
Então a solução é a mudança no nosso sistema económico. Como pode algo bom como o avanço tecnológico, trazer algo ruim: o empobrecimento de muitos? Não faz o menor sentido. A solução é permitir a todos o acesso as máquinas para cada um buscar sua auto-suficiência económica.
É importante o apoio as soluções de código aberto em todas as áreas: software, hardware, máquinas, energia, educação etc. As soluções de código aberto eliminam este risco de caos social em virtude do desemprego, pois permite que cada um isoladamente, ou em grupos, busque a solução para os problemas individuais, coletivos e mundiais.
É necessário que as pessoas entendam estes conceitos e o apliquem. Optar por soluções de código aberto significa dar um outro rumo a história humana. Salvá-la do caos social para o qual está caminhando em virtude do egoísmo de uns poucos que procuram lucrar muito em cima de tecnologias caras para poder barrar, através de inúmeros artifícios, o avanço de tecnologias acessíveis a todos.
Como forma de deter o caos social que será causado pela automação total quase todos trabalhos que conhecemos é a implantação de uma Economia Baseada em Recursos. Só ela pode transformar o avanço tecnológico em algo positivo para toda humanidade e o meio ambiente.
Segue abaixo o primeiro vídeo de série "Living in the Future" (está em inglês). É um documentário mostrando como é a vida em diversos Ecopolos da Europa. Pelo fato dos ecopolos ainda estarem começando, os seus residentes tem um padrão de vida médio, mas vivem em intensa felicidade e harmonia com a sociedade e a natureza.
Você tem alguma outra ideia?
A inteligência do homem lhe permitiu forçar a natureza a produzir mais, artificialmente, em vez de nos contentarmos com o que estava disponível.
Não há nenhuma generosidade, nenhuma gratuidade, nada disponível bastando esticar o braço e colher. É uma luta feroz pela vida, é matar ou morrer. Quem chegar primeiro come, quem der mole morre de fome ou devorado. Está parecendo Jesus quando disse que os lírios do campo e as aves não precisam trabalhar para viver porque Deus lhes dá tudo. Dá o cacete! As plantas e as aves trabalham, de uma forma ou de outra, e correm sempre o risco de morrer de fome, de seca ou devorados. Assim como os vermes que você citou (que não podem ir a onde querem porque estão limitados a seu habitat natural) Não temos. É preciso produzir primeiro, a duras penas, para só então consumir e, com alguma sorte, usufruir.
Comparação um tanto quanto fora do eixo!
Um ser humano que não quiser trabalhar vai viver do trabalho de outros. Chamamos isso de parasitar.
Não dê ideias, senão seu ecopolo vai atrair muitos vagabundos! :D
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)