Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
o instinto de sobrevivencia aliados ao medo da morte, evita desistencias prematuras.
sem nenhuma consciência sem existências
Mas você não disse que as pessoas se agarram à vida porque ela é boa?
Eu compreendo o papel da adversidade e do sofrimento no aprendizado. Esse é o processo que eu questiono. Compreender um funcionamento não implica concordar com ele, a não ser que essa compreensão me leve mais além e eu possa alcançar o porquê disso tudo.
É, eu também acho que não. Em uma conversa com o Mig, concordamos que talvez o mundo não funcione sem o Bem e o Mal. Essas duas faces de uma mesma moeda são a garantiam de que possamos existir. Eu, vez em quando, estabeleço metas quase inatingíveis e passo uma eternidade tentando conquistá-las. Mas são projetos individuais, que em nada afetariam a coletividade.
Ficar cego ou aleijado me traria uma enorme experiência, mas eu não estou disposto a pagar o preço.
Cada um deve ter o direito de escolher seus desafios e não sofrer arbitrariamente nas mãos de uma entidade invisível e incompreensível. Além do que, por ela ser incompreensível, é absurdo que alguém deduza que tudo o que ela nos faz é pelo nosso bem e devemos ficar felizes.
Mais aburdo é alguém inventar um deus e seus propósitos para explicar por que o mundo é esta bosta.
Eu não diria arbitrariamente. Não ainda. Descartar a possibilidade, eu não vou, mas ainda não aposto nela.
Uma lei cujo propósito você não entenda é arbitrária até prova em contrário.
Ainda mais quando ela vem de uma entidade que você não sabe se existe.
Entendo. Faz sentido a partir da sua perspectiva. Eu, como teísta, tenho uma perspectiva um pouquinho diferente.
Ainda tento entender qual a necessidade de se defender tão apaixonadamente textos escancaradamente obsoletos.
Mas... de qual defesa apaixonada você está falando?
Digamos que o sofrimento seja o responsavel pela existencia do prazer e que a existencia de ambos só é possivel atrelados ?
ao eliminarmos um o outro deixara tambem de existir, mesmo assim voce abriria mão dos prazeres para poder eliminar os sofrimentos ?
Voce deseja a perfeição de Deus ?
Primeiro definam o que consideram como " o Bem " e o "mal", A criação deles veio da mesma fonte , mas torna-se muito relativos conforme o nivel de entendimento pessoal.
A biblia é um remedio que pode curar ou matar dependendo do uso e da dose, mas considerar a moral cristã obsoleta não é sinal de sabedoria, mas pratica-la é.
De fato existem os que são levado a loucura pelo fanatismo religioso, mas tambem é verdade que as religiões ja melhoram a moralidade de muitas pessoas até salvando algumas da morte.
É o orgulho que não te permite admitir as virtudes divergente da sua razão radical, na esperança de não diminui-la.
O Bem e o Mal não estão apenas sujeitos ao entendimento pessoal. São conceitos que sofrem grandes alterações com a passagem do tempo, com a evolução cultural de um povo, sob a influência de princípios religiosos, etc. Temos alguns tópicos, no antigo RV, tratando do tema. Minhas humildes colaborações estão lá.
Neste tópico, acho desnecessário nos aventurarmos em definições como essa. Dentro dos conceitos vigentes de Bem e Mal, mesmo que efêmeros, podemos avaliar se realmente são fundamentais ao funcionamento deste nosso mundinho.
Tem certeza de que você não é o Erivelton? O jeito de se esquivar é o mesmo.
Discussão estéril, já que não temos como conceber "Deus" ou "perfeição".
E você defina o que é "Deus" e "perfeição".
"Moral cristã" é um conceito muito vago e depende da interpretação e das conveniências de cada um.
Muito mais vago que os conceitos de Bem e Mal.
Tem como atributos: suprir todas as necessidades assim é perfeito.
Perfeição= inexistencia de necessidades
Deus é o representante do Único Bem Perfeito, .logo torna-se o padrão de comparação para podermos definir o que vem a ser o "mal", ou seja tudo que não for Deus é mal, ou se preferirem tudo o que for "diferente" da perfeição Deus é "mal".
è por esse motivo que eu afirmo que Deus é o criador de todas as coisas diferentes dele ou seja do "mal" ou melhor dizendo diferente da perfeição dele.
contudo ser diferente da perfeição Deus, não é motivo de revolta ou de alguma injustiça, pelo contrario, ser diferente da perfeição Deus, é o que nos possibilita existirmos com uma personalidade alma própria, pedir pela perfeição divina é querer se igualar a Deus, se todos fossem identicos a Personalidade perfeita de Deus, não existiram mais criaturas , apenas um unico criador, voltando ao mesmo principo antes da criação, ou seja o todo era um unico Deus Criador.
Mas esta filosofia idealizando a perfeição divina é contraria a criação divina pois aperfeiçoando-as , passariam a serem Deus, anulando suas personalidades, embora que imperfeitas lhe são "próprias" e possibiltam suas existencias.