Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
substitua todos esse seus conceitos por necessidade da vida.
Ação e reação pode ser uma lei mecânica ou inteligente, visto que existe também uma inteiração de infinito seres inteligentes.
ok! então vamos lá... Não diga que a canção esta perdida, tenha fé em Deus tenha fé na vida.....tento outra vez!
A autoridade máxima é Deus, mas ele decidiu delegar responsabilidades no prazer de viver, fazer e ser, caso contrario não nos teria criado.
ela foi jogada da janela para satisfazer o desejo do nardoni, só poderemos considerar este fato totalmente irracional e injustificado e "gratuito", se em nenhum momento da existência, ela não tenha causado o sofrimento dele.
E se de nenhuma forma esta possibilidade não vier a ser útil para ambos.
Sera que um ladrão poderá se sentir injustiçado ao ser roubado? Ou isso o fara sentir o mal que impõe aos outros?
Voce possui consciência do momento do desencarne do espirito da Izabela ? Sabe como foi ,para onde ele foi, com quem foi e como ela estava se-sentindo ? Entenda isso: Jesus: "Deixai que os mortos enterrem seus mortos"
Diante disso voce acha que a Izabela não foi assistida no seu retorno ao mundo espiritual? Não são os mais doentes que precisam de médicos ?
por isso disse que voce estava certo dentro da sua visão limitada pelo corpo.
mas que pode estar errado por basear-se em pre conceitos humanos nas evidencias aparentes .
Defina-se voce esta querendo provar a injustiça do sofrimento da izabela, ou criar a teoria de um suposto primeiro inocente injustiçado por Deus ? implicando que isto pode acontecer de novo ?
Se a sua explicação necessita apelar para os primórdios do ser sofrendo uma injusta reação de uma ação que ainda não tenha praticado, sou obrigado a repetir que:
imagine Deus como um imã preenchendo o Todo, uma menor parte desse imã dividiu-se em infinitos micro imãs simultaneamente, assim:
Não existiu a criação isolada de um unico ser "ADÃO" e que a socialização da inteiração dos seres , nasceram de ações simultâneas gerando as devidas reações sincronizadas.
Mas podemos ver esta sua questão por um outro angulo: "O meu Pai trabalha até agora e eu tambem"
podemos concluir que Deus e Jesus são ações imortais e interruptas,portanto seres incriados assim como todos nós.
E que nesse caso a existência de Deus é eterna e incriada não possuindo um começo nem fim ,tornando assim todas as nossas teorias infundadas.
Quando Deus criou o ser deu a eles a liberdade na escolha dos sentimentos que formam a a sua razão .
Assim não seria lógico interferir na liberdade que nos concedeu,ja que o seu objetivo era exatamente esse: criar diferentes niveis na sua própria consciência.
Dentro do natural amadurecimento da razão adquirida na experimentação dos sentimentos, alguma se deram a missão de cuidarem das que julgam menores, assim acreditam ser responsáveis por "conduzirem o crescimento" delas da melhor forma possível, respeitando suas vontades ou não.
Tais conciências chegam no nivel de determinarem onde , quando e como, em quais condições seus tutelados continuaram seus aprendizados, no caso nardoni @ izabela, decidiram que eles voltariam a viver na terra na condição de pai e filha, como unico objetivo de aprender amarem-se.
Sendo acompanhados nesta "dura" missão pre determinada pelo mentores espirituais, induzindo neles bons pensamento de perdão, amor , desprendimento visando uma possível transformação de inimigos em amigos.
É logico acreditar tambem na existência de outros niveis de menor consciência desejando e agindo com objetivos contrario ao bem estar comum.
Assim infinito niveis de consciência fazem uso da sua menor razão nas suas ações livres sem a necessidade da interferência da Maior Razão Deus, dentro dessa inteiração de ações e reações de sentimentos, não podemos acusar Deus de omissão nos abandonando apenas aos cuidados de consciências menores do que a Dele, ja que ele deixou "os sentimentos como um guia infalível" para mostrar o caminho até a sua maior Razão, se insistimos em permanecer no nivel dos sentimentos "indesejáveis" não podemos responsabilizarmos pela nossa decisão.
como vemos a falta de razão numa menor menor nivel de consciência deus, a ignorância e o sofrimento, todas essas coisas foram impostas por Deus a partir da nossa criação, mas a permanência neste estado não é uma imposição divina, NENHUM DETERMINISMO DIVINO, antes um estado passageiro de masoquismo intencional.
sem nenhuma consciência sem existências
entendi o"ego" esta com uma falsa razão e o "eu" verdadeiro embora cego possui a verdadeira razão.
Talvez isso seja mais uma "sacanagem divina" criando cegos diante da luz, só para ve los dando cabeçadas nos obstáculos criado por ele.
esta questão cai no por que Deus não nos criou livre da sua necessidade ?
Entendo que isso é impossível pois nos faria seres a aparte do criador.
Voce acha que o seu "ego' esta apenas se "achando", mas na realidade ele não esta com toda razão e sim o seu "eu" verdadeiro ?
deixando esses excesso de trocadilhos de lado:
Entendo que o ego deseja permanecer eternamente no nivel dos sentimentos desejáveis, ignorando o estado que se encontram os outros seres vivos.
O aumento da razão do verdadeiro"eu" consiste em perceber esse vicio do egoismo, obrigando-o a ceder sua confortável posição no nível do desejável para que os outros seres possam tambem compartilhar dela.
pg 45
na sua opinião o "ego mente" seria um aliado do sofrimento na sacanagem de uma divina comédia ?
um raciocínio analogo: sou pobre por isso não tenho como ajudar outro pobre, portanto primeiro devo ficar rico só assim poderei ajudar o outro, resumindo sentem e esperem por minha ajuda material, mas não se desesperem lembrem-se que a vida é eterna.
Fariseu: mestre porque voce e os seus discípulos não seguem as tradições dos anciãos que mandam lavar as mãos antes de comer ?
Jesus: Voces são hipócritas coando mosquitinho e deixando passar os camelos, por qual motivo desobedecem o mandamento de Deus de honrar pai e mãe, dizendo que toda suas obrigações para com eles, são isentadas por eles como se fosse uma oferta deles de um sacrifício a Deus, assim é que a hipocrisia de voces invalidam a lei de Deus.( ao se isentarem de praticar ajuda ao próximo, dizendo ainda não estou preparado, não sei, não posso, não devo, ele precisa aprender andar sozinho,ele não merece, eu tambem preciso de ajuda.)
Ninguem esta tão pobre que não tenha nada de si para dar ao outro, o que falta é boa vontade.
Se observar mais conseguira ver ela atuando fora de voce tambem.
se ja esta pronto eu não sei,mas a parte que eu ja experimentei é uma delicia, se voce diz que irá melhora mais, ótimo! Se no futuro pudermos compartilhar do bolo pronto, para mim sera motivo de muita alegria, vamos fazer a festa.
Se Deus pudesse fazer diferente deixariam de ser uma necessidade e passaria ser uma opção divina, ai então voce poderia alegar uma injustiça divina.
um inocente machucar a si mesmo é justo?
Digamos que o sentimento causado em si mesmo é necessário a percepção da vida própria,a razão e o reconhecimento do ser"eu".
E que o sentimentos impostos por outros seres, possui exatamente a função de faze-lo perceber que tambem existem outras vidas, outras razões fora dele.
Resumindo o sentimentos são os meio de comunicação entre os seres são os elos de ligação entre suas razões.
Se Deus é tudo e todos, como dizia o Raul seixas ele é "a mãe, o pai e o avô) é o inocente e o culpado, a vitima e o carrasco, a izabela e o nardoni,o justo e o injusto, a maior Razão e a menor razão.
interessante "olhando ponto de vista de Deus" todos são diferentes assim sofrimento para uns quer dizer prazer para outros, como no caso da izabela e o nardoni.
Sem a interferência divina direta,presupomos que o livre arbitrio tenha resultado o sofrimento da izabela e ao mesmo tempo tenha causado um prazer no nardoni.
Se Deus interferisse diretamente contrariando a vontade do nardoni então ele sofreria e a izabela ficaria feliz.
Se Deus impede o sofrimento de um por consequência estara tambem impedindo o prazer do outro, mas essa falta dos sentimentos anularia a liberdade de ação,ou pior eliminaria a existência da vida.
Isto chama-se desequilíbrio dos sentimentos, pois se ele ficar "justamente equilibrado" no zero absoluto entre o desejavel e o indesejavel o ser "eu" é anulado.
Pois é impossível agradar "justamente", quando todos "necessitam" ser "diferentes", talvez a injustiça que voce alega existir esta nas nossas diferentes vidas, ações e reações de sentimento, formando as diferentes razões humanas.
Justiça representa direitos iguais, como Deus pode instituir igualdade onde a sua vida clama por diferenças ?
Só haverá uma verdadeira justiça, quando houver uma unica vontade Deus.
Mas se a vontade dele se dividiu em infinitas vontades, para suas diferentes vontades não poderá existir "igualdade".
Se voce alega ser uma imposição divina o sentimento no ser, esta correto.
mas digo que o sentimento individual cria o ser "eu", e os sentimentos imposto por terceiros conscientizam o ser "eu" da existência de outros seres.
Quando o sentimento causado por outro fica dentro do seu nivel desejável, ele convenciona o outro ser como "bom".
Quando o sentimento externo fica no seu nivel do indesejavel, ele classifica o outro ser de "mal".
Se nos impõe sentimentos que variam entre o nosso nivel do desejável ao indesejável, seja eles resultados das nossas próprias ações, ou induzido pela ações dos outros, isso explica as convenções humanas da justiça divina variando tambem entre a convenção de "boa" ou "má", Desejavel ou indesejável.
Qual ser podendo permanecer apenas no nivel confortavel dos sentimentos desejáveis, iria espontaneamente reconhecer a "existencia" de sentimentos contrários, ou de razões diferentes do seu sentimento de conforto.
Talvez esta imposição dos sentimentos indesejaveis, sejam necessarios ao homem para que ele consiga reconhecer a existencia de outras razões externa a ele, para que ele não sinta ser unico.
pg 46
eu não disse que "ser" feliz é contribuir com a felicidade alheia.
Calma Percival! não precisa ter pressa, feiura não é motivo para desistências precipitadas, pense nisto o bonito é ser diferente, pois se todos fossem iguais só existiria uma unica coisa, nem feia nem bonita,nem bom nem mal, nem justo nem injusto, nem ateu nem crente.
Mão leve tão a serio as piadas,bom pelo menos to aprendendo a desenvolver a minha paciência.
a ciência ainda não conseguiu explicar a vida nem a morte.
a vida também é uma transformação de moléculas cuja a razão a ciência humana não conseguira explicar, pois transcende os limites da razão necessitando para este tipo de entendimento um sentido que a humanidade atual ainda não possui.
um sistema só podera iniciar um processo de desordem partindo de um sistema em ordem, então de onde veio esta ordem ?
podemos observar é a existência de transformações aparentemente organizadas e tambem aparentemente desorganizadas.
a nossa limitação não nos permite saber se estamos trabalhando para organizar o quebra cabeça divino, ou se estamos trabalhando para manutenção do caos.
entenda isso como uma retribuição a sua humildade.
ja que é para complicar a existencia do ser,permita-me acrescentar alem do "ego" e o verdadeiro"eu" mais uma personalidade distinta induzindo pensamentos no ser humano, seria a existencia dos espíritos simpáticos e tambem os antipáticos.
Agora sim para que simplificar se eu posso complicar mais, este papo de "trindade" ja era agora a moda é as infinitas pluraridades do ser.
eu ja! e tambem ja observei que a mente cria um teatro envolvendo preocupações do dia, ou complexos e dificuldade acumuladas no ser desde o seu nascimento e talvez desde o momento da sua criação, mas provavelmente só ficou gravado na sua alma os momentos mais marcantes.
Se não me engano Sigmund Freud ja teorizavas esta questão da mente tentar criar durante o sonho respostas para nossa razão de ser.
através da intuição vinda de fora, ja andei dando alguns e raros passos nesta direção, podendo experimentar um pouquinho deste sentido, que no momento me eram bem reais.
Mas despertar da Matrix humana sem ajuda de um Orfeu, não é nada fácil, assim é que muitos ainda se encontram ignorantes da existência dela e permaneceram assim por alguns milênios, sonhando acordados e morrendo sonhando.
Enentendi isto diferente: de nada adianta os vivos se preocuparem com os mortos, então deixe que os mortos enterrrem os seus mortos, ou seja faça devida recepção no mundo dos mortos para o recem chegado com cara de hãã, que que foi, quando , onde, como ?????????????? Tô sonhando com gente morta ? quero acordar mais não consigo! Se a recepção for amistosa será só alegria em rever antigos conhecidos, mas se a recepção for feita por antigos inimigos acontecera o que jesus ensinou: "enquanto tiver a caminho, sem demora entre em acordo com sues inimigos, para que eles não te cobrem reparos na justiça e o juiz te coloque numa prisão, onde só "sairá" quando tiver pago o ultimo centavo da sua divida."
Acredito que esta prisão seja uma condição imposta pelos juizes espirituais aplicada no mundo espiritual e nos mundos fisicos como a terra ou piores ainda em formações ao nivel dos seres semi racionais, tudo conforme as ações de cada individuo, tambem considero ser possível a prisão dos espíritos dentro de um corpo físico aqui na terra onde ele terá muito tempo para refletir sobre seus atos, rever conceitos e uma nova oportunidade para desta vez fazer melhor.
continuo achando que cabe aih um meio termo, ja pensou se todos resolverem entrar na caverna a procura do libertador "plug-off-ego", adeus sociedade, adeus seres com e sem egos.
Devemos entrar numa concha, conscientes que poderíamos ser uteis aos outros, ou devemos acreditar na nossa inutilidade e procurando pela verdade dentro de um concha onde permaneceremos inúteis até encontra-la, se encontrar-mos ?
pg 46
Passei o dia inteiro pensando se deveria ou não fazer isso, e continuo com a mesma dúvida dos primeiros minutos. Acho que vou cometer suicídio intelectual, mas...
Eu sempre disse que não costumo ler nada sobre religião e essa é a mais pura verdade, mesmo que alguns possam duvidar. Tenho em casa muitos livros bons, alguns que eu comprei e outros que me foram presenteados. Nunca li NENHUM, embora saiba mais ou menos do que tratam. O máximo que já fiz, no campo das leituras, foi abrir um livro ou outro, em qualquer página e ver o que aquela página específica continha.
Em uma dessas ‘experiências’ de leitura, abri um livro escrito por um discípulo do grande Ramana. Na página em que abri, o discípulo perguntava a ele: “Mestre, o senhor sabe tudo?”. E este respondeu: “Eu não sei nada, apenas sinto”.
Longe de mim, sem falsa modéstia, a pretensão de comparar-me ao sapientíssimo Ramana, mas há muito descobri que em determinado momento da busca espiritual, encontramos idéias que podem ser percebidas, mas não podem ser verbalizadas. É como falar de Deus: além do Criaturo, ninguém consegue. As palavras não são suficientes para descrever e delimitar uma realidade que extrapola a razão humana. Gibran disse algo parecido: “Só uma coisa importa. É algo que nasce no fundo da alma. Que o sente, jamais poderá explicá-lo em palavras. Quem não o sente, jamais poderá compreendê-lo através das palavras” (citado de memória – deve ter um monte de incorreções, mas a idéia é a mesma).
Considero o EGO uma dessas coisas que não cabem nas palavras. Foi durante meu breve contato com o Yoga, exatos 20 anos atrás, que compreendi o que significava esse conceito. Posso dizer que foi um dos momentos mais importantes de minha jornada em busca de respostas, e ainda nem sei que outros desdobramentos me aguardam.
Não, eu não pratico Yoga. Foi mesmo um breve contato, que extirpou de mim todo o preconceito que eu carregava, como consequência do avanço da ioga. Aliás, ninguém pratica Yoga, você vive sob essa filosofia ou não. (Estou perdendo o foco...)
EGO
Eu não vou conseguir lhe falar sobre ele, Marcio, mas vou criar uma historinha que vai me ajudar a lhe oferecer uma pálida idéia do que seja isso. Muito já se falou sobre a novela da vida, um filme onde atuamos vivendo personagens diversos. Vou emprestar a mesma analogia.
Imagine que você é um arquiteto famoso, bem sucedido, respeitado por seu conhecimento e por ser capaz de criar e dar vida a obras espetaculares. Um belo dia você é convidado para participar de um filme, fazendo o papel de um pedreiro não muito competente, tosco, quase analfabeto, e que gasta todo o dinheiro ganho no trabalho pesado, com mulheres e bebidas. Veja que estou tentando criar um personagem complexo, dando mais autenticidade à história.
Você aceita o convite e encarna com vigor o personagem Pedro, o pedreiro. Enquanto o filme acontece, você se empenha em viver a vida do personagem, em sentir seus dramas, seus medos, suas paixões. Pedro mal consegue erguer uma casa de dois quartos, enquanto que Marcio, o arquiteto, leva seus arranha-céus próximos às nuvens. Marcio conhece Pedro. Pedro não sabe da existência de Marcio. Ele só conhece seu mundinho e os limites de suas potencialidades.
Agora, perceba o que eu falei, Pedro não sabe da existência de Marcio. Ocorreu um fenômeno estranho, difícil de ser explicado, e Pedro passou a acreditar em sua própria existência. Diga que ele pode construir grandes edifícios, pontes e estádios e ele vai rir de você, chamá-lo de louco. Ele está completamente adormecido em seu personagem, ele acredita ser aquela pessoa, acredita naquela vida. Não existe nada fora daquilo. Quando o Diretor grita “Corta” (minha alegoria para a morte do corpo), ele continua sendo o Pedro. Ele não volta a ser o Márcio.
Outros filmes virão, ele continuará desempenhando seu papel, sem a consciência de que sua verdadeira identidade é o Márcio. Não esqueça que a mente de Pedro é tão complexa quanto qualquer outra. Consciente, inconsciente, id, razão, instintos, está tudo lá, funcionando como o Diretor estabeleceu. Mas tudo isso faz parte do personagem. Quando ele romper essa ilusão, quando lembrar que ele nunca foi o Pedro de verdade, então sua consciência retornará para o lugar de onde veio: Márcio, o arquiteto.
História grande, e nem por isso eficiente. Nada do que eu disser vai tornar mais fácil a compreensão dessa realidade. A historinha de Marcio e Pedro está muito distante de uma explicação razoável para o funcionamento do ego. Na impossibilidade de demonstrar o que é isso, ofereço este arremedo de explicação, e posso esperar apenas que você silencie sua mente o suficiente para ouvir o que eu não disse.
É isso que se tenta eliminar. Essa dessa ilusão que buscamos a fuga. A razão humana, a razão relacionada à mente, é uma razão que está sendo usada em um estágio de sono, quando estamos dormindo e acreditando que o sonho é real.
Quando acordamos, sabemos que o sonho nunca foi real, sabemos que nada daquilo aconteceu de verdade. Foi apenas uma experiência sensorial.
Entendo perfeitamente. Grande parte de minha bronca com as bobagens que os religiosos defendem, tem a ver com esse estereótipo que se cria a partir de lugares-comuns, como a necessidade de continuação da vida. É difícil defender uma ideia parecida, mesmo que remotamente parecida, e não cair no estereótipo. Não é à toa que eu enfatizo que os crentes oferecem um grande desserviço à causa.
Não posso lhe provar que minha motivação não é outra senão uma imensa necessidade de conhecer a realidade de minha própria existência. E não há mesmo nada que você deva acreditar ou deixar de acreditar. A atitude mais coerente que você pode ter neste momento é ignorar tudo o que eu disse. Seja qual for o próximo passo, você vai fazer isso sozinho.
Sua intimidade com Deus só é menos surpreendente do que seu despudor para a auto-ilusão.
Essa é uma experiência que eu não conheço. Nunca experimentei qualquer tipo de droga, além de algumas cervejadas que me deixaram mais bêbado que um gambá (não bebo há 11 anos). Mas, drogas, eu não conheço. E a grande ironia foi receber de um certo forista um link que levava a uma matéria, abordando os efeitos nocivos da maconha no cérebro humano. Para ele, e para muitos outros, minhas ideias (que não trato como ideias) só podem existir sob os efeitos criativos de maconha estragada.
Excelente. O Criaturo vive falando nisso e eu nunca entendi. Agora eu percebi a idéia.
E você chegou a este entendimento estudando as religiões. Impressionante. Nunca imaginei que isso fosse possível. Sempre fui preconceituoso com essas verdades anunciadas, sempre tive aversão à qualquer religião. O que você conseguiu, pelos meios que empregou, é algo novo para mim. Não conheço outro que tenha feito o mesmo.
Eu não sei se você está mesmo recebendo conhecimento de inteligências externas, mas, se estiver, lhe aconselho a abandonar essas más companhias. Não estão lhe fazendo bem.
Foi isso que eu disse sobre essas ‘verdades’ que vocês recebem. Não empregue seus filtros intelectuais apenas nos outros, use-os, principalmente, para validar seus conceitos e convicções. O verdadeiro cético, duvida de si mesmo,
Tirando a entonação evangélica desse parágrafo, gostaria de saber que lição foi essa que você aprendeu.
Mantenha esse bom humor, faz bem para a saúde.
E por que eu deveria me preocupar com isso? Qual o problema em criticar o Criador?
É, você precisa mesmo ser lembrado disso. Vamos acender uma fogueira, no final do túnel, talvez você se anime a sair dele.
É isso que dá andar em más companhias. Você não consegue se livrar desse fardo, não é? Toda essa enrolada que você elaborou, não respondeu ao que eu lhe apresentei: a evidência de que suas teorias sofrem alterações constantes para se adaptar às idéias que o contradizem. Se você acha que isso é a verdade, nem a tal fogueira vai lhe ajudar.
Entendo. Eu também tinha hábitos, na infância, que mais tarde descobri tratar-se de práticas religiosas. Talvez seja um tipo de ‘lembrança’, imperceptível à consciência, mas forte o bastante para nos empurrar naquela direção.
Podemos dizer que você é aquele cara que brinca com a morte e sai ileso. Neste caso, você brincou com sua razão, arriscando-se a perdê-la e tornar-se um tolo crente como vemos às baciadas, mundo afora. Como um Evel Knievel das escrituras, você conseguiu dar esse salto sem cair no abismo. O que eu posso dizer? Good job.
Não creio que sorte tenha algo a ver com isso. Você estava pronto para essa tarefa, apenas isso.
Já me falaram sobre isso. Pessoas já usaram a maconha (não sei se outra droga serviria) associando-a a processos meditativos. Talvez ela funcione como um anestésico para a mente, ajudando o praticante na difícil tarefa de silenciá-la. Não tenho conhecimento para defender ou criticar tal prática. Deixo-a no terreno das possibilidades. Minha 'caretice' é maior do que minha curiosidade.
Não sei muito sobre o budismo, o conceito de Atma (ou Atman) é mais familiar, para mim, no hinduísmo. Também não sou um aficionado por esses conceitos, acho que é a primeira vez que o utilizo neste fórum.
Mas já entendi sua explicação. A necessidade de se fazer entender o levou a simplificar seu argumento, e me levou à dúvida. Foi mal...
Esse terreno é nebuloso para mim. Ainda não tenho uma resposta para isso. Há um texto, atribuído ao Osho, onde ele nos compara com um rio correndo em direção ao mar. Não sei se você conhece esse texto e se pode confirmar a autoria. O que eu entendi, salvo engano, é que o autor afirma que perderemos a identidade quando nos unirmos ao “mar”.
Essa é uma porta que permanece trancada, apesar de meus esforços. Gostaria de ter essa resposta enquanto é tempo.
Brincadeira. Sabemos que voltar é impossível, mesmo que não nos agrade a linha de chegada.
até entendo que não devemos dar maior importancia ao mundo fisico,mas se a mãe do monge pensasse como ele talvez ele não tivesse oportunidade de nascer.
a busca pela espiritualidade não deve ser motivo de omissão ao mundo material, a não ser que tenhamos um grande conhecimento de causa nos autorizando tal isolamento.
podemos escolher viver de teorias ou de praticas, quando voce vê alguem passando fome, não aliviara sua necessidade dizendo a ela vou orar por voce, primeiro voce da o pão, depois pede ajuda espiritual para ela.
Não estou criticando seu argumento, apenas pegando o gancho.
As vezes eu gostaria de desligar apenas os ouvidos e outras eu fico grato por poder escutar coisas que não me agradam.
como dizem "é melhor ser obrigado a escutar certas coisas do que ser surdo"
muito me agradaria um botão off-vigilia, seria uma maravilha conseguir dormir rapidamente.
a razão do meu ego é terrivel,não quer dar descanso ao corpo, para mim meditação é muito dificil as vezes observo a tranquilidade de certas pessoas , que quase conseguem dormir em pé...he..he..he....he.não tenho inveja mas acredito que deve ser bom ser assim.
de acordo com sua crença não devemos julgar nem condenar nenhum humano só podemos julgar e condenar a Deus pela "sacanagem" de nos ter criados ignorantes da sua maior Razão.
mais abaixo vejo que concordou. infelismente, algumas pessoas andam usando crianças para roubar isto é um fato real.
aproveitando da brecha da lei,menores aproveitam pra cometer intencionalmente crimes hediondos na certeza da impunidade das leis humanas.
Bem diferente dos EUA onde crianças assassinas são severamente punidas ou reeducadas a conscientização do que podem e o que não podem fazer respeitando as leis que equilibram o universo.
me lembro tambem de uma garotinha de +- 7 anos que agredia com chutes a professora que recuava devidamente acuada com as mãos para traz, chamaram uma viatura a policia imobilizou a criança colocando as mãos dela para traz e algemada foi levada para delegacia, demorou para termos aqui no Brasil este tipo de educação a partir do berço.
concordo que Deus seja responsável em partes, mas que a maioria dos sentimentos contrários a nossa vontade são causados por nós mesmos e disso não temos como deixar de assumir parte da nossa responsabilidade.
o que nos faz acreditar na realidade do mundo fisico é a sintonia da nossa consciência dando sentindo aos nossos sentidos.
com a perda do corpo físico a nossa consciência em situação normal passa naturalmente a sintonizar a frequência do mundo espiritual as vendo como a atual realidade.
Dependendo do estado emocional que o desencarnado se encontra de fato pode acreditar que ainda se encontre vivo mais ou menos como os filmes" o sexto sentido" e "os outros".
Tambem concordo que a transição de um mundo para o outro não faça mudanças milagrosas, transformando ignorante em sabios ou ao contrario, mas se tratando de ações de seres inteligentes ,NÃO podemos criar regras radicais, antes ações inteligentes visando a tender a necessidade do momento da melhor forma possível.
ha controvérsias da racionalidade vulcana, veja:
em algum momento do debate cheguei a entender que o Sybok considerava o "ego" como um ser racional mecanico, tentando anular o "eu" verdeiro que seria a Própria Razão divina.
Até argumentei contra essa idéia alegando que matar o egos mecanicos implicaria em todos os seres "eu" verdadeiro voltar a serem uma |unica Razão Deus, portanato era necessario mantermos o "ego" para evitarmos a volta da nossa pequena razão para maior fonte Deus..
ate fiz uma Analogia que o ego era o demonio do falso eu e o "eu" verdadeiro seria um deus, voce não entendeu minha comparação e questionou qual seria os deus que o Sybok haviA CRIADO , ta lembrado ?
Agora ele passou a descrever "ego" = alma morta ou razão mecanica ligada no automatico.
e verdaeiro "eu" = alma viva embora inconsciênte possuidora de uma maior razão, mas isto apenas em relação a alma morta.
ou seja quando o monge conseguir desligar o automatico do seu ego mecanico, sua alma viva ficará mais viva conseguindo manifestar um maior razão, embora continuará abaixo da maior Razão Deus, caso contrario o ser humano passaria ter a mesma razão que Deus sendo Deus.
entendi tambem que voces dois acreditam que o a morte do corpo fisico não anulará milagrosamente o Ego que continuara persistindo após a transição para o alem...he.e.he.e.he.......do nosso conhecimento consciênte!
Culpa é um sentimento classificado no nivel do indesejável. Quando excessiva pode levar a perda razão buscando anular o sentido dos sentimentos indesejáveis por ela.
Esse é o problema , voce não consegue conceber um mente capaz de "sentir "sem "racionalizar." Acredito que para voce as plantas não possuem nem um tipo de mente,nem conseguem interpretar sentimentos?
Ou seja são seres simplesmente mecânicos mais ou menos como seus "arranjos " algoritmos .
para mim são seres ainda nos primórdios ensaiando aos primeiros passos da razão a caminho da formação da consciência humana, podemos considerar como seres neste estagio, menos racionais que os humanos, e mais racionais do que os minerais.
o girassol não é apenas um "arranjo" algoritmo programado irracionalmente ( por ações aleatórias do acaso), com capacidade para controlar um motor de passo através de uma foto-célula com objetivo, de procurar posicionar-se mecanicamente na direção do sol.
Considero a planta girassol como um ser dotados se sentimentos (guias) que cria nele o desejo de se movimentar e parar exatamente na direção do sol.
eu creio que não ha vida sem sentimentos a razão nasce do sentimentos e não o contrario.
No inicio do ser são os sentimentos que conduzem ao desejo de produzir ações que pre determinarão a reação dos sentimentos ao nível intencional do "desejável" nascendo assim o inicio da razão do ser "eu".
Deus não é responsável em partes, Ele é totalmente responsável. Se você coloca uma arma nas mãos de uma criança e ocorre um acidente, a culpa não é da criança, a culpa é sua. Deus escolheu nossa ignorância, o que fizermos dela é responsabilidade Dele.
não as conhece por duvidar da autenticidade biblica, ou por julgar ainda não telas compreendida?
acredite se quiser ja discuti com um teista que defende sua teoria de que os carrascos da humanidade serão recebidos com honras de heroi ,no céu por terem prestado um grande feito ensaiando as pessoas a distinguirem o bem do mal, ou seja preparando as para poderem reconhecer o paraiso.
Vejo alguma afinidade no seu pensamento com a idéia dele :
"Como não existem demônios para promover o mal, coube ao próprio homem, à natureza e às fatalidades, fazê-lo. Assim os grandes e pequenos tiranos e malfeitores da humanidade não estariam fazendo nada mais do que cumprir uma espécie de missão. Afinal, não é fácil promover uma guerra, um genocídio um assassinato ou outras algozarias quaisquer.
Fazer o MAL pode ser uma missão recebida, assim como fazer o BEM, também pode ser. O que importa é que nesta vida todos, sem exceção, bons e maus, recebem a ação do mal, fato indispensável para o cumprimento do objetivo da nossa odisséia na terra: conhecer a antítese, o contraste do BEM, para que o mesmo se torne, plenamente, perceptível como algo realmente fantástico."
viu ele acredita que o judas recebeu esta missão e tambem nas fatalidades da injustiças divinas.
porque considera zé mané seres com a capacidade de programar a sua estadia neste mundo ?
Mesmo considerando que Jesus tenha uma razão suficiente grande para criar o nosso mundo fisico, mesmo assim ainda duvido que o nivel da sua razão seja uma exclusividade, pelo contrario ele ensinou que todos aquele que se instruir na verdade, conseguira fara obras maiores do que a dele.
menos meu amigo engraçado, eu diria que tudo isso não passa das nossas especulações do alem.
herdamos o dom da criatividade divina, quando atingirmos uma quantidade de razão suficiente seremos capazes de criarmos, a existência de criadores dentro da criação para mim é uma grande possibilidade.
eu tambem!..he.e.he..he
como o Sybok ja havia comentado, Deus para nos criar limitou parte da sua maior razão ao ponto da ignorância absoluta de si mesmo.
Não percebi a controvérsia. Temos maneiras distintas de nos expressar, além da impossibilidade de retratar o ego como eu já expliquei, mas, até onde sei, estamos falando a mesma coisa.
Lembro perfeitamente. E não foi bem isso que aconteceu, não. Mas, vamos adiante...
Você leu minha resposta ao Marcio, onde eu ‘tento’ explicar o que é o ego? É essa resposta imensa logo acima. Dá uma olhadinha e vê se se parece com isso.
Entendeu errado. Eu não acredito nisso.