Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Livre arbítrio realidade ou ilusão ?

13468911

Comentários

• Ayyavazhi disse: Johnny disse: Um ser onipotente mesmo não tendo necessidades, pode à seu bel prazer fazer o que quiser,

Sim, Ele pode. Questiono apenas a motivação. Você bebe água quando está com sede e não apenas porque tem o poder de beber.

Amor

• Considero essa possibilidade. Mas ajudaria muito entender o que significa amor.

• Ayyavazhi disse: Johnny disse: Amor

Considero essa possibilidade. Mas ajudaria muito entender o que significa amor.

Capacidade instrínsica de um ser qualquer em repartir sua existência, dando a possibilidade ao beneficiário em questão de atingir a igualdade e fazer parte do todo. O amor é uma qualidade sublime e não uma necessidade.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Não acredito em 'qualidades sublimes' pairando acima e fora de nós. Nós fazemos o que é necessário à nossa sobrevivência, à convivência pacífica com o semelhante ou que, de alguma forma, faz com nos sintamos melhores.
    Johnny disse: Capacidade instrínsica de um ser qualquer em repartir sua existência, dando a possibilidade ao beneficiário em questão de atingir a igualdade e fazer parte do todo.

Continua a pergunta: qual a motivação desse ser qualquer? Ele tem essa necessidade (e nesse caso não é perfeito nem completo)? Se suas criaturas farão parte do todo, elas serão apenas um pedaço dele próprio., que já é tudo.
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: Considero essa possibilidade. Mas ajudaria muito entender o que significa amor.

'Amor' é uma palavra que eu ouvi à exaustão durante décadas e que perdeu o sentido para mim.

Faz lembrar os sermões na igreja: "O amorrrr...." , "Porque o amorrrrr..." ad nauseam.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Continua a pergunta: qual a motivação desse ser qualquer? Ele tem essa necessidade (e nesse caso não é perfeito nem completo)? Se suas criaturas farão parte do todo, elas serão apenas um pedaço dele próprio., que já é tudo.

Qual a motivação de um ser vivo se reproduzir? Perpetuar a espécie, certo. Mas será que é realmente só isso. ou tem algo mais que não entendemos?
    Fernando_Silva disse: Ayyavazhi disse: Considero essa possibilidade. Mas ajudaria muito entender o que significa amor.

'Amor' é uma palavra que eu ouvi à exaustão durante décadas e que perdeu o sentido para mim.

Faz lembrar os sermões na igreja: "O amorrrr...." , "Porque o amorrrrr..." ad nauseam.
    Bem Fernando, o assunto é bem complexo para ser definido quantitavivamente. Tem gente que considera o amor um sentimento, mas eu considero o amor um sistema, onde cada um apreende em cada meio uma forma diferente de amar, até possivelmente cumulativamente. Uns não viveram em um meio propício para desenvolver várias matizes de amor. Mas uma coisa é certa: Pelo menos todos devem amar a si próprios pois os que não o fazem, padecem de alguma forma. Mas de uma forma geral, amar é dar de si ao seu semelhante, não implicando este dar em ser conivente com seus erros e sim entender suas limitações.
    Johnny disse: Qual a motivação de um ser vivo se reproduzir? Perpetuar a espécie, certo.

Instinto, apenas, não motivação. Motivação é algo que apenas nós, que temos autoconsciência, ficamos procurando.

Não me parece lógico que um criador infinito e onipotente queira se reproduzir. Suas criaturas sendo parte dele, ele estaria apenas modificando uma parte dele próprio. E o que o levaria a fazer isto? Uma necessidade?
  • Fernando_Silva disse: Marcio disse: A melhor definição para deus não seria simplesmente... ''aquele que pode mais''?

Um deus não onipresente nem onipotente abriria espaço para outros deuses.

O que não inviabiliza a hipótese, talvez um desses deuses seja o responsável pelo nosso universo.
    Fernando_Silva disse: Marcio disse: Já que bondade ou maldade são pontos de vista humanos?

Que nós estaríamos tentando extrapolar para uma entidade infinita ou, pelo menos, incompreensivelmente grande e complexa, a partir de nossa infinitamente limitada realidade.

Isso é exato, talvez se deixássemos de fora os nossos conceitos sobre o mal e o bem, já que se referem somente a nós mesmo, talvez pudéssemos inferir melhores hipóteses sobre um deus.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Qual a motivação de um ser vivo se reproduzir? Perpetuar a espécie, certo.

Instinto, apenas, não motivação. Motivação é algo que apenas nós, que temos autoconsciência, ficamos procurando.

Não me parece lógico que um criador infinito e onipotente queira se reproduzir. Suas criaturas sendo parte dele, ele estaria apenas modificando uma parte dele próprio. E o que o levaria a fazer isto? Uma necessidade?

Instinto também é algo meio que superficial. O que seria o instinto? Onde ele foi definido? Na primeira cadeia protéica auto-replicante?
    Não disse que um ser onipotente queira se repoduzir e sim compartilhar. Necessidade implica em "a falta de causa algum transtorno ou deficiência".
  • Marcio disse: Isso é exato, talvez se deixássemos de fora os nossos conceitos sobre o mal e o bem, já que se referem somente a nós mesmo, talvez pudéssemos inferir melhores hipóteses sobre um deus.

Existe o mal e o mal é tudo aquilo que não faz bem. O racismo é um mal pois, se formarmos grupos de crianças brancas, negras, deficientes para conviverem juntas, elas irão assimilar as diferenças e continuarão vivendo naturalmente ou seja, notarão que há algo diferente no grupo, mas agregarão estas diferenças com algo natural. O que vem depois que crescem (preconceito, se aproveitar da fraquesa do outro, revolta, etc...) aí é uma questão de regras para que a lei natural siga seu caminho ou seja, que a convivência seja como era antes.

Resumindo, ainda é válida a regra "fazei aos outros o que gostaríeis que fizessem à ti", seja esta regra dita pela primeira vez por seja lá quem for, que na minha opinião era um sábio.
    Johnny disse:
    Resumindo, ainda é válida a regra "fazei aos outros o que gostaríeis que fizessem à ti", seja esta regra dita pela primeira vez por seja lá quem for, que na minha opinião era um sábio.

Isto é válido entre seres humanos, mas ainda temos que matar outros seres vivos para sobreviver. E se, de repente, todos os seres vivos adquirissem inteligência?
  • Johnny disse: Existe o mal e o mal é tudo aquilo que não faz bem. O racismo é um mal pois, se formarmos grupos de crianças brancas, negras, deficientes para conviverem juntas, elas irão assimilar as diferenças e continuarão vivendo naturalmente ou seja, notarão que há algo diferente no grupo, mas agregarão estas diferenças com algo natural. O que vem depois que crescem (preconceito, se aproveitar da fraquesa do outro, revolta, etc...) aí é uma questão de regras para que a lei natural siga seu caminho ou seja, que a convivência seja como era antes.

Sim caro Johnny, mas tais regras morais são válidas para nós humanos que vivemos em sociedade, e elas são intuídas de acordo com as nossas próprias limitações.
    Imagina-se um deus onipotente que fica preso à elas, e nesse sentido ele é tão limitado como nós, é isso que eu quis dizer.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Johnny disse: Resumindo, ainda é válida a regra "fazei aos outros o que gostaríeis que fizessem à ti", seja esta regra dita pela primeira vez por seja lá quem for, que na minha opinião era um sábio.

Imagino um masoquista aplicando tal regra. Hehehe!
  • Marcio disse: Sim caro Johnny, mas tais regras morais são válidas para nós humanos que vivemos em sociedade, e elas são intuídas de acordo com as nossas próprias limitações.
    Imagina-se um deus onipotente que fica preso à elas, e nesse sentido ele é tão limitado como nós, é isso que eu quis dizer.
    Entendi seu ponto de vista.

• CRIATUROCRIATURO Membro
    Fernando_Silva disse: Às vezes eu me pergunto se o Criaturo não é um troll.

AS VEZES, EU ME PERGUNTO SE O FERNANDO é ATEU OU CRENTE
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Fernando_Silva disse: Deus também não tem livre arbítrio. Afinal, ele também não pode fazer nada diferente do que já sabe que vai fazer.

Fernando_Silva disse: Onde eu detalhei os propósitos de algum deus?

Voce ja esta determinando o que Deus pode e o que ele não pode e de que forma (com o seu "nada diferente"), para um ateu voce esta bem maleavel variando entre agnóstico e crente.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Johnny disse: Não, pois se a liberdade para todos depende de poucos, e sendo o deus onisciente, ele saberia que estes poucos oprimiriam a liberdade e sendo assim, novamente não temos os livre arbítrio.

bom pelo menos reconheceu que a minoria da criação divina , "possui livre arbitrio " para oprimir o livre arbitrio da maioria.

Johnny disse: Ninguém muda um mundo onde a maioria é individualista e egocêntrica, e os poucos que não são apenas estão iludidos que podem fazê-lo
    O mundo é constituido por nós , se não podemos mudar o "mundo", podemos mudar a "nós " mesmos, desta forma estaremos realmente conseguindo mudar o mundo.

Johnny disse: E para seu conhecimento, não tenho revolta e para me machucar, é preciso muito. O mundo ia muito bem até apareerem os sacerdotes e tomarem posse do que "é seu por direito dado por deus". A história não mente.

ok ! entendi sua revolta não é contra sua ignorancia divina e sim contra as politicas religiosas, quando voce me convidou para participar deste forum, deu a entender que é espirita, confere?
    sds
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Você mostra que não consegue distinguir uma hipótese para fins de argumentação de uma afirmação definitiva.

Mas continua usando a palavra 'lógica' como se soubesse do que se trata.

fica dificil debater com alguem que hora fala como se voce um crente e outra como se fosse um ateu, nisto eu não vejo lógica apenas especulação.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Dizer "não sei" é uma posição clara. E mais honesta que se agarrar a uma crendice só para dizer que tem opinião.

Voce vai muito alem de um humilde "não sei", ainda bem porque debater com alguem que não sabe nada .................
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Ah, esqueci: você gosta de ser único, mesmo que errado.

alheia a nossa vontade a "unicidade" das criaturas é divina.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Ah, esqueci: você gosta de ser único, mesmo que errado.

alheia a nossa vontade a "unicidade" das criaturas é divina.
    Ayyavazhi disse: Levando em conta as idéias que você defende, podemos concluir que o pré-requisito para ser teísta é estar capacitado para entender todo e qualquer aspecto da divindade. Se eu afirmar que Deus existe, mas não O compreendo, então sou um ateu enrustido. Faz todo o sentido do mundo.

Para você.

Se afirmar que que Deus existe é um teista, se dizer que não o comprende então é humano.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Por enquanto, sem bater ainda o martelo, acho bem razoável a teoria de que Deus possua alguma necessidade. Sendo Ele o Criador, o próprio ato da criação levanta essa dúvida.

Vamos falar de "hipóteses para fins de argumentação": Se Deus é um Ser pleno, Ele já o era antes da criação. Por que, então, criar algo do qual não havia necessidade?

Humanizar Deus é querer fazer dele a nossa imagem e semelhança, necessidade para mim significa , necessidade de Deus.
    logo Deus não pode "sentir"necessidade dele mesmo.
    Muito menos de algo criado por ele que o caracteriza como independente da sua criação, a não ser que fazemos parte de Deus, o que eu acho meio improvavel a teoria do panteismo.
    O motivo da nossa existencia ainda é um mistério, mas a beleza da vida não é, a não ser para os "pessimistas" e as" personas" não gratas.
    então considerando o prazer de viver como uma dadiva divina, logo o importante não é o "porque" e sim "é bom de mais" e isso ja justifica a nossa existencia.
    sinto logo existo!
  • Johnny disse: Um ser onipotente mesmo não tendo necessidades, pode à seu bel prazer fazer o que quiser, inclusive criar um sistema complexo que dê origem à outros sistemas e que nestes, possa ser desenvolvido vida, consciente ou não.

Pode fazer o que quiser, mas "racionalmente' caso contrario o Dawkins estaria correto.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse:
    Um deus não onipresente nem onipotente abriria espaço para outros deuses.

Esta escrito "sois deuses": Eu e o Pai somos um o que o pai faz o filho faz igual, "porem o pai ainda é maior do que o filho"aquele que se instruir ,fara obras maiores do que estas que faço.

Deus criou leis "automaticas" universais, perfeitas , eternas e imutaveis gerenciando a criação, de tal forma não ser necessaria sua interferencia, em nenhuma hipotese o livre arbitrio sofrera interferencias diretamente divina.
    contudo criado a vida necessario é mantela, o trablalho é o alimento para uma vida "sadia", assim pleno do seu poder absoluto , Deus delega trabalho na criação para suas criaturas conforme o amadurecimento das suas capacidades, os mais experientes como Jesus pode ter até criado o planeta terra , assim como todas suas criaturas e lógico "criaturos" tambem , por que não? Isto justifica ele ter dito quem vê a mim, Vê ao seu Pai, o que o Pai faz o filho faz igual , Eu e o pai somos um.
    sinto logo existo!
  • Johnny disse: Ou que sai fora da natureza das coisas. Um leão não é mau quando mata um outro ser vido pois está apenas se alimentando ou defendendo seu território. Um homem não é mau quando defende seu país numa guerra mas é mau quando o faz por vingança, conveniência e para fins egoisticos. EU não vejo maldade em uma pessoa roubar para comer.

não podemos nos rebaixar ao nivel dos "irracionais", mas o contrario seria bem louvavel estas é a minha esperança!
    matar e roubar sempre sera errado, contudo o ato em si, sera sempre relativo e considerado as necessidades das circustancias.

sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.