Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
ok energia é um conceito abstrato sobre a capacidade de desenvolver um trabalho
até onde sei toda energia é formada pela força de atração e repulsão dos elétrons e prótons.
é um termo dado a qualquer diferença de potencial capaz de realizar algum tipo de trabalho.
Espaço e a distancia que separa dois corpos, mas este conceito é ilusório ja que não ha espaço vago .
se não existe o "nada absoluto" espaço absoluto entre uma coisa e outra ,tambem não existe.
entendo assim a mente não consegue enxergar o Todo preenchendo tudo, então racionaliza formas menores para facilitar o entendimento estabelece limites e cria conceitos relativos a elas, do tipo dentro dessa forma não ha mais espaço, dentro dessa forma não nada de um determinada coisa.
segundo Einstein realidades são bem relativas, por exemplo espaço e tempo não significam nada para falta de consciência dos animais.
para nós esses conceitos( se me permite ilusórios) existem apenas pela faculdade de memória.
Se o espaço sideral interfere na trajetória da luz então ele só pode ser algo material , como partículas e gases, ou seja espaço no sentido de nulidade é ilógico.
alem do que falar do espaço universal seria o mesmo querer falar do planeta terra conhecendo apenas o brasil, ou seja o espaço sideral longínquo é algo ainda desconhecido.
sem nenhuma consciência sem existências
continuo achando que tudo isso são conceitos estimulados pelos os cinco sentidos.
para ser mais convincente terá que formular argumentos mais fundamentos em lógica.
força da gravidade é um efeito da materia que pode ser medida por uma balança
qualquer corpo material exerce uma força de atração sobre o outro, segundo a ciência seriam o efeito de atração e repulsão de carga elétricas.
a atração da lua não podendo deslocar a terra atrai a agua alterando as marés, ha uma maior atração da terra sobre a lua, que se não houve um equilíbrio de forças no sistema solar haveria colisão entre planetas e satélites.
é interessante como se mantem em orbitas, muito provavelmente a força que move os planetas seja a energia do sol.
este conceito de espaço é um negócio muito louco se dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço então para haver movimento necessariamente deveria haver um vacuo, uma nulidade, ao meu ver algo inconcebível pela mente humana , o nada é algo ilógico.
imagine que existem seres microscópios vivendo dentro do homem, para eles somo um universo desconhecido, mas se no homem também estiver vivendo dentro de outro ser vivo ? o micro dentro do Macro, aquilo que enxergamos como planeta pode ser um átomo constituindo tal ser universo.
ja pensou o tempo como sendo um sistema de imunidade do ser universo nos mantando como se fossemos bactérias invasoras?
com licença!
se a razão cria dados quem cria a razão?
alem do que toda a razão é proveniente dos dados fisicos , interpretação pessoais mais ou menos lógicas.
o nada é uma racionalização abstrata obtida observando formas limitadas, por exemplo podemos dizer dentro de um copo não existe nada de agua, (isto desconsiderando agua presente no ar), ou então dizer no copo não ha nada de açucar, mas este tipo de "nada relativo" representa a não existência apenas dentro dos limites da forma analisada do copo , fora dela o nada de açúcar torna-se ilógico.
Acabando com o relativismo limitado por formas o que sobra é o Todo universal presente em tudo, ou seja uma unica essência manifestando formas diversas faz cair por terra o conceito limitado do "nada relativo"
o Sybok não que aceitar que a mente só é capaz de racionalizar, reorganizar as formas encontradas no mundo fisico, como tambem racionalizar apenas dados vindos dos sentidos fisicos de forma pessoal mais ou menos lógica.
insiste que a mente razão cria dados vindos de outro mundo que não seja o fisico, mas isto ja é uma questão de fé e não de argumentos lógicos.
a questão é que aquilo que chamamos de criação não passa de associação e desassociação de formas ja existentes no mundo fisico.
como estar criando novas formas associando legos
Sim, pode e você mesmo afirmou isso. Podemos criar coisas com base em associações fora do mundo físico. O mundo da mente é um mundo expansivo e mais amplo que o físico que podemos captar.
Mas quem começou com o papo de fé foi você, não eu.
Não me esforço com diálogo com um ser como você que é contraditório e seletivista.
Somente exercito minha retórica com você até você enjoar.
Usando relativismo da forma que lhe convém não muda o fato da vasilha ainda ser uma vasilha não importando a escala do objeto. Mais uma prova de seu seletivismo conveniente.
Só que você está usando num contexto de fuga mais do que como debate. Eu usei e explanei sobre o assunto, você usa e nem consegue dar profundidade a seu argumento.
Aliás não é novidade nenhuma isso. Seus textos são um bostejamento de conceitos ruins e recheados de prolixidade.
Você é um mala e não se dá conta.
Diga lá as coisas desconexas que eu digo, afinal chamar os outros de maluco e acusar é fácil. Agora argumentar com alguma base é que são elas. Coisa que você dificilmente faz.
Aliás quem escreve textos como desse tópico não deve bater muito bem da bola.
Não tô afim, foda-se. No aguardo das suas repostas pra eu responder e não deixar você forever alone.
Nem sempre, como lhe expliquei. Essa sua repetição sem base não te ajuda muito.
― Winston Churchill
segundo a sua fé a sua mente só pode ser produto de outro mundo
voce que ta inventando um mundo fora do fisico e eu que tô falando de fé ?
este deve ter sido o seu melhor arjumento, não fala coisa com coisa e fica ai pousando de intelectual, chega ser cômico "exercitando sua bestórica".
faço sim voce é que não se toca desta vez vê se presta atenção, nas suas bobeiras que de tão ridículas chegam a serem engraçadas :
Sim,a mente mente!
sem condições
A mente pode ser um mundo ou produto de outro mundo: basta querer. Assim como seu Deus criado com base em fé e argumentos devocionais. Você associa Deus a eventos do mundo físico e cria tanto quanto uma criança que vê um vulto no quarto e acha que é o bicho papão.
Olha o que você me diz:
Então assuma ao menos que diz e deixe de ser falso.
Ah, ficou ofendido? Tenta mostrar esse seu texto pro seu papai e mamãe. Talvez eles gostem.
Mas eu tenho poder de raciocínio correto e consigo compreender @sybok e o @Marcio você que é uma mula que se perde nos seus argumentos e muda de lado o tempo inteiro. Aliás esse meu argumento de mente e criação é mais uma proposta do que realmente uma afirmativa. Não venho a um debate para ser dono da razão como o senhor e sim buscar informações e complementos a algumas questões. Só que você estraga qualquer tentativa disso, tanto que replicar você pra mim é diversão. Você não tem respaldo e quando perde argumentação parte pro deboche e o insulto. Mas continue que vou buscar pipoca e guaraná.
Você é tão burro que cita minha assinatura que não tem nada a ver com debate, mas com isso aqui:
Mas continue @CRIATURO mostre seu amor cristão, sua tolerância e seu respeito aos irmãos que você tem. Adoro me divirto e só serve pra aumentar seu dossiê. Que aliás vem perdendo popularidade por conta do Claudio em produção de pérolas.
― Winston Churchill
― Winston Churchill
CRIATURO disse: força da gravidade é um efeito da materia que pode ser medida por uma balança
qualquer corpo material exerce uma força de atração sobre o outro, segundo a ciência seriam o efeito de atração e repulsão de carga elétricas.
ok energia é um conceito abstrato sobre a capacidade de desenvolver um trabalho
as leis fisicas que regem o micro e o Macro são as mesmas por comparação orbitas do elétrons e orbita dos planetas.
matéria,movimento assim tambem como os pensamentos abstratos não possuem vida "própria", eles não são a causa e sim o efeito.
na parte que mais te toca, os sentidos percebem o movimento da materia e a mente os racionaliza conforme interpretações pessoais.
quando a minha assinatura afirma que : "sem nenhuma consciência sem existências"
mal grado incompreensões alheias, ela é bem fundamentada pois :
consideramos toda matéria é uma unica essência desformada e que a consciência é uma energia inteligente capaz de dar varias formas a matéria.
Então o movimento não é propriedade da matéria e sim da mente que a formata.
E sem nenhuma memória não ha consciência de movimentos e portanto também não haveria formatação de matérias.
Assim sem movimentos toda matéria apresenta em essência uma unica forma, se bem vejamos: como podemos modificar a forma da matéria, o fogo é um ótimo transmutador da matéria, ele aquece e altera o movimento das partículas que compõe a matéria, fazendo ela variar suas formas.
Alterar a frequência do movimento das partículas que compõe a matéria faz com que ela transmute suas formas, variar sons, cores , consistências.
Sem movimento a matéria é um essência "morta" desformada e o movimento é o produto da mente que faz a matéria incorporar diversas formas.
Sem movimentos pode haver inteiração entre mente e matéria ?
Concordo que os pensamentos apesar de terem origem na matéria não possuam a mesma forma da matéria, pois passa a ser a matéria transformada .
Por exemplo como água também é transformada em gelo ou vapor, sua matéria adquiri novas propriedades de temperaturas, consistência e volume,mas a sua essência material continua sendo a mesma.
quando eu vejo um objeto fisico é racionalizado na minha mente um dado abstrato que não é propriedade de tal objeto,mas que foi formatado por ele, assim como uma maquina de escrever sem fita, deixará gravado no papel a forma da letra, uma forma molda a matéria,mas volto a dizer que materia formata materia que continuam mantendo a mesma e unica essência material.
mas, a mente não consegue racionalizar coisas que de nenhuma forma tenha percebido.
ninguém ta dizendo que pensamentos são materiais e sim que são gerados pela materia sendo um efeito dela.
A confusão consiste porque para mente humana fica dificil conceber a dualidade como algo pode ser causa e efeito ao mesmo tempo ? por exemplo, como um mesmo ponto inicial pode também ser considerado tambem final.
ha uma interatividade entre a matéria da mente e a materia externa a mente entretanto ha um movimento dando formas a elas.
inicialmente a mente é mecânica, os dados dos sentidos causam nela sentimentos a seguir racionalização e vontade em querer reformatar virtualmente os dados captados e tornar a nova forma virtual em real no mundo externo.
A vontade é o melhor exemplo de algo imaterial, ela é o movimento capaz de formatar a essência material em diversas formas inclusive na de pensamentos.
Sybok, a memória é subdividida em funções distintas tb... E embora o pensamento seja uma função cerebral “autônoma” em sua formação racionalizada de dados externos, o mesmo forma-se mediante hipóteses desenvolvidas a partir da consciência, mas com base de dados buscados de uma das memórias (banco de funções distintas da memória) ...
É sobre isso que o CRIATURO está falando... Na verdade vcs dois estão certos, somente estão falando por sinonímias... Permitam-me entrar no meio da discussão dando pitacos...rsrs
Então...
O que me permite dizer que os dois estão certos nas concepções estruturais...
O que diferem são as funções mentais dessa base de dados...
A memória é dividida conforme o dr. Roger fala:
Então o dr. Roger nos diz também...
Vejamos então os tipos de memórias e suas funções:
Memórias tardias (longo prazo) = Explicita > Declarativa
Memórias tardias (longo prazo) = Implícitas > Procedimental
Memórias curtas (Curto prazo) = Operacional > Episódica
Então, essas memórias só passam a ser dados (registrados) mediante as entradas de situações externas (dados externos)..
Hardware = Olhos, ouvidos, pele, língua/palato (tonsilas), nariz.
Ou seja... Quando o CRIATURO fala:
O CRIATURO está certo... O pensamento elaborado na consciência, só pode ser formado mediante experiências operativas que, antes foram registradas pelos sentidos (um dos 5) e guardadas na memória (uma das regiões dos sentidos no cérebro).
Mesmo que o pensamento seja abstrato isso não importa, o mesmo só pode ser abstrato por ter antes inserido em seu banco de dados um registro semelhante por similaridade ao evento ou situação que evoque a racionalização do processo episódico que se faz pela busca dos dados pré-existentes.
Ou seja, o pensamento nada mais é do que a capacidade da consciência de elaborar simulações episódicas de experiências guardadas num dos tipos de memória de suas células neuronais.
É o cérebro racionalizando (processo mental), uma situação em que ele necessita reorganizar o que aprendeu (armazenou) anteriormente...
Então quando vc diz...
Sim. Vc está certíssimo, mas o CRIATURO tb está...
Mesmo os pensamentos abstratos necessitam de uma base de dados interna que lhe(s) forneça alguma conexão com o mundo externo, pois o pensamento é fruto de estímulos (resposta a estímulos) provenientes do mundo exterior.
A discussão de vcs está muito interessante... Pena que ando tão sem tempo de participar...
Abraços fraternos as duas inteligências eu as saúdo :)
Silvana
Sybok, só para ilustrar melhor o que mencionei acima sobre pensamento abstrato...
Como uma pessoa simples (sem ofensas aos menos estudiosos), sem muito estudo, poderá formular pensamentos sobre equações matemáticas, ou elaborar hipóteses quânticas, sem nunca ter lido uma linha das disciplinas ?
Concorda que isso seria quase que impossível...
De cara essa pessoa humilde perguntaria o que é uma equação, o que significam hipóteses e se quântico é algum prato exótico...rs
Abraços fraternos a ti
Silvana
Como pode?
Você tem provas de que isso ocorra?
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Prezado... Apesar de conhecer seu lado irônico (que aprendi a admirar), como creio que já re-conheço.
Vou responder como se fosse a vc num texto didático, para assim responder de forma mais objetiva às minhas colocações sobre os sentidos e, o armazenamento subjetivo da memória pela cognição sensorial motora na primeira infância.
Encosto, me refiro ao fato de que os pensamentos abstratos com bases intelectuais formais, são consequência do conhecimento representativo do universo do indivíduo...
Isso significa que de forma bem-humorada (sem ofensas ao pessoal que não evolui muito nos estudos formais), pois também posso eu ser ignorante em algum assunto (intelectual formal), de modo a não ter base para formular pensamentos mais estruturados, além do básico...
Vc "pediu" provas, certo ?!
Vamos a elas...
Prova quanto ao desenvolvimento mental: Segundo a Psicologia do desenvolvimento da criança, por exemplo...
Não podemos criar telas mentais além das que somos capazes de apreender em nosso amadurecimento psicológico que começa na primeira infância, para então avançarmos aos ensinamentos formais mais complexos (por exemplo: vida acadêmica)...
Ou seja, os pensamentos dos simples aos abstratos, só se tornam mais complexos conforme o avanço mental do intelecto (capacidade cognitiva de apreender novos dados), mediante ao avanço e domínio da experiência dentro de determinada disciplina...
E para isso é necessário a aquisição do uso de códigos de linguagem, da aquisição de temporalidade para o armazenamento desses códigos na memória...
Todos esses dados armazenados são alocados em partes significativas ao momento da entrada associativa dentro da mesma (memória)...
Exemplos do ponto de vista dos sentidos para entrada dos dados cognitivos:
> Imagens, leitura, escrita (visão);
> Fala, escuta, interlocução (audição);
> Frio, calor-(temperaturas), água, fogo (tato);
> Cheiros (olfato);
> Sabores (paladar).
Todos sabemos então que na infância aprendemos experimentando e utilizando todos os sentidos, já na fase mais madura por termos em nossa base de memória certas lembranças olfativas, palatais, visuais (sensoriais), não precisamos mais levar tudo que queremos descobrir à boca, por exemplo...
Então, quando já maduros e capazes de interpretarmos textos didáticos...
Basta-nos então a leitura de um texto sobre bico de bunsen (fogo) para associarmos ao calor, ler um texto técnico sobre cultura em placas de Petri e associarmos a líquidos(aquosos) com colorações e o uso da visão - (Observação das colônias de microrganismos presentes), e etc... Nesse exemplo sobre determinada disciplina técnica.
Ou seja, vc já sabe por associação armazenada na memória da infância (tempo das experiências motoras e sensoriais) a diferença do estado das coisas.... A diferença do que é liquido, sólido, semi-sólido, pastoso, gasoso, das cores, dos sabores, dos odores, das texturas, das imagens, dos espaços e etc...
Pois a memória cognitiva amadurece com nossas experiências e assim permanece por toda nossa vida... Gravando nos espaços orbitais dos respectivos neurônios ligados ao sistema nervoso parassimpático e simpático nossas respostas aos impulsos recebidos e no sistema límbico nossas emoções e reações...
Encosto, somos um complexo ser dentro de uma caverna (assim como disseram os filósofos do passado e o Márcio tb neste tópico reafirmou), e a única forma de sabermos experimentar o mundo externo é através das memórias armazenadas pelos sentidos (5) ...
Eu ousaria dizer que existe mais um sentido que nunca foi mencionado nem nunca ouvirão falar, somente desta que vos fala... rs
É o sentido da percepção extra-sensorial... rs (mas melhor deixar quieto). :)
Prezado Encosto, vc perguntou...
Então... hahahahaha
Como creio que eu já consiga ler um pouco sua linguagem e símbolos compostos pela simbologia do ceticismo... rs
Retorno seu questionamento...
E vc, tem provas de que não ocorra da forma como abordei ???
abraços fraternos a ti
Silvana
" Conservem zelosamente o direito de refletir, porque o ato de pensar erradamente é melhor do que não pensar em absoluto."
Duas memórias distintas que se complementam...
Mesmo com ecos distintos trazidos do "vento" que renova o labirinto Hipocampo..
Abraços fraternos
Silvana
oi Silvana seja sempre bem vinda!
mesmo quando for para divergir!
não diria que os pensamentos abstratos são CRIADOS e sim os dados físicos são reorganizados racionalizados transformados em pensamentos abstratos.
sds
Silvana para que serve a mente a não ser poder reformar o mundo existente dentro e fora do ser humano?
para isso ha uma interatividade entre mente e o mundo externo, ação e reação, transformando , reformando uma personalidade do ser.
mas e os instintos inatos?
intuição ?
ainda acrescento que no processo de racionalizar o mundo físico existe algo imaterial:
A VONTADE que forma o ser.
Deus é outro exemplo de coisa totalmente inexistente criada pela mente com base em pensamentos.
― Winston Churchill
segundo nossa memória, existe movimento que denota haver espaço e tempo, mas todos esses conceitos não passam de ilusões mentais.
para um ser sem memória estes conceitos se tornam inexistentes,mas o que seria um ser sem memória ?
Um ser imaterial do outro mundo!
Einstein tem razão sobre relativismo dos movimentos , dois carros se movendo na mesma velocidade, para os seus ocupantes em uma visão paralela aparentaram estar parados.
imagine estar com o corpo totalmente imobilizado dentro de uma capsula viajando acima da velocidade da luz, se esta capsula for isolada do mundo externo, sua memória registrará sempre mesma informação visual , isso significa que sua mente perderá o conceito de movimento.
ou seja para movimentos sincronizados a mesma velocidade da memória relativamente não existe movimentos, ações para mente.
isso significa que , se uma memória estiver sincronizada com algo em movimento a ilusão de movimento, espaço e tempo se desfaz, cai por terra toda a nossa "realidade" fisica.
mas agora fiquei em duvida esta ilusão "vai para o espaço" ou cairá por terra ? Não importa apenas deixará de existir mentalmente.
oh dó! eu gostava tanto de se ficar me iludindo com estas ilusões materiais,mas é lei da vida ir se libertando de ilusões.
um ponto visivel no espaço percorrendo a orbita de um circulo em velocidade superior a da nossa memoria visual, sera interpretado pela mente como se fosse a figura de um circulo preenchido com linha cheia, como se o ponto estivesse em todos os locais do circulo ao mesmo tempo, ou seja desta vez podemos afirmar que o conceito de movimento espacial caiu por terra.
Ironicamente em um ciclo repetitivo quanto maior a velocidade menor sera o movimento.
mas na pratica o que estes conceitos implicam nas nossas vidas?
Ser é: estar, permanecer, agir, ou seja movimento é o conceito que nos move mais ou menos em sincronia com a realidade física, causando em nós a ilusão de haver sentidos diversos, então esta equiparação poderá significar a fusão da mente com o todo, então deixaremos de ser escravos e passaremos a ser senhores todos caminhado em um unico sentido.
e voce acha-se com razão falando de coisas totalmente inexistentes ?
me explique como uma coisa existente pode criar algo totalmente inexistente?
criar algo inexistente é irracional, alias o termo criar é ilógico.
Tenho mais razão que você.
A criação de Deus é a criação de uma coisa totalmente inexistente com base em experiências incompreendidas, tanto que isso se chama Deus nas lacunas.
Justifique.
― Winston Churchill
dentro da sua mente pode haver coisas totalmente inexistente, tipo uma mente vazia "cabeça oca" ?
Se Deus é uma coisa totalmente inexistente como foi que voce tomou conhecimento dele, sendo um conceito totalmente inexistente ?
Sua consciência consegue perceber coisas de um outro mundo?
a racionalidade nasce da interpretação dos sentidos físicos, assim fica impossível conseguir interpretar algo que seja totalmente inexistente, a não ser que tenha poderes sobrenaturais.
voce até poderia alegar que Deus seja um conceito mais ou menos racional, mas ser totalmente irracional é humanamente impossível.