Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Depende da ótica. Pela ótica do espiritismo fica tudo em seu devido lugar. Deus criou o universo e sua capacidade de gerar vida animal que evoluiria por leis naturais, criou os espíritos simples e ignorantes e capazes de evoluir segundo a vontade e sua disposição de cada um, e tudo o que se pensa em relação à dor e sofrimentos no planeta encarnado, trata-se apenas de dor virtual e passageia, onde a verdadeira ascenção é a espiritual, moral e intelectual. O ser humano não precisa entender isso, apenas acontece naturalmente. A vinda de alguns profetas foi apenas uma intenção sem muito sucesso de se adiantar as coisas. A falta de sucesso se deu não pela falta de apelo à raça humana, mas pela sua incapacidade de tratar seu semelhante com respeito e dignidade. Usarei uma frase que certa vez a Najma disse: Retire os deuses do dia adia, e o que sobra é exatamente a vida como ela é, cada qual lutando para sobreviver, uns mais solidários que outros, mais éticos, mais justos. Se a existência de Deus e sua justiça divina fosse tão evidente, não teríamos tantos pastores, padres, lideres religiosos, juízes,etc sendo tão mesquinhos, obscenos, bandidos e e por aí vai. Mas o mais importante: O mundo não está ruim por causa de não se crer em um deus (ateus) ou não se ter uma religião, e isto é um FATO que nem mesmo você e nem ninguém poderá discordar.
Se essas são as regras do jogo, então tudo está em seu devido lugar. Mas constatar um funcionamento não implica que tudo esteja resolvido. Quem está por trás das regras? Por que essas regras? Nada do que foi dito até hoje, por nenhuma religião, ciência ou filosofia, explica o dilema da existência humana. Nada está, de fato, sob nosso domínio ou conhecimento.
Tirando sarro do Leibniz.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
O otimismo, e em grande parte o conformismo, estão entre os atributos humanos que permitem a legitimação e aceitação dos dogmas preconizados pela religião. Qualquer religião.
Qual o problema timidez, receios de não ser aceito,insegurança, medo de contrariar a divergencia,falta de idéias ou o bom senso manda voce não expor sua cara a "tapas" ?
Voce insinua conhecer algo que não sabemos, quando peço que nos ilumine com sua sabedoria, voce desconversa e desculpando-se dizendo ser discreto.
Se realmente descobriu algo interessante não seja egoista, nem orgulhoso achando que não sera compreendido.
sds
sem nenhuma consciência sem existências
Deus só poderia criar algo que não fosse ele mesmo,ou seja esse algo teria que ser diferente dele, ou seja imperfeito lógicamente e principalmente com personalidade diferente dele e isso justifica:
A imperfeição da criação = "Ser" diferente de Deus sólamente.
A ignorancia humana é uma benção divina, imagine se voce soubesse tudo antes de acontecer perderia toda a "graça" da motivação em "poder" descobrir algo que ainda não conheceu.
Se conhecesse todas as desgraças antes de se tornarem atuais, sofreria muito mais.
o pessimismo conduz ao ateismo, Deus é bom e a vida por si mesma é um milagre inexplicavel, não podemos culpar Deus por nossas frustrações, principalmente os descrentes que não consultam Deus antes de quererem dar suas cabeçadas, depois não adianta ficar choramingando, Deus é mal a minha vida é má tô, sofrendo......oh dia! ...oh vida!...isto não vai dar certo.....
he...he...he
Parece sensato supor que a perspectiva de um Ser Supremo exceda, em uma escala infinita, a perspectiva humana. Isso é o que me diz o bom senso, sem qualquer traço de conformismo religioso.
O Lisandro, que não é teísta, fez ótimas considerações sobre a possibilidade da bondade divina (aliás, por onde anda o Lisandro?). Ele utilizou argumentos lógicos, mesmo que a lógica humana não corresponda, necessariamente, a uma lógica superior. É fácil concordar com os inteligentes argumentos que ele nos apresentou, mas tudo ainda são considerações, especulações. A verdade é que não sabemos. Não temos essas respostas, além de teorias religiosas que tentam explicar o inexplicável.
Para você, um ateu, talvez fique tudo mais fácil, pois basta ignorar a idéia toda, desde sua raiz que é o próprio Deus. E, por favor, acredite que não digo isso com menosprezo, estou apenas tentando ser pragmático. Para mim, um teísta, a coisa fica mais complicada pois tenho que lidar com conceitos absolutamente contraditórios, sem me apegar ao conforto oferecido pelas religiões. Não é nada fácil.
Voltando ao tema, e para encerrar: Sim, a idéia de que estejamos errados é totalmente plausível.
Não.
Eu já disse: convicção. A crença é algo forte em você, jovem Skywalker, eu não tenho o direito de interferir no seu aprendizado.
Ninguém aqui é pessimista, homem, você entende tudo errado. Você fala como se ateus fossem pessoas infelizes, sem vontade de crescer e aprender, sem motivação. O ateísmo é uma opção intelectual e não altera em nada o potencial humano. Já que você vive me fazendo perguntas, vou te contar uma novidade: Você não está um milímetro mais perto de Deus do que qualquer ateu deste mundo.
pra ele piorar tem q melhorar muito ainda :/
Convicção dizer eu já. Forte em você a crença é jovem Skywalker. Interferir em seu aprendizado direito não tenho.
Nunca disse que ateus não possuem motivações, nem que são inúteis e ao contrario da sua critica nunca me considerei mais próximo a Deus do que eles, mas isto só é importante para voce, ja que eles ignoram a existência de Deus.
A maioria dos ateus , degradam a criação da vida ao ponto da pretensão de quererem usar a imperfeição para tentar justificar a inexistência de um Deus bom e justo.
Por isso mal dizem suas vidas e a dos outros seres, não foi a falta de evidencias e de lógicas que os conduziram até o ateísmo radical e sim seu pessimismo pessoal os conduzindo a "crença" do "alivio do seus sofrimentos" (melhor dizendo "alivio' das suas vidas)na total perda da razão através da anulação das suas consciências, ou seja assim justificam porque são contrários ao Criador.
E este fórum não é uma exceção, basta ler os comentários acima.
Até voce mesmo sendo um teista concorda com os ateus que Deus não é bom? : "ava disse:Que tipo de Deus cria um mundo como o nosso? Esse dilema não tem solução. Deus não pode ser considerado "bom" sob a ótica humana."
"Se ele existe, não tem como ser bom."
E eu que não entendo nada?
Bondade meu amigo é uma "Referência" a ser seguida para atingirmos " O Bem Comum E universal" a essa referencia de "Bondade" damos o nome de "Deus".
Alguns, acredito que voce tambem pedem pela perfeição para poderem conhecer a Deus, o exemplo do quase perfeito Lucifer prova que isso pode não ser verdadeiro porque:
"Perfeição é igual ao seu salario, quanto mais voce possuir , mais acha que merece e por isso passará uma "eternidade" reclamando da injustiça.
O ser humano não gostaria de ser mais perfeito, ele gostaria de ser o próprio Deus perfeito, é por isso que a maioria dos ateus atentam criando lógicas contra a perfeição da criação divina denegrindo e atribuindo a sua criação a uma mera aleatoriedade da casualidade .
isso tem outro nome...Sim tenho fé e evidencias pessoais que Deus éxiste e é muito bom a partir desse alicerce construi meus fundamentos lógicos,mas naõ sou radical, nem tradicional posso mudar por mim mesmo estes conceitos filosóficos ou com ajuda de terceiros, mas por enquanto ainda não tive essa felicidade, mas sou otimista ao ponto de dar ouvidos até para: os meios crentes, os ex-crentes e até mesmo ao radicais que se dizem descrentes.
Isso pode ser verdade. Pode ser. E que mal há em duvidar? Você tem medo? Tem medo de incorrer em algum pecado?
2. Onde é que nós atribuímos nossos problemas à inexistência de algum deus?