Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Mas o camarada sente prazer com o sofrimento, então o carater punitivo é anulado.
Mas se o camarada não sofre e tem prazer como o masoquista, logo ele não tem essa conscietização, portanto o sofrimento é inútil.
Eu posso ser conscientizado de que algo é ruim, sem passar por aquilo e sem sofrimento.
― Winston Churchill
Só por que você quer. Podemos elaborar uma teoria de criação do universo em que isso não precisaria ser verdade. Não que você vá entender, mas...
Suponhamos que, além de outros atributos, Deus seja uma inesgotável fonte de energia.
Ao decidir criar o universo, ele concentrou muita dessa energia em um ponto até que deu-se a grande explosão. E note que concentrar energia é fundamentalmente diferente de se dividir.
Daí em diante, a evolução do universo e da vida pode seguir o curso que a ciência propõe, até o surgimento de computadores orgânicos autoconscientes: nós.
Segundo essa teoria, nós não somos diretamente pedacinhos de Deus: somos produto da energia que ele utilizou para criar nosso universo. Até você deveria ver a diferença.
Segundo a teoria acima, manipulo algo criado pela energia que deus forneceu inicialmente.
Aliás, dizer que eu não crio, apenas manipulo, é tão babaca quanto dizer que o pedreiro não constrói casas, apenas assenta tijolos.
Segundo minha teoria, é possível. Deus está lá fora, se divertindo com as peripécias do universo resultante da explosão que ele gerou.
Se pode haver seres vivos dentro de outro ser vivo? Em criaturês isso quer dizer "seres conscientes dentro de outro ser vivo"?
Se D. Salgueiro quiser traduzir...
Mas pensando que seja isso, não conheço todos os tipos de consciência existentes no universo. Você também não.
Claro que seres humanos dentro de outro ser vivo parece impossível, mas quem disse que o nosso é o único tipo de ser vivo autoconsciente?
Nada disso. Ele só descobre uma forma nova de manipular aquela energia que deus forneceu inicialmente para o universo. Ela é só uma energia de Deus, não uma parte de Deus.
O meu não. Esse é o Deus de todo mundo, do qual eu falava. O meu só ligou a tomada.
É por que eu penso em todas aquelas pessoas que foram direto pro lado negro do esgoto. Ou prefere que, como insetos não têm vagina mesmo, eu diga que o estupro é muito instrutivo?
Obrigado. E olha que nem estou me esforçando muito.
Mentira auto-evidente. Se todos começassem do meu nível, você não seria tão burro.
Que porcaria o vácuo na sua cabeça era antes de ser a porcaria que ele é agora?
Defender que o ser homem não tem livre arbítrio é defender que o homem não tem culpa ou responsabilidade nenhuma em seus atos .
Se não é me ensine porque, Fernando.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Do ponto de vista divino, é isso mesmo.
Não significa que devamos libertar todos os bandidos, porque não somos Deus e precisamos lidar da melhor maneira possível com nossas opções limitadas.
Não, não e não .
De qualquer ponto de vista, usando a mesma lógica e raciocínio, pois independente de se existir ou não um Deus que saiba o futuro, este só vai acontecer de uma forma,
ou seja 1=1 e pronto .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Não entendo como.
Se houver um Deus, ou ser, que conheça todo o futuro, e não possa estar errado, o futuro é fixo. Aí, nós só podemos seguir o roteiro.
Se não ouver qualquer deus, ou ser, onisciente em relação ao futuro, podemos fazer qualquer coisa sem violar regra alguma.
Se não, justifique. (risos)
Será possível que você não perceba que o que escrevi é auto explicativo amigo.
O futuro vai acontecer e de uma ÚNICA forma , usei o mesmo raciocínio que vocês usam ao defender que se Deus sabe não temos escolhas .Por analogia se já vai acontecer e será um evento imutável pois quando acontecer já aconteceu, então o livre arbítrio não existe .
Aponte você o erro da minha lógica e analogia onde 1=1 de qualquer forma e isso é imutável.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
O erro da sua lógica está aqui.
Se "será um evento imutável pois quando acontecer já aconteceu", você mesmo reconheceu que o futuro é fixo a partir do momento em que ele ocorre.
Até o milissegundo de ocorrência, haveria qualquer possibilidade.
Veja o seguinte:
Você sai de casa para comprar feijão.
A 100 metros há uma vendinha, em que o quilo custa R$ 8,00.
A 1000 metros, num supermercado, o quilo custa r$ 5,00.
Considerando uma entidade onisciente, ela sabe que você vai comprar em tal lugar. E você não pode fazer diferente.
Por quê?
É uma decorrência da existência de entidades oniscientes. Ela não precisa fazer qualquer esforço no sentido de direcionar sua escolha. Assim como a água não faz qualquer esforço para molhar: ela simplesmente molha.
Não havendo entidades oniscientes em relação ao futuro, ninguém sabe onde você comprará, até que você decida.
Lembrando que a onisciência é absurda mesmo.
A questão ai é que ele não faz nada a respeito como você disse, como ele não faz nada a escolha e responsabilidade é de quem faz e quem escolhe fazer ou não somos nós.
Não acho nenhum absurdo.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Definimos características que não podemos entender nem provar que existem.
Eu não entendi o que isso quer dizer.
Tudo bem. Ele nada faz para limitar suas escolhas, mas você só pode escolher uma coisa: aquela que ele sabe.
Então que diferença faz ele interferir diretamente ou não?
O resultado é o mesmo: a onisciência limita, na verdade impede, suas escolhas.
Sem onisciência você faria o que quisesse.
Com ela você ainda acha que faz o que quer, mas só faz o que o ser onisciente sabia.
Concordo! Onisciência e livre arbítrio são mutualmente excludentes: se um existe o outro não pode existir.
Ou um ou outro. Quando se define um, se exclui o outro.
Então mãe é onisciente, é tão fácil prever as escolhas e inclusive os sentimentos envolvidos nas escolhas dos filhos, rs
Entendeu agora o 1 = 1 ?
Ou seja o resultado final ser único é que sustenta a sua lógica de que não é escolha .
Ora Deus sabendo ou não 1=1 disso não tem como escapar .
Deus não se meteu na sua decisão, logo o 1 = 1 foi você quem decidiu.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Não, excelente foi o exemplo onde um deus cria um universo e o outro sabe o que ele vai criar , procure por ai.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Estou usando uma lógica simples e você o mesmo usando a lógica de outra forma assim chegamos a conclusões diferentes .
Você não está certo Fernando, só tem uma opinião e só isso, o mesmo eu.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Encontrei uma informação relevante: "Se Deus é onisciente, não adianta trancar a porta do banheiro" (Alfred E. Neumann, editor da revista MAD).
D. Sal, nunca mais escreva aqui depois de uns copos: você fica parecendo o criaturo.
As mães podem fazer previsões. Se a mãe for muito observadora e o filho muito estável, podem ser previsões muito boas.
Mas ela jamais saberá com certeza. Sobretudo considerando que ela não controla eventos externos.
A mãe tem certeza de que no momento X o filho e a namorada estarão no motel.
E estariam mesmo, só que no caminho sofreram um acidente e não chegaram lá.
Ué, cadê a onisciência se ela não sabe do acidente? Se ela fosse deusa, onisciente, teria de saber.
Certo, estamos avançando.
Só que eu digo que o resultado final não varia se existir um ser onisciente.
Se não existir, o resultado pode ser qualquer um.
Você está dizendo que, com ou sem onisciência, só há um resultado possível. Por quê?
hahaha, foi só uma piada
Porque só pode haver um resultado ou seja, mesmo que nem Deus saiba 1 = 1 .
O que é decisivo nesta questão é quem toma a decisão e não quem já sabe que decisão será tomada .
Um fdp qualquer estupra uma criança , Deus já sabe mas a culpa e a escolha é do fdp.
Você pode culpar Deus de omissão , aí eu não discuto , agora dizer que a decisão de
fazer não foi do estuprador, não concordo, foi dele sim .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
De qualquer forma, graças aos Deuses!
Puxa, cara, agora você já tá criaturando. Assim eu não brinco.
Eu pergunto por que só pode haver um resultado e você responde que é "Porque só pode haver um resultado"?
De novo.
Inseto: se houver qualquer ser onisciente, nosso futuro está determinado pois só podemos fazer as escolhas e vivenciar as situações que o tal ser já sabe.
Emmcri: Ainda que não exista qualquer ser onisciente, nosso futuro está determinado porque?
Ele foi claro, a resposta é facinha, rs