Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

OpenSuse, Debian. Fedora e Mint: Quatro Linux, visões diferentes

123578

Comentários

• Resolvido. Resolvi verificar quais referências de HD eram feitas do grub2 do OpenSuse. No menulist do Fedora estava lá hd0, msdos6 e algumas referências à sda6. Entrei com o OpenSuSe no grub.conf do SuSe, alterei na lista do Fedora os hd0 para hd2 (pois pela logica agora o hd0 seria o do W8, o hd1 o segundo HD de iT e o terceiro, hd2 portanto, seria o de 320GB. Alterei também as referências sda6 para sdc6 e voilá...

Agora quero entender se o que manda é a mudança nos hds (hd0, hd1...) ou a que fiz em sda6/sdc6.

To feliz pacaraiu
  • E claro, escrevendo pelo Firefox do Fedora...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited abril 2015 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Putz...no etc real não tem isso....e para editar algo com este dracut só com o maldito vi...
    Em vez do vi, use o pico ou o nano. Se não vier com a distribuição, deve estar disponível para instalar.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Em vez do vi, use o pico ou o nano. Se não vier com a distribuição, deve estar disponível para instalar.

Tinha sim, mas tinha escolhido o joe (apesar de preferir o emacs). Agora preciso (de necessitar, querer gozar com) saber como funciona este pseudo boot que pelo que entendi, o dracut aponta para uma imagem que só depois vai para o boot de root.

• Fedora: também vem por padrão com o Gnome 3 bichado MAS com a opção de Gnome Classic assim com no Debian. O Bug Report é um lixo pois tem-se as opções de avançado e fechar. Coisa de retardado
  • A partir de agora sim posso começar a avaliação dos quatro sistemas sem entrar no mérito de configurações avançadas.
  • Fedora: esqueci de instalar um gerenciador de janelas antes de remover o Gnome 3 (achei que era independente do Gnome Classic) e o sistema ficou inutilizável. Foi instalado novemante mas o grub2 do Fedora só implementa os 4 primeiros sistemas e ignora os restantes. Nisso, fiquei sem o SuSe. Estou levando um resumo do grub2 para tentar voltar o SuSe.
  • Grub 2: Definitivamente o Linux caminha cada vez mais para que somente usuários de Linux com MUITA experiência atuem no sistema. A tendência é que apenas uma distribuição seja instalada no computador com a menor intervenção possível do usuário. Cada distribuição agora possui um sistema de inicialização diferenciado que dificulta ou até mesmo torne impossível que se repare por exemplo uma inicialização em multiboot. Um sistema não é compatível com o outro pois duas distribuições aparentemente baseadas na mesma distribuição base (Ubuntu, Mint, Debian...) podem usar grub ou grub2. Para piorar as coisas, como o próprio Fernando colocou, as permissões agora são bloqueadas de forma que nem mesmo entrando em terminal como root se possa por exemplo editar ou copiar um grub.conf. E não para por aí. Cada distribuição agora usa um sistema de arquivos diferente como Reiser, HPFS, JFS, XFS, ext4 e nenhuma é compatível uma com outra.

Enfim, para poder continuar ao comparação tive que novamente reinstalar o SuSe sem os HDs titulares pois limitaram em absoluto a quantidade de sistemas na inicialização. Bons tempos do LiLo....

A partir de agora farei o que disse que faria, uma imagem do HD inteiro para não ter mais todo este trabalho de reinstalar um sistema por qualquer coisa.

Sò depois continuarei com a comparação.
  • JohnnyJohnny Membro
    edited maio 2015 Vote Up0Vote Down
    Análises: A partir de agora vou comparar na visão de um leigo, as quatro distribuições mais conhecidas (até o momento) Estou presumindo que o sistema veio configurado de fábrica para a melhor experiência do usuário final, com todos os pacotes não open source (como flashplayer por exemplo) e caso haja necessidade de instalar algum aplicativo que necessite de codecs adicionais como reprodutores de video para mp4, mkv, quicktime e etc, poderá ser feito pelos repositórios oficiais ou pelo sistema de baixar via ftp/http. A comparação será feita para cada distribuição independente ou seja, o usuário comprou um PC que veio com a distribuição X e não tem intensão de adicionar outra distribuição ou trabalhar com multiplos sistemas. Caso seja possível também será verificado a criação de mais de um usuário com as ferramentas disponíveis.
    Também serão utilizados da lista que segue e em primeira instância os aplicativos padrão da distribuição e caso não tenha da lista, será procurado nos respositórios pela ferramenta de adição de aplicativo e via ftp/http caso não seja encontrado pelo instalador de programas padrão da distribuição.

Serão feitas análises de aplcativos mais utilizados para o usuário final como segue:
    1- Gravador de midia DVD
    2- Funcionamento do plug and play (insersão e remoção de dispositivos USB)
    3- Identificação de hardware externo (câmera, microfone, impressora, etc)
    4- Navegador
    5- Plugins de bancos
    6- Conversores de video (por exemplo, de mkv para mp4)
    7- Conversores de audio (ex: mp3 para ogg)
    8- Suite de escritório (editor de texto, plainlha, apresentação)
    9- Desenho vetorial (tipo Corel Draw, sem se preocupar com compatibilidade, apenas uso pessoal)
    10- Editor de imagens e fotos

Post edited by Johnny on
    Johnny disse: Grub 2: Definitivamente o Linux caminha cada vez mais para que somente usuários de Linux com MUITA experiência atuem no sistema. A tendência é que apenas uma distribuição seja instalada no computador com a menor intervenção possível do usuário. Cada distribuição agora possui um sistema de inicialização diferenciado que dificulta ou até mesmo torne impossível que se repare por exemplo uma inicialização em multiboot.
    O Biglinux 12.04 tem um aplicativo que permite editar o Grub sem apelar para linha de comando.
    Não verifiquei se foi desenvolvido especialmente por eles ou se está disponível nos repertórios das outras distribuições.
  • Fernando_Silva disse: O Biglinux 12.04 tem um aplicativo que permite editar o Grub sem apelar para linha de comando.
    Não verifiquei se foi desenvolvido especialmente por eles ou se está disponível nos repertórios das outras distribuições.
    Editar você diz alterar ou possui menus dedicados no meio daquela confusão em linguagem C?
  • Lamentável. Após uma atualização solicitada pelo Debian, não consegui mais dar boot. Tentei todas as live para tentar verificar o que era, baixei e imprimi um tuto do grub, grub2 e grub2 efi e nada. Não vou instalar tudo de novo nem fodendo. Como o hardware já foi testado e funcionou em todos, agora sim posso partir para a virtualização. Definitivamente os Linux de hoje são para experts em Linux, principalmente no caso de pane. Agora, imaginem um usuário comum que compra um PC ou note com Linux e dá um pau. Quem vai dar suporte par ele?
  • Em tempo: tenho certeza que não é problema do sistema em si mas sim ter a ver com as partições ou com multiboot pois já havia testado o Debian todo atualizado e não deu problema algum
    Johnny disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    O Biglinux 12.04 tem um aplicativo que permite editar o Grub sem apelar para linha de comando.
    Editar você diz alterar ou possui menus dedicados no meio daquela confusão em linguagem C?
    Menus dedicados num aplicativo para interface gráfica.
    Dá para usar como Live CD.
    Johnny disse: Em tempo: tenho certeza que não é problema do sistema em si mas sim ter a ver com as partições ou com multiboot pois já havia testado o Debian todo atualizado e não deu problema algum
    Acontece que ninguém faz estas coisas com o Windows. Instala só ele (ou já vem instalado) e não mexe mais.
    É provável que surjam problemas como este se forem instaladas várias versões do Windows em multiboot.
  • Fernando_Silva disse: Acontece que ninguém faz estas coisas com o Windows. Instala só ele (ou já vem instalado) e não mexe mais.
    É provável que surjam problemas como este se forem instaladas várias versões do Windows em multiboot.
    Se existe eu desconheço, tanto que o W8.1 foi instalado em separado do W7 e agora o W10...

Mas é ´tudo o mesmo sistema ou seja, não é Windows RedHat com Windows Debian, não sei se me fiz entender...
  • CameronCameron Membro
    Johnny disse: Em tempo: tenho certeza que não é problema do sistema em si mas sim ter a ver com as partições ou com multiboot pois já havia testado o Debian todo atualizado e não deu problema algum
    Debian foi o único sistema que nunca tive problema algum com atualizações de pacotes.

Mint, Ubuntu, Arch, Windows 7 e 8 já tive que formatar ou quebrar a cabeça depois de atualizações desastrosas (Windows eu nem atualizo mais), as outras não usei por tempo suficiente para dizer.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Agora sim, iniciando ai nstalação via Virtualbox. Primeiro o Fedora 21
  • BEm, instalados Fedora e SuSe nas VMs. Faltam os outros dois para comparar.
  • Bem...não sei se é problema do virtuabox, mas todas as maquinas virtuais desapareceram... Como estava na partição com o novo W10, vai saber se é algum tipo de segurança do mesmo. Sendo assim resolvi instalar o Debian, criar aquinas virtuais por ele e testar os sistemas desta forma, a não ser que Lady Murph apareça novamente.
  • Voltando aos nossos Linux:

Primeiro desafio: Fazer com que o plugin de um banco funcione. Detalhe: Os bancos já avisam que, os plugins só são feitos para dois navegadores que são IE e Firefox. Bem, no Debian e com o Iceweasel definitivamente não funciona. PRa falar a verdade nem completa a instalação. Tentarei verificar se é necessário instalar o Firefox original, se é que isso seja possível.

Johnny disse: Voltando aos nossos Linux:

Primeiro desafio: Fazer com que o plugin de um banco funcione. Detalhe: Os bancos já avisam que, os plugins só são feitos para dois navegadores que são IE e Firefox. Bem, no Debian e com o Iceweasel definitivamente não funciona. PRa falar a verdade nem completa a instalação. Tentarei verificar se é necessário instalar o Firefox original, se é que isso seja possível.
    O Chrome não aceita o plugin do Java no Linux, só o Firefox e, mesmo assim, só até a versão 20.
    Uso o Chrome para tudo, por causa do Flashplayer, e o Firefox para acessar o banco.

Sim, é possível instalar qualquer versão do Firefox em paralelo com outras. Mantenho todas no home e, quando mudo de máquina ou de distribuição, copio os diretórios firefox e .mozilla de um home para outro.

Nota 1: tive que desativar a atualização automática para que o Firefox permaneça na versão antiga.
    Em about: config
    Deixar em branco a configuração dos campos de
    app.update.url prefs

Nota 2: o site da Mozilla tem todas as versões antigas:
    https://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/
    Post edited by Fernando_Silva on
    Informação inútil:

- Gentoo: um tipo de pinguim
    - Fedora: um tipo de chapéu (aquele do Indiana Jones)
  • Fernando_Silva disse: Informação inútil:

- Gentoo: um tipo de pinguim
    - Fedora: um tipo de chapéu (aquele do Indiana Jones)

Não entendi o "inútil"
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.