Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Só que desde antes de ele nascer, deus já sabia que ele nasceria e tudo que ele desejaria e faria. E ele não podia deixar de nascer nem desejar ou fazer nada diferente.
E vir aqui e escrever mais vinte ou trinta vezes que "deus respeita a nossa vontade" não é um contra-argumento válido, pois você simplesmente não pode ter vontades diversas daquelas que um deus onisciente conhece.
Nananinanão.
E as cigarras demonstraram que isso não faz sentido, pois levam muito tempo para atingir a maturidade e quando o fazem ainda são só insetos bobinhos que morrem rápido.
É que você comparou coisas que de fato não têm relação alguma.
Filhotes de algumas presas africanas são capazes de correr um dia pós o nascimento. Filhotes humanos por vezes levam mais de um ano só para começar a andar, mas ao se tornarem adultos são muito mais espertos que os deles.
Mas isso não demonstra sermos criaturas divinas para as quais deus tem um plano.
Demonstra apenas que os filhotes deles precisam correr mais cedo que os nossos, se não o bicho pega. E os nossos, por serem mais bem protegidos não precisam correr tão depressa e têm o instrumental orgânico para se tornarem mais inteligentes quando adultos.
Uma comparação semelhante a sua seria essa:
Deus tem um plano especial para nós por que nos deixou os animais e plantas para nos alimentar, vestir, etc. Falso, por que aí deus também teria um plano especial para as lombrigas, que também tem onde se abrigar, o que comer, etc.
Nananinanão.
E as cigarras demonstraram que isso não faz sentido, pois levam muito tempo para atingir a maturidade e quando o fazem ainda são só insetos bobinhos que morrem rápido.
É que você comparou coisas que de fato não têm relação alguma.
Filhotes de algumas presas africanas são capazes de correr um dia pós o nascimento. Filhotes humanos por vezes levam mais de um ano só para começar a andar, mas ao se tornarem adultos são muito mais espertos que os deles.
Mas isso não demonstra sermos criaturas divinas para as quais deus tem um plano.
Demonstra apenas que os filhotes deles precisam correr mais cedo que os nossos, se não o bicho pega. E os nossos, por serem mais bem protegidos não precisam correr tão depressa e têm o instrumental orgânico para se tornarem mais inteligentes quando adultos.
Uma comparação semelhante a sua seria essa:
Deus tem um plano especial para nós por que nos deixou os animais e plantas para nos alimentar, vestir, etc. Falso, por que aí deus também teria um plano especial para as lombrigas, que também tem onde se abrigar, o que comer, etc.
Lizandro deus é um cara legal, olhe-se no espelho e verá... Somos parte dele...
E por favor, antes que venha dizendo que então deus também é mau, pois se um bandido olhar no espelho também verá seu próprio reflexo... e pananipananãn....
Digo a você que por mais que isso pareça loucura, deus não é mau por ter deixado o bandido nascer, o homem é responsável por deturpar seu próprio reflexo...
Pense que um pai tem vários filhos, e que embora sejam filhos do mesmo mãe, ainda assim, são diferentes em muitos aspectos...
Isso não é só genética, isso tem também influencia do meio. E da liberdade nas escolhas.
Vou te dar um exemplo:
Sua escolha lógica no caso que citou acima, sobre a loira e a morena, vc deu aspectos físicos que já denotam sua preferência... Se vc seguisse pela escolha lógica sabendo também do futuro, vc escolheria a loira, pois poderia admirar seus atributos físicos e viver feliz com ela por um tempo, pois daí ela morreria e então vc iria procurar a morena inteligente que também tem quadris largos, lhe daria filhos saudáveis segundo a crendice dos antigos.
Segundo seu padrão de prever o futuro, diferente de onisciência, vc poderia se aproveitar desse conhecimento momentaneamente, qual seria sua surpresa, se quando vc procurasse a morena, ela já estivesse casada e com uma penca de filhos... Se vc já soubesse do seu destino “onisciente”, digamos assim, vc não evitaria os “erros” e as surpresas?
vc escolheria o obvio, escolheria a morena, pois vc tem seu próprio padrão, os inteligentes procuram seus semelhantes...
Ah, e ainda tem que vc é chegado em uns pisões no pé...
Então, para tentar diminuir esse exemplo, existem diferenças entre os conceitos de premonição e onisciência.
Ambos te dão poder de saber o futuro, porém um te dá parte dele o outro todo ele.
Mas mesmo assim, nos dois casos vc precisaria escolher entre o reflexo do belo e as qualidades que a inteligência e a bravura te traria, os aspectos de cada uma das mulheres que citou...
Hum, não sei, eu apostaria na lógica divina, deus deixaria vc escolher...
Bem, respondendo agora suas réplicas...
Lizandro. Hahaha..
Realmente, as borboletas dançam em meu jardim nisso eu tenho que concordar com vc, elas tem seu próprio ritmo... Para todos funciona assim...
Lizandro, Agora entendi que sua lógica siga a evolução natural das espécies, e quando eu falei sobre comparação, me referi a capacidade que nós seres humanos(mamíferos) adquirimos e que as outras espécies não tem, estacionaram seus processos evolutivos na condição comparativa aos homens, entendeu?
E nem reclamei que vc desvirtuou o que eu falei sobre a diferença entre mamíferos, vc foi logo comparar com invertebrados.
Vc gosta de criar uma dança nova.... hahaha.
Abraços fraternos a ti e aos demais.
Sybok, além da física e da matemática, tem outra área do conhecimento que explicaria esse conceito...
O Princípio do Tempo de Pareto.
Esse conceito diz que 80% das conseqüências, advém de 20% das causas.
Embora essa teoria seja para outra área de aplicação vou seguir com a mesma para exemplificar o que pensei...
Deus está em todo o espaço, a informação 20%(causa) e os 80% das conseqüências seriam por causa da disparidade entre o tempo de chegada das conseqüências, e a saída das informações, as causas...
Pensando na remota possibilidade de um destino...
Essa teoria poderia explicar o dejavu... O que vcs acham?
Divagações sem base.
Ela me lembra a "jacarezinha" (como era mesmo o nome dela?)
Mas isso é incompatível com a onisciência divina.
Se Deus sabe que algo irá acontecer, nenhuma pertubação de tempo ou de causa mudará o resultado de algo.
[ ]'s
Saudações aos demais.
Judas, uma criança deformada, nasceu assim por fatores ou genéticos ou por fatores adversos...
Na verdade o princípio de encontrar sempre um culpado é uma questão bem antiga e até enraizada nos dogmas deturpados de algumas religiões, pois o ser humano precisa achar sempre um culpado para as coisas do mundo... Se não, é ele será o culpado e não Deus, pois assim não temos de pensar sobre o assunto, ficado no que alguns chamam de estado conformado...
Perceba, segundo vc mesmo já afirmou, um Deus onisciente, saberia que essa criança nasceria doente, então para que deixar que nascesse, não é verdade, ele poderia simplesmente evitar o sofrimento da mesma, porém isso não faz nenhum sentido, certo?
Certo, pois ele "deixa" a natureza seguir seu curso, estamos sujeitos as forças da mesma, somos parte da mesma, podemos sofrer no mundo físico, porém isso não significa que essa criança não deseje viver tanto quanto outra criança saudável...
Quem poderia determinar o que é certo ou errado, entende?
Bom falar com vc,
Abraços Judas
Abraços aos demais.
saudações aos demais.
Hahaha. Judas, vc é rápido heim... acabei de postar e vc já estava respondendo...
Não estou aqui como advogada de Deus, pois se pararmos para pensar ele não precisa, como o nosso amigo Criaturo disse e eu concordo.
Deus é tudo!!!
Porém, como estou aqui exercitando minha agilidade mental, fico tentando explicar meu ponto de vista...
Agora para ser sincera, nada de imposição, são só conjecturas...
Vejamos, se uma criança nasce com problemas, vamos tentar escalonar, diria um conhecido meu... hehehe.
Então, se formos criados como imagem de um ser superno, não deveríamos ter defeitos em nosso DNA...
Porém, se nós fizéssemos parte de um processo de evolução, seríamos passiveis a problemas genéticos, pois no percurso haveria, misturas de raças, sofremos influencia do ambiente....
Essas questões são próprias da genética... Então existe sim um culpado para esses problemas, o meio ao qual estamos inseridos... A natureza não é boa ou má ela simplesmente segue seu curso... As vezes é doloroso para alguns, o que digo ser uma grande lástima.
Abraços Judas.
Abraços a todos.
Se for olhar pelo prisma do kardecismo, se a criança nasce deformada é porque o espirito encarnado pediu para nascer desse jeito para poder expiar uma falta passada, um karma. Nesse caso, deus não é responsavel mesmo.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Omissão de socorro também é crime.
Se Deus planejou e criou tudo, Deus é o responsável ou culpado por tudo.
Se tudo que Deus souber que eu vou fazer for igual a minha "própria vontade" então me considero "livre".
sem nenhuma consciência sem existências
"O meu pai trabalha até agora e eu tambem"
o interrupto pensamento divino é a própria causa da criação, pensou aconteceu, mas para nós isso pode ser visto como uma "eternidade".
Uma " menor parte da consciência divina" tornou-se ignorante da sua própria origem, mas a "Maior parte da Consciência Divina" logicamente conhece todas as vontades da sua "menores consciências" ja que são pequenas partes dele mesmo.
Se esse conhecimento "determinasse" todas nossas escolhas, Deus não teria criado "personalidades diferentes" e possuidores de vontade própria.
oh, Marcio! com um só Deus ja ta dificil o entendimento, imagine com dois? Mais um deus e teremos a sua "Trindade"..he..he...he...he
ja respondi seu comentário e aguardo sua resposta.
Não é possivel surpreender a Deus, porque ele conheceu todas as nossas vontades simultaneamente no ato da criação.
De fato aquilo que entendemos como perfeição é apenas uma referencia a "Maior parte da consciência divina" e imperfeição seria a "menor parte da consciência divina" pois como ja disse :Deus é tudo!
Deus pode ser imutável no sentido de não haver a possibilidade de uma evolução ou acréscimo, mas a sua Maior consciência pode assumir formas de consciências menores ou dividir o "todo" em partes menores.
E um deus sem vontade própria seria o que ?
Tá me achando com cara de crente evangélico ? he..he..he
A bíblia não fala a respeito de muitas coisas ,Jesus mesmo disse que muitas coisas ainda ele teria a revelar , mas que no momento não estaríamos preparados para entender e aceitar.
alem do mais a biblia é um livro limitado, mas nossa intuição não!
é divergindo que aprendemos.
ok! Vamos la, to louco para medir a quantidade de urina para ver se os mililitros irão provar a onisciência do Lisandro.
Sim a terra pode ser um bom exemplo disso , mas não acredito quer seja o unico, muito pelo contrario, quando digo: "isso sempre sera assim, refiro-me a uma pré e pós vida.
As imagens são formadas invertidas na retina depois corrigidas pelo cerebro.
Creio que ela quis dizer que:
Tudo que esta em cima é igual ao que esta em baixo, ou seja o macrosmo é igual ao microsmo.
Isto é contra o sentido da vida.
Judas, Deus não é culpado por coisas que acontecem na natureza...
Boa, Lúcifer veio me “socorrer” rsrsrs... Brincadeirinha colega...
Fiquei alegre com sua observação.
Sim, bem lembrado Lúcifer, em outras tradições nós escolhemos nossas futuras “penas” digamos assim...
No entanto, não é somente o espiritismo de Rivail que faz essa afirmação, outras tradições também...
O espírito evolui de tal forma que começa um processo de altruísmo, primeiro ele expia suas próprias falhas, depois vai ajudando outros.
Fernando, vou contar uma pequena história que vai ilustrar o que quero dizer...
Certa vez uma criança que teve um colapso devido a uma desidratação. Essa criança foi levada ao pronto socorro, e lá chegando foi dada clinicamente como morta pela médica pediatra. Ficando seu corpo momentaneamente na maca esperando a médica assinar seu óbito, nesse período a mãe da menina fez orações e chorava inconformada não permitindo que a médica levasse a menina embora dali..
Essa menina teve uma experiência fora do corpo, ela viu o clássico que muitas pessoas já relataram após ter esse tipo de trauma. Ela foi clinicamente dada como morta, não por uma médica, mas por duas médicas e uma enfermeira... Depois de um tempo que para a mãe da menina foi uma eternidade, ela voltou a respirar e teve seus sinais vitais normalizados, todos da equipe médica ficaram impressionados, a médica ficou sem saber o que dizer, afinal, ela já estava assinando o óbito da criança, e encaminhando o corpo para o necrotério do hospital. A mãe dessa criança ficou feliz e junto com a família levou a criança para casa, passado uns anos a menina começou a ver coisas, falar com o vazio, e embora estivesse mantendo sua sanidade, pois os médicos pediatras diziam que não era nada, podiam ser amigos imaginários ou algo do gênero...
E assim foi por anos, ela contava coisas para sua mãe, e a mesma por ter receio da reação das demais pessoas dizia, isso é sua imaginação fique quieta...
Hoje, muitos casos como esse que relatei aqui já são pesquisados pela ciência...
Alguns diriam, imaginação, distúrbio, stress pós-traumático...
Enfim...
A verdade é que existem mistérios que muitos não conseguem explicar, não vejo onde possa haver uma negação científica sobre tantas pessoas em vários lugares e de culturas diferentes que relatem um mesmo fenômeno...
Existiu a saída do corpo e uma experiência fora do mesmo... Chame a isso do que quiser, na verdade isso não vai alterar o fato.
Como explicar que um corpo que ficou inanimado, inerte e algo tenha saido desse corpo, planado, entre em uma espiral de luz, falado com outras pessoas do mesmo material corpóreo que ela enquanto morta, e recebido a orientação de voltar para o plano físico, pois haviam coisas para ela fazer ainda...
Então Fernando, Deus não se omite de prestar socorro, assim como vc o colocou aqui, como um mero pronto-socorrista... (me perdoem os profissionais de pronto-socorro, estou somente ilustrando).
Perceba, o universo por si só já é inexplicável, então definir que um ser superno negaria socorro ou amor a uma de suas criaturas, digamos assim, seria meio leviano da parte de qualquer um ser humano. Entende?
No entanto, entendo que nem mesmo esse relato vai comovê-lo, mas na verdade não foi essa a intenção. Foi somente para dizer que tanto vc como eu estamos caminhando para descobrir isso um dia... Porém, que demore bastante... hehehe.
Criaturo, o que vc explicou acima para o Fernando_silva, é justamente o que falei. Fernando_silva, se tiver curiosidade, leia sobre hermetismo.
Obrigada.
Desculpem pelo tamanho do post.
Eu estava com pressa hoje, e acabei colocando tudo em uma única publicação.
Obrigada mais uma vez pala paciência,
Abraços fraternos a todos
Não fale assim se não o diabo pode ficar "magoado"....
Como um ser que ainda não foi criado, pode optar por não querer nascer?
Por que um ser desejaria fazer algo diferente da sua própria vontade ?
Apenas para se ocultar da sabedoria divina ?
Voce esta certo! Deus é onisciente de todas as nossas vontades!
Recomendo a leitura "patinho feio", ou Narciso
Não se esqueça que apesar de não parecer todos viemos do planeta terra e existe uma dependência mutua entre todos os reinos.
"não se van glorie de serem filhos de Deus, pois dessa pedras Deus pode criar novos filhos (joão batista)
Conversando hoje com uma evangelica conhecida minha a respeito de livre-arbitrio e acho que se enquadra no que a Silvana está dizendo e o que o Criaturo de deus não consegue explicar:
Imagine uma pessoa que está em uma comunidade religiosa. Imagine que, se continuar onde ela está o seu destino será bom. Mas uma pontada de fazer uma coisa errada apareceu em sua mente e a está inclinando a cometer esse ato. Deus não pode interferir em seu livre arbitrio, mas também não quer que a pessoa cometa esse erro. Então o que ele faz...cria dificuldades para essa pessoa não cometer esse ato falho. Daí vai da pessoa, se ela, mesmo com todas as dificuldades impostar por deus, irá cometer esse ato falho ou se a esquecerá e continuará a sua vida normalmente.
Segundo essa evangelica, mesmo sabendo o que que acontecerá, deus dá a liberdade para a pessoa e a "alertará" com dificuldades ou outros meios para que a pessoa não caia no caminho errado. Vai da pessoa a escolha final. O que eu deduzo é que deus conhece, não somente o caminho que a pessoa irá tomar, mas também as infinitas escolhas de tal pessoa e, sutilmente, irá ajudar a pessoa a escolher as escolhas certas, de seu agrado.
Segundo esse preambulo, a pessoa pode até ter livre arbitrio em nosso mundo, mas no mundo de deus, a escolha já era.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Ele não conheceu, ele definiu.
Deus criou a natureza. Ele podia tê-la criado diferente para que outras coisas acontecessem, mas a criou assim.
Não há comprovação científica para este tipo de fenômeno. Pelo contrário, ele já foi induzido artificialmente.
Você tem referências de sites científicos?
Se todas as culturas relatam as mesmas sensações, é sinal de que é uma característica do cérebro humano, mas não significa que seja algo mais que uma alucinação.
As bancas de jornais estão cheias de belas revistas coloridas e bem impressas relatando abduções por ETs. Só que isto não prova que seja verdade.
Outro detalhe é que, quando um relato se torna famoso, um monte de gente começa a repetir o mesmo relato. Às vezes demora. Afinal, a pessoa não viu nada, mas fica todo mundo insistindo: "Mas e aí? O que você viu? Não viu nada? Nem uma luz?" e ela acaba dizendo o que esperam que ela diga.
Se Deus podia ter salvo uma criança de ter morrido atropelada ou de ter sido estuprada e não o fez, então foi omissão de socorro e ele é um criminoso.
Você prefere ficar imaginando que foi melhor assim, que ele tinha um plano para essa criança, mas eu julgo apenas pelo que eu vejo, não pelo que eu imagino que pode ter sido.
Só temos nossa razão para julgar as coisas, portanto temos que julgar a esse suposto Deus e suas ações segundo nossos critérios e capacidades. Onde está nosso livre arbítrio se ele se resume a aceitar que tudo o que Deus faz é bom?
Se é que existe algum deus...
Se existir, se é que ele é bom e justo...
Me poupe...
Claro que não reclamou. Como o faria, se você só deve ter pensado nisso agora?
Que eu saiba, os invertebrados são animais, vegetais é que não. E eles têm filhotes. Logo, quando você traz à baila "filhotes de animais", isso me dá todo direito de convidar as cigarras para a festa.
Se você estava pensando especificamente em mamíferos, não disse. E desculpe. A essa distância eu não consegui uma boa leitura das suas ondas cerebrais. Quem sabe de rosto colado?
Não sei sequer se eles estacionaram. Eles podem correr, voar, nadar, ouvir, ver, cheirar, e muitas coisas melhor do que nós. Por isso precisamos desenvolver fantásticos cérebros e instrumentos: se dependêssemos de nossos pobres e limitados corpinhos estaríamos fritos.
Talvez eles basicamente sejam tão bem evoluídos para o meio deles quanto nós para o nosso.
Aí a comparação "nós somos melhores que eles e isso demonstra que deus tem um plano pra nós", valeria ainda menos, se é possível...
Claro, claro. Quando um cara legal olha no espelho, ele se vê legal por que ele é parte de deus, o legalzão supremo do universo.
Quando um estuprador, forjado pelo mesmo deus, olha no espelho, ele vê um maldito desgraçado por absoluta culpa dele mesmo: deus nada tem a ver com o fato.
Se o cara consegue um bom emprego, é tudo graças a deus, que sempre ajuda seus queridos filhos.
Se o cara e sua família estão morrendo de fome, é por que ele é um vagabundo contaminado e prejudicado pelo meio: deus não fez nada.
Puxa, agente não ganha nada aqui, mas a diversão é garantida!