Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Refutei (e você ignorou) dizendo que eles apresentam um monte de números espantosamente grandes, mas que, apesar de grandes, não implicam em impossibilidade. Mostrei que as combinações de cartas de um baralho também geram números espantosamente grandes. E também que esses números não significam nada porque esses caras não estão analisando um determinado fenômeno e sim o conceito de 'surgimento da vida', já que ainda não sabemos como a vida surgiu para podermos, só então, calcular as probabilidades de que isto pudesse acontecer.
Lembra da história do tabuleiro de xadrez e dos grãos de trigo? Pois é, ele também gera números absurdos.
Um deles, que você diz que é ateu, afirma que o surgimento espontâneo da vida é impossível. E eu perguntei: "Se é impossível, qual a teoria dele, se ele é ateu?"
O que eu sei muito bem é que é inútil discutir com alguém que se agarra à Bíblia quando lhe convém e a rejeita quando atrapalha. E que inventa deuses bizarros conforme sua conveniência.
Explique o porquê desse medo. A maioria de nós já teve uma religião e a descartou. Nós já fomos capazes de mudar de ideia diante de argumentos racionais.
Responderei a isto depois que você me mostrar onde é que eu fiz tal afirmação.
Apenas uma opinião. E continuamos sem evidências do tal criador.
Não, não correto. A ciência ainda não sabe como a vida surgiu. Quem tem certeza das coisas são os religiosos.
E, mesmo se um dia ele se revelar, pode ser que nós não achemos que ele é bom e justo.
Entretanto, por ora, o melhor a fazer é ignorá-lo e seguir os nosso próprios conceitos de moral e ética.
Afinal, qualquer coisa que a gente faça pode estar certa ou errada do ponto de vista dele, seja lá qual for.
Verdade. O universo parece ser resultado do acaso, cheio de imperfeições e violência, com a vida devorando a vida ou desaparecendo durante extinções em massa, planetas sendo destruídos por colisões, estrelas explodindo etc., além de se mostrar completamente indiferente. Se há alguma inteligência por trás dele, deve ser muito cruel e pervertida. Ou então seus propósitos estão fora de nossa compreensão, o que, no fim das contas, dá no mesmo.
E o mais importante, nessa questão, já foi abordado à exaustão pelo Sybok: Se a complexidade da vida implica a existência de um Criador, resta óbvio que o Criador é infinitamente mais complexo do que sua criatura. Então, quem O criou?
Uma busca rápida no google (imagens) levantaria uma séria dúvida sobre o que Deus faria ou deixaria de fazer por seus filhos.
Se somos suas criaturas, Ele, o Criador, é o maior (senão único) responsável por nossas ações. Por que então Ele deveria nos julgar? Será que a Honda colocaria o ASIMO no banco dos réus se ele fizesse uma besteira?
Por enquanto, fico com essa hipótese.
O número 1 seguido por 40.000 zeros é uma cifra tão formidável que não me parece crível. Como esses cientistas chegaram a número tão extraordinário? Perdoem-me a ousadia, mas acredito que a mente humana não é sequer capaz de compreender tal grandeza. Talvez – posso estar errado – seja não mais que uma tentativa de conquistar credibilidade a partir de teorias extravagantes, que não comportam questionamentos.
Vamos começar por partes:
O supra citado propôs ou provou? São coisas completamente diferentes.
É impressão minha ou está havendo uma confusão entre Teoria da Evolução e Origem da vida?
Essa confusão é muito comum entre os criacionistas. Pergunto: Você sabe qual é a diferença entre um e outro?
Vida é um processo que ocorre em alguns sistemas organizados à partir de unidades mínimas, a complexidade da vida é inerente à complexidade desses sistemas que interagem entre sí formando sistemas ainda mais complexos por meio de ''cooperação''.
O elemento mínimo vivo (biopixel?) é obviamente o menos complexo e penso que não surgiu por acaso, e sim porque havia condições favoráveis em certo momento que propiciaram a configuração específica desse elemento, baseado em moléculas de carbono, aqui na terra.
Pode-se especular que deva haver elementos vivos em outros sistemas diferentes da terra que sejam baseados em outras moléculas. Por hora isso é irrelevante.
Nem sempre, pode haver sistemas inorgânicos muito mais complexos do que o sistema orgânico mais simples que conhecemos.
Nesse sentido sim, pense que o universo com toda a sua complexidade é majoritariamente inorgânico, no entanto ele deu condições ao surgimento de arranjos orgânicos, pelo menos aqui na terra. Acho que não foi por acaso e sim pelas condições existentes no planeta.
Não pode, um arranjo inorgânico do tipo Galaxy S3 não pode surgir pulando etapas evolutivas. As propriedades existentes no universo determinam como as coisas ocorrem, e cálculos de probabilidades devem levar em conta essas propriedades se quiserem ser realistas.
A possibilidade de surgir um celular sem passar pelas etapas evolutivas deve ser zero para esse universo.
Digamos que as propriedades da matéria só podem ''construir'' um Galaxy s3 por etapas sucessivas, desde a primeira molécula orgânica, culminando com arranjos orgânicos complexos o suficiente para poder manipular os materiais que culminaram com o artefato em questão.
Repito, cálculos de probabilidades devem levar em conta as propriedades do universo que determinam a forma que ele funciona.
Nesse universo, necessariamente a vida orgânica deve surgir antes do celular. O contrário é ilógico e contraria as leis da física.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Estou imensamente satisfeito com essa resposta.
Obrigado Márcio.
E o que concluímos foi:
Para o Ateu: é mais fácil o surgimento da Vida ao Acaso do que um celular ao Acaso.
Para o Teísta: é mais fácil o surgimento de um celular por acaso do que a vida ao Acaso.
...
Essa é lógica de vocês meus amigos, queiram ou não!
Uma ridícula máquina inorgânica é impossível de se criar ao acaso, enquanto a máquina Homem, ah... essa pode ter surgido tranquilamente.
Se isso não for o pensamento lógico e racional de vocês, fiquem à vontade para refutar!
E todo mundo aqui achou que isto era tão óbvio que não nos ocorreu explicar isto, mas o Márcio percebeu que esse era o seu entendimento (incorreto) da nossa posição.
Não têm problema, não vou comparar o celular com um ser vivo complexo... comparemos ele então com a mais mínima forma de vida de todo o nosso conhecimento.
continua o proposto,
Então qual seria a resposta?
Afirmo novamente: Esta é a principal diferença entre nós, veja o quanto é irracional comparar a mais ridícula forma de vida (que não importa o quanto o sybok esperneie dizendo que não podemos mensurar, pois é ÓBVIO que é um complexo imensamente superior ao complexo da estrura inorgânica de um celular) com um objeto inorgânico inanimado. para este é necessário o mínimo de inteligência para ser produzido. Repito o que falei anteriormente, que para haver complexidade é necessário inteligência - isso é lógico e racional.
Eu posso afirmar com certeza que a vida do menor ser vivo é muito mais difícil de ocorrer por acaso do que do acaso surgir um ojeto inanimado celular.
Sybok em nenhum momento do proposto citei DEUS ou qualquer outro "ser", por favor, se atenha ao proposto apenas e refute o proposto na NOSSA realidade física e biológica. O seu argumento ultrapassa o que foi proposto e é vazio, sem opinião nenhuma diante do proposto.
Eu acredito que necessite de inteligência para haver complexidade, mas o proposto não está levando em conta isto.
Outra coisa que é FATO: vc pode não saber calcular que tipo de improbabilidade existe no surgimento da mais ridícula bactéria ao acaso, mas não pode afirmar que esta não é uma estrutura imensamente superior ao objeto inanimado celular.
Errado, ele não concluiu como menos provável e sim: impossível.
Pela resposta do Márcio os dois são mais fáceis de surgir do acaso em um processo evolutivo, do que um celular em um processo evolutivo