Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Livre Arbítrio x Onisciência

Digamos que um ser volte do futuro e conheça todas as suas futuras escolhas, ou seja ele é onisciente da suas vontades mas, não cause nenhuma interferências externa a elas.
O conhecimento futuro que ele possuí será a causa das suas próximas ações ?
Talvez o seu presente seja o passado para Deus ?

Ateus dizem: Onisciência é incompatível com um livre arbítrio, pois ela determina o futuro do ser. Mas se Deus não existe é evidente que possuímos o livre arbítrio.

Criaturo diz: O conhecimento de Deus sobre todas as nossas vontades não interfere na vontade das nossas escolhas.
O que determina o futuro são as nossas vontades e escolhas passadas.

Durante este debate foram citados vários exemplos da miséria moral humana tais como estupros, assassinatos, pobrezas ..etc.
Todas essas mazelas humanas tentam justificar a incoerente possibilidade da existência de um Deus onisciente e bom .

Mas refuto essa emocional e repetitiva tentativa de argumento ateísta dizendo que:

Se tudo é Deus! o mal , o sofrimento e principalmente a ignorância causadora da criação, tiveram origem divina.
Sendo a ignorância responsável pelo principio da criação, pois se tudo fosse de fato uma Única onisciência divina, aí sim! Não existiram seres com vontades próprias e tudo continuaria sendo uma Única Consciência Deus.
A ignorância possibilitou vontades "diferentes" da maior consciência Deus,ou seja criou seres com vontades "individuais", mas pela lei da compensação "causou" também os efeitos que denominamos de: "sofrimentos" e "prazeres" gerados pelas nossas escolhas.
Não podemos ser injustos ao ponto de alegarmos um abandono paterno, na falta de um Guia, pois a dor e o prazer estão ai para isso, indicar o caminho correto a seguirmos ou não!
Também não creio na existência de um “total livre arbítrio", pelo menos no sentido do poder absoluto, ja que nossas limitações e dependências são evidentes.
Mas creio que apesar de todas as influencias externas a decisão final é interna e só pertence a nós.
A justiça da criação consiste em que todos foram igualmente criados ignorantes e conforme suas vontades e escolhas foram avançando degraus evolutivos na escala da alma.
Sendo o conhecimento alcançado, proporcional ao poder e a responsabilidade adquirida pela manutenção do bem comum na existência da vida.
Desta forma os que estão acima se vêem na obrigação moral de cuidarem dos abaixo .
“Desde o principio eu os tenho ajuntado, como um galinha protege seus pintinhos debaixo das suas asas.”
Mas como: “Pais são também eternas crianças”, consideram-se mais maduros e mais experientes, ao ponto de se verem com o “poder” e no direito de anularem parte do livre arbítrio dos seus filhos, por considerá-los ainda imaturos.
Agem como se fossem um bom pai obrigando uma "criança birrenta" a tomar uma injeção benéfica que castiga o corpo mas, alivia a sua alma.
Sendo o livre arbítrio divinamente respeitado para todos os seres limitados, os equívocos são inevitáveis gerando erros e acertos, mas são eles que nos “ensinam” a caminharmos "Livremente" em direção ao bem comum e universal em uma “ obrigatória” dependência mutua, onde o livre arbítrio dos outros “causa” interferências no nosso livre arbítrio.
Esse respeito divino a liberdade de ação de todos os seres, é que provoca uma falsa sensação do caos e uma incompressão de uma Consciência Maior dando sentido, controlando e tornando possível a manutenção da vida.
Post edited by CRIATURO on
sinto logo existo!
sem nenhuma consciência sem existências
«13456711

Comentários

• 268 Comentários sorted by Votes Date Added
  • "Piadas" volumosas,repetitivas, desnecessárias e sem graça!
    Mas quando realmente tiver algo a escrever, refutar ou contra argumentar, poderá deixar de ser ridículo.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Tudo o que você escreve temos que refutar né?!

o objetivo do fórum é uma discussão dentro de uma divergência respeitosa para acrescentarmos novas informações.
    Sinceramente voce não é obrigado a compartilhar das minhas idéias, pelo contrario se não concorda, use sua inteligencia e educação para apontar minhas falhas, mas tentar deturpar las com sua falta de entendimento irônico, mais um desnecessário exagero de poluição visual só contribui para baixar o nível dos debates.
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Sinceramente voce não é obrigado a compartilhar das minhas idéias, pelo contrario se não concorda, use sua inteligencia e educação para apontar minhas falhas, mas tentar deturpar las com sua falta de entendimento irônico, mais um desnecessário exagero de poluição visual só contribui para baixar o nível dos debates.

Você já foi refutado um monte de vezes e se recusa a admitir. Em vez disto, abre novos tópicos com mais do mesmo. O melhor a se fazer é se postar receitas culinárias para que, pelo menos, o tópico sirva para alguma coisa.
  • É verdade voces ainda não me convenceram e isto prova que tenho um livre arbitrio.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: É verdade voces ainda não me convenceram e isto prova que tenho um livre arbitrio.

Ou então, deus colocou essa programação em voce, negando-se todas as refutações de seus relatos. Em outras palavras, deus colocou a programação em voce e, portanto não existe livre arbitrio. Ou melhor ainda...deus sabia que voce não daria o braço a torcer bem antes de voce entrar no forum, portanto, mais uma vez, não existe livre arbitrio.

Na bora, Criaturo de deus, se voce não consegue refutar nossos argumentos em outros topicos, pra que abrir esse aqui??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited março 2012 Vote Up0Vote Down
    Lucifer disse: Na bora, Criaturo de deus, se voce não consegue refutar nossos argumentos em outros topicos, pra que abrir esse aqui??
    Na verdade o outro Tópico : Deus é Tudo! Simples assim! tenta justificar a criação, o sofrimento e ignorância.
    poderia ter postado lá como um comentario ficaria muito extenso.
    então fiz um tópico para resumir a questão: " onisciência x livre arbítrio".
    Eu acredito que nesse resumo eu refutei claramente seus argumentos, mas enfim " todos" possuem o livre arbitrio para julgar o que acredita ser o certo....ha..ha..ha..ha
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Tem gente que acredita que Elvis está vivo, mas enfim...

O Elvis não está vivo??????? ):{
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • Lucifer disse: O Elvis não está vivo??????? ):{

E o diabo esta ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: E o diabo esta ?

Eu não estou debatendo com voce??

Total de Mensagens:
  • CRIATURO disse: Sendo o livre arbítrio divinamente respeitado para todos os seres limitados, os equívocos são inevitáveis gerando erros e acertos, mas são eles que nos “ensinam” a caminharmos "Livremente" em direção ao bem comum e universal em uma “ obrigatória” dependência mutua, onde o livre arbítrio dos outros “causa” interferências no nosso livre arbítrio.
    Livre arbítrio para TODOS os seres limitados? Então alguém escolhe nascer homem ou mulher, sadio ou doente (ex. diabetes, hemofilia, daltonismo e outras doenças ligadas ao sexo), normal ou deformado, com ou sem paralisia cerebral, com sangue A, B, AB ou O (Rh positivo ou negativo)? Perceba quanta coisa importante ocorre em nossas vidas, MAS NÃO TEMOS LIVRE ARBÍTRIO para aceita-las ou rejeitá-las.
    CRIATURO disse: Criaturo diz: O conhecimento de Deus sobre todas as nossas vontades não interfere na vontade das nossas escolhas.
    Criaturo olhou "por cima do ombro de Deus" e viu Seus planos e desígnios mais secretos? Criaturo conhece a mente de Deus? Rápido, chamem um psiquiatra e arrumem uma cela almofadada no Asilo Arkham!

Azathoth disse: Livre arbítrio para TODOS os seres limitados? Então alguém escolhe nascer homem ou mulher, sadio ou doente (ex. diabetes, hemofilia, daltonismo e outras doenças ligadas ao sexo), normal ou deformado, com ou sem paralisia cerebral, com sangue A, B, AB ou O (Rh positivo ou negativo)? Perceba quanta coisa importante ocorre em nossas vidas, MAS NÃO TEMOS LIVRE ARBÍTRIO para aceita-las ou rejeitá-las.
    Não escolhemos onde nascer, em que cultura, em que ambiente social, que educação teremos, que saúde teremos. Isto tudo nos define como pessoa e determina em grande parte nossas "decisões".

Temos o livre arbítrio de formigas num tronco descendo o rio em direção a uma cachoeira. Ou de peixes num aquário.
  • Fernando_Silva disse: Não escolhemos onde nascer, em que cultura, em que ambiente social, que educação teremos, que saúde teremos. Isto tudo nos define como pessoa e determina em grande parte nossas "decisões".

Temos o livre arbítrio de formigas num tronco descendo o rio em direção a uma cachoeira. Ou de peixes num aquário.

Assino embaixo, Fernando Silva!
  • Azathoth disse: CRIATURO disse: Sendo o livre arbítrio divinamente respeitado para todos os seres limitados, os equívocos são inevitáveis gerando erros e acertos, mas são eles que nos “ensinam” a caminharmos "Livremente" em direção ao bem comum e universal em uma “ obrigatória” dependência mutua, onde o livre arbítrio dos outros “causa” interferências no nosso livre arbítrio.

Livre arbítrio para TODOS os seres limitados? Então alguém escolhe nascer homem ou mulher, sadio ou doente (ex. diabetes, hemofilia, daltonismo e outras doenças ligadas ao sexo), normal ou deformado, com ou sem paralisia cerebral, com sangue A, B, AB ou O (Rh positivo ou negativo)? Perceba quanta coisa importante ocorre em nossas vidas, MAS NÃO TEMOS LIVRE ARBÍTRIO para aceita-las ou rejeitá-las.

você não entendeu! algumas coisas voce escolhe outras alguém e não necessariamente Deus, por exemplo seus pais terrenos, ou seu pais adotivos espirituais, por isso disse que os erros são inevitáveis pois o livre arbítrio é para toda raça humana que são passiveis a erros.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Temos o livre arbítrio de formigas num tronco descendo o rio em direção a uma cachoeira. Ou de peixes num aquário.

o problema é que o livre arbítrio é para todos é isso que vocês parecem não entender.
    por exemplo foram as formigas que escolheram subir no tronco, outros criaram a árvore, outros , o rio e ainda outros poderiam ter salvado as formigas da correnteza, tudo isso sem a necessidade de Deus interferir em nenhum dos livre arbítrios.

Deus deu algo ao homem que ele mesmo não possui a ignorância é uma dádiva que permite ao homem ter liberdade para errar e acertar.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse:o problema é que o livre arbítrio é para todos é isso que vocês parecem não entender.
    por exemplo foram as formigas que escolheram subir no tronco, outros criaram a árvore, outros , o rio e ainda outros poderiam ter salvado as formigas da correnteza, tudo isso sem a necessidade de Deus interferir em nenhum dos livre arbítrios.

Deus controla tudo ou não? Se nem uma folha de uma árvore cai sem uma ordem dele?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Deus controla tudo ou não? Se nem uma folha de uma árvore cai sem uma ordem dele?
    sem a permissão dele.
    sinto logo existo!
  • Não trouxe argumentos que preenchem esta lacuna.
    ― Winston Churchill

edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse:
    o problema é que o livre arbítrio é para todos é isso que vocês parecem não entender.
    Então a culpa é de quem criou a árvore (Deus)? Se alguém a plantou, sabia das consequências?

As formigas escolheram subir no tronco, sim, mas sem saber que ele cairia no rio. Isto muda tudo.
    Há alguém disponível para salvá-las? Se não há, seu argumento não tem valor.

O que você está dizendo é: "a criança teve o livre arbítrio de subir na janela; se caiu e morreu, a culpa é dela".

O livre arbítrio de escolher um caminho na escuridão total não é livre arbítrio.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Criaturo disse:

Quantas vezes já lhe disseram isso? Muito antes de você existir para ter qualquer vontade ou fazer qualquer escolha, seu futuro já estava determinado porque Deus já o conhecia e não pode ser surpreendido.
    Não é que Deus vai forçá-lo a seguir qualquer roteiro. Essa imposição é uma mera característica decorrente da onisciência.
    Criaturo disse:
    Não podemos ser injustos ao ponto de alegarmos um abandono paterno, na falta de um Guia, pois a dor e o prazer estão ai para isso, indicar o caminho correto a seguirmos ou não!

Isso parece com essa merda aqui, do livro “Anjos e Demônios”.
    - Imagine se tivesse um filho de oito anos. Você o amaria?
    - Claro.
    - E faria tudo o que pudesse para evitar que ele sofresse na vida?
    - Claro que sim.
    - E deixaria que ele andasse de skate?
    - Sim, acho que sim - disse Chartrand. - Com certeza deixaria que andasse de skate, mas diria a ele para ter cuidado.

Muito bem. Seu filho pode andar de skate, mesmo que ele acabe com um joelho ralado ou um tornozelo torcido. Ele tem de aprender a lidar com o sofrimento.
    Mas qualquer pai merecedor do título jamais deixaria o filho tornar-se skatista se soubesse que tal esporte acabaria deixando o garoto tetraplégico. Eu, se preciso, quebraria as pernas dele: ao menos ele ainda poderia usar os braços.
    Ou sabendo que saindo para a festa naquela noite minha filha seria estuprada, Tivesse ela 18 ou 40 anos eu a impediria. Se necessário com uso da força.
    Mas eu não deveria, certo? Afinal eu, o pai, devia saber que estupros servem para que as mulheres aprendam algo. Vamos, diga isso e mostre a qualquer que o ler que suas idéias não passam de lixo.

Trata-se de estupros e tetraplegia, Criaturo, não de joelhos ralados. É por isso que esses seus exemplos de aprender com prazer e dor irritam tanto a galera. Deus sabe e permite a ocorrência de situações em que qualquer aprendizado parece não valer o preço cobrado.
    Percival disse: Não trouxe argumentos que preenchem esta lacuna.

eu acho que voce não aguentaria uma dura realidade preenchendo o seu vazio

sinto logo existo!
  • CRIATURO disse:eu acho que voce não aguentaria uma dura realidade preenchendo o seu vazio

Eu não invento artifícios para a realidade como você, eu a vivencio.

Ah, e como sempre ingnorando seus argumentos batidos e rebatidos pelos outros foristas.

― Winston Churchill

Percival disse: CRIATURO disse:eu acho que voce não aguentaria uma dura realidade preenchendo o seu vazio
    Ah, e como sempre ingnorando seus argumentos batidos e rebatidos pelos outros foristas.
    Voce não ta entendendo a minha colocação
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: Voce não ta entendendo a minha colocação

Desviando a atenção do assunto para uma outra coisa nada a ver (insinuando eu estar vazio)? Não ter respondido a pergunta com argumentos coerentes? Isso você SEMPRE fez.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

Fernando_Silva disse: Então a culpa é de quem criou a árvore (Deus)? Se alguém a plantou, sabia das consequências?

não! veja Deus é o responsável por ter criado sua criaturas ignorantes , ou seja assume o mal vindo delas, porem elas sofrem as consequências das suas ações, não como uma punição divina e sim para obterem o juízo de acordo com suas próprias vontades, sem nenhuma imposição divina alem da ignorância nata que tambem podemos classificar como o mal humano
    Classifico a raça humana a todos seres abaixo da maior consciência Deus, alguns ja possuem o conhecimento suficiente para tambem para exercitarem suas criações divinas então o mais provável é que uma simples arvore, formigas e homens não sejam obras diretamente divinas e sim dos seus filhos mais velhos.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Há alguém disponível para salvá-las? Se não há, seu argumento não tem valor.

veja embora não haja homens por perto, algum espirito poderia provocar um vento capaz de direcionar o tronco para margem ou então para o fundo do rio se ninguém decidir interferir no livre arbítrio dele fatalmente realizara sua vontade.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.