Olá Amigos!
Vou passar a participar mais do Religião é Veneno. Assim como eu fazia antes de 2007. Pois irei passar a cuidar da administração do fórum e do relacionamento com a hospedagem da dreamhost. Além disto, quero ter desafios intelectuais aqui e principalmente, ajudar no ativismo ateísta que tantas alegrias já me deu.
Acho importante que o fórum tenha alguém para escrever sobre o comunismo. De um ponto de vista positivo e filosófico. Demorei um pouco para assumir o meu comunismo. Assim , como certos homossexuais que fazem de tudo para virar heterossexuais e não conseguem, e acabam se assumindo mesmo. Bem assim foi comigo. Fiz de tudo para virar capitalista, mas não consegui. Sou comunista mesmo e não tem jeito. Estou muito feliz em assumir o meu comunismo.
Então quero divulgar o comunismo para que vocês o aceitem melhor. Ninguém deve ser obrigado a viver dentro do comunismo, assim como ninguém deve ser obrigado a viver dentro do capitalismo. É esta mensagem que quero passar. Não vejam um comunista como uma ameaça ao seu modo de vida atual. Quem quer viver como comunista deve fazer isto sem tirar a liberdade de quem não quer. Em futuras mensagens irei expor como isto pode ser feito.
Irei falar sobre comunismo como forma de ajudar no ativismo ateu. Afinal, ateu e comunista tem tudo a ver. Também falarei sobre outros assuntos tais como vegetarianismo, ciência, militância ateísta, direitos humanos etc. Irei me esforçar para não falar sobre política partidária, não sei se vou conseguir, mas vou tentar. O coração petista ainda bate forte.
É isto que quero dizer para começar. Os comunista devem ter seu espaço no mundo e devem também ter seu espaço aqui no RV. O primeiro fórum ateu da internet brasileira.
Comentários
Cameron,
O comunismo, conforme foi proposto por Karl Marx, nunca foi implantado. Ele ainda está em construção. Karl Marx falava, por exemplo, sobre o fim do Estado, que seria substituído por uma livre associação entre os trabalhadores para gerir os bens comuns a todos.
Na realidade, a luta pelo comunismo é muito mais antiga do que Karl Marx. Assim como o ateísmo começou quando começaram as religiões, o comunismo também começou quando os governos começaram. Só que com outros nomes, tipo anarquismo. Sempre existiram pessoas propondo uma aliança entre todos para dividir os bens comuns em substituição a submissão a um governo, ou a qualquer tipo de chefia.
Na antiga União Soviética, o comunismo não foi para frente devido a traição de Stalin. Foi necessário que a URSS continuasse funcionando como um Estado Nacional para sobreviver a Segunda Guerra Mundial e outras ameaças de invasão. Só que isto custou o comunismo que não implantando. Em seu lugar, o que existiu foi um capitalismo de Estado comandado por ditadores. Fato semelhante ocorreu na China e em outros países.
O modo de produção dos países do socialismo real era a mesma de qualquer Estado capitalista da época. Existia circulação de dinheiro, hierarquia, competição, corrupção, privilégios e burocratas no lugar dos burgueses. Portanto, para que exista o comunismo, é necessário abolir o Estado e a circulação de moedas. Também é necessário que não existam chefes, lideres ou qualquer hierarquia.
É necessário conquistar o comunismo de outra forma e está conquista tem que ser feita fora dos Estados Nacionais e sem nenhuma imposição a ninguém. Se o método de conquista for outro, os resultados serão diferentes.
- Tá confuso, você se contradiz ao dizer que esses países não seguiram a fórmula de Marx, mas eles seguiram sim, houve organização dos trabalhadores, revolução, ditadura do proletariado, estatização em massa, re-educação, tudo isso está na cartilha de Marx.
- Todos viraram ditaduras porque é a isso que a cartilha de Marx leva, a concentração total de poder e fatalmente ao totalitarismo, no campo econômico leva a estagnação em médio prazo e bancarrota a longo prazo.
Abraços,
? Mesmo que isso existisse, num mundo de escassez, a falta de propriedade privada levaria a "tragédia dos comuns": aquilo que é "de todos" não é de ninguém. Na inexistência de propriedade privada, a utilização dos recursos que pertencem a todos é irresponsável, pois não há incentivos suficientes para poupá-los. Exemplo... Animais selvagens são propriedade comum, o que equivale a dizer que não possuem dono. Muitos deles estão ameaçados de extinção. Mas é curioso notar que, apesar de a humanidade consumir diariamente toneladas de carne de frango, gado, ovelha e porco, esses animais não correm risco de extinção. Porque será?
"diante de bens coletivos, as pessoas nem sempre agem individualmente como seria melhor para elas coletivamente.
Para os pescadores, é melhor que todos deixem de pescar durante a desova, de modo que o bem público (os cardumes) seja preservado. Individualmente, porém, é mais vantajoso pescar a qualquer hora contanto que os demais não pesquem no período de desova. Se a maior parte dos pescadores cooperar, os cardumes serão preservados também para o Gerson que pescou quando não deveria.
Do mesmo modo, para evitar sustos na conta de água do condomínio, é bom que a maior parte dos moradores economize. No entanto, se um morador passar uma hora no banho enquanto os outros se limitarem a 5 minutos, no fim do mês ele pagará a mesma parcela da conta de água que os vizinhos.
Os bens públicos costumam ser “não excludentes” – o benefício que eles fornecem é dividido entre todos os cidadãos, inclusive aqueles que não contribuíram. Por isso há pouco incentivo para cada indivíduo cooperar. Sem garantia da participação dos outros, pouca gente coopera. O resultado é a “tragédia dos comuns”. Todos pescam demais, e os peixes acabam. Todos gastam muita água, e os dígitos proliferam na conta do condomínio."
Autor: Leandro Narloch
http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2014/12/23/por-que-as-ditaduras-duram-tanto/
"As pessoas, se acreditam que o estado maneja melhor os recursos que os indivíduos produzem, seriam mais coerentes em comprar para eles coisas mais baratas, apenas com as funções essenciais, e doar o excedente dos seus ganhos ao estado (especialmente se a administração já segue essa linha), em vez de esperar por maiores impostos.
Se são comunistas, o esperado seria se juntarem em cooperativas comunistas voluntárias, e se tornar progressivamente mais comunistas/independentes, conforme os seus recursos vão aumentando com o sucesso financeiro desse sistema."
De acordo com Karl Marx, a ditadura do proletariado é uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo. Ele acreditava na tomada do poder pela classe trabalhadora através de uma revolução. Até ai, foi o que ocorreu na Rússia e na China. O problema é que o comunismo não foi implantado. Ficou só na fase de transição e virou um capitalismo de Estado.
Karl Marx contribuiu muito para a evolução do pensamento comunista, que sempre existiu na história humana, entretanto, ele estava limitado pelas condições de sua época. Hoje este pensamento evoluiu muito mais. Foi enriquecido pelos erros e acertos do passado. Então já não dá mais para seguir as orientações de Marx em relação a tomada do poder e etapas para implantação do comunismo. Hoje as táticas são outras e muito diversificadas.
A tragédia dos comuns é o que existe hoje. Onde alguns são donos de propriedades e outros não. Quem não é, vende sua mão-de-obra para enriquecer ainda mais os que detém a propriedade. Alguns ficam sem trabalho, mesmo querendo trabalhar. Simplesmente porque só podem trabalhar se os proprietários derem emprego. Está é a tragédia dos comuns.
A escassez existe porque o sistema econômico atual é ineficiente. Dava para alimentar a população mundial e dar assistência médica completa para todos os seres humanos, com os recursos tecnológicos do presente. Só que isto não é feito porque 100 pessoas detém metade da riqueza mundial e a maior parte fica sem nada. Poderia citar inúmeras medidas que poderiam ser tomadas para acabar com a escassez, todas elas envolvem cooperação entre as pessoas e não a competição.
Vivemos num ambiente que nos força a ser egoístas e individualistas. Se tivessemos mais incentivos do ambiente para agirmos de forma mais cooperativa, assim fariamos, o ser humano é adaptável. Se o ambiente melhorar, o ser humano melhora, e assim, com pessoas mais evoluídas haveria mais preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A evolução científica e tecnológica continuaria porque as pessoas não precisam de punições e recompensas para trabalhar e progredir. Eu pelo menos não preciso, e você, precisa?
É por isto que eu quero distância dos pensamentos de direita. Ao menos a esquerda, de uma forma geral, respeita quem pensa diferente e procura a dialética. Demonizar as pessoas é coisa bem típica das ideologias totalitárias.
Concordo, e é isto que está sendo feito mundo afora. Só não concordo com a palavra financeiro que deve ser substituída por econômico. Não dá para usar dinheiro no comunismo.
Durante muito tempo os comunistas apostaram no Estado como forma de diminuição das injustiças sociais. Inclusive eu. Mas, o Estado é um instrumento dos burgueses para garantir suas propriedades. Então, não é o Estado quem irá garantir o bem comum. Isto são as próprias pessoas que devem buscar sem intermediário, sem um procurador. Cada um tem que fazer sua parte.
Eu postei ele porque a condição que ele narra sobre as pessoas que passaram pelo processo aonde negam, fingem não ver ou não são afetadas pelos fatos abundantes mostrando o quão terrível é o comunismo é exatamente o que você está fazendo nesse tópico.
Isso fica mais claro ainda ao ver sua reação sobre alguém não respeitar ou ter como imbecil alguém que não segue o conservadorismo mas não tem a mesma reação em relação ao comunismo que fez coisas infinitamente piores, esse processo de julgar uma ofensa, ou aquilo que interpretou como ofensa, com rigor quando ataca o que você quer acreditar mas releva atitudes extremamente mais imorais como genocídios e escravidão quando praticados pelo que defende é resultado da desmoralização que o vídeo apontou.
O comunismo é indefensável, sob qualquer aspecto cívico, ético, humano, moral, social ou econômico, temos exemplos mais do que suficientes do passado e do presente comprovando isso, se os fatos do mundo real são irrelevantes ou menos importantes do que sua visão idealizada sobre algo então não há o que discutir, simplesmente você não dá margem para que uma discussão seja possível.
Só discordo quanto à escassez: isso já era. Temos excesso, tanto que o planeta foi destruído e considera-se necessário incentivar o consumismo para poder produzir mais.
Aliás isso sim me preocupa e aí vem o dilema: a sociedade consumista destruiu o globo e é um modelo claramente suicida médio prazo. O comunismo só funciona via terrorismo. Qual o caminho: creio que nenhum, e essa espécie maldita que destruiu seu próprio habitat e os outros seres vivos se auto-extinguirá para o bem do Universo. O tal D-us, se existisse, estaria envergonhado da sua "imagem e semelhança".
É isso em resumo a cousa com se apresenta em si mesma.
Sem falar em que essa história de "bens comuns a todos" nunca funcionou. As pessoas querem acumular um patrimônio, são competitivas, querem sobressair de alguma forma. Isto é incompatível com "compartilhar com todos o resultado do próprio trabalho".
As tentativas de se implantar o comunismo sempre vão resultar em tirania e mortes porque é um regime inaceitável. Os supostos beneficiários podem até se iludir no início, mas vão acabar se desiludindo e se revoltando. Daí, os que são "mais iguais que os outros" terão que impor, pela violência, o "paraíso" comunista.
Essa minoria sempre vai tender a obter melhores resultados e se tornar mais rica, poderosa etc.
E isto, desde que feito dentro da lei, é muito bom. Acaba beneficiando a maioria de medíocres, incapaz de ir muito longe por si só.
Se acabarmos com essa minoria ou a reprimirmos, nivelaremos por baixo, na mediocridade ou na miséria.
Ainda bem que existem umas poucas pessoas com talento e coragem para empreender, arriscando suas economias e a própria saúde, para construir empresas que gerarão riquezas e darão emprego.
Sem essas pessoas, teremos Etiópias e Somálias, onde todos serão iguais na fome.
E se o sapateiro não estiver precisando de bananas?
E se você tiver que estocar suas bananas até conseguir a quantidade necessária para comprar o que deseja?
Elas vão se estragar e você perderá tudo.
O dinheiro permite acumular riqueza, permite planejar a longo prazo, facilita as trocas entre os fornecedores dos vários produtos e serviços.
Culpar o dinheiro pelos males do mundo é culpar uma ferramenta pelos defeitos de quem a usa.
Já o comunismo nunca deu certo e tudo o que seus defensores têm é uma fé religiosa de que, se devidamente implantado, magicamente tudo vai se acertar.
Cláudio, bom te ver por aqui novamente. :)
Porém, o ideal comunista da sociedade proletária de hj, está longe dos ideais de outrora.
Nem a China é de todo Comunista, pois precisa manter sua relação comercial com outros países capitalistas.
Sendo assim, o comunismo PRECISA SE ADAPTAR(se reinventar), senão, simplesmente ficará no embargo da maioria dos países desenvolvidos.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Não confundir totalitarismo de Estado com modo de produção comunista...
Caro Cláudio,
- Eis o primeiro erro de Marx, ditaduras não se dissolvem por conta própria, ainda mais se acompanhadas de uma revolução destruidora de instituições seculares e de um regime totalitário, tais condições garantem a perenização da ditadura, regimes socialistas geram até ditaduras hereditárias, vide os casos de Coréia do Norte e Cúba, assim como Marx erro neste princípio básico da natureza humana, ele errou em tudo o mais.
- Todas as variantes do comunismo já foram tentadas caro Cláudio, gosto do Welfare State europeu, gosto também das organizações e leis trabalhistas, que são consequências do trabalhismo que é um filhote do comunismo, além disso não há nada que preste, a coisa é errada por princípio.
Abraços,