Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

OpenSuse, Debian. Fedora e Mint: Quatro Linux, visões diferentes

245678

Comentários

• JohnnyJohnny Membro
    edited abril 2015 Vote Up0Vote Down
    Cameron disse: Eu tentei usar o flash no Suse, não funcionou, VMware, não funcionou, vlc, não funcionou, deve ter dado um bug muito sério durante a instalação, nem no Buguntu eu tive tantos problemas.
    Pode ser, só mesmo uma análise fria pra saber. Como a idéia aqui é apenas comparar dois Linux puro sangue diferentes, estou evitando ao máximo escrever sobre algum problema genérico de hardware, o que na verdade já ocorreu pois não encontro driver para minha CL Eye, o que não é um problema sério pois a CL Eye é uma câmera para Play Station e não há obrigatriedade de suporte a PC.

VLC: Não vou com a cara deste programa desde que começou a bugar no WIndows. O MPC HD reina absoluto e estou procurando uma alternativa para Linux, mas estou no inicio da busca pois a prioridade agora é fazer com que os Linux tenham acesso às partições de documentos sem precisar ficar autenticando, afinal, é um porre querer ouvir musica no Amarok e ter que autenticar toda vez.

O cômico disso é que o MPC HD é opensource e NÂO TEM O Linux suportado.
    Post edited by Johnny on
  • Debian e o Gnome 3: Como já foi dito, o Debian vem como padrão do sistema em seu login o Gnome 3 que por sua vez possui um bug que é o texto de ícone ficar truncado (que até agora não consideram um bug mas isso não é novidade em Linux....). Poderiam dizer que isso ocorre no Windows e sim, realmente ocorre, com uma ressalva: No WIndows, ao posicionar o mouse sobre o ícone em questão, o texto do mesmo é mostrado em sua totalidade.

Não queria ter que instalar um outro gerenciador de janelas pois o objetivo é analisar as funcionalidades do sistema "like as built". Não havia reparado que existe na opção de login, uma caixa de rolagem com Gnome Classic. Entrei por ele e tudo bem, o velho Gnome com sua lista lateral. Mas não engoli o bug e espero que o pessoal do forum se retrate sobre isso...
  • JohnnyJohnny Membro
    INstalação do plugin flashplayer no Iceweasel:

Andei lendo alguns foruns como instalar via linha de comando e adaptei para uso pela janela de aplicativos.

Usei este como guia: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Adicionando-Plug-in-Adobe-Flash-Player-no-Iceweasel

Baixe o flashplayer direto da adobe aqui:
    https://get.adobe.com/br/flashplayer/download/?installer=Flash_Player_11.2_for_other_Linux_(.tar.gz)_64-bit&standalone=1

Feche o navegador Iceweasel, abra o terminal de root e chame o nautilus para não precisar digitar tudo.

Com o nautilus aberto, navegue até o local onde fez o download do flash (que deve ter o nome install_flash_player_11_linux.x86_64.tar.gz), selecione e com o botão direito, escolha "Extrair Aqui". Será então criada uma pasta install_flash_player_11_linux.x86_64 com outras dentro.

Entre nesta primeira, selecione com o botão direito o arquivo libflashplayer.so e escolha copiar. Navegue até a pasta raiz e entre na pasta /usr/lib e cole o arquivo que copiou. Agora selecione este mesmo arquivo desta pasta, excolha com o botão direito criar link, recorte o lin criado, navegue até a pasta /usr/lib/mozilla/plugins e cole o link. Abra o Iceweasel e teste no youtube ou onde houver videos em flash.
    Post edited by Johnny on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse:
    Entre nesta primeira, selecione com o botão direito o arquivo libflashplayer.so e escolha copiar. Navegue até a pasta raiz e entre na pasta /usr/lib e cole o arquivo que copiou. Agora selecione este mesmo arquivo desta pasta, excolha com o botão direito criar link, recorte o lin criado, navegue até a pasta /usr/lib/mozilla/plugins e cole o link. Abra o Iceweasel e teste no youtube ou onde houver videos em flash.
    Este é o método. O problema é que o arquivo libflashplayer.so só existe para Linux até a versão 11.2.

Do site da Adobe:
    OBSERVAÇÃO: O Adobe Flash Player 11.2 será a última versão que poderá ser aplicada ao Linux. A Adobe continuará fornecendo segurança de backports ao Flash Player 11.2 para Linux.

Nota: você pode testar a versão dos plugins do Firefox / Iceweasel com:
    about:plugins

A solução é usar o Chrome, que vem com o flashplayer embutido e faz as atualizações automaticamente.
    Post edited by Fernando_Silva on
    Johnny disse:
    VLC: Não vou com a cara deste programa desde que começou a bugar no WIndows. O MPC HD reina absoluto e estou procurando uma alternativa para Linux, mas estou no inicio da busca pois a prioridade agora é fazer com que os Linux tenham acesso às partições de documentos sem precisar ficar autenticando, afinal, é um porre querer ouvir musica no Amarok e ter que autenticar toda vez.
    Para vídeos e DVDs, prefiro o Kaffeine, mas o VLC costuma abrir TODOS os formatos de vídeo.

• Fernando_Silva disse: Para vídeos e DVDs, prefiro o Kaffeine, mas o VLC costuma abrir TODOS os formatos de vídeo

Achei os codecs do Kaffeine aqui http://opensuse-community.org/

• Apesar de reproduzir os videos após a instalação dos codecs, o kaffeine deixa a desejar em configurações (kde4) pois não há opçoes de configuração de legendas. VOu partir para outro reprodutor de video que não o VLC (ainda, pois que eu me lembre o VLC para Linux não dava problemas, mas faz tempo que não uso Linux)
  • É....depois de muitos mimimis nos foruns sobre qual reprodutor usar (afinal eu tenho liberdade de escolher um que não ajusta legendas...) resolvi tentar o VLC mesmo.
  • Definitivamente Linux não é para usuário final. Baixei o VLC e não vem com os CODECs.... TNC... MAs vamos procurar, afinal, eu sou livre para ser obrigado a usar uma merda qualquer que não funciona...
  • Johnny disse: Definitivamente Linux não é para usuário final. Baixei o VLC e não vem com os CODECs.... TNC... MAs vamos procurar, afinal, eu sou livre para ser obrigado a usar uma merda qualquer que não funciona...
    Nas outras distros eu nunca tive problemas com o VLC, sempre reproduziu qualquer formato, só no Opensuse que ele não funcionou.

Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: Nas outras distros eu nunca tive problemas com o VLC, sempre reproduziu qualquer formato, só no Opensuse que ele não funcionou.

Resolvido, tentei usar um tal de mplayer mas baixou e não aparece no menu. Baixei o SMPlayer que tem também para o Wondows e rodou legal, bem leve inclusive. Vou agora remover o mplayer e o kaffeine que não servem para nada, já que não reproduzem formatos fechados.

• Existe uma chance dantesca de darem um upgrade no kaffeine ou então ficar no esquecimento.
  • CameronCameron Membro
    Eu desisti de procurar outro player de mídia no Linux, o VLC é o único que reproduz qualquer coisa sem frescuras.

No Windows tem várias outras opções.
    Post edited by Cameron on
  • Cameron disse: Eu desisti de procurar outro player de mídia no Linux, o VLC é o único que reproduz qualquer coisa sem frescuras

No meu caso quem fez isso foi o SMplayer...

Mas olha só que coisa absurda de boa. Estava arrumando o PC de uma amiga via TeamViewer no SuSe e avisei à ela que seria via Skype a conversa mas sem video pois o Linux não tem suporte para a PS Eye do PS3. Estava fuçando no Team e bati no botão Video, e apareceu eu.... ORas pensei, se o TV aparece no Skype tem que aparecer tb. E dito e feito. Camera do PS3 funfando beleza no SuSe... Fiquei muito feliz com isso... Depois vou testar no Debians...

• Testado o PS Eye noDebian e também funciona perfeitamente...
  • Acesso à partição documentos no Debian: Arrisquei um palpite e verifiquei que, para acessar pelo player de video o acesso é permitido, com senha, claro. Estou baixando o smplayer para ver se também é assim. Depois verificarei outros programas para ver se tem acesso.
  • Se não fosse a imensa dificuldade para usar VMware no Arch ele seria minha opção, o desempenho gráfico da placa onboard Intel HD 4000 no kernel 3.18 é bem melhor do que no jurássico 3.02 do Debian, consegui usar o emulador Dolphin nativamente no Linux, mas como o uso principal do Linux é navegação, downloads e testes de arquivos em máquinas virtuais tive que optar pelo bom e velho Whezzy.
  • Cameron, me faz uma gentileza.... Teste para mim i smplayer e coloque suas impressões. Quero fazer um comparativo para este tópico usando várias opiniões de aplicativos, usabilidade em distros diferentes, etc. Fernandão se puder também eu agradeço. NEm vou pedir pro Botânico que ele não irá dar "atenção" ...rs
    Johnny disse: Apesar de reproduzir os videos após a instalação dos codecs, o kaffeine deixa a desejar em configurações (kde4) pois não há opçoes de configuração de legendas. VOu partir para outro reprodutor de video que não o VLC (ainda, pois que eu me lembre o VLC para Linux não dava problemas, mas faz tempo que não uso Linux)
    Como não? Há um item do menu do Kaffeine onde se pode definir qual a legenda a usar. Ou qual o arquivo .SRT.
    Johnny disse: Resolvido, tentei usar um tal de mplayer mas baixou e não aparece no menu. Baixei o SMPlayer que tem também para o Wondows e rodou legal, bem leve inclusive. Vou agora remover o mplayer e o kaffeine que não servem para nada, já que não reproduzem formatos fechados.
    Creio que o smplayer é a interface gráfica para o mplayer, que roda na linha de comando.
    Kaffeine e mplayer reproduzem formatos fechados, mas é preciso instalar os codecs por fora.
    Johnny disse: Cameron, me faz uma gentileza.... Teste para mim i smplayer e coloque suas impressões. Quero fazer um comparativo para este tópico usando várias opiniões de aplicativos, usabilidade em distros diferentes, etc. Fernandão se puder também eu agradeço. NEm vou pedir pro Botânico que ele não irá dar "atenção" ...rs
    No caso do ubuntu/kubuntu e derivados, procure na Internet por "the perfect desktop" para a sua versão. São artigos com receitas de bolo para instalar a distribuição e depois baixar e instalar aplicativos e codecs. Também serve para o Debian, pelo menos em parte, já que nele as coisas costumam estar em versões mais antigas.

Um exemplo para o Ubuntu 14.04:
    https://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-14.04-lts-trusty-tahr

Instalar o Synaptic facilita a busca dos itens por nome:
    6 Install Synaptic and Configure Additional Repositories

Before you install any additional packages it's best to first install the Synaptic Package Manager since it easily lets you download multiple packages at a time. Open a terminal (Dash > Terminal) and enter
    sudo apt-get update
    sudo apt-get -f install
    sudo apt-get install synaptic

Alguns dos itens que instalam codecs (mesmo que você não vá usar o programa em si):
    - gstreamer
    - xine-ui e xine plugin

Os codecs do MP3 costumam ser instalados quando você tenta abrir um arquivo no Amarok.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • CameronCameron Membro
    Johnny disse: Cameron, me faz uma gentileza.... Teste para mim i smplayer e coloque suas impressões.
    Rodou todos os formatos que uso sem problemas e a interface é mais polida que o VLC, mas o VLC tem uma ferramenta de vídeo chamada desentrelaçamento que diminui o serrilhado, não encontrei o mesmo no SMplayer além disso ele apresentou erros em legendas srt, aparece os símbolos {\a6} ao final das frases:

2015_04_22_1429713086_707x396_scrot.png
    Post edited by Cameron on
  • Fernando_Silva disse: Como não? Há um item do menu do Kaffeine onde se pode definir qual a legenda a usar. Ou qual o arquivo .SRT.

Neste aqui não tem Fernandão. Só existem duas configurações que são Video e Audio. Estou falando que caparam ele, deve estar em desenvolvimento ainda. Posso até tentar fazer um downgrade, mas o propósito aqui é usar o Linux como vem e no máximo adicionar algum aplicativo complementar, nada de coisas muito técnicas. Pode até ser que role algumas linhas de comando do tipo aptitude ou apt-get e outros basicões tipo cp, rm, etc.
  • Fernando_Silva disse: Creio que o smplayer é a interface gráfica para o mplayer, que roda na linha de comando.
    Kaffeine e mplayer reproduzem formatos fechados, mas é preciso instalar os codecs por fora.

Bingo!
  • Fernando_Silva disse: Alguns dos itens que instalam codecs (mesmo que você não vá usar o programa em si):
    - gstreamer
    - xine-ui e xine plugin

Os codecs do MP3 costumam ser instalados quando você tenta abrir um arquivo no Amarok.

ISso mesmo, o Amarok pergunta quando vai abrir. Já o Synaptic vem por padrão no Debian...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.