Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Ateus Comunistas

245678

Comentários

  • Claudio, que bom que tenha resolvido voltar.

    Como você sabe que comunismo é algo bom? Você mesmo disse ai que ninguém conseguiu implementar com sucesso.

    Quer que as pessoas tenham fé nas ideias de Marx ou você tem provas concretas de que o comunismo funciona?
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Um capitalista consegue refutar na boa ideias comunistas.



    Onde eu encontro um comunista debatendo com um capitalista e se dando bem?
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ENCOSTO disse: Um capitalista consegue refutar na boa ideias comunistas.

    O nível de mimimi é alto demais, esse vídeo é insalubre.
    Come with me if you wanna live.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Cameron disse: O vídeo é de um dissidente comunista que narra as estratégias usadas pelos líderes comunistas para seus projetos de poder, tem outros vídeos, nesse ele aborda o processo de desmoralização e condicionamento psicológico.
    Todas as críticas que o dissidente da URSS fez podem ser aplicadas aos Estados Unidos também. Na guerra entre os dois impérios, muita coisa suja foi feita. Os EUA sempre espionaram de diversas formas os cidadãos do mundo todo, patrocinaram vários golpes de Estado, invadiram vários países. Cada uma das superpotências queria aumentar seu poder. Ambos fizeram coisas terríveis.

    A URSS agiu como agiu na busca pelo poder político, econômico e militar. O comunismo foi apenas usado como força ideológica para conquista de poder. Da mesma forma que hoje temos várias ideologias de direita que justificam o poder de uma minoria e tudo isto é muito ruim. Na America Latina milhares morreram nas ditaduras de direita e no mundo milhões morreram de fome nos países influencias pelos EUA devido a desorganização econômica.

    Por isto, o ser humano não pode estar mais submetido a nenhum governo, pois o poder corrompe. Cada um deve evoluir a ponto de não ser mais governado por ninguém e fazer sua parte na busca do bem comum.

  • CameronCameron Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Todas as críticas que o dissidente da URSS fez podem ser aplicadas aos Estados Unidos também...
    Diga isso para quem eventualmente criar um tópico defendendo o modelo americano como uma solução para os problemas da humanidade, mesmo que você esteja certo sobre esse ponto dois erros não fazem um acerto.

    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Claudio disse: Por isto, o ser humano não pode estar mais submetido a nenhum governo, pois o poder corrompe.

    Concordo.
    Por isso eu defendo a privatização de todas as empresas estatais (correios, petrobras, etc). Precisamos diminuir o Estado.

    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador

    Comunista não come criancinha e nem é terrorista. Vou explicar melhor o que significa ser comunista.

    O comunismo tem suas origens no pensamento anarquista. De acordo com registros históricos, existem registros anarquistas que são quase tão antigos quanto a invenção da escrita. Em todas civilizações antigas, existiram estudiosos que propuseram que a organização entre as pessoas deveria se dar de forma livre e sem a existência de hierarquia, ou leis. Portanto, não foi Karl Marx quem inventou o comunismo. Ele já existia há milênios. O surgimento dos governos trouxe o surgimento do anarquismo e da sua vertente comunista.

    Normalmente, quem é comunista possui um estado de espírito rebelde. Os sentimentos revolucionários caracterizam os comunistas. São pessoas que não aceitam injustiças, desigualdades e principalmente hierarquias. Comunista não gosta de chefe, de patrão ou de qualquer coisa semelhante. É uma forma de ver o mundo e se relacionar com as pessoas ao redor.

    Portanto, não confundir comunismo com o que ocorreu na URSS. Aquilo foi capitalismo de Estado. Onde houve um tal de Stalin que ferrou com tudo.

    O pensamento comunista teve sua importância na transição da Rússia para uma sociedade industrial e superpotência. Com o surgimento da URSS foi possível a independência das colonias africanas e asiáticas durante a metade do século XX. Houve fatores positivos e negativos. Hoje o comunismo dá soluções a vários problemas para os quais o capitalismo não tem solução. Tal como a destruição do meio ambiente e a superexploração dos trabalhadores.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: O comunismo é anti-natural. Tanto entre humanos quanto entre animais, é necessário um líder. Mais do que isto, a maioria quer ser liderada.
    As espécies animais que mais evoluíram foram aqueles cujos membros souberam cooperar entre si. Enquanto mais social uma espécia animal é, mais forte ela fica. É por isto que os mamíferos são os animais que mais prosperaram na natureza. Como os humanos são os mamíferos mais sociais que existem, hoje eles dominam o mundo.

    Se a maioria quer ser liderada, azar da maioria. Eu estou fora desta maioria. Não quero ninguém me liderando e conheço muitos como eu. Viver em sociedade nos faz bem. Cabe a quem não quer ser liderado organizar formas de viver em sociedade sem a necessidade de um líder, ou chefe, ou superior ou qualquer droga parecida.


  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Ainda bem que existem umas poucas pessoas com talento e coragem para empreender, arriscando suas economias e a própria saúde, para construir empresas que gerarão riquezas e darão emprego.
    Menos de 100 pessoas detém metade da riqueza mundial. Não entendo como estas pessoas podem estar contribuindo para um mundo melhor. Também não culpo a criança que nasceu numa favela por ela não ser um doutor. Se todos tivessem a oportunidade de serem doutores, todos os seriam. Mas as oportunidades são dadas de formas diferentes para as pessoas.

    Post edited by Claudio on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Se você produz bananas e precisa de um sapato, quantas bananas vale um sapato?
    E se o sapateiro não estiver precisando de bananas?
    E se você tiver que estocar suas bananas até conseguir a quantidade necessária para comprar o que deseja?
    Elas vão se estragar e você perderá tudo.

    O dinheiro permite acumular riqueza, permite planejar a longo prazo, facilita as trocas entre os fornecedores dos vários produtos e serviços.

    Num mundo onde as riquezas do planeta sejam de todos seus habitantes, as pessoas produziriam banana e sapatos e dariam estes bens de graça para outras pessoas. Cada um trabalhando de graça para os outros, faz com que no final todos tenham o necessário para viver bem. Para não haver desperdício, é só controlar a produção através de registros em computadores com acesso universal. Só será produzido o que as pessoas precisam. E as pessoas irão produzir movidas pelo amor ao trabalho. É ruim trabalhar quando se tem um chefe para cobrar resultados, mas tirou o chefe, o trabalho torna-se a coisa mais prazerosa do mundo.

    Não há mais a necessidade do uso do dinheiro no mundo atual. Ele se tornou algo ultrapassado. Novas formas de trocas laborais entre as pessoas estão se desenvolvendo. Um pedaço de papel não pode mais continuar mandando na vida das pessoas. Isto é absurdo.


  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: O capitalismo é imperfeito - assim como tudo o mais que é humano - mas é o sistema que deu melhores resultados e construiu a civilização ocidental. Pode ser aperfeiçoado, é claro, e isto vem acontecendo há séculos.

    Concordo totalmente!
    O capitalismo é o melhor sistema econômico que já existiu, mas isto não significa que ele deve durar para sempre. Ele irá acabar e será substituído por outro sistema. Assim como foram substituídos outros modos de produção que foram os melhores em seus tempos: o do Império Romano, o do feudalismo e o do escravagismo. Todos eles, eram o que existia de melhor no seu tempo, mas foram superados.

    Karl Marx disse que o capitalismo contém em si o próprio germe da sua destruição. Ou seja, ao que parece ele dará origem a outro sistema. Ninguém quer ser empregado. Todos querem ser livres. Então a medida em que for possível a cada um sobreviver sem precisar se prostituir no mercado, o capitalismo irá acabando. Ele trouxe a revolução tecnológica que dá independência a cada ser humano que se disponha a aprender a usar a tecnologia. Então, a evolução tecnológica, nas mãos dos trabalhadores, irá acabar com o capitalismo.

    Um outro sistema irá surgir no lugar. Talvez não seja o comunismo. Não sou adivinho para prever o futuro. Só sei que haverá uma sociedade pós-capitalista, com outros problemas, é claro, mas menores do que os atuais. Isto é, se sobrevivermos ao capitalismo.


    Post edited by Claudio on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Silvana disse: Sendo assim, o comunismo PRECISA SE ADAPTAR(se reinventar), senão, simplesmente ficará no embargo da maioria dos países desenvolvidos.

    Olá Silvana!
    Correto. A história não para. A mudança é a única constante no universo. Por isto, o comunismo precisa se renovar sempre. O capitalismo trouxe algo muito bom que foi o desenvolvimento tecnológico. Agora é necessário usar este desenvolvimento para beneficiar o planeta e seus habitantes.

    É necessário sair da lógica mercantista para que esta tecnologia que nos possibilita ter um celular que faz tudo, também seja usada para eliminar as mazelas da sociedade atual. Graças ao capitalismo houve essa evolução, que trará mudanças no modo de produção. Ela irá garantir a emancipação social e individual de todos. É ai que o comunismo está entrando na história, como inspiração para garantir esta emancipação e saber o que fazer dela para atingir o melhor.


  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    ENCOSTO disse: Claudio, que bom que tenha resolvido voltar.

    Como você sabe que comunismo é algo bom? Você mesmo disse ai que ninguém conseguiu implementar com sucesso.

    Quer que as pessoas tenham fé nas ideias de Marx ou você tem provas concretas de que o comunismo funciona?

    Olá Encosto!

    Vamos lá! Ótima sua pergunta! simples e ótima!

    Respondendo onde o comunismo deu certo.

    Nas nossas famílias, nós vivemos de forma comunista. Um membro de uma família não é mais importante do que outro membro. Se um tem problema, os outros param para ajudar. Quando nossas mães pedem para a gente fazer algo, tipo ir na padaria comprar pão, fazemos isto de graça sem cobrar nada. Tudo o que fazemos nas nossas famílias, fazemos sem precisar dar ou receber dinheiro. Não existe capitalismo no seio familiar.

    Durante mais de 30.000 anos, a espécie humana vivia somente em tribos e nestas tribos todos os bens produzidos eram compartilhados igualmente entre todos e isto possibilitou a sobrevivência da espécie.

    Com o surgimento dos impérios, há mais de 5000 anos atrás, ficou difícil a organização comunal, pois os impérios eram mais eficientes na organização militar e podiam conquistar terras de quem não se organizava desta forma.

    Entretanto, durante séculos, a maior parte da humanidade pode viver sem a super exploração da mão-de-obra que conhecemos hoje. A maioria das pessoas trabalhava na roça, onde tinham a liberdade de trabalhar como e quando quiser. Só precisam pagar um imposto para o governo, que mantinha escravos, mas não os incomodava. Os bisavôs da maioria dos brasileiros do sul e sudeste eram posseiros, possuíam um pedaço de terra e pagavam aluguel por ela. Portanto, no passado a maioria das pessoas era relativamente livre.

    Mas o fato é que o comunismo em grande escala nunca aconteceu. Ele ainda está em construção. Posso citar experiência esparsas aqui e ali, de cooperativas ou ecovilas, mas nada que envolva milhões de pessoas.

    A humanidade precisou de milênios para poder se livrar da escravidão. Não foi fácil exterminar a escravidão da história. Assim está sendo com a servidão. Ela é errada, pois não é moral uma pessoa explorar o trabalho de outra para ganhar dinheiro. O fato de ainda não ser possível substituir a servidão não invalida a busca por alternativas para o seu fim. Capitalismo é servidão e servidão é ruim. Independentemente do sucesso das tentativas de sua derrocada.

    Post edited by Claudio on
  • HuxleyHuxley Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Para a cooperação do comunismo funcionar, não é uma questão meramente de nos tornamos bons como o Cláudio colocou ("Vivemos num ambiente que nos força a ser egoístas e individualistas. Se tivessemos mais incentivos do ambiente para agirmos de forma mais cooperativa, assim fariamos, o ser humano é adaptável"). Numa sociedade comunista, todos os bens de mercado viram bens públicos. Nessa situação, considerando o caso em que não há muita gente envolvida, por exemplo, as pessoas tentarão pegar carona uma na outra: cada pessoa espera que a outra compre sozinha o bem público. Como todas utilizarão todos os serviços do bem se ele for adquirido, todos têm um incentivo para pagar o mínimo possível para adquiri-lo. A situação complica-se caso haja muitas pessoas envolvidas - uma vez que haverá mais gente em quem pegar carona! A atitude de deixar a tarefa para o outro fazer é ótima do ponto de vista individual, mas é ineficiente do ponto de vista da sociedade como um todo. O comunismo não tem como ser eficiente justamente porque ele nos impele a fazer aquilo que é racional fazer do ponto de vista individual, mas que, simultaneamente, estraga o resultado coletivo.


    Post edited by Huxley on
  • Claudio, você é muito inocente. Lamento que um comunista o tenha convertido a essa religião antes de um cristão. A Bíblia faz mais sentido. Inclusive criou sociedades prósperas. Marxismo continua sendo tolice e por onde passa só trás desgraça.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • O Administrador pelo menos não defende PTs; a família Castro; o chavismo; a dinastia hereditária aquela da NK; ou as demais ditaduras mais despersonalizadas ultimamente nem genericamente o regime imposto via terrorismo de Estado. Bom!
    Só que aí vem a ingenuidade. Anarquismo já foi tentado e só produziu anarquia que eu saiba. Phalanstères idem todos estrondosos fracassos; elitistas propostos pelos socialistas utópicos ele dirá.
    Como seriam então essas sociedades comunistas onde houvesse liberdade de pensamento e crítica, sem apparatchik aterrorizando e escravizando o restante da população como vimos e ainda vemos em Cuba, NK e Venezuela?
    Seriam milhões de novas Cidade Estado vítimas fáceis de organizações tipo o IS que facilmente as incorporariam a força no seu Califado. Isso desconsiderando outros Estados laicos ou teocráticos tipo Arábia Saudita (legitimada por acordo religioso, não diretamente uma...) Irã; &c.
    Ingenuidade geopolítica.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Gorducho disse: Como seriam então essas sociedades comunistas onde houvesse liberdade de pensamento e crítica, sem apparatchik aterrorizando e escravizando o restante da população como vimos e ainda vemos em Cuba, NK e Venezuela?

    Para atingir esta sociedade comunista, é necessário que primeiro mais e mais pessoas abandonem o modo de vida capitalista. Elas podem fazer isto de diversas formas. Citarei algumas:
    - Trabalhar em Cooperativas;
    - Trabalhar com Economia Compartilhada;
    - Trabalhar com Economia Solidária;
    - Trabalhar em Ecopolos ou Ecovilas;
    - Trabalhar com Tecnologias Livres;

    Ao fazer isto o indivíduo, abandona as práticas capitalistas, pelo menos em parte. Pessoas trabalhando com este novo tipo de economia não-capitalista criam algo que funcionará paralelo ao capitalismo. Esta nova economia precisa ser superior a economia capitalista. Mais e mais pessoas irão aderir a ela conforme seus resultados forem superiores aos resultados obtidos pelo capitalismo.

    No final haverá dois sistemas econômicos funcionando paralelamente. Não mais em diferentes países como foi no século XX, mas dentro de uma mesma sociedade, de um mesma cidade. As pessoas podem optar por qual modo de produção irão ganhar a vida. Elas optarão pelo que for melhor para elas.

    Assim, não haverá imposição do comunismo, ou do que vier a substituir o capitalismo. As coisas se darão aos poucos e de forma voluntária. Se o comunismo triunfar no mundo inteiro, será em um futuro no qual não tenho ideia de como a tecnologia estará e como isto afetá a organização social. Dai, a dificuldade em responder sua pergunta. Pois a transição terá que ser aos poucos e dependerá de cada indivíduo. A autogestão eliminará os riscos de ditaduras que ocorreram nos países do socialismo real.



    Post edited by Claudio on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    ENCOSTO disse: Claudio, você é muito inocente. Lamento que um comunista o tenha convertido a essa religião antes de um cristão. A Bíblia faz mais sentido. Inclusive criou sociedades prósperas. Marxismo continua sendo tolice e por onde passa só trás desgraça.

    Quem me converteu ao comunismo foram meus patrões e seus supervisores da iniciativa privada. Aprendi a ser comunista dentro dos campos de concentração onde trabalhei quando era bem jovem. Vi as pessoas sendo muito agredidas porque não cumpriam metas de produtividade. Sendo tratadas às vezes como lixo, às vezes como máquinas e na maioria das vezes como animais irracionais. Mesmo tendo que trabalhar 12 horas por dia. E se caissem doentes por causa disto, eram chutadas por supervisores que sentiam vontade de matar seus subordinados. Aprendi a dormir em pé esmagados por pessoas dentro de ônbus lotados. Fazia minhas refeições com baratas passando ao lado do meu prato. Eu vivi o pesadelo da hiperexploração do trabalho.

    Então esta foi a lavagem cerebral que sofri e fez de mim um comunista.


  • Certo, teríamos Estados Nacionais com respectivo aparato militar p/evitar escravizamento por outros externos...
    (se ainda não viu, veja e.g. no História da Filosofia Ocidental curta análise sobre o tamanho mínimo de Estados a fim de não se tornarem reféns de agressões externas.
    Então, nesse seu modelo, retornamos aos fracassados phalanstères, só que agora não patrocinados por elites com a consciência pesada - dá no mesmo...
    Entenda: a humanidade não é perfectível; isso eram fantasias do século XIX copiadas pelo espiritismo.
    Agora, como foi por alguém cá supradito: sim podem alguns dentro do sistema capitalista arrendar alguns milhares de hectares do governo (e.g. no Uruguay se bem me lembro o "INCRA" digamos assim deles arrenda ou arrendava...) e formar uma colônia. Duvido-do, mas no papel e em conversa de bar possível é.
  • HFO do Russell.
  • Claudio disse: Aprendi a dormir em pé esmagados por pessoas dentro de ônbus lotados.

    Também acho por isso felizmente não preciso morar mais em cidades muito grandes. Mas comunidades rurais idílicas (e lembre-se que as reais nunca o são: idílicas são as chácaras de fim-de-semanas do ricos com heliporto) simplesmente não comportam 7bn+ terrícolas.
  • Claudio disse: Então esta foi a lavagem cerebral que sofri e fez de mim um comunista.

    Curioso, já que todos os regimes comunistas implementaram o trabalho escravo como o motor de suas economias, enquanto nas democracias liberais os trabalhadores passaram a ter um padrão de vida cada vez melhor. São nas democracias liberais que trabalhadores podem formar um grupo que represente seus interesses diante dos patrões e do governo.

    Mas o esquerdismo é uma ideologia tão perversa que criou os sindicatos governistas, como os que controlam os trabalhadores da China por exemplo, onde a federação nacional dos sindicatos, a CUT daqui, basicamente serve ao propósito de jamais permitir qualquer outra tentativa de organização dos trabalhadores em seus interesses. Ela também é responsável por manter os coitados quietos e submissos individualmente, e faz isso de diversas formas, seja promovendo atividades em grupo ou pela violência e intimidação.

    As pessoas culpam o capitalismo por algo tão cruel e surreal que só podia surgir de um estado todo-poderoso dirigindo a economia, é uma pena.
  • Claudio disse: Aprendi a ser comunista dentro dos campos de concentração onde trabalhei quando era bem jovem. Vi as pessoas sendo muito agredidas porque não cumpriam metas de produtividade. Sendo tratadas às vezes como lixo, às vezes como máquinas e na maioria das vezes como animais irracionais. Mesmo tendo que trabalhar 12 horas por dia. E se caissem doentes por causa disto, eram chutadas por supervisores que sentiam vontade de matar seus subordinados. Fazia minhas refeições com baratas passando ao lado do meu prato. Eu vivi o pesadelo da hiperexploração do trabalho.
    Eu acho que cá temos um problema de azar que criou um trauma: foram empregos muito ruins e maus patrões. Eu nunca tive problemas com meus empregadores, e dos ex ainda sou amigo dos que mantenho contato.
    Claro que ninguém deve ser maltratado ou tratado deseducadamente por supervisores, mas me parece um caso de azar.
    Será que na cooperativa de trabalho rural não vai ter supervisores: claro que vai. Tudo bem que eles não possam ser rudes e deseducados - ninguém deve ser; até p/isso existem hoje os sindicatos (supondo que não sejam esses subservientes aos governos...) e as próprias leis laborai que devem estar sempre sob aperfeiçoamento.
    Será que se o cooperado não carregar os baldes de estrume-de-porco com a suficiente velocidade não vai ser cobrado?
    E o n° de horas que vão ter que trabalhar vai depender do que precisarem produzir p/sobreviver: não vai ter cartão ponto como nenhum trabalhador autônomo tem.
    E as condições do refeitório também vão depender do que os cooperados conseguirem montar. na China ainda tem muito lugar com baratas.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Ainda bem que existem umas poucas pessoas com talento e coragem para empreender, arriscando suas economias e a própria saúde, para construir empresas que gerarão riquezas e darão emprego.
    Menos de 100 pessoas detém metade da riqueza mundial. Não entendo como estas pessoas podem estar contribuindo para um mundo melhor. Também não culpo a criança que nasceu numa favela por ela não ser um doutor. Se todos tivessem a oportunidade de serem doutores, todos os seriam. Mas as oportunidades são dadas de formas diferentes para as pessoas.
    Não vejo nenhum problema em algumas poucas pessoas serem muito mais ricas que todo o resto.
    A preocupação deve ser acabar com a miséria e não impedir que alguns fiquem ricos.
    Acontece que a ideia subtendida é que os ricos roubaram dos pobres, o que pode até acontecer, mas não é a regra.

    Se dermos a todos a oportunidade de serem doutores, apenas alguns poucos, com a inteligência, a disposição e a ambição necessárias, aproveitarão a oportunidade. O resto irá até um certo ponto e desistirá (mas ficará com raiva dos que foram em frente).
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Num mundo onde as riquezas do planeta sejam de todos seus habitantes, as pessoas produziriam banana e sapatos e dariam estes bens de graça para outras pessoas. Cada um trabalhando de graça para os outros, faz com que no final todos tenham o necessário para viver bem. Para não haver desperdício, é só controlar a produção através de registros em computadores com acesso universal. Só será produzido o que as pessoas precisam. E as pessoas irão produzir movidas pelo amor ao trabalho. É ruim trabalhar quando se tem um chefe para cobrar resultados, mas tirou o chefe, o trabalho torna-se a coisa mais prazerosa do mundo.

    Não há mais a necessidade do uso do dinheiro no mundo atual. Ele se tornou algo ultrapassado. Novas formas de trocas laborais entre as pessoas estão se desenvolvendo. Um pedaço de papel não pode mais continuar mandando na vida das pessoas. Isto é absurdo.
    Só falta trocar a humanidade por uma espécie em que ninguém tenha ambições, em que ninguém queira ser reconhecido e admirado por sua maior inteligência, beleza, talento etc.

    Uma espécie de clones que vivam como formigas ou abelhas, totalmente dedicadas ao interesse do coletivo, sem nunca tentar obter vantagens pessoais. Em que todos trabalhem por amor, desinteressadamente, dando o melhor de si sem precisar de cobranças.

    Só falta inventar uma cornucópia que forneça alimentos e outros produtos a custo zero, com manutenção zero.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.