Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Refutar a Teoria do Design Inteligente.

1252628303133

Comentários

• Dio, me responda o seguinte: Por que você adotou a crença judaica-cristã como a melhor explicação sobre as origens?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Criaturo. Se a bíblia não é confiável por todos os motivos exaustivamente explanados em diversas discussões, por que considera-la ao formular as hipóteses sobre as origens?
    Supondo que o universo é fruto direto de um sistema, por que não procurar diretamente nele (universo) os indícios irrefutáveis desse sistema?
    Não é o mais racional a fazer?
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    DioEkzistas disse:
    de forma alguma eh uma falacia, ou eh a maior Mentira que ja existiu ou Maior verdade!

Por que é a 'Maior' alguma coisa? Não pode ser apenas uma mentirinha?
    Não pode ser meio verdade (se Jesus existiu) e meio mentira (se Jesus foi um homem comum)?

Post edited by Fernando_Silva on
    DioEkzistas disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Que tipo de droga deram aos islamitas que se explodem em nome de Alá? Ou aos 'homens santos' da Índia, que passam a vida mendigando, esfarrapados, ou em cavernas, para 'evoluir espiritualmente'? Etc. etc.
    A religião é uma droga poderosa.

Impossivel comparar o islamismo com o valor historico do cristianismo, sendo que do mesmo jeito o Deus que acreditam eh o mesmo! e voce ficou sem saida nessa argumentacao.

1. Deuses que dizem coisas diferentes são deuses diferentes. O deus católico não é o mesmo deus que o dos calvinistas ou Testemunhas de Jeová.

2. O valor histórico influencia a veracidade de uma doutrina?

3. Apenas 1/3 da humanidade é cristã. Será que o cristianismo é relevante só porque é seguido pelo Ocidente?

• MarcioMarcio Membro
    A evolução moral da civilização humana é um indício de que nenhum ser externo(com atributos de um deus) se envolveu na construção dela.
    Um ser com absolutos morais que quisesse se envolver, teria feito de forma competente e agido com todos os povos de forma que teríamos indícios irrefutáveis da sua ação em qualquer civilização.
    Matar crianças e animais inocentes para conquistar ou fazer sacrifícios é errado não importa a era. Um bárbaro do passado talvez não soubesse disso, mas um deus com absolutos morais não só saberia, como também teria capacidade de impor sua moral absoluta de forma competente e menos traumática.
    O mito do dilúvio é totalmente contrário à concepção de um ser onipotente, bondoso e justo moralmente.
    À menos claro, se fossemos conjecturar a existência de um ser poderoso com intenções sádicas, psicopatas, imorais.
    Post edited by Marcio on
    Marcio disse: O mito do dilúvio é totalmente contrário à concepção de um ser onipotente, bondoso e justo moralmente.
    À menos claro, se fossemos conjecturar a existência de um ser poderoso com intenções sádicas, psicopatas, imorais.

O mito do dilúvio é copiado de mitos sumérios e babilônicos, com deuses muitos semelhantes em defeitos e qualidades aos humanos.
  • Marcio disse: Criaturo. Se a bíblia não é confiável por todos os motivos exaustivamente explanados em diversas discussões, por que considera-la ao formular as hipóteses sobre as origens?
    Supondo que o universo é fruto direto de um sistema, por que não procurar diretamente nele (universo) os indícios irrefutáveis desse sistema?
    Não é o mais racional a fazer?

Sou meio ateu do criacionismo biblico, mas não o descarto totalmente a moral da historia, por exemplo:
    a historia de de que adão e eva teriam sido expulsos do paraiso ao adquirirem o conhecimento retrata o fato comum do homem que ao adquirir muito conhecimento cientifico torna-se arrogante afastando-se da crença em Deus.
    apesar de ser meio ateu biblico, evitando de parecer um crente bitolado citando passagens a todo momento, não nego haver nela intuições divinas principalmente as cristãs as quais faço questão de citar em minhas colocações por caírem como uma luva para reforçar minhas idéias não muito convencionais.
    Assim não se esqueça que tambem a biblia faz parte deste universo e principalmente nós fazemos parte deste universo no sistema (Deus), Então por que não começarmos procura-lo dentro de nós mesmos. "Conhece a ti mesmo" "Porque o reino dos céus não vira com visivel aparência, por que ele esta dentro de vós.".
    Partindo do pre suposto que Deus é o todo ele podera ser encontrado em tudo desde o mais simples até o mais complexo.
    Tanto a filosofia , quanto a ciência devem ser usadas como ferramentas para o entendimento Deus.
    a Existencia do sol terrestre ja foi vista e interpretada, por diferentes epocas e culturas no entanto seria tolice afirmar que os segredos do sol atualmente ja foram totalmente desvendados digamos que conhecemos um modelo aceitavel convencionado aproximadamente do que seria de fato a realidade sol.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Marcio disse: Um bárbaro do passado talvez não soubesse disso, mas um deus com absolutos morais não só saberia, como também teria capacidade de impor sua moral absoluta de forma competente e menos traumática.

A maldade e o sofrimento humano não contrariam a lógica da existência de um Deus bom, nem apontam para um sadismo divino.
    A unica maneira de Deus ter mantido a imposição absoluta da sua Moral, seria não ter criado personalidades diferentes da sua consciência Majoritária, mas a nossa existência indica que imposição não é a vontade divina, antes o respeito as suas diferentes personalidades humanas.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: O mito do dilúvio é copiado de mitos sumérios e babilônicos, com deuses muitos semelhantes em defeitos e qualidades aos humanos.

Sim, o cristianismo parece uma colcha de retalhos. Pegou partes de vários outros mitos e estabeleceu uma ligação com o deus dos hebreus.
  • CRIATURO disse: A maldade e o sofrimento humano não contrariam a lógica da existência de um Deus bom, nem apontam para um sadismo divino.
    A unica maneira de Deus ter mantido a imposição absoluta da sua Moral, seria não ter criado personalidades diferentes da sua consciência Majoritária, mas a nossa existência indica que imposição não é a vontade divina, antes o respeito as suas diferentes personalidades humanas.

É, pode ser se a mente consciente for eterna e independente do suporte físico desconfigurável.
    Mas isso eu não sei se é possível. Por isso eu lhe disse certa vez que deveríamos entender o que seria inteligencia e consciência, e se tais processos poderiam ocorrer sem o suporte cerebral ou em outros suportes. Infelizmente até onde sei a mente parece ser mesmo apenas um processo que ocorre em sistemas nervosos biológicos, se tais sistemas se deterioram a mente se esvai.

• CRIATURO disse: Sou meio ateu do criacionismo biblico, mas não o descarto totalmente a moral da historia, por exemplo:
    a historia de de que adão e eva teriam sido expulsos do paraiso ao adquirirem o conhecimento retrata o fato comum do homem que ao adquirir muito conhecimento cientifico torna-se arrogante afastando-se da crença em Deus.
    apesar de ser meio ateu biblico, evitando de parecer um crente bitolado citando passagens a todo momento, não nego haver nela intuições divinas principalmente as cristãs as quais faço questão de citar em minhas colocações por caírem como uma luva para reforçar minhas idéias não muito convencionais.
    Assim não se esqueça que tambem a biblia faz parte deste universo e principalmente nós fazemos parte deste universo no sistema (Deus), Então por que não começarmos procura-lo dentro de nós mesmos. "Conhece a ti mesmo" "Porque o reino dos céus não vira com visivel aparência, por que ele esta dentro de vós.".
    Partindo do pre suposto que Deus é o todo ele podera ser encontrado em tudo desde o mais simples até o mais complexo.
    Tanto a filosofia , quanto a ciência devem ser usadas como ferramentas para o entendimento Deus.
    a Existencia do sol terrestre ja foi vista e interpretada, por diferentes epocas e culturas no entanto seria tolice afirmar que os segredos do sol atualmente ja foram totalmente desvendados digamos que conhecemos um modelo aceitavel convencionado aproximadamente do que seria de fato a realidade sol.

Você acha que no mito bíblico ha intuições humanas genuínas e válidas que poderiam desvendar o mistério.
    Eu já desconfio das intuições porque podem ter origem em processos alterados falhos da mente.
  • Marcio disse: Infelizmente até onde sei a mente parece ser mesmo apenas um processo que ocorre em sistemas nervosos biológicos, se tais sistemas se deterioram a mente se esvai.

existi alguns indícios da consciência permanecer quando o corpo se encontra em estado de quase morte, existem muitos relatos de pacientes que ao voltarem de cirurgias conseguem descrever todo o processo cirugico ao qual foi submetida com tal lucidez e riquezas de detalhes que a este fenômeno não mais cabe a simples imputação de ser apenas o efeito das drogas.
    Marcio disse: Você acha que no mito bíblico ha intuições humanas genuínas e válidas que poderiam desvendar o mistério.
    Eu já desconfio das intuições porque podem ter origem em processos alterados falhos da mente.

Vou ficar + chato ...he...he...he
    Apesar de não gostar de debater com argumentos emocionais biblicos, la vai:
    "abrirei minha boca e através de parábolas revelarei coisas que estão ocultas desde o começo do mundo"

Quando Jesus disse: "Eu e o Pai somos um, tudo que o pai faz eu faço tambem" e os que se "instruírem nessa verdade farão coisas maiores do que as que eu faço."

Traduzindo: "sois deuses" = Deus e o homem são uma unica coisa.

Isto para voce não seria uma grande revelação ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: existi alguns indícios da consciência permanecer quando o corpo se encontra em estado de quase morte, existem muitos relatos de pacientes que ao voltarem de cirurgias conseguem descrever todo o processo cirugico ao qual foi submetida com tal lucidez e riquezas de detalhes que a este fenômeno não mais cabe a simples imputação de ser apenas o efeito das drogas.

Tenho minhas dúvidas, ainda que pareça reconfortante a idéia.

CRIATURO disse: Vou ficar + chato ...he...he...he
    Apesar de não gostar de debater com argumentos emocionais biblicos, la vai:
    "abrirei minha boca e através de parábolas revelarei coisas que estão ocultas desde o começo do mundo"

Quando Jesus disse: "Eu e o Pai somos um, tudo que o pai faz eu faço tambem" e os que se "instruírem nessa verdade farão coisas maiores do que as que eu faço."

Traduzindo: "sois deuses" = Deus e o homem são uma unica coisa.

Você considera Jesus o que? Um ser divino diretamente ligado à deus? Ou apenas um ser humano comum com intuições fantásticas?
    CRIATURO disse: Isto para voce não seria uma grande revelação ?

Talvez, mas a condenação ao inferno parece um tapa na cara de quem é deus e apenas não crê nisso.
  • DioEkzistas disse: Nossa, sabe tanto de história mas não sabe que os supostos cristãos a que se refere mataram também uma enormidade de cristãos verdadeiros, estes por que não se venderam ao poder de roma!
    Claaaro....
    Só esqueceu de um pequeno detalhe, a igreja protestante também teve inquisição e foi uma das mais violentas. Nâo adianta, cristãos são piores que os romanos mais bárbaros, estes pelo menos não tinham vontade de queimar pessoas.
  • Marcio disse: A evolução moral da civilização humana é um indício de que nenhum ser externo(com atributos de um deus) se envolveu na construção dela.
    Um ser com absolutos morais que quisesse se envolver, teria feito de forma competente e agido com todos os povos de forma que teríamos indícios irrefutáveis da sua ação em qualquer civilização.
    Matar crianças e animais inocentes para conquistar ou fazer sacrifícios é errado não importa a era. Um bárbaro do passado talvez não soubesse disso, mas um deus com absolutos morais não só saberia, como também teria capacidade de impor sua moral absoluta de forma competente e menos traumática.
    O mito do dilúvio é totalmente contrário à concepção de um ser onipotente, bondoso e justo moralmente.
    Falou tudo. Um Deus, um ser superior, com moral superior, com conhecimento superior, saberia que mandar matar crianças e a que a escravidão são duas coisas imorais (entre tantas outras que aparecem na Biblia).
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Marcio disse: Traduzindo: "sois deuses" = Deus e o homem são uma unica coisa.

Você considera Jesus o que? Um ser divino diretamente ligado à deus? Ou apenas um ser humano comum com intuições fantásticas?

Como assim comum? acabei de afirmar que Deus e o homem são a mesma coisa!

Considero Jesus como um irmão mais velho que pelo seu próprio esforço ja conseguiu atingir um maior nível da consciência Deus por isso eu respeito muito.
    Pode até ser um mito, mas eu respeito de mais os ensinamentos atribuídos a pessoa dele.
    e a minha intuição me diz que ele existe e continua trabalhando para o bem comum do todo Deus.
    Eu não sou um ser super dotado de poderes milagrosos,mas de vez em quando minhas intuições se realizam perfeitamente, por isso acho bem provável existirem outros seres com intuições bem mais desenvolvidas que a minha.
    Voce sabia que intuições podem ser desenvolvidas com exercícios práticos? pois é! mais para quem não acredita nelas ela pode atrofiar .
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    Marcio disse: Talvez, mas a condenação ao inferno parece um tapa na cara de quem é deus e apenas não crê nisso.

o unico inferno que existe é aquele que a sua consciência entra espontaneamente, assim como tambem sairá dele voluntariamente quando conseguir harmonizar o ser.
    ambos os estados não são eternos, antes intermitentes.
    sinto logo existo!
  • Se o homem é Deus para o criaturo não tem o que discutir, é a mesma coisa se ele falasse que veio de Andromeda, você vai dizer o que? Nada.

Agora o Diokzistas veio dando uma de infiltrado e aos poucos a máscara veem caindo e o rosto de crente maluco se mostrando.
  • Fabi disse: Falou tudo. Um Deus, um ser superior, com moral superior, com conhecimento superior, saberia que mandar matar crianças e a que a escravidão são duas coisas imorais (entre tantas outras que aparecem na Biblia).

Se voce acredita nesse deus sr. dos exercitos biblico, então é mais crente do que eu!
    O fato do AT apresentar um deus humanizado, não implica na impossibilidade da existencia de um Deus mais coerente e atuante.
    sinto logo existo!
    Fabi disse: Se o homem é Deus para o criaturo não tem o que discutir, é a mesma coisa se ele falasse que veio de Andromeda, você vai dizer o que? Nada.

Veja que Jesus não era chamado de mestre, por ter sido um ateu doutorado nas escolas ciêntifica, ele tambem deu seu depoimento da verdade, afirmando que Deus e os homens são um unica coisa, pode ser que voce um dia venha tambem compartilhar desta nossa visão, viu como eu tenho fé?
    ninguem sabe de onde viemos nem para onde vamos eis o mistério da vida,mas muito em breve este mistério sera desvendado cada um que aguarde sua vez na fila, eu não tenho essa curiosidade assim eu cedo a minha vez de muito bom grado...he...he...he...
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Se voce acredita nesse deus sr. dos exercitos biblico, então é mais crente do que eu!
    O fato do AT apresentar um deus humanizado, não implica na impossibilidade da existencia de um Deus mais coerente e atuante.
    Eu não... Eu acho que o Deus biblico não existe. E se um Deus tivesse participação na bíblia, só se foi pra deixar as contradições e as coisas imorais.
  • CRIATURO disse: Veja que Jesus não era chamado de mestre, por ter sido um ateu doutorado nas escolas ciêntifica, ele tambem deu seu depoimento da verdade, afirmando que Deus e os homens são um unica coisa, pode ser que voce um dia venha tambem compartilhar desta nossa visão, viu como eu tenho fé?
    Não tenha. Essa sua visão é muito doida. E o Deus que você fala, não é o Deus que os ateus procuram.

• Fabi disse: Não tenha. Essa sua visão é muito doida. E o Deus que você fala, não é o Deus que os ateus procuram.

e qual seria o deus que os ateus procuram ?
    sinto logo existo!
  • Não é o que você descreve, imoral, confuso e humano.
  • Judas disse: Então me aparece um tanto de filhote de Craig repetindo a mesma sandice achando que tá abafando...
    Só achando mesmo. Não sei como eles não percebem que o Deus biblico não tem características de uma divindade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.