Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O que o universo tem ou não tem não depende de nossas abstrações.
Isso mesmo...tudo que eu queria era a Ellen Roche.....
Esse modelo copiado de "deus do espiritismo" que você prega não cola....se ele é o criador, porque precisa de criaturas para criar, já que esse é o trabalho dele ?
E esse papo de continuar trabalhando no "além vida" é puro "André Luis", você leu a coleção nosso lar inteira (eu já fiz essa burrada....) e criou um monte de maluquice em cima disso.
Eu preferia que você viesse com a hipótese dos "deuses astronautas" e discutisse crop-circles e coisas do gênero, seria muito mais genuíno que esse monte de "tem que haver" (como disse a Cameron) que você tá pregando.
Tudo que eu vi você falar até agora é "espiritismo a lá criaturo"....que tal mostrar-nos algo original ?
Prove que "tem que haver".
primeiro voce insistiu para que eu colocasse as premissas de Perfeição e Imperfeição, eu o fiz mas ainda estou esperando por sua refutação ....
Tanto cedeu que nos supriu ao ponto de criar e nos mater confortavelmente até os dias atuais.
Alem do que como dizem a experança é a ultima que morre pelo menos para os teistas....he...he...he..he
sem nenhuma consciência sem existências
R: Deus criou a imperfeição e o sofrimento , e o fez com conhecimento de causa em um proposito inteligente.
É aí que a coisa começa a ficar confusa. Nós não podemos atribuir NADA a Deus. Podemos, com muita dificuldade, perceber algum atributo divino e, mesmo assim, com grandes chances de estar errado.
Gosto do "teoricamente". Não perca isso de vista.
Essa é uma parte de sua argumentação que eu acho interessante. Pelo menos foge ao lugar comum do “mérito”. Mas não encerre a questão ainda. Um teoria interessante não é, necessariamente, uma verdade.
Eu apenas constatei que o sentimento de realização pessoal que eu experimento, sempre que faço uma boa ação, funciona como uma espécie de recompensa, e isso desvirtua o ato.
Foi o que eu chamei de dualidade, em outra postagem. Compreender isso não retira o caráter cruel desse jogo. Eu quero entender as regras, e não me conformar com elas.
Não, Criaturo, para existir um Deus, Ele não tem que ser justo. Nós esperamos que seja.
Deus e o acaso não são incompatíveis. Basta que Ele não se importe com o que acontece e o acaso terá seu lugar. Se existe um propósito divino em tudo isso, eu quero descobrir. É o que tenho tentado há muito tempo. Mas atenção a esse "temos que tentar enxergar uma justiça". Você busca a verdade, ou você a idealiza?
Eu espero, sinceramente, que exista um grande propósito do Bem comum e universal. Mas não TEM QUE HAVER. Nós já falamos sobre isso. Trata-se de uma necessidade sua, sem o poder de alterar a realidade. E quanto à ignorância do ateu, ela é igual à do teísta. Nós não sabemos nada sobre Deus. (Acreditar que sabemos é e continuará a ser apenas uma crença).
Embora estejamos em lados opostos (sou teísta), concordo totalmente com esse argumento. Principalmente quando você diz que a realidade não cede as nossas necessidades. Isso é brilhante.
R: Voce só consegue ver"o prazer' por conhecer "o sofrimento"! Então ? Onde esta a injustiça ?
50% para cada lado é a justiça da balança .
Eu nunca tive medo de errar tentando aprender. Quando eu disse que não podemos atribuir nada a Deus, não tem nada a ver com o erro e, sim, com a impossibilidade de o fazer. Nem precisamos ir tão longe e falar em Deus. Tudo o que existe ao nosso redor possui atributos e esses atributos não foram dados por nós, foram percebidos.
Eu não estou me reprimindo. Pelo contrário: eu só posso melhorar algo em mim se reconhecer que precisa ser melhorado.
Não, isso foi você quem disse. Eu apenas concordei, ou constatei, que a dualidade faz parte do nosso mundo sem, no entanto, dar a questão por encerrada.
Percebe? Você estabelece condições para que Deus exista. "Se Ele existe, TEM que ser desse jeito". Não, não tem. Deus pode ser tudo o que imaginamos que Ele seja, e pode ser totalmente oposto. Por que a existência de Deus está sujeita aos seus ideiais?
Essa necessidade eu também tenho. Sempre a defendi neste fórum. Mas descobrir é diferente de idealizar.
Comportamento padrão do criaturo : insultar as pessoas quando acuado...
Nada como conversar com um "ser espiritualizado"
Você me chama de burro mas não responde as perguntas do Fernando Silva...
Vou refrescar a última : "Prove que "tem que haver"." porque a penúltima dele você também ignorou...
Você fala de deus como se o conhecesse de perto, faça um favor a todos nós e PROVE DE FORMA OBJETIVA E NÂO SUBJETIVA tudo o que você afirma.
Desta forma você ganha a discussão e fecha o fórum que não vai mais ter razão de ser...
O minimo que esperamos de um criador é que ele tenha uma razão de ser, caso contrario seria existir sem razão.
Bem, nós estamos andando em círculos. Sua resposta apenas confirma o que eu disse, embora lhe pareça uma refutação. O que nós esperamos ou deixamos de esperar do Criador, não importa. Nossa ânsia por existir uma razão nunca terá o poder de alterar a realidade. Se sua ânsia por justiça não for satisfeita, o mundo continuará a ser o que é. Nada vai mudar apenas porque nós acreditamos muito em uma idéia. Eu já disse isso aos ateus e não pode ser diferente para os teístas. A verdade é a mesma para todos. Se Deus existir, toda a inteligente argumentação dos ateus não poderá mudar esse fato, se Deus for mau e injusto, toda a crença de todos os religiosos do planeta não O tornarão bom e justo. Não importa no que acreditamos, não importam nossos anseios de justiça, a Verdade existe apesar e além de tudo isso. Perdoe-me a franqueza, mas você não está buscando respostas, você as está construindo.
Existe um ponto onde nós dois concordamos: a mente humana não é capaz de compreender Deus. Então, sendo assim, tudo o que idealizamos como bom e justo é, tão somente, uma característica nossa, dentro da nossa capacidade de compreender e conceber o que existe. Se Deus está fora do nosso alcance, por que Ele teria que “caber” nos conceitos que idealizamos? É contraditório.
Essa resposta não foi para mim, mas vou me intrometer um pouco.
Tudo bem, você tem todo o direito de desejar, idealizar, acreditar no que quiser. Mas não trate isso como verdade. Apresente como uma teoria, uma possibilidade, nunca uma verdade a ser refutada.
Existe uma grande diferença entre ofensa e humor..... e porque novamente esse fetiche em falar "falta de fé"....
Quer fé entre na porra de um fórum de crente cacete, aí vão dizer coisas iluminadas como "a xuxa fez pacto com o diabo", e demais coisas de "gente de fé"...
Em NENHUM momento eu afirmei nada.....VOCÊ entrou aqui dizendo ser o fodão e dono da verdade.
O ônus é todo seu.
disse:se Deus for mau e injusto, toda a crença de todos os religiosos do planeta não O tornarão bom e justo.
R: acreditar nisto é querer construir um deus na imagem e semelhança do homem.
É nisto que voce acredita a possibilidade de um deus imperfeito mal e injusto ?
Eu chamo isto de ingratidão teista, talvez a opção da falta de razão ateista seja mais "otimista" ..he...he...he!
Perdoe-me a franqueza, mas você não está buscando respostas, você as está construindo.
R: não tenho o que te perdoar só agradecer, sua sinceridade pode estar colaborando com a educação do meu ego.
na verdade eu vejo , ouço , observo e reflito dai tiro minhas próprias conclusões, até que alguem ou alguma coisa me mostre um equivoco, assim revejo meus conceitos e continuo em frente.
Existem tradicionais crentes que acreditam que todas as respostas estão na biblia e ateus que elegeram a sua própria ciência como deusa, descartando a possibilidade de uma razão inteligente externa a sua vontade, acreditam em uma razão com tanto que ela seja burra como afirmou o profeta ateu Dawkins..he..he...he!
Eu não acredito nisso. Eu não acredito em quase nada. E também não poderia, por respeito a esse princípio, acreditar em um Deus bonzinho. Eu busco respostas e procuro não projetar nelas minhas necessidades. É possível que Deus seja bom, é possível que não seja. Um dia eu irei descobrir e, enquanto não descobrir, não vou pintar Deus com as cores que mais me agradam, pois, aí sim, eu estaria criando Deus à minha imagem e semelhança.
Um exemplo: você sempre cita passagens bíblicas, e a bíblia está cheia de atrocidades. Essas atrocidades representam a palavra de Deus? Se sim, Ele não é tão bom quanto você imagina; se não, então por que as passagens boas são atribuídas a Ele? Se você escolhe, em um livro sagrado, as partes que interessam na formação de um conceito Deus, então você está “montado” Deus de acordo com seus valores e seus interesses. Eu não sei se Deus é mau, bom, justo ou injusto. Eu sei que devo procurar a verdade, mesmo que ela me desagrade.
Eu não acredito em quase nada.
R: os ateus acreditam que em breve estarão fazendo parte da falta de razão ou seja farão parte do nada , pois para quem não possui mais uma consciência o nada realmente passa a existir.
É possível que Deus seja bom, é possível que não seja.
R: Voce disse que existem atributos perceptiveis, então o que eles te dizem a respeito do seu Criador ?
Voce acredita na possibilidade da existencia de um Deus,porem não consegue aceitar nem entender as suas obras, isto revela um pessimismo ateu de uma vida não satisfeita.
Eu sou um admirador da sabedoria cristã, em muitas questões ela responde com maestria , por isso não resisto a esta "emoção" teista e sempre acabo encaixando-as em alguns argumentos como agora:
Voce acredita que Deus não atende as necessidades Jesus ensinou ao contrario veja:
"o sabado foi criado por causa do homem e não o contrario."
" O bom homem tira boas coisas do tesouro, o mal só tira coisas ruins" no caso a biblia é este tesouro.
Se eu não possuisse dircernimento seria um crente tipo ovelha radical biblico ou então um ateu incapaz de saber reconhecer vitudes biblicas divergentes das suas orgulhosas razões, me encontro na comoda posição do meio termo.
se te interessar acompanhe no meu blog um longo debate que tive com um crente radical biblico, voce pensará que eu sou um ateu convicto biblico: ou então apenas leia este rapido comentario http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2011/05/05/a-biblia-como-ela-e-parte-lll/#comment-187 onde eu deprecio as atrocidades do deus biblico.
Sempre coloco minha ideias como filosófica e teóricas caso contrario seria um convicto arrogante, contudo pra rever conheceitos é justo esperar por refutações racionais.
Comprender totalmente não, mas em partes sim!
os nossos conceitos quando embasados por uma razão coerente com a perfeição, podem nos aproximar de Deus, alcança-lo jamais.
pode acreditar que ate agora eu não quis te ofender apenas irrita-lo um pouquinho com algumas piadinhas provocativas, mas se em algum momento eu eu realmente desejar ofender voce perceberá na hora a diferença entre brincar e falar sério ou as duas coisas juntas, ja que até quando estou irritado não perco o meu humor.
Mas como eu disse alegar ignorancia não é sinal de sabedoria , principalmente se for verdade.
Então não continue sendo um ateu taõ "modesto", se tiver alguma coisa para afirmar fique a vontade, afinal todos estão aqui para discutir idéias.
Sim, e eu disse, também, que podemos errar. Mas, respondendo sua pergunta, eu acredito que Deus seja bom, mesmo que a vida humana seja uma porcaria. Essa crença se baseia em “intuições” ainda não comprovadas e, enquanto não comprová-las, tudo permanecerá no terreno das especulações. Se Deus for realmente bom, isso é algo que eu vou descobrir, e nunca será uma projeção de minhas necessidades. E também não vou me surpreender se descobrir o contrário. Quem busca respostas não deve ceder à expectativas.
Minha vida é ótima. Não tem nada a ver com isso. Seria muito egoísmo fazer um juízo baseado em referências pessoais. Por melhor que seja a minha vida, ainda existem dor e sofrimento no mundo suficientes para me incomodar. Minha aceitação acontecerá no dia em que eu compreender, e não porque está escrito em meu “DNA espiritual” que eu devo aceitar.
“Aquele que escuta a Verdade, tem o mesmo valor de quem a enuncia” (Gibran). Você sempre irá encontrar respostas na sabedoria cristã, tanto quanto irá encontrá-las em outras fontes de conhecimento. Mas, como bem o disse Gibran, essas respostas sempre terão o valor exato do que já está formado em sua mente. Você vê essas respostas quando está pronto para elas, e não o contrário. Isso nos mostra a desconfortável possibilidade de que nossas descobertas sejam transitórias e relativas.
Eu não sei o que significa esse ensinamento. E mesmo que eu o compreendesse, não saberia se Jesus realmente o ensinou. Isso é algo que está escrito na Bíblia, não necessariamente uma verdade. Você pode continuar citando a Bíblia, se quiser, mas posso adiantar que, para mim, não terá nenhum valor. Cite o Corão, o Gita e dará no mesmo.
Por que? Se você tivesse nascido sob a cultura muçulmana, estaria dizendo que o Corão é o tesouro. Eu não entendo isso. Como uma cultura pode determinar o que é ou deixa de ser a palavra de Deus? Eu vejo muita coisa ruim na Bíblia e isso não faz de mim um homem mal. Quem só enxerga o lado bom dos livros sagrados, qualquer que seja esse livro, é alguém que está sempre às voltas com contextos, para que toda a parte ruim seja satisfatoriamente explicada.
Eu estou tendo um diálogo parecido com este com o Mig, a respeito do Alcorão. A atitude de quem defende sempre segue um padrão. Quando o livro diz algo bom, devemos ler aquilo “literalmente”, quando não é tão bom assim, bem, é preciso entender o contexto.
Ou é, ou não é. Se nós estamos sempre precisando resgatar a credibilidade de textos sagrados, de acordo com nossas conveniências, então esses textos são tudo, menos sagrados. Portanto, repito, referências bíblicas nunca me dirão coisa alguma.