Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1242527293042

Comentários

• sybok disse: Resultante da falta de alternativa, faço questão de enfatizar.
    A alternativa seria a eterna desconfiança que só faz mal a quem desconfia e aumenta seu desconforto.

A duvida também pode ser uma forma de sofrimento.

Sofrer por uma dúvida é um dilema, ficar restrito a uma só opção é algo totalmente ditatorial.

sybok disse: Sim, dificil, muito dificil...

Muitos ateus desconhecem o fato de que as vezes ser teísta pode ser muito dificil e que o ponto de vista ateu, nessa questão, é mais confortável, pois elimina esse tipo de dilema.

Se você construir Deus como um ser pensante como humano, fica impraticável.

sybok disse: Em geral só pensam nos benefícios conseguidos por crentes ao estilo erivelton, como afastar o medo da morte, etc...

Geralmente atribuitos a supostos escritos inspirados por Deus que diz: peça e serás atendido. Como se Deus fosse o Papai Noel particular deles e vivem exigindo os benefícios como se eles fossem presentes do bom velhinho.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    sybok disse:
    Talvez uma dose eterna de sofrimento seja necessária e aceitável, isso é diferente da sua proposta de eterna tortura pura e simples. Isso seria uma evidencia de que Deus é mau.
    Essa evidencia, no entanto, não pode ser encontrada no mundo real, tanto quanto não se encontram evidencias para dizer que Deus é um ser onibondoso.
    Não temos evidência de nada e não podemos afirmar nada quanto a uma vida eterna enquanto estivermos neste mundo. Se houver uma vida eterna depois desta, talvez tenhamos uma grande decepção.
  • Ayyavazhi disse: Você mesmo insiste em dizer que Deus é tudo. Então Ele é também o causador do sofrimento. Mesmo que possamos excluí-lo como causador, ainda teríamos que desculpá-lo por permitir, já que tem poder para evitar. Não há como inocentar Deus da violência disseminada pelo mundo. Não cabe a mim, a consciência menor, tentar defendê-lo. Eu não dou passos maiores do que minha consciência permite.

Sim Deus é a causa do sofrimento e não deseja anula-lo,pois sentir é viver então não precisamos desculpa-lo e sim agradecer por sentirmos a sua vida.
    Ayyavazhi disse: Não há como inocentar Deus da violência disseminada pelo mundo.

interessante! voce diz que não podemos julgar o homem, mas devemos julgar Deus ?
    Ayyavazhi disse: Se a história de Jesus Cristo precisava seguir aquele roteiro,

certamente a vinda de jesus foi planejada no mundo espiritual e sua missão de ensinar dando o exemplo na pratica tambem, mas não existe um determinismo divino em ter que acontecer assim conforme o seu "roteiro", caso contrario seriamos robôs.
    Se os fariseus tivessem sido menos hipócritas, Jesus teria ensinado as mesmas coisas sem precisar ser crucificado, portanto não existe este papo de que estava escrito que Judas deveria trai-lo, nem roteiro nem marionetes, nem determinismo divino, nem destino irrevogável.
    Se tudo isso aconteceu foi porque os homens assim desejaram, o fato de eu saber o que voce vai desejar fazer na próximas horas , não significa que eu determinei o que voce ira desejar.
    Quem escreve seu próprio roteiro são os homens que possuem capacidade para mudar seus pensamentos e ações.
    Embora DEUS sempre saiba oque iremos decidir.

Ayyavazhi disse: Do meu ponto de vista É sacanagem, Criaturo. Se Deus é o responsável pela minha ignorância, Ele me dá o direito de discordar Dele e não gostar da forma como Ele gerencia este mundo.

sim, voce tem esse livre arbitrio.
    Ayyavazhi disse: Enquanto esse dia não chegar, desfruto de minha ignorância sem nenhum remorso.

alegar ignorância apenas para tentar justifica erros, implica em não ser um ignorante muito pelo contrario, mas pode implicar em falta de consciência.

Ayyavazhi disse: 1 – O pai humano te deixa sem televisão no final de semana, ou sem a sobremesa, quando você está precisando de um castigo. O outro pai te dá incêndios, tsunamis, estupradores, doenças terríveis e outras coisinhas mais, que nos fazem questionar sua ‘paternidade’ e, em alguns casos, duvidamos até de Sua existência;

O pai humano possibilita sua vida terrestre.
    Deus te possibilita alem dos pais humanos a vida eterna, caso contrario nada mais faz sentido!
    Ayyavazhi disse: Tudo o que você experimenta nesse mundo faz parte desse personagem ilusório.

Entendo isso como sermos um micro parte de Deus que tornou-se ignorante da sua origem divina.
    Mas esta ilusão causando uma personalidade própria é necessária a existência humana.
    pg 42
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: Se você é ateu, espírita, budista, bandido ou mocinho, é tudo encenação, e continuará sendo até que você compreenda, só então poderá se livrar dele.

Se é tudo encenação então voce não existe ?
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: Agora, não poderia ser a nossa realidade um mundo virtual onde as consciências podem "viver" todo tipo de sensações independente de serem classificadas entre o bem e o mal?
    Defendo que o sentimento precede a razão e que a variação do nivel dele pode ser classificado nos limites do indesejável(mau) e desejável(bom).
    Resumindo sentir é viver e viver é sentir,
    As ações e reações são oportunidades para sentirmos e vivermos.
    sybok disse: á não estaríamos mais "aprendendo" no sentido evolutivo, estaríamos "experienciando a vida".

Experimentar não quer dizer conhecer na pratica ?
    sybok disse: Temos nosso ego que é o nosso lado mecânico e morto, nosso falso "eu" e temos nosso verdadeiro "eu" que é nossa alma viva real que é "uma" com Deus, mas ainda existe como individuo distinto dele, se referindo apenas a uma pequena parte dele.

ok! eliminando o "ego", sobra o "eu" verdadeiro que ainda é ignorante da sua maior Razão Deus.
    sybok disse: sybok

Judas disse: Deus usa o universo como uma "droga" que da um "barato" nele? Eu entendi isso.

Então todos entendemos igual.
    É uma possibilidade...

Diria que o "barato" de Deus, seriamos nós sua parte infantil sentindo o prazer em descobrir-se.
    sybok disse: O Ego AMA a sí próprio e adora se fortalecer e agradar a si mesmo, ao bancar o altruísta e se fazer "necessario" aos pobrezinhos que "dependem" da nossa "benevolência".

Ha controvérsias: Em afirmar que alguém deseja ser bom apenas para ser melhor que os outros, isto seria o mesmo que afirmar que Deus nos criou menores do que ele, apenas para se sentir acima de nós e que portanto quem age assim esta querendo ser deus dos outros.
    Em contra partida eu posso usar esse argumento para não ajudar mais niguem, ou seja "ser humilde é ser omisso " e insencivel....he..he..he..he...he...he
    sybok disse: Não é por nada que a função de um monge é abandonar a vida e se isolar em uma caverna ou em um mosteiro, para dedicar a sua vida inteira a eliminação do próprio ego.

entre os extremos não cabe ai um meio termo ?

sybok disse: Como dito, eliminar o ego não elimina a individualidade do ser, só transfere o controle do corpo da parte mecânica e morta do individuo, para a parte realmente viva.
    O ego então não é necessario para a manutenção da individualidade. Como se percebe o individuo é composto de uma natureza dupla e a eliminação do ego só visa a transferência do controle do corpo.
    Então qual é a função do ego ? Seria um Training do verdadeiro"eu" ?
    Porque não fomos criados sem o ego ?
    Ego para mim representa uma vontade "diferente" da maior vontade Deus, por tanto sempre sera necessário a existência do ser "eu".
    Se voce eliminar esta parte mecânica do ser humano o "ego", sobrará o que ?
    o "eu " verdadeiro sem nenhuma vontade própria, ou com a mesma vontade de Deus ?
    Caso eliminando o ego ainda persista uma "vontade diferente de Deus", podemos afirmar que o ser do "verdadeiro "eu" ainda conservou sua individualidade.
    Percival disse: CRIATURO disse: ajustes tecnicos são necessários para aperfeiçoar a obra da criação, estamos todos nessa.

Isso vindo de um Criador perfeito é uma contradição.
    talves a perfeição consiste na necessidade da evolução.

Percival disse: Justifique por que sofrer é algo ruim ?

Por que Deus permite que não chova em lugares áridos onde há pessoas com fome e com sede, e os priva de situações melhores?

Por que Deus permite que tsumanis ocorram e sacrifiquem milhares de vidas?

O mesmo para terremotos, imundações etc...

porque Deus permite que voce tenha consciência disso, voce gostaria que ninguem tivesse mais este tipo de consciência ?
    pg43
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Não é por nada que a função de um monge é abandonar a vida e se isolar em uma caverna ou em um mosteiro, para dedicar a sua vida inteira a eliminação do próprio ego.

Permita-me. Isso me chamou a atenção.
    Acho isso de um profundo egoísmo. Não tem função nenhuma a não ser para ele mesmo. Fazendo isso o monge só vai inflar o próprio ego, numa luta dele com ele mesmo.
    Pois se o principio básico de viver é a interação entre os seres, esse isolamento pela vida inteira é dedicado somente ao indivíduo. É o supra-sumo do egocentrismo. Acho eu.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
    Ayyavazhi disse: Mas eu não vejo motivo para continuarmos a discutir essa questão. Eu já disse a você tudo o que eu deveria dizer. Você sempre reclamou que eu não exponho minhas idéias, então, aí estão elas. Não lhe servem, como já vimos, e considero bobagem continuar.
    e aquele papo de que " enquanto a vida for eterna voce manterá a esperança ?"
    Calma ai! minha burrice só pode ser superada pela minha teimosia, quando ela me põe em risco sempre sou salvo pela minha intuição .
    Considero que este debate esta sendo util para o meu desenvolvimento, pois aprendo com as crenças alheias em troca retribuo instigando a paciência.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: o julgamento é o efeito da razão ou é o resultado da falta dela ?

A expansão da consciência afasta o homem do julgamento. Mas você também pode acreditar que sua razão existe para esse fim.
    ok! mas voce acha que julga a si mesmo por ter razão ou por não te-la ?
    Quando voce julga a si mesmo suas referencias são externas, voce compara a sua razão com a dos outros ?

Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: Quando voce defende a inocência do ser , acusando Deus de causar neles um sofrimento injusto, tambem pode estar sendo um advogado do diabo.

O que houve neste debate não foi exatamente uma defesa da inocência do ser. Se eu admito a hipótese de um criador, é injustificável retirar desse criador a responsabilidade pelos atos de suas criaturas. Ele nos deu todas as ferramentas e a ignorância é uma delas.
    Sim! acredito que de uma certa forma todos aqui concordam que Deus seja o responsável pelo sofrimento, mas acredito tambem que ele seja necessario a criação e que a dose é determinada pelo próprio ser.
    Ayyavazhi disse: Mas se você tem tanta fé nos ensinamentos do além, então mantenha essa postura de culpar a vítima por seus infortúnios. Isso deve ser um ensinamento muito elevado.
    Ensinamento mais elevado do que este, seria culpar a Deus ? Por estar punindo inocentes impondo um sofrimento desnecessário ?

Ayyavazhi disse: E, de novo, você inverte o argumento. Eu não sou juiz de Deus, é você que se autoconstituiu em advogado Dele.

ok assumo o papel de advogado se voce assumir o papel de juiz dele, ou no minimo promotor de acusação.
    Ayyavazhi disse: Vou te contar dois segredinhos, que você não precisa acreditar, claro: Deus não precisa da sua ajuda e; Você não está ‘somando pontos’ com Ele ao fazer isso.

Se era segredo não devia ter contado!
    Se Deus não precisa da minha ajuda, então por que me criou ?
    Vai dizer que é outra sacanagem divina ? mais um projeto que não deu certo?
    Magoei! snif..snif...
    Não defendo Deus por considera-lo necessitado da minha defesa, na verdade eu defendo a minha razão de ser dual, graças ao ego ,eu"verdadeiro , ignorância, livre arbitrio, ou seja graças a Deus, mas exatamente pelos mesmos motivos que te levam a acusa-lo de ser injusto.
    Nesta briga de "egos" estamos empatados.
    Mas voce poderá desempatar afirmando que eu estou errado...he..he..he.he..
    43
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: talves a perfeição consiste na necessidade da evolução.

Vai contra o que você disse anteriormente. Releia seus posts. Você diz que tudo é perfeito, mas admite essa imperfeição. Contraditório esse pensamento.

CRIATURO disse: porque Deus permite que voce tenha consciência disso, voce gostaria que ninguem tivesse mais este tipo de consciência ?

Deus tem conhecimento que isso ocorre, então por que ele permite que pessoas inocentes percam suas vidas nesses infortúnios? Não é com sentido de aprendizado e como sentido punitivo é drástico demais em alguns casos.

― Winston Churchill

• Percival disse: Deus tem conhecimento que isso ocorre, então por que ele permite que pessoas inocentes percam suas vidas nesses infortúnios?

a morte assim como o sentimento é uma necessidade.
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: a morte assim como o sentimento é uma necessidade.

Bela resposta que não responde nada, se é uma necessidade então quando você adoecer não procure tratamento médico, aceite a morte.

Ou:

fazumfavorsejoga.png
    Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• CientistaCientista Membro
    CRIATURO disse: a morte assim como o sentimento é uma necessidade.

A morte é uma necessidade? Então a vida é o que para você? o que é a razão de existir?
    reflita um pouco, a morte nunca vai ser uma necessidade....o que devia ser necessário, são os estudos que você deveria compreender!

Isso sem falar do sentimento, na qual acho que você não sabe o que é!!!
    Post edited by Cientista on
  • CRIATURO disse: Sim Deus é a causa do sofrimento e não deseja anula-lo,pois sentir é viver então não precisamos desculpa-lo e sim agradecer por sentirmos a sua vida.

Deus não deseja anular o sofrimento? E você acha que eu tenho know-how suficiente para discutir com quem conhece os desejos divinos?
    CRIATURO disse: interessante! voce diz que não podemos julgar o homem, mas devemos julgar Deus ?

Interessante! Você diz que não podemos julgar Deus, mas devemos julgar o homem?
    CRIATURO disse: certamente a vinda de jesus foi planejada no mundo espiritual e sua missão de ensinar dando o exemplo na pratica tambem,

Novamente, minha condição humana não me permite saber tanto. Eu não vou me arriscar a discutir com quem estava presente na comissão de planejamento que elaborou a saga de Jesus Cristo. Vou confiar na sua palavra.

CRIATURO disse: mas não existe um determinismo divino em ter que acontecer assim conforme o seu "roteiro", caso contrario seriamos robôs.
    Se os fariseus tivessem sido menos hipócritas, Jesus teria ensinado as mesmas coisas sem precisar ser crucificado, portanto não existe este papo de que estava escrito que Judas deveria trai-lo, nem roteiro nem marionetes, nem determinismo divino, nem destino irrevogável.

Eu ia lhe perguntar como você pode ter tanta certeza de que Judas não veio a este mundo com a missão de fazer exatamente o que fez, mas, resta óbvio que é uma pergunta tola. Não vou tomar o seu tempo com bobagens.
    CRIATURO disse: Se tudo isso aconteceu foi porque os homens assim desejaram, o fato de eu saber o que voce vai desejar fazer na próximas horas , não significa que eu determinei o que voce ira desejar. Quem escreve seu próprio roteiro são os homens que possuem capacidade para mudar seus pensamentos e ações.

Espero que você compreenda minha teimosia. Eu tenho alguma dificuldade em aceitar que um ser do porte de Jesus Cristo tenha participado dessa novela como mero coadjuvante, já que foram os homens quem escreveram o roteiro. É difícil, para mim, imaginar um Messias permitindo que reles mortais escolhessem o enredo de uma história que atravessaria os séculos e influenciaria bilhões de pessoas. Meu estreito raciocínio me levar a pensar que, em uma história de tal envergadura e importância, os homens foram, sim, marionetes, e tudo aconteceu como Ele queria que acontecesse. Mas você não precisa se preocupar em me responder. Eu admito minha escassez de conhecimento no assunto, o que deve explicar minhas dúvidas infantis.

CRIATURO disse: Embora DEUS sempre saiba oque iremos decidir.

Os atributos divinos, reconhecidos mundialmente (acredito que) por todas as religiões, são a onipotência, onisciência e onipresença. A onipotência você já nos demonstrou que Ele não possui, e eu me pergunto se os outros dois atributos também são falsos. Você está defendendo a onisciência, de outra forma Deus não teria como saber tudo o que iremos decidir. Como funciona isso? Ele é onisciente mas não é onipotente? E o outro atributo, a onipresença, também é lenda?

CRIATURO disse: alegar ignorância apenas para tentar justifica erros, implica em não ser um ignorante muito pelo contrario, mas pode implicar em falta de consciência.

Eu não preciso alegar ignorância. Deus sabe muito bem como funcionam seus brinquedos, suas criações. Eu não preciso alegar nada.
    CRIATURO disse: Deus te possibilita alem dos pais humanos a vida eterna, caso contrario nada mais faz sentido!

Pois é, e se não fizer sentido, vamos acreditar em quê? Né?

• CRIATURO disse: Ha controvérsias: Em afirmar que alguém deseja ser bom apenas para ser melhor que os outros,

Essa controvérsia está há algumas léguas de distância do que o Sybok disse. Mas vou deixar esse abacaxi para ele.

• AyyavazhiAyyavazhi Membro
    CRIATURO disse: ok! eliminando o "ego", sobra o "eu" verdadeiro que ainda é ignorante da sua maior Razão Deus.

Aqui eu vou dar um passo maior do que as pernas, e vou confrontar seu conhecimento. O problema talvez esteja na definição de “eu” verdadeiro. Se o eu verdadeiro é o que sobra quando se elimina o ego, não consigo compreender como esse ser verdadeiro continuaria ignorante de sua “maior Razão Deus”.

Post edited by Ayyavazhi on
  • Marcio disse: Permita-me. Isso me chamou a atenção.
    Acho isso de um profundo egoísmo. Não tem função nenhuma a não ser para ele mesmo. Fazendo isso o monge só vai inflar o próprio ego, numa luta dele com ele mesmo.

Desta vez eu discordo, Marcio. Mas não vou responder agora, estou sem tempo. Volto mais tarde.

• sybok disse: Se todo sofrimento no mundo é necessario a manutenção da vida então ele não é o resultado das nossas escolhas, ele é uma imposição divina.

não pode ser as duas coisas? não temos condições de aumentar ou diminuir o nosso sofrimento ou dos outros?
    sybok disse:
    Então considerando que Deus não seja onipotente como alguns creem, ele criou um mundo imperfeito onde injustiças ocorrem e ele não conseguiu elimina-las.
    talvez Deus não tenha criado o mundo conforme a sua vontade.
    Voce linfatiza muito as injustiça da vida, questiona a necessidade do sofrimento, mas me diga aih, quais são as coisas da vida que voce considera justas, boas e necessarias, ao ponto de acreditar em Deus?
    esqueça esse negócio de perfeito imperfeito, ou acreditamos que um ser inteligente tenha nos criado da melhor forma possível, ou então perde o sentido acreditar que a vida possua uma razão inteligente.

sybok disse: Mais uma vez não existe aqui uma razão para tentar arrumar uma "explicação" para cada injustiça no mundo, para tentar faze-lo parecer perfeito e justo.

Injustiças ocorrem simplesmente pelo fato de Deus não ser onipotente e assim não ser capaz de criar um mundo justo.

ok! Digamos que voce tenha razão, que Deus não seja onipotente, que para ele só existi uma unica possibilidade da existência humana exatamente do jeito que ele nos criou, injustos, ignorantes, e passiveis do sofrimento eterno.
    Ja que vocês insistem acusar Deus de injusto, omisso, projetista incompetente, sadico, sacana, Qual sua opinião se Deus anulasse toda sua criação, assim "niguem" mais teria nenhuma "razão" para ficar reclamando de Deus.
    Resumindo voce só tem razão para reclamar de Deus, porque ele te da essa razão, mas se a sua razão te incomoda tanto peça para ele tira-la de voce !

sybok disse: Você tem que explicar a razão de Deus permitir ao Nardoni fazer mal a crianças.
    Qual a razão de Deus não ter antes ensinado o Nardoni em um mundo onde ele não poderia machucar ninguém e só então coloca-lo aqui?

um mundo onde Deus é todos, perde o sentido dos conceitos humanos de justiça e injustiça, neste caso Deus seria o sofrimento da criança e o prazer do nardoni.
    Qual a razão de Deus ter criado seres que careçam de um aprendizado para diminuir o sofrimento ?
    Qual a razão de Deus não ter criado todos sem sentimentos ? Se os sentimentos que causam as injustiças que voce tanto questiona Deus?
    Pedras não sente-se injustiçadas, logo não reclamam a injustiças divinas, nem plantas, nem animais, perceba que o conhecimento de Adão o afastou de Deus, o aumento da razão tambem afasta o homem de Deus, percebemos que para entende-lo precisamos de um sexto sentido, capaz de entender Deus sem fazer uso da razão, talvez quem sabe desenvolvendo a nossa intuição.

sybok disse: Mal = Crianças serem espancadas e jogadas pela janela.
    Bem = Crianças não serem estupradas.

Injusto = Crianças nascerem com progeria.
    Justo = Crianças não nascerem em um lugar onde são torturadas e onde pseudo-médicos não vão injetar tinta azul em seus olhos para "ver o que acontece".

Vida, morte, existência e inexistência são irrelevantes para a discussão.

para voce o mal da criação é resumi-se aos sentimentos "indesejáveis" do sofrimento.
    A vida nunca poderá ser considerada irrelevante pois sem sua existência não ha discussão,nem sentimentos,nem injustiças,nem reclamações.
    sybok disse: É você quem primeiro afirma que o sofrimento é NECESSÁRIO a vida e em seguia afirma que ele é uma criação humana resultante de nossas escolhas.
    Ou o sofrimento é uma imposição divina é necessário a ela, ou é uma criação nossa e por tanto desnecessário.

Afirmo que o sofrimento é um criação de Deus , necessária a nossa existência e que as escolhas das nossas ações definem o seu grau de intensidade.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: existência e que as escolhas das nossas ações definem o seu grau de intensidade.
    A teoria mutante ataca novamente! A causa do sofrimento era a ignorância, agora foi inventada por deus. Nos dois casos você já foi refutado. O que virá agora?

ta dificil de voce entender que Deus é a causa de tudo?
    sinto logo existo!
    sybok disse:
    1 - Ela foi jogada por uma decisão errada dos Nardoni?
    Se sim então ela foi vitima de uma injustiça praticada pelo Nardoni, injustiça essa que Deus se omitiu em socorrer ou em avisar as autoridade.
    Em todo caso temos ai uma injustiça contra a Izabela.
    digamos que a sua limitação justifica a sua falta de razão, como ja disse se acredita que este tipo de permissão seja desnecessária, que trata-se de uma incompetência divina,que isto não justifica a possibilidade da vida, então volte a ser ateu e a sua revolta não mais terá razão de ser.
    Deixe de pieguismo, porque insiste em acreditar em um deus que vive contrariando a sua razão, pois se voce esta certo então o seu deus esta errado, logo voce possui mais razão que o seu próprio deus, então para voce ele tornou-se desnecessário.

sybok disse: 2 - Ela estava pagando o carma por ter feito algo semelhante em vidas passadas?
    Se sim, então ao irmos retrocedendo no passado, vamos encontrar uma vitima inocente, pois alguém inevitavelmente tem que ter cometido o primeiro crime que "gerou" esse "carma".
    Teremos ai uma vitima inocente sendo injustiçada e mais uma vez um Deus omisso.

Deixe que a consciência do inocente fale por si mesma, a suposta inocência de um pode ser usada para inocentar a culpa de muitos?
    Isso me lembra o cristianismo.
    Alias seu argumento me lembra a biblia:
    Pecado original = Todos sofrem por causa do pecado de Adão
    inocência original = Jesus morreu inocente para nos isentar dos nossos pecados.
    sybok disse: 3 - Ela "precisava" passar por esse aprendizado e tanto ela quanto os Nardoni aceitaram encenar tais papeis?
    Então ai não temos nenhum culpado nem nenhum carma, temos um DETERMINISMO divino.
    Quando Deus criou os seres e o mundo, os criou de modo a ser necessario passarem por esse tipo de situação, mesmo sem culpa alguma.
    Isso significa que a injustiça é uma imposição divina e uma necessidade para a vida.

Se aceitaram, não pode ser uma imposição ,nem uma arbitrariedade divina, muito menos um determinismo.
    voce fala como se considera-se a vida como uma punição e não como uma oportunidade.
    Se voce considera a vida injusta, significa que abre mão do seu direito a vida, sem vida sem "sentimento" de injustiça contrariando o seu "desejo".
    sybok disse: Qualquer tentativa de explicar esses cenários e "justificar" essas coisas, tirando de Deus a responsabilidade e tirando o caráter de "inocentes" passando sem culpa por coisas ruins, fatalmente cai em contradições logicas.
    Deus é o responsável por tudo e por todos, pela ignorância,pelos sentimentos, pela sua liberdade, e pela sua vida.
    Por todos seus sentimentos desejáveis que te faz acreditar nele, e também por todos os sentimentos indesejáveis que te fazem duvidar da justiça dele, Deus é o equilíbrio que voce ainda não consegue entender.
    Se voce acredita que a vida seja eterna, que a jornada é infinita e que este mundo não é o primeiro e que não vai ser o ultimo conseguirá entender que o sentimento "desejável quanto os indesejáveis" são necessários "nem justos nem injustos".
    pg43
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Calma ai! minha burrice só pode ser superada pela minha teimosia, quando ela me põe em risco sempre sou salvo pela minha intuição.

Burrice não é o caso, mas, teimosia... diria que você redefiniu a palavra. Quanto a você ser salvo pela sua intuição, discordamos também neste aspecto. Vejo você cada vez mais prisioneiro de uma condição que você mesmo escolheu.

CRIATURO disse: Considero que este debate esta sendo util para o meu desenvolvimento, pois aprendo com as crenças alheias em troca retribuo instigando a paciência.

Concordo com a parte da paciência. Você é um bom professor. Mas, se você deseja aprender com as crendices alheias, procurou as pessoas erradas para buscar esse aprendizado. Julgar que eu e o Sybok somos crentes não é nada mais que outra crença, sua!

CRIATURO disse: ok! mas voce acha que julga a si mesmo por ter razão ou por não te-la ?

Conhecer a si mesmo é um passo importante, aliás, imprescindível, e é claro que eu preciso da razão para executar essa tarefa. Mas tudo são etapas, como aquele barco tão necessário à travessia do rio. Do mesmo modo como você não pode carregar o barco nas costas, não pode ir adiante enquanto permanecer aferrado à ideias e conceitos primevos. A razão pode e deve ser melhor empregada do que em julgamentos, seja lá de quem for.

CRIATURO disse: Sim! acredito que de uma certa forma todos aqui concordam que Deus seja o responsável pelo sofrimento, mas acredito tambem que ele seja necessario a criação e que a dose é determinada pelo próprio ser.

Não sei se você acredita que não tenho interesse em ofendê-lo ou ser um mero perseguidor, atirando pedras em tudo o que você escreve, mas é difícil não observar o que acontece. Pena que você não perceba. Eu disse antes que suas teorias eram mutantes e sempre sofriam alterações ou enxertos para se desviar dos argumentos que se lhe confrontavam. Veja, depois que o Sybok brilhantemente desarmou a sua defesa de que o mal era uma escolha nossa, você inseriu um novo elemento na teoria: “dose”. Já que não escolhemos o mal, escolhemos a dose em que ele é administrado. Sem querer ser chato e já sendo, repito que isso não é um conhecimento verdadeiro. É algo em que você quer acreditar e você o martelará o quanto for necessário, para que não perca sua plausibilidade. (Mesmo que para nós nunca tenha sido plausível).

CRIATURO disse: Ensinamento mais elevado do que este, seria culpar a Deus ? Por estar punindo inocentes impondo um sofrimento desnecessário ?

É o que eu disse antes: você só conhece duas opções. Se a culpa não é de Deus, então é nossa! Melhor seria não culpar ninguém, mas, se temos que apontar um culpado, é muito mais razoável culpar o Criador. Isso já foi demonstrado inúmeras vezes, por pessoas diversas, com argumentos e perspectivas diversas. Eu realmente não vejo razão para voltarmos ao mesmo ponto. Está claro que você não dará esse passo.

CRIATURO disse: Se Deus não precisa da minha ajuda, então por que me criou ?
    Vai dizer que é outra sacanagem divina ? mais um projeto que não deu certo?

Olha, eu fico tentado a dizer que foi uma sacanagem divina, pelo menos com este fórum. Mas reconheço que cada criatura (e criaturos) tem sua importância, ou não estariam aqui. Apenas não assuma para si uma tarefa que exceda suas possibilidades.

• sybok disse:
    Pois é nesse ponto que você se contradiz.
    Primeiro você diz que o homem causa o próprio sofrimento, mas em seguida diz que o sofrimento é necessario a manutenção da vida.

Se o sofrimento é necessario então não temos escolha.
    Como então poderíamos estar "causando" nosso próprio sofrimento?

Entenda que Deus é a causa de tudo e de todos.
    Portanto Deus é tambem o criador responsável por todo tipo de sentimento.
    Deus é a causa dos seus sentimento,mas voce é o responsável por mante-lo dentro do seu nivel desejável ou no indesejável.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mas me diga aih, quais são as coisas da vida que voce considera justas, boas e necessarias, ao ponto de acreditar em Deus?

Apesar de se dizer não religioso, você pensa exatamente igual a um. O que se pode inferir, da frase acima, é que, para se acreditar na existência de Deus, temos que observar o que de bom e justo existe no mundo. Qual a lógica disso? Se o lado bom da vida prova que Deus existe, o outro lado (que não é pouco) prova que Ele não existe. Simples assim.
    CRIATURO disse: ok! Digamos que voce tenha razão, que Deus não seja onipotente,

Eita... Vamos organizar a bagunça de novo. Quem alegou que Deus não era onipotente FOI VOCÊ, numa daquelas marteladas necessárias para que sua teoria não perca a boa forma. O que o Sybok fez foi, a partir do seu argumento, demonstrar que havia uma contradição; um argumento anulava o outro. Não sei o que o Sybok pensa a respeito, não sei se ele considera Deus onipotente, mas não foi isso que ele defendeu naquela resposta. De maneira alguma...

CRIATURO disse: Qual a razão de Deus ter criado seres que careçam de um aprendizado para diminuir o sofrimento ?
    Qual a razão de Deus não ter criado todos sem sentimentos ? Se os sentimentos que causam as injustiças que voce tanto questiona Deus?

Você daria um grande passo em sua vida se parasse de acreditar que tem essas respostas.
    CRIATURO disse: Afirmo que o sofrimento é um criação de Deus , necessária a nossa existência e que as escolhas das nossas ações definem o seu grau de intensidade.

Pois é. A intensidade, a "dose", é a mais nova aquisição de suas teorias. Nós não estamos lhe ajudando, como você afirma. Seu apego às 'teorias' não está diminuindo, o que seria um ganho real, um aprendizado perceptível. Na verdade, estamos piorando a situação, porque, a cada novo argumento que o deixa em apuros, sua teoria se expande, sofre metamorfoses inconcebíveis para as mentes menos férteis, e o nosso presente para você será ter que carregar um monstro disforme e cada vez maior.

• Marcio disse: Pois se o principio básico de viver é a interação entre os seres, esse isolamento pela vida inteira é dedicado somente ao indivíduo. É o supra-sumo do egocentrismo. Acho eu.

Marcio, acho normal que alguém com a sua sabedoria cometa esse erro de avaliação. Como ateu, você se mantém afastado de uma realidade que se impõe como fundamental para a compreensão do processo de desapego. Nada poderia estar mais longe da verdade do que a noção de que monges possam ‘inflar’ o próprio ego. A anulação do ego, nessa etapa em que o ser já está consciente do que isso significa, é a principal meta de um monge, e aquela foto que eu postei, mostrando um monge calmamente sentado enquanto seu corpo ardia em chamas, demonstra o grau de desidentificação que essas pessoas atingem.

Como já foi lembrado diversas vezes neste tópico, um cego não pode guiar outro. Não vou me alongar muito, antes de conhecer o resultado dos argumentos apresentados pelo Sybok. Vou apenas dizer que, um monge faz mais pela humanidade, lá no silêncio da sua caverna, do que todos os padres e pastores reunidos, gritando em suas igrejas.

• Marcio disse: Mas um sistema primordial não poderia ter arranjos em sua estrutura base que comportasse uma mente inacreditável, eterna e dinâmica

seu deus não passa de um programa gerador de aleatoriedades.Mas quem foi criador desse programa ?
    Marcio disse: Ayyavazhi disse: sybok disse: Se todo sofrimento no mundo é necessario a manutenção da vida então ele não é o resultado das nossas escolhas, ele é uma imposição divina.
    Não existe mais razão então para se tentar "justificar" tal sofrimento recorrendo a conceitos como o carma e dizendo que são resultado de nossas "escolhas".

Não exatamente necessários à manutenção da vida, são produtos do ato de viver e existir. Só isso.

A existência do sentimento é um condição imposta pela vida, mas a sua intensidade não é imposta, pois depende das nossas escolhas.

Marcio disse: Imagine como seria um mundo onde os seres fossem imortais e eternos, completamente inatingíveis. Haveria então alguma noção de moral? De bem e de mal?
    Não há razão para existir Carma. Nossas escolhas são feitas dentro das "regras" que delimitam nossa existência dentro do "teatro" universal. Só isso e nada mais.

Voce quis dizer: Imagine como seria um mundo onde os seres fossem imortais e eternos, completamente "sem sentimentos"Haveria então alguma noção de moral? De bem e de mal?

Considero que ja somos imortais, que os sentimentos são necessarios como referencias do ser e do não ser.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: E se ele nos disser que vai nos torturar por toda a eternidade?
    Teremos que aceitar, é claro, por falta de opção, mas não teremos nenhum motivo para gostar dele e achar que isto é o melhor para nós, a menos que sejamos idiotas o bastante para achar que isto é o melhor que pode ser feito.

eu acredito que os sentimentos são eternos e a melhor coisa que nos aconteceu, voce não sente isso ?
    Cientista disse: Existem pessoas difíceis de aceitar uma explicação mais óbvia para o mundo!!

de fato a sua simplicidade pode tornar o seu entendimento da vida mais fácil.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: sybok disse: Não é por nada que a função de um monge é abandonar a vida e se isolar em uma caverna ou em um mosteiro, para dedicar a sua vida inteira a eliminação do próprio ego.

Permita-me. Isso me chamou a atenção.
    Acho isso de um profundo egoísmo. Não tem função nenhuma a não ser para ele mesmo.

Eu tambem ainda não me adaptei a essa ideia:
    quem dedica a sua vida a ajudar ao próximo, faz isso apenas pelo orgulho do ego acreditando ser melhor que os outros.
    quem dedica-se sua vida exclusivamente a si mesmo é um sábio.

Eles pensam que só quem conhece a verdade, poderá de fato ajudar a libertar os outros da ignorância, assim isentam-se do trabalho pesado e passam a vida contemplativa.
    por isso disse: se não caberia aih um meio termo.

Percival disse: Vai contra o que você disse anteriormente. Releia seus posts. Você diz que tudo é perfeito, mas admite essa imperfeição. Contraditório esse pensamento.

antes da criação, diferentes referencias não existiam, após a criação a perfeição e imperfeição passou a ser um conceito de maior consciência Deus, menor consciência Deus, sendo a criação do ser iniciada na total ignorancia da maior razão Deus.
    Percival disse: Deus tem conhecimento que isso ocorre, então por que ele permite que pessoas inocentes percam suas vidas nesses infortúnios? Não é com sentido de aprendizado e como sentido punitivo é drástico demais em alguns casos.

Percival disse: Bela resposta que não responde nada, se é uma necessidade então quando você adoecer não procure tratamento médico, aceite a morte.
    para que a pressa preciso aprende mais............enquanto ela não vier vou ficar debatendo com vocês.

Cientista disse: A morte é uma necessidade? Então a vida é o que para você? o que é a razão de existir?
    reflita um pouco, a morte nunca vai ser uma necessidade....o que devia ser necessário, são os estudos que você deveria compreender!

Isso sem falar do sentimento, na qual acho que você não sabe o que é!!!

Só existe experiência de sentimentos.
    São os sentimentos que ensaiam o inicio do desejo, que antecedem a razão. dentro da sua limitação de não acreditar que vida possa continuar sem o corpo fisico, torna-se natural acreditar que a perda dele seja algo drástico demais para sua razão poder suportar.
    Assim passou se agarrar no uso da razão acreditando que em breve a perderá para sempre.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.