Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A parte onde Deus mais toca os céticos

179111213

Comentários

• sybok disse: Diga por exemplo onde está a matéria da energia mecânica de um moinho dágua ou dum catavento.
    Você pode apontar a matéria da água ou do vento, mas me diga onde está a energia e que partícula material a forma.

ok energia é um conceito abstrato sobre a capacidade de desenvolver um trabalho
    até onde sei toda energia é formada pela força de atração e repulsão dos elétrons e prótons.
    é um termo dado a qualquer diferença de potencial capaz de realizar algum tipo de trabalho.
    sybok disse:
    Dizer que o continuo espaço tempo é falso e "baseado no nada" é a coisa mais absurda que já li.
    Espaço e a distancia que separa dois corpos, mas este conceito é ilusório ja que não ha espaço vago .
    se não existe o "nada absoluto" espaço absoluto entre uma coisa e outra ,tambem não existe.
    entendo assim a mente não consegue enxergar o Todo preenchendo tudo, então racionaliza formas menores para facilitar o entendimento estabelece limites e cria conceitos relativos a elas, do tipo dentro dessa forma não ha mais espaço, dentro dessa forma não nada de um determinada coisa.
    sybok disse: Quanto ao espaço-tempo achei que ao menos isso vc já sabia... São bem reais e não tem nada de "falsos". A curvatura do espaço gera efeitos observáveis na trajetória da luz. É literalmente possível ver o espaço cobrando a luz e criando efeitos como o de lentes.
    segundo Einstein realidades são bem relativas, por exemplo espaço e tempo não significam nada para falta de consciência dos animais.
    para nós esses conceitos( se me permite ilusórios) existem apenas pela faculdade de memória.
    Se o espaço sideral interfere na trajetória da luz então ele só pode ser algo material , como partículas e gases, ou seja espaço no sentido de nulidade é ilógico.
    alem do que falar do espaço universal seria o mesmo querer falar do planeta terra conhecendo apenas o brasil, ou seja o espaço sideral longínquo é algo ainda desconhecido.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Quanto a sentimentos já dei o exemplo de síndrome do pânico, com ataques de pânico sem razão ou mesmo foco em um obejo específico. Dei tbm o exemplo de medo de fantasmas ou outros seres imaginários.

continuo achando que tudo isso são conceitos estimulados pelos os cinco sentidos.
    para ser mais convincente terá que formular argumentos mais fundamentos em lógica.

sybok disse: A gravidade pode ser observada por vc agora. Onde está a matéria que a forma?
    Onde está a matéria que repele imãs?
    Quais átomos e partículas formam a gravidade e puxam os objetos para baixo?
    força da gravidade é um efeito da materia que pode ser medida por uma balança
    qualquer corpo material exerce uma força de atração sobre o outro, segundo a ciência seriam o efeito de atração e repulsão de carga elétricas.
    a atração da lua não podendo deslocar a terra atrai a agua alterando as marés, ha uma maior atração da terra sobre a lua, que se não houve um equilíbrio de forças no sistema solar haveria colisão entre planetas e satélites.
    é interessante como se mantem em orbitas, muito provavelmente a força que move os planetas seja a energia do sol.
    este conceito de espaço é um negócio muito louco se dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço então para haver movimento necessariamente deveria haver um vacuo, uma nulidade, ao meu ver algo inconcebível pela mente humana , o nada é algo ilógico.
    imagine que existem seres microscópios vivendo dentro do homem, para eles somo um universo desconhecido, mas se no homem também estiver vivendo dentro de outro ser vivo ? o micro dentro do Macro, aquilo que enxergamos como planeta pode ser um átomo constituindo tal ser universo.
    ja pensou o tempo como sendo um sistema de imunidade do ser universo nos mantando como se fossemos bactérias invasoras?

sinto logo existo!
  • Percival disse: Você fala besteira aqui.

Percival disse: A mente é complexa: pode nos enganar o tempo todo.

Criaturo disse: sim é o que sempre digo "a mente mente"
    Nem sempre é: o desenho pode representar um objeto jamais visto no mundo físico. Até mesmo objetos existentes. Exemplo que eu dei pro @Marcio o relógio Omnitrix: ele pode ser replicado no mundo real, mas jamais terá as funções que ele tem no desenho do Ben 10.

é impossível formar algo fisica ou mentalmente sem utilizar-se de coisas ja existentes no mundo físico, salvo as que tenham vindo de outros mundos.
    mas por enquanto não estou argumentando fé!
    CRIATURO disse: Se bem que desenhar segundo lógicas ou ilógicas pessoais poderá ser considerado uma obra de arte, por outras mentes artísticas.
    voce poderia desenhar o amor ?

Olha como você dá voltas e voltas e seu raciocínio é contraditório.

Jamais pode ser concretizado o amor porque é um sentimento, vejo que ainda é trabalhoso e infrutífero conversar com você.

não podemos desenhar o amor pois trata-se de um interpretação mental dos sentidos físicos.
    continue se esforçando que voce conseguirá

CRIATURO disse: talvez para um bichinho caído dentro de uma vasilha com chocolate derretido.

Uma vasinha nunca será um rio.
    No caso da escala pra um ser pequeno e um ser grande uma vasilha sempre será uma vasilha, não importa quais desconstruções você faça da situação.
    Rios nascem em um ponto e desaguam em outro.

Tá vendo como você fala merda.
    não se irrite, tente entender o relativismo das coisas, para um micro ser, algo pequeno como um vasilha pode parecer um oceano.

Legal que você use algo que eu disse num contexto diferente como sua resposta.

foi voce quem disse isso, o que disse foi: sim "a mente mente"
    Você nem consegue compreender o que @sybok quer dizer e quer discutir algo.No mais você como sempre tomando na cara por conta da sua ignorância em que você se prende.Essa noite o tempo passa devagar
    e os ponteiros mudam sua direção
    Tic tic tahhh...

e voce pensa que esta entendendo algo comentando o óbvio, ainda com tom de arrogância.
    sobre as coisas desconexas que voce diz deixa pra la ......parece que ja esta batendo pinos!

Eu realmente só estou a rebater por diversão e por treinamento de retórico, não espero que ele entenda mais. Só estou pelo exercício mental.

não desanime continue nos brindando com sua humildade
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited abril 11 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: sybok disse: E sim, eu conheço outra origem de dados que não os sentidos. A razão.
    A mente abstrata CRIA dados que não vem dos sentidos. Um exemplo que já dei foi o conceito de "nada", algo inexistente na nossa realidade e que não foi "percebido" por sentido nenhum. Trata-se de um conceito abstrato criado pela mente racional.

Mesmo a razão precisa de dados pré-existentes para poder modelar de forma abstrata. Esses dados vieram dos sentidos em algum momento da vida do ser racional. A mente não cria nada, ela modela e replica esses dados de forma coerente ou absurda.

com licença!
    se a razão cria dados quem cria a razão?
    alem do que toda a razão é proveniente dos dados fisicos , interpretação pessoais mais ou menos lógicas.
    o nada é uma racionalização abstrata obtida observando formas limitadas, por exemplo podemos dizer dentro de um copo não existe nada de agua, (isto desconsiderando agua presente no ar), ou então dizer no copo não ha nada de açucar, mas este tipo de "nada relativo" representa a não existência apenas dentro dos limites da forma analisada do copo , fora dela o nada de açúcar torna-se ilógico.
    Acabando com o relativismo limitado por formas o que sobra é o Todo universal presente em tudo, ou seja uma unica essência manifestando formas diversas faz cair por terra o conceito limitado do "nada relativo"
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    Marcio disse: Se houver outra fonte de dados, que não os sentidos, que alimentem os processos cerebrais, me digam por favor.

sybok disse: E sim, eu conheço outra origem de dados que não os sentidos. A razão.
    A mente abstrata CRIA dados que não vem dos sentidos.

o Sybok não que aceitar que a mente só é capaz de racionalizar, reorganizar as formas encontradas no mundo fisico, como tambem racionalizar apenas dados vindos dos sentidos fisicos de forma pessoal mais ou menos lógica.
    insiste que a mente razão cria dados vindos de outro mundo que não seja o fisico, mas isto ja é uma questão de fé e não de argumentos lógicos.

sinto logo existo!
  • Percival disse: No caso de soluções para um problema existente, fosse criada uma solução nova? Tem que passar pela centelha criativa e muitas vezes a percepção da pessoa e isso geralmente foge do que existe no mundo físico.

a questão é que aquilo que chamamos de criação não passa de associação e desassociação de formas ja existentes no mundo fisico.
    como estar criando novas formas associando legos
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: é impossível formar algo fisica ou mentalmente sem utilizar-se de coisas ja existentes no mundo físico, salvo as que tenham vindo de outros mundos.

Sim, pode e você mesmo afirmou isso. Podemos criar coisas com base em associações fora do mundo físico. O mundo da mente é um mundo expansivo e mais amplo que o físico que podemos captar.

CRIATURO disse: mas por enquanto não estou argumentando fé!

Mas quem começou com o papo de fé foi você, não eu.

CRIATURO disse: continue se esforçando que voce conseguirá

Não me esforço com diálogo com um ser como você que é contraditório e seletivista.

Somente exercito minha retórica com você até você enjoar.

CRIATURO disse: não se irrite, tente entender o relativismo das coisas, para um micro ser, algo pequeno como um vasilha pode parecer um oceano.

Usando relativismo da forma que lhe convém não muda o fato da vasilha ainda ser uma vasilha não importando a escala do objeto. Mais uma prova de seu seletivismo conveniente.

CRIATURO disse: foi voce quem disse isso, o que disse foi: sim "a mente mente"

Só que você está usando num contexto de fuga mais do que como debate. Eu usei e explanei sobre o assunto, você usa e nem consegue dar profundidade a seu argumento.

Aliás não é novidade nenhuma isso. Seus textos são um bostejamento de conceitos ruins e recheados de prolixidade.

Você é um mala e não se dá conta.

CRIATURO disse: e voce pensa que esta entendendo algo comentando o óbvio, ainda com tom de arrogância.
    sobre as coisas desconexas que voce diz deixa pra la ......parece que ja esta batendo pinos!

Diga lá as coisas desconexas que eu digo, afinal chamar os outros de maluco e acusar é fácil. Agora argumentar com alguma base é que são elas. Coisa que você dificilmente faz.

Aliás quem escreve textos como desse tópico não deve bater muito bem da bola.

CRIATURO disse: não desanime continue nos brindando com sua humildade

Não tô afim, foda-se. No aguardo das suas repostas pra eu responder e não deixar você forever alone.

CRIATURO disse:
    a questão é que aquilo que chamamos de criação não passa de associação e desassociação de formas ja existentes no mundo fisico.
    como estar criando novas formas associando legos

Nem sempre, como lhe expliquei. Essa sua repetição sem base não te ajuda muito.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Percival disse: CRIATURO disse: é impossível formar algo fisica ou mentalmente sem utilizar-se de coisas ja existentes no mundo físico, salvo as que tenham vindo de outros mundos.

Sim, pode e você mesmo afirmou isso. Podemos criar coisas com base em associações fora do mundo físico. O mundo da mente é um mundo expansivo e mais amplo que o físico que podemos captar.

segundo a sua fé a sua mente só pode ser produto de outro mundo
    Percival disse: Mas quem começou com o papo de fé foi você, não eu.
    voce que ta inventando um mundo fora do fisico e eu que tô falando de fé ?
    Percival disse: Aliás não é novidade nenhuma isso. Seus textos são um bostejamento de conceitos ruins e recheados de prolixidade.
    Você é um mala e não se dá conta.

este deve ter sido o seu melhor arjumento, não fala coisa com coisa e fica ai pousando de intelectual, chega ser cômico "exercitando sua bestórica".

Percival disse: Diga lá as coisas desconexas que eu digo, afinal chamar os outros de maluco e acusar é fácil. Agora argumentar com alguma base é que são elas. Coisa que você dificilmente faz.

faço sim voce é que não se toca desta vez vê se presta atenção, nas suas bobeiras que de tão ridículas chegam a serem engraçadas :
    CRIATURO disse: Percival disse: eu tenho algo que você não tem: compreensão e interpretação correta.

Sim,a mente mente!
    Percival disse: Aliás quem escreve textos como desse tópico não deve bater muito bem da bola.

Percival disse: Essa noite o tempo passa devagar
    Tic tic tahhh...

sem condições
    sinto logo existo!

• CRIATURO disse: segundo a sua fé a sua mente só pode ser produto de outro mundo

A mente pode ser um mundo ou produto de outro mundo: basta querer. Assim como seu Deus criado com base em fé e argumentos devocionais. Você associa Deus a eventos do mundo físico e cria tanto quanto uma criança que vê um vulto no quarto e acha que é o bicho papão.

CRIATURO disse: voce que ta inventando um mundo fora do fisico e eu que tô falando de fé ?

Olha o que você me diz:

CRIATURO disse: sua para você sua existência inicia-se a partir da suas primeiras lembranças antes disso , se te apresentarem a foto de um bebe bonito e fofo , voce só poderá acreditar tratar-se da sua existência por meio da fé.

Então assuma ao menos que diz e deixe de ser falso.

CRIATURO disse:
    este deve ter sido o seu melhor arjumento, não fala coisa com coisa e fica ai pousando de intelectual, chega ser cômico "exercitando sua bestórica".

Ah, ficou ofendido? Tenta mostrar esse seu texto pro seu papai e mamãe. Talvez eles gostem.

CRIATURO disse: faço sim voce é que não se toca desta vez vê se presta atenção, nas suas bobeiras que de tão ridículas chegam a serem engraçadas :

CRIATURO disse: Percival disse: eu tenho algo que você não tem: compreensão e interpretação correta.

Mas eu tenho poder de raciocínio correto e consigo compreender @sybok e o @Marcio você que é uma mula que se perde nos seus argumentos e muda de lado o tempo inteiro. Aliás esse meu argumento de mente e criação é mais uma proposta do que realmente uma afirmativa. Não venho a um debate para ser dono da razão como o senhor e sim buscar informações e complementos a algumas questões. Só que você estraga qualquer tentativa disso, tanto que replicar você pra mim é diversão. Você não tem respaldo e quando perde argumentação parte pro deboche e o insulto. Mas continue que vou buscar pipoca e guaraná.

149.gif

CRIATURO disse: Percival disse: Essa noite o tempo passa devagar
    Tic tic tahhh...

sem condições

Você é tão burro que cita minha assinatura que não tem nada a ver com debate, mas com isso aqui:

Mas continue @CRIATURO mostre seu amor cristão, sua tolerância e seu respeito aos irmãos que você tem. Adoro me divirto e só serve pra aumentar seu dossiê. Que aliás vem perdendo popularidade por conta do Claudio em produção de pérolas.

― Winston Churchill

edited abril 12 Vote Up0Vote Down
    Percival disse: Mas continue @CRIATURO mostre seu amor cristão, sua tolerância e seu respeito aos irmãos que você tem. Adoro me divirto e só serve pra aumentar seu dossiê. Que aliás vem perdendo popularidade por conta do Claudio em produção de pérolas.

crybaby.gifcrybaby.gifbleh.gif
    sinto logo existo!
  • Pelo menos aprendeu a usar os emoticons deixando de ser analfabeto digital, agora só falta deixar de ser analfabeto funcional.
    ― Winston Churchill

edited abril 12 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Só falou merda Criaturo, confundiu gravidade com magnetismo e não apontou qual partícula material forma a gravidade.
    A gravidade, a energia e o magnetismo não são materiais nem são formados por matéria, nem poderiam ser, já que não são objetos e sim PROPRIEDADES DA MATÉRIA EM SI.
    Dizer que a energia ou a gravidade são materiais é tão estúpido quanto dizer que a velocidade é material.
    oque eu disse foi isto aqui:
    CRIATURO disse: força da gravidade é um efeito da materia que pode ser medida por uma balança
    qualquer corpo material exerce uma força de atração sobre o outro, segundo a ciência seriam o efeito de atração e repulsão de carga elétricas.
    ok energia é um conceito abstrato sobre a capacidade de desenvolver um trabalho

as leis fisicas que regem o micro e o Macro são as mesmas por comparação orbitas do elétrons e orbita dos planetas.

O movimento é uma propriedade da matéria, sendo propriedade ele não é a matéria em si.
    matéria,movimento assim tambem como os pensamentos abstratos não possuem vida "própria", eles não são a causa e sim o efeito.
    na parte que mais te toca, os sentidos percebem o movimento da materia e a mente os racionaliza conforme interpretações pessoais.

quando a minha assinatura afirma que : "sem nenhuma consciência sem existências"
    mal grado incompreensões alheias, ela é bem fundamentada pois :
    consideramos toda matéria é uma unica essência desformada e que a consciência é uma energia inteligente capaz de dar varias formas a matéria.
    Então o movimento não é propriedade da matéria e sim da mente que a formata.
    E sem nenhuma memória não ha consciência de movimentos e portanto também não haveria formatação de matérias.
    Assim sem movimentos toda matéria apresenta em essência uma unica forma, se bem vejamos: como podemos modificar a forma da matéria, o fogo é um ótimo transmutador da matéria, ele aquece e altera o movimento das partículas que compõe a matéria, fazendo ela variar suas formas.
    Alterar a frequência do movimento das partículas que compõe a matéria faz com que ela transmute suas formas, variar sons, cores , consistências.
    Sem movimento a matéria é um essência "morta" desformada e o movimento é o produto da mente que faz a matéria incorporar diversas formas.
    Sem movimentos pode haver inteiração entre mente e matéria ?
    A mesma relação existe com os DADOS ABSTRATOS, que são propriedades da mente, mas que não podem ser ditos materiais nem se confundem com a forma física da qual o dado é mera propriedade.
    Concordo que os pensamentos apesar de terem origem na matéria não possuam a mesma forma da matéria, pois passa a ser a matéria transformada .
    Por exemplo como água também é transformada em gelo ou vapor, sua matéria adquiri novas propriedades de temperaturas, consistência e volume,mas a sua essência material continua sendo a mesma.
    quando eu vejo um objeto fisico é racionalizado na minha mente um dado abstrato que não é propriedade de tal objeto,mas que foi formatado por ele, assim como uma maquina de escrever sem fita, deixará gravado no papel a forma da letra, uma forma molda a matéria,mas volto a dizer que materia formata materia que continuam mantendo a mesma e unica essência material.
    mas, a mente não consegue racionalizar coisas que de nenhuma forma tenha percebido.
    ninguém ta dizendo que pensamentos são materiais e sim que são gerados pela materia sendo um efeito dela.
    A confusão consiste porque para mente humana fica dificil conceber a dualidade como algo pode ser causa e efeito ao mesmo tempo ? por exemplo, como um mesmo ponto inicial pode também ser considerado tambem final.
    ha uma interatividade entre a matéria da mente e a materia externa a mente entretanto ha um movimento dando formas a elas.
    inicialmente a mente é mecânica, os dados dos sentidos causam nela sentimentos a seguir racionalização e vontade em querer reformatar virtualmente os dados captados e tornar a nova forma virtual em real no mundo externo.

A vontade é o melhor exemplo de algo imaterial, ela é o movimento capaz de formatar a essência material em diversas formas inclusive na de pensamentos.
    sinto logo existo!
  • Saudações Sybok e CRIATURO
    Sybok disse: Se todo pensamento fosse dado registrado na sua memoria você só pensaria aquilo que já foi memorizado...

Sybok, a memória é subdividida em funções distintas tb... E embora o pensamento seja uma função cerebral “autônoma” em sua formação racionalizada de dados externos, o mesmo forma-se mediante hipóteses desenvolvidas a partir da consciência, mas com base de dados buscados de uma das memórias (banco de funções distintas da memória) ...

É sobre isso que o CRIATURO está falando... Na verdade vcs dois estão certos, somente estão falando por sinonímias... Permitam-me entrar no meio da discussão dando pitacos...rsrs

Então...

O que me permite dizer que os dois estão certos nas concepções estruturais...

O que diferem são as funções mentais dessa base de dados...

A memória é dividida conforme o dr. Roger fala:
    dr. Roger diz; “Há algum tempo, os cientistas acreditavam que em primeiro lugar um evento deveria passar pela memória de curto prazo e depois, de acordo com sua relevância, seria transferido para os sistemas de memória de longo prazo. Hoje se sabe que os sistemas de memória descritos atuam de modo relativamente independente. “
    http://www.doutorcerebro.com.br/portal/a-mente/19-ciencias-cognitivas/30-funcoesmemoria

Então o dr. Roger nos diz também...
    “ Como funciona, afinal, a memória humana?”

Em primeiro lugar, temos as memórias de longo prazo ou tardias. A memória tardia pode ser do tipo explícita (também denominada declarativa) ou implícita(também chamada de procedimental). Há também um terceiro tipo, relacionada à memória de curto prazo que é chamada de operacional.

A memória explícita é aquela que podemos recuperar como algo claro e que pode ser enunciado verbalmente. Essa memória pode ser do tipo episódica que é contextualizada no tempo e no espaço ou semântica, independente de uma conexão tempo-espacial.”

Vejamos então os tipos de memórias e suas funções:

Memórias tardias (longo prazo) = Explicita > Declarativa

Memórias tardias (longo prazo) = Implícitas > Procedimental

Memórias curtas (Curto prazo) = Operacional > Episódica

Então, essas memórias só passam a ser dados (registrados) mediante as entradas de situações externas (dados externos)..

Hardware = Olhos, ouvidos, pele, língua/palato (tonsilas), nariz.
    Roger diz: Assim, as memórias visuoespaciais estão localizadas na região parieto-occipital, as olfativas nos lobos temporais, a noção de tempo nos lobos frontais, enquanto isso, os...
    hipocampos juntam todos os fragmentos de memórias na recordação de um único evento em que você viu, cheirou, caminhou ou falou algo em um determinado lugar e em um certo momento.

Do ponto de vista prático, é interessante compreender que os vários tipos de memória movimentam áreas cerebrais diversas e utilizar todos os meios possíveis para fixar um conteúdo.

Ou seja... Quando o CRIATURO fala:
    “ penso que a consciência fisica é formada a partir dos cinco sentidos, antes deles não ha registros de coisa alguma do mundo fisico embutido na mente do ser que se inicia, assim como um ser ira pensar em coisas que ele nunca viu , cheirou, sentiu , ouviu, comeu ?”

O CRIATURO está certo... O pensamento elaborado na consciência, só pode ser formado mediante experiências operativas que, antes foram registradas pelos sentidos (um dos 5) e guardadas na memória (uma das regiões dos sentidos no cérebro).

Mesmo que o pensamento seja abstrato isso não importa, o mesmo só pode ser abstrato por ter antes inserido em seu banco de dados um registro semelhante por similaridade ao evento ou situação que evoque a racionalização do processo episódico que se faz pela busca dos dados pré-existentes.

Ou seja, o pensamento nada mais é do que a capacidade da consciência de elaborar simulações episódicas de experiências guardadas num dos tipos de memória de suas células neuronais.

É o cérebro racionalizando (processo mental), uma situação em que ele necessita reorganizar o que aprendeu (armazenou) anteriormente...

Então quando vc diz...
    Sybok disse: Pensamentos são um mecanismo ABSTRATO da mente e são CRIADOS pela própria mente, por sua capacidade RACIONAL/LOGICA.

Sim. Vc está certíssimo, mas o CRIATURO tb está...

Mesmo os pensamentos abstratos necessitam de uma base de dados interna que lhe(s) forneça alguma conexão com o mundo externo, pois o pensamento é fruto de estímulos (resposta a estímulos) provenientes do mundo exterior.

A discussão de vcs está muito interessante... Pena que ando tão sem tempo de participar...

Abraços fraternos as duas inteligências eu as saúdo :)

Silvana

• Sybok, só para ilustrar melhor o que mencionei acima sobre pensamento abstrato...

Como uma pessoa simples (sem ofensas aos menos estudiosos), sem muito estudo, poderá formular pensamentos sobre equações matemáticas, ou elaborar hipóteses quânticas, sem nunca ter lido uma linha das disciplinas ?

Concorda que isso seria quase que impossível...

De cara essa pessoa humilde perguntaria o que é uma equação, o que significam hipóteses e se quântico é algum prato exótico...rs

Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Silvana disse: Como uma pessoa simples (sem ofensas aos menos estudiosos), sem muito estudo, poderá formular pensamentos sobre equações matemáticas, ou elaborar hipóteses quânticas, sem nunca ter lido uma linha das disciplinas ?

Como pode?

Você tem provas de que isso ocorra?
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Saudações ENCOSTO

Prezado... Apesar de conhecer seu lado irônico (que aprendi a admirar), como creio que já re-conheço.

Vou responder como se fosse a vc num texto didático, para assim responder de forma mais objetiva às minhas colocações sobre os sentidos e, o armazenamento subjetivo da memória pela cognição sensorial motora na primeira infância.

Encosto, me refiro ao fato de que os pensamentos abstratos com bases intelectuais formais, são consequência do conhecimento representativo do universo do indivíduo...

Isso significa que de forma bem-humorada (sem ofensas ao pessoal que não evolui muito nos estudos formais), pois também posso eu ser ignorante em algum assunto (intelectual formal), de modo a não ter base para formular pensamentos mais estruturados, além do básico...

Vc "pediu" provas, certo ?!

Vamos a elas...

Prova quanto ao desenvolvimento mental: Segundo a Psicologia do desenvolvimento da criança, por exemplo...

Não podemos criar telas mentais além das que somos capazes de apreender em nosso amadurecimento psicológico que começa na primeira infância, para então avançarmos aos ensinamentos formais mais complexos (por exemplo: vida acadêmica)...

Ou seja, os pensamentos dos simples aos abstratos, só se tornam mais complexos conforme o avanço mental do intelecto (capacidade cognitiva de apreender novos dados), mediante ao avanço e domínio da experiência dentro de determinada disciplina...

E para isso é necessário a aquisição do uso de códigos de linguagem, da aquisição de temporalidade para o armazenamento desses códigos na memória...

Todos esses dados armazenados são alocados em partes significativas ao momento da entrada associativa dentro da mesma (memória)...

Exemplos do ponto de vista dos sentidos para entrada dos dados cognitivos:

> Imagens, leitura, escrita (visão);
    > Fala, escuta, interlocução (audição);
    > Frio, calor-(temperaturas), água, fogo (tato);
    > Cheiros (olfato);
    > Sabores (paladar).

Todos sabemos então que na infância aprendemos experimentando e utilizando todos os sentidos, já na fase mais madura por termos em nossa base de memória certas lembranças olfativas, palatais, visuais (sensoriais), não precisamos mais levar tudo que queremos descobrir à boca, por exemplo...

Então, quando já maduros e capazes de interpretarmos textos didáticos...

Basta-nos então a leitura de um texto sobre bico de bunsen (fogo) para associarmos ao calor, ler um texto técnico sobre cultura em placas de Petri e associarmos a líquidos(aquosos) com colorações e o uso da visão - (Observação das colônias de microrganismos presentes), e etc... Nesse exemplo sobre determinada disciplina técnica.

Ou seja, vc já sabe por associação armazenada na memória da infância (tempo das experiências motoras e sensoriais) a diferença do estado das coisas.... A diferença do que é liquido, sólido, semi-sólido, pastoso, gasoso, das cores, dos sabores, dos odores, das texturas, das imagens, dos espaços e etc...

Pois a memória cognitiva amadurece com nossas experiências e assim permanece por toda nossa vida... Gravando nos espaços orbitais dos respectivos neurônios ligados ao sistema nervoso parassimpático e simpático nossas respostas aos impulsos recebidos e no sistema límbico nossas emoções e reações...

Encosto, somos um complexo ser dentro de uma caverna (assim como disseram os filósofos do passado e o Márcio tb neste tópico reafirmou), e a única forma de sabermos experimentar o mundo externo é através das memórias armazenadas pelos sentidos (5) ...

Eu ousaria dizer que existe mais um sentido que nunca foi mencionado nem nunca ouvirão falar, somente desta que vos fala... rs

É o sentido da percepção extra-sensorial... rs (mas melhor deixar quieto). :)

Prezado Encosto, vc perguntou...
    Você tem provas de que isso ocorra?

Então... hahahahaha

Como creio que eu já consiga ler um pouco sua linguagem e símbolos compostos pela simbologia do ceticismo... rs

Retorno seu questionamento...

E vc, tem provas de que não ocorra da forma como abordei ???

abraços fraternos a ti
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 13 Vote Up0Vote Down
    A parte onde D-us mais toca os céticos e os crentes...

" Conservem zelosamente o direito de refletir, porque o ato de pensar erradamente é melhor do que não pensar em absoluto."

Duas memórias distintas que se complementam...

Mesmo com ecos distintos trazidos do "vento" que renova o labirinto Hipocampo..

Abraços fraternos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana disse: Sybok disse: Pensamentos são um mecanismo ABSTRATO da mente e são CRIADOS pela própria mente, por sua capacidade RACIONAL/LOGICA.

Sim. Vc está certíssimo,

oi Silvana seja sempre bem vinda!
    mesmo quando for para divergir!

não diria que os pensamentos abstratos são CRIADOS e sim os dados físicos são reorganizados racionalizados transformados em pensamentos abstratos.

sds
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: Ou seja, os pensamentos dos simples aos abstratos, só se tornam mais complexos conforme o avanço mental do intelecto (capacidade cognitiva de apreender novos dados), mediante ao avanço e domínio da experiência dentro de determinada disciplina...

Silvana para que serve a mente a não ser poder reformar o mundo existente dentro e fora do ser humano?
    para isso ha uma interatividade entre mente e o mundo externo, ação e reação, transformando , reformando uma personalidade do ser.
    Silvana disse: Todos sabemos então que na infância aprendemos experimentando e utilizando todos os sentidos, já na fase mais madura por termos em nossa base de memória certas lembranças olfativas, palatais, visuais (sensoriais), não precisamos mais levar tudo que queremos descobrir à boca, por exemplo...
    mas e os instintos inatos?

Silvana disse: Eu ousaria dizer que existe mais um sentido que nunca foi mencionado nem nunca ouvirão falar, somente desta que vos fala... rs

É o sentido da percepção extra-sensorial... rs (mas melhor deixar quieto). :)
    intuição ?
    sinto logo existo!
    Silvana

ainda acrescento que no processo de racionalizar o mundo físico existe algo imaterial:
    A VONTADE que forma o ser.
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: A parte onde D-us mais toca os céticos e os crentes...

" Conservem zelosamente o direito de refletir, porque o ato de pensar erradamente é melhor do que não pensar em absoluto."

Duas memórias distintas que se complementam...

Mesmo com ecos distintos trazidos do "vento" que renova o labirinto Hipocampo..

Deus é outro exemplo de coisa totalmente inexistente criada pela mente com base em pensamentos.

― Winston Churchill

• Interessante!
    segundo nossa memória, existe movimento que denota haver espaço e tempo, mas todos esses conceitos não passam de ilusões mentais.
    para um ser sem memória estes conceitos se tornam inexistentes,mas o que seria um ser sem memória ?
    Um ser imaterial do outro mundo!
    Einstein tem razão sobre relativismo dos movimentos , dois carros se movendo na mesma velocidade, para os seus ocupantes em uma visão paralela aparentaram estar parados.
    imagine estar com o corpo totalmente imobilizado dentro de uma capsula viajando acima da velocidade da luz, se esta capsula for isolada do mundo externo, sua memória registrará sempre mesma informação visual , isso significa que sua mente perderá o conceito de movimento.
    ou seja para movimentos sincronizados a mesma velocidade da memória relativamente não existe movimentos, ações para mente.
    isso significa que , se uma memória estiver sincronizada com algo em movimento a ilusão de movimento, espaço e tempo se desfaz, cai por terra toda a nossa "realidade" fisica.
    mas agora fiquei em duvida esta ilusão "vai para o espaço" ou cairá por terra ? Não importa apenas deixará de existir mentalmente.
    oh dó! eu gostava tanto de se ficar me iludindo com estas ilusões materiais,mas é lei da vida ir se libertando de ilusões.
    um ponto visivel no espaço percorrendo a orbita de um circulo em velocidade superior a da nossa memoria visual, sera interpretado pela mente como se fosse a figura de um circulo preenchido com linha cheia, como se o ponto estivesse em todos os locais do circulo ao mesmo tempo, ou seja desta vez podemos afirmar que o conceito de movimento espacial caiu por terra.
    Ironicamente em um ciclo repetitivo quanto maior a velocidade menor sera o movimento.
    mas na pratica o que estes conceitos implicam nas nossas vidas?
    Ser é: estar, permanecer, agir, ou seja movimento é o conceito que nos move mais ou menos em sincronia com a realidade física, causando em nós a ilusão de haver sentidos diversos, então esta equiparação poderá significar a fusão da mente com o todo, então deixaremos de ser escravos e passaremos a ser senhores todos caminhado em um unico sentido.

sinto logo existo!
  • Percival disse:
    Deus é outro exemplo de coisa totalmente inexistente criada pela mente com base em pensamentos.

e voce acha-se com razão falando de coisas totalmente inexistentes ?
    me explique como uma coisa existente pode criar algo totalmente inexistente?
    criar algo inexistente é irracional, alias o termo criar é ilógico.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: e voce acha-se com razão falando de coisas totalmente inexistentes ?

Tenho mais razão que você.

CRIATURO disse: me explique como uma coisa existente pode criar algo totalmente inexistente?

A criação de Deus é a criação de uma coisa totalmente inexistente com base em experiências incompreendidas, tanto que isso se chama Deus nas lacunas.

CRIATURO disse: criar algo inexistente é irracional, alias o termo criar é ilógico.
    Justifique.

― Winston Churchill

Percival disse: A criação de Deus é a criação de uma coisa totalmente inexistente com base em experiências incompreendidas, tanto que isso se chama Deus nas lacunas.

dentro da sua mente pode haver coisas totalmente inexistente, tipo uma mente vazia "cabeça oca" ?
    Se Deus é uma coisa totalmente inexistente como foi que voce tomou conhecimento dele, sendo um conceito totalmente inexistente ?
    Sua consciência consegue perceber coisas de um outro mundo?
    Percival disse: CRIATURO disse: criar algo inexistente é irracional, alias o termo criar é ilógico.
    Justifique.

a racionalidade nasce da interpretação dos sentidos físicos, assim fica impossível conseguir interpretar algo que seja totalmente inexistente, a não ser que tenha poderes sobrenaturais.
    voce até poderia alegar que Deus seja um conceito mais ou menos racional, mas ser totalmente irracional é humanamente impossível.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.