Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Acredite em mim, Judas, quando eu digo que percebo a sua lógica e que a considero muito coerente. Do seu ponto de vista e com base nas informações disponíveis, faz muito sentido. Mas sempre há uns “poréns”, sempre podemos especular outras possibilidades. Podemos brincar disso a vida toda sem nunca chegar a um consenso.
Creio que não exista uma perspectiva que eu já não tenha abordado, quando eu discutia o assunto Deus praticamente todos os dias. Essa questão dos muitos deuses, muitas religiões, muitas verdades, não foi esquecida. Tenho diversos textos tratando do tema, obviamente sem despertar a atenção dos colegas ateus, pelos motivos que já conhecemos.
No terreno das possibilidades, você pode dizer que estão todos errados, tanto quanto eu posso dizer que estão todos certos. Deus é, como já dissemos, complexo demais para ser percebido de maneira uniforme por todos os que O buscam. Temos milhares de exemplos claros e inequívocos do quanto podemos nos enganar na observação e interpretação de fatos e fenômenos em nosso dia a dia, ora extrapolando seu significado, ora reduzindo a importância de eventos complexos. Numa simples reunião de família, podemos obter dois ou três relatos diferentes sobre um incidente que todos acabaram de presenciar. Quanto mais controverso e contraditório não seriam os relatos pessoais sobre a percepção de uma “entidade” incompreensível para a mente humana?
Some-se a isso nossa necessidade de explicar tudo, de dar um sentido lógico e aceitável para nossas crenças, e temos a salada completa, sem esquecer, nessa salada, um de seus ingredientes mais relevantes: o alcance intelectual e cognitivo de cada um. Certa ocasião, alguém mencionou aqui a parábola dos cegos e do elefante como uma refutação à existência de Deus quando, ironicamente, essa parábola serve como uma luva para explicar essa multiplicidade de entendimentos e ‘verdades’ pessoais. Somos os cegos e encontramos alguma coisa. A divergência na descrição e compreensão nunca seria um indicativo de que não encontramos nada, mas, tão somente, de que não estamos aptos, não ainda, a trazer essa “coisa” ao nível de nossa razão.
Não seria absurdo supor que a grande maioria dos “contatos” com a divindade sejam verdadeiros, sem deixarmos de considerar que essas experiências tenham intensidade, valor e resultados diferentes para cada pessoa. E, antes de concluir, preciso enfatizar que não estou AFIRMANDO isso. É uma hipótese a ser examinada.
Esse argumento não prova coisa alguma e jamais tive tal intenção. Como sempre, como sempre fiz aqui, ofereço uma possibilidade lógica de debate, onde poderemos olhar para um tema sem a certeza de que determinada explicação é melhor do que a outra. Possibilidades existem e sua argumentação e a minha deixam isso muito claro.
Por isso que eu descrevi com idealização de Deus.
Do mesmo jeito é uma fé racional: você tem a certeza, mas para a realidade não é convincente porque ela só satisfaz as suas lacunas.
Teria que se estudar cada caso de experiencias dos que acreditam.
Como um fenômeno o karma se encaixa melhor.
― Winston Churchill
Veja bem criaturo, há sempre o erro em comparar animais (sem espírito) com humanos (com espírito). Sofrer na forma animal (humanos, não humanos) faz parte da VIDA e a vida faz parte de um processo/sistema criado por Deus para tal. Se só os seres com espírito sofressem "na carne", daí sim seria algo injusto.
Voltando, qual a finalidade de um animal sofrer na carne (câncer, sífilis, etc)? Progresso da espécie como foi dito por Leon e faz parte da evolução.
Para entender tudo é necessário que o ser humano, limitado no conhecimento, no tempo e no espaço, saia um pouco de si e tente ver as coisas de modo macroscópico.
Exemplo: você diria que o bolo abaixo é um bolo bonito?
E se você ver o bolo neste estado?
Agora, você diria que na imagem seguinte, teríamos o bolo da primeira imagem?
Então pergunto, por que sempre achamos que Deus deveria pensar e agir no modo temporal que nós entendemos? POr que sempre queremos enteder o bolo pronto e nunca seu preparo?
A sua pergunta é : "porque Deus criou seres ignorantes e limitados e imortais?"
Porque Deus criou a vida fisica fragil e com infinitas possibilidades de findar-se ?
A morte é um transformação necessaria.
acredito que tudo isso é para possibilitar a eles uma real liberdade de escolhas.
Como disse I.A prefiro morrer como humano do que viver eternamente sendo um perfeito robo.
As escolhas de ações são infinitas, o passaro poderia ter tomado infinitas direções indo para longe do vidro, mas se "ele"escolheu ir para aquela falsa paisagem refletida no vidro, porque voce acha que Deus ou alguem deveria interferir na decisão dele?
Se o homem decidiu por o vidro na quele exato local, por que Deus deveria interferir na escolha do homem ?
Homens interferem nas escolhas de outros homens e tambem na ação dos bichos.
Os mortos influenciam os vivos e os vivos influenciam tambem os sentimentos dos mortos e por consequência as ações dos mortos.
Dentro dessa infinita raça humana existe uma visivel interferência mutua nos livre arbitrios.
Sendo que as consciência mais sabias assumem responsabilidades de guiarem as mais novas,um animal, uma familia, um grupo, uma cidade, um pais, um planeta, conforme sua capacidade e autoridade.
é nesse sentido que também entendo : "sois deuses".
assim é que a raça humana que se vê no direito de desrespeitar o livre do seu semelhantes e não Deus.
Não podemos julgar Deus como um pai omisso que abandonou seus filhos a própria sorte do acaso, porque ele deu da toda condições para a vida continuar existindo cumprindo sua função na formação do ser"eu" .
Deu a humanidade a partir da criação um guia infalível para novas ações, sendo ele as reações em forma de sentimentos, sim eles indicam perfeitamente o caminho a seguir conforme a afinidades.
Deus criou seres simples e ignorantes, mas a formação do ser"eu" foi definida justamente por eles mesmos, muito de acordo com as afinidades dos seus sentimentos causadas pela escolhas das suas ações.
Diante disso o conhecimento diminuirá proporcionalmente o sofrimento, mas este continuará sendo eterno.
ironicamente pensando assim: O prazer eterno não existe, mas o sofrimento causado pela ignorância da maior Razão Deus é eterno.
sem nenhuma consciência sem existências
no meu entendimento a razão de todo sofrimento esta na ignorância absoluta necessária para possibilitar escolhas livres para formação do ser"eu".
Eu faço,eu sinto eu sou.
ironicamente a ignorância que causa o sofrimento e´ a mesma que torna possivel a continuação da existência da consciência do ser"Eu", pois se esta voltar a reconhecer-se como sendo a Maior Consciência Deus voltara a ser a razão Deus, e o ser "eu" perdera sua razão, esta seria a unica forma de deixar de existir, seria a verdadeira morte eterna do ser"eu.
Pois e´o Percival ja anda me chamando de "Criatudo"
De fato se todas essa teorias eu tivesse como mostrar na pratica deixaria de ser hipóteses e passariam a ser ciência.
mas assim como voce, alguns destes conceitos de vida eu formei observando fatos reais.
Lógicamente deve haver muita falha de interpretações, mas real o suficiente para solidificar minha crença.
A razão é simples todos os seres são ignorantes,mas o que dizer do homem masoquista ?
Exto! é isso que digo sempre: "seja feliz fazendo a felicidade do outro"
Não, seria a comprovação de um fato se realmente condizer com a realidade e seus conceitos.
Especulação.
― Winston Churchill
Por que as pessoas ficam inventando coisas sobre espiritos, mundo espiritual e outras bobagens? Se nem sabemos se é verdade(a existência de espiritos), e se fosse verdade, nem teríamos como saber como é esse suposto mundo espiritual. Os espiritas só perdem para os evangélicos em egocentrismo.
A punição nada m ais é que sua volta à terra para seguir corretamente as regras. Existindo um Deus, tosco seria o mundo como é sem que se tenha direito de voltar e ser melhor.
O porquê do esquecimento? Se você parisse uma criança e se lembrasse que no passado ele foi seu estuprador, tudo bem para você? Ou se ele foi a causa da ruina de seus entes queridos? Só para lembrar, esquece-se o que se fez, mas a moralidade do espírito permanece a mesma até que se mude.
Quanto a você não saber ser verdade ou não, creio eu que a pessoa mais indicada para uma lista de milhares de fatos e ocasiões onde foi possível verificar a veracidade da existência dos mesmos seria nosso amigo Botânico, se é que ele esteja lendo isto...
Um Deus seria muito tosco se usasse reencarnação como punição e se fizesse uma vítima se relacionar com seu algoz, invertendo os papeis sem nenhum deles saber que um dia alguma coisa aconteceu entre eles, to falando de motivos concretos e não um "... na vida passada ele fez uma coisa ruim...". Esse Deus seria sádico, cruel e burro.
Eu já vi a veracidade da existência de espiritos (segundo os espiritas), no CC, onde cada "veracidade" foi derrubada e mostrada como fraude ou ignorância.
As coisas que inventam sobre o mundo espiritual, já falaram que mozart morava em Júpiter, que o mundo espiritual estaria acima das nuvens... mas o pior mesmo foi dizer que as pessoas negras foram pessoas que fizeram coisas terríveis no passado. Qual a diferença entre dizer isso e sacrificar uma pessoa pro sol nascer? Nenhuma, são coisas cruéis sustentadas apenas por superstições malucas.
Novamente mostra desconhecimento da doutrina. O espírito escolhe como quer pagar sua dívida e não por imposição, salvo casos extremos onde o espírito não terá a livre escolha. Quanto ao resto, cada boca fala o que quer e papel aceita qualquer coisa.
Então poste aqui para que também possamos ter este conhecimento.
Aguardam-se respostas do tipo "a vida assim seria muito chata" ou "assim não teríamos mérito" ou "Deus sabe o que faz".
Há algo de muito errado se espíritos criados puros e inocentes de repente estão devendo por coisas erradas que fizeram.
Como eu já disse, parece com os trabalhadores que vão para uma fazenda ganhar dinheiro, mas acabam devendo tanto que viram escravos.
E não me venham dizer que "Ah, mas assim é melhor porque as pessoas vão aprendendo ao longo das vidas e seria muito chato se já fossem criadas perfeitas".
Que graça teria fazer algo perfeito já sabendo que tudo ocorreria perfeito? Que mérito teriam as criações de buscar seu desenvolvimento? Acha que seria melhor assim, tipo "Deus me fez perfeitinho, ui"?
Aí que está: há uma explicação por trás do conceito que condiz com as observações e análises feitas anteriormente. Quando não há isto, há especulação puramente.
Mas aí é que está? Esse fenômeno não aplica justiça. É arbitrário. A realidade não é definida como justa e injusta a situação que ela nos apresenta podemos definir através de análise dos casos.
Exato. Além do mais o que a minha suposta vida de hoje tem que sofrer pela minha suposta vida passada? Teria que ser punido no momento e época em que trasgredi.
Então não há liberdade.
Nunca consegui os arquivos da minha outra vida quando fui espírita. O que eu vi foi uma implementação de sentimento de culpa sem base nenhuma como explicação do sofrimento.
― Winston Churchill
não esquenta a moringa! 74 anos passam rapidos, em breve acabará sua duvida se existe vida após a vida.
eu não acho que encontrei coisa nenhuma! Continuarei procurando "batendo na porta até ela abrir" se novas respostas não sairem de mim , sairão dos outros.
Interessante! deveria tentar com cachorros, o meu quando eu mando ele ir deitar ele vai, quando ele precisa dar uma saidinha me chama latindo, quando volta não toca campainha, mas late pedindo para entrar,eu consigo reconhecer seu estado de alegria ,ansiedade, tristeza ou raiva, é ! de certa forma acho que estamos nos comunicando.
um homem apresentou seu cachorro na tv dizendo que ele pre sentia toda vez que a sua mulher esta chegando em casa ele ficava parado em frente a porta, questionado se o cachorro não reconhecia o barulho do carro ou então ouvia os passos da esposa , o homem continuou insistindo que o cachorro conseguia prever a chegada da mulher.
Fizeram um teste: levaram a mulher para uma praça longe da sua residencia e ficaram conversando com ela, uma camera monitorava a praça e outra monitorava o cachorro na residencia da mulher e no exato momento que o reporte disse a mulher vamos embora, a mulher levantou-se do banco e simultaneamente na casa dela o cachorro levantou-se e foi esperar na frente da porta.
Como disse o Sybok ao Judas a fenômenos que deveriam ser mais estudados.
muito bem colocado!
Não diria que esse bolo branco mais parece uma capa de botijão de gaz...h..he..he
a questão continua sendo simples: Ou todos saem do mesmo ponto com a mesma capacidade para chegarem no mesmo nivel, ou então não existe justiça.
Isto seria a discriminação da criação:
não existência,pedra, bactérias, vegetais,animais,homens,anjos então tais níveis de consciências seriam gratuitas, ou simplesmente casuais?
Sim sua! por desconhecer parte da minhas razões!
Fabiana!
Considere a memoria do espirito eterna, assim suas experiências são infinitas, porem o limitado cerebro humano não possa comportar todas essas inifinidade sem perder a razão, em outras palavras quem vive do passado desprezará o presente e não construirá um futuro promissor.
A alma só consegue manifestar no cerebro humano as memórias antigas que foram marcantes na suas existência passadas, por exemplo morte, traição,vingança, sofrimentos, alegrias, gratidão.
A troca de corpo é rapida, mas para mudarmos a personalidade que anima o corpo é necessario uma eternidade de existencias.
isto justifica que assim que o cerebro desenvolve-se ja manifesta uma personalidade muitas vezes contraditória com o meio em que vive, sem falar das aversões ou afinidades aparentemente gratuitas entre seres que teoricamente não se conheciam, como mãe e filho.
Se não existe vida apos a vida, deus não existe.
Se permite o aprendizado na continuação da vida de onde paramos é um sadico cruel?
Ta dificil agradar, heim ?
AS pessoas precisam aprender amar para sofrerem menos, troque a vingança pelo perdão e a sua felicidade aparece.
Não adianta querer fechar os olhos para fazer desaparecer seus inimigos, pois eles ainda estarão vivendo dentro do teu ser.
Perdoe e ame e transforme seus inimigos em irmãos, então seu inimigos de deixarão de existir.
A mim ?Sim!
Mesmo considerando toda lagrima e sorrisos.
Mas se discorda do modelo atual de existência, teria uma melhor para nos apresentar ?
pobreza, jejum, meditação eu até encaro,mas celibato e abstinência sexual, tô fora e viva a ignorância do ser...he..he..he...he..he
pelo mesmo motivo que o homem não percebe o farol fechado e tambem provoca acidentes.
Esta insinuando que Deus é um projetista incompetente? E que ele faz sofrer suas criaturas desnecessariamente ?
Qual seria a sua visão de um projeto divino mais competente ?
Na minha visão, para possibilitar a existência de consciências diferentes de Deus, são imprencidiveis pela ordem: falta de razão, ignorância absoluta,liberdade de ação,reação dos sentimentos "GUIANDO" a escolha das novas ações, criando assim a "vontade" de direcionar ações na busca da afinidade por determinados sentimentos.
Voce ja pensou que a moral da gêneses de Moisés possa ser a correta, Adão no paraiso começou a "sofrer" pela falta do "sofrimento".
Deus ja criou o paraíso do menor sofrimento, que todos buscam, ele esta dentro de nós e não fora do homem.
Deus deu por mãe a absoluta ignorância, mas deu por mestre infalível o guia dos sentimentos, se voce não gosta do que esta sentindo mude o sentido das suas ações.
Com tudo acredito que a ignorância que causa o sofrimento seja eterna.
Herege.
Sim.
― Winston Churchill
Seus inimigos vão cagar e andar para o seu perdão. Pior, vão achar que é arrogância da sua parte achar que você é quem está certo. E continuarão sendo seus inimigos. Nossa opinião não influi naquilo que a realidade é. E se Deus existir e não houver vida após a morte?
Bobagem pura, pra que o espírito iria escolher morrer de fome? Ou nascer e ser jogado numa lata de lixo?
O espiritismo é só Bla bla bla, igual a Bíblia do cristianismo. Os Espíritas não tem como saber nada sobre o suposto mundo espiritual.
E se realmente tivessem contato com seres superiores e inteligentes (como dizem)não iam dizer que mozart vive em Júpiter. E saberiam que existe galáxias, que os planetas do sistema solar são inabitáveis e não tem vida inteligente (exceto o nosso).
Saberiam um monte de coisa que só descobriríamos nos séculos XX e XXI. Mas esses espiritos superiores não adiantaram nada, no final foi tudo fruto da imaginação de Allan Kardec.
Na verdade, os espiritas estão na mesma categoria que as pessoas que dizem o que Deus sente, o que pensa e como age. Só que falam sobre o suposto mundo espiritual.
Assim como Deus, esse mundo espiritual estaria tão fora do nosso alcance que não teríamos como saber como é.
Ignorância pra mim é pedir para ser Deus e deixar de ser voce!
Ateismo é isso crença no final da própria existência.
Em outra palavras voce esta pedindo pelo volta do principio antes da criação onde só existia um unico ser Deus.
justifique!