Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

1568101117

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Cara, o FF voltou a travar nogentamente. Instalei o Opera e...também travando. O do Windows nem sequer abre, trava ao abrir. Não sei o que faço nem o que seja. Já desabilitei o flash e nada. No Linux entra em alguns sites e depois de um tempo, crash. RAM? Mas só com navegador?

E o Konqueror, que não tem flash?

Ou será algum problema maluco de rede?

Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Cara, o FF voltou a travar nogentamente. Instalei o Opera e...também travando. O do Windows nem sequer abre, trava ao abrir. Não sei o que faço nem o que seja. Já desabilitei o flash e nada. No Linux entra em alguns sites e depois de um tempo, crash. RAM? Mas só com navegador?

E o Konqueror, que não tem flash?

Ou será algum problema maluco de rede?

Olha Fernando, comom citei depois, rede não era pois havia desligado o PC a noite e só ligado de manhã, desligando lógico o modem. Depois fiquei puto porque não estava conseguindo sequer ler coisas sem flash e resolvi alterar algumas coisas na bios que lembrei ter mexido na época dos problemas com o Mandriva e Fedora. Alterei algumas coisas nos tempos das RAM que estavam em auto (aumentei os tempos) pois tenho pares de pentes de velocidade diferentes (630 e 800MHz) e o tal latency time que estava em 128 ms e baixei para o padrão que era 32) e resolveu, não deu crash em nenhum navegador. Esta vai ser ujma descoberta muito interessante.

Johnny disse: Alterei algumas coisas nos tempos das RAM que estavam em auto (aumentei os tempos) pois tenho pares de pentes de velocidade diferentes (630 e 800MHz)

Pentes com velocidade diferente não costuma dar certo.
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Alterei algumas coisas nos tempos das RAM que estavam em auto (aumentei os tempos) pois tenho pares de pentes de velocidade diferentes (630 e 800MHz)

Pentes com velocidade diferente não costuma dar certo.

Ei li alguns artigos que não teria problema se os pares fôssem iguais, exemplo, 2 x 666 + 2x 800 e por aí. Mas paa mim agora está fácil tirar alguma conclusão. Basta tirar os pentes de 512M (que são os de 630) e fazer os testes. Mas se ficar funcionando assim, prefiro ficar com a velicidade ligeiramente reduzida do que ficar sem 1G de ram, mesmo porque agora é que não vou mais trocar a MoBo pois o violão levou a grana.

Acho que até amanhã ou no final de semana terei um diagnóstico definitivo. pois para fazer os testes preciso de tempo para alterar a bios, retirar e recolocar os pentes e ir fazendo os testes dos navegadores.

Mas que está cheirando à endereço de memória interrompido, está.
  • Fernando, não surtiu efeito o que eu havia feito ou seja, voltei ao que era antes e ficou estável, e quantdo deu problema, deu problema no que alterei (na bios...).

Lembro que você citou lá atrás sobre placa de rede on-board. Que tipo de problema dava?
    Johnny disse:
    Lembro que você citou lá atrás sobre placa de rede on-board. Que tipo de problema dava?

Era um problema maluco: eu acessava a rede interna sem problemas.
    Já na Internet, a página começava a carregar, mas nunca terminava.
  • Hum....será que tem alguma forma de testar a placa de rede neste aspecto. E como você descobriu isso Fernando?
    Johnny disse: Hum....será que tem alguma forma de testar a placa de rede neste aspecto. E como você descobriu isso Fernando?

Na época, não tive tempo para pesquisar: pluguei outra placa e funcionou.
  • Acho que o problema possa ser o RJ pois, fui mexer no cabo do ADSL e a rede sumiu. Tive que reiniciar o PC (antes dei uma forçada no RJ). Agora está normal. Final de semana vou pegar a lupa e ver de perto (SIC)
  • Welllllllllllllllllllllllll
    Estou de volta com mais uma. Depois de tentar instalar o driver nvidia conforme solicita no site do fabricante, eis que não rodava mais nenhuma janela. Aproveitei para testar o clonezilla e por ireça que parível, não eu certo. Dizia que não havia espaço em disco suficiente. Acabei por remoer todas as partições e instalar novamente só o Debian pois não fui com a cara do Mandriva 2011 e creio que este será em breve sepultado dos ícons das distros boas.

Voltando à Nvidia, o problema sucedeu que, ao baixar o binário para instalação, ele pedia em primeiro lugar para não estar usando um ambiente gráfico. Não encontrei em lugar algum uma solução de imediato pois a maioria dizia para entrar na pasta do gnome ou então, o que achei melhor, dar um kill all gdm. Acontece que o squeese não usa o gdm e sim gdm3. Arrisquei um killall gdm3 e deu certo (fica quieto anjo senão o pessoal aqui me zua..)

Depois de executar o bin novamente, surge a mensagem de aceitação do contrato e, porra meu, pede os sources do Debian, localização e etc. Sei lá eu onde está isso e nem quais seriam os pacotes dos sources. Procurei no DVD e não dá para achar nada lá, está em ISO e mesmo que desse, qual o nome do dito cujo?

Para não fazer cagada de novo, deixei quieto por enquanto. Tudo isso porque baixei o OpenArena e ficava, digamos, taço lento que faria uma lesma parecer uma lebre.

Então fica assim, se eu tiver saco, tentarei fazer novamente depois de descobrir uma forma de no backup funcionar. No mais, estou usando o Windows 7 só para converter filmes para o formato da TV, que é meio enjoadinho.
  • JohnnyJohnny Membro
    Post edited by Johnny on
    Johnny disse: Voltando à Nvidia, o problema sucedeu que, ao baixar o binário para instalação, ele pedia em primeiro lugar para não estar usando um ambiente gráfico. Não encontrei em lugar algum uma solução de imediato pois a maioria dizia para entrar na pasta do gnome ou então, o que achei melhor, dar um kill all gdm.

Basta dar boot em "modo de recuperação".
    Johnny disse: Depois de executar o bin novamente, surge a mensagem de aceitação do contrato e, porra meu, pede os sources do Debian, localização e etc.

Comigo, nunca pediu nada. Verifique se baixou a versão certa para sua placa de vídeo.
    No meu caso, é o arquivo NVIDIA-Linux-x86-96.43.19-pkg1.run, com 15,8MB.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva escreveu:
    Basta dar boot em "modo de recuperação".
    Pois é e foi a primeira coisa que eu havia feito, mas no Debian squeese ele carrega o gerenciador mesmo assim. A solução é pará-lo com o killall gdm3 mesmo.
    Fernando_Silva escreveu:
    Comigo, nunca pediu nada. Verifique se baixou a versão certa para sua placa de vídeo.
    No meu caso, é o arquivo NVIDIA-Linux-x86-96.43.19-pkg1.run, com 15,8MB.
    Pois é...novamente. O Debian squeese não deve "depositar" mais os pacotes de fontes por padrão. Por isso o segundo link que postei acima.
  • Navegadores encerrando aleattoriamente: Seguindo as pistas fornecidas pelo Fernando que poderia ser problemas de placa de rede, resolvi ir mudando configurações da bios à esmo e sem sucesso. Agora pela manhã estava insuportável navegar na rede pois até mesmo paginas que não encerravam como orkut e clube do hardware estavam fechando, tanto no Iceweasel com ono Epiphany. Não tendo outra opção, entrei na bios e voltei tudo como estava antes (padrão) e resolvi alterar o IRQ pois estava em auto. Coloquei a IRQ da rede que estava em auto e aparentemente só mostrava ela em manual e mudei para IRQ3. Reiniciei e por enquanto não deu nenhum travamento de navegador. Vamos ver se foi só coincidência ou se tem algo a ver. Vou tentando até ter grana para trocar a mobo por uma off-board. Que saco!
    Johnny disse: Coloquei a IRQ da rede que estava em auto e aparentemente só mostrava ela em manual e mudei para IRQ3.

Desde os tempos do Windows 98 que eu não mexo mais com IRQ e portas COM. Eram horas empurrando pra cá e prá lá até que nada conflitasse com nada.
  • Fernando_Silva disse: Desde os tempos do Windows 98 que eu não mexo mais com IRQ e portas COM. Eram horas empurrando pra cá e prá lá até que nada conflitasse com nada.

É, mas pode ser que o hardware em questão esteja com problemas no "seu gerador" de IRQ e por isso estou tentando mudar para ver se descubro alguma coisa até poder trocar de placa, já que a minha não tem PCI sobrando
  • Coisas viadinhas de usuários linux xiitas...ui ui ui

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2007-August/026299.html

PQP, que nojo
  • Bem, fiz novo clone do HD agora só com o Debi e estou fazendo o procedimento de instalação do nvidia

Do you want to perform a safe-upgrade, which does not remove packages or install new ones?

Se um dia você encontrar esta pergunta nas atualizações, responda YES!!!
    Johnny disse: Coisas viadinhas de usuários linux xiitas...ui ui ui

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2007-August/026299.html

Não usar o k3b, apesar de gostar dele, por ser do KDE e não Gnome?

Isto é frescura.
  • Fernando_Silva disse: Isto é frescura.

Foi o que eu disse. Eu até entendo que o "ser" adepto à filosofia gnome e tal, mas deixar de usar um baita software por questões filosóficas, acho mais estupidez mesmo. Tá certo que o fato do KDE não poder ser considerado SL à época de sua criação, por causa do licenciamento da biblioteca QT, da Troll Tech possa ser um impeditivo aos amantes "da liberdade". Mas a liberdade não seria exatamente o fato de poder escolher o que usar e quando, ou será que só pensam em liberdade quando se pode alterar os codigos?

Haja paciência!
    Johnny disse: ou será que só pensam em liberdade quando se pode alterar os codigos?

Mesmo porque, pouca gente sabe alterar o código.
  • Pois é, vamos deixar a filosofia de lado e focar nos problemas. Fiz novo backup do disco, não testei o reverso, fiz os procedimentos descritos aqui http://rustyshacklefordslibrarycard.wordpress.com/2010/03/08/install-nvidia-drivers-in-debian-squeeze/

Mas enquanto atualizava o sistema, deu um erro de falta de sei lá o que. Como pedia para reiniciar e estava na hora de sair, mandei desligar e à tarde eu vejo no que deu. Se der M*. aproveito para testar o backup do disco e ver se desta vez funciona.
  • Após os procedimentos...

2. run the following in order

apt-get update
    apt-get -t unstable install nvidia-kernel-source

a linha abaixo, para funcionar, tem que dar um aptitude install module-assistant antes
    m-a a-i nvidia-kernel-source

apt-get -t unstable install nvidia-glx
    apt-get install nvidia-xconfig
    nvidia-xconfig

E a partir daqui, meu monitor só tem uma freqüencia de exibição >:-(
  • Restaurado tudo com o clonezilla, beleza. De volta à estaca zero.

Alqguém aqui conhece algum programa para converter video para H.264?
  • Estou namorando o Ubuntu 11.10. Baixei a iso e rodei e achei legalzinho, mas deu pau na hora de instalar pois gravei o CD e não havia checado o md5. Baixei outra agora verificado, mas fica aqui a crítica: Ficou muito ruim a forma de instalar, é menos intuitivo que o Debian. Estou redimensionando a partição no UBCD para depois testar novamente.

Boas novas: O clonezilla funcionou legal. Acho que a cagada foi minha pois, no lugar de fazer o clone do disco, devo ter feito das partições. Para testar, ferrei com as partições com o UBCD e depois restaurei com o clonezilla e deu certo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.