Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Livre Arbítrio x Onisciência

13468911

Comentários

• emmedradoemmedrado Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Inseto disse: Puxa, cara, agora você já tá criaturando. Assim eu não brinco.
    Eu pergunto por que só pode haver um resultado e você responde que é "Porque só pode haver um resultado"?
    Porque 1=1 não tem outra resposta o futuro = 1
    Inseto disse: Inseto: se houver qualquer ser onisciente, nosso futuro está determinado pois só podemos fazer as escolhas e vivenciar as situações que o tal ser já sabe.

No Momento da escolha o cara não sabe o que está determinado a acontecer.
    Será o Benedito ou o irmão dele ? Não estou dizendo que minha conclusão é certa, estou dizendo que ela é lógica e a sua também . Não há como você querer fechar e dizer eu estou certo ,nem eu tampouco.

Inseto disse: Emmcri: Ainda que não exista qualquer ser onisciente, nosso futuro está determinado porque?
    Novamente:
    Porque só pode acontecer um futuro,visto que só vai acontecer um futuro.

Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Inseto disse: D. Sal, nunca mais escreva aqui depois de uns copos: você fica parecendo o criaturo.

O romantismo dela está aflorado.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Emmcri disse:
    Porque só pode acontecer um futuro,visto que só vai acontecer um futuro.

Só vai acontecer um futuro. Mas qual?

Existindo um ser onisciente, é aquele que está gravado lá no que quer que ele utilize como cérebro. Do qual, por uma característica absurda da absurda onisciência, não podemos fugir.

Não existindo ninguém onisciente, que futuro vai acontecer? Não adianta dizer que é aquele que vai acontecer.

Eu vou virar pra esquerda ou pra direita?

Com onisciência, é pra onde o ser souber que vou.
    Sem ela, é pra onde?

Você está dizendo que: "uma vez que eu matei meu cachorro, a única opção que eu tinha era ter matado meu cachorro".

Não é lógico: o efeito está se antecipando à causa.
    Inseto disse: Só vai acontecer um futuro. Mas qual?
    Só um ser oniciênte pode saber.
    Inseto disse: Existindo um ser onisciente, é aquele que está gravado lá no que quer que ele utilize como cérebro. Do qual, por uma característica absurda da absurda onisciência, não podemos fugir.

Que raios de absurdo é este ??? Se eu ver um piano caindo do prédio eu sem ser oniciênte já sei que ele vai quebrar quando chegar no chão sem nenhum absurdo .
    Inseto disse: Eu vou virar pra esquerda ou pra direita?

É VOCÊ quem vai decidir isso e não quem sabe a decisão que você vai tomar.
    Inseto disse: Com onisciência, é pra onde o ser souber que vou.
    Sim mas você não sabe , repito, por isso a escolha é sua.
    Inseto disse: Sem ela, é pra onde?
    Novamente :
    Você decide e não quem sabe.

Inseto disse: Você está dizendo que: "uma vez que eu matei meu cachorro, a única opção que eu tinha era ter matado meu cachorro".

Não, você podia não ter matado o seu cachorro e o ser onisciente saberia que você não matou o seu cachorro.

Inseto disse: Não é lógico: o efeito está se antecipando à causa.
    Você enfatiza o futuro eu o momento da decisão .
    Parei , não vou mudar a sua opinião e você não vai mudar a minha , já é o suficiente para eu saber este futuro sem ser onisciente .
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • emmcri disse:

Exatamente. Não existindo tal ser, acontece qualquer futuro.
    emmcri disse:
    Que raios de absurdo é este ??? Se eu ver um piano caindo do prédio eu sem ser oniciênte já sei que ele vai quebrar quando chegar no chão sem nenhum absurdo

Não sabe. Ele pode ter a queda amortecida, pode ser pego pelo super-homem, pode criar asas e sair voando, pode estar preso a uma corda e ficar enroscado em algum lugar. E, se quebrar, em quantos pedaços? Onde esses pedaços irão cair? Qual será o tamanho médio deles? E o peso médio? Você não pode pegar um exemplo bobo desses e achar que tem algo a ver com o imponderável da onisciência.
    emmcri disse:

Irrelevante, tendo em conta que em presença da onisciência você só pode tomar uma decisão. Na ausência, qualquer uma.
    emmcri disse:

Sim. Aquela única escolha que eu posso fazer é minha. Êta porra.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    emmcri disse:
    O que é decisivo nesta questão é quem toma a decisão e não quem já sabe que decisão será tomada .
    Deus decidiu que aquela pessoa tomaria aquela decisão, portanto, na verdade, ela não decidiu nada, apenas seguiu o script que Deus determinou para ela.

Ela é apenas um personagem num filme num DVD: não há a mínima chance de a história ser diferente, por mais vezes que você assista ao filme.

Se tudo isto parece absurdo, a culpa é da premissa absurda da onisciência: entra lixo, sai lixo.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Deus decidiu que aquela pessoa tomaria aquela decisão, portanto, na verdade, ela não decidiu nada, apenas seguiu o script que Deus determinou para ela.

Certo. Se deus é oniciente ele pode fazer qualquer coisa, e se ele escolhe não fazer nada num caso de voce matar alguem, ele determinou a sua decisão.

emmcri disse: É VOCÊ quem vai decidir isso e não quem sabe a decisão que você vai tomar.

Emmcri se ele for oniciente sabera a sua decisão e podera mudar a sua escolha, ou seja, com Oniciencia não há livre arbitrio. Pode parecer que nós tomamos a nossa propria decisão, que 1=1, mas na verdade não foi, pois as escolhas que deus faz afetam diretamente as nossas decisões.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • No fundo é uma discussão semantica. Originalmente Deus é o todo poderoso, ou seja o que detem todo o poder e não o que pode fazer tudo. Até william lame Craig diz que Deus pode tudo excepto contradizer a logica. Mas muitos religiosos ficam nervozinhospor isto implica que há algo independente em que Deus tem de existir.
  • Gro disse:
    Craig diz que Deus pode tudo excepto contradizer a logica. Mas muitos religiosos ficam nervozinhospor isto implica que há algo independente em que Deus tem de existir.

E Deus, se existir, não seria onisciente?
    Pode ser. Ele ficaria um pouquinho diferente do que as pessoas acreditam, mas...
    De repente ele até lida com aquele gráfico de probabilidades da informação viajando no tempo.
    Inseto disse: emmcri disse:

Exatamente. Não existindo tal ser, acontece qualquer futuro.
    emmcri disse:
    Que raios de absurdo é este ??? Se eu ver um piano caindo do prédio eu sem ser oniciênte já sei que ele vai quebrar quando chegar no chão sem nenhum absurdo

Não sabe. Ele pode ter a queda amortecida, pode ser pego pelo super-homem, pode criar asas e sair voando, pode estar preso a uma corda e ficar enroscado em algum lugar. E, se quebrar, em quantos pedaços? Onde esses pedaços irão cair? Qual será o tamanho médio deles? E o peso médio? Você não pode pegar um exemplo bobo desses e achar que tem algo a ver com o imponderável da onisciência.
    emmcri disse:

Irrelevante, tendo em conta que em presença da onisciência você só pode tomar uma decisão. Na ausência, qualquer uma.
    emmcri disse:

Sim. Aquela única escolha que eu posso fazer é minha. Êta porra.
    0
    Fernando_Silva 12:47 Denunciar
    Postagens: 5,761Administrador
    emmcri disse:
    O que é decisivo nesta questão é quem toma a decisão e não quem já sabe que decisão será tomada .
    Deus decidiu que aquela pessoa tomaria aquela decisão, portanto, na verdade, ela não decidiu nada, apenas seguiu o script que Deus determinou para ela.

Ela é apenas um personagem num filme num DVD: não há a mínima chance de a história ser diferente, por mais vezes que você assista ao filme.

Se tudo isto parece absurdo, a culpa é da premissa absurda da onisciência: entra lixo, sai lixo.

Como eu disse parei, Deus não faz nada , não se mete na decisão do homem , mas a culpa da decisão é dele , porque ele sabe .
    Quem mandou ele ser onisciente.
    Entendo a pessoa culpar Deus por omissão , quando permite que o mal aconteça , daí a achar que ele determina porque sabe são outros 500 .
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Inseto disse: Como você acha que o estupro serve ao aprendizado, está tentando elogiar meus nobres conhecimentos superiores?

todos sentimentos de uma forma geral serve ao aprendizado é isto que te diferencia de uma porta
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Cientista1 disse: CRIATURO disse: só ele sabe.

Ou seja, voce não sabe ninguem sabe, so ele, pois o mesmo é oniciente.....respostas religiosas sempre caem nesta expressão!

se pudêssemos saber tudo seriamos Deus e não nós mesmos, mas quem vive acreditando que vai morrer e acordar um anjo de pessoa é o inseto
    Cientista1 disse: Como o nada é o oposto de deus, se deus não tem causa e nem razão de sua existencia??
    Voce esta "andando em circulos"!!!!

se Deus é tudo o nada não existe,mas dentro da criação andaremos e progrediremos sempre sem alcançarmos Deus, isto é natural , ja que ele auto transforma-se continuamente "o meu pai trabalha até agora e eu tambem"
    Cientista1 disse: CRIATURO disse: aparentemente a inteligencia surge a partir da ignorância de ser um átomo ou ainda menos .

Não entendi esta sua expressão.
    Que eu saiba a inteligencia surge de processos evolutivos do ser humano em questão.

quis dizer que a razão neste mundo manifesta-se tendo seu inicio na materia
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Mas o camarada sente prazer com o sofrimento, então o carater punitivo é anulado.
    entenda os sentimentos como uma ferramenta de aprendizado e não de punição

Percival disse:
    Mas se o camarada não sofre e tem prazer como o masoquista, logo ele não tem essa conscietização, portanto o sofrimento é inútil.

como poderia um sentimento ser inútil ?
    Percival disse: Eu posso ser conscientizado de que algo é ruim, sem passar por aquilo e sem sofrimento.

a consciência inicia-se logo após aos sentimentos
    sinto logo existo!
  • Inseto disse: Só por que você quer. Podemos elaborar uma teoria de criação do universo em que isso não precisaria ser verdade. Não que você vá entender, mas...
    Suponhamos que, além de outros atributos, Deus seja uma inesgotável fonte de energia.
    ok! a energia da criação é Deus
    Inseto disse:Ao decidir criar o universo, ele concentrou muita dessa energia em um ponto até que deu-se a grande explosão. E note que concentrar energia é fundamentalmente diferente de se dividir.

se a Energia Deus ja se encontrava-se expandida na fonte Deus, com que objetivo ele a concentraria para depois ter que voltar ao mesmo estado anterior ?

Segundo essa teoria, nós não somos diretamente pedacinhos de Deus: somos produto da energia que ele utilizou para criar nosso universo. Até você deveria ver a diferença.[/quote]
    Se saiu da fonte Deus só pode fazer parte dele
    mas se essa energia da criação é algo externo a Deus de onde ela teria vindo ?
    sinto logo existo!
  • Inseto disse: Criaturo disse:
    não cria não, apenas manipula algo que Deus ja tenha criado

Segundo a teoria acima, manipulo algo criado pela energia que deus forneceu inicialmente.

ha...ha..ha..ha..ha.ha...fala sério!
    Inseto disse: Segundo minha teoria, é possível. Deus está lá fora, se divertindo com as peripécias do universo resultante da explosão que ele gerou.

fora da onde ? E quem esta dentro e quem esta fora ?
    Inseto disse: Se pode haver seres vivos dentro de outro ser vivo? Em criaturês isso quer dizer "seres conscientes dentro de outro ser vivo"?

não apenas seres vivos , ja que consciência é algo relativo, por exemplo voce pensa ser consciênte de onde vive.
    Digamos que a nossa consciência em relação a Deus pode ser comparada a de uma bactéria vivendo dentro de nós .
    Inseto disse: Claro que seres humanos dentro de outro ser vivo parece impossível, mas quem disse que o nosso é o único tipo de ser vivo autoconsciente?

Deus é um ser vivo e consciênte e nós estamos vivendo dentro dele.
    Inseto disse: Nada disso. Ele só descobre uma forma nova de manipular aquela energia que deus forneceu inicialmente para o universo. Ela é só uma energia de Deus, não uma parte de Deus.

Se não é Deus então qual a sua origem ?

Inseto disse: Criaturo disse:
    Mas o seu deus fantoche, quero dizer fantástico que atendente a suas vontades é pura pieguice.

O meu não. Esse é o Deus de todo mundo, do qual eu falava. O meu só ligou a tomada.

fale por si , o Deus que eu acredito nem sempre atende a minha vontade, costumo dizer que ele costuma me salvar não atendendo minhas criancices.
    Inseto disse: É por que eu penso em todas aquelas pessoas que foram direto pro lado negro do esgoto. Ou prefere que, como insetos não têm vagina mesmo, eu diga que o estupro é muito instrutivo?

pense no sentimentos como uma ferramenta para a conscientização e não para uma punição sem sentidos.
    se todos tivessem nascido iguais a voce seriam felizes ?
    Com todo respeito a sua pessoa, mas mesmo no inferno eu seria mais feliz sendo eu mesmo"
    cara voce ta se saindo muito bem no papel de deus

Obrigado. E olha que nem estou me esforçando muito.

percebe-se
    exatamente! todos começam do seu nível

Mentira auto-evidente. Se todos começassem do meu nível, você não seria tão burro.

todos seres vivos iniciam a partir da ignorância absoluta do ser, portanto a arrogância só aparece mais tarde.
    sinto logo existo!
  • Inseto disse: Não entendo como.
    Se houver um Deus, ou ser, que conheça todo o futuro, e não possa estar errado, o futuro é fixo. Aí, nós só podemos seguir o roteiro.
    Se não ouver qualquer deus, ou ser, onisciente em relação ao futuro, podemos fazer qualquer coisa sem violar regra alguma.

conhecer o futuro não é determinar o futuro, digamos que na criação Deus tenha visualizado todas as nossa escolhas,mas isto não significa que ele nos impôs sua vontade.
    o roteiro é o desejado por nós não um imposto por Deus.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: se Deus é tudo o nada não existe,mas dentro da criação andaremos e progrediremos sempre sem alcançarmos Deus, isto é natural , ja que ele auto transforma-se continuamente "o meu pai trabalha até agora e eu tambem"

Deus é mutante? Você é a única pessoa no mundo que sabe tanto sobre Deus, Criaturo. Você já nos revelou que Ele é limitado, já nos disse porque Ele resolveu criar o mundo e porque o gerencia da forma como percebemos, entre incontáveis outras informações valiosíssimas. Agora temos novas e bombásticas revelações: Deus é mutante.

E você não apenas O conhece hoje, como também conhecia nos tempos da criação do universo, já que, naqueles idos e remotos tempos, Ele era outro Deus, com outras motivações e desejos. Não dá para competir com isso.

• CRIATURO disse: o Deus que eu acredito

Isso responde tudo, não?

Fico profundamente desmotivado quando leio algo sim. É o tipo de coisa que destrói qualquer possibilidade de um diálogo razoável.

• Inseto disse: Não havendo entidades oniscientes em relação ao futuro, ninguém sabe onde você comprará, até que você decida.

antes de voce te sido criado Deus sabia quais seria todas as suas decisões sem impor a vontade dele em nenhuma delas
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Então mãe é onisciente, é tão fácil prever as escolhas e inclusive os sentimentos envolvidos nas escolhas dos filhos, rs

mãe são mine deusas
    sinto logo existo!
  • emmcri disse: Você não está certo Fernando, só tem uma opinião e só isso, o mesmo eu.

o Edson ta arretado...he.he.he.he
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mãe são mine deusas

São, rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Inseto disse: Mas ela jamais saberá com certeza. Sobretudo considerando que ela não controla eventos externos.

fui pescar com uns amigos ha mais de 1000km de distancia , o programando e´ra ficarmos três dias,mas no ouro dia o dono do carro disse que iria embora porque sentia que havia acontecido algo com seu filho, estávamos no meio do mato sem nenhum tipo de comunicação (fisica), voltei com ele em uma estrada horrível br116, a noite com fome e muito cansados o cara dirigia com uma mão no volante outra no queixo, eu apenas desligava o cérebro de vez em quando com os olhos abertos eu não sabia onde estava, só não apaguei de vez com medo de não poder acordar mais, finalmente chegando na casa dele ele tocou a campainha a mulher dele saiu e disse nosso filho sofreu um acidente.
    o achismo é inferior a experiência própria.
    sinto logo existo!
  • Inseto disse: Inseto: se houver qualquer ser onisciente, nosso futuro está determinado pois só podemos fazer as escolhas e vivenciar as situações que o tal ser já sabe.

se podemos fazer escolhas ela são nossas, independente se alguém conheça ou não a nossa vontade ela não será igual a dele nunca.
    sinto logo existo!
  • Inseto disse: Existindo um ser onisciente, é aquele que está gravado lá no que quer que ele utilize como cérebro. Do qual, por uma característica absurda da absurda onisciência, não podemos fugir.

1 = 1

onisciência divina = vontade humana = atreladas
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.