Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Tendo em conta que o conhecimento divino não pode estar errado, o simples fato de ele saber já determina a interferência. Deus sabe que você vai morrer amanhã? Chore o quanto quiser, você morre.
O Fernando diria ainda que o universo talvez tenha sido criado de modo que você só pudesse seguir um caminho, o que também faz sentido.
Eu diria ainda que liberdade plena todo mundo sabe que não existe. Ninguém, acho que nem você, se habilitaria a discutir que em regra a liberdade de escolha e possibilidade de sucesso do filho de uma bem estruturada e milionária família ocidental é muito maior que a de uma criança qualquer nascida de estupro para comer terra nos cafundós da Somália. Ou seja, o meio determina seu futuro. E, em última análise, sendo deus responsável pelo meio...
Tanto na teoria de que a onisciência determina nosso futuro quanto na prática, observando não ter sido respeitado integralmente o livre arbítrio de pessoas que nascem na miséria, têm doenças graves, etc., tenho a impressão de que lliberdade de escolha é outra daquelas quimeras... Parecida com maná caindo do céu.
Então ele é muito incompetente. Quando ele criou os planetas, não conseguiu prever a ocorrência de terremotos, furacões, inundações e todo o vasto ET Cetera que mata ou destrói a vida de milhões? E, tendo previsto, por que não fez diferente? Ainda hoje, quando um grande desastre, como o do motorista que matou minha hipotética loura, começa a se formar, por que deus não o impede? Parar um carro nem é tão difícil...
Repito. Como sou agnóstico e não sei de nada mesmo, posso até especular que tais catástrofes tenham algum propósito, por ridículo que pareça. Mas dizer que elas não são responsabilidade de deus é um pisão no calo com a pontinha do salto agulha.
O que você quer dizer com isso? Que a criança quase morreu e por algum motivo deus resolveu mandá-la de volta? Quiçá por que a mãe da menina fez orações? E as milhões de mães que se descabelam e choram, mas cujas filhas morrem sem que ninguém se incomode com isso?
Você consegue perceber o quanto o conceito de realização de "milagres" individuais é atrozmente nojento? E o de povo escolhido também?
Quando você vê pela TV alguém que perdeu um vôo cujo avião caiu dizendo que deus o salvou, embora tenha deixado todos os outros morrer, você não tem vontade de vomitar? Os outros não tinham famílias? Não tinham filhos que vão perguntar "quando o pai volta, mãe"? Só o que importava era o desgraçado que deus salvou?
O que você entende por "estacionaram seus processos evolutivos"?
Qual o objetivo da evolução, segundo você?
Jogue no meio da Amazônia um macaco e um homem da cidade pelado e de mãos vazias. Qual deles vai sobreviver?
Eh, Fernando...
Eu ia escrever algo parecido, depois desisti.
Minha sugestão seria que a Silvana se jogasse no mar junto a um cardume de tubarões E tentasse explicar pra eles que eles estacionaram seu desenvolvimento evolucionário enquanto ela era uma criatura de deus para quem ele tinha um plano especial.
Resumindo, nós somos tão bons humanos quanto eles são bons tubarões...
he..he...he..he
um homem tolo ficou com dó pelo esforço que a borboleta fazia para se libertar do casulo, então resolveu ajuda-la a livrar-se do sofrimento poupando-a do trabalho.
Mas sem o esforço fisico suas asas atrofiaram e a linda borboleta morreu.
eu sou uma parte de Deus logo a minha vontade de certa forma veio dele mas não é igual a vontade dele, da mesma formas que um filho não é igual ao pai.
Esse Lucifer é o diabo ou um anjo da guarda ?
Essa criança chama-se Silvana? não precisa responder ! he..he...he..he
pois eu acredito sem ver!
Se não tiver eu posso citar o meu!
E na altura do campeonato, como anda sua visão ?
Demora, mas a verdade sempre aparece:
Neste caso todos voces ateus ao não aceitarem Deus, estão provando que o livre arbitrio existe.
Argumento ilógico, oque determina são sua escolhas passadas e não o fato de Deus ter las conhecidos.
Quanto sua visão da vida eu descordo e vou argumentar o porque outra hora.
só tem motivos para chorar a morte quem não acredita na continuação da vida.
sem nenhuma consciência sem existências
Sou o diabo para os homens e anjo da guarda para as mulheres, capicce??
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
O que tem 'interferência num processo natural' a ver com 'omissão de socorro'?
Impedir que uma criança seja estuprada ou morta é 'interferir num processo natural'?
Sim.
Ou seja: não tem.
Piadinhas e ad hominem = "Criaturo não tem resposta".
Qual deus? E se ele planejou tudo deste jeito: "Este vai aceitar, este não vai aceitar" ?
Escolhas passadas ou atos determinados por Deus?
Alguém por favor arrange uma criança de seis anos pra argumentarmos com ela. O Criaturo sequer consegue entender o que expomos e ainda vem arrotando sabedoria.
Ó, "Quanto sua visão da vida eu [sic] descordo" "só tem motivos para chorar a morte quem não acredita na continuação da vida." ó, ó.
Mas que teoria de visão da vida eu postulei?
Tão somente me limitei a dizer que sabendo deus da ocorrência de sua morte amanhã, não há forma de adiar ou antecipar o evento: ele se dará como deus já sabe. É isso, e apenas isso, que "chore o quanto quiser" significa. Nada a ver com "Ai, eu vou morrer. Minha vida vai acabar. Não há nada depois. Ai, ui. Coitadinho de mim...".
Talvez disso decorra que você não aceite nossos argumentos, Criaturo, não de falhas neles. Se você claramente não compreende uma frase tão simples, por que suporíamos que você é capaz de entender todo o resto? E, se você não entende, quanto valem sua concordância ou discordância?
Este é o âmago da questão, Criaturo. E por mais que lhe doa aceitar, em grandíssima, talvez infinita, medida somos inocentes sim.
Será que o moleque bastardo da favela, e de mãe drogada e prostituta, aquele que nos aniversários quando muito ganhava uma surra, se teria tornado traficante se fosse meu filho ou seu?
E explique pra mim que culpa o moleque tem das condições em que ele nasceu.
E não venha com as besteiras do costume de que "nem todos na favela são traficantes", "nem todo pobre é bandido" (não mesmo, pois eu sou pobre e não sou). Atenha-se ao exemplo que eu dei.
Não adianta também dizer que não foi deus que criou as favelas, por que foi. No mínimo posso argumentar que deus sabia que existiriam favelas e gostou delas, pois nada fez para impedir sua existência.
Claro que nós precisamos reprimir e prender os bandidos, mas deus, que afinal quis a existência de um mundo onde houvesse crianças tão desgraçadas como a citada, não pode culpá-las se acabarem se desencaminhando.
E como em maior ou menor grau todos somos meio desgraçados, não podemos ser culpados por deus se acabarmos nos desencaminhando também...
Você sábe que há uma possível solução muito simples e elegante para esse paradoxo: Viagens no tempo, sobretudo ao passado, podem ser simplesmente impossíveis. Ao menos para não deuses.
Suponhamos que eu entre hoje num sorteio para ganhar um carro. Deus resolve interferir por acreditar, segundo o instantâneo do futuro que ele tem agora, que conseguir um carro seria o melhor para mim. Tempos depois eu, por meus infinitos apreço pelo álcool e burrice, utilizando minha liberdade, encho a cara e arrebento o veículo por aí. O que vai ocorrer? Como nesse universo eu detonei tudo, será criado um novo em que deus não me fez ganhar o carro?
Com tantos universos, poderia haver alguns em que o próprio deus não existiria... Em outros eu iria "para o céu". Em utros, "para o inferno". E a discussão sobre deus e sentido da vida ficaria ainda mais sem fundamento do que já é.
Pelo exposto, continuo defendendo que a possibilidade de futuro variável, mesmo como você sugeriu, simplesmente impede a onisciência clássica, pois deus só poderia ter *certeza* dos eventos quando eles realmente acontecessem. Vez por outra ele cometeria erros, como no exemplo que acabo de dar. E precisaria constantemente criar novos universos ou realidades adequados ao que havia feito. E aí, dá licença...
Digam algo aí, galera. Judas, Fernando, Ayyavazhi... E quem mais puder, claro.
Já dissemos. A conversa está andando em círculos porque o Criaturo se repete.
Mas posso citar um antecessor dele, o Erivelton: "Deus poderia saber nosso futuro, mas, em respeito a nós ele não sabe, a não ser quando profetiza".
E a proposta do Sybok?
Eu diria que voce tem liberdade para fazer o que desejar, mas talvez não tenha o poder para tal e muitas vezes quando tem o poder, falta lhe a coragem, ou é reprimido pela própria consciência ou influenciado por outras.
mas com tudo a decisão final sempre sera sua.
Quanto sua discriminação divina nas classes sociais isso não passa de egoismo humano, o dia que o homem for justo não havera mais injustiça, nem Somalia, nem estrupos.
Mas se voce prefere atribuir isso a inexistencia de um deus justo e acreditar num acaso criando seres inteligentes, tudo bem!
Eu porem digo que o sofrimento não torna ilógico a inexistencia de um Deus bom.
Alem do mais considero que o meio influencia mas não determina, oqeu determina é a nossa vontade.
Uma pessoa que deseja roubar ao invés de optar por um trabalho digno, ao sofrer a reação das suas proprias escolhas, não pode se queixar da falta de livre arbitrio querendo justificar seu sofrimento.
Qual a responsabilidade de Deus pelo buraco na camada de ozonio ?
ok! Deus criou a nossa imperfeição (ignorancia) que causa o sofrimento, mas em compensação nos providenciou as ferramentas necessarias para podermos amenizarmos tal situação e isto nos faz crescer e sermos felizes.
como ja disse se Deus nos tivesse criado perfeito, naõ teria criado nada e tudo continuaria sendo ele mesmo.
portanto querer argumentar o sofrimento como evidencia da não existencia de um Deus bom e lógico, é puro ateismo.
Ja que comentou, voce lembra do integrante do "mamonas assasinas" que um dia antes do acidente fatidico, disse em uma emissora de tv que:
"Eu não vou entrar, pois eu sonhei que essa P. tinha caido e morrido todo mundo."
então a previsão do futuro é impossivel ao homem e a Deus ?
Quando os animais nos matam eles tem o nosso aval da sua irracionalidade, mas quando nós o matamos isto que dizer que somos superiores a eles ?
Voce não esta certo nem errado , apenas não esta no seu estado normal, eu acho!
Continue cantando e desista de escrever, pois como filosofo voce seria um ateu.
Santa indecisão!
evitar um estrupo sem cometer um crime maior é nosso dever.
Evitar a morte nem sempre é o processo natural, tipo elixir da eterna juventude só pode reforçar o excesso de criancice.
Não se trata de piadas, nossa visão fisica é limitada assim como a espiritual tambem é variavel para cada individuo.
Cansei!
Se voce não se considera dono da sua própria vontade, então não é Deus que não existe e sim voce!
pois só um ser inexistente não possui vontade própria.
Provar que deus é tudo não é tão simples assim...
Parabéns a galera, sério mesmo...
Winston Churchill
Muito bom estar aqui com vcs.
Antes de começar minhas respostas, peço mais uma vez desculpas ando assoberbada.
Responderei aos colegas em um único post.
Obrigada pela compreensão...
Sobre o hermetismo. Hahaha. Ok. Ok.
Vc é senhor de suas escolhas. Livre Arbítrio, certo?!
Sim, é como eu e Judas comentamos mais acima, sobre a questão da fé...
Ou vc tem ou não tem ...
Sim, sim, pois antes andava ocupada estudando biofísica. Mais especificamente o modelo do mosaico fluido...
Sim, que venham as cigarras... Já estou engrenada no estudo mesmo, então, vamos as freqüências sonoras audíveis e limiar de audição... hehehe.
Telecineses??? tudo bem, estudo biofísica mesmo, mais vai...
Santas sinapses... Acho que podemos verificar primeiro a questão da emetropia e ametropia... hahaha.
Brincadeira, Lisandro...
Quanto a dança, não tenho tempo ultimamente nem para responder decentemente ao nosso prezado fórum que dirá para ficar pisando no seu pé... hahaha.
Sim, entendo que e o que disse faz todo o sentido, pois se nos acharmos melhores, precisamos fazer por merecer, e é aí que vem a questão da responsabilidade...
Até mesmo para os discursos desse tipo que citou, alguns falam sobre um plano para nós...
Bem, se tiver um plano específico deixa de ser livre, para programado... Certo?
Menino(permita-me), onde foi que eu disse que deus forja as conveniências???
Só disse que se vc consegue olhar no espelho e perceber o que realmente gostaria de ser, e que ainda, as outras pessoas vêem isso também de sua imagem, legal, vc é aquilo que desejou ser.
Já o bandido, digamos assim, não, ele vai olhar no espelho e na maioria das vezes não vai perceber que está distante de um ser mais perfeito que poderia ser...
Entendeu???