Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

1679111217

Comentários

• Cara, que demora este redimensionamento....
  • JohnnyJohnny Membro
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    Se uma pessoa leiga em computador pegar um PC com Ubuntu 11.10, vai pedir para instalar Slackware. Gente, que coisa mais complicada para adicionar uma porcaria de link de aplicativo. O Debian é um XP perto do Ubuntu atual.

Esquece...não tinha percebido que um ícone logo no início do painel desse acesso aos programas. De qualquer forma, já deu uma travada ao clicar nele, coisa que o Debian não fez.
    Post edited by Johnny on
  • Ubuntu 11.10 está bem equipado. Já vem com o jre atualizado, flash e a NVidia está no sistema por padrão. Ainda não entendi como faz para colocar o ícone de um programa na barra de lançamentos, mas isto é coisa simples. O que esta me intrigando é que, no modo terminal, a fonte não está adequada ao mesmo, caracteres com acento pt mostram outra coisa.
  • ReidReid Membro
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    essa ultima versao 11.10 acho q eh a 1a de todas q realmente ficou boa, e o unity esta melhor parece que ainda ta "em desenvolvimento", mesmo assim gostei :)
    Post edited by Reid on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Reid disse: essa ultima versao 11.10 acho q eh a 1a de todas q realmente ficou boa, e o unity esta melhor parece que ainda ta "em desenvolvimento", mesmo assim gostei :)

Mas vou continuar com o KDE.
  • Fernando_Silva disse: Mas vou continuar com o KDE.

Acho que no caso dos Debians, seria só baixar os pacotes e instalar. No Mandriva não deu muito certo.
  • Linux não reproduz DVD protegido e muito menos copia-os

Os Linuxes agora não permitem assistir DVD protegido (encriptados) por padrão. BUscando alternativas, tentei uma em que se usava o dd (pelo Morimoto) mas no tutorial ele supunha que um leitor de video abrisse o filme e desse passagem para o dd atuar. Ledo engano. Já tinha desistido de fazê-lo no Debian, quando resolvi bootar pelo Ubuntu e procurar uma solução. Dentre as muitas sem sucesso, achei uma que funcionou:
    Tocar DVDs protegidos por CSS no Ubuntu 9.10 e 10.04
    O Ubuntu por padrão não toca DVDs protegidos por CSS. Você precisa instalar um pacote no seu sistema para assim poder assistir esses DVDs protegidos. O pacote é o seguinte:

libdvdcss2

Normalmente você não vai encontrar esse pacote no Synaptic. Para instalá-lo você terá que fazer o seguinte.

Instale o libdvdread4:

$ sudo apt-get install libdvdread4

Depois execute um script que vem com esse pacote:

$ sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Esse script que vem com o libdvdread4 é que instala o libdvdcss2 para você.

fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Tocar-DVDs-protegidos-por-CSS-no-Ubuntu-9.10-e-10.04

Funciona!
    Johnny disse: Linux não reproduz DVD protegido e muito menos copia-os

É proibido por lei, a menos que você use um programa pago como o WinDVD ou PowerDVD. E, mesmo assim, você ficará limitado a uma região (a 4, no caso do Brasil, além dos DVDs abertos tipo 'All' ou 'região 0').

Com a libdvdcss2, você copia e assiste a DVDs de qualquer região.
    Há um equivalente para Windows.
  • Fernando_Silva disse: Com a libdvdcss2, você copia e assiste a DVDs de qualquer região.
    Há um equivalente para Windows.

Sim, mas acontece que buscando pelo synaptic ou mesmo apt, esta lib não está disponível. E buscando pelo disco também não aparece, mas se pedir uma busca no "procurar" do synaptic dentro dos pacotes, ele diz que esta lib faz parte do Brasero, mas o BRasero não reconhece esta coo instalada, diz que falta a dita cuja. A única solução foi esta aí em cima mesmo.

Agora, para que vendem uma merda de um PC que vem bloqueado para assistir filmes de locadora?
    Johnny disse: Sim, mas acontece que buscando pelo synaptic ou mesmo apt, esta lib não está disponível.

Não é de se esperar que esteja disponível abertamente, já que é considerado ilegal.
  • Fernando_Silva disse:
    Não é de se esperar que esteja disponível abertamente, já que é considerado ilegal.

A questão aqui é: Por que raios os computadores estão vindo bloqueados para leitura, até para assistir. Um colega meu aqui comprou um HP Pavilion e não consegue assistir o filme de locadora. Tem todos os plugins instalados, mas diz que o conteúdo é protegido. O que vai ser agora? Só poderemos assistir filmes em equipamentos de mesa?
    Johnny disse: A questão aqui é: Por que raios os computadores estão vindo bloqueados para leitura, até para assistir. Um colega meu aqui comprou um HP Pavilion e não consegue assistir o filme de locadora. Tem todos os plugins instalados, mas diz que o conteúdo é protegido.

Justamente. É ilegal assistir. É ilegal instalar a a libdvdcss2. E, mesmo com programas pagos, é ilegal assistir DVDs de regiões diferentes.

Pergunta: seu colega consegue assistir DVDs 'All' ou "Região 0" ?
  • Fernando_Silva disse:
    Justamente. É ilegal assistir. É ilegal instalar a a libdvdcss2. E, mesmo com programas pagos, é ilegal assistir DVDs de regiões diferentes.

Pergunta: seu colega consegue assistir DVDs 'All' ou "Região 0" ?

Pelo que sei, locadora não tem permissão legal para locar DVD sem ser de nossa região, nem Blu-Ray. E o HP dele está com MS e não Linux. Ele vai ligar no SAC da HP para saber o que está errado..Depois que ele conseguir, eu posto o resultado. Pode ser que "esqueceram" e instalaram um leitor de Blu-Ray errado...No aguardo.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Estou com o Ubuntu 11.04 e não consigo que ele leia partições escritas em exFAT.
    Alguém pode me ajudar?
    Tentei uma receita de bolo que, de acordo com o autor, o sistema reconheceria automaticamente, mas não foi isso o que aconteceu.
    Post edited by Neuromancer on
  • ReidReid Membro
    Neuromancer disse: Estou com o Ubuntu 11.04 e não consigo que ele leia partições escritas em exFAT.
    Alguém pode me ajudar?
    Tentei uma receita de bolo que, de acordo com o autor, o sistema reconheceria automaticamente, mas não foi isso o que aconteceu.
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

exFAT (Extended File Allocation Table, em português "Tabela de Alocação de Arquivos (ficheiros) Estendida, também conhecido como FAT64) é um formato de sistema de arquivos (ficheiros) utilizado principalmente em discos de memória flash, introduzido com o Windows Embedded CE 6.0. A utilização do exFAT é uma alternativa para evitar o extensivo uso do sistema de arquivos (ficheiros) NTFS.

As vantagens, em relação às versões existentes do sistema FAT, são:

Limite máximo do tamanho de cada arquivo passa para 16 Exabytes, ao contrário do antigo, que só suportava 4 Gigabytes.
    Sua capacidade teórica é de apenas 64 ZB (zettabyte) (64 ZB = 75.557.863.725.914.323.419.136 bytes = 70 Trilhões de Gigabytes), mas a Microsoft não recomenda capacidades acima de 512 TB
    Suporte para um número maior de arquivos no mesmo diretório, neste caso 1000.
    Melhor alocação e gerência do espaço livre em disco devido à introdução de uma nova organização da memória (Bitmap).
    Suporte a lista de controle de acesso.
    Aumento do tamanho do Cluster (Grupo de Setores ocupados num disco) para 2255 bytes e implementação do limite até 32MB.

As desvantagens, em relação às versões existentes do sistema FAT, são:

Não é compatível com a maioria dos dispositivos (câmeras, players,...), sendo seu uso restrito a computadores com sistemas Microsoft modernos.

Dispositivos usando exFAT não poderão usar o recurso ReadyBoost do Windows Vista. Introduzido no primeiro Service Pack do Windows Vista e presente desde a build 6801 do Windows 7, em Janeiro de 2009, a Microsoft decidiu implementar o exFAT no Windows XP por meio de uma actualização [1] a fim de estender o suporte do sistema de arquivos nos sistemas operacionais mais usados. Porém, existem erros no suporte ao sistema no Windows XP, visto que a atualização só adiciona funcionalidades como formatação e reconhecimento do sistema de arquivos nos dispositivos que usam o mesmo e este não vem por padrão e não tem ligação com outros recursos, assim, a desfragmentação do dispositivo e outros recursos estão ausentes.

essa partição tem q ser exfat mesmo?

como o windows q levou muito tempo para se acertar com 64bits n sei bem qto a esse tipo de partiçao e.. qto a linux q vc instalou eh 32 ou 64bits?
    Post edited by Reid on
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Reid disse: como o windows q levou muito tempo para se acertar com 64bits n sei bem qto a esse tipo de partiçao e.. qto a linux q vc instalou eh 32 ou 64bits?

Eu comprei um hd externo de 2tb e li em algum lugar que o exFAT era mais rápido para gravar e ler, devido à ausência do journaling. Como o filho da mãe do hd veio com fat32, o que para mim não fazia o menor sentido, eu iria gravar arquivos iso de dvd que podem ser bem maiores que 4gb, eu tinha que formatar em um outro sistema. Escolhi o novo exFAT.
    Estou usando o ubuntu e o windows xp. No caso do Xp sem problemas, lê e grava normalmente. Mas estou tentando que o Ubuntu ao menos leia. Ah...uso o de 32 bits
    Post edited by Neuromancer on
  • Neuromancer disse:
    Eu comprei um hd externo de 2tb e li em algum lugar que o exFAT era mais rápido para gravar e ler, devido à ausência do journaling. Como o filho da mãe do hd veio com fat32, o que para mim não fazia o menor sentido, eu iria gravar arquivos iso de dvd que podem ser bem maiores que 4gb, eu tinha que formatar em um outro sistema. Escolhi o novo exFAT.
    Estou usando o ubuntu e o windows xp. No caso do Xp sem problemas, lê e grava normalmente. Mas estou tentando que o Ubuntu ao menos leia. Ah...uso o de 32 bits

Se você usa ambos os sistemas como eu, basta usar o SO que lê e seja feliz. Na verdade eu tenho o XP (tem alguns poucos programas que não tem ou não rodam no W7), tenho o W7 (filha e esposa), Debian e Ubuntu 11.10. USar o exFAT é o mesmo que usar ext4 ou seja, se levar para uma máquina com outro tipo de SO ele não irá ler mesmo.

De qualquer forma, veja se o que vocÊ tentou são alguns destes:
    http://www.hilltopyodeler.com/blog/?p=455
    http://winipulator.blogspot.com/2010/10/how-to-read-and-write-exfat-flash.html
  • Tentei a segunda opção. Mas não funcionou como eu esperava. Não aparece a unidade montada da mesma forma que outras. Tive que abrir o utilitário de unidades e descobrir qual unidade o sistema atribuiu ao drive, no meu caso foi sdc1. Uma vez descoberto, digitei o comando de montar a unidade, fui a pasta mnt/exfat e estão lá os arquivos.
    Neuromancer disse: Não aparece a unidade montada da mesma forma que outras.

Acho que só algumas distribuições montam as unidades automaticamente. As outras procuram complicar um pouco, o que não deixa de aumentar a segurança.

Se você for usar essa unidade sempre, pode alterar o /etc/fstab para montá-la durante o boot.
  • Acho (A-C-H-O) que li alguma coisa que deveria mesmo montar manualmente, não lembro direito pois estava em inglês, foi hoje de madrugada, estava com csono e meu inglês é pífio.
  • Anti-virus para Linux.
    Ao tentar baixar um programa de mod para celular Nokia, encontrei um que ao baixar, foi identificado pelo Avast como virótico e não permitiu sua descarga completa. Entrei pelo Linux, baixei, instalei o tal Clamav que disse que o mesmo estava limpo. Transferi para o W7 e e tentei rodar e "não fez nada" do que era para fazer. Na segunda feira o gerente do banco me liga e me diz para ir ter com ele pois minha senha de internet havia sido bloqueada pelo banco pois mu PC estava com spyware/malware do tipo banker. Pedi detalhes pelo telefone e ele me disse que era para formatar o PC pois não adiantava passar anti-virus.

Tudo bem, entrei pelo Ubuntu pois já havia pesquisado que havia o bit-defender e rodava pelo mesmo e era gratuito para testar (versão home) por um ano. Instalei e mandei procurar, e encontrou o maldito no programa e alguns outros locais. Não satisfeito, entrei pelo XP, instalei o spybot S&D e o Ad Aware que acharam mais um monte de ligações perigosas. Passei novamente o antivirus, desta vez o Avast e tudo limpo (inclusive deram fim à todos os meus cracks que eu já sabia que eram falso positivos)

Então, fica a dica para o pessoal de "pseudo-Ti" como eu. Não use o Clamav para buscas no Windows, é ineficiente.
  • BEm, andei lendo no site da MS que ela não oferece codecs para assistir filmes em DVD ou Blue-Ray ou seja, estou achando que meu amigo comprou o HP dele e não instalou nada além do que veio por default. Vou pedir para ele instalar o VLC e deixar engatilhado o k-lite COdec Pack só por segurança.
  • Se bem que, se fôsse problemas de CODEC, não tinha tanta gente que usa Linux reclamando...
  • Alguém aí já usou FreeBsd ? É bom?
  • Neuromancer disse: Alguém aí já usou FreeBsd ? É bom?

Que eu saiba é um dos mais seguros e estáveis unixes. Leia lá no distrowatch.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.