Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

OpenSuse, Debian. Fedora e Mint: Quatro Linux, visões diferentes

123457

Comentários

• Johnny disse: Cameron disse: O problema maior é esse tempo de boot, 46s, para quem está acostumada com o Windows iniciando em menos de 15s parece uma eternidade...

Ah Cameron....já discutimos isso aqui. Minha TV/monitor demora mais para aparecer a imagem do que o boot do mint. E esperar 30 segundos a mais, realmente não acho algo a ser considerado para um usuário comum. Acho que no meu caso, o único equipamento que eu exijo que tenha "boot" imediato é a minha Nikon, aliás, imprescindível!

Mas concordo que parece mesmo uma eternidade....

...mas depois me lembro quando eu usava o W98....
  • Amarok para WIndows....e ninguém me avisa meu!
  • Johnny disse: Mas concordo que parece mesmo uma eternidade....
    Consegui reduzir o tempo para 34s, longe do Windows mas menos que uma eternidade...

Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: Consegui reduzir o tempo para 34s, longe do Windows mas menos que uma eternidade...

Ensina aí.... O negocio no horário não deu certo não...o Linux cintinua alterando o fuso...
  • CameronCameron Membro
    edited maio 2015 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Ensina aí....
    No terminal digite: sudo dpkg-reconfigure dash e confirme a opção.

Nas configurações do sistema vá em preferência dos aplicativos de sessão e demarque o que não usa, e sem dúvida demarque o mint Welcome, é aquela tela de apresentação, você demarca ela da primeira vez que aparece mas o processo continua ativo mesmo que ela não apareça mais.

Post edited by Cameron on
  • Beleza...sabe pra que serve o mintupload? Só tinha 4 coisas neste perfil
  • O meu ainda está demorando 45 seg, mas não tenho problemas com isso, mesmo por que eu desativei o bott rápido do Windows e agora estão quase equivalentes...diferença digamos de uns 10 segundos.
  • Johnny disse: Beleza...sabe pra que serve o mintupload? Só tinha 4 coisas neste perfil
    Não, por isso desativei ele também, mas testando o item mais relevante dessa lista é o mintWelcome e o psensor caso tenha instalado.

• psensor??? Uai... Será que seu hardware tem coisa diferente do meu (dããã...)
  • Johnny disse: psensor??? Uai... Será que seu hardware tem coisa diferente do meu (dããã...)
    Não, eu instalei e ele se configura sozinho para iniciar junto com o sistema piorando o tempo de boot, por isso o desinstalei, o hddtemp vem por padrão no Mint e não cria serviços na inicialização.

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse:
    Ensina aí.... O negocio no horário não deu certo não...o Linux cintinua alterando o fuso...

Da minha coleção de dicas:
    Veja em: /etc/default/rcS

TMPTIME=0
    SULOGIN=no
    DELAYLOGIN=no
    UTC=no
    VERBOSE=no
    FSCKFIX=no

O UTC tem que ficar em "no", se estiver "yes", coloque e faça um teste.
  • Fernando_Silva disse: TMPTIME=0
    SULOGIN=no
    DELAYLOGIN=no
    UTC=no
    VERBOSE=no
    FSCKFIX=no
    Já vem nesses parâmetros, nem precisa fazer nada.

• CameronCameron Membro
    edited maio 2015 Vote Up0Vote Down
    Não ajuda na inicialização mas no carregamento dos aplicativos:

No terminal digite: sudo apt-get install prelink

Edit como root o texto em etc/default/prelink mudando PRELINKING=unknown para PRELINKING=yes

Depois digite no terminal: sudo /etc/cron.daily/prelink

É normal demorar um pouco a execução do comando, desnecessário dizer que só é relevante em HDD's, se tiver um SSD nem precisa.
  • Vou tentar todos.
  • Cameron disse: Já vem nesses parâmetros, nem precisa fazer nada.
    O meu está diferente disso e o UTC estava como yes.
    Cameron disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    TMPTIME=0
    SULOGIN=no
    DELAYLOGIN=no
    UTC=no
    VERBOSE=no
    FSCKFIX=no
    Já vem nesses parâmetros, nem precisa fazer nada.
    Nem sempre. Daí eu pesquisei e encontrei mais gente com o mesmo problema e esta solução.
  • Fernando_Silva disse: Nem sempre. Daí eu pesquisei e encontrei mais gente com o mesmo problema e esta solução.

Verdade, apesar de eu ter configurado no modo gráfico, estava errado no etc. Parece que agora resolveu. Valeu Fernanão!
  • VLC no Mint: Funciona muit bem e tem uma ferramenta que eu desconhecia. ELe pode adiantar ou atrasar as legendas em relação ao video, além de alterar o FPS da mesma. Ponto pro VLC (Linux Mint)
  • Johnny disse: VLC no Mint: Funciona muit bem e tem uma ferramenta que eu desconhecia. ELe pode adiantar ou atrasar as legendas em relação ao video, além de alterar o FPS da mesma. Ponto pro VLC (Linux Mint)
    A combinação ureahead + preload + prelink está fazendo bonito, o boot é lerdo mas depois disso todos os aplicativos abrem quase instantaneamente sem SSD, nada mal.

edited junho 2015 Vote Up0Vote Down
    Cameron disse: A combinação ureahead + preload + prelink está fazendo bonito, o boot é lerdo mas depois disso todos os aplicativos abrem quase instantaneamente sem SSD, nada mal.
    Acho que isto funciona porque os aplicativos são carregados na memória antecipadamente.
    É o mesmo que abrir um programa, fechar e abrir de novo logo em seguida. Da primeira vez, demora. Da segunda, é rápido.
    Funciona para um aplicativo, mas pode dar problemas se forem vários enchendo a memória e ela for pequena.

Já comparou antes e depois com o comando "free"?
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: mas pode dar problemas se forem vários enchendo a memória e ela for pequena.
    Memória tenho de sobra, o consumo nunca passa de 2GB e eu tenho 4GB.

• Cameron disse: Memória tenho de sobra, o consumo nunca passa de 2GB e eu tenho 4GB
    Imagine eu com 8 .... Só se tiver merda mesmo.
  • CameronCameron Membro
    edited junho 2015 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Acho que isto funciona porque os aplicativos são carregados na memória antecipadamente.
    É o mesmo que abrir um programa, fechar e abrir de novo logo em seguida. Da primeira vez, demora. Da segunda, é rápido.
    Funciona para um aplicativo, mas pode dar problemas se forem vários enchendo a memória e ela for pequena.
    No Debian estou usando o e4rat ao invés do ureahead, o navegador abre tão rápido que ganha na corrida do wireless, o e4rat é mais complicado para configurar mas os resultados são melhores.

• Trocada placa de video Nvidia pela AGPU do A6 e o Mint entrou sem problemas. Estou para finalizar a análise dos Linux
    Johnny disse: AO vistar a página do Java pelo FIrefox (sim, sou teimoso...) foi verificado que algumas permissões ainda não haviam sido dadas. Seguindo o passo a passo do aplicativo da própia SUn de detectar o Java, o mesmo foi habilitado e está funcionando no banco. Mais um ponto pro Mint.
    Analisei o que o Mint faz e descobri que, nas versões do Firefox acima da 20, é preciso se ter tanto o IcedTea plugin quanto o plugin do jdk.

Fiz isto na minha instalação e agora o Java está funcionando no Firefox 38.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.