Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

OpenSuse, Debian. Fedora e Mint: Quatro Linux, visões diferentes

123468

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Fernando_Silva disse: Informação inútil:

- Gentoo: um tipo de pinguim
    - Fedora: um tipo de chapéu (aquele do Indiana Jones)

Não entendi o "inútil"
    Minha vida não mudou muito depois que descobri isso.
  • Fernando_Silva disse: Minha vida não mudou muito depois que descobri isso
    Não mudou muito ou não mudou? Se sau vida era x^1000 e mudou para x^1000 + 1, então mudou.... :)
  • Debian pacotes quebrado, instalação confusa e ...bem...

root@debian:/home/luiz# apt-get upgrade
    Lendo listas de pacotes... Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado... Pronto
    0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
    1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
    Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
    Você quer continuar [S/n]? s
    Configurando warsaw (1.3.0) ...
    update-rc.d: using dependency based boot sequencing
    /usr/local/lib/warsaw /
    /var/lib/dpkg/info/warsaw.postinst: line 85: enable: cannot open shared object ./wslbmid.so: /lib/x86_64-linux-gnu/libc.so.6: version `GLIBC_2.14' not found (required by ./wslbmid.so)
    dpkg: erro ao processar warsaw (--configure):
    o subprocesso script post-installation instalado foi morto pelo sinal (Falha de segmentação)
    Erros foram encontrados durante o processamento de:
    warsaw
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
    root@debian:/home/luiz# apt-get -f install
    Lendo listas de pacotes... Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado... Pronto
    Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
    aisleriot argyll browser-plugin-gnash cheese file-roller gdebi gedit
    gedit-common gedit-plugins gir1.2-gdata-0.0 gir1.2-gnomekeyring-1.0
    gir1.2-goa-1.0 gir1.2-gtop-2.0 gir1.2-gucharmap-2.90
    gir1.2-javascriptcoregtk-3.0 gir1.2-rb-3.0 gir1.2-tracker-0.14
    gir1.2-webkit-3.0 glchess glines gnash gnash-common gnect gnibbles gnobots2
    gnome-color-manager gnome-documents gnome-games gnome-games-data
    gnome-games-extra-data gnome-nettool gnome-shell-extensions gnome-sudoku
    gnome-tweak-tool gnome-video-effects gnomine gnotravex gnotski gnuchess
    gnuchess-book grilo-plugins-0.1 gtali guile-2.0-libs hamster-applet iagno
    inkscape iputils-tracepath libblas3gf libboost-thread1.49.0 libdee-1.0-4
    libdmapsharing-3.0-2 libgexiv2-1 libgrilo-0.1-0 libgtkmm-2.4-1c2a
    libgupnp-av-1.0-2 libgupnp-dlna-1.0-2 libicc2 libimdi0 liblinear-tools
    liblinear1 libminiupnpc5 libnatpmp1 libraw5 librhythmbox-core6
    libsofia-sip-ua-glib3 libsofia-sip-ua0 libsvm-tools libwnck-common libwnck22
    lightsoff mahjongg minissdpd nmap perlmagick python-gconf python-gnome2
    python-mako python-markupsafe python-pyorbit python-wnck python-zeitgeist
    quadrapassel rhythmbox rhythmbox-data rhythmbox-plugin-cdrecorder
    rhythmbox-plugins rygel rygel-playbin rygel-preferences rygel-tracker
    seahorse shotwell shotwell-common simple-scan sound-juicer swell-foop
    telepathy-rakia transmission-common transmission-gtk xdg-user-dirs-gtk
    zeitgeist-core
    Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
    0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
    1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
    Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
    Configurando warsaw (1.3.0) ...
    update-rc.d: using dependency based boot sequencing
    /usr/local/lib/warsaw /
    /var/lib/dpkg/info/warsaw.postinst: line 85: enable: cannot open shared object ./wslbmid.so: /lib/x86_64-linux-gnu/libc.so.6: version `GLIBC_2.14' not found (required by ./wslbmid.so)
    dpkg: erro ao processar warsaw (--configure):
    o subprocesso script post-installation instalado foi morto pelo sinal (Falha de segmentação)
    Erros foram encontrados durante o processamento de:
    warsaw
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
    root@debian:/home/luiz#

Não consigo instalar um simples navegador CHrome (atualização recomendada)
    openoffice então...

Acho que vou fechar o relatório do Debian e começar a usar outra distro
    edited maio 2015 Vote Up0Vote Down
    O comando

sudo apt-get -f install

costuma consertar as dependências quebradas.

O Skype dá esse problema: termina de instalar e avisa que há dependências, daí uso o comando acima e elas são instaladas.

Outra opção é usar a opção "Consertar pacotes quebrados" no menu do Synaptic.

Se o problema é a GLIBC_2.14, tente instalá-la pelo Synaptic.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: O comando

sudo apt-get -f install

costuma consertar as dependências quebradas.

Já fiz isso e mais um monte de "sugestões". Acho que esta distro está bugada OU não admite correções com o KDE instalado. Com não estou a fim de remover o KDE e as análises baseadas no Deb eram para verificar mesmo, vou para outra e relatar o ocorrido.

Tomara que a próxima não dê isso.

Em tempo: O problema passou a ocorrer após uma tentativa de remover o libreoffice que está totalmente desatualizado nesta distro (1.x !!!) sendo que o Suse já vem com o 3.x e a versão atual está em 4.x.

Tentei taqmbém fazer isso no ambiente gnome sem sucesso. apt-get remove, update, upgrade e etc, etc...
  • Resolvido o problema da instalação do libreoffice por aqui http://www.vivaolinux.com.br/topico/Debian/Inatalar-o-Libre-Office-42x-no-Debian-Wheezy

Mas no final ainda aparece a mensagem : "Erros foram encontrados durante o processamento de: warsaw
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)"

Procurando o que pode ser esta merdinha...
  • Tentei a primeira opção deste cara aqui: http://www.diolinux.com.br/2012/11/3-maneira-de-reparar-pacotes-quebrados.html

E removi um ppa do Bug-Untu que haviam passado com sendo bom (afinal, o que do Bug-Untu seria ruim?). Agora preciso fazer alguns testes mas estou com preguiça e tenho que montar uma planilha grande pra cacete...
    Johnny disse: Mas no final ainda aparece a mensagem : "Erros foram encontrados durante o processamento de: warsaw
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)"

Procurando o que pode ser esta merdinha...
    Parece que é um módulo de segurança para acesso a bancos:
    O plugin de segurança que os bancos usam está causando problemas de acesso a alguns sites

O Warsaw é um plugin desenvolvido pela GAS Tecnologia, empresa do grupo Diebold, para “prover confiabilidade em transações eletrônicas”. Segundo a companhia, sua tecnologia é usada por Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e outras instituições bancárias. No Windows, o Warsaw funciona como serviço e inicia durante o boot.

A falha foi divulgada pelo NIC.br, entidade que administra o registro de domínios e distribuição de números IP no Brasil. O problema não afeta um número muito grande de pessoas porque ocorre apenas em conexões com IPv6 ativado. No Brasil, segundo a Cisco, apenas 1,3% dos usuários possuem acesso IPv6. A partir de junho, a expectativa é que todas as operadoras ofereçam a nova versão do IP nos grandes centros.

https://tecnoblog.net/176402/plugin-bancos-warsaw-ipv6-bloqueio/

Ele trava o Windows também, em alguns casos:
    http://www.lofrano.com.br/649/diebold-warsaw-gas-tecnologia.htm
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Hmmmmm.... deve ser o plugin que eu não consegui usar pois dizia que estava instalando e não instalava. Boa Fernandão...vou ver se consigo remover esta ...merdinha...
  • JohnnyJohnny Membro
    Debian: Considerações finais

Prós
    - O sistema realmente é robusto e possui muitas opções de configurações
    - A interface KDe funciona muito bem e, apesar de ser um pouco mais pesada de carregar em relação ao Gnome3, não possui os inconvenientes da mesma (texto dos ícones truncados)
    -Reconhece praticamente todos os hardware nos quais eu o submeti.

Contras:
    - Não é um sistema para usuários leigos e com pouca experiência em Linux
    - Algumas coisas são impossíveis ou muito complexas para se proceder, como o acesso à bancos que necessita de Java da Sun e não é fornecido nos repositórios, o que dificulta a vida do usuário pois o que é fornecido na página do desenvolvedor em em format tar.gz (vide https://www.java.com/pt_BR/download/help/linux_x64_install.xml) e mesmo uma simples instalação (atualização) do libreoffice ou pior, manter o relógio ajustado para o horário da BIOS, se torna complexa.
    - Se for oferecido para um Desktop, deverá ser por alguma empresa especializada que pense no usuário final ou seja, desenvolva scripts de atualização para os aplicativos não livres.
    - A comunidade está totalmente perdida em relação à apoio pois, com tanta diversificação de problemas, fica quase impossível encontrar uma solução sem pesquisar por horas a fio.

Enfim, o Linux pode até ter acompanhado a evolução de hardware mas ainda peca pela má gestão voltada ao usuário final como implementação de instaladores ou facilidade de acesso de aplicativos não livres, o que dificulta sua disseminação.
    Post edited by Johnny on
  • JohnnyJohnny Membro
    OpenSuSe: Considerações finais

Prós:
    - SIstema robusto e nos testes não apresentou travamentos ou bugs perceptíveis
    - INterface KDE4 bem traduzida
    - Vem com a maioria dos programas que um usuário de desktop necessita

Contras:
    - O Libreoffice não vem em português por padrão.
    - O navegador padrão é o Firefox e também não vem em português por padrão
    - Os reprodutores de video não vem com os codecs proprietarios por padrão
    - Alguns programas mesmo sendo open source não são disponibilizados nos repositórios
    - Programas como Chrome e SMplayer não são disponibilizados em RPM o que dificulta a instalação pelo usuário
    - Nos itens acima é necessário a intervenção manual do usuário e se este for um leigo, terá dificuldades para solucionar o problema se não tiver um conhecimento prévio do que está acontecendo e do que necessita.

Enfim, o sistema apesar de ter uma interface amigável, mantém os cacoetes padrões de Linux como a não padronização na instalação de programas com distros diferentes (poderiam criar um sistema de pacotes universal e cada distro teria o seu "conversor de pacote").

E como o Debian, para ser um sistema para o usuário final e leigo, deve ser implementado de fábrica com todos os aplicativos que um usuário MS WIndows utilizaria no dia a dia.

Post edited by Johnny on
  • JohnnyJohnny Membro
    Linux Mint: Considerações finais

Prós:
    - SIstema robusto e nos testes não apresentou travamentos ou bugs
    - Interface Cinamon bem traduzida e levíssima
    - Os menus são intuitivos e bem distribuidos
    - Vem com a maioria dos programas que um usuário de desktop necessita
    - É muito fácil instalar e encontrar aplicativos pelo sistema mintInstall. Fiquei impressionado.
    - Todos or aplicativos instalados que possuem versão traduzida, já vem por padrão
    - Instalar aplicativos como Chrome em Deb é baixar, clicar duas vezes e o sistema já entende como um instalar. Muito bom.
    - O VLC já vem com todos os codecs e não tive problema para reproduzir filmes e seriados.
    - Enquanto assistia um eriado com legendas, esta estava sem cincronia. Não queria dar boot pelo WIndows e resolvi dar uma pesquisada e acabei encontrando um aplicativo similar ao Subtitle Workshop, um tal de Gaupol que nunca tinha ouvido falar. Trabalhou bem. Ponto pro Mint.

*Novo*
    - Plugin de banco: Com vem no formato Deb ele instala normalmente, mas só funciona no Chrome. MEsmo assim, é ponto pra Hortelã....

Contras: Em edição
    Post edited by Johnny on
  • Sério que não teve bugs com o Mint? Foi a primeira distro que usei e gostava da interface mas ela e todas as outras derivadas do Ubuntu começaram a bugar infinitamente, até que eu desisti e migrei para o Debian.
    Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: Sério que não teve bugs com o Mint? Foi a primeira distro que usei e gostava da interface mas ela e todas as outras derivadas do Ubuntu começaram a bugar infinitamente, até que eu desisti e migrei para o Debian.
    ISso em qual versão Cameron?
  • Johnny disse: ISso em qual versão Cameron?
    Na 14.04 e 14.10.

• Nossa...faz tempo então. Acho que vale a pena tentar a atual 17, fora que tem o seu gerenciador predileto...
  • AO vistar a página do Java pelo FIrefox (sim, sou teimoso...) foi verificado que algumas permissões ainda não haviam sido dadas. Seguindo o passo a passo do aplicativo da própia SUn de detectar o Java, o mesmo foi habilitado e está funcionando no banco. Mais um ponto pro Mint.
  • CameronCameron Membro
    Johnny disse: Nossa...faz tempo então. Acho que vale a pena tentar a atual 17.
    Estou testando a versão 17.1 Cinnamon amd64, os costumazes bugs que apareciam logo após a instalação não ocorreram, por enquanto pelo menos, um bug muito comum que acontecia com várias distros aonde a tela ficava piscando quando o brilho não estava em 100% também não ocorreu, mas ainda acho que o sistema sofre com bloatwares, sobretudo depois que me acostumei com o Openbox...

Post edited by Cameron on
  • CameronCameron Membro
    Tem algo que eu gostei bastante, no menu de aplicativos clicando com o direito do mouse em um ícone aparece a opção de desinstalar, pede a senha e pronto, criar um atalho apontando o mouse em um canto da tela também é bacana.

Facilitar as coisas para os usuários, todas as distros deveriam ter isso em mente.
    Post edited by Cameron on
  • VMware instalou sem problemas, com o Lubuntu que usa o kernel 3.19 eu não conseguia instalar.
  • Viu? Nada como um usuário exigente com eu para testar distros para usuários finais. Não é à toa que o Mint está sempre no topo da Distrowatch e até agora, para todas as pessoas que me perguntavam sobre alguma dificuldade do Ubuntu e eu indiquei o Mint, estão muito satisfeitas.
  • O problema maior é esse tempo de boot, 46s, para quem está acostumada com o Windows iniciando em menos de 15s parece uma eternidade...
  • Cameron disse: O problema maior é esse tempo de boot, 46s, para quem está acostumada com o Windows iniciando em menos de 15s parece uma eternidade...
    Ah Cameron....já discutimos isso aqui. Minha TV/monitor demora mais para aparecer a imagem do que o boot do mint. E esperar 30 segundos a mais, realmente não acho algo a ser considerado para um usuário comum. Acho que no meu caso, o único equipamento que eu exijo que tenha "boot" imediato é a minha Nikon, aliás, imprescindível!
  • JohnnyJohnny Membro
    Rolagem muito rápida do scroll com mouse sem fio: Basta desconectar o nanoreceptor USB com o Linux funcionando e conetar em outra porta e já estará resolvido. Se quiser pode voltar para porta que estava.

Retirado de http://www.vivaolinux.com.br/dica/Mouse-Wireless-Microsoft-com-o-Scroll-muito-rapido-no-Ubuntu-Resolvido
    Post edited by Johnny on
  • Horários diferentes no Linux e WIndows quando em dual boot. É mais fácil ajustar no Windows.

Siga os passos abaixo:
    1) Dê dois cliques sobre o relógio do Windows para abrir as Propriedades de Data e hora;
    2) Na janela, selecione a aba Horário na Internet;
    3) Marque a opção Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet;
    4) Cole no campo Servidor o endereço abaixo:
    200.20.186.75
    5) Clique no botão Atualizar agora;
    6) Clique no botão OK;
    Pronto: o relógio do Windows já está sendo sincronizado pelo Observatório Nacional. A dica é do site WinAjuda (www.winajuda.com).

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI1240215-EI15607,00-Acerte+o+relogio+do+Windows+pela+hora+legal+brasileira.html
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.