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Comentários
ta me achando com cara de ateu?
Como ja disse: Dentro da familia humana universal, existem maiores e menores consciências, umas interferindo nas ações das outras.
assim com tanta gente tomando conta da vida alheia, Deus pode ficar eternamente "despreocupado".
Concordo, mas por favor leia estas considerações "finais" he..he..he
Quado digo Somos deuses uns dos outros, é porque acredito que o ato da criação seja eterno e constante "Porque o meu pai trabalha até agora e eu tambem." assim sendo sempre existirá do zero ao infinito graus de consciência humanas, todos com liberdade de ação para agirem "interferindo na vidas alheias" exatamente como um irmãos mais velhos, ja que todos sairam em tempos diferentes, da justa ignorância absoluta no inicio da formação do ser "eu".
Disso surge uma questão interessante:
lógica humana:
Quanto maior a razão maior tambem a responsabilidade em tomar conta da vida dos menores.
ou como voce diz ayyavazhi
Quanto maior a razão maior sabedoria em ajudar menos, ou interferir menos na vontade dos outros.
Quando voce diz que não devemos interferir na vida do outro: "ajude o outro deixando ele em paz"
Esta aprovando o livre arbitrio humano, ou seja esta insinuando que Deus tambem não deveria interferir nos nossos atos.
Mas esta sendo contraditório afirmando que Deus pior do que interferir robotiza pássaros para cometerem suicídio dando cabeçadas em vidraças e que devemos responsabiliza-lo pelos prejuízos causados e não suas vitimas inocentes sugerindo um sadismo divino.
A amizade sem sinceridade é a pura conveniência.
A partir da criação a morte fisica tornou-se possível.
A existência torna a inexistência impossível.
Ainda estou refletindo sobre sua refutação do sofrimento x aprendizado e isso tem tudo haver como o livre arbitrio, se me permite ainda sinto uma necessidade de um melhor entendimento nesta questão, por isso conto com a sua compreensão, tolerância(saco) .
sem nenhuma consciência sem existências
Deus não pode criar algo vindo de uma fonte externa a ele, isto implicaria na existencia de outro deus.
sem nenhuma consciência sem existências
os limites da critica não acrescenta nada, se discorda então apresente uma melhor.
sou todo"ouvidos".
sem nenhuma consciência sem existências
sem nenhuma consciência sem existências
― Winston Churchill
Isso só é logico do ponto de vista reencarnacionista, creio eu. Senão vejamos.
Elemento A é criado assim como o elemento B. Ambos vivem, se alimentam e interferem no meio. No curso de suas vidas, B se apropria de bens do outro por necessidade ou por egoísmo. A se revolta e elimina B. Depois de certo tempo, A e B voltam ao mundo em novos corpos. Pelas leis de ação e reação, B tende a causar a A o que lhe foi proferido.
Se B eliminar A, o ciclo prossegue. Se B perdoar A, o ciclo é interrompido.
Só sofre quem quer ou melhor dizendo, pode-se aprender pelo amor ou pela dor.
conhecendo a tradicional postura dos oponentes ateus, tenho evitado de entrar no mérito em questão para não me colocar na posição de juiz moral dos sofrimentos alheios.
me contive apresentando uma teoria na formação do ser "eu", em que coletivamente todos interferem mutuamente um na vida do outro com suas ações e sentimentos.
sendo que dentro deste processo da evolução as consciências mais maduras sentem-se responsáveis pela vida das menores.
Sendo o sentimentos o guia de toda ação e reação suficiente para o aprendizado, não havendo necessidade de Deus interferir neste processo de evolução.
Considerando esta sua teoria cármica reecarnacionista, como voce justificaria o sofrimento dos animais, quanto as doenças , as deficiência fisicas , os acidentes e as mortes tragicas ?
sem nenhuma consciência sem existências
Olha criaturo, não sei qual seu conhecimento do espiritismo, mas vou frisar aqui que "Deus apenas criou as leis universais", leis estas que são assimilaveis e entendidas por todos. Ele não interfere em absolutamente nada na vida das pessoas. Tudo é uma questão de ação e reação (escolhas e conseqüências....). Agora, se uma pessoa faz o mal, terá de pagar um preço pelo que foi cometido, mas NÃO NECESSARIAMENTE RECEBENDO UM MAL. E quem escolhe como vai pagar o débito é o espírito.
E quanto aos animais ?
Nem sempre as pessoas possuem um maturidade suficiÊnte para reconhecerem o erro e discernimento suficiênte para planeja a melhor forma de corrigi-lo, foi por isso que eu disse que as cosnciências mais maduras se tornam responsaveis pelas menores.
primeiro a de ser necessario o reconhecimento do erro, esta seria a parte mais difícil, pois dizer eu errei é facil ,mas a conscientização do mal infligido a terceiros ja é mais difícil e o desejo de desfazer este mal sacrificando-se é mais difícil ainda.
se perguntassemos para o diabo ele diria que é um "anjo de bondade" e ainda apresentaria milhões de justificativas tentando comprovar isso.
na pratica as pessoas não querem se condenar elas querem e ser tratadas como vitimas da vida.
sem nenhuma consciência sem existências
Existem algumas coisas que precisamos esclarecer. Os animais sofrem por estarem vivos, caso contrário, não sofreriam. Só que quando um animal sofre, seja por causa natural do meio que vive ou causada por um humano, por não ter um espírito, ele não leva com ele este sofrimento (aflição). E por menos que queiramos entender, todo sofrimento, quer queira ou quer não, é um aprendizado, que de uma forma ou de outra, nos leva a algum tipo de progresso, seja evolutivo, moral, intelectual, científico, adaptativo, etc. Leon Denis, no livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor: "O sofrimento nos animais, é já um trabalho de evolução para o princípio de vida que existe neles; adquirem por esse modo os primeiros rudimentos da consciência."
Se B encontrou em A "sua vítima" perfeita e resolveu tirar sua vida, e sendo A bondosa, então A está em um nível de desenvolvimento espiritual e intelectual (moral) mais avançado e assim progride ainda mais. Já B sendo inferior a A, deverá pagar pelo seu livre arbítrio de ter tirado a vida de outrem e encontrar um meio de quitar seu débito, seja sendo vítima de um outro serial, sendo vindo como médico salvando vidas.
O karma só passa a ser real quando se assume que o destino de determinado indivíduo ou grupo é certo e sem perspectivas de mudanças. No sistema reencarnacionista e de visão de espírito, o que importa é a vida espiritual, a material é apenas um espaço destinado ao aprendizado ou seja, sendo o espírito imortal e em constante evolução, a vida na terra e suas consequëncias (dores, alegrias, etc) são apenas degraus de aprendizado.
O problema é que num universo de milhões de pessoas, existem milhares de grupos que não experimentam o tal karma ou seja, este seria então injusto ou parcial.
E por quê os homens insistem em fazer prédios com vidraças? Vou perguntar de outra fora. Por que determinados grupos ambientalistas, hoje questionam algumas construções, como os geradores eólicos, que em determinados locais estão causando a morte de certas espécies de morcegos?
Sua pergunta inclusive se encaixa em, "por que morrem pessoas por balas perdidas?"
Criaturo, eu não tento levantar 500 kg se eu mal consigo levantar 100. Acho que temos muito a fazer, muito a aprimorar em nossa compreensão, muitas perguntas sem resposta, para dispersarmos nossa atenção com possibilidades tão pouco escrutináveis e tão pouco relevantes para o nosso aprendizado.
Talvez eu estivesse pensando na minha felicidade.
Manter a sua lógica, enquanto outra mais racional não se apresente, é uma grande armadilha para você. Em primeiro lugar, já está mais do que evidente que o que é racional para uns, não o é para outros. Sua racionalidade bate de frente até com a lógica de outros teístas e você precisa considerar a possibilidade de que o problema esteja na sua lógica. Além disso, permanecer agarrado a essas teorias que você mesmo cria significa a estagnação de suas possibilidades. Como eu já disse várias vezes e vou repetir mais uma: Quem acha que já encontrou, para de procurar.
O conceito de comunicação pode responder essa pergunta rapidamente. Mas não vamos ser tão preciosos. Minha esposa conversa com seus gatos, mas eu tenho certeza que eles não entendem.
Mesmo que eu admita que seu ego é uma parte de Deus, vou continuar dizendo que o ego não é suficiente para compreender e racionalizar a divindade.
Repetindo, a caridade é supervalorizada. Fazer a caridade e ajudar as pessoas faz parte do que eu sou; nasci assim e vou morrer assim. Mas não existe essa obrigatoriedade de se praticar a caridade como se divulga nos meios religiosos. Provavelmente nada acontece, nem no plano individual nem no coletivo, se a praticamos ou deixamos de praticar. É uma crença, como outra qualquer. E, como crença que é, terá sempre as justificativas e defesas que julgamos certas.
Eu ia responder esse comentário, mas o Fernando Silva já fez isso de forma perfeita e irretocável. Não preciso acrescentar nada ao que foi colocado por ele. Leia "desarmado" e você vai entender.
Voce diz que os sentimentos prazerosos ou não são o preço pela vida ?
Ou os sentimentos são os fatores principais que possibilitam a existencia da vida ?
Como assim, não leva para onde?
Se voce considerar que o espirito ou alma são a personalidade do ser, não podemos afirmar que animais não possuem uma personalidade ou espirito, pois a personalidades nos bichos é algo bem caracterizado.
para um animal deficiente fisico, ou um que tenha adquirido um cancer como tais sofrimentos poderia estar contribuindo com o progresso dos animais?
Podemos entender com isso que os animais no processo de evolução chegaram ao reino da consciência humana?
Allan kardec no livro dos espiritos obteve a resposta de um espirito que animais evoluíram sempre mas, sempre serão distintos do seres humanos.
mas o proprio Allan kardec conclui que ha divergencias deste conceito conforme o conhecimento de cada espirito, uns falam que sim , outros falam que não.
Ele mesmo diz que seria mais justo pensar em direitos iguais para todos os seres viventes, esta tambem é a minha visão.
sem nenhuma consciência sem existências
Sim, sua frase é mais precisa que a minha. Tenho uma historinha com isso. Conto outra hora.
Vou retirar a referência a Marx, por considerá-la muito específica, e não vou entrar no mérito do interesse pela verdade. Isso posto, resta evidente que a existência de ateus crentes é uma realidade irrefutável. Já fui virtualmente linchado por dizer isso em um ambiente ateu, e até os ateus reconhecidamente céticos (e, portanto, não alcançados pelo comentário), não gostaram.
De certa forma você racionaliza, mas ainda acredita no ser divino devido a supostos acontecimentos inexplicáveis.
Vivências pessoas as quais você não consegue embasamento lógico (ou falta do mesmo, não tenho como calssificar já que é uma avaliação sua).
Me lembrou a tirinha do quebra cabeça que eu postei nesse tópico:
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1122/imagens-engracadas-cole-a-sua-/p4
Ou pode ser uma outra coisa, pode não ser Deus. Você o classifica como ele. Você especula Deus utilizando esta análise. De toda forma é racionalizar Deus, ter uma fé racional. Quando falo fé não é estar preso a uma Religião ou livro sagrado.
― Winston Churchill
Dificilmente este processo de ação e reação entre elas esta sendo inicial, raro é o caso onde a reação de B sobre A é gratuita, ou seja a reação de B sobre A no maximo seria o resultado das ações de C infligidas "gratuitamente" a B, mas acredito que esta ação pessoal primaria, só pode acontecer na formação dos primeiros seres da criação . ou seja o problema de B é com C, mas como C esta ausente eu descarrego meus sentimentos em A que esta mais proxima.
Analogamente podemos comparar isso hipoteticamente como sendo caim e abel os primeiros irmãos da criação,as ações de Abel e de "deus", reagiram em forma de sentimentos negativos em caim, que agiu contra abel despertando sentimentos ações corretiva de deus em caim.
Imagino que o processo carmico iniciou-se a partir das remotas associação dos seres e que dentro desse eterno e constante processo , Não existam pessoas em um nivel semelhante de consciência que nunca tenham compartilhado sentimentos , ações e reações.
Portanto o processo carmico teve seu inicio dentro do próprio ser"Eu", ou seja suas ações livres reagiram em forma de sentimentos, que passaram a formar a vontade da escolha das novas ações a serem geradas.
Somente no inicio da formação dos seres eu é que a ignorancia isenta ações sem razão infligindo sentimentos desagradaveis e involuntarios nos seres proximos, mas com a evolução a razão dos seres passou a responsabiliza-los por sua ações e a reações delas tambem em terceiros.
Podemos imaginar a criação do processo carmico como um circulo onde as ações e reações se tornaram todas ligadas entre si, no exemplo citado A age em B que reage em C que volta agir em A, lógicamnte esta visão é bastante ampla considerando toda a familia universal humana.
Mais limitadamente, então veremos ações e reações mais direcionadas aos apenas aos mais próximos.
Diria que não só "afinidades" ,mas tambem "aversões" a determinadas ações especificas, "atraem" consciências mais diretamente afetados por elas.
Esta atração pode reunir seres em mundos, paises,cidades, bairros, , empresas,vizinhos e principalmente onde conviveremos mais tempo na propria familia.
Ações passadas reagindo no futuro aparentam uma falta de razão, em aversões e afinidades "inexplicáveis" em familiares aparentemente gratuitas como da aversão da mãe pelo seu "inocente" bebe recém nascido, ou entre filhos e pais e tambem entre irmãos.
Lógicamente para aceitarmos esta possibilidade é necessario considerarmos a eternidade das memórias marcantes.
..................................................................Livre Arbítrio....................................................................
É importante destacarmos que o processo da formação do ser"eu" teve o inicio das suas ações livres possibilitada apenas pela total ignorância, na completa falta de razão.
Inicialmente suas "primeiras ações" foram apenas mecânicas sem nenhum objetivo pre determinado, reagindo em sentimentos compatíveis com o tipo de ação especifica, mas com a repetição de variados tipos de ações, apareceu no ser o "desejo" intencional de gerar ações especificas, para obterem sentimentos tabem específicos conforme desenvolvidas suas afinidades ao longo do tempo, Nascia ai, o inicio da Razão Humana, substituindo ações mecânicas pelo desejo do "eu" faço, "eu" sinto, "eu" sou a causa "direcionada" do meus próprios sentimentos e tambem causo sentimentos nos outros.
sem nenhuma consciência sem existências
Eu faço um grande esforço para respeitar a condição ateísta dos colegas e não me afastar da difícil tarefa de discutir a religião sob um ponto de vista lógico. Evito afirmar que Deus existe embora, como você, eu tenha essa certeza. NUNCA trouxe o elemento 'certeza' para o debate, mesmo que, vez ou outra, surja a necessidade de tocar no assunto, como acabei de fazer. Essa afirmação, independente do valor que tenha para mim, NÃO É o meu argumento. Várias vezes não fui compreendido e isso está dentro do que se pode esperar das relações e interações humanas, principalmente virtuais. Não deixa de ser um prejuízo para o debate, e algo que sempre vou lamentar, já que a proposta lógica é esquecida ou mesmo ignorada quando esses mal entendidos acontecem.
Seria bom que os colegas entendessem que, apesar de minha certeza – e é certeza mesmo – eu não a emprego à guisa de argumento e tampouco tenho algum interesse furtivo e subliminar na construção de opiniões. Nas vezes em que declarei essa certeza, o andamento do debate comportava esse momento que, para mim, é praticamente um off-topic, como fiz nesta resposta.
Curioso, isso. Quando for conveniente para você, gostaria de conversar sobre o assunto.
Essa questão também pode ser relativa. O que seria “sem provas”? Podemos dizer, com razoável segurança, que boa parte dos religiosos acredita por acreditar, acredita sem provas. Isso não significa que alguém como o Sybok não possa ter encontrado uma prova para si mesmo, ainda que não possa apresentá-la a mais ninguém. Não poder provar (e eu sei que não podemos!), não obsta, não interfere no que, para nós dois pelo menos, é uma certeza.
A questão vai continuar, nossas divergências não serão menores por conta disso, mas a idéia de que acreditamos sem prova é, como tentei demonstrar, bastante questionável.
Particularmente, eu não concordo com essa afirmativa de que os animais não possuem espírito, e nem acho muito producente abrir mais este ramo no debate. Gostaria apenas de entender de que forma estas duas idéias apresentadas podem se justificar. Vejamos:
Se toda forma de sofrimento se transforma em aprendizado, os animais sofreriam à toa, vez que não possuem o espírito que se beneficiaria desse aprendizado.
Acompanho o ralator...
Perfeito.
Criaturo, considero essa questão respondida.