Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Livre Arbítrio x Onisciência

15678911»

Comentários

• A questão é se possuímos vontade própria , ou se ela vem de Deus?
    diria que diria que a vontade humana e divina são uma unica coisa se manifestando de forma diferente.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Marcio disse: Vejamos, o conceito de futuro é uma abstração, nada aconteceu ainda no futuro, não há nada no futuro para gerar informação ainda.
    Agora, pode-se fazer previsões sobre ocorrências futuras. Baseado nos dados coletados no presente e armazenados, pode-se prever eventos futuros e eles se confirmarão mais precisos quanto mais informações corretas pode-se coletar.

neste caso conclui-se a maior probabilidade, porem existe a simples intuição desprovida de raciocínio onde prevê-se um fato ainda não ocorrido, essa afirmação é falsa ?
    Este tipo de intuição é tão natural quanto a previsão do tempo, porem a captação dessa informação que nos é "desconhecida".
    Mas bem que poderia ser assim:
    /www.youtube.com/watch?v=2WdJiXtqb_A
    sinto logo existo!
  • sinto logo existo!
  • Marcio disse: Os seres vivos seriam agentes ''perturbadores'' das previsões de um hipotético mega-oráculo-deus. O ser humano é o maior perturbador do sistema Terra.

veja antes de escrever essas palavras, eu ja pre vi que isto iria acontecer, cada palavra antes de ser pronunciada, umas mais outras menos são todas pensadas, neste caso todos nós somos oniscientes ? podemos prever nossas próximas ações? mas é impossível prevermos qual a sera o nosso próximo pensamento, pra nós sim os pensamentos são aleatórios e imprevisíveis.
    nossa psicologia é valida apenas para tentar prevermos qual sera próxima jogada no tabuleiro de xadrez, ou seja raciocinar "junto" com nosso oponente,mas como o pensamento é dele poderá ser mudado a qualquer instante , vindo a nos surpreender.
    Digamos que os acontecimentos seja aleatórios tanto quanto nossos pensamentos ,mas que os nossos pensamento sejam o presente de Deus, assim não importa o que pensamos Deus sempre saberá de tudo.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Esse é um conceito mais sereno sobre onisciência. Não acho que se aplique ao que sabe um deus que criou o próprio tempo.

oh Leonardo !de novo com essa conversa de tempo ?
    Vai ter que pedir ajuda para o seu amigo físico de novo...he..he...he...he..he
    tempo não passa de registro e eventos é uma referencia de comparação.
    Sem movimento não existe tempo, sem a percepção memorial desses movimentos não ha registro de tempo.
    também não ha um espaço absoluto ou um vácuo divino pois em diferentes níveis de potenciais, Deus esta presente em tudo .
    isso também significa que não pode haver movimentos de corpos livres sempre haverá uma força eletromagnética atrelando eles, o universo divino não foi feito com molas "ensacadas" , pois nele quando um se mexe o outro sente.

sinto logo existo!
  • Marcio disse: Sim.
    Me parece que o conceito de deus é que é absurdo.
    Arbitrou-se um ser com poderes excludentes e contraditórios entre si, e pior arbitrou-se para esses poderes conceitos absurdos.
    Nesses termos não é viável qualquer debate lógico.

as contradições são geradas por nossa dificuldade em conceber a dualidade do ser humano e divino ao mesmo tempo, dentro deste conceito Deus único, não pode haver outro ser que não seja apenas uma derivação dele mesmo, apresentando-se em diferentes níveis de consciência.
    por isso afirmo que : "Se existe um ser Único, capaz de manifestar-se em infinitos níveis de consciências" " a nossa vontade é a onisciência divina " por que somos todos a manifestação de um Único ser Deus!
    sinto logo existo!
  • docdeoz disse: Imagine VOCÊ com esse poder- qual a sua capacidade de prever fatos com toda essa inteligência... É como comparar uma ameba com um ser humano. A ameba acharia o ser humano impossível...

sim, uma bactéria dentro do homem não imagina que vive dentro de um ser bem mais complexo do que ela ,assim creio que isso acontece também com o ser humano em relação a Deus.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Mas eu não sei QUANDO.
    Se soubesse talvez mudasse.

para pior.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Se nós não podemos fazer nada diferente daquilo que ele sabe, porque ele fez da forma que é. Como então temos liberdade?

e se a ciência dele for aquilo que fazemos ou pensamos ? A grande ilusão é acreditarmos que existe um "eu" , quando na verdade só existe um Deus mas, podemos chama-lo de "Todos" ou de "Tudo".
    Existe uma falsa sensação de liberdade, pois nós representamos o papel da infância divina.
    vejamos assim , Deus é o cerebro humano ele pode comandar e prever o movimento de alguns membros, porem não do coração este parece ter "vida própria", chamo os membros de o "deus mecânico" e o coração de "o deus humano".
    E a essa trindade eu chamo de o todo Deus.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: As coisas são como ele determinou, para o bem ou para o mal.
    Assim ele é o único responsável pelas coisas serem como são, e fim de papo!

Deus não determina ele É e fim de papo,,,he,.he.,..he..he....só que não, tô empolgado!
    Deus é responsável por tudo , ou seja por ele mesmo , quanto ao conceito humano do bem e do mal ,cada um tem o seu, então desculpa aeh, foi mal !
    sinto logo existo!
  • emmedradoemmedrado Membro
    edited junho 2014 Vote Up0Vote Down
    Judas disse: Você, na condição de onisciente não poderá se surpreender com a escolha dele. Não é questão de você IR interferir, você já interferiu quando planejou tudo assim desde o inicio quando criou o universo, o tempo e todas as ações contidas nele.

Aí é que eu pergunto se planejo ir a um lugar e sei que haverá problemas , deixarei de ir por que sei que disso ?
    Ou vou sabendo que poderei (irei) superar estes problemas ? (Claro aqui não dá pra defender o Deus Cristão) .
    Mas defender que porque sei a decisão foi minha é um equivoco , a decisão foi minha de deixar acontecer mesmo sabendo que ia acontecer , não foi eu quem tomou a decisão foram as pessoas .
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_Silva disse: Se Deus for onisciente, nem mesmo ele terá livre arbítrio. Está congelado por aquilo que ele já sabe que fará.

Em resumo: conceitos absurdos levam a conclusões absurdas.

a nossa racionalidade não limita a realidade desconhecida
    do tipo: "como a irracionalidade passou a ser racional ?"
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    a nossa racionalidade não limita a realidade desconhecida
    Não entendi nada, mas vai ver que é uma coisa muito profunda...
  • Fernando_Silva disse: Não entendi nada, mas vai ver que é uma coisa muito profunda...

Fernando e Criaturo tem um belo caso de amor eh eh eh .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_Silva disse: Não entendi nada, mas vai ver que é uma coisa muito profunda...

aprecio a sua sinceridade.
    Fernando_Silva disse:: Se Deus for onisciente, nem mesmo ele terá livre arbítrio. Está congelado por aquilo que ele já sabe que fará.

Em resumo: conceitos absurdos levam a conclusões absurdas.

Criaturo disse: a nossa racionalidade não limita a realidade desconhecida

a nossa racionalidade não pode limitar possibilidades.
    onde esta a lógica da irracionalidade tornar-se racional, justifique o seu ateísmo! Sem ter que apelar para ignorância .

sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: a nossa racionalidade não pode limitar possibilidades.
    onde esta a lógica da irracionalidade tornar-se racional, justifique o seu ateísmo! Sem ter que apelar para ignorância .
    A minha lógica não limita a possibilidade de algum deus existir, só me diz que os deuses a humanidade inventou não fazem sentido.
  • Fernando_Silva disse: A minha lógica não limita a possibilidade de algum deus existir, só me diz que os deuses a humanidade inventou não fazem sentido.

ok
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.