Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A parte onde Deus mais toca os céticos

1568101113

Comentários

• PercivalPercival Membro
    edited abril 6 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: Já tive sim, moderadamente! O que dispara isso é um processo que ocorre no cérebro, esse processo depende de estruturas físicas para ocorrer. Mesmo com causas internas, essa causa ainda é física.

No caso fico com a afirmativa do @sybok
    sybok disse: É física mas não passa pelos SENTIDOS e esse é o ponto.

O problema é que tu perde o controle da sua mente: é como uma tristeza que não tem fim. Deixa de ser físico, mesmo que haja estímulos para que cesse não passa. Depressão não é fácil de lidar pra quem tem pra valer. As pessoas teimam em achar que não. É difícil: só quem tem sabe o que é.

Não estou negando o fato do meio físico poder influenciar, mas ele pode ser um potencial criador desse estado.

Marcio disse:
    Bom! Creio que cada pensamento deve ter uma (ou é a própria) estrutura material correspondente. Assim o pensamento é um processo ocorrendo provavelmente com fluxos de dados interagindo. Você não pode pegar um pensamento com as mãos (considerando que ele está dentro do cérebro, e você o leva consigo, logo,,,) mas pode altera-lo por interferências físicas externas.

Acho que estamos tendo algum problema de semântica com o termo "algo físico".

Provavelmente, quando falo de "algo físico" falo de coisas que somente existem quando estas se encaixam nas leis naturais. O caso é que você acha que tudo pode ser transportado no meio físico o que não é verdade. Por exemplo o poder de supervelocidade de Wally West não poderia ser concebido nesse mundo. Só imaginado:

4551681-4235963-1902495918-flash.jpg

Marcio disse: Discordo! Toda informação estruturada é física (ou material). Assim como nem todo desenho pode ser construído no mundo real, ele ainda é material como mera informação no papel.

Você se apega no registro da informação: esse é teu erro. O que falo é de existência real, com todas as suas propriedades. Omnitrix jamais seria real nesse mundo, sua representação é de um mero brinquedo:

41TVeTE5s2L._SY300_.jpg

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• sybok disse:
    Isso é discutível, pois dados abstratos são dados novos produzidos pela própria mente, em especial pela parte racional da mente, mas a verdade é que essa discussão especifica é irrelevante, já que o que estamos discutindo são as peças responsáveis por CRIAR cada coisa.

estamos discutindo que é impossível Criar algo, salvo novas formas de racionalizar coisas ja existentes.
    por que alguem que perde a memória apaga os sentimentos de amor até para os seu entes mais próximos como marido e filhos ?
    Sem memória não ha ser humano.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Percival disse: Provavelmente, quando falo de "algo físico" falo de coisas que somente existem quando estas se encaixam nas leis naturais. O caso é que você acha que tudo pode ser transportado no meio físico o que não é verdade. Por exemplo o poder de supervelocidade de Wally West não poderia ser concebido nesse mundo.

Mas, eu nunca disse que tudo pode ser transportado para o meio físico (aí que esta o problema de semântica: eu entendo que tudo é um meio físico, material, mesmo concepções imaginadas absurdas), certas coisas imaginadas apenas não podem ser concebidas inteiramente no mundo externo à mente, pois este mundo possui regras para o seu correto funcionamento. A mente pode burlar essas regras e criar coisas que aparentemente funcionam dentro dela, mas que não podem ser construídas no mundo externo. É só isso.
    Por uma questão de lógica eu não consigo entender as construções mentais como algo imaterial, não físico.
    Mesmo as informações ou registros mentais, são coisas materiais. A decodificação deles pela mente é um processo físico que demanda consumo energia, etc e etc.

Percival disse: Você se apega no registro da informação: esse é teu erro. O que falo é de existência real, com todas as suas propriedades. Omnitrix jamais seria real nesse mundo, sua representação é de um mero brinquedo:

E você parece não entender que o registro e o processo que decodifica esse registro é físico.
    Acima explanei sobre a diferença entre o mundo interno mental e o mundo externo com suas leis e regras.
    Se o mundo mental não é material também, seria o que? Sobrenatural?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • sybok disse: Isso é discutível, pois dados abstratos são dados novos produzidos pela própria mente, em especial pela parte racional da mente, mas a verdade é que essa discussão especifica é irrelevante, já que o que estamos discutindo são as peças responsáveis por CRIAR cada coisa.

Tudo bem, podemos discutir as peças separadamente, só que elas não funcionam independentes umas das outras.
    Assim como um processador não produz nada sem a memória e a memória é vazia sem os dados oriundos das entradas, o mecanismo de sentimentos não funciona sem dados, armazenados e/ou diretos. E tais dados, no caso do ser humano, só podem se originar dos sentidos captadores, para serem usados diretamente ou armazenados.

sybok disse: Todas as parte do corpo se relacionam entre si, sem o pulmão e sem o ar que respiramos também não podemos ter sentimentos.
    A ligação e interdependência entre as partes não faz os sentidos terem responsabilidade direta na CRIAÇÃO dos sentimentos, esses são função de outra peça.

Rsrsrs! Você ficou mais maleável agora! Direta ou indireta ainda é responsabilidade primeira dos dados sensoriais disparar sentimentos.
    O ponto que eu defendo, é que todos os dados, armazenados ou não, tem origem nos sentidos.
    A menos que você saiba de outra origem que eu desconheço!
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: E você parece não entender que o registro e o processo que decodifica esse registro é físico.
    Acima explanei sobre a diferença entre o mundo interno mental e o mundo externo com suas leis e regras.
    Se o mundo mental não é material também, seria o que? Sobrenatural?

Não é, o que estou querendo mostrar é o que somente fica no campo das ideias do que realmente pode se por em prática.

Nem tudo que é idealizado pode ser posto em prática no nosso universo.

Vem do processo de criatividade: o universo da mente é amplo sem dimensões como se fosse um Minecraft onde eu posso criar um cenário e destruí-lo quando eu quiser.
    Marcio disse: Mas, eu nunca disse que tudo pode ser transportado para o meio físico (aí que esta o problema de semântica: eu entendo que tudo é um meio físico, material, mesmo concepções imaginadas absurdas), certas coisas imaginadas apenas não podem ser concebidas inteiramente no mundo externo à mente, pois este mundo possui regras para o seu correto funcionamento. A mente pode burlar essas regras e criar coisas que aparentemente funcionam dentro dela, mas que não podem ser construídas no mundo externo. É só isso.

Então você entendeu o que eu quis dizer: a mente não tem limites para criação, o meio físico sim porque há regras para que possa ser criado no caso ideias podem ser ajustadas a esse meio.
    Marcio disse:
    Por uma questão de lógica eu não consigo entender as construções mentais como algo imaterial, não físico.
    Mesmo as informações ou registros mentais, são coisas materiais. A decodificação deles pela mente é um processo físico que demanda consumo energia, etc e etc.

E como disse o @sybok você confunde a criação com o processo. Porque é diferente de juntar uns ingredientes e fazer um bolo. A mente pode trabalhar com aquilo que é imaginário somente. Eu não estou levando em conta processos e sim a capacidade criativa e a possibilidade de transpor no mundo físico. Esse é o ponto.

― Winston Churchill

• @Marcio um complemento:

A energia faz com que a mente funcione, mas ela não é matéria prima para que algo seja transportado ao meio físico. Pra se criar se necessita material e viabilidade dentro do nosso universo para se criar: seja materiais, adequação as leis da física etc... Não é qualquer coisa criada que ganha o meio físico assim do nada.
    ― Winston Churchill

• Marcio disse: Mas, eu nunca disse que tudo pode ser transportado para o meio físico (aí que esta o problema de semântica: eu entendo que tudo é um meio físico, material, mesmo concepções imaginadas absurdas), certas coisas imaginadas apenas não podem ser concebidas inteiramente no mundo externo à mente, pois este mundo possui regras para o seu correto funcionamento. A mente pode burlar essas regras e criar coisas que aparentemente funcionam dentro dela, mas que não podem ser construídas no mundo externo. É só isso.

não temos como Criar algo fisico , a mente racionaliza o mundo fisico externos em novas formas de sentimentos ou de pensamentos abstratos que por intermédio das mãos poderá tornar reais no mundo fisico tais reformas imaginadas pela mente.
    acho que é valido conjecturar que o mundo fisico é uma grande massa(energia) racionalizada em pequenas formas mais limitadas de acordo com os limites da mente.
    então essa unica energia ((massa) poderá ser vista no mundo em pequenas formas fisicas como por exemplo: ovos, farinha, açúcar, leite, glace,fogo. então a mente racionaliza todas essa pequenas formas em uma nova forma maior resultando um bolo abstrato que depois através da mãos pode ser formatado no mundo fisico.
    a mentalização da construção de uma casa seria também um bom exemplo da mente poder reformar o mundo existente, mentalmente depois sim fisicamente.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited abril 7 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: O ponto que eu defendo, é que todos os dados, armazenados ou não, tem origem nos sentidos.
    A menos que você saiba de outra origem que eu desconheço!

he..he..he..he..he..he
    Percival disse:
    Nem tudo que é idealizado pode ser posto em prática no nosso universo.

Vem do processo de criatividade: o universo da mente é amplo sem dimensões como se fosse um Minecraft onde eu posso criar um cenário e destruí-lo quando eu quiser,Então você entendeu o que eu quis dizer: a mente não tem limites para criação.

nem tudo pode ser imaginado pela mente, por exemplo tente imaginar que voce não existe sem ser contraditório.
    interessante como pensam os céticos, como de algo sem vontade nasceu a vontade ?
    seria memo possível de duas coisas existentes conseguir gerar uma terceira antes inexistente?
    tipo oxigênio + hidrogênio = água

a agua foi criada ou ela ja existia em duas formas separadas ?

é possivel imaginar algo que não possua nenhuma origem física e depois torna-lo existente na forma física ?

algo imaginado que não possa ser externado, não existe no mundo físico.

Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    edited abril 8 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: nem tudo pode ser imaginado pela mente, por exemplo tente imaginar que voce não existe sem ser contraditório.
    interessante como pensam os céticos, como de algo sem vontade nasceu a vontade ?

Sim, posso imaginar que eu não exista. Pode se ter diversas versões de acontecimentos sem minha participação que podem ou não mudar a vida e o rumo da linha do tempo.

Até mesmo ações escolhidas podem mudar o rumo da nossa história. Por isso existem multiversos.

O nascimento não é uma escolha e sim um acontecimento, o que cada um faz com sua vida é uma escolha. Isso depende de como a mente é desenvolvida com o decorrer do tempo.

CRIATURO disse: seria memo possível de duas coisas existentes conseguir gerar uma terceira antes inexistente?
    tipo oxigênio + hidrogênio = água

Quimicamente isso é possível, mas a mente no processo de criação pode ignorar isso. Se eu quero construir um universo fantástico onde a água pode ser controlada e criada com as mãos como uma energia, eu posso. Agora se quero uma criação no universo real eu preciso de levar em conta as regras do mesmo.

CRIATURO disse: é possivel imaginar algo que não possua nenhuma origem física e depois torna-lo existente na forma física ?

@sybok já lhe deu respostas suficientes sobre isto. Releia e não se finja de desentendido.

CRIATURO disse: algo imaginado que não possa ser externado, não existe no mundo físico.

E eu estou dizendo o contrário por acaso? Mas para existir não precisa necessariamente estar no mundo físico, mas não significa que isto exista realmente de verdade como no caso Deus.

― Winston Churchill

sybok disse: Dados sensoriais disparam sentimentos assim como pensamentos disparam sentimentos. Sentimentos também disparam pensamentos e sentimentos fruto de algum equilíbrio cerebral são a origem de inúmeros distúrbios, como depressão e síndrome do panico, onde sentimentos são produzidos independente de fatores externos.
    a interpretação consciente da realidade fisica segundo Broca, desperta sentimentos agradáveis e desagradáveis, ao ponto de pensarmos amamos ou odiamos tal coisa, pessoas que não conseguem lidar com sentimentos impostos pelos mundo externo que ela julga serem desagradáveis ao ser, tornam-se depressivas , ou seja tentam desconectar do mundo cruel que lhe impõe tanto sofrimentos desagradável.
    Disso resulta, desanimo, falta de apetite, descontrole emocional e de eximas, baixa imunidade e possíveis desenvolvimento de doenças físicas.
    sinto logo existo!
    sybok disse: E sim, eu conheço outra origem de dados que não os sentidos. A razão.
    A mente abstrata CRIA dados que não vem dos sentidos. Um exemplo que já dei foi o conceito de "nada", algo inexistente na nossa realidade e que não foi "percebido" por sentido nenhum. Trata-se de um conceito abstrato criado pela mente racional.

o conceito do "nada" trata-se de mais uma limitação dos sentidos, ou seja relativamente eles podem não estar detectando a presença de algo em uma area ou forma limitada, então afirma que nela não ha nada de tal coisa existente, por exemplo dentro de um balde vazio não ha nada de laranjas, mas isso não é o mesmo que dizer que laranjas são inexistentes,pois por conta da memória sabemos que existem laranjas fora do balde.
    Filosoficamente considerando que a essência material é uma unica energia, tanto balde quanto laranjas são a mesma energia manifestando formas diferentes, tornando o conceito do nada ainda mais ilógico.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Dizer que sentimentos tem origem nos objetos é tão sem sentido quanto dizer que os PENSAMENTOS vem de fora e são causados pelos sentidos, só porque pensamos em coisas que vemos e ouvimos

tente pensar em algo que não tenha nenhuma relação com interpretações dos sentidos, se conseguir nos informe do que se trata?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Bobagem, a cor está SEMPRE relacionada ao comprimento de onda da luz. Isso é um fato da física.
    Daltônicos podem inclusive usar lentes que corrigem a luz, pois parece que o daltonismo é causado por um desvio que o olho faz de certas ondas, sendo portanto um problema justamente no órgão responsável pela visão. A lente corrige o desvio e assim o daltônico passa a ver aquelas cores direito.

exatamente , embora a fonte da realidade externa no caso da visão a luz seja a mesma, a interpretação de sentido limitados podem criar divergência nas mentes.
    sybok disse: Já os sentimentos também tem sua origem conhecida. O sistema límbico no cérebro humano. Eles tem sua realidade independente dos objetos.
    continuo aguardando um exemplo desse sentimento mais concreto que o nada

sybok disse: Dizer que sentimentos tem origem nos objetos é tão sem sentido quanto dizer que os PENSAMENTOS vem de fora e são causados pelos sentidos, só porque pensamos em coisas que vemos e ouvimos.
    estamos dizendo que o cérebro é motor dos pensamentos e a gasolina é a energia necessária para roda-los.
    e dizer que o cérebro seja um auto gerador de pensamentos é tão lógico quanto dizer que um gerador elétrico consegue CRIAR energia elétrica, desligado do mundo físico.
    o cérebro não é um auto gerador de pensamentos aleatórios, ele pode acessar aleatoriamente pensamentos na memória, cabe a consciência mais ou menos reorganiza-los segundo sua capacidade momentânea.
    sinto logo existo!
  • Percival disse:
    Sim, posso imaginar que eu não exista. Pode se ter diversas versões de acontecimentos sem minha participação que podem ou não mudar a vida e o rumo da linha do tempo.

sua para você sua existência inicia-se a partir da suas primeiras lembranças antes disso , se te apresentarem a foto de um bebe bonito e fofo , voce só poderá acreditar tratar-se da sua existência por meio da fé.

Percival disse:
    Quimicamente isso é possível, mas a mente no processo de criação pode ignorar isso. Se eu quero construir um universo fantástico onde a água pode ser controlada e criada com as mãos como uma energia, eu posso. Agora se quero uma criação no universo real eu preciso de levar em conta as regras do mesmo.

mesmo no mundo fantástico de bob sua mente só conseguira reorganizar dados do mundo fisico real, em formas mais ou menos lógicas.
    se voce consegue imaginar um par de asas em uma xicara voadora, no mundo fisico torna-se impossível tal ligação de células orgânicas com inorgânicas.
    Então seu mundo continuara existindo apenas dentro da sua cabecinha.

no caso a água tambem trata-se da união de duas substancias ja existente formando ( e não criando) uma forma antes inexistente.

Percival disse:
    @sybok já lhe deu respostas suficientes sobre isto. Releia e não se finja de desentendido.
    neste caso quando quiser saber a sua razão ou falta dela eu consultarei a do Sybok

Percival disse: CRIATURO disse: algo imaginado que não possa ser externado, não existe no mundo físico.

E eu estou dizendo o contrário por acaso? Mas para existir não precisa necessariamente estar no mundo físico, mas não significa que isto exista realmente de verdade como no caso Deus.
    como pode existir algo dentro da sua cabeça e estar fora do mundo físico, a sua cabeça está no mundo da lua ?
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: sua para você sua existência inicia-se a partir da suas primeiras lembranças antes disso , se te apresentarem a foto de um bebe bonito e fofo , voce só poderá acreditar tratar-se da sua existência por meio da fé.

Não é qualquer foto de bebê que me representará e sim registros coerentes vindo de pessoas confiáveis de uma forma coerente.

CRIATURO disse: mesmo no mundo fantástico de bob sua mente só conseguira reorganizar dados do mundo fisico real, em formas mais ou menos lógicas.

O fato que a independência do mundo físico e lógico forma coisas inexistentes. Aliás até quem se apega a crenças religiosas acredita sem ser muito racional e questionador. O fato é que a mente ajusta acontecimentos de acordo com a vontade do dono. Se o dono quer acreditar simplesmente por acreditar, a mente fará isso. Caso contrário a vontade fará com que ele pesquise mais sobre o fenômeno dito milagroso, poderá descobrir que não é aquilo que ele quer que ele pense, e tudo não passará de uma fraude.

A mente é complexa: pode nos enganar o tempo todo.

CRIATURO disse: se voce consegue imaginar um par de asas em uma xicara voadora, no mundo fisico torna-se impossível tal ligação de células orgânicas com inorgânicas.
    Então seu mundo continuara existindo apenas dentro da sua cabecinha.

Mas se como na exemplificação do @Marcio o ser existirá a partir do momento que eu transpor ele pro mundo físico através de papel, pixel, animação, escultura ou até mesmo ele ser parte de uma história.

Mas nem tudo criado pela mente pode ganhar uma representação no mundo físico.

CRIATURO disse: no caso a água tambem trata-se da união de duas substancias ja existente formando ( e não criando) uma forma antes inexistente.

Existem diferenças: a água do mundo real tem suas propriedades, mas no mundo imaginário pode ter outras. Que tal um rio de chocolate?

todd_trad.jpg

Mesmo que você diga que o achocolatado seja uma coisa existente só foi possível graças a ações humanas aprimoradas com o tempo e utilizando a mente.

CRIATURO disse: neste caso quando quiser saber a sua razão ou falta dela eu consultarei a do Sybok

Não é porque quero evitar de repetir o que @sybok já disse e uma mente teimosa como a sua é incapaz de compreender, posso ter pontos de vista diferentes do dele, mas eu tenho algo que você não tem: compreensão e interpretação correta.

CRIATURO disse: como pode existir algo dentro da sua cabeça e estar fora do mundo físico, a sua cabeça está no mundo da lua ?

Os próprios Deuses criados pelos povos durante todos esses anos foram criados dessa maneira, a única relação com o mundo físico foram associações que esses povos faziam com acontecimentos que eles não compreendiam na época, se hoje ocorresse tudo novamente teríamos explicações coerentes para a maioria destas.

Cest fini.

― Winston Churchill

• Percival disse: Não é qualquer foto de bebê que me representará e sim registros coerentes vindo de pessoas confiáveis de uma forma coerente.
    mesmo assim continuará sendo fé

Percival disse:
    A mente é complexa: pode nos enganar o tempo todo.
    sim é o que sempre digo "a mente mente"

Percival disse:
    Mas se como na exemplificação do @Marcio o ser existirá a partir do momento que eu transpor ele pro mundo físico através de papel, pixel, animação, escultura ou até mesmo ele ser parte de uma história.

Mas nem tudo criado pela mente pode ganhar uma representação no mundo físico.

digo ao contrario o ser Percival só existira quando dados do mundo fisico formarem dentro dele uma personalidade mais ou menos lógica segundo interpretação da mente aliada vontade do ser Percival.
    no caso o desenho nada mais representa que m remanejo de coisas ja existentes no mundo fisico reorganizadas segundo a sua razão ou falta dela, que poderá ser manifestada no mundo fisico segundo as suas ações mais ou menos lógicas, por exemplo você poderia desenha uma xícara com asas voadoras,mas isso faria tanto sentido quanto desenhar alguém viajando na maionese da marca desconexa.
    Se bem que desenhar segundo lógicas ou ilógicas pessoais poderá ser considerado uma obra de arte, por outras mentes artísticas.
    voce poderia desenhar o amor ?

sinto logo existo!
    Percival disse: Existem diferenças: a água do mundo real tem suas propriedades, mas no mundo imaginário pode ter outras. Que tal um rio de chocolate?
    talvez para um bichinho caído dentro de uma vasilha com chocolate derretido.

Percival disse:
    Mesmo que você diga que o achocolatado seja uma coisa existente só foi possível graças a ações humanas aprimoradas com o tempo e utilizando a mente.

sim defendo que só podemos reorganizar formas diferentes, quando reorganizamos uma sala, não criamos um novo ambiente , apenas alteramos a forma ja existente, seja somando ou subtraindo, associar e desassociar não significa estar criando algo antes inexistente.
    Percival disse: Não é porque quero evitar de repetir o que @sybok já disse e uma mente teimosa como a sua é incapaz de compreender, posso ter pontos de vista diferentes do dele, mas eu tenho algo que você não tem: compreensão e interpretação correta.

Percival disse: A mente é complexa: pode nos enganar o tempo todo.

sinto logo existo!
  • se possível gostaria que voce pensasse em apenas um sentimento que não seja induzido por dados materiais existente no mundo fisico ?
    sinto logo existo!
    sybok disse: Energia, tempo e espaço são exemplos de coisas não-materiais como os dados abstratos.

energia temos elétrica, atômica, química, mecânica dos ventos onde houver um desequilíbrio de forças la estará presente uma energia em potencial, no entanto são todas físicas.
    tempo é um conceito induzido pela faculdade da memória, espaço é um conceito baseado no nada, portanto também falso.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mesmo assim continuará sendo fé

Fé é acreditar sem provas:

Fé (do Latim fide)[1] é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade[2] sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fé

Você fala besteira aqui.

CRIATURO disse: A mente é complexa: pode nos enganar o tempo todo.

sim é o que sempre digo "a mente mente"

Da mesma forma que te engana no seu artigo do tópico.

CRIATURO disse: digo ao contrario o ser Percival só existira quando dados do mundo fisico formarem dentro dele uma personalidade mais ou menos lógica segundo interpretação da mente aliada vontade do ser Percival.

Personalidade não é algo concreto, pode ter vários viés.

CRIATURO disse: no caso o desenho nada mais representa que m remanejo de coisas ja existentes no mundo fisico reorganizadas segundo a sua razão ou falta dela, que poderá ser manifestada no mundo fisico segundo as suas ações mais ou menos lógicas, por exemplo você poderia desenha uma xícara com asas voadoras,mas isso faria tanto sentido quanto desenhar alguém viajando na maionese da marca desconexa.

Nem sempre é: o desenho pode representar um objeto jamais visto no mundo físico. Até mesmo objetos existentes. Exemplo que eu dei pro @Marcio o relógio Omnitrix: ele pode ser replicado no mundo real, mas jamais terá as funções que ele tem no desenho do Ben 10.

CRIATURO disse: Se bem que desenhar segundo lógicas ou ilógicas pessoais poderá ser considerado uma obra de arte, por outras mentes artísticas.
    voce poderia desenhar o amor ?

Olha como você dá voltas e voltas e seu raciocínio é contraditório.

Jamais pode ser concretizado o amor porque é um sentimento, vejo que ainda é trabalhoso e infrutífero conversar com você.

CRIATURO disse: talvez para um bichinho caído dentro de uma vasilha com chocolate derretido.

Uma vasinha nunca será um rio.

Rios nascem em um ponto e desaguam em outro.

Tá vendo como você fala merda.

No caso da escala pra um ser pequeno e um ser grande uma vasilha sempre será uma vasilha, não importa quais desconstruções você faça da situação.

Se ainda usasse o Rio de chocolate da fábrica de Willy Wonka, uma prova de representação de algo imaginário no mundo físico.

CRIATURO disse: sim defendo que só podemos reorganizar formas diferentes, quando reorganizamos uma sala, não criamos um novo ambiente , apenas alteramos a forma ja existente, seja somando ou subtraindo, associar e desassociar não significa estar criando algo antes inexistente.

Sim é, quer você queira ou não achocolatado só passou a existir com ações humanas.

CRIATURO disse: A mente é complexa: pode nos enganar o tempo todo.

Legal que você use algo que eu disse num contexto diferente como sua resposta.

Você nem consegue compreender o que @sybok quer dizer e quer discutir algo.

No mais você como sempre tomando na cara por conta da sua ignorância em que você se prende.

― Winston Churchill

• sybok disse: Parcival, o Criaturo já fugiu correndo da questão do mundo abstrato vários posts atras.
    Não respondeu o onde está a matéria que compõe a energia.
    Energia, tempo e espaço são exemplos de coisas não-materiais como os dados abstratos.

Eu realmente só estou a rebater por diversão e por treinamento de retórico, não espero que ele entenda mais. Só estou pelo exercício mental.

― Winston Churchill

• sybok disse: O processador não produz nada sem a memoria, mas isso não muda o fato de que é errado dizer que a memoria faz cálculos, assim como é errado dizer que os sentidos são responsáveis pelos sentimentos.
    Não é errado dizer que os sentidos são responsáveis por alguns sentimentos, pois a esmagadora maioria dos sentimentos surgem com a interação da mente com o meio externo, através dos sentidos, claro.
    E eu disse em algum momento que os sentimentos são processos físicos que ocorrem em algum mecanismo cerebral. Esse mecanismo produz os sentimentos, eu nunca disse que são os sentidos que o produzem.
    Só que o ponto é que sem os sentidos gerando dados ao longo da linha da vida do ser, não haveria como o mecanismo dos sentimentos funcionar, pois não haveria dados para trabalhar.

sybok disse: Dados sensoriais disparam sentimentos assim como pensamentos disparam sentimentos. Sentimentos também disparam pensamentos e sentimentos fruto de algum equilíbrio cerebral são a origem de inúmeros distúrbios, como depressão e síndrome do panico, onde sentimentos são produzidos independente de fatores externos.

Você está correto. Fatores químicos disparam sentimentos erráticos. Mas, mesmo assim haveria que existir dados sendo usados, dados estes oriundos dos sentidos que foram memorizados anteriormente e trabalhados pelo mecanismo do pensamento/processamento.

sybok disse: E sim, eu conheço outra origem de dados que não os sentidos. A razão.
    A mente abstrata CRIA dados que não vem dos sentidos. Um exemplo que já dei foi o conceito de "nada", algo inexistente na nossa realidade e que não foi "percebido" por sentido nenhum. Trata-se de um conceito abstrato criado pela mente racional.

Mesmo a razão precisa de dados pré-existentes para poder modelar de forma abstrata. Esses dados vieram dos sentidos em algum momento da vida do ser racional. A mente não cria nada, ela modela e replica esses dados de forma coerente ou absurda.

sybok disse: Dizer que sentimentos tem origem nos objetos é tão sem sentido quanto dizer que os PENSAMENTOS vem de fora e são causados pelos sentidos, só porque pensamos em coisas que vemos e ouvimos.

Olha! Que eu saiba , só podemos pensar sobre coisas que tivemos conhecimento em algum momento pelos sentidos, mesmo que sejamos capazes de modelar e replicar mentalmente tais coisas, elas ainda foram alimentadas através dos sentidos e armazenadas.

Pessoal! O meu argumento é simples: a fonte de todos os dados que são trabalhados pelos processos cerebrais tem origem nos sentidos captadores de informações sensoriais. Logo, se um ser hipotético nascer sem nenhuma ponte sensorial com o meio externo, ele nunca terá dados sobre nada e nem sequer conseguirá formar qualquer pensamento abstrato, nem sobre sí mesmo. Pensem nisso.

Se houver outra fonte de dados, que não os sentidos, que alimentem os processos cerebrais, me digam por favor.

E para todos os efeitos práticos de análise, inclusive na construção de alguma I.A. com possível consciência ativa, devemos considerar que TODOS os dados e registros, processos mentais, etc e etc. SÃO FÍSICOS.
  • Marcio disse: Você está correto. Fatores químicos disparam sentimentos erráticos. Mas, mesmo assim haveria que existir dados sendo usados, dados estes oriundos dos sentidos que foram memorizados anteriormente e trabalhados pelo mecanismo do pensamento/processamento.

No caso de soluções para um problema existente, fosse criada uma solução nova? Tem que passar pela centelha criativa e muitas vezes a percepção da pessoa e isso geralmente foge do que existe no mundo físico.

Marcio disse: Você está correto. Fatores químicos disparam sentimentos erráticos. Mas, mesmo assim haveria que existir dados sendo usados, dados estes oriundos dos sentidos que foram memorizados anteriormente e trabalhados pelo mecanismo do pensamento/processamento.

Mas de certa forma a pessoa nasce com possibilidade de desenvolver esses transtornos. Imagina você querer ser feliz e não conseguir por uma desregularem em seu organismo.

Marcio disse:
    Pessoal! O meu argumento é simples: a fonte de todos os dados que são trabalhados pelos processos cerebrais tem origem nos sentidos captadores de informações sensoriais. Logo, se um ser hipotético nascer sem nenhuma ponte sensorial com o meio externo, ele nunca terá dados sobre nada e nem sequer conseguirá formar qualquer pensamento abstrato, nem sobre sí mesmo. Pensem nisso.

Pensar eu até pensei, mas o que posso dizer é não sei. Não sei se uma mente sem poder ver, ouvir e falar perderia totalmente a comunicação com o mundo físico. Eu digo que nós produzimos coisas independentes ao mundo físico, nos permitimos criar coisas inexistentes como o sistema de medidas que @sybok citou. Porque quando desenvolvemos nossa comunicação o mundo é o que é: não veio com manual de instruções: tudo é movido por descobertas e trabalho da mente que nos abre portas para explorar o mundo bem como capacidade criativas incríveis.

Se uma mente pode desenvolver sozinha algo sem um respaldo físico, eu não sei. Mas uma mente viva funcional é um potencial de criação de coisas palpáveis ou não.

É isso que venho querendo dizer.

― Winston Churchill

• MarcioMarcio Membro
    edited abril 10 Vote Up0Vote Down
    Percival disse: No caso de soluções para um problema existente, fosse criada uma solução nova? Tem que passar pela centelha criativa e muitas vezes a percepção da pessoa e isso geralmente foge do que existe no mundo físico.

Geralmente se resolve um problema que é existente no mundo externo, com dados que vieram de lá. Obviamente tal solução tem que poder ser aplicada à ele também. Solução para certas coisas abstratas e não aplicáveis ao mundo externo não sairiam do papel.

Percival disse: Mas de certa forma a pessoa nasce com possibilidade de desenvolver esses transtornos. Imagina você querer ser feliz e não conseguir por uma desregularem em seu organismo.

Nascer com predisposição para certas coisas parece remeter a alguma memória genética. Dados genéticos presentes no DNA.
    Ou alguma ocorrência física que alterou a estrutura durante sua formação.
    Percival disse: Não sei se uma mente sem poder ver, ouvir e falar perderia totalmente a comunicação com o mundo físico.
    Poxa!!!! Sem os sentidos como uma mente poderia saber do mundo externo? Essa é simples!

Percival disse: Eu digo que nós produzimos coisas independentes ao mundo físico, nos permitimos criar coisas inexistentes como o sistema de medidas que @sybok citou. Porque quando desenvolvemos nossa comunicação o mundo é o que é: não veio com manual de instruções: tudo é movido por descobertas e trabalho da mente que nos abre portas para explorar o mundo bem como capacidade criativas incríveis.

Descobertas dependem dos dados sensoriais. Você apenas descobre coisas que já são existentes e isso é apenas mais uma inserção de novos dados sobre o mundo externo.
    O trabalho não passa de mais uma interação com esse mundo, dependente também dos dados. Claro!
    Percival disse: Se uma mente pode desenvolver sozinha algo sem um respaldo físico, eu não sei. Mas uma mente viva funcional é um potencial de criação de coisas palpáveis ou não.

Bom! "Criação" que depende de dados existentes prévios que vieram do mundo externo. A mente só teria esse potencial de "criação" se tivesse "material" para "trabalhar".

Post edited by Marcio on
    edited abril 10 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse:
    Geralmente se resolve um problema que é existente no mundo externo, com dados que vieram de lá. Obviamente tal solução tem que poder ser aplicada à ele também. Solução para certas coisas abstratas e não aplicáveis ao mundo externo não sairiam do papel.

Mas se for numa corrente de pensamento que a todo momento passa por alterações? Vejo que falta exemplo prático que torne mais convincente sua afirmação. Como sempre digo depende do que se destina a fazer e do que se deseja criar.

Marcio disse: Nascer com predisposição para certas coisas parece remeter a alguma memória genética. Dados genéticos presentes no DNA.
    Ou alguma ocorrência física que alterou a estrutura durante sua formação.

Pode ser que sim, ou pode ser que não.

Marcio disse: Poxa!!!! Sem os sentidos como uma mente poderia saber do mundo externo? Essa é simples!

Mas eu não falo da dependência e sim da capacidade de criar ou se está criando. Eu não tenho como saber e acredito que você não. Ao menos não vi uma prova de que uma mente fica parada por conta da ausência, você tem algum artigo sobre?

Marcio disse: Descobertas dependem dos dados sensoriais. Você apenas descobre coisas que já são existentes e isso é apenas mais uma inserção de novos dados sobre o mundo externo.
    O trabalho não passa de mais uma interação com esse mundo, dependente também dos dados. Claro!

Da fato, mas nós criamos ferramentas auxiliares que não existem no mundo físico como o sistema de medidas que passou a existir quando alguém ou algum grupo teve a ideia de criar. Nós criamos enxertos para poder trabalhar com dados físicos.

Marcio disse: Bom! "Criação" que depende de dados existentes prévios que vieram do mundo externo. A mente só teria esse potencial de "criação" se tivesse "material" para "trabalhar".

Será mesmo? Ou estamos tão presos aos nosso sentidos relacionados ao mundo físico que esquecemos de observar mais algumas características nossas?

― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.