Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
mas , na verdade tô sentindo falta é da sua sanidade,ja faz um bom tempo que não a vejo por aqui, por onde sera que ela anda e o pior de tudo que voce nem percebeu que ela te abandonou , oh dó!
sem nenhuma consciência sem existências
Eu sei que você me ama, porque tem agora me replicado e está sentido porque tenho te rejeitado, mas eu sei o que é o amor: uma marca de paçoca.
Sente falta de mim, não negas. Acho que seu Gineceu tá precisando de um Androceu. Criaturo, o vibrador bivolt Philips não tem dado conta?:
― Winston Churchill
É isso...
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Ele some por que você olha pra ele com cara de banho. Cachorros são ótimos nisso.
O meu é mestre em ilusionismo e telepata. Ele parece que le meus pensamentos quando quero dar banho nele. E quando eu pego as coisas do banho ele desaparece debaixo da cama ou me ilude atras das cortinas ou da mesa.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
A telepatia é resultado da cara de banho. Mesmo antes de pegar as coisas, você olha com cara de banho e ele já sabe o que virá.
O ilusionismo vai pra conta da evolução do cachorro. Mais um pouco e ele vem como Criaturo.
hahahaha pode crer!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Comportamento pode ser geneticamente herdado? Ou é fruto do meio e pode ser aprendido? Eu pergunto, porque muitos filhos de pais alcoólatras tendem a beber; se o pai é agressivo e espanca a mão, tendem a espancar as esposas. Será fruto do ambiente ruim ou pode ter algum fator genético envolvido? Se os genes determinam o sexo, tamanho, cor dos olhos, pele e cabelos, tendência maior ou menor ao câncer, será que determinam o comportamento: expansivo, tímido, agressivo, calmo, otimista ou pessimista? Por que, se for, então o livre arbítrio está mesmo morto e enterrado: até mesmo a ilusão que chamamos de alma, psiquê ou personalidade, seria determinado PELOS NOSSOS GENES. Como ninguém escolhe, antes de nascer, quais genes vai herdar, então as "opções de escolha" dadas pelo livre arbitrio ficam ainda menores...
Supondo que uma pessoa seja má por herança genética, mas decida andar na linha para não ser punida, não seria livre arbítrio?
Aqui está o texto que alimentou minhas duvidas:
A diferença entre comportamento sociocultural e o comportamento biosocial herdado
O ser humano é essencialmente resultado de suas relações sociais, pois os fatores que determinam a sua personalidade e sua mentalidade são produzidos no meio social através de um longo processo histórico de evolução biológica e cultural, isto é, a formação de suas propriedades mentais não depende única e exclusivamente do desenvolvimento psicofisiológico do cérebro. Consequentemente o homem é uma animal essencialmente social característica essa que ele divide com algumas outras espécies animais.
Porém, ao compararmos o homem com os outros animais, veremos que existem dois tipos de comportamentos sociais. Um que o homem compartilha com os outros animais que é o comportamento biosocial e outro que é próprio do ser humano que é o comportamento sociocultural.
O comportamento biosocial é aquele comportamento geneticamente herdado, comportamento este que é transmitido e condicionado pela hereditariedade biológica. São exemplos de comportamento biosocial: comer, beber, dormir, descansar, impulsos agressivos, todos estes são elencados na lista de comportamentos biosocial herdado por serem atos de base psicofisiológica que tem mais haver com a genética do que com a cultura. As outras espécies animais também possuem esse comportamento biosocial herdado.
O comportamento sociocultural possibilitou ao homem depender muito mais do aprendizado do que agir através de modos geneticamente resolvidos. A cultura passou a determinar o comportamento do homem. Este tipo de comportamento é transmitido pela endoculturação e variável de acordo com a época e a sociedade.
Através deste comportamento a história da sociedade humana pode até ser confundida coma a história da cultura, pois a partir deste ponto os homens passaram a não agir mais de modo exclusivamente biológico como os outros animais, mas passaram a fabricar instrumentos, a simbolizar e a instituir princípios sociais de convívio.
Através da cultura a ação humana foi além do biológico sendo norteado por padrões de comportamento que não se originam diretamente de um imperativo orgânico, ou seja, o comportamento humano passou a ser um comportamento superorgânico.
Por Anderson Carvalho
Concordo lepiso74, que aquele que tem alcoólatras na família, através de força de vontade IMENSA, resiste à compulsão de beber, está exercendo sim um livre arbítrio. Eu não tinha considerado esta possibilidade.
sinceramente! Eu acho que o seu comentário não passou de uma grande cachorrada.
Outro experimento mental:
Digamos que alguém desenvolva subitamente o poder da onisciência neste instante.
Ele saberá de tudo aquilo que vai acontecer a partir de agora, ele antes não sabia e as coisas aconteceram independente dele.
Isso por acaso quer dizer que por ele saber agora, as coisas que acontecerão daqui pra diante serão determinadas por ele?
Isso implica que antes de hoje havia o livre arbítrio e depois de hoje não há mais por conta da onisciência súbita do nosso amigo?
Como é isso?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
hahaha, bingo !!!
Tem razão em chama-lo de mestre,mais que cachorrada heim ?
seu estraga prazeres!
uma eterna onisciência contradiz o livre arbitrio ?
digamos que saber todas possibilidades de escolhas não seria determinar uma escolha
Cachorrada em todo lugar!!!!
Acho que sim! Se a gente admitir que livre arbítrio e onisciência são opostos e autoexcludentes, quando um existe o outro não pode existir.
Veja bem. Suponhamos que só haja você e eu num mundo bem limitado. Se eu ficar lhe observando em tempo real, remotamente e sem você saber, isso determinaria suas ações?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Entendi. Não, não limitaria, pois seria o OPOSTO de um "reality show" da vida. Isto já ocorre, no caso de pais que deixam filhos com a babá e põem câmeras escondidas, depois flagram a babá baendo na criança. A presença de um observador consciente, desta forma, NÃO interfere com o livre arbítrio.
Mas, se você voltasse no tempo, digamos para o início de 2002, e explicasse pro José Serra que ele iria perder as eleições presidenciais, e voltasse para 2013 para observar o resultado, o que aconteceria? Serra poderia trocar o vice, poderia mexer na base aliada, poderia fazer qualquer coisa e ainda assim, perderia - pois o PSDB foi para a campanha profundamente dividido (São Paulo e Minas Gerais não se entenderam). Desta forma, o José Serra acreditaria estar agindo de livre vontade, mas você, que seria onisciente em relação às eleições, já saberia de antemão que ele iria perder. E agora? Vale mais a sua "onisciência" sobre o resultado eleitoral ou o "livre arbítrio" do José Serra.
Hora de qualquer forma o futuro é = 1 havendo onisciência ou não . Só pode e só vai acontecer um futuro .
Seguindo esta lógica não há livre arbítrio nunca.O futuro está "escrito nas estrelas".
É claro que é lógico mas daí a ser certo são outros 500.
O fato é que a onisciência não interfere nas decisões .
Outro fato é que sempre haverão argumentações e contra argumentações .
No final podemos no máximo ter uma crença a respeito .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Não determinaria, mas é irrelevante. Oniobservância nada tem a ver com onisciência. Menos ainda com onisciência em relação ao futuro.
O que você propôs seria uma espécie de onisciência em relação ao presente. Essa é compatível com o livre arbítrio.
Não. Implica que até hoje não sabíamos se livre arbítrio existe e, daqui por diante, passaríamos a saber que não existe.
Lembrando que a onisciência súbita do nosso amigo tem de ser aquela em relação ao futuro. Oniobservância não muda nada.
É uma questão de definição, não de quando começa. Um ser onisciente sabe tudo que você fará e você não pode fazer nada diferente do que ele sabia. O Fernando já bem lembrou do gigo.
Eu juro que não consigo entender por que você acha que o futuro está escrito nas estrelas.
Um exemplo bem concreto. Eu tô tentando parar de fumar.
Eu tô com vontade, mas não comprei cigarro. Eu posso comprar a noite. Ou posso agüentar firme.
Então. Se ninguém é onisciente, onde está determinado se eu vou comprar ou não? Por quê?
Não entendo como você chega ao raciocínio de que, mesmo sem onisciência, minha decisão está determinada.
Não é nem pra me convencer, eu só queria mesmo entender. (risos)
Ou seja, por que está escrito? Quem escreveu? Se alguém puder ajudar aí o garoto eu agradeço. Parece uma daquelas coisas muito certas ou muito erradas...
Só vai acontecer uma coisa , ou você vai comprar ou não vai comprar.
Repito porque o futuro = 1 e não pode ser outro, segundo a sua lógica .
Porque pela lógica que você usa que por haver onisciência o futuro não pode ser outro, como se o ser onisciente determinasse isso , quando na verdade ele só sabe .
Tenho 51 e acho que o garoto é você , mas obrigado , como falei podemos no máximo crer .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Há um detalhe aqui que é crucial e evidencia de forma inequívoca que o ato de observar e tomar ciência de um evento praticado por um agente NÃO determina a ação dele.