Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1181921232442

Comentários

• Percival disse: Definição simplista e errônea.

justifique!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Judas disse: Lucifer disse: Eu Dava com sono.

pssiuu!

fala baixo!

he...he..he..he.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: justifique!

Generalização de pensamento, o que mais pode-se dizer?

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Judas disse: Quem de nós aqui afirmou que deus não existe só porque o sofrimento existe?
    Montar um espantalho é direito seu, daí a isso ser verdade é um longo caminho.

os mais radicais utilizam o sofrimento como evidencia que Deus não existe.
    e os agnósticos usam como um evidencia que Deus é mal, mas concordo que tem algumas exceções.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: os mais radicais utilizam o sofrimento como evidencia que Deus não existe.
    e os agnósticos usam como um evidencia que Deus é mal, mas concordo que tem algumas exceções.

De onde você tirou essa ideia de que os agnósticos pensam assim? Pô para de criar mais focos de Dengue Criadouro.

― Winston Churchill

• sybok disse: Você disse que não existem "inocentes", que todos os que sofrem o mal, são culpados por terem feito algo antes, e eu disse que segundo sua teoria se somos formados por mecanismos 100% burros, não temos culpa alguma em nossa origem, sendo assim, não temos como ser punidos por nada.

Errado! eu sempre afirmei que o inicio do ser"eu" se torna possível a partir da "ignorância absoluta" esse estado de "inocência" provisória eu ja tinha classificado como ações burras e mecânicas e não intencionais.
    Mas a partir das primeiras ações ja houve a capacidade se sentir as reações dos sentimentos que levaram o "desejo intencional" e a "razão" determinado a escolha das ações em busca de sentimentos pre determinados, a partir dai a inocência foi embora deixando a "razão instituída", responsável pela reação da sua ação.
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Judas disse: E olha o que acabaram de postar aqui:

"Foi numa rua sem saída que ela aprendeu a elevar os olhos. Quando o chão faltou, viu que o céu existia."

Haja saco.
    Esse pessoal adora frases 'bonitinhas' e vazias. O significado, a lógica e a aplicabilidade na vida real que se danem, basta que sejam 'bonitinhas'.

Lembra aquela história sobre o soldado cristão que recebeu a ordem de dirigir um jipe? Ele não sabia dirigir, mas pediu ajuda a Deus, foi lá e dirigiu. E depois descobriram que o jipe não tinha motor.

Já vi esta babaquice no Facebook com a foto de um soldado chorando. Expliquei para a otária que postou a bobagem que a foto era de um soldado que tinha sido preso no Rio por entregar alguns jovens para serem executados por traficantes. Ela disse: "Só sei que a história é linda!"

Post edited by Fernando_Silva on
    CRIATURO disse: e os agnósticos usam como um evidencia que Deus é mal, mas concordo que tem algumas exceções.
    Não há um 'pensamento agnóstico'. As pessoas são agnósticas em relação 'a alguma coisa'.
    E se você confundiu com "gnósticos", eles também não acham que Deus é mau.
    CRIATURO disse: os mais radicais utilizam o sofrimento como evidencia que Deus não existe.
    Nós não vemos evidências de que algum deus exista, mas, se existir, ele pode muito bem ser um monstro, o Mal em estado puro.
    Pelo contrário, são os religiosos que cismam que, se um deus existir, ele será necessariamente bom.
  • CRIATURO disse: Mas deixe que os sofredores falem por si mesmo, qual a opinão deles a respeito do seus sofrimentos.
    por certo apareceram uns se fazendo vitimas da vida , e muitos dirão que são felizes por confiarem em Deus.

Criaturo, eu posso estar errado, mas, para quem fala tanto em caridade, você às vezes me parece um pouco indiferente ao sofrimento alheio.

CRIATURO disse: Se dependesse da sua visão empresarial não existiram hospitais formando excelente médicos.

Duvido que um médico experiente deixe um novato à frente de uma cirurgia de alto risco. Duvido que você, como paciente, fizesse essa escolha, se ela lhe fosse apresentada.

CRIATURO disse: só delega poderes quem sente-se seguro no poder.

Você delega poderes a quem está à altura de desempenhar a tarefa que, a rigor, é sua.

• CRIATURO disse: justifique !

É difícil conversar isso com espíritas e simpatizantes. E você é bem mais que um simpatizante. Grande parte das coisas que vocês acreditam são apenas isso, crenças. A despeito de haver uma comunicação (e eu acredito nisso), e dos ensinamentos que são transmitidos, a realidade da existência humana é bem mais complexa do que sugere o manual de instruções que vocês seguem.

Perceba, Criaturo, você mesmo fala em “irmãos mais velhos, mais conscientes”, e não é difícil entender que irmãos mais velhos ensinam aos mais novos o que estes estão aptos a aprender, independente do que aqueles tenham a ensinar. Supor que ‘espíritos de luz’ ensinam a verdade é supor, também, que a humanidade está pronta para aceitar essa verdade. Não preciso ir longe, veja a dificuldade que existe em aceitar que a tal lei de causa e efeito não é assim tão perfeita e que injustiças acontecem. Você, e qualquer outro espírita, iria recusar essa idéia, porque ela é demasiadamente desconfortável e pode ser bastante corrosiva aos alicerces da fé.

Uma verdade que desconstrua tudo o que você aprendeu, tudo o que você acredita, é uma verdade perigosa. Se o sujeito não está pronto para isso, o ‘irmão mais velho’ que está lá no mundinho dos espíritos transmitindo ensinamentos, terá o bom senso de não falar sobre isso e destruir seu ponto de equilíbrio. Melhor é ratificar o conhecimento que já se supõe possuir.

Aqui ou lá, o sono é o mesmo, a ilusão é a mesma, nada de extraordinário vai acontecer com sua consciência quando você deixar o ‘mundo dos vivos’.

(Perdoem-me, colegas ateus, pelo uso indevido do espaço...)

PS.: Criaturo, antes de fazer ironias me chamando de sábio, lembre-se que quem tem todas as respostas é você, e não eu.

• sybok disse: O que não falta nesse meio é charlatão nomes "modernos" nunca são confiáveis, por isso passei a maior parte dos meus estudos recorrendo a fontes como Lao Tsé e gente dessa época e ignorando caras como o Osho, que além de tudo se envolveu em varias controvérsias.

Sobre as informações que você e o Fernando postaram, devo dizer que está dentro do esperado, dentro do que eu já conheço deste mundão de deus. Toda moeda tem dois lados e nós somos invariavelmente atraídos para o lado que fala a nossa língua. É humano, e é previsível.

Nunca pensei muito sobre ele, a ponto de formar uma opinião, rotulando-o como mestre ou charlatão. Ele deve ter, sim, algo a dizer, algo a ensinar e minha posição sobre isso, até então um preconceito, é a mesma que eu já defendi neste espaço: As ‘verdades’ são ensinadas a quem delas necessita. Não veja isso como arrogância, por favor. Trata-se de uma construção lenta, e por isso mesmo sólida, onde aprendi a olhar com cautela para os aclamados mestres que surgem em resposta a essa onda de modismo espiritual. Tenho minha cota de equívocos e talvez esse seja o menor dos meus motivos. Em todo caso, pelo grande respeito que tenho pelo seu julgamento, vou deixar o preconceito de lado e “olhar com meus próprios olhos”. Depois conversaremos.

Ayyavazhi disse: Perceba, Criaturo, você mesmo fala em “irmãos mais velhos, mais conscientes”, e não é difícil entender que irmãos mais velhos ensinam aos mais novos o que estes estão aptos a aprender, independente do que aqueles tenham a ensinar. Supor que ‘espíritos de luz’ ensinam a verdade é supor, também, que a humanidade está pronta para aceitar essa verdade.
    Na verdade, os espíritas dizem que os espíritos são como nós, limitados e imperfeitos, e nos ensinam coisas erradas, às vezes com a melhor das intenções e às vezes porque são FDP mesmo.

• sybok disse: A estrada que você e eu andamos é outra, mais curta e também mais perigosa, é o caminho que pode levar a loucura... o caminho da razão.

Sei bem o que você quer dizer, meu amigo.

Vou continuar essa conversa por e-mail...

• Fernando_Silva disse: Na verdade, os espíritas dizem que os espíritos são como nós, limitados e imperfeitos, e nos ensinam coisas erradas, às vezes com a melhor das intenções e às vezes porque são FDP mesmo.

Você tem certeza disso, Fernando? Não faz nenhum sentido. Todos os espíritas que eu conheci, sem exceções, acreditam piamente no que lhes é ensinado pelos tais guias espirituais (ou seja lá que nome se dá a isso). Como eles poderiam acreditar e, ao mesmo tempo, saber que são idéias imperfeitas vindas de uma fonte imperfeita? Não faz sentido...

Ayyavazhi disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Na verdade, os espíritas dizem que os espíritos são como nós, limitados e imperfeitos, e nos ensinam coisas erradas, às vezes com a melhor das intenções e às vezes porque são FDP mesmo.
    Você tem certeza disso, Fernando? Não faz nenhum sentido. Todos os espíritas que eu conheci, sem exceções, acreditam piamente no que lhes é ensinado pelos tais guias espirituais (ou seja lá que nome se dá a isso). Como eles poderiam acreditar e, ao mesmo tempo, saber que são idéias imperfeitas vindas de uma fonte imperfeita? Não faz sentido...
    Tenho certeza de que eles me disseram isto. Confirme com o Botânico ou o Johnny.
    Segundo eles, espíritos são apenas pessoas desencarnadas, com maior ou menor conhecimento e virtude.

http://www.institutoandreluiz.org/textos_espiritas_mediunidade_2.html
    Para que uma comunicação seja boa, preciso é que proceda de um Espírito bom; para que esse bom Espírito a POSSA transmitir indispensável lhe é um bom instrumento; para que QUEIRA transmiti-la, necessário se faz que o fim visado lhe convenha. O Espírito, que lê o pensamento, julga se a questão que lhe propõem merece resposta séria e se a pessoa que lha dirige é digna de recebe-la. A não ser assim, não perde seu tempo em lançar boas sementes em cima de pedras e é quando os Espíritos levianos e zombeteiros entram em ação, porque, pouco lhes importando a verdade, não a encaram de muito perto e se mostram geralmente pouco escrupulosos, quer quanto aos fins, quer quanto aos meios.
    Post edited by Fernando_Silva on
    sybok disse: Ou seja, o ser humano nasce inocente e ignorante, de modo que não pode ser "vitimado" por outros sendo inocente, assim como não pode "vitimar" seus semelhantes, pois estes são igualmente inocentes.
    Em algum momento, algum inocente NECESSARIAMENTE tem que ter sido VITIMA sem ter culpa, por tanto, foi vitima de uma injustiça, o que elimina a noção de justiça cósmica.

Se você voltar no tempo, alguém tem que ter sido uma vitima inocente.
    hipoteticamente temos duas linhas de pensamento distintas:
    1) A vida inicia-se a partir do nascimento:" ?" E até que se prove o contrario , todos são "inocentes" bebês.
    Neste caso a injustiça divina é evidente em todos os quesitos, família,inteligencia,riqueza material, carácter, saudê, beleza oportunidades e tempo de vida, então nada justifica tais discriminações e se considerarmos a existência de anjos no paraíso ai é que a coisa complicaria mais ainda.
    Considerando que a vida deixa de existir com o corpo, neste caso não existe nem justiça nem Deus, somente sorte e azar .
    2) O inicio da vida se perdeu na eternidade .
    Neste caso podemos reconhecer que ja existe a vida com personalidade do ser antes do nascimento do corpo fisico e que ele veio de um mundo imaterial.
    A partir disso podemos considerar como possibilidade verdadeiras a existências do espirito em vidas passadas, seja neste planeta ou em outros mundos materiais ou não.
    Podemos então aceitar a lei da reencarnação e da ação e reação .
    Torna-se evidente o uso do livre arbitrio neste processo de inteiração, entre todos os seres vivos e "mortos", onde os que se julgam capazes e mais experientes assumem a responsabilidades de ajudar outros a serem mais felizes.
    Imagine um homem que apesar de ter nascido em diversas circustancias de vida, pobre, rico, bonito, feio, inteligente e menos inteligente, familia boa, família ruim, ele não consegue deixar de roubar.
    Após a sua ultima vida no corpo fisco sua consciência perturbada o guiou para um mundo espiritual com pessoas semelhantes ao seu mal carácter,onde ficaram se impondo-se sofrimentos mutuamente por um longo tempo."E não saira de la até pagar o ultimo centavo"
    Finalmente percebe que esta ali atraído por espíritos semelhantes a ele mesmo, envergonhado pede uma nova oportunidade para desta vez,fazer melhor.
    Sendo atendido por espíritos "mais experientes" que sentem-se responsáveis em ajuda-lo a ser mais feliz.
    O próprio espirito é induzido a reconhecer que voltar a reencarnar na mesma condição física da vida anterior,ele ira sucumbir novamente a vida de crimes, então ele pede para nascer sem as mãos, ai a profecia de Jesus se cumpre:
    "ao entrar na vida, se os seus membros te fizerem tropeçar, arranque os de ti, para que não volte voce e todo o seu corpo para o inferno."
    Quando reencarnado nestas condição aparente de injustiça, o espirito encara sua condição de vida, não como um injustiça divina e sim um oportunidade para ser melhor, ele é feliz e agradecido por ser assim.
    Mas quando o esprito demonstra revolta e a vezes usa esta condição para levar vantagens o seu sofrimento persistira como erro.
    Cabe notar neste processo de reencarnação, se existem erros e injustiças, são cometidos pelo seres da criação e não pelo Criador.

Os primórdios do ser

Entendo esse período de latência da "inocência" apenas enquanto as ações são mecânicas, burras e não intencionais.
    Ja na primeira ação inocente ele sentiu a primeira reação de um sentimento compatível iniciando o principio da razão humana, que após algumas experiências de ação e reação de sentimentos o ser perdeu a inocência das suas ações mecânicas e "desejou direcionar" suas ações intencionalmente para obter sentimentos pre-determinados consolidando de fato a instituição da sua razão humana.
    Logicamente que a falta de experiência induz ações errôneas reagindo sentimentos indesejáveis, por exemplo ao martelar um prego a intenção é gerar sentimentos desejáveis de realizar uma boa obra.
    Mas "a falta de experiência pode gerar um sentimento indesejável" de dor e sofrimento, ao errar o alvo almejado acertando o próprio dedo, ou a cabeça de alguém próximo.
    Neste exemplo o sofrimento causados por eles mesmos,não trata-se de punir culpados, e sim ensina-los a usarem EPIS.
    Neste sentido a lei do carma aliada a reencarnação,não pune apenas da infinitas oportunidade, em novas experiências onde o ser aprenderá a fazer melhor, sendo os sentimentos causados por suas ações um guia se estão atingindo seu objetivos ou não.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Na sua argumentação você trata do ser humano como "livre", como se em nossa atual situação, já desfrutássemos de todo o nosso "potencial", mas "escolhemos" não utiliza-lo e escolhemos agir errado, o que não é verdade.
    Todos querem o melhor para si próprios, mas não sabem como agir por ignorância imposta a nós e não desfrutam de todo o seu potencial, muitos ainda são "almas de colo" incapazes de fazer as "escolhas" que você diz que elas podem fazer.

O que eu estou dizendo aqui são duas coisas distintas:
    1 - Se as pessoas nascem inocentes, então ao serem vitimas, estão sofrendo uma injustiça. O que faz da vida necessariamente injusta.
    2 - Sua descrição do homem para justificar sua noção de "justiça cármica", atribui mais responsabilidade ao homem do que ele tem de fato, ao mesmo tempo em que nega a responsabilidade de Deus como projetista.

1- reencarnação refuta essa sua hipótese da inocência nata

A questão é a seguinte:
    Sybok: o homem sofre inocentemente logo Deus é injusto
    Criaturo: o homem sofre para evoluir sua razão esta é condição necessária a vida e o sofrimento é o seu "mestre" interior.

1- o ser é criado inocente com ações, mecânicas e burras que causam sentimentos neles e interagem com os próximos, este estagio do processo pode ser classificado como a "inocência dos seres" pois ainda não possuem a Razão permanecem neste estagio de experiências da inocência, até sentirem o "desejo" de direcionar ou escolher propositalmente determinado tipo de ações especificas, para reagir determinados tipos de sentimentos pre determinados pela suas vontades, a partir desse momento abandonam o seu estagio de inocência, passando a sua Razão ser responsável por suas ações intencionais, quando elas causam sofrimento, este é o aviso que o ser experimentar optar em fazer outros tipos de ações.

2- nunca neguei que o sofrimento foi causado pela "Divina" ignorância inicial na criação do ser"eu", mas que a partir da razão humana, ela tornou-se responsável por suas ações .
    Mas digamos que a primeira ação fruto da ignorância lhe cause um sofrimento como um incentivo a evolução da sua razão e não como uma punição divina e injusta.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Não ha justiça sobre a terra, os fortes subjugam os fracos, os malfeitores não temem a Deus praticam o mal e dizem não existe nenhum deus, mas seus filhos correm felizes pelos campos,eles morrem de velhice e no fim justos e injustos vão para o mundo dos mortos e seu crimes ficaram impunes e todos desapareceram da fase da terra.
    É o que diz o Eclesiastes para justificar que devemos respeitar as leis e ser bons para com o próximo, mas que devemos aproveitar a vida em vez de tentarmos ser santinhos porque um dia a gente morre e tudo se acaba. Que as ações de Deus são incompreensíveis, que às vezes o ímpio prospera e morre feliz enquanto que o justo vive pobre e morre sofrendo.

Negativo" isto é uma apologia ao ateísmo badernista,é a lei de "jerson",ai salve-se quem puder, porque não existe justiça divina, nem vida após a morte.
    Percival disse: Putz, de onde você tirou isso do filme?

sim ,mas voce assistiu ?
    sinto logo existo!
  • Percival disse: CRIATURO disse: os mais radicais utilizam o sofrimento como evidencia que Deus não existe.

De onde você tirou essa ideia de que os agnósticos pensam assim? Pô para de criar mais focos de Dengue Criadouro.
    Quiz dizer os agnosticos dizem se deus existir é mal e injusto por causa do sofrimento, alias alguns teistas tambem estão tentando provar que Deus é injusto do ponto de vista humano.
    ta na hora de para com esse papo de insetos, porque se não vai acabar aparecendo mais um o : "Percivejo"...he...he...he..he
    Judas disse: Quem de nós aqui afirmou que deus não existe só porque o sofrimento existe?
    Fernando_Silva disse: Nós não vemos evidências de que algum deus exista, mas, se existir, ele pode muito bem ser um monstro, o Mal em estado puro.
    Pelo contrário, são os religiosos que cismam que, se um deus existir, ele será necessariamente bom.
    Voce mudou de opinião, provavelmente por ter tido uma decepção muito forte, mas quem te garante que agora esta certo ?
    Se existe um deus e causa o sofrimento inútil e injusto, seria melhor que não existisse.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Quiz dizer os agnosticos dizem se deus existir é mal e injusto por causa do sofrimento, alias alguns teistas tambem estão tentando provar que Deus é injusto do ponto de vista humano.

Vou voltar a perguntar. Por que você acha que os Agnósticos pensam assim?

Pesquise o verbete Agnosticismo e veja o que é antes de tirar suas definições de devaneios.

CRIATURO disse: ta na hora de para com esse papo de insetos, porque se não vai acabar aparecendo mais um o : "Percivejo"...he...he...he..he

Não Criadouro de Caso, acho que está na hora de pensar um pouco e parar com achismo.

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Não ha justiça sobre a terra, os fortes subjugam os fracos, os malfeitores não temem a Deus praticam o mal e dizem não existe nenhum deus, mas seus filhos correm felizes pelos campos,eles morrem de velhice e no fim justos e injustos vão para o mundo dos mortos e seu crimes ficaram impunes e todos desapareceram da fase da terra.
    É o que diz o Eclesiastes para justificar que devemos respeitar as leis e ser bons para com o próximo, mas que devemos aproveitar a vida em vez de tentarmos ser santinhos porque um dia a gente morre e tudo se acaba. Que as ações de Deus são incompreensíveis, que às vezes o ímpio prospera e morre feliz enquanto que o justo vive pobre e morre sofrendo.

Negativo" isto é uma apologia ao ateísmo badernista,é a lei de "jerson",ai salve-se quem puder, porque não existe justiça divina, nem vida após a morte.

Essa é a mensagem da Bíblia, mas não acredito que você a leia até porque você ignora o contexto histórico.

― Winston Churchill

• PercivalPercival Membro
    sybok disse: Agora ferrou Percival! Olha que esse apelido pega.

É porque o excremento do Percevejo é ácido como meus comentários. E nosso amiguinho se sente ardido.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• sybok disse: Estamos apenas apontando o fato obvio e negado por tantos teístas, da inegável existência de injustiças no mundo, e que, noções como a justiça cósmica do carma espirita, são simplesmente distorções de teístas tentando criar um mundo "perfeitamente justo", quando ele claramente não o é.

Baseado no que voce pode afirmar que nossa condição atual , não foi construída na vida anterior ?

Então sua injustiça resume-se em :
    -Sofrer sem uma razão aparente ?
    -Uma falta de razão divina ?
    -Ou porque em algum lugar do passado longincuo, um ser inocente sofreu uma ação sem nenhum motivo justo.
    sybok disse: Em algum momento alguém tem que ter sido a primeira pessoa a fazer mal ao próximo, sendo esse por tanto um inocente injustiçado. Isso é pura questão de lógica, é impossível que fosse diferente e é impossível arrumar um meio de explicar o mal no mundo, sem incluir ai o conceito de que pessoas podem ser injustiçadas e que isso é uma fatalidade da vida.

sybok disse: A vida não é perfeita nem justa, o que não significa que não possa ser boa mesmo assim.

A vida é justamente justa, ou ajustada exatamente de acordo com a necessidade pessoal de cada um.
    Assim como o sofrimento da lagarta para se livrar do casulo é necessário para ela ter o prazer de poder voar, o sofrimento é dado na dose certa para que possamos evoluir de acordo.
    sybok disse: O que não faltam são exemplos de grandes injustiças no mundo. Nossa realidade é repleta de dor e sofrimento, repleta de holocaustos, torturas, estupros e escravidão.
    E devemos transferir as nossas injustiças e responsabilidades intencionais pra Deus.
    Devemos tirar hitler,Idiamim da da, os nardones,a suzane,o macarrão, do banco de réus e colocar Deus?
    Até podemos, para isto bastaria contratar um "advogado do diabo", candidatos que não irão faltar.

sybok disse: Em algum momento alguém tem que ter sido a primeira pessoa a fazer mal ao próximo, sendo esse por tanto um inocente injustiçado. Isso é pura questão de lógica, é impossível que fosse diferente e é impossível arrumar um meio de explicar o mal no mundo, sem incluir ai o conceito de que pessoas podem ser injustiçadas e que isso é uma fatalidade da vida.

sybok disse: Da mesmo forma que existem ERROS de RACIOCÍNIO que iludem a pessoa fazendo ela "crer" que pensou de modo logico e correto, também existem sentimentos ilusórios e distorcidos.
    O ser humano vive em meio a pensamentos confusos e em meio a sentimentos confusos.

O ciumes, a paixão, o ódio e até mesmo a compaixão podem simplesmente iludir e indicar a direção errada a se seguir.

Sim, mas o sofrimento mestre é o guia que todos os sentimentos ilusórios devem dar ouvidos, quando todos os outros sentimentos te conduzirem ao erro é o sofrimento que te fara enxergar a verdade do seu verdadeiro "eu" e te aconselhará a mudar suas atitudes.
    sybok disse: já existiu o tempo em que eu não sabia disso... nãos nasci sabendo, aprendi no decorrer da vida após duras lições.
    não foi exatamente isso que eu disse acima?

sybok disse: Não, o "querer" não é o primeiro passo, o "saber" é o primeiro passo, o querer só vem depois do saber.
    Uma pessoa não pode querer algo do qual não tem conhecimento.

"Nem o querer", "nem o saber" como ja concordamos, o primeiro passo (ação) do ser, foi burro, mecânico, sem razão de ser,ignorante absoluto ou ainda como voce diz "inocente".
    a reação de dessa ação causou sentimentos, que o levaram ao "segundo" passo, o "querer" escolher, definir, uma ação pre determinada e intencionada a reagir um dos sentimento anteriormente ja conhecidos e aprovados, como dizem: "A primeira vez a gente nunca mais esquece" eis ai a razão do ser "eu" desejo, faço, e sou.

sybok disse: Mas a questão aqui é o tempo, se leva um tempo até podermos superar o ego, o sofrimento é obrigatório, ou seja, é uma IMPOSIÇÃO e não uma escolha.
    Concordo! a ignorância, o sofrimento e o aprendizado são uma imposição divina para criar e manter a razão da vida.

sybok disse: Do mesmo modo que herdamos uma sociedade avançada, com conhecimento, com tecnologia, com ruas asfaltadas, luz elétrica e saneamento básico,
    o problema que você considera, a providencia das autoridades espirituais especificas no nascimento individual importantes como por exemplo :pais, familia,condição social, fisica, inteligencia, saudê , vocação profissional e algumas oportunidades para aprender a fazer melhor da próxima vez.
    Como sendo injustiças do deus acaso, mas se por um acaso voce estiver certo, então não existe justiça nem, razão , nem Deus!
    Apenas sorte e azar!
    sybok disse: herdamos um governo corrupto, favelas violentas.
    Isso tudo é karma e nada disso é exatamente culpa minha ou sua, nem estamos sendo "punidos" por coisas feitas em vidas passadas.
    Substitua "punição" por uma nova oportunidade de fazer melhor!
    nada mis justo que o ditado: "hoje voce esta arrumando a cama que voce ira ter que dormir amanhã" o amanhã pode ser a proxima vida.
    Se hoje poluimos o mundo é justo que no futuro nasçamos nele, então os Syboks do futuro dirão:" hoje injustamente continuam nascendo inocentes para sofrem o mal que não cometeram"
    sybok disse: herdamos um governo corrupto, favelas violentas.
    Isso tudo é karma e nada disso é exatamente culpa minha ou sua, nem estamos sendo "punidos" por coisas feitas em vidas passadas.

Baseado no que pode afirmar tal coisa?
    sybok disse: Você está distorcendo o que foi dito e ignorando o argumento.
    Você alega que as pessoas não podem nascer sabendo e diz que Deus não deve interferir na vida das pessoas, por isso caras como o Nardoni devem ser livre para atirar crianças pela janela.

Voce tambem pode estar distorcendo ao insinuar que caras como nardone não possuem culpa por terem sido criados com tais limitações, caras como ele forma mal projetados, não sabem direito o que fazem então o correto é que devemos responsabilizar o mal projetista, por seus projetos causarem injustiças.
    A ele foi concedido a oportunidade aprender a perdoar e amar, mas se decidiu eliminar seus inimigos desta forma, infinitas oportunidades lhe serão dadas para fazer melhor.
    Deus não deseja sentir por ele, pensar por ele, nem decidir por ele, caso contrario o Nardone seria apenas o reflexo de Deus.
    Deus espera que o Nardone deseje aumentar sua razão Deus livremente e Deus lhe dará a oportunidade da vida eterna para que consiga isso!
    sybok disse: O argumento é simples:
    Se o homem precisa aprender e Deus deve deixa-lo livre, Deus não precisaria necessariamente deixa-lo livre no mundo real para fazer mal aos outros, poderia joga-lo no mundo SOMENTE após aprender a não jogar crianças pela janela.

Se o homem antes de nascer ja tivesse aprendido as coisas deste mundo, então a existência neste mundo seria para ele desnecessária.
    Ele poderia ir habitar o mundo das pessoas que ja se consciêntizaram que perdoar inimigos é ser feliz.
    A matrix que voce deseja é aqui mesmo, o plug é pessoal a vida ira te ensinar como despluga-lo até la continue se divertindo com o seu "ego".
    sybok disse: Deus estaria salvando as crianças e impedindo que fossem vitimas de um ato tão terrível.
    o que voce tem contra a morte ? Neste mundo ela é necessária, assim como o sofrimento, o aprendizado e a velhice.

sybok disse: Resolver tal dilema é fácil. Basta criar um mundo virtual e jogar o Nardoni lá e só deixa-lo sair quando ele aprender a não fazer esse tipo de coisa.
    o problema do Nardoni não é com pessoas virtuais, nem contra crianças desconhecidas ele poderá até amar outra , quem ele elegeu como seu inimigo foi sua própria filha.
    É a ela que que a ida eterna dará infinitas nova s oportunidades para ele aprender a perdoa-la e ama-la, mas como vimos, ainda não foi desta vez, devemos aguardar pela proxima vida juntos.
    por enquanto isso: "se levantará Pai contra filho e o inimigos dos homens serão os da sua própria casa."

sybok disse: A pergunta é: qual a razão de Deus permitir o mal no mundo?

Talvez uma pedra, planta,formiga não compartilhem da sua razão para elas o mal não existe.
    Elas só sabem que estão vivas exatamente por sentirem, até mesmo o sofrimento que te tira parte da razão Deus.
    A razão de Deus permitir a ignorância,o mal , o sofrimento, o prazer é a liberdade de não ser ele mesmo na sua Maior Razão, podemos dizer que nós somos a ignorância de Deus na sua infância.

sybok disse: Não, não se tornam.
    O ser humano é perigoso em especial por ser muito ignorante.
    Se o homem passasse por um treinamento antes e aprendesse certas coisas em "escolas virtuais", ele se tornaria muito menos perigoso.

Exato! a ignorância é o mal necessario a criação e manutenção da vida.
    Como ja disse se ele aprendesse antes de nascer, não precisaria vir aprender aqui, passaria direto para o segundo estagio: "Que venhão os escanda-los, por que neste mundo eles ainda são necessários, mas ai daquele que causar escanda-los, melhor seria não ter nascido."

sybok disse: Pessoas fazem coisas e estamos sujeitos não só aos NOSSOS atos, mas somos obrigados a nos sujeitar ao atos do OUTROS.
    Está justamente ai a origem de muitas das injustiças do mundo.
    Se voce analisar casos isolados vera injustiças aparentes, mas se olhar pra o todo vera que todos são livres para agirem mutuamente, inclusive interferindo e desrespeitando o livre arbitrio dos outros se o resultado natural desta inteiração social,são os bons e maus sentimentos.

sybok disse: Injustiças existem no mundo é isso que conceitos como a carma espirita tentam negar, como se todo ato ruim que se abate sobre uma pessoa, fosse uma "divida cármica" de algum ato ruim que ela própria fez no passado. Só que você meio que foge dessa questão.

a diferença é que eu acredito nesta justiça e voce não.
    Mas não sou radical neste conceito de que todo sofrimento é auto causado,por exemplo um vaso ira cair de um muro or circunstancia naturais como o vento, se eu decidir passar por lai no exato momento, meu guia decidir que isto não acrescentará nada ao meu aprendizado, ele induzira no meu pensamento a idéia de não passar por ali, mas s eu mesmo asim decidir passar por ali com certeza o vaso cairá na minha cabeça,não para me punir e sim uma oportunidade de aprender a tomar mais cuidado.
    sybok disse: O que significa que em algum momento inocentes foram vitimas de injustiças.
    É ai que fica sem sentido o carma espirita.

Voce não esta totalmente errado:
    Esta certo quando diz que seres que não possuem esta razão podem sofrer injustiças por exemplo:
    o homem pisando propositadamente num ser menos racional como uma "inocente" formiga.

Esta errado quando diz que seres possuidores de razão sofrem injustiças causadas por Deus e que elas não são impostas por outros seres de menor razão deus.

sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: o problema do Nardoni não é com pessoas virtuais, nem contra crianças desconhecidas ele poderá até amar outra , quem ele elegeu como seu inimigo foi sua própria filha.
    É a ela que que a ida eterna dará infinitas nova s oportunidades para ele aprender a perdoa-la e ama-la, mas como vimos, ainda não foi desta vez, devemos aguardar pela proxima vida juntos.

Mas foi justo a maneira como foi tirada a vida dela? Nenhuma morte é justa? Nem das formas brutal como foi. O que ela fez para com Deus para ter sua vida interrompida com a morte? Isso são perguntas que não se respondem com essa teoria furada.

O problema de pregar um Deus bom no controle do mundo bem como um Deus punitivo que usa do sofrimento para punir aqueles que não o seguem é que não há critério para punições tudo é arbitrário.

O que você acha de um pai que deixa seu filho ser jogado de um alto de um prédio, ser estuprado, perder o emprego cujo era o sustento de sua família, ver seu ente querido morrer de cancer, deixar seu filho ser vítima de um acidente de automóvel? Se é para haver punição era pra acontecer nessa vida, não para escapar impune e depois renascer e morrer de uma morte cruel. O que a outra vida tem a ver com a vida anterior que mal sabemos quando nascemos, quando se damos conta estamos nesse mundo, um mundo imperfeito cheio de inverossimilhanças, problemas e riscos. O melhor seria viver nossa vida agora, e trabalhar para diminuir o sofrimento e viver a vida melhor do que pudermos. Agora achar respostas para o sofrimento no momento não as vejos o que eu vejo são especulações imperfeitas e sem equilíbrio de argumentos, meros devaneios de mentes que idealizam um Deus perfeito.
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.