Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A parte onde Deus mais toca os céticos

17891113

Comentários

• sybok disse: A escolha no entanto não foi consciente nem RACIONAL, como foi dito e esse é o ponto, o cérebro possui VÁRIOS MECANISMOS DE ESCOLHA além da razão e da escolha consciente.
    Um exemplo foi dado no texto, onde o sistema límbico distingue o que agrada e desagrada o animal, algo que também não está sujeito ao nosso controle e escolha racional.
    Comportamentos por reflexo são OUTRO MECANISMO DE ESCOLHA do cérebro, onde o cérebro toma uma decisão sem que isso passe pela nossa razão.

Toda "programação" usa sistemas de escolhas como "ifs" e "elses", são escolhas mecânicas não conscientes e o cérebro está cheio desses mecanismos.
    escolhas baseadas em experiências acumuladas na memória
    uma criança criada por cachorros se comporta e raciocinara como um cachorro, vivencia experiencias de cães guarda na memoria e racionaliza sobre elas.
    ninguém tem medo do fogo até sentir seu calor, depois de ter esta memória o medo do fogo e a reação torna-se mecânicas.
    tenho duvidas se o conhecimento instintivo é transmitido apenas por memória genética ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Sim e dai? Nós podemos através da razão, após alguns segundos, negar o reflexo de correr e escolher ficar parado, assim como podemos escolher não comer comida gordurosa, isso no entanto só significa que um mecanismo de escolha se sobrepõe ao outro, mas continuam existindo VÁRIOS MECANISMOS DE ESCOLHA que não a razão.
    Isso não muda o fato de que o texto se referia a um desses mecanismos e não a razão. Como sempre sua intenção é somente fugir desse fato.

pode existir razão sem vontade?
    é necessário haver alguma razão para podermos afirmar que houve uma escolha ?mesmo quando não ha pensamentos todo ser vivo é mais ou menos racional.
    o fato dos nossos sentidos fisicos desconhecer a razão deles não a torna inexistente
    sinto logo existo!
  • sybok disse:
    A contradição está em hora afirmar que o espaço é material e no momento seguinte afirmar que é uma ilusão.
    Agora pra tentar fugir do seu erro, você novamente igualou o espaço ao nada, quando eu já postei que em ciência o espaço NÃO É IGUAL AO NADA. Eu inclusive postei um link onde a diferença entre nada e espaço é explicada.
    O espaço é algo, ele se curva e podemos ver ele alterar a trajetória da luz.

Isso refuta a sua afirmação de que o espaço é uma ilusão de "espaço vago". O espaço também não é material.
    material foi o termo usado para classificar a existência, logo tudo é matéria se apresentando em diversas formas, inclusive a espacial.
    a ilusão consiste exatamente na racionalização de formas limitadas, segundo os limites das mentes conscientes.
    mas cade aquele papo da unidade despercebida ?
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Tá cisamado com minha assinatura do perfil e pegando como se fosse meu argumento seu boçal.

assinaturas identificam seus autores
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: Se vc falou sobre o Hábito (instintos naturais) apreendido de forma a parecer resposta inata as inferências externas (estímulos externos)... Nesse caso, podemos dizer que esse recurso é apreendido e armazenado em nossos códigos genéticos, passados a nós por nossos acentrais, como uma memória epigenética (permitam-me).

provas?
    por que somente habitos mecânicos seriam transmitidos e personalidades não ?
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: Se pensarmos que todos os pensamentos humanos surgem frutos de estímulos externos, podemos afirmar que não...

Os estímulos externos podem ser o gatilho inicial de uma linha sucessiva de pensamentos, mas a continuidade desses pensamentos pode se misturar com reorganização das ideias pela razão através dos dados armazenados de/das experiências anteriores, guardadas na memória, é a chamada memória evocativa ou dados da memória de longo prazo.

Porém, se pensarmos do ponto de vista de estímulo/resposta – agora como nos testes de Pavlov) aos processamentos cerebrais, podemos dizer que a maioria dos dados provém de fonte externa sim. Inclusive envolvem nossas lembranças emocionais, de dor, prazer, etc..

Sei bem que vc estava se referindo aos pensamentos independentes, ligados aos modelos da evocação ao raciocínio pela razão... Porém, mesmos esses pensamentos em algum momento tiveram estímulos externos para os despertar...

exato! até dei o exemplo de que a visão de dois triângulos podem ser racionalizados pela mente como uma nova forma de quadrado, que antes não existia no mundo fisico, no entanto é errado querer afirmar que a montagem em novas formas com legos seja criar alguma coisa que antes era totalmente inexistente! ou seja a mente só consegue reorganizar, racionalizar novas formas associando as jas existentes.
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: E Stephen Hawking ainda vem dizer (li em outro tópico aqui sobre Filosofia X Física) que somente na física moderna está a compreensão de conteúdo e forma... rsrsrs
    Esse termo forma , formatar , transformar de fato é bem profundo!
    tem tudo haver com conscientizar, reorganizar, racionalizar.
    embora continuo achando que " a mente mente"
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    edited abril 21 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: assinaturas identificam seus autores

Mas não são argumentos pra debate. Você usou somente pra um ataque pessoal, você não tem condição nenhuma de dialogo porque não consegue lidar com o que te contraria.

Por isso sempre será ridicularizado aqui.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Saudações CRIATURO
    Silvana disse: Se vc falou sobre o Hábito (instintos naturais) apreendido de forma a parecer resposta inata as inferências externas (estímulos externos)... Nesse caso, podemos dizer que esse recurso é apreendido e armazenado em nossos códigos genéticos, passados a nós por nossos acentrais, como uma memória epigenética (permitam-me).

provas?
    por que somente habitos mecânicos seriam transmitidos e personalidades não ?

Darwin falou sobre isso nas (EF’s) , e Paul Ekman evoluiu esses estudos...

Vamos primeiro diferenciar o que é um ato instintivo (hábito s mecânicos herdados), de personalidade (comportamento : herança do uso, adaptada às novas realidades do indivíduo).

Quando herdamos metade de duas partes, nessas partes estão registrados os hábitos mecânicos de gerações que antes de nós evoluíram nesse mecanismo de - erro e acerto - , próprio dos animais e da evolução das duas personalidades, que geraram os gens do novo ser formado dessa mistura de códigos cruzados.

A partir daí, esse ser passa a também desenvolver a (herança de uso adaptada ao ambiente – respostas aos estímulos multifatoriais)... Ou seja, os desafios do homem moderno hj envolvem lidar com as novas situações ambientais e culturais...
    Vc questionou o fato de que reações inatas (instintivas) seriam herdadas, e como então a personalidade não o seria ? - Creio que foi isso que perguntou, certo ?

A personalidade é uma aquisição do indivíduo, ou seja, ele constrói (seguindo um modelo de entrada de dados) , sendo assim, são os novos dados externos que essa pessoa recebe do mundo onde mediante o cruzamento dos dados instintivos inatos(hábitos herdados ), o mesmo vai adaptar e seguir em sua nova configuração, ou seja, embora ele tenha instintos inatos, sua personalidade será sua marca registrada, pois é a única coisa que o indivíduo realmente “constrói” (reconfigura)...

Mas, mesmo a personalidade pode sofrer mudanças ao longo da vida de uma pessoa, não mudanças drásticas, mas pode sofrer alterações na forma de algumas respostas comportamentais a uma ou outra situação.

Por exemplo: uma pessoa bem calma, nunca explode, faz o tipo - calma extrema -
    Dependendo da situação, essa pessoa em algum momento pode ter uma alteração brusca de comportamento, que a leve a ser rude, agindo de forma totalmente inversa ao que normalmente está acostumada a agir...

Nesse caso, os instintos (preservação) sobrepõem ao polimento configurado pela personalidade.

Para a psicologia isso seria um conflito entre as bases: ID, EGO e SUPEREGO.

O EGO é momentaneamente suprimido pelos impulsos do ID (impulsivo).
    CRIATURO disse: como uma nova forma de quadrado, que antes não existia no mundo físico

Sim. Esse é um “conceito” de algumas escolas...

A base do triângulo quando em “repouso” sobre uma superfície plana. :)

A consideração do todo e não somente de uma das partes que, apontam a um único ponto...
    CRIATURO disse: Esse termo forma , formatar , transformar de fato é bem profundo! tem tudo haver com conscientizar, reorganizar, racionalizar. embora continuo achando que " a mente mente"

Na verdade, completando o que vc falou sobre a parcialidade frente a perspectiva de um plano... > a mente mente !!!! <

A mente não engana... O que nos “engana(m)” é a falta da perspectiva do todo... Assim como no exemplo do quadrado (base), com suas quatro linhas convergindo num ponto...

Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Percival disse: Mas não são argumentos pra debate. Você usou somente pra um ataque pessoal, você não tem condição nenhuma de dialogo porque não consegue lidar com o que te contraria.

Por isso sempre será ridicularizado aqui.

crybaby.gif
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited abril 22 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Quando herdamos metade de duas partes, nessas partes estão registrados os hábitos mecânicos de gerações que antes de nós evoluíram nesse mecanismo de - erro e acerto - , próprio dos animais e da evolução das duas personalidades, que geraram os gens do novo ser formado dessa mistura de códigos cruzados.

se habitos são transferidos via genética, então por que uma criança criada com cachorro desenvolve os habitos deles, por exemplo o de andar de quatro e uivar para lua.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Silvana a impressão que tenho é que o inicio da personalidade se da como uma memória inibida, sendo que a entrada de dados novos estimulam a evolução do ser ou o faz regredir como no caso dessa menina assim, mesmo que la exista antigos dados adormecidos, sem estímulos externos eles continuaram inertes, alheios a nova razão que se forma.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Só na sua cabeça ôca.
    É você como sempre falando merda para justificar outras merdas refutadas que você falou.
    Espaço não é material, tanto quanto gravidade não é material.

A única ilusão real aqui é a sua classificação de tudo.
    como voce classificaria o que é materia ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Agora você está delirando e falando um monte de bobagem usando o termo "razão" com significado distinto do tratado até então para continuar fugindo do fato de que a mente logica/racional não é o único mecanismo de escolha do cérebro.
    Isso é que é querer se iludir.

Aceite que falou merda e aprenda alguma coisa ao invés de ficar ai se debatendo afirmando mais abobrinhas para defender a idiotice que falou.
    arrogância é querer racionalizar uma forma limitada e achar que conseguiu descobrir todo um universo
    escolha e vontade própria significa possuir algum tipo de razão
    sinto logo existo!
    edited abril 22 Vote Up0Vote Down
    sybok disse:
    Você sempre consegue se superar na burrice... Seu desespero em manter as próprias crenças te torna uma pessoa absolutamente irracional e incapaz de compreender coisas simples.
    simples só se for para voce! worshippy.gif

sybok disse: O fato aqui é que atos feito por reflexos não passam pela ESCOLHA da razão no momento em que são acionados, demonstrando a existência de um mecanismo de escolha não racional. Pra fugir desse fato você novamente fez uma confusão com outras coisas e falou mais abobrinha.

se ha escolha então tem que ser racional
    Acorda Criaturo, para com isso.
    lazy.gif
    sinto logo existo!
  • É um Attention Whore esse @CRIATURO .
    ― Winston Churchill

• sybok disse: Essa é a diferença entre você e eu.
    Eu não preciso dos outros para provar aquilo que eu mesmo posso comprovar, mas eu não nego aquilo que todos podem comprovar sendo que eu mesmo não fui lá comprovar.
    voce é crente eu cético

sybok disse: Quando a ciência desconhece algo que EU CONHEÇO, não preciso do aval de ninguém, mas eu JAMAIS NEGO AQUILO QUE EU DESCONHEÇO e que a CIÊNCIA CONHECE E QUALQUER UM PODE COMPROVAR.
    então prove que os aminais são seres irracionais ?

sybok disse: Você fica ai querendo dizer que a ciência está errada, mas diz idiotices como dizer que o espaço é material/ilusão, fica confundindo instinto com hábitos e reflexos, não consegue entender um texto simples sem se confundir, vê todo o cérebro como um borrão, mistura razão, sentimento e sentidos, etc, etc, etc...
    não estou dizendo que a ciÊncia é errada, apenas que possui conhecimento superficiais a respeito de algumas coisas, ela apenas pode estudar o efeito do existente, as leis que estão submetidas ,mas desconhecem sua essência!
    voce quis argumentar que o cerebro pode criar sentimentos independentes da realidade externa, não conseguiu apresentar logica nem provas cientificas convicentes, agora fica ai todo irritadinho, não consegue lidar com suas frustações, alias elas são reflexos da nossa discussão e não criações do sistema límbico.bleh.gif
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Ainda que faça toda essa confusão, quer achar que está certo e NEGA o conhecimento cientifico moderno. Se recusa a raciocinar com isenção sobre qualquer argumento, mesmo quando é refutado com textos científicos.
    Esse é o comportamento de uma pessoa burra e intelectualmente desonesta.

burro e contraditório é esse seu texto BROCA que que diz que o sistema irracional , possui vontade própria,escolhe e define o que lhe agrada ou desagrada.
    sybok disse: Para com isso Criaturo... coisa feia. Seja mais humilde, você é extremamente ignorante sobre o assunto em questão e está se esforçando para se manter ignorante. Tenha mais apreço pelo conhecimento e pela verdade e QUEIRA aprender ao invés de querer ensinar sobre aquilo que você não sabe nada.
    mostre no texto onde que o autor fala que o sistema libico "irracional" consegue criar sentimentos , sem nenhum dado percebido pelo sentidos fisicos , não vindos da realidade externa ao cérebro ?
    sinto logo existo!
  • Saudações CRIATURO

CRIATURO disse: se habitos são transferidos via genética, então por que uma criança criada com cachorro desenvolve os habitos deles, por exemplo o de andar de quatro e uivar para lua.

Criaturo, as experiências para gerarem hábitos de (herança inatas), estão ligadas diretamente a genética quando os estudos evolutivos tanto da psicologia quanto da biologia... Uma representação simbólica relativas a capacidade de fala representa bem isso.. Resposta aos estímulos mais primitivos, ouvir e falar, são representações dos signos mais simples da comunicação humana ...

Se vc fala sobre aprendizagem dos hábitos representativos, ou seja, do único modelo de convívio em grupo (animais), lógico que a referência própria dessas crianças será o comportar-se como o grupo ao qual essa criança faça parte...

Não assisti ao vídeo todo, e nem escutei o mesmo, meu acesso aos meus vídeos não está bom... Mas, percebi, pelo menos me pareceu, que a tal menina falou durante o tal vídeo, certo ?

Esse é um hábito inerente das faculdades humanas... Herdado pela genética e aperfeiçoado a partir de nossos ancestrais... Segundo a Biologia, certo ?

Porém, até mesmo para esses estudos de crianças selvagens, é necessário verificar se as crianças não possuem algum retardo no desenvolvimento, justamente por isso foi abandonada a própria sorte, se a situação de convívio com animais é verídica.

Observe neste link a quantidade de histórias desse tipo que realmente em sua maioria não são verídicas...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Criança_selvagem

CRIATURO disse: Silvana a impressão que tenho é que o inicio da personalidade se da como uma memória inibida, sendo que a entrada de dados novos estimulam a evolução do ser ou o faz regredir como no caso dessa menina assim, mesmo que la exista antigos dados adormecidos, sem estímulos externos eles continuaram inertes, alheios a nova razão que se forma.

Sim. Vc está certo sobre o que vc chamou de memória inibida genes da fala...

Existe um período onde o bebê primeiro percebe (estímulo e entrada de dados) o mundo... A fala precisa ser exercitada, pois embora seja uma herança (hábito de comunicar-se), ainda assim é um signo que precisa ser primeiro registrado.

Um exemplo que corrobora o que estamos falando é o que foi descoberto sobre a leucodistrofia metacromática

Os bebês que nascem com leucodistrofia metacromática parecem saudáveis, mas seu desenvolvimento começa a regredir entre um e dois anos de idade, pois parte de seu cérebro é destruído.

Então, atualmente estão estudando uma terapia que já resulta em sucesso, essa terapia consiste em curar regressão da fala e da capacidade de andar, esse tratamento ocorre através de uma terapia genética.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/07/130712_criancas_curadas_terapia_genetica_an

Vejamos então se nós dois estamos corretos em nosso raciocínio...
    WIKIPEDIA : Leucodistrofia metacromática (LDM) é uma doença genética e hereditária originada num gene autossômico recessivo e causada pela deficiência da enzima arilsulfatase A, responsável pela degradação de lipídios (gorduras). A não-degradação destes lipídios, leva a um acúmulo excessivo de sulfatídios, ocasionando a destruição rápida e progressiva do sistema nervoso.

A LDM pertence a um grupo de doenças conhecidas como erros inatos do metabolismo.

Os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida ou até a fase adulta. Antes do aparecimento dos sintomas o indivíduo apresenta desenvolvimento das funções neurológicas completamente normal.

Ou seja, a genética nos permite armazenarmos nossas habilidades humanas, o desenvolvimento dessas habilidades pode ser ou não estimulado durante a vida do indivíduo conforme os estímulos sensoriais (entrada de dados na memória).

Abraços fraternos a ti
    Silvana

• Silvana disse: Não assisti ao vídeo todo, e nem escutei o mesmo, meu acesso aos meus vídeos não está bom... Mas, percebi, pelo menos me pareceu, que a tal menina falou durante o tal vídeo, certo ?

Esse é um hábito inerente das faculdades humanas... Herdado pela genética e aperfeiçoado a partir de nossos ancestrais... Segundo a Biologia, certo ?

Porém, até mesmo para esses estudos de crianças selvagens, é necessário verificar se as crianças não possuem algum retardo no desenvolvimento, justamente por isso foi abandonada a própria sorte, se a situação de convívio com animais é verídica.

neste caso criança filha de pais alcoólatras foi colocada para morar com os cachorros no quintal, quando adulta foi levada para um sanatório para ser humanizada, aprendeu a falar, comer com talheres, andar ereta , depois de adulta ficou com mentalidade de uma criança de apenas 6 anos.
    em termos de maldade o ser humano é insuperável,mas na verdade o ser humano só é mal
    por que tem consciência do mal.
    Tai uma boa justificativa maldade = conhecimento, o ser humano passou a ser mal após ter comido o fruto do conhecimento!
    aparentemente os conhecimentos instintivos e mecânicos como do sistema nervoso, reflexos,não dependem de estímulos externos.,mas sera que um pássaro que nunca tenha visto outro construindo um ninho ja nasce sabendo ?
    mas estranho em algum momento o ancestral animal aprendeu a fazer o ninho como esta técnica pode ser passada geneticamente, alem do que como nossos conhecimentos científicos não são igualmente repassados geneticamente de pai para filho, por exemplo o filho de um construtor de casas não nascerá sabendo o oficio do pai ?
    sinto logo existo!
    edited abril 25 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Só alguém desinteressado em aprender qualquer coisa, é um sujeito que não fala português e por isso impede qualquer dialogo lógico, pois usa palavras sem respeitar seus significados reais e que tenta redefinir e classificar tudo segundo a própria ignorância.

pobres palavras que não conseguem expressar a essencia da realidade
    sybok disse: É por isso que é impossível discutir sobre qualquer coisa com você. Você é como o Erivelton ou o Claudio, com a diferença de que ao menos eles não são soberbos o suficiente para crer na própria religião tirada inteiramente da própria cabeça.

ja que é para acreditar em alguém, que seja em mim mesmo! ha muita diferença entre crer na ciência dos outros e possuir sua própria ciência de fatos observados, vai dizer que voce
    não acredita na suas próprias crenças?
    pois é porque não posso ser um cético da ciência dos outros ? enquanto voce é um crente?
    Se um cientista te der um comprimido como remédio para sua saude, mesmo que te mate imediatamente ou aos poucos, pela fé você ira morrer, pois não tem o minimo conhecimento do que esta tomando nem quais serão o efeitos dessa droga no seu organismo, ou seja a ciência dos outros nos torna reféns, ja que não podemos ter conhecimento em todas as áreas.
    sybok disse: Você vive num mundo de fantasias próprio que você mesmo criou do nada, não é cristão, não é espirita, não é nada. É o mundo fantástico do Criaturo com diria o Percival.
    putz! voce deve ta de sacanagem, paginas e paginas eu argumentando que Criar é um conceito ilógico tanto quanto o "NADA" e voce me vem com estas dua pérolas.
    se tem alguém querendo criar pensamentos abstratos vindo do nada é voce no seu mundo fantástico Vulcano, onde a sua imaginação consegue mentalizar o nada de forma abstrata, tai uma bela teoria falando "nada de nada".

sybok disse: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Essa vai pro seu dossiê...
    Você por acaso realizou algum estudo sobre esses temas para ter conhecimento menos superficial do que a ciência? Refutou os estudos científicos sobre o tema?

vai pesquisar que os próprios cientistas reconhecem a limitação da ciência sobre a essência da existência.
    conhecem alguns dos seus efeitos,mas não sabem direito o que realmente são a ciência humana ser sempre uma eterna criança, somos seres mais ou menos racionais.
    sybok disse: Me poupe Criaturo... aqui você mostrou toda a sua soberba e desonestidade. Quem é você pra achar que sabe mais do que a ciência e pra taxar de superficial um conhecimento cientifico que VOCÊ NUNCA ESTUDOU para poder avaliar o quão profundo pode ser?
    Qual o estudo que você já fez sobre o tema? Você conhece a essência de qualquer coisa?

Tenha vergonha Criaturo.
    mimimimmi...icon_cry.gif
    cray.gif
    pare de choradeiras e apresente provas que o cérebro consegue criar pensamentos abstratos sem a participação de nenhum conhecimento via sentido fisico?
    Ficar esbravejando não provará a sua razão apenas a falta dela.

sinto logo existo!
  • Pra quem diz que existe uma parte de Deus que toca os céticos e não define nada e só fala o óbvio pra se ter uma crença é necessário fé. Você é o menos normal daqui.
    ― Winston Churchill

edited abril 26 Vote Up0Vote Down
    Voce continua de sacanagem né ?
    sybok disse: Eu acho que você deveria tomar vergonha na cara e repensar sua postura frente a verdade é ao conhecimento, pois é difícil encontrar alguém tão apaixonadamente apegado e entregue a mentira quanto você.
    Silvana disse: Mesmo quando contestas alguma ideia “confluente”, tu as defendes com tamanha paixão, que torna impossível não admirar sua retórica.
    sybok disse: Acontece que para quem nega a realidade nenhum fato e nenhum conhecimento convence.

Vamos lembrar que você é o cara que nega até o que é dito "claramente", nega o texto escrito, como quando negou a ressurreição de Lázaro e até tentou justificar o fato de, sendo um defunto de 3 dias já FEDENDO CARNIÇA, alegando de modo hilário que ele poderia estar fedendo por não tomar banho.

Kkkkkkkkkkkk

Me poupe Criaturo, para crentes como você não existe ciência ou fatos capaz de convencer.
    voce que crê na ressurreição de lazaro e o crente aqui sou eu ?
    e a menina que Jesus afirmou que apenas dormia, segundo a sua sabedoria estava morta e jesus a teria ressuscitado tambem?

sybok disse: Eu já postei um texto científico mostrando ONDE os sentimentos são CRIADOS no cérebro e que mostra sua independência da razão e dos sentidos.
    um cérebro independente dos sentidos? isso não faz nenhum sentido! se não então vejamos segundo seu texto do cérebro trino:
    o cerebro é a composição de três partes:
    Arquipalio: primitivo reptiliano ja possuía o bulbo olfatório
    O desenvolvimento dos bulbos olfatórios e de suas conexões tornou possivel uma análise precisa dos estímulos olfativos e um aprimoramento das respostas orientadas por odores, como aproximação, ataque, fuga e acasalamento
    ou seja o inicio da razão primitiva ja foi baseada em um dos sentidos
    Paleopálio: sistema límbico permite os mamíferos inferiores distinguirem, racionalizar escolher entre o que lhe agrada e desagrada aos sentidos fisicos, induzindo sentimentos, emoções, personalidade, baseada em memória.
    Neopálio: a parte racional onde são gerados os pensamentos abstratos
    sybok disse:
    Repare que animais irracionais tem sentidos e aqui o sentido do olfato, o ÚNICO sentido mencionado no texto, liga esse sentido a unidade primitiva, o cérebro reptiliano encontrado em todas as especies de vertebrados. Ele ainda cita que ele foi minimizado no ser humano e que mantem conexões com o CÓRTEX, mas em NENHUM MOMENTO cita o sistema LÍMBICO que é onde os sentimentos são produzidos.
    todo este sistema trino do cerebro humano desde o inicio primitivo a partir dos repteis ja foi baseado nos sentidos fisicos (olfatório), ja no limbico dos mamíferos inferiores é notório a existência de dados vindos dos sentindo físicos e acumulados na memória ao ponto de serem consultados para tomada de decisão entre ações que lhe agradam ou não , formando assim a personalidade animal.
    Tambem é inegável que animais sonham,que portanto tambem criam pensamentos e sentimentos abstratos de medo e prazer baseado na memória dos sentidos fisicos.
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/os-animais-sonham

Segundo Bekoff, cachorros podem ser tão racionais que fazem planos para o futuro. E elefantes ficam de luto quando morre um amigo ou parente. Um estudo recente da Universidade de Goethe, na Alemanha, revela que os corvos são capazes de se reconhecer no espelho. E cientistas da Universidade Paul Sabatier, na França, demonstraram que abelhas entendem conceitos abstratos como "equivalente" e "diferente". Agora responda: dá para continuar achando que somos os únicos animais racionais do planeta?
    http://super.abril.com.br/ciencia/o-homem-nao-e-o-unico-animal-racional

em nenhuma parte do texto diz que os pensamentos abstratos e sentimentos são independentes dos sentidos físicos, isso faz parte da sua crença e não tem nada de cientifico.

sinto logo existo!
  • sybok disse: Essa é a diferença entre nós Criaturo, eu não faço ginástica pra DISTORCER o que está claramente escrito só porque contrária minhas crenças.

sybok disse: Agora faz o mesmo com um texto científico que mostra a separação entre razão e sentimentos.
    O nome disso é DESONESTIDADE INTELECTUAL.
    o cerebro repetiliano pode até ter menos razão,mas os sentidos ja estão aqui:Arquipalio: primitivo reptiliano ja possuía o bulbo olfatório
    O desenvolvimento dos bulbos olfatórios e de suas conexões tornou possivel uma análise precisa dos estímulos olfativos e um aprimoramento das respostas orientadas por odores, como aproximação, ataque, fuga e acasalamento

voce não quer entender o que significa RESPOSTA ORIENTADA POR ODORES ? racionalização na tomada de decisão, entre ficar e morrer ou correr e continua vivendo ?
    sybok disse: Você consegue negar o inegável e mesmo que esteja escrito com todas as letras: "ELE ESTA MORTO". Você nega o que está escrito e substitui por sua crença.Eu não acredito da ressurreição de Lázaro, aquilo pra mim é só uma história, um conto. O fato é que o conto INEQUÍVOCAMENTE relata uma ressurreição de um defunto de 3 dias que já fedia, com Cristo "dizendo claramente" que ele estava MORTO.
    Seria mais honesto ao menos você admitir que discorda do que está escrito e que você ACREDITA por conta própria em outra coisa.
    ok resumi este debate reconhecendo que o caso lazaro teve um dialogo contraditório entre jesus e os discípulos,mas que a biblia termina afirmando que lazaro havia morrido.
    acredito na possibilidade da morte de lazaro não ter se consumado de fato, primeiro porque Jesus afirmou que ele estava dormindo, segundo por novamente ter afirado que a menina tambem não estava morta e sim dormindo.
    então não vai querer negar a cristo dizendo que ele ressuscitou tambem a menina , quando ele esta dizendo claramente que ela não estava morta e sim dormindo.
    o que torna possivel a mesma coisa ter acontecido com Lazaro.

sinto logo existo!
    edited abril 26 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Veja que ainda que a teoria diga CLARAMENTE que razão e sentimentos ficam em áreas distintas, você DISTORCEU O TEXTO e enfiou suas próprias palavras e botou a razão no sistema límbico KKKKKKKK. Isso é falta de honestidade.
    antes de mim o próprio autor ja afirma que a razão primitiva dos répteis é baseada no sentido do olfato, que sua ações são ORIENTADAS para aproximação ou fuga.
    ja segundo o Broca no próximo estagio o cerebro límbico do mamíferos inferiores ha um ganho nos sentidos físicos possibilitando a evolução de uma maior razão, poder de decisão escolha entre o agradável ou desagradável, sentimentos, emoções funções afetivas não são pensamentos subjetivos como amor e ódio ?
    os traço de personalidade da razão animal não vieram por meio dos sentidos?
    Seja honesto e assuma que você nega essa teoria científica, ao invés de tentar distorcer o texto e fingir que ela corrobora minimamente com a SUA teoria furada.
    se voce prefere querer enxergar assim tudo bem!

E assuma que você discorda da bíblia.

é logico que discordo da biblia ta me achando um crente fanatico
    Em resumo, seja mais honesto. Sem honestidade intelectual não existe aquisição de conhecimento ou debate possível.
    tento ser o mais honesto possivel, tanto que não me esforço para parecer simpático as ideias que discordo, pelo contrario.
    É por isso que com você todo debate sério descamba para discussões estúpidas sobre coisas inúteis.
    negativo sempre aprendemos alguma coisa e muitas vezes são mais importante do que o assunto principal que se discute.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.