Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Já respondi a isto. Volte ao início e leia.
Já o fizemos, você ignorou.
A unica vergonha que sinto é ver tantas pessoas se passando de "servos do senhor" e ficar agindo com hipocrisia, com falso moralismo e ganhando em cima da fé de pessoas que só tem isso para aguentar as suas dificuldades da vida.
Aqui, nesse fórum, eu só tenho orgulho de poder debater, discutir e trocar idéias com pessoas quem tem inteligencia acima da média, mesmo que nós não concordemos com alguma coisa, e não com pessoas que não vêem nada além de seu precioso livro velho e antiguado. É como um cavalo em uma carroça que tem os tapões em seus olhos para que eles só possam ver a sua frente, pois se virem o que tem ao seu lado, podem distraí-los.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
fernando , cada vez te amo mais, (não no sentido erótico, claro! mas sim fraterno) por dar ocasião à argumentos tão simplórios.
Prá não deixar passar:
O site é agressivo e irônico com os Cristãos, a partir do nome já começa estabelecendo uma regra do jogo - a agressão
Eu respondi ao post sobre a prostituta, argumentando que a hipocrisia do pastores e padres não era menor que de ateus, de quem não tem sentido falar em recriminação ao ato, uma vez que alegremente o praticam e não caberia uma manchete tipo: " ateu flagrado com prostituta!"
Você revidou dizendo que Deus defeca em nossas cabeças, um insulto que nunca reconheceu, tangenciando que deus não existe embora o insulto seja aos cristãos ,coisa sobre a qual o agente secreto sequer registrou.
Daí eu ironizei a questão de FDP mostrando que uma moral relativa permite calúnias, mas depois me RETRATEI, pedindo-lhe desculpas.
Com a intervenção do aborígene, a coisa voltou ao jogo que o próprio site "starta" com o título provocador.
O debate esta ficando fraco, não por causa dos debatedores, é evidente que alguns são cultos e inteligentes, as minhas provocações não embaçam meu raciocínio, já tenho um parâmetro de julgamento da capacidade de alguns, a questão é futebolística mesmo. Por ex. no teu caso, ficou patente,ao você não reconhecer a existências de excelentes CIENTISTAS CRISTÃOS nas áreas geologia, arqueologia, biologia.Não se trata de eventualmente errarem em outra área do conhecimento ou "falar besteira", mas de que suas crenças não afetaram seu trabalho. Por essa e outras uso seu raciocínio de que a razão esta comprometida pela "fè" ateísta. Isso não ocorre com Cristãos, pois a verdade esta acima da convicções pessoais.
abraços , marcilio (olha não vá pensar que é viadagem não, é só uma gozação!)
Já disse e você não entendeu: nós temos o direito sagrado a uma opinião sobre as religiões, ofensiva aos religiosos ou não.
Uma pergunta: o que você acha das religiões afrobrasileiras?
Também levam a Deus ou são cultos demoníacos?
Se Deus existir, é isto que ele faz. Leis arbitrárias, às quais temos que nos submeter mesmo sem entender.
Vou perguntar de novo: o que deve fazer um geólogo que acredita em que a Terra tem 6 mil anos se a ciência lhe diz que ela tem 4,7 bilhões de anos? Isto não afeta em nada o trabalho deles?
Não há nada errado com o título deste fórum. Religião é muito mais que veneno. Se o ser humano não fosse tão ignorante, esse mal não existiria.
Eu adoraria ler essa resposta, mas antevejo estratégia de diversão no lugar de uma resposta direta.
A missão do Fórum Religião é Veneno foi clara e explicitamente definida quando de sua fundação há dez anos:
O que prova que minhas impressões são corretas e as tuas idiotas, segundo suas próprias palavras.
Nota: Você não disse que não iria mais se dirigir a mim? Esconder este direcionamento atrás de referências indiretas não torna menos mentirosa sua declaração.
Há, há, há...
Uma das razões de ser deste Fórum é deixar claro a religiosos do tipo acima que não ligamos a mínima para as opiniões mesquinhas e preconceituosas que têm a nosso respeito.
Arrebanhar grandes grupos em uma única definição de poucas linhas, ignorando por completo a individualidade de cada pessoa incluída no grupo em questão foi um dos motores ideológicos que alimentaram de carne humana os fornos crematórios de Birkenau, que – nunca é demais lembrar – foram construídos pelo povo que liderou a Reforma Protestante e postos a funcionar por técnicos, soldados e oficiais que se declaravam cristãos devotos.
Este tipo de gente espera em resposta da nossa parte protestos sentidos, negativas entusiasmadas de o quanto não correspondemos aos estereótipos e como somos melhores que a imagem que suas predisposições pintam.
Só que não enxergamos o mais mínimo motivo para nos empenhar neste esforço. Gente assim só merece nosso desprezo e se quer ter tais opiniões, que as tenha.
Neste Fórum só exigimos para cada um seus direitos civis. Não para nosso grupo ou para aqueles com quem simpatizamos. Para todos, sem exceção.
No mais, cada qual é livre para ter suas opiniões, por mais desprezíveis que sejam.
Vindas de quem afirma – da boca para fora – amar o próximo como a si mesmo, só reforça a razão de ser deste espaço, mostrando como hipocrisia e Fé podem andar lado a lado.
Este Fórum possui uma história documentada de dez anos, situada muito antes, acima e além de difamações tolas feitas por quem aportou aqui ontem e desconhecendo totalmente nossos registros repete clichês que não nos dizem respeito.
Todos que conhecem as discussões do Fórum Religião é Veneno sobre a formação da sociedade ocidental sabem que – em sua maioria e no geral – este Fórum é defensor dos valores desta civilização e reconhece seus fundamentos greco-romanos e judaico-cristãos, deixando claro que se nosso respeito à herança deixada por Homero, Platão, Aristóteles, Catão, Virgílio não nos obriga a reverenciar os deuses do Olimpo, o entendimento do valor civilizacional da cultura cristã não tem porquê implicar – necessariamente - em devoção religiosa.
Apenas a título de ilustração, de um entre milhares de outros que provam o dito, verifiquem os conteúdos do tópico abaixo do Fórum Antigo, em especial a série de vídeos, "A Igreja Católica – Construtora da Civilização".
O Ocidente é poderoso porque é cristão?
Os que são capazes de examinar os fatos para além dos preconceitos descobrirão folheando esta e outras de nossas páginas que sempre evitamos o maniqueísmo vulgar do tipo o que é nosso bom, o que é deles é ruim ou tudo que é nosso é melhor que tudo que é dos outros.
Nós podemos dizer isto e provar de modo documentado.
Nossos detratores, nem sempre ou quase nunca.
Em toda sua história o Fórum Religião é Veneno nunca gerou um centavo que fosse de renda, jamais recebeu contribuições de seus participantes nem exibiu nenhum tipo de publicidade paga, sendo, desde o princípio, 100% custeado por seu fundador Claudio Loredo e mantido em regime de trabalho voluntário por seu administrador e moderadores.
Bem diferente de certas igrejas, como uma muito conhecida cujo líder exige no final de ano que seus fiéis doem à Igreja 30% de seus rendimentos, incluindo, claro, o décimo terceiro salário
.
Comparado assim, não é difícil concluir quem é quem.
Como mostrado atrás, reconhecemos as contribuições do cristianismo para formação dos valores ocidentais, que prezamos e defendemos.
Valores importantes trouxeram também o Confucionismo e mesmo o Islã – pelo qual não morremos de amores, mas não negamos suas contribuições positivas.
Independente disto, a hipocrisia se revela quando alguém é todo olhos e ouvidos para os aspectos positivos daquilo que defende, enquanto se faz de cego e surdo para tudo de ruim que de lá vem.
Por séculos os cristãos foram escravagistas e não o foram contrariando o cristianismo, porque não há uma única linha na Bíblia que proíba a escravidão, antes há várias passagens que a referendam e regulamentam.
Entre outros tantos exemplos de injustiça, fanatismo, extremismo, discriminação e violência promovidas por crenças religiosas.
Antes que retornem ao lugar comum de citar os democídios perpetrados por governos orientados por ideologias materialistas, vide meu texto Balanço do Terror.
O desconforto físico do religioso acima com as manifestações de apoio às postagens de alguns participantes não surpreende.
Ficou óbvio desde a apresentação do personagem referido sua necessidade de reconhecimento e autoafirmação, verificáveis na fala repetitiva sobre títulos profissionais, cursos extra-curriculares, exibições de jargão, citações de Wikipédia e, pasmem, práticas esportivas.
Estes dados irrelevantes para a discussão são frequentemente acompanhados de lamentações chorosas quanto ao menosprezo dos ateus às competências intelectuais dos crentes e exigências iradas de que seus dotes culturais fossem louvados.
Certamente quem exibe esta necessidade doentia da aprovação e aplauso de estranhos se penitencia fisicamente quando aprovações e aplausos são dirigidos aos seus adversários, restando a ele o ridículo e conseqüente escárnio.
Escárnio em nada injusto ou imerecido, uma vez que, como já observado, o homem que arrota ter estudado grego registrou pouquíssima familiaridade com o Português escrito, passando, depois de admoestado quanto a isto, a policiar seu texto, seja usando o corretor ortográfico do Windows, seja pedindo a revisão benemérita de algum irmão letrado.
Eis acima mais uma prova documentada da hipocrisia do interlocutor, a qual dispensa comentários adicionais, mas que os deixo por motivos didáticos.
O que dizer de alguém que quando cobrado a se comportar dentro das regras que defende acusa tal cobrança de pieguice?
Conclui-se, sem chance de erro, que tal pessoa defende tais regras quando lhe interessa e as abandona quando lhe convém. Tomar tais atitudes enquanto fala de ética pela enésima vez evidencia a língua dupla que tanto tem exibido entre nós e que deveria condená-lo mesmo perante os seus.
Língua dupla que acaba vitimando seu próprio dono, que traído pela própria falsidade faz menção ao dito "faça o que digo, não faço o que faço", como se fossemos nós e não ele quem falasse em virtudes cristãs que não pratica e nem demonstra intenção de praticar.
Qualquer homem pode e deve ser cobrado pelos compromissos que assume, tanto quanto é absurdo eximir-se destes compromissos alegando que se outros não o assumiram, então não tem direito de cobrar-lhe.
Como se o homem devedor pudesse fugir de seus credores apontando o dedo para aqueles que nunca assumiram dívida.
De novo, é em resposta a este tipo de cristão, e não aos cristãos em geral, que o Fórum Religião é Veneno se mantém há dez anos.
Gente hipócrita, preconceituosa, arrogante e prepotente, que se revela como tal a cada palavra, mas querem desfilar entre nós como se fossem os santos que se dizem.
Que fique aqui, para julgamento de quem quer que leia estas negras páginas.
Este curumim com ego de pajé nunca se inscreveu em um fórum cristão para xingar a mãe dos participantes, questionar sua moralidade, promover belicosidades e, claro, contar vantagens de ser o rei da cocada preta, como o parágrafo acima indica claramente.
Neste fórum o que cada um escreve mostra quem é quem.
Eu sou Acauan dos Tupis.
Meu interlocutor, infelizmente, não é ninguém.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Só prá não perder o hábito, o correto é empáfia.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Quem agride esta sujeito à agressão, já de antemão deve espera-la, pois a adota como lícita, você usa essa possibilidade como se um direito fosse, paciência, taí a ética de novo.
Existem vários tipos de criacionistas, como já te disse:
Cracionistas literalistas, ou fundamentalistas - acreditam na criação de seis dias.
Criacionistas da terra antiga (entre os quais me incluo)- acreditam que os dias do Gênesis ( yon =dia, ou tempo) são intervalos distintos de 24 horas.
Criacionistas da terra nova, acreditam que a terra é mais jovem do que sugerem os processos de datação atual.
Criacionistas da terra "envelhecida". tudo foi criado com aparência velha...
Criacionistas evolucionistas, por incrível que pareça! crêem que Deus criou a vida e as condições para que a evolução fizesse o resto.
e muitos outros estilos intermediários.
Michael Behe, por ex. não é um fundamentalista ele aceita conceitos tais como "origem comum".
Parece que as pessoas estão bravas no site, é melhor tomar água com açúcar!
Eu nunca julguei que o site tivesse objetivo financeiro, por evidente que é. Não é necessário responder argumentos que, cá entre nós, todos sabemos que são sarcásticos.
Vão com Deus e pela sombra, marcílio
Quanto lidamos com crentes, é difícil ter certeza do que é piada e do que eles estão dizendo a sério.
Moninha
Prá bom entendedor uma palavra basta.
Moninha pegou o bonde andando, é o típico caso de quem não sabe rinchar mas já quer dar coice!
Deixando de lado as babaquices divertidas do dia-a-dia do site:
Hoje estive com um judeu: Josef Szyfer,ateu, engenheiro especialista em ar-condicionado e dos mais antigos, tem 86 anos, só pra ter uma idéia do cúrriculo desse cidadão, o 1º prédio que abrigou um reator nuclear no Brasil, foi atendido por um sistema projetado e executado por ele e o mesmo foi um dos introdutores de sistemas especiais de refrigeração no Brasil. Pois bem, aqui vai uma história simples que eu passo a vocês prá darem uma solução:
Entrei na sua fábrica e me dirigi a Szyfer , entabulamos uma conversa amena e perguntei a ele qual sua linha judaica religiosa ao que ele respondeu: sou o único caso de judeu protestante do estado: protesto títulos, cheques, duplicatas, protesto tudo!,
Passado esse momento cômico, insisti na pergunta, ele me disse: "o que levamos da vida é a vida que levamos" ( particularmente achei coerente com seu ateísmo) mas, penetrando na intimidade dele, me apontou uma foto de um dos seus filhos, atualmente graduando em filosofia, em seguida contou que certa vez, anos atrás, chamou um outro filho de 12 anos dizendo-lhe: " filho vamos ter uma conversa de homem prá homem ", ao que este retrocou:" pai,sou só uma criança!". Passados uns poucos anos o mesmo garoto, agora rapaz, lhe pede um carro, o judeu, homem rigoroso lhe retruca "filho se você quiser amanhã venha trabalhar,você terá salário, fardamento, carteira assinada e o carro" ou seja exigiu desempenho do garoto, não facilitou, prá que ele aprendesse a dar valor ao dinheiro!. No dia seguinte,me disse Szyfer, eu o carreguei em meus braços,morto! - fui injusto com meu filho!, ele não me entendeu e eu carrego essa dor imensa!.
Não ficou claro ainda, mas acho que o garoto interpretou o rigor - bem intencionado do pai - como indiferença e desprezo e suicidou-se!, parece-me que esse filho, suicida, seria fruto de um caso extra-conjugal,o que teria potencializado seu sentimento de desprezo.
Detalhe: Szyfer tinha saído naquele dia da CTI, veio direto prá fabrica!, já tem duas safenas e uma esquemia. Szyfer esta desiludido, aparentemente tem pouco tempo de vida, e um sentimento de culpa imenso que só sendo pai podemos aquilatar!
A pergunta é: qual a solução,a palavra,o conforto que o ateísmo tem prá esse cidadão. Só não vale respostas como o cristianismo vai mentir, dar falsas esperanças, etc... quero uma RESPOSTA DO ATEÍSMO,vamos ver a superioridade filosófica do ateísmo na prática, dita olhando nos olhos do cidadão!, qual a contribuição que ele daria a Szyfer? amanhã me encontro com ele e tenho uma idéia que levarei por escrito, pois a emoção é muito grande e temo pela sua saúde. Depois passo para os Srs. a minha palavra.
Vão com Deus e pela sombra, marcilio
1) Na minha opnião, nenhuma instituição religiosa ou qualquer outra tem a exclusividade da verdade divina. Deus se revela a indivíduos e grupos não necessariamente religiosos.
2) A revelação de Deus é feita, dentre outras formas, pela natureza (..Os céus manifestam a gloria de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos...livro dos salmos)
3) A revelação mais perfeita de Deus foi a encarnação ( ... o verbo (logos) se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a do unigênito do pai...evang. de João)
4) Segue que aqueles, como os praticantes de religiões afro, ainda não compreenderam ou rejeitam a Cristo, portanto NÃO têm acesso a verdade e ao pai, seria necessário um embassamento bíblico maior que, por óbvio, deixo de citar, mas essa condição não deriva da "exclusividade" da revelação aos cristãos e sim daquilo que eles fazem em relação ao conhecimento de Deus que têm.
5) Os cultos afro, que conheço, adoram entidades como exus, bomba-gira, tranca-ruas e outros que são, absolutamente, divorciados da divindade cristã ou seja: a trindade
6) Os professadores de religião afro não são "especialmente" demoníacos como querem me induzir a afirmar, pelo contrário a adoração a qualquer coisa que não a Deus é igualmente demoníaca, inclusive ao dinheiro, que é o caso dos falsos evangélicos da prosperidade.
7) Enfim.., a religião afro ou qualquer outra, ou mesmo o indivíduo desprovido de religião, ao final será julgado pelos atos contra a sua consciência,na medida do seu conhecimento do Deus Ùnico, que rejeitou e não terá como se justificar uma vez que a justificação dos pecados se dá pela fé, fé em que Deus mesmo se propiciou como resgate dos pecados humanos.
8) Os cultos afro são dedicado aos demônios? SIM, tanto quanto as sociedades ateístas que imolam suas vidas no altar do demônio da presunção humana!
9) Bonecos, velas, aguidaus com comida ofertada, colares e outros objetos de invocação cultual, são apenas materiais inertes, sem poderes especiais ou espirituais.
suscintamente é isso o que postula a teologia protestante.
atenciosamente , marcilio
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
A Moninha é uma antiga forista do RV e um dos poucos crentes que conquistaram nosso respeito. E já levou logo de cara um coice de um jumento.
O ateísmo não tem nenhuma resposta para as dores do mundo. Ele não se propõe a isso. Nem ele nem a descrença no saci ou na mula sem cabeça (asacisismo? Amulaísmo?)
O ateísmo é uma falta de crença numa entidade imaginária, uma entre tantas, não uma solução ou filosofia.
Se você precisa da muleta ou do Prozac da religião, fique com ela. Nós não precisamos.
O que você responderá a um praticante dessas religiões que ficar ofendido com a sua opinião?
Ou seja, você tem o direito de chamar os deuses dos outros de demônios, mas eu não posso chamar o seu deus de defecador. E nós é que somos os hipócritas ...
Uma entre milhares.
a minha intenção não é entrar na discussão, ateísmo não oferece nada versus cristianismo oferece tudo. Me restringi tão somente ao texto que deu início ao tópico. E o texto mostra tão somente a hipocrisia que muitos religiosos carregam em suas almas.
Fica na paz,
Moninha
Gente fina é outra coisa.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Mil desculpas pela ironia grosseira de minha parte, se serve de explicação embora não justifique, o debate virou escaramuça, se eu disser sim eles dizem não, se disser flamengo eles dirão coríntians e por ai vai....., os comentaristas ateus, no meu entender são bastantes tendenciosos e cobram, cinicamente, uma cordialidade que nunca vi no neste post,pelo contrário é gente que "caga e anda", "sepulcro caiado" e outras aleivosias a mim dirigidas e às quais passo a ironizar e tratar com sarcasmo, mas não deixo de responder as questões cuja resposta não seja evidente (e são muitas), ou que são frágeis demais para justificar uma resposta. Se tornou uma coisa divertida!
Minha opnião é que os comentaristas estão "contaminados" por um viés - misto de preconceito, ignorância, e ciência-meia-bomba - o que impede reconhecer fatos óbvios, como a simbiose da cultura, da ciência, da liberdade, da justiça, dos valores humanos e até da constestação, propiciadas pelo cristianismo ao ocidente. Eles não conseguem discernir esses fatos pois tiveram suas mentes trabalhadas, acham que são imparciais, mas como já disse, um leitor visitante não contaminado facilmente verifica que não é o caso!.
Caso você não se interresse pela discussão, faz muito bem, quanto à acusação de hipocrisia, por via transversa a mim dirigida,uma vez que se refere a RELIGIOSOS, embora como tal, só eu me apresente , acusação essa, devo reconhecer - com elegância, nem por isso dispensa o teor recriminador, ao qual não respondo, mas devo rechaçar por imprópria e desvinculada dos textos aqui contidos. Leia com atenção e conclua por si só. Outrossim não vejo como essa "nobreza" do site possa me cobrar alguma coisa depois do que já falaram.
Por último um conselho:
Isso aqui não é um site de "Bons Modos", é um site ofensivo a todas religiões e com alvo específico o cristianismo, ser "educado" e consentir, ainda que em parte, com os absurdos aqui postados, pode evidenciar falha mais grave que a hipocrisia de que me acusa.
Fica na paz também, atenciosamente marcilio
Para fernando
Um sujeito pode discordar da nossa resposta, pode até entrar no "clima" e ironizar, zoar, tripudiar, mas não esconde o fato : o ateu, o professador do ateísmo não tem uma proposta, não tem rumo, não tem consistência de raciocínio, mesmo para questões práticas da vida, triviais. Sempre vai recorrer à crítica vazia e foge da questão porque não tem resposta. A coerência,tão estimada, os levaria a expor para Szyfer: " È meu amigo, é isso ai!,mesmo sem querer, você matou teu filho, agora vai morrer e pronto! a vida é só isso mesmo!
Antes que algum iluminado, finalmente concorde comigo, eu digo que vocês não diriam isto a seus pais, mães, ou entes queridos. Teriam que ficar coerentementes mudos, no máximo, demonstrando uma solidariedade estéril, que não remove a culpa, nem a dor, nem o desespero.
Você colocou uma questão direta - eu respondi, já de antemão sabendo da vossa posição. Responda a minha!. Se o cristianismo é ilusão, falácia, mentira, vamos remove-lo! mas o que vão por no lugar? dê sugestão e veremos se supera o cristianismo. Szyfer esta esperando um palavra de vocês, uma solução, uma esperança - ele é um colega vosso, ateu, você vai abandona-lo?
Para "tinhoso"
Os princípios que eu postei foram os mais generalistas possíveis, creio que o budismo, islamismo, hinduísmo, etc....se enquadram numa busca do conhecimento de Deus, que se revela, não só a nós, mas a eles tambem. Ocorre, como citei, que esse conhecimento, eu diria, parcial, indutivo, intuitivo, não é o suficiente para a justificação é necessário o conhecimento do Cristo, daí a evangelização!, em Romanos cap.I diz: " .. o que de Deus se pode conhecer, tanto o seu poder como sua própria divindade, claramente são percebidos por meio das coisas criadas, tais homens são portanto indesculpáveis, pois, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, mas antes serviram a criatura, não ao criador...."
atenciosamente, marcilio
Em segundo, espero que voce tenha lido o tópico que coloquei já faz dois dias: As varias faces de Jesus. Boa leitura.
http://religiaoeveneno.com.br/index.php?p=/discussion/434/as-varias-faces-de-jesus#Item_6
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
lerai agora o post indicado
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Li o texto, se é de sua autoria, esta de parabéns pela pesquisa.
Não tenho condições de prontamente, emitir opnião sobre um trabalho tão extenso, apenas algumas considerações:
1) Existe atualmente uma tendência revisionista histórica, muitas vezes confusa e com fontes questionáveis, não digo que é o caso.
2) A Bíblia, como fonte, foi desprezada! é o tipo da coisa, o cara seleciona segundo critérios pessoais o que ele acha deduzível ou não, razoavel ou não e depois emite como comprovado.
3) Em lugar nenhum da Bíblia você irá ver um messias super-pop, ele teve momentos altos e baixos de ibope, quando da sua crucificação poucos estavam com ele, ao ponto de disser aos 12 ".. quereis vós tambem abandonar-me ... ?". A mensagem de Jesus era para os judeus mas EXTENSÍVEL aos demais (gentios), com a recusa destes, passou ser objetivamente a todos.
4) Não existe livro mais documentado quantitativamente e qualitativamente do que a Bíblia, a base manuscritológica é exponencialmente maior que de qualquer outro documento.
5) Correndo o risco de ser "zoado": qual desses salvadores, místicos, messias, líderes citados,teve mais seguidores morto do que quando vivo? O caráter "cosmopolita" da mensagem de Cristo é a explicação mais absurda que já ouvi para o sucesso do conteúdo revolucionário do "amar os inimigos". Além do mais, qual deles esta VIVO? essa é uma diferença fundamental!
após uma melhor abordagem voltamos a falar
atenciosamente, marcilio