Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

OpenSuse, Debian. Fedora e Mint: Quatro Linux, visões diferentes

JohnnyJohnny Membro
Vou começar aqui (e tentar continuar, caso receba a Ritalina...rs) um comparativo entre estas quatro distribuições mais populares.
OpenSuse 13.2 baseada na RedHat, Mint baseada no Debian (Ubuntu por respositorios), Debian 7.2 e Fedora

Todos foram instalados num AMD A6 de 4 núcleos, memória Ram de 8GB, placa de vídeo Nvidia 9700GT, Monitor LED 21", fonte CX500 em um HD de 320GB isolado de outros dois de 1TB com Windows e arquivos.

Post edited by Johnny on
«1345678

Comentários

• 196 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Primeiras impressões: Usuário de Desktop

Debian: Por padrão vem com Gnome 3 e já de cara com um abacaxi para resolver. Na taba de aplicativos onde aparece uma tela com os ícones, os textos dos mesmos (oque diz o que faz) ficam pela metade ou seja, a não ser que o usuário já conheça o Debian e seus ícones, fica difícil adivinhar o que faz, salvo algum específico. E para ajustar isso não é nada simples como todo Linux. Encontrei a solução neste link http://forums.debian.net/viewtopic.php?f=16&t=89705&sid=bd0fab77170ced2cb6c0ee020066b2ef

Ainda nem pensei em mudar pois alterar coisas do sistema, mesmo que aparentemente simples, sabem como é o Linux, a probabilidade de dar merda, é infinita.

OpenSuse: Como todo SuSe, vem com o KDE, e confesso que me surpreendeu desta vez pois aparentemente consertaram todos os principais bugs e ele está mais rápido que seu antecessor. O SuSe é bem enxuto e seu gerenciador de aplicativos muito funcional. Estou escrevendo no CHrome que instalei direto do site do Google. No Debian tive que apelar para a linha de comando pois estava dando um erro, mas foi cagada minha pois achei que estava com o SuSe e acabei baixando o RPM ao invés do DEB....

• POr falar no Chrome, não sei por que cargas d'agua a rolagem do Chrome no Liinux é estúpida (estúpida de rolar muito) e não sei onde alterar isso pois no about:tags não surtiu efeito...
  • CameronCameron Membro
    edited abril 2015 Vote Up0Vote Down
    O KDE realmente melhorou se comparado as versões anteriores, o Gnome eu nunca fui com a cara dele, ainda assim considero os dois ambientes gráficos com bloatware demais e desempenho de menos, não troco o Openbox por nada.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • CameronCameron Membro
    Só tentei usar o OpenSuse uma vez, foi a única distro que nada funcionou, sequer o vlc, mas o problema maior é meu notebook Samsung, tive bem menos problemas com o notebook antigo.

Estou usando Debian Whezzy faz tempo, 0 problemas, sólido como uma rocha.
  • Uma distro que eu gostei muito de usar, com o Openbox é claro, foi o Arch, mas o benefício do bleeding edge não superou a estabilidade para o meu uso, então optei pelo Debian mesmo.
  • JohnnyJohnny Membro
    Antigamente as distribuições eram compatíveis entre si. Quando se instalavam mais de uma distribuição, mesmo sendo de base diferentes (RPM, SL, DEB, etc) os instaladores e particionadores buscavam compartilhar informações como a área de Swap, o tipo de formatação (ext3/4) etc. Hoje as coisas são diferentes. Quem for instalar duas distros com base em conhecimento passado terá algumas surpresas. A primeira que tive foi um boot de mais de um minuto e meio no SuSe com uma mensagem (que li por sorte ao apertar Esc na tela de inicio) que é A start job is running for dev-disk-by\x2uuid-f782f311\<more numbers>.device [1min 30s]. Aparentemente é por causa de um corropmimento do Swap ou de redundância na fstab. Estou baixando o Gparted para tentar resolver isso conforme artigo em https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=a start job is running for dev-disk-by

Temos hoje diversos tipos de partição além das já conhecidas ext que são Btrfs, Xfs. Antigamente o particionador não criava por padrão as partições como primária, hoje ele cria todas com primarias ou seja, não sei bem como seria instalar mais de 4 distros visto que o particionador nãopermite criar mais que 4 partições primárias...
    Post edited by Johnny on
  • Nao deu certo. E para variar, os foruns com tag solved estão fechados sem solução. Amanhã é feriado e eu vejo isso, senão, toca novamente instalar tudo (TUDO) do zero, só que desta vez vou iniciar com um pendrive, excluir todas as partições e criar apenas duas e ver o que os inteligentíssimos particionadores e instaladores fazem.
  • Johnny disse: hoje ele cria todas com primarias ou seja, não sei bem como seria instalar mais de 4 distros visto que o particionador nãopermite criar mais que 4 partições primárias...
    Se o disco estiver em MBR e não em GPT isso não é possível independente do particionador usado, nada impede que você crie partições lógicas, nunca tive problemas com isso nas distros que testei.

• Se swap estiver causando problemas e caso não for usar máquinas virtuais pode deixar sem ele, principalmente se tiver mais que 2GB de RAM.
  • Cameron disse: Estou usando Debian Whezzy faz tempo, 0 problemas, sólido como uma rocha.

Sim, ambos estão se comportando muito bem. Mas o Deb tem um vicio crônico de não permitir acesso à partições não dele. E não permite chamar o Nautilus pelo terminal, mesmo com su. É necessário abrir o terminal root para isso. Daí sim, pode-se acessar as partições. Já o SuSe permite, só pede perissão de root ao clicar no disco em questão.
  • CameronCameron Membro
    Já tentou isso para "curar o vício" no Debian?

# sudo nano /etc/polkit-1/rules.d/10-enable-mount.rules

Agora use Ctrl + Shift + C para copiar e Ctrl + Shift + V para colar as linhas abaixo

polkit.addRule(function(action) {
    if (action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system") {
    return polkit.Result.YES;
    }
    });

Para salvar Ctrl O, para sair Ctrl +X.
  • JohnnyJohnny Membro
    Vou fazer isso após instalar tudo amanhã. SUa área é Ti/Redes, Cameron? Pergunto pela seu vasto conhecimento em termos de Linux...

POr falar em termos....poderia explanar para mim o que é bleeding edge?
    Post edited by Johnny on
  • Cameron disse: Se swap estiver causando problemas e caso não for usar máquinas virtuais pode deixar sem ele, principalmente se tiver mais que 2GB de RAM

Pois é...não resolveu deixar sem ou retirar. Sei lá o que o SuSe fez oumelhor, o que o Debian fez pois o SuSe estava ótimo antes de instalar o Deb.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Temos hoje diversos tipos de partição além das já conhecidas ext que são Btrfs, Xfs. Antigamente o particionador não criava por padrão as partições como primária, hoje ele cria todas com primarias ou seja, não sei bem como seria instalar mais de 4 distros visto que o particionador nãopermite criar mais que 4 partições primárias...
    O certo é criar uma primária e deixar o resto do HD como estendida, que poderá ser dividida em quantas partições se desejar, na hora ou mais tarde, à medida em que forem se tornando necessárias para se instalar novas distribuições.

Eu prefiro criar as partições manualmente e só depois instalar.
    Post edited by Fernando_Silva on
    Johnny disse: Sim, ambos estão se comportando muito bem. Mas o Deb tem um vicio crônico de não permitir acesso à partições não dele. E não permite chamar o Nautilus pelo terminal, mesmo com su. É necessário abrir o terminal root para isso. Daí sim, pode-se acessar as partições. Já o SuSe permite, só pede perissão de root ao clicar no disco em questão.
    Isto é um critério de segurança: quanto mais difícil, mas seguro. As distribuições mais antigas não pediam nada: já saíam dando acesso a todas as partições.
  • Fernando_Silva disse: O certo é criar uma primária e deixar o resto do HD como estendida, que poderá ser dividida em quantas partições se desejar, na hora ou mais tarde, à medida em que forem se tornando necessárias para se instalar novas distribuições.

Então...mas a primária conteria todas as outras, certo? O particionador não deveria fazer isso?
  • Fernando_Silva disse: Isto é um critério de segurança: quanto mais difícil, mas seguro. As distribuições mais antigas não pediam nada: já saíam dando acesso a todas as partições.

Mas já estaria de bom tamanho fazer como o SuSe faz, pede a senha de root e pronto.
  • CameronCameron Membro
    Johnny disse:1- Vou fazer isso após instalar tudo amanhã. SUa área é Ti/Redes, Cameron? Pergunto pela seu vasto conhecimento em termos de Linux...

2- POr falar em termos....poderia explanar para mim o que é bleeding edge?

1- Não, nem perto disso, sou só uma usuária curiosa.

2- Bleeding edge é o termo usado para se referir aos softwares recém criados ou em versões beta, eles tem a vantagem de oferecer o que tem de mais avançado ao custo de instabilidade, em extremos opostos temos Arch e Debian Whezzy, o primeiro prioriza os softwares saindo do forno o segundo a estabilidade.

• Cameron disse:
    1- Não, nem perto disso, sou só uma usuária curiosa.
    Curiosa e talentosa.
    Cameron disse: 2- Bleeding edge é o termo usado para se referir aos softwares recém criados ou em versões beta, eles tem a vantagem de oferecer o que tem de mais avançado ao custo de instabilidade, em extremos opostos temos Arch e Debian Whezzy, o primeiro prioriza os softwares saindo do forno o segundo a estabilidade.
    Obrigado, achei que havia antendido errado pois a definição toda só encontrei em ingreis...

Johnny disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    O certo é criar uma primária e deixar o resto do HD como estendida, que poderá ser dividida em quantas partições se desejar, na hora ou mais tarde, à medida em que forem se tornando necessárias para se instalar novas distribuições.

Então...mas a primária conteria todas as outras, certo? O particionador não deveria fazer isso?
    Você só precisa de uma primária, embora possa ter até 4. Eu costumo instalar o Windows na primária e o swap e as distribuições Linux em partições na estendida.

Não sei o que faz o particionador porque sempre particionei manualmente.
    Post edited by Fernando_Silva on
    Cameron disse: 2- Bleeding edge é o termo usado para se referir aos softwares recém criados ou em versões beta, eles tem a vantagem de oferecer o que tem de mais avançado ao custo de instabilidade, em extremos opostos temos Arch e Debian Whezzy, o primeiro prioriza os softwares saindo do forno o segundo a estabilidade.
    Ou o Fedora em relação ao Red Hat.
  • JohnnyJohnny Membro
    Bem....foi mais simples desta vez pois já havia instalado o Debian novamente por um problema com o login como segue:

Descrição do problema: Necessito acesso aos HDs NTFS que contém meus arquivos pessoais e usá-los no Linux (musicas, filmes, livros, etc) mas a única forma era entrar com terminal de root e abrir o Nautilis (ou Dolphin, nã me lembro agora pois estou com o Suse no momento).

Pesquisando encontrei um forum onde dizia o seguinte:
    Open "/etc/pam.d/gdm3" with vi
    Look for "auth required pam_succeed_if.so user != root quiet_success" , comment it out as below.
    #auth required pam_succeed_if.so user != root quiet_success
    (na verdade era para retirar a exclamação apenas, agora vi este...)

Feito isso, não logava mais nem como usuario nem como root. Entrando no modo terminal no login, aceitava normalmente, talvez por que o terminal não use a diretiva de PAM. Como não achei uma solução (até a Cameron passar a dica lá em cima) resolvi reinstalar o Debian. Como ele recriou as partições / e swap, o SuSe passou a dar o problema descrito aqui https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=a start job is running for dev-disk-by e que não resolveu também.

Para não ficar perdendo tempo, instalei o gparted no Debian, apaguei as partições SuSe e Swap e resintalei o SuSe (agora ha pouco, as 19:00), mas desta vez ela identificou corretamente as partições e deixou uma swap decente (antes tinha deixado com 12GB e agora com 2GB)

Agora vou dar um tempo e depois verificar como fazer backup destas configurações para não dar merda novamente. Pretendo salvar a de um no outro e vice-versa...

Em tempo: Na primeira instalação eu havia baixado e instalado o KDE e neta última deixeo o Gnome por padrão (que tem o problema de nomes truncados nos ícones)

Post edited by Johnny on
  • Adobe flash-player: Por incrível que pareça, o flash funciona perfeitamente no FIrefoz que vem no SuSe, inclusive atualizado.
  • JohnnyJohnny Membro
    Instalação de programas fora dos repositorios:

OpenSuSe: Após baixar o programa em RPM, o SuSe já identifica que é um pacote e já diz as dependencias necessárias. Instala tudo, rapido e limpo. Foram baixados e instalados o TeamViewer e o Skype.

Debian Gnome:Em edição
    Post edited by Johnny on
  • Eu tentei usar o flash no Suse, não funcionou, VMware, não funcionou, vlc, não funcionou, deve ter dado um bug muito sério durante a instalação, nem no Buguntu eu tive tantos problemas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.