Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A parte onde Deus mais toca os céticos

1246713

Comentários

• sybok disse: Como o cérebro pensa e onde ocorre o pensamento?

Há um tempo me pediram que eu escrevesse algo relacionado a como nosso pensamento é formado. Demorei para elaborar o texto porque até para quem estuda Psicologia Cognitiva, Neurociência ou Neuropsicologia é um tema difícil e complexo e que tentarei fazê-lo parecer simples.

sybok disse: Fonte auxiliar: KOLB, B.; WISHAW, I.(2002). Neurociência do Comportamento. Manole: São Paulo.
    https://cienciadocerebro.wordpress.com/2013/03/10/como-o-cerebro-pensa-e-onde-ocorre-o-pensamento/

10/03/2013 POR LUCIANE SIMONETTI
    Como o cérebro pensa e onde ocorre o pensamento?
    Há um tempo me pediram que eu escrevesse algo relacionado a como nosso pensamento é formado. Demorei para elaborar o texto porque até para quem estuda Psicologia Cognitiva, Neurociência ou Neuropsicologia é um tema difícil e complexo e que tentarei fazê-lo parecer simples.

mas o que é isto, um plagio ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: voce só pode imaginar coisas associadas do mundo fisico conhecido, o resultado poderá ser considerado lógico ou ilógico neste caso ta sujeito a camisa de força!

Aí é que está: tudo se compreende da formação do pensamento humano. E nem sempre é feito com base em mundo físico pode ser abstrato o que não se permite descrever.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited março 25 Vote Up0Vote Down
    ok e de onde vem os pensamentos abstratos ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Não se vê, mas são criados
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Não se vê, mas são criados

de onde vem os pensamentos abstratos
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: de onde vem os pensamentos abstratos

De um universo criado pela mente.

― Winston Churchill

edited março 25 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: CRIATURO disse: todos pensamentos são dados ja registrados na memoria fisica
    ?????
    Tá maluco?
    Memoria não tem nada a ver com pensamento. Pensamento é essa vozinha que fala na sua cabeça o tempo todo.

voce tem razão eis ai a prova :
    resized_Cricket.jpg
    Se todo pensamento fosse dado registrado na sua memoria você só pensaria aquilo que já foi memorizado...

Você faz cada afirmação absurda e sem sentido que não da pra imaginar de onde você tira isso. Sua mente é um labirinto confuso onde nenhum conceito faz sentido.

voce diz que acredita no grilo falante e o maluco aqui , sou eu ....ha.ha.ha.ha.ha.ha

voce é um dos poucos que consegue entender algumas da minhas idéias , mesmo que não concorde com elas,mas ultimamente não tem sido muito facil, vou tentar ser mais didático antes que acabemos em divórcio.

penso que a consciência fisica é formada a partir dos cinco sentidos, antes deles não ha registros de coisa alguma do mundo fisico embutido na mente do ser que se inicia, assim como um ser ira pensar em coisas que ele nunca viu , cheirou, sentiu , ouviu, comeu ?
    eu digo que o ser humano não é capaz de pensar em algo que não tenha sido percebido pelos sentidos fisicos, se voce afirma ao contrario então eu te desafio a pensar em algo que te foge aos sentidos , que seja totalmente inexistente na nossa realidade fisica.
    certamente voce não conseguirá, pois todos os seus pensamentos são resultados dos dados fisicos inseridos na sua memória, não criamos pensamentos, apenas reorganizamos dados vindos do mundo fisico, para formar novas imagens.
    sybok disse: Outro absurdo, que diabos sentidos físicos tem a ver com pensamentos?
    Qual dos 5 sentidos insere pensamentos?
    Os pensamentos são inseridos pela visão, pela audição, pelo tato, pelo olfato ou pelo paladar?

Pensamentos são um mecanismo ABSTRATO da mente e são CRIADOS pela própria mente, por sua capacidade RACIONAL/LOGICA.
    então justifique por que a mente de cegos de nascença não pensam em imagens nem em sonhos, voce acha que cegos ficam pensando nas cores do arco iris ? e que surdos de nascença ficam pensando em musicas que nunca escutaram ?
    não! porque eles não possuem sentido dessa realidades!
    imagine um ser que nasce em estado vegetativo desprovido de todos sentidos fiscos, voce garante que ele esta pensando em alguma coisa?
    eu acho que não! no máximo ele pode apenas sentir-se vivo.

sybok disse: Pensamentos são um mecanismo ABSTRATO da mente e são CRIADOS pela própria mente, por sua capacidade RACIONAL/LOGICA.
    não existe criação e sim transformação do que ja existe
    assim é que pensamentos são dados inseridos na memória vindos do mundo fisico,racionalizado , reorganizados pela mente conforme a lógica do ser.

sybok disse:
    A unica relação que memorias, sentimentos e sentidos tem com pensamentos é que os pensamentos podem toma-los como alvo de seus questionamentos ou como ponto de partida, mas eles não são CRIADOS por essas coisas, são criados pela parte de nossa mente que chamamos de RAZÃO.

A nossa capacidade lógica/racional que cria os pensamentos é um dos mecanismos da mente, ela é independente como cada um dos sentidos e como a capacidade emocional da mente, aquela que cria os sentimentos.

Você continua misturando alhos com bugalhos.
    o desafio continua , então prove! de exemplo de um pensamento que seja independente de dados fornecidos pelo mundo fisico, crie na sua mente algo que não seja baseado no mundo fisico ? exceto sentimentos subjetivos!

sinto logo existo!
  • sybok disse: CRIATURO disse: esta afirmando que consciência e pensamentos são coisas distintas ?

Desde-o primeiro post...

então defina ambas?
    ok! no entanto a decisão da ação externa sempre cabe a nós.
    sybok disse:
    Quem disse? Defina "nós"? Por nós vc se refere aos seus pensamentos ou a sua consciência?
    A ação é o resultado de uma escolha consciente ou do fluxo de pensamentos mecânicos?

Somos dotados de dois tipo de consciência a objetiva e a subjetiva:
    objetiva: é a que tenta racionalizar os dados recebidos pelos sentidos fisicos eis ai a fonte dos pensamentos vindos da realidade fisica externa.
    subjetiva: é a responsável pelos sentimentos abstratos amor, odio, alegria , tristeza, intuição

a ação racional ira depender destas duas consciência

existe tambem uma razão mecânica a dos movimentos involuntários, sistema nervoso autônomo.

sybok disse: A consciência tem capacidade de tomar decisões, a mente racional também tem essa capacidade por si só, assim como a parte instintiva da mente.
    Isso é um mecanismo do corpo.
    Pela repetição passamos a realizar ações instintivas para deixar a mente livre para fazer outras coisas, do contrario nunca seriamos capazes de fazer nada, pois tudo tomaria nossa atenção como da primeira vez em que fazemos qualquer coisa.
    entendi voce vê sua mente como se fosse um programa, onde ja ficam gravadas as sub rotinas.
    tambem nossa memoria coloca dados poucos solicitados no arquivo morto, quanto menor a importância dada a ele ,mais enterrado fica.
    sybok disse:
    É por isso que as vezes você pretende ir a cozinha comer um lanche, mas percebe que está, sei lá, fazendo café, simplesmente porque isso é o que você sempre faz naquele horário.
    E é por isso que de tempos em tempos vemos noticias de bebês que morrem esquecidos dentro de um carro no Sol, porque a mãe mudou a rotina e o pai ficou de levar a criança na maternidade, mas durante o trajeto "esqueceu" e no piloto automático voltou a seguir sua rotina.

tem razão é isto o que o capitalismo faz com seres humanos, robotiza!
    sybok disse: CRIATURO disse: entendo assim: pensamentos nada mais são do que dados do mundo fisico captados pelos nosso sentidos
    kkkkkkkkk
    E de onde vem esses "dados"? Então os pensamentos não são seus? São algo que vem de fora? Vem de onde?
    Capitados pelos SENTIDOS?
    Qual dos 5 sentidos?
    Os pensamentos são capitados pela visão, pela audição, pelo tato, pelo olfato ou pelo paladar?

Você continua afirmando coisas absolutamente sem lógica...
    A questão é se voce consegue pensar em algo sem estes sentidos ?
    os pensamentos são estimulados pela percepção dos sentidos, voce esqueceu que disse que a consciência era uma tela em branco onde a percepção dos mundo fisico ia imprimindo pensamentos nela ? ja mudou de opinião?
    voce continua fora da realidade fisica, agora deu para criar coisa inexistentes dentro da sua cabeça, racionalmente todos os meus pensamentos são produto vindos do mundo fisico, e somente pela fé poderia querer afirmar que alguns pensamentos e intuição tambem vem do mundo espiritual.
    mas estamos discutindo a consciência do mundo fisico.

sybok disse: Você continua afirmando coisas absolutamente sem lógica...
    uma mente sem dados inseridos que é uma mente sem razão, pois não é possível racionalizar coisas inexistentes, então para voce ser racional tem que ter informações inseridas dentro da sua mente! lógicamente essas informações tem que vir do mundo fisico externo.
    sybok disse: CRIATURO disse: mesmo no estado inconsciente do mundo fisico em sohos este processo interpretativo da consciência continua, interessante que quando la tudo aparenta fazer sentido , quando acordamos nos parece ter sido um monte de besteira.
    Percebe como você continua completamente confuso sobre o assunto a ponto de se contradizer o tempo todo?
    Se estamos inconscientes, como pode a consciência fazer qualquer coisa?

fui bem claro: "mesmo no estado inconsciente do mundo fisico" isso significa com sentidos fisicos desligados, nos sonhos através da consciência subjetiva podemos continuar mantendo os sentidos fisicos em estado turbinado, principalmente quando o sonho é sexy, ou quando é um pesadelo uiiiiii, pode doer até a alma! sim pode causar grande sofrimento físico e moral.
    alem do que é possível despertar e turbinar tambem o raciocínio.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Ademais, pensamos em coisas que nunca vimos o tempo todo, sempre dentro dos limites da nossa mente. O que vc pede é exemplo de coisas impossíveis, o q por definição não pode ser dado. Agora, exemplo de coisas inexistentes e que CRIAMOS existem vários.
    Um exemplo é o conjunto roda e eixo, inexistente na natureza.

Exatamente isto que estou querendo dizer.

― Winston Churchill

• sybok disse: CRIATURO disse: consciência fisica não implica necessariamente em perder os sentidos da consciência subjetiva
    Novamente termos inventados sem significado no mundo real.
    Não existe consciência física e consciência "subjetiva". A palavra que você tentou usar se quer é subjetiva e sim ABSTRATA.
    Subjetivo é aquilo que se opõe ao objetivo.
    Aspecto Subjetivo e Objetivo da Consciência
    A consciência pode ser encarada sob dois aspectos: o subjetivo e o objetivo.
    A Consciência Objetiva é a propriedade de serem os fenômenos conscientes conhecidos pelo indivíduo. A Consciência Subjetiva tem seu conteúdo no plano subjetivo sob a forma de percepções, representações, conceitos, etc.

A realidade exterior proporciona continuadamente estímulos à nossa consciência, assim como também chega ao campo da consciência uma série de sensações cenestésicas (proprioceptivas) de nossa realidade interior.

O conjunto da vida psíquica considerada como atividade consciente deve levar em conta alguns aspectos inerentes à própria consciência. Em primeiro lugar devemos considerar a continuidade da consciência, ou seja, a natureza ininterrupta do fluxo da consciência individual. Devido à essa continuidade dinâmica é que as vivências atuais se juntarão às do passado, constituindo uma sucessão existencial contínua e cujo último significado será representado pelas impressões desse determinado momento atual.http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=200
    sinto logo existo!
  • Percival disse: CRIATURO disse: de onde vem os pensamentos abstratos

De um universo criado pela mente.
    negativo! "Não existe criador, nem criadores " ta lembrado ?
    eles vem do mundo material ja existentes
    sinto logo existo!
    edited março 26 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Cegos de nascença por acaso não pensam?

gostaria que eles ao menos pudessem pensar em imagens preto e branco mais infelizmente eles não conseguem pensar em nenhum tipo de imagem que nunca viram, no entanto eles podem sonhar ou imaginar dados dos sentidos que lhe são disponíveis e desenvolvidos como , audição, textura e contornos .

sybok disse: Pensarmos no geral sobre aquilo que conhecemos e que está dentro dos limites da nossa capacidade mental

.....limitadas pelos sentidos
    sybok disse: e que está dentro dos limites da nossa capacidade mental nada tem a ver com confundir o pensamento em si com os sentidos.

capacidade mental tem tudo haver com os sentidos estão a atrealados
    sybok disse:
    Ademais, pensamos em coisas que nunca vimos o tempo todo, sempre dentro dos limites da nossa mente.
    negativo! tudo que esta dentro d nossa mente veio do mundo fisico via 5 sentidos (salvo intuição para quem acredita)

sybok disse:
    Ademais, pensamos em coisas que nunca vimos o tempo todo, sempre dentro dos limites da nossa mente. O que vc pede é exemplo de coisas impossíveis, o q por definição não pode ser dado. Agora, exemplo de coisas inexistentes e que CRIAMOS existem vários.
    Um exemplo é o conjunto roda e eixo, inexistente na natureza.

o contra argumento esta claro e bem formulado "toda consciência é formada pelos 5 sentidos" e que é impossivel conscientizar. imaginar, visualizar algo que seja desconhecido por eles, por exemplo falar com sentido em chines sem nunca ter escutado chines .
    seu exemplo de criação é bem infantil, conseguiu reinventar a roda observando o formato da lua, do mesmo lugar que surgiu o eixo, tambem surgiu a roda:

eis ai sua roda ja existente na natureza
    Troncos-de-arvores-para-jardim-1.jpg

eis ai o seu eixo

images?q=tbn:ANd9GcQMoQELvUzOVTMfzl5UzSh7TkSfArA8s4ZQkhcc1K_Z79BaX0k4

como ja disse a consciência dessas suas peças são reorganizadas formando o conjunto eixo roda ja existentes no mundo fisico,. dai as mãos tornam o pensamento do conjunto existente tambem no mundo fisico, eis ai conjuntos reorganizados pela consciência objetiva e formatadas no mundo fisico:

carros-da-ficcao-carro-flintstones.jpg

carro-b.jpg

sybok disse: Agora, imaginar coisas, como um cego de nascença imaginar cores ou nós imaginar- mos eletrodeteçao não podemos mesmo, pois essas coisas tem que ser estimuladas na mente pelos sentidos, e pela parte da mente q os interpreta, mas isso não tem NADA A VER COM OS PENSAMENTOS.
    ha não ?
    exatamente é isso que estou argumentando, todos pensamentos são estimulados , captados pelos sentidos do mundo fisico

sybok disse: Estes são uma função distinta da mente.
    Imaginar imagens e sons não é pensar, essa é outra função da mente, talvez a mesma que gera os sonhos e interpreta os dados dos sentidos e essa função se distingue da razão que gera os pensamentos.
    a razão que gera pensamentos são os sentidos fisicos, eles são os dados que a consciência tenta racionalizar, reorganizar segundo sua própria lógica!
    no caso do instintos, provavelmente segundo uma razão externa ao ser para teistas Deus, céticos evolução da espécies
    sybok disse: Se eu tenho um programa de computador capaz de analisar dados vindos de diversas fontes, como câmeras e microfones, o software que analisa a informação é o "pensamento" e ele independe da câmera e do microfone, tudo que ele faz é questionar dados independente de onde possam vir.
    o software seria a mente sendo auxiliada pelo cerebro processador com suas sub-rotinas e pre instruções, o s dado seriam realidades do mundo fisico codificadas em bits.

sybok disse: Você cria conceitos próprios sem pé nem cabeça e confunde pensamento com sentidos, imaginação, memória e consciência.
    É inútil continuar nessa discussão que virou o verdadeiro samba do crioulo doido.
    sentidos = dados fisicos
    memoria= registros de dados
    consciência= capacidade de reorganizar dados segundo a lógica do ser, objetiva limitada pelos sentidos fisicos e subjetiva quando tenta reorganizar sentimentos abstratos.
    pesamentos= é o que resulta de todo este processo

nesta ideia onde é que eu estou misturando alhos com bugalhos ?

"eu acho que seus pensamentos sem sentidos , são vazios".......ha....ha...ha...ha...ha...... tô errado ?

sinto logo existo!
  • sybok disse: Ok, você encontrou alguém que classifica os fenômenos observados pela consciência como subjetivos e objetivos e define como objetivo tudo o que vem dos sentidos e como subjetivo tudo o que é produzindo pelas outras funções da mente (pensamentos e sentimentos), algo que não guarda nenhuma relação com a própria definição inventada que você deu desses mesmos termos, mas ok, você mostrou mais alguém usando esses termos para falar sobre ASPECTOS da consciência.

pode acreditar que existem milhões de pessoas bem mais esclarecidas do que eu, que tambem entendem dessa forma, se for possível pergunte a sua mãe se ela ja ouviu falar nestes dois tipos de consciências objetiva e subjetiva ?
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    edited março 28 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: negativo! "Não existe criador, nem criadores " ta lembrado ?

O pré requisito sempre é a criatividade para se criar, não existe nada pronto sem antes um trabalho mental.

Podemos criar tanto o físico como o objetivo tudo depende da maneira como se cria.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

sybok disse: Cegos PENSAM, não pensar em CORES é diferente de NÃO PENSAR.
    Tire TODOS os 5 sentidos deles e a capacidade de pensar ainda permanece.

Você não vive sem o seu figado, isso não significa que não exista diferença entre ele e o seu cérebro.
    Coisas terem relação e fazerem parte de um todo chamado mente, não significa que não sejam PEÇAS INDIVIDUAIS desse todo.

Como dito e repetido, você insiste em tornar tudo um borrão indistinto como se fosse tudo a mesma coisa.
    Sim a capacidade de pensar , lembrar, imaginar permanece,mas o argumento é que para todos só ha consciência, pensamento ou memória de dados captados pelos sentidos físicos.
    deficientes natos de algum sentido, não podem possuir consciência, pensamento memorias relativos a um sentido, que para eles são inexistente, obviamente que pessoas que perderam estes sentidos guardam na memória lembranças deles .
    sinto logo existo!
    sybok disse: Pensarmos no geral sobre aquilo que conhecemos e que está dentro dos limites da nossa capacidade mental

.....limitadas pelos sentidos
    Sim, limitadas pelo sentido, MAS DISTINTA DELES.
    Sua capacidade de conhecer o mundo é limitada pelos seus pés, isso não significa que eles e seu cérebro sejam a mesma coisa.

faculdade de pensar é poder raciocinar, dar sentidos aos dados captados pelos sensores físicos.
    sybok disse: CRIATURO disse: capacidade mental tem tudo haver com os sentidos estão a atrealados
    Assim como coração e cérebro estão ATRELADOS, ou figado e coração também estão ATRELADOS.
    Estar ATRELADO não significa ser A MESMA COISA.
    Como dito, pra você é tudo um borrão indistinto, reflexo da tua confusão mental.
    enxergando mais profundamente podemos entender que Todo é um só manifestando-se em diversas formas,mais ou menos complexas todas atreladas , porem o cérebro pode ser alimentado por um coração mecânico.
    E não pode haver consciência sem nenhum sentido....ha...ha....ha.....ha.....ha
    E sem apelarmos para fé não tem como fugir disso! Estamos atrelados a consciência dessa realidades fisica.
    sybok disse:
    Isso amiguinho, considere que rodas são simplesmente círculos e que eixos são galhos... É a dica do Dollynho de hoje.
    ok então vamo lá: "papai voce é amor, é meu exemplo na vida eu te ofereço um doly....por que a Coca tá cara!...la...la...la....." ha....ha...ha...ha..ha...ha .. uma doce comédia capitalista!

O conjunto RODA, EIXO E ESTRADA é único do ser humano, não existe paralelo na natureza, não adianta você querer distorcer e pegar coisas parecidas em FORMA mas que não completamente distintas no CONCEITO.
    Na natureza nunca se viu um ser se locomovendo em ESTRADAS através de RODAS que ficam encaixadas em um EIXO no qual pode girar.
    tô exemplificando de onde veio a ideia da roda e eixo
    prefere um exemplo de motor natural mais complexo

Flagelo+bacteriano+1.jpg
    Mas isso não é tudo, existem milhares de coisas únicas que não se vê na natureza:
    o argumento é que a consciência não tem o poder de criar coisas inexistentes, apenas consegue reorganizar coisas ja existentes na natureza Deus, segundo a razão do ser.
    seres vivos possuem seus próprios motores, como voce acha que um musculo funciona? ja ouviu falar em queimar calorias?
    sinto logo existo!
    sybok disse: Não, o que você está fazendo é confundir pensamentos com sentidos e transformar tudo em um borrão indistinto.

Pensamentos formados pela parte RACIONAL da mente e eles podem questionar/analisar dados do sentido, mas não somente dados dos sentidos. Sem os dados dos sentidos eles poderiam analisar sentimentos, a percepção de si ou outros pensamentos.
    Como dito, pensamento é uma coisa e os sentidos são outra coisa separada (são 5 sentidos no total).

pensamentos são dados informações captados pelos sentidos fisicos e consciência é a faculdade capaz de racionalizar essas informações.
    o argumento principal é que a consciência não pode racionalizar nem criar dados inexistentes, obrigatoriamente eles precisam ter vindo de alguma realidade existente.

para montar o quebra cabeça da consciência é necessario haver peças já existentes
    sybok disse: CRIATURO disse: a razão que gera pensamentos são os sentidos fisicos, eles são os dados que a consciência tenta racionalizar, reorganizar segundo sua própria lógica!
    no caso do instintos, provavelmente segundo uma razão externa ao ser para teistas Deus, céticos evolução da espécies
    Errado, a razão não são os sentidos, razão é razão e sentidos são sentidos.
    A razão pode pensar sobre sentimentos, ou sobre outros pensamentos, ela não tem que pensar sobre nenhum dado dos sentidos, pode pensar sobre outras coisas que não os sentidos.

Como já foi dito, os sentidos são as entradas de dados, como teclado, microfone ou webcam. A razão é o software que pode OU NÃO analisar esses dados, já que a razão pode analisar DADOS DE OUTRAS FONTES, como os produzidos por outros softwares internamente, sem que sejam dados vindos de fora através dos sentidos.
    CRIATURO disse: o softwa

ok, me expressei mal, quis dizer que são as informações vindas dos sentidos fisicos , que permitem o exercício da razão (ato de poder pensar), reorganizar , sentir vontade, enxergar-se.
    A razão pode pensar sobre sentimentos, ou sobre outros pensamentos, ela não tem que pensar sobre nenhum dado dos sentidos, pode pensar sobre outras coisas que não os sentidos.

isso aqui ficou meio esquisito "pensar sobre outros pensamentos"

eu acho que voce esta conseguindo pensar e argumentar sobre coisas totalmente inexistentes e que estão fora da nossa realidade observável pelos sentidos físicos, mal grado a sua tentação estou tentando fazer um grande esforço para também não começar argumentar sobre a existência da consciência imaterial,mas voce parece que ja mordeu a isca desta lógica.
    sinto logo existo!
    sybok disse: Como já foi dito, os sentidos são as entradas de dados, como teclado, microfone ou webcam. A razão é o software que pode OU NÃO analisar esses dados, já que a razão pode analisar DADOS DE OUTRAS FONTES, como os produzidos por outros softwares internamente, sem que sejam dados vindos de fora através dos sentidos.

como ja disse, dados em mentes humanas tem que terem vindos de alguma realidade, sabemos que eles só podem ser inseridos na mente através dos sentidos fisicos, certamente que eles podem ser reorganizados e racionalizados pela consciência, no entanto não podem ser criados nem criar realidades, apenas transformar o ja existente.
    E querer pensar, acreditar diferente disso é a mais pura ilusão da fé! ha...ha..ha..ha..ha.ha

Digamos que em essência os dados existentes sejam unicamente as letras do alfabeto a razão pode reorganizar formas em infinitos sentidos, no entanto não poderá criar dados com essências inexistentes, porque isto seria loucura! ha....ha..ha..ha..ha..ha

obs. no caso a sua BIOs é apenas uma reorganização de um software também vindo de fora, inserido em um memória dedicada a sub rotinas.

sybok disse: Errado, pois os dados não precisam vir da realidade física, podem ser dados INTERNOS, vindo de sentimentos, sensações ou de outros pensamentos.
    A capacidade de processar dados não se confunde com os dados em si, muito menos com o hardware que COLETA os dados.

Os sentidos são mecanismos de COLETA DE DADOS, a razão é quem PROCESSA OS DADOS, uma coisa é diferente da outra tanto quanto um teclado é diferente de um processador ou de um software.

não se pode pensar em coisas absolutamente inexistentes, insistir nisto é loucura!

voce só pode pensar em coisas mais ou menos racionais segundo a própria razão do ser.
    até aqui ainda tentando racionalizar apenas a consciência objetiva fisica, os sentimentos são produtos da ação e reação (inteiração) entre consciência e mundo material.
    Ações mecânicas do meio natural faz reagir sentimentos subjetivos agradáveis e desagradáveis na consciência fisica e por tabela na tambem na consciência imaterial do ser.
    Reciprocamente elas passam a perceber que toda vez que agem sobre determinada matéria reage em si sentimentos desagradáveis ou agradável.
    Desta inteiração entre consciência e matéria surge o EGO = vontade do SER, essa vontade tende a causar ações intencionais visando obtenção apenas dos sentimentos que lhe são agradáveis ao prazer de existir.
    A razão do ego diz: "Voce é a existência mais importante a razão de tudo, pois sem sua vida, não ha mais existência" .
    O EGO é a parte mais racional do homem ele se considera o SER mais importante e faz tudo para mante-lo vivo e satisfeito doa a quem doer , essa é a divina Razão do ser humano.
    A razão do SER divino a consciência imaterial inconscientemente possui o sentimento irracional ,imaterial da intuição que lhe diz que deve domesticar o EGO, dai vem a briga entre o ser racional material Ego x o Ser irracional imaterial Divino .

(e olha que eu sei que isto lhe dói até a alma e te faz querer ser um domador de egos)

moral da historia nosso ser não é fruto apenas de imposições divinas e sim da vontade que nos move.
    Deus fornece a letras do alfabeto cabe a nossa vontade dar sentidos a elas
    sinto logo existo!
    sybok disse: CRIATURO disse
    consciência= capacidade de reorganizar dados segundo a lógica do ser, objetiva limitada pelos sentidos fisicos e subjetiva quando tenta reorganizar sentimentos abstratos.
    pesamentos= é o que resulta de todo este processo

Primeiro você define a consciência como algo capaz de "organizar dados" usando "lógica".
    Depois você afirma que é dessa logica da consciência que surge o pensamento.

Pensamentos é a capacidade de reorganizar dados vindos dos sentidos

Razão e lógica são sinônimos, a consciência dos seres são mais ou menos racionais (lógicas)
    Como pode existir lógica sem pensamento racional?

não pode!

Pensar = Racionalizar= ver sentido lógico=manifestar intenção = reorganizar dados ja existentes!

ficar inconsciente é perder a razão ou seja a capacidade de organizar, racionalizar , dar ou ver ordem aos dados guardados na memória, um processador com defeito não faz sentido algum.

Aqui já temos seu tradicional pensamento circular que cria dilemas do ovo e da galinha. Se a consciência que é logica pra que diabos servem os pensamentos?
    Pensar é a faculdade que a consciência tem em racionalizar dados ja existentes
    Você diz que a consciência é logica e cria pensamento, e diz que o pensamento tem origem nos sentidos já registrados na memoria:
    ao meu ver voce é quem diz que a consciência cria pensamentos como se fossem a voz do grilo falante , eu mesmo desde o principio afirmo não haver criações:
    Pensamento, razão ou lógica é a faculdade que tenta dar sentido reorganizando dados ja existentes na memoria fisica de uma forma mais ou menos racional, segundo a capacidade dos seres.
    sybok disse: O filme não pode capturar imagem sem uma lente, nem uma foto pode imprimir uma imagem sem ingredientes químicos e uma imagem capturada por um filme e uma lente.
    Essa dependência entre peças não faz tudo ser uma coisa só.
    A foto e o filme são dois tipos de memoria, a lente que captura a imagem é o sentido e o processo químico de revelação é a "razão".
    obs, aquilo que voce chama de pensamentos, eu classifico como Razão, racionalizar dados dos sentidos fisicos, enxergar sentido lógico.
    assim diria que a razão de todo este conjunto processo intencional formam a consciência.
    sinto logo existo!
    sybok disse: Todas as parte trabalham juntas para produzir a foto, mas cada peça tem uma função especifica e é distinta da outra peça.
    O mesmo se aplica a mente e corpo humano, com suas distintas funções.
    diria que todo o processo visa produzir uma razão para haver existência das fotos
    "o sábado foi feito por causa do homem e não ao contrario"
    A razão de haver fotos é a nossa consciência é ela que tenta reorganizar e dar algum sentido as fotos, ou as letras do alfabeto como eu ja havia igualmente exemplificado.
    Temos 5 sentidos.
    Temos memoria.
    Temos capacidade racional que cria pensamentos.
    Temos consciência.

Todas são peças distintas e que trabalham juntas, mas não se confundem.

bom agora que ja comecei argumentar sobre consciência imateriais, digo que tenho um sentido a mais da intuição!
    sinto logo existo!
  • Percival disse: CRIATURO disse: negativo! "Não existe criador, nem criadores " ta lembrado ?

O pré requisito sempre é a criatividade para se criar, não existe nada pronto sem antes um trabalho mental.

Podemos criar tanto o físico como o objetivo tudo depende da maneira como se cria.

quis dizer tanto o fisico quanto o subjetivo ?
    nossa consciência não é capaz de perceber ou criar coisas antes inexistentes, isto é loucura!
    Ela apenas possui a faculdade de reorganizar dados fisicos ja existentes em uma forma mais ou menos racional segundo os seres.
    sinto logo existo!
    sybok disse: CRIATURO disse: ao meu ver voce é quem diz que a consciência cria pensamentos como se fossem a voz do grilo falante , eu mesmo desde o principio afirmo não haver criações:
    Pensamento, razão ou lógica é a faculdade que tenta dar sentido reorganizando dados ja existentes na memoria fisica de uma forma mais ou menos racional, segundo a capacidade dos seres.

Isso só mostra como você não tem noção nenhuma sobre o que está falando e nenhuma capacidade de compreender e classificar a mente.
    Confundir os pensamentos com a razão em si é confundir o produtor com o produto.
    ou criador criando criaturas, criaturas criando um criador , causa com efeito.......sei!

Razão é a capacidade de poder e querer reorganizar os dados ja existentes recebidos pelos sentido fiscos.
    A razão é a capacidade lógica, o pensamento é o produto criado por essa capacidade lógica.
    "O universo não pode ter surgido do nada porque o nada nunca existiu e o nada não pode criar nada"- Erivelton
    " Na natureza ,nada se cria tudo se transforma"-Lavosier

A razão não possui poder de criar realidades dados fisicos ela é a vontade de reorganizar e dar um sentidopessoal para estas informações vindas do mundo fisico ja existente.
    sybok disse: Conversar com você sobre a mente é como conversar sobre cores com um cego de nascença que teima que sabe o que são as cores.
    Um escritor é quem produz livros, os livros são a criação dele.
    Confundir a razão com os pensamentos individuais é como confundir o escritor com o livro e não saber diferenciar um do outro...

e voce teima em afirmar que um cego de nascença pode criar pensamentos de cores nunca percebidas por um sentido inexistente, mas isto é loucura! ou Então só pode ser coisa vinda de outro mundo! Talvez de Vulcano! he...he..he..he

para voce ta muito difícil entender que pensamentos são os produtos percebidos pelos 5 sentidos, ou voce realmente acredita que a consciência fisica pode pensar sem ter estes sentidos ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Não tem nada de esquisito, é assim que funciona a lógica.
    Eu penso A: "Bondade é ausência de maldade."
    Agora eu crio o pensamento B com base no pensamento A "Mas se a bondade é a ausência do mal, então a bondade não existe, tudo o que existe é o mal."

"Vácuo é ausência do ar."
    "Mas se o vácuo é a ausência do ar, então o vácuo não existe, tudo o que existe é o ar."
    Para realizar o pensamento B eu posso estar cego, surdo, sem tato, olfato ou paladar, NENHUM dado de fora é necessário para que o pensamento B seja feito com base no pensamento A. Assim como nenhum dado de fora é necessário para que eu pense em C, D, E, etc...

errado! pois ja parte de uma premissa ilógica, A: bondade é um sentimento resultante da RACIONALIZAÇÃO da ação ou reação de um dado vindo do mundo físico.
    Voce não pode criar algo vindo do inexistente, portanto disse bem o pensamento Raciocinio B: é uma derivação do falso Raciocinio A: que teve sua origem em um dado vindo do mundo físico.
    Assim não criou nada ,nem ao menos um argumento lógico!

mas ja que Acredita poder criar alguma coisa, sugiro "paciência"

Os pensamentos como produtos da mente, podem ser alvos de outros pensamentos e servir de base para outros questionamentos. A logica se baseia justamente no uso da RAZÃO PURA, sem que seja necessariamente feita coleta de dados do mundo real, tendo por base simplesmente outros pensamentos.

Voce pode raciocinar em cima de outros raciocínios (reorganizar pensamentos), no entanto todos esses dados são produtos do mundo fisico e não criação da sua mente como voce tenta argumentar.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Os pensamentos como produtos da mente, podem ser alvos de outros pensamentos e servir de base para outros questionamentos. A logica se baseia justamente no uso da RAZÃO PURA, sem que seja necessariamente feita coleta de dados do mundo real, tendo por base simplesmente outros pensamentos.

pensamentos raciocínios são o resultado da capacidade da consciência tentar reorganizar dados do mundo fisico, logo pensamentos são incriados, são a faculdade da consciência poder racionalizar dados físicos.
    no máximo aquilo que convencionamos criar , inventar é racionalizar dados físicos em uma forma antes inexistente na natureza.
    sybok disse: Errado, pensar é a capacidade de CRIAR novos dados com base em outros dados.

a existência de dados é limitada a realidade dos nossos sentidos fisicos, associar e desassociar dados ja existentes, não é criar novas realidades e sim apenas poder transformar as ja existentes!
    veja só! a grande diferença entre loucura e genialidade:
    o louco na sua mente consegue racionalizar, pensar, reorganizar os dados da existência fisica em formas desconexas, como o fogo em forma cubica, perceba que os dados do seu raciocinio são existentes, fogo e a forma cubica. no entanto ele não consegue tronar seu raciocínio em uma forma real no mundo fisico, assim o resultado de tal raciocinio só existe dentro da cabeça dele.
    la ele pode pensar que o fogo em forma de cubo existe, que orbita no ar, tem a cor vermelha, que é quente e que pode ouvir o barulho do fogo cortando o ar, segundo a memória dos seus sentidos fisicos, no entanto ele nunca ira conseguir, externar formatar, tornar real tal idéia no mundo fisico, pois existe uma natural razão externa limitando tais raciocinios ilógicos assim, externamente mesmo dispondo de todos componentes para poder tornar seu raciocinio existente fisicamente a mente dita ilógica se ilude em seu próprio mundo virtual, por falta de uma maior capacidade racional.

A mente Genial consegue pegar os dados fisicos captados pelos seus sentidos em sua consciência reorganiza-los , pensar, racionalizar uma forma a atender imposição da sua vontade , ou seja formatando uma nova forma no mundo material, como ja exemplifiquei cortar um tronco em forma de roda e eixo e uni-los.

sinto logo existo!
    edited março 29 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Como dito, os SENTIDOS não são a UNICA fonte de dados.
    A razão CRIA dados novos, assim como os SENTIMENTOS criam dados internamente que não tem relação com os sentidos ou com o mundo exterior.
    Não adianta fugir desse fato.

pense bem que a razão Deus ja são os próprios dados existentes organizados racionalizados segundo a vontade divina, não importa que seja peças de um grande quebra cabeças, o mundo fisico externo a mente humana é a Razão Deus.
    A razão humana tenta racionalizar , reorganizar a Razão Deus segundo a capacidade pessoal do seres, então quando diz que a mente possui o poder de criar dados fazer existir realidades, tenta superar a razão Deus que limita o ser humano, ou seja esta afirmar que o ser humano consegue criar algo antes inexistente em Deus ? ou fora da razão Deus?

CRIATURO disse: A razão CRIA dados novos, assim como os SENTIMENTOS criam dados internamente que não tem relação com os sentidos ou com o mundo exterior.
    Esse seu ser é Autista ? Consegue criar uma realidade interna incomunicável com o mundo externo, não recebe nem passa informações?
    Essa sua razão não tem relação com o sentidos nem com o mundo externo , porque ela não existe! ha..ha...ha...ha..ha...ha

"se não pode com ele junte-se a ele" voce ta argumentando contra suas ideias e sendo a favor das minhas....obrigado! a verdade sempre acaba aparecendo!

sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.