Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
tá maluco ? he..he..he..he
amanhã conversaremos...
sem nenhuma consciência sem existências
Deus mentiu ao dizer que morreríamos ao comer da árvore do conhecimento. A serpente nos abriu os olhos. A serpente nos livrou da ignorância, nos tornou humanos.
No mito original sumério, distorcido pelos judeus, a mulher tira o homem selvagem do meio do mato, onde era apenas mais um animal, leva-o para a cidade e o transforma em um ser civilizado.
Deus criou o universo deste jeito, sabendo de tudo o que ocorreria nele, quando poderia tê-lo criado diferente, com outras coisas acontecendo. Tinha infinitas opções.
Ao escolher qual universo criar, Deus determinou todas as nossas ações até o final dos tempos. Ele já escolheu por nós e não temos como fazer diferente do que está determinado.
Se Deus é onisciente, nem mesmo ele tem livre-arbítrio. Ele sabe exatamente tudo o que fará por toda a eternidade e não pode se desviar disto. Está congelado.
Se sim, viveríamos. Se não, voltaríamos à inexistência.
É só procurar no finalzinho da discussão original, acho que aquela minha sobre deus e o inferno.
Seu cérebro sempre empaca aqui. É irrelevante se deus interfere em cada milissegundo de sua vida. Com ou sem interferência, Você simplesmente não pode fazer nada diferente do que ele sabe que você fará.
Novo empacamento. Nós nunca dissemos que deus manipula você a todo instante. Estamos dizendo que sendo ele onisciente, você está irremediavelmente preso ao roteiro que há gravado sobre você em qualquer meio que ele use para armazenar todas as informações sobre tudo. Também não estamos dizendo que deus fez esse roteiro por que ele é um sádico maluco que adora puxar nossas cordinhas. Estamos apenas constatando que um deus onisciente tem como conseqüência lógica a impossibilidade de livre arbítrio.
E eu repito um exemplo que já dei.
Se estiver lá no super banco de dados divino a informação de que em sua primeira mijada do dia 1º de março de 2012 você expelirá 259,7954 ML de urina, é exatamente essa quantidade que você irá excretar. Se não, deus não seria onisciente.
Entendeu? Eu pergunto: "Deus, quanto o Criaturo vai urinar?" E ele responde: "Não sei". E eu respondo: "Ué, mas o senhor não sabe tudo?" E deus faz o quê? Cara de paisagem?
Não estamos dizendo que deus vai tapar sua uretra para não sair mais do que o previsto, nem espremer sua bexiga para saírem as últimas gotas necessárias para completar o total. Só estamos constatando que um deus onisciente sabe o total e você não pode fazer diferente do que ele sabe. Se pudesse, ele deixaria de ser onisciente.
Percebeu agora? A premissa de um deus onisciente faz com que você sequer tenha controle sobre sua urina... Que dirá sobre a vida.
Repetindo, é a conseqüência lógica de um deus onisciente.
E, embora você esteja se esforçando, é difícil pensar em uma deturpação eficiente para se livrar disso.
Veja só o absurdo do que você mais ou menos fala.
"Deus sabe tudo o que eu vou fazer, eu não posso fazer nada diferente do que ele sabe, mas sou eu quem escolhe o que fazer!"
Criaturo – Hoje eu comi feijão.
Deus – É, eu já sabia que você faria isso.
Criaturo – Hoje eu comi peixe.
Deus – É, eu já sabia que você faria isso.
Criaturo – Hoje eu matei meu pai.
Deus – É eu já sabia que você faria isso.
Cara, que bosta. Se ele sabe tudo e você não pode surpreendê-lo, que merda é que você escolhe?
Novo empacamento. Os atores só seriam livres se deus não fosse onisciente.
Lembra do Lindemberg da Eloá? Desde a criação do mundo deus, sendo onisciente, já sabia que ele nasceria e mataria a menina. Aí já era. Pode comer sua cabeça que você não muda o que deus sabe. Se mudasse, ele não seria onisciente e se tornaria muito diferente do que você acredita.
Então ele não é culpado por ter matado a menina? Em última análise, não. Foi pra isso que ele nasceu. Embora nós, limitados humanos, ainda precisemos de polícia...
Quanto a eu ser isso ou aquilo, já lhe disse incontáveis vezes que sou agnóstico. Estou apenas levantando hipóteses para fins argumentativos, mas aí está um conceito que você simplesmente não parece entender, como o Fernando bem poderia atestar...
Desculpe, Sybok, mas você também faz aqui uma imperdoável mistureba conceitual, que invalida todo o restante da argumentação.
Comparar onisciência com previsão do futuro é impossível: a primeira indica certeza; a outra está sempre sujeita a contingências.
Exemplificando, se eu roubar um beijo de uma mulher ao acaso na rua, prevejo que vou tomar um belo tapa na fuça. Talvez acabe até na delegacia.
Mas a uma possibilidade, talvez extremamente remota, mas de forma alguma nula, de que ela goste e até retribua o beijo. Por mais que eu preveja e treveja, é impossível ter certeza.
Mas deus, em sua onitudância, simplesmente saberia o que aconteceria: isso não tem nada a ver com minha pálida tentativa como futurologista.
E volto a repetir. Se deus sabe que a moça vai gostar, nem adianta ela fazer beicinho... De repente agente até acaba casando.
A sua explicação é logica, mas quer apostar que o Criaturo de deus vai deturpar ela?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Total de Mensagens:
Quieto, Satanás!
Já é difícil agüentar o cara em um só universo e você ainda fica dando idéias!
Quero. Aposto uma caixa de cerveja em que ele vai deturpar. Suponho que você também aposta que sim. E agora só falta achar alguém pra apostar com agente que não...
Acho que a temporada de loucos soltos no RV está em baixa por enquanto... ):-))
Total de Mensagens:
Não é a toa que sou o rei da tentação. Alem do mais, fico curioso sobre que fabulas ele iria falar.
Total de Mensagens:
O que prova que ele é a criatura mais sórdida e forever alone do universo...
saudações a todos.
Menino(permita-me), eu sempre me questionava quanto a esse paradoxo...
Certa vez estava passando instruções sobre esse tema a uma pessoa, estávamos discutindo o tema, o motivo pelo qual Deus colocaria duas árvores distintas a do bem e a do mal...
Leia-se a árvore do mal(maligno) nada mais é do que o conhecimento de nossa condição.
Então, embora nossos recursos textuais par tal discussão fossem livros baseados na tradição judaica, preferimos abrir o leque de opções, estávamos procurando em outras leituras...
Blavatzky, Papus, Francis Bacon, leituras mais densas da tradição...
Em determinado momento desse estudo, percebemos que o conhecimento não nos afasta da condição ou nos conduz ao pecado... É justamente a falta desse conhecimento que nos torna inaptos de fazer nossas escolhas... Isso nos deixaria na minimalista condição de tementes, sem a mínima condição de vivenciar a experiência da descoberta...
Legal trocar idéias com vc Sybok.
Abraços a todos.
Voce não é ignorante por pedir provas e sim por desconhecer a sua própria origem.
antes de voce agir Deus ficou sabendo da sua decisão, mas não interferiu nela, voce faz o que bem quer, assuma logo isso!
Surpreender a Deus, não significa liberdade para agir e sim liberdade para torna-lo ignorante , ou seja voce quer saber mais do que Deus, acha bonito isso ?
E dai ? o fato dele saber que isso iria acontecer não alterou o fato delas ter acontecido.
Voces confundem o "saber" com o "impor", digamos que Deus pré viu todas "suas decisões" antecipadamente, quando viraram realidades ele não interferiu nas suas ações.
Falem por si mesmos.Não são raras as vezes que podemos prever o futuro de alguma forma.
Helena Blavatsky era considerada uma charlatã rodeada de charlatãos em sua época. Como costuma acontecer com crendices, o tempo a transformou em guru na cabeça das pessoas.
Na ciência, ao contrário, quando um erro é detectado, ele é jogado fora.
Concordo! veja o que diz o tópico: O homem só permaneceu “ligado”próximo e consciênte da existência Deus, enquanto não possuia conhecimento, nem vontade “própria”.
Adquirindo vontade “própria” ou o livre arbítrio foi “expulso” para cada vez mais longe da Consciência Divina, ao ponto da ignorância de duvidar da sua própria origem divina.
aqui ha controvérsias: Existe diferença entre "ciência" e "consciência"
Ciência esta mais para o intelecto, enquanto "consciência" esta mais para o aspecto moral .
Pessoas conscientes não abandonam sua "própria" natureza pelo contrario se preocupam com ela.
Cientistas sem "consciência " sim! são os que distanciam da sua própria natureza.
Concordo! A fé não tem o poder de diminuir a ciência só acrescentar.
Exato! é isso que eu tento dizer, mas ninguém me entende!
Deus conhece o desejo do individuo, antes dele praticar suas ações,quando ele as praticar no futuro Deus ja sabia que isso iria acontecer.
Eu não disse que todos foram criados "ignorantes", sua comparação seria o mesmo que perguntar para um recém nascido se ele gostaria de continuar vivendo.
Sei sim! eu li o tópico...he...he..he
antes de voce ter sido criado ele ja sabia qual seria a sua vontade e dai ? Se ele te criou é porque gostou de voce, pois gostar de voce é gostar dele mesmo.
Tai a maxima: Ame ao seu proximo como se ele fosse voce mesmo, ame a Deus como se ele fosse voce mesmo.
amem a todos como se "todos' fosse um "só Deus".
Um vez eu sonhei a noite toda que havia um incêndio próximo da minha casa, ao acordar o incêndio era real.
conheci uma mulher que me disse numa sexta feira ,"viajei para MG para ir morrer lá, mas os meus parentes me mandaram de volta para cá, então eu vou morrer por aqui mesmo."
Na segunda feira ela morreu.
obs. Não possuo o habito de querer construir verdades falando mentiras
Voce ainda sera um teísta, quando isso acontecer saberá que eu disse a verdade.
Ao adquirir conhecimento, o homem se tornou ignorante?
A ignorância é melhor?
E o segundo caso não foi você que 'previu' nada.
Acontecimentos futuros não servem como argumento.
Sem falar em que a maioria dos religiosos e teístas provavelmente discordam das suas maluquices.
Claro que nós entendemos. Inclusive o suficiente para saber que está errado e porquê.
Tudo começa quando vocês fazem aquela pavorosa salada de alface, tomate, ciência e previsão.
Entendam de uma vez por todas que um deus onisciente não prevê, sabe. Ou seja, não há margem para variações, escolhas, erros ou acertos. Onisciência é isso.
Por algum sórdido motivo que me escapa, o Criaturo gosta ainda de insistir que deus não nos força a tomar qualquer decisão. Mas isso é absoluta e claramente irrelevante.
Se deus, em sua onisciência, sabe que eu vou morrer amanhã, não importa ser ele ou não a puxar o gatilho. Vou morrer amanhã, não havendo nenhuma escolha ou atitude seja de quem for,capaz de alterar tal fato.
Se deus, em sua onisciência, sabe que o marido vai trair sua esposa e ainda passar AIDS pra ela, não importa que não tenha sido deus a jogá-lo na cama com a outra. Importa que a esposa dele e ele vão pegar AIDS, e ela ainda um par de chifres, e ninguém pode mudar isso.
Um deus onisciente dá mesmo nisso. Como ele infalivelmente conhece cada instante futuro de nossas vidas, independente da ilusão de liberdade que tenhamos, estaremos sempre fazendo o que "está escrito".
Se isso parece ruim, vocês precisariam tentar lidar com um deus não onisciente, ou onisciente e infinitamente mais estranho do que possamos pensar. Mas parem de papaguear "livre arbítrio", "livre arbítrio" como se essa expressão fosse a grande "teoria de tudo" da fé.
Crianças são estupradas? É por causa do "livre arbítrio".
Grávidas são esfaqueadas, e logo na barriga? É por causa do "livre arbítrio".
Famílias inteiras morrem de fome? É por causa do "livre arbítrio".
Desastres naturais matam centenas de milhares? É por causa do "livre arbítrio".
Religiosos roubam dinheiro? É por causa do "livre arbítrio".
Com o deus infinitamente onisciente de vocês, livre arbítrio nem sequer existe!
Como prova final, eu pergunto novamente:
Se deus sabe tudo que você vai fazer a todo tempo e você não pode fazer nada diferente do que ele sabe, que escolhas você tem?
Lembrem-se de que deus não sabe simplesmente quantos caminhos você pode seguir: esquerda, direita, cima, baixo. Ele sabe por qual você vai.
Há tempos o Criaturo faz de conta que não vê essa questão, tão singela. E aí, Sybok e Silvana, vamos dançar?