Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1101113151642

Comentários

• Qual seria esta realidade ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: Qual seria esta realidade ?

Aquela.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: opa! havia entendido que voce falava sobre meditação ,mas agora parece que caiu a ficha:
    "Quem quiser vir após mim , pegue sua cruz e me siga"
    "quem quiser ser o primeiro, que seja o primeiro a servir"

Sério, mesmo? Foi isso que você entendeu? Caiu a ficha? Você conclui então que, quando o Sybok falou em "prática religiosa", ele estava falando de caridade e coisas do gênero. Tá. Vou deixar que ele responda.

• CRIATURO disse: Ele apresentou o deus do verdadeiro "eu" e apresentou o demônio do "ego".

Verdade. Provavelmente ele tem um altar em casa, onde cultos e reverências são prestadas ao verdadeiro deus "EU". Você faz uma confusão dos diabos com conceitos e explicações simples. Por que é tão difícil, para você, entender ou aceitar que não é necessário criar um deus, para ser um teísta?

• CRIATURO disse: Deus mandou ela subirem nesse pau?

O Fernando já respondeu, mas eu vou complementar a resposta.

A defesa do livre arbítrio se baseia na ideia de que somos livres para escolher e somos, portanto, responsáveis pelas consequências dessas escolhas. Além da vasta argumentação, já apresentada neste fórum, demonstrando que criaturas imperfeitas e ignorantes não podem fazer, sempre, escolhas acertadas, temos ainda o ótimo exemplo dado pelo Fernando Silva, que expõe as vísceras do livre arbítrio.

A exemplo das formigas, os turistas que viajaram para as áreas atingidas pelo tsunami, são responsáveis pelo que aconteceu? Porque foi escolha deles fazer uma merecida viagem de férias, eles são culpados por se colocarem em perigo? Havia como prever aquela catástrofe?

Eu até poderia aceitar um argumento que imputa a nós a responsabilidade por um acidente (por exemplo) quando alguém faz alguma coisa tola, sabendo dos riscos envolvidos. E, para aceitar esse argumento, ainda precisamos esquecer o fato de que fomos criados imperfeitos e ignorantes. Essa defesa, no entanto, jamais poderia ser empregada nos incontáveis casos de desastres, naturais ou não, acidentes os mais diversos ou, mesmo, as vítimas da maldade humana. O que você sugere, Criaturo, que ninguém mais use aviões, navios, carros ou tudo que possa, potencialmente, falhar?

Se uma moça indefesa é atacada por um estuprador, Deus não pode (segundo suas próprias palavras) interferir, porque a garota escolheu estar naquele lugar, naquele momento? Isso não faz o menor sentido, mas você quer acreditar nisso, você precisa acreditar nisso a fim de manter a integridade de suas ilusões.

• CRIATURO disse: Mas continuo não entendendo sua comparação da razão do homem em relação ao do macaco ?

CRIATURO disse: voce descarta a evolução de todos os seres vivos ?
    Voce considera os macacos seres irracionais ?

Criaturo, em muitos momentos, em nossos debates, eu tentei destacar uma ideia, repetindo-a diversas vezes ou esmiuçando as explicações tanto quanto possível. Geralmente você ignora ou desvia a atenção para outra coisa, quando eu desejava tanto que o argumento fosse compreendido. Agora, bastou eu citar UMA ÚNICA VEZ a palavra macaco e não tem nada que o faça largar essa ideia.

Homem, eu já te expliquei, não fiz comparação alguma. Disse, tão somente, que sem a razão nós seríamos como macacos inteligentes, fazendo uma alusão à evolução humana e o papel da razão nessa evolução. Não fiz nenhuma comparação, não sei exatamente o que você quer que eu responda. O assunto era e ainda é a RAZÃO. É dela que estamos falando, e não de macacos ou evolução.

Criaturo, eu NÃO FIZ nenhuma comparação.

• CRIATURO disse: ok entendi a necessidade do desapego!(interessante que a própria formação dessa palavra sugere o desaparecimento do ego).
    Mas continuo não entendendo sua comparação da razão do homem em relação ao do macaco ?

O desapego é parte de todo esse processo, mas a "moral da história" ainda não é essa. A historinha tenta mostrar a necessidade de seguir em frente, mesmo com o sacrifício de conceitos, convicções e conquistas.
    CRIATURO disse: Gostei da moral da sua historia do homem construir o barco para atravessar o rio e depois ter que abanadona-lo, conhecia uma versão em que tres homens carregavam cruzes com tamanho diferentes,o que carregava a maior, mesmo não entendendo essa injustiça, não desanimou ao chegarem em frente do grande abismo que separava a mentira da verdade, só o homem que carregou a maior cruz tinha a ponte do tamanho necessário para conseguir chegar até o mundo da verdade.

Espero que você tenha percebido que uma história não tem nada a ver com a outra.

• CRIATURO disse: Negativo, ame ao outro, seja feliz fazendo os outros felizes,mas é dificil não ?

Ok, se isso é tão importante para você, então vamos "combinar" que é verdade.

• CRIATURO disse: Deus divido enquanto raça humana, precisa da ajuda mutua,cabe ai uma obrigação moral das consciências ja amadurecidas se responsabilizarem pela evolução das mais novas, considero essa ação coletiva do próprio Deus na busca pelo Bem comum e universal.

Criaturo de deus, com base em quê você afirma tantas coisas a respeito de Deus? E, não, ninguém é responsável pela evolução de ninguém (isso supondo que existe essa tal de evolução espiritual).

CRIATURO disse: Jesus ensinou quem quiser vir após mim "pegue sua cruz e me siga" todo tipo de ajuda dedicada ao outro tem seus méritos.
    se todos passarem a dedicação exclusiva da busca pela luz pessoal, quem ira trabalhar para continuar sustentando os corpos?

Acho estranho Cristo ter ensinado isso. Naquele tempo a cruz não tinha a mesma simbologia que tem hoje, era apenas um artefato de tortura e morte. Depois da crucificação de Cristo, sabe-se lá em que momento da história, os cristãos passaram a ver na cruz um símbolo místico, sagrado, e uma representação do sofrimento humano e do fardo que carregamos, vida afora. Antes disso, não faria o menor sentido usar esse simbolismo.

• CRIATURO disse: Que diabos voce pensa que é para ficar me corrigidu toda ora ?

Ora, o diabo quem mais?
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Percival disse: CRIATURO disse: Qual seria esta realidade ?

Aquela.

saco,ta na hora de tirar esta saco da cabeça!
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ayyavazhi disse:
    CRIATURO escreveu:
    Jesus ensinou quem quiser vir após mim "pegue sua cruz e me siga" todo tipo de ajuda dedicada ao outro tem seus méritos.
    Acho estranho Cristo ter ensinado isso. Naquele tempo a cruz não tinha a mesma simbologia que tem hoje, era apenas um artefato de tortura e morte.
    Sim, é estranhíssimo. Tem toda a pinta de frase inventada muito tempo depois, quando a cruz já tinha se tornado um símbolo, quando a imagem de Cristo carregando a cruz já era de conhecimento geral.

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: Por que é tão difícil, para você, entender ou aceitar que não é necessário criar um deus, para ser um teísta?

pelos mesmos motivos que as pessoas tem dificuldades para entenderem as minhas idéias.
    Ayyavazhi disse: A defesa do livre arbítrio se baseia na ideia de que somos livres para escolher e somos, portanto, responsáveis pelas consequências dessas escolhas.

Não se trata de castigar, recompensar ou responsabilizar.
    Trata-se na lei de ação e reação ela é automática voce pratica a ação e tem como consequência uma reação.
    Dentro desso processo existe uma inteiração entre a ações de todos os seres causando tambem reações mutuas .
    A lei é para todos sabios e ignorantes, um gato que pula do 5 andar sofrera a reação da sua ação, mas perceba que as consequências do seu ato, dependeram da ações de terceiros os seus donos, por não terem agido de forma a evitarem tal desastre, é assim que nossas ações tabem são responsáveis por causarem reações prazerosas ou não, nos outros.
    alguns confundem ser livre para agir com ser ilimitado.
    De forma que a unica ação realmente livre existente é o seu pensamento e o desejo de sentir.
    Considerando a onisciência divina os ateus não conseguem conceber o livre arbítrio,mas com a teoria do Deus é Tudo ,este argumento tambem cai por terra, ja que todos são deus, logicamente ele é livre para agir e saber oque esta fazendo ou ira fazer.
    Mesmo considerando a auto ignorância divina em forma humana a livre vontade divina continua prevalecendo em cada ação nossa.
    Quando Deus causou uma auto ignorância na divisão da menor parte da sua consciência, deu a elas uma real liberdade de ações criando assim personalidades diferentes da sua maior Consciência, passando a não mais "interferir" nas ações delas e entre elas, contudo a reações é da lei.
    Um passaro decide atravessar uma vidraça confundindo-a com o reflexo de um jardim, da uma cabeçada no vidro e morre.
    Esta ação de natureza limitada, foi uma decisão dele.
    A ação de colocar o predio ali foi do homem causando uma reação dolorosa no passaro.
    Supondo ainda uma maior limitação do passaro e ele tivesse tentado atropelar uma arvore, e morrido da mesma forma.
    poderiamos tentar culpar a maior consciência Deus por ter feito a natureza do passaro e da arvore limitadas ? Não, porque são dois seres em estado de evolução, fiquemos tranquilos que durante a eternidade deste processo de aprendizado chegará o dia em que os sentimentos causados por ações próprias e coletivas serão considerados os mestres da razão , um guia das futuras escolhas.
    Dentro desse processo no inicio de evolução temos:
    -ignorância absoluta
    -liberdade de ações
    -reações em forma de sentimentos
    -sentimento gerando vontade própria
    -interdependência em todas consciências causando nelas ações e reações coletivas.
    Digamos que o menor nível da consciência divina seja a energia atômica com capacidade mecânica na natural organização das estruturas mais simples da matéria física. Essas unidades físicas possuem a propriedade da associação e o "acasalamento" de duas estruturas simples geram uma terceira mais complexa chegando ao nivel da formação de uma estrutura capaz de racionalizar impor a vontade as sua ações físicas de acordo com a reação dos seu sentimentos.
    Neste estagio a o acasalamento deixou de ser mecânico e passou a ser intencional pois as estruturas passaram a "sentir" e reagir as ações de outras estruturas iniciava-se assim a eterna e constante Evolução das Espécies.
    A partindo da energia molecular,mineral,vegetal,animal e humano todos são
    são interdependentes em ações e reações.
    Considerando que a menor parte da consciência Deus decidiu sentir o prazer de se transformar em crianças inocentes crescendo e aprendendo a ser Deus novamente, este seria o eterno processo redundante na formação do ser "eu".
    a maior consciência Deus, após criar este processo auto-suficiente ocupa-se em outras atividades,não havendo a necessidade da sua intervenção no processo humano terrestre.
    Pois após cria-lo disse: "sois deuses uns dos outros".
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: saco,ta na hora de tirar esta saco da cabeça!

Acho que não compreendeu o que eu quis dizer.
    sybok disse: Eu não sei se Deus é bom ou mal, não sei se é perfeito, não sei s é onisciente e não sei que diabos Deus quer ou deixa de querer. Resumindo, não sei praticamente nada sobre o dito cujo, só sei que é mais inteligente que eu (e não precisa muito pra isso) e que "aparentemente" ele está no controle das coisas, o que inclui o controle da minha própria vida.

Veja então que eu sei o que eu não sei, depois tenho uma informaçãozinha sobre a inteligencia dele e em seguida tenho dois "achismos".

Acho que isso não é bem uma definição de Deus...

O tempo todo especulamos e idealizamos Deus aqui, somente temos descrição do mesmo pelos supostos livros inspirados por ele e mesmo com eles temos um perfil diferente do que é descrito pelos seus escribas. E mesmo as soluções apontadas não condizem com a realidade visualisada por nós.
    sybok disse: A paixão de Cristo tem o simbolismo ligado ao desapego, cabe ao homem seguir o caminho traçado por Cristo (o da pratica religiosa para a auto libertação) independente de qualquer coisa e não importando o quão grande fossem os fados que as pessoas tivessem que carregar. Ele próprio da o exemplo aceitando todo o fardo a ele imposto, carregando a própria Cruz e dizendo para que o imitássemos.

Aí trata o sofrimento como algo libertador, sei que um dos apóstolos (acho que Paulo) afirma que para sermos seguidores de Cristo devemos sofrer e o sofrimento é tratado como libertação.
    CRIATURO disse: Não se trata de castigar, recompensar ou responsabilizar.
    Trata-se na lei de ação e reação ela é automatica voce pratica a ação e tem como consequência uma reação.

Nem sempre ninguém escolhe morrer num terremoto ou tsunami. Ninguém escolhe nascer numa região castigada pela seca e sofrer com fome e condições precárias. Essa explicação não convence.
    CRIATURO disse: Considerando a onisciência divina os ateus não conseguem conceber o livre arbirtrio,mas com a teoria do Deus é Tudo ,este argumento tambem cai por terra, ja que todos são deus, lógicamente ele é livre para agir e saber oque esta fazendo ou ira fazer.

Se ele é livre ele não é bom, já que ele faz o que bem entende.

CRIATURO disse: alguns confundem ser livre para agir com ser ilimitado.

Então se Deus é livre, ele tem limites?

― Winston Churchill

• Ayyavazhi disse: O que você sugere, Criaturo, que ninguém mais use aviões, navios, carros ou tudo que possa, potencialmente, falhar?
    Na verdade voce esta insinuando deixar de viver para não mais sentir.
    Não! Eu sugiro que cada um sinta a reação dos seus atos atuais e decidam as escolhas das suas ações futuras, principalmente racionalizando o custo beneficio deste processo em questão.
    Ayyavazhi disse: Se uma moça indefesa é atacada por um estuprador, Deus não pode (segundo suas próprias palavras) interferir, porque a garota escolheu estar naquele lugar, naquele momento?
    Sim e o estuprador também! o sentimentos de ambos são causados por ambos e tambem serão causados por terceiros.
    Eu digo"trate os outros como voce gostaria de ser tratado"
    Voce desvirtua citando o exemplo do masoquista e diz: "Trate o outro bem deixando em paz!"

No seu exemplo do estuprador e a vitima
    Eu digo: "Faça o outro sentir-se bem" Fora disso a felicidade não existe.

sinto logo existo!
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    sybok disse: Eu não acredito que o Ayyavazhi tenha dito que não precisamos "ajudar" o próximo, até onde entendi ele só reforçou a questão da maldita mania de certos teístas em querer "ajudar" quem não precisa de ajuda e não pediu por ela...

Fazer o bem ou fazer o mal são dois lados de uma mesma moeda e estão de acordo com a natureza humana. A minha natureza é, sempre foi e sempre será, fazer o bem. Tenho muita empatia, mais do que gostaria de ter, e não há como escapar a essa índole. Sigo minha natureza, faço o que quero fazer. Mas não vejo nisso nenhum propósito superior, nenhum plano do bem universal em andamento.

Já que o Criaturo é simpático às crenças espíritas, ele deveria pensar que, se alguém está sofrendo, talvez esteja apenas cumprindo seu karma, “expiando seus pecados”, como eles costumam dizer. Ora, se eu ajudar essa pessoa, claramente estarei interferindo em seu karma, atrapalhando sua evolução e condenando-a a retornar novamente a este plano para repetir aquela experiência ruim. Isso foi bom? Fiz o bem, realmente?

Nós podemos brincar com essas especulações o dia inteiro. Dei um pequeno exemplo e posso trazer muitos outros para o debate. Não há absolutamente nada que possa validar a super valorizada caridade como um aspecto importante e necessário à evolução do ser. Nós somos livres para praticar essa caridade e somos livres para ver além disso, sem que, necessariamente, um grande prejuízo se estabeleça. Além do mais, você já apresentou dois aspectos que derrubam qualquer idéia contrária, quando demonstrou acertadamente que um cego não pode guiar outro. E, ainda mais acertado:

sybok disse: O problema é quando associam a religião a caridade e a ajuda ao próximo, quando na verdade o dever do religioso é consigo mesmo.

Isso encerra a questão (do meu ponto de vista). O dever do religioso é consigo mesmo.

Post edited by Ayyavazhi on
  • sybok disse: E se os ateus, por exemplo, precisam desenvolver a razão e experimentar a sensação de viver sozinhos em um mundo sem Deus, e, precisam passar pelo desafio de se manterem morais e éticos sem precisar de um "fiscal" de conduta os observando o tempo todo?

Exatamente. E ainda temos que encarar o agravante de que, em muitos casos, a moral e ética religiosas só existem porque eles acreditam nesse "fiscal" e sabem que não podem sair da linha.
    sybok disse: Quem deveria querer afasta-los daquilo que necessitam, na crença de que precisam de ajuda?

Resposta fácil: Como você mesmo disse, os que estão tentando 'ajudar' os ateus são os que mais precisam de ajuda.

sybok disse: Já pensou na possibilidade do ateísmo ser uma necessidade para a evolução de certas almas e ser um dos caminhos até Deus?

O ateísmo não é apenas um caminho até Deus, é um caminho muitas vezes melhor do que a religião.

• Sybok,

Na resposta anterior eu fiz uma certa mistureba entre os conceitos de caridade e ajuda ao próximo. Mas isso foi necessário porque eu estava respondendo a você, mas estava também respondendo ao Criaturo, e ele tem essas noções de caridade bastante enraizadas. Por isso a confusão nos conceitos. Espero que não tenha ficado confuso.

• CRIATURO disse: Não se trata de castigar, recompensar ou responsabilizar.
    Trata-se na lei de ação e reação ela é automática voce pratica a ação e tem como consequência uma reação.

Acho que até os ateus conhecem perfeitamente os enunciados dessa lei de ação e reação, dentro da proposta espírita. E não é disso que eu estou falando. Vamos lá, seguindo a sua própria linha de raciocínio:

Se eu ponho a mão no fogo, vou me queimar com certeza e terei aprendido algo com isso. Primeiro, não posso dizer que o fogo é bom, nem mal. Ele é apenas o fogo e possui suas propriedades físicas que devem ser respeitadas. Foi minha imprudência que causou o acidente e suas dolorosas consequências. Perfeito. Tudo muito bonito e explicado. Mas, de que forma isso serviria para explicar um acidente aéreo? O passageiro cometeu alguma imprudência ao embarcar naquele avião? Milhões de pessoas viajam de avião todos os dias e chegam intactas ao seu destino. Como saber qual avião vai cair para empregarmos o livre arbítrio de não embarcar precisamente naquele?

CRIATURO disse: Quando Deus causou uma auto ignorância na divisão da menor parte da sua consciência, deu a elas uma real liberdade de ações criando assim personalidades diferentes da sua maior Consciência, passando a não mais "interferir" nas ações delas e entre elas, contudo a reações é da lei.

E você continua a falar de Deus como se falasse do seu vizinho, que mora ao lado há trinta anos.

CRIATURO disse: Um passaro decide atravessar uma vidraça confundindo-a com o reflexo de um jardim, da uma cabeçada no vidro e morre.

O pássaro não decidiu atravessar o vidro, Criaturo; ele não viu o vidro. Você insiste em imputar à vítima as consequências de ações sobre as quais não se tem o menor controle.

CRIATURO disse: Supondo ainda uma maior limitação do passaro e ele tivesse tentado atropelar uma arvore, e morrido da mesma forma.

Pois é. Ótimo exemplo. Eu nunca vi um pássaro tentar atropelar uma árvore, sabe por que? Porque ele VÊ a árvore e DECIDE não bater nela. Coisa bem diferente de um vidro que reflete o céu à sua frente e induz ao erro.

CRIATURO disse: Esta ação de natureza limitada, foi uma decisão dele.

Como eu acabei de demonstrar, não foi!

CRIATURO disse: poderiamos tentar culpar a maior consciência Deus por ter feito a natureza do passaro e da arvore limitadas ?

Podemos culpar um programador, quando seu programa falha e os usuários perdem centenas de dados importantes?

CRIATURO disse: Digamos que o menor nível da consciência divina seja a energia atômica com capacidade mecânica na natural organização das estruturas mais simples da matéria física. Essas unidades físicas possuem a propriedade da associação e o "acasalamento" de duas estruturas simples geram uma terceira mais complexa chegando ao nivel da formação de uma estrutura capaz de racionalizar impor a vontade as sua ações físicas de acordo com a reação dos seu sentimentos.

Às vezes, sinto que estou falando com o Pensador...
    CRIATURO disse: Considerando que a menor parte da consciência Deus decidiu sentir o prazer de se transformar em crianças inocentes crescendo e aprendendo a ser Deus novamente, este seria o eterno processo redundante na formação do ser "eu".

De novo, especulação.

CRIATURO disse: a maior consciência Deus, após criar este processo auto-suficiente ocupa-se em outras atividades,não havendo a necessidade da sua intervenção no processo humano terrestre.

Caramba! Você sabe até de quais atividades Deus se ocupa, depois de nos criar. É impossível competir com isso.

CRIATURO disse: Pois após cria-lo disse: "sois deuses uns dos outros".

Sério? Deus disse isso?

Conheço alguns mestres que disseram "Sois deuses", mas nenhum deles completou a frase com esse "uns dos outros". Mas sua fonte é o próprio Criador, então não tenho como refutar isso.

• Ayyavazhi disse: O desapego é parte de todo esse processo, mas a "moral da história" ainda não é essa. A historinha tenta mostrar a necessidade de seguir em frente, mesmo com o sacrifício de conceitos, convicções e conquistas.
    ok! então vamos em frente!

Ayyavazhi disse: Não fiz nenhuma comparação, não sei exatamente o que você quer que eu responda. O assunto era e ainda é a RAZÃO. É dela que estamos falando, e não de macacos ou evolução.

Quero saber se voce considera que o animais possuem uma alma ou "razão" a caminho da evolução humana ?
    Se admite que dentro do processso da evolução voce pode ter sido uma planta?
    Ayyavazhi disse: Homem, eu já te expliquei, não fiz comparação alguma. Disse, tão somente, que sem a razão nós seríamos como macacos inteligentes, fazendo uma alusão à evolução humana e o papel da razão nessa evolução.

Neste caso esta afirmando que os homens possuem uma razão maior do que macacos inteligentes? justifique sua resposta.
    Ayyavazhi disse:
    Espero que você tenha percebido que uma história não tem nada a ver com a outra.

na pratica homens buscam carregar a menores e mais leves cruz,mas ao chegarem diante do abismo que separa a mentira da verdade, só os que carregaram as maiores cruz
    as podem usar como ponte para superar-lo.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: Negativo, ame ao outro, seja feliz fazendo os outros felizes,mas é dificil não ?

Ok, se isso é tão importante para você, então vamos "combinar" que é verdade.
    Viu ja começou a concordar com essa ideia, mas provavelmente ainda acha que cada um vive para descobrir sua própria verdade no tempo certo e que não necessite da ajuda do outro para isso?

Ayyavazhi disse: Criaturo de deus, com base em quê você afirma tantas coisas a respeito de Deus? E, não, ninguém é responsável pela evolução de ninguém (isso supondo que existe essa tal de evolução espiritual).
    Com base na minha teoria que diz: "Deus é tudo, todos e o todo."
    Voce não acha justo que Deus diga isso por si mesmo?
    Eu sou deus então eu tenho autoridade para te dizer essas coisas.
    voce tambem é deus ,mas talvez ainda não tenha tal consciência disso.

Jesus alimentou a alma,mas não esqueceu de dar o pão que alimenta tambem o corpo.

sybok disse: Oops, eu apresentei o homem, não Deus.

como eu digo: "conheça a voce ,então descobrirá Deus"
    sybok disse: Acho que isso não é bem uma definição de Deus...

Se voce é deus, seus pensamentos sempre serão Deus dividido.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: Ele apresentou o deus do verdadeiro "eu" e apresentou o demônio do "ego".

Verdade. Provavelmente ele tem um altar em casa, onde cultos e reverências são prestadas ao verdadeiro deus "EU". Você faz uma confusão dos diabos com conceitos e explicações simples. Por que é tão difícil, para você, entender ou aceitar que não é necessário criar um deus, para ser um teísta?

porque voce quer sempre levar ao pé da letra minhas analogias ?
    se entendeu o verdadeiro "eu" como um deus real a ser idolatrado, então deveria arrumar uns amuletos para se proteger do demônio do "ego" que devora alma dos tolos.
    sybok disse: Como você vai ajudar os outros se ainda precisa você mesmo ser ajudado?
    Como vai reconhecer quando o próximo precisa de ajuda ou quando ele está fazendo o que deveria fazer, para aprender o que necessita aprender?

de fato eu mesmo digo: "muitas podemos ajudar o outros não o ajudando", por exemplo não poupando o esforço da lagarta que tenta sair do casulo, para que a ociosidade não atrofie suas asas de borboleta,ainda não entendi Ayyavazhi, nesta questão de que não devemos ajudar aos outros , talvez ele queria se referir que não devemos dar ajuda religiosa, ou impor uma.
    como voce mesmo bem expôs, não temos como precisar quando devemos ou não ajudar?
    Neste caso agimos conforme nossa intuição, por exemplo:
    um homem toca a campainha da casa e conta a tradicional historia triste de ter uma filhinha doente e que precisa muito comprar um remédio caro.
    a moça que o atendeu julga que o homem fala a verdade e se propõe a pagar o remédio, mas o seu pai julga que o homem é um caloteiro ou talvez um drogado e diz a a filha que a melhor maneira de ajuda-lo é não o ajudando.
    A moça dentro da sua intuição contraria a razão do pai e da o dinheiro ao homem, que mais tarde volta mostrando o remédio e apresentando a nota fiscal se mostra muito grato, este é um exemplo bem real do que foi comentado.
    Que cada um possa sentir as as reações das suas ações, pois são estes sentimentos que lhe proporcionará um maior discernimento, aumentando a razão do ser.

sybok disse: Em ultima instancia o individuo deve servir ao próximo, mas como quem precisa de ajuda vai ajudar?
    Como alguém se afogando e que não sabe nadar, vai ajudar o irmão a seu lado que também está se afogando?

ok! concordo que não podemos querer dar aquilo que não possuimos, mas ninguem é tão "pobre" que não tenha nada ofercer ao outro, mas entendo que em situações normais só devemos levar ajuda a quem deseja.
    Mas imagine se o medico fosse respeitar a vontade das crianças...he..he..he...he....he ..Neste caso cabe aquilo que eu comentei é obrigação moral das consciência mais velhas ajudarem as mais novas, mesmo que para isso tenha que desrespeitar o livre arbitrio delas.
    Não deixando que os candidatos ao suicídio obtenham exito na falta de razão.
    lendo o restante do seu comentario acredito que tivemos ideias parecidas.

sybok disse: Foco Criaturo, foco!
    Estar preocupado em ajudar os outros é querer colocar o carro na frente dos bois, somos nós quem precisamos de ajuda. Não poderemos ajudar ninguém enquanto ainda estivermos nos afogando.
    Primeiro temos que aprender a nadar!
    E digo mais: "não podemos ensinar os outros a nadarem morrendo afogado, no máximo ensinaremos a eles o que eles não devem fazer."

Mais uma questão:
    dedicar sua vida inteira a contemplação, a meditação isolada em um templo?
    dedicar sua vida a caridade mesmo sem possuir uma sabedoria divina?
    ou tentar conciliar as duas coisas se isto for possivel ?
    sinto logo existo!
  • Lucifer disse: Ora, o diabo quem mais?
    ora o diabo? não sabia que voce continuava mantendo um dialogo com Deus, ah! moleque! Ta querendo voltar para o céu de novo heim? para conseguir isso, alem de ora, vai ter que trabalhar muito.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    sybok disse: Ele próprio da o exemplo aceitando todo o fardo a ele imposto, carregando a própria Cruz e dizendo para que o imitássemos.

"A cada um sera dado conforme suas obras" conforme o tipo de escolha das ações causará no mesmo o devido tipo de sentimento, este é o guia que forma o ser"eu", o nosso sabio mestre que apresenta o reino dos céus que esta dentro de nós. (só falta o Ayyavazhi vir dizer que cultuo um mestre invisível.)
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • quote]Judas disse:Ayyavazhi disse: O ateísmo não é apenas um caminho até Deus, é um caminho muitas vezes melhor do que a religião.

Este tipo de afirmação não se difere em nada das do Erivelton ou do Criaturo (nenhuma intenção de ofensa) sobre determinados temas.
    A menos é claro que você esteja disposto a provar o que diz. Se não, então está aí minha resposta:

"Teístas vivem em erro, o que eles acham que é deus nada mais é do que um fenômeno natural, um dia eles perceberão isso e se tornarão ateus." [/quote]

Muito coerente, no final Deus é uma especulação dos Teístas.

― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: na pratica homens buscam carregar a menores e mais leves cruz,mas ao chegarem diante do abismo que separa a mentira da verdade, só os que carregaram as maiores cruz
    as podem usar como ponte para superar-lo.
    Que coisa mais piegas ...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.