Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1272830323342

Comentários

• sybok disse: Buscar a clausura, o celibato, desistir da vida e das próprias ambições egocêntricas de grandeza e nobreza... isso ninguém quer.

E alguns acham que esse é o caminho fácil...
    sybok disse: Se as pessoas se dessem conta de que o mundo é meramente o nosso reflexo, já teriam mudado a si próprias e o mundo teria se transformado sozinho, como mero resultado da nossa própria mudança... mas as pessoas preferem continuar iguais tentando sempre mudar o mundo, sem perceber que o mundo é o que fizeram dele, as pessoas que queriam muda-lo.

Só para constar, sua resposta foi excelente.

• sybok disse:
    Basta olhar para o mundo e ver o resultados dos atos de todos aqueles que defenderam a necessidade de mudar o mundo, depois buscar os ensinamentos daqueles que defenderam a necessidade de esquecermos o mundo e mudarmos a nós mesmos, para que você obtenha sua resposta.

não trata-se da necessidade de mudarmos o mundo, nem assumirmos o papel de salvador da humanidade, seja dentro ou fora da sua caverna.
    todos nós temos a obrigação de trabalharmos para a manutenção da vida.
    sybok disse: Che Guevara e Karl Marx defenderam a necessidade mudar o mundo e buscar a justiça social, tudo em nome dos pobres e miseráveis... Hitler defendeu a necessidade de levar a humanidade a perfeição, eliminando do mundo tudo o que era imperfeito.
    ou seja um hipócrita!
    justiça , igualdade, comunismo não combinam com diferenças,ou seja a criação manifesta-se pelas diferenças existentes.
    como podemos pregar igualdade para pessoas diferentes, que sentem, pensam e agem diferente, talvez a mesma ação feita a duas pessoas distintas seja considerada por uma como justa e para outra como injusta.
    talvez a verdadeira justiça consiste na livre interpretação do sentimento que constitui a propria razão do ser"eu".

sybok disse: Enquanto isso os Cristos e Budas, nos mandaram esquecer o mundo e a vida, e, nos ensinaram a mudar a nós mesmos.
    Sua resposta está ai no mundo...
    Bom ele mandou ajudar como gostariamos de receber ajuda, bom de fato cada um só da aquilo que possui, o bem material, ou bens espirituais.
    porem os que usam o fato de não darem nada porque ainda necessitam trabalhar para virem a ter, acabam se isentando de ter que dar alguma coisa.
    sybok disse: Se as pessoas se dessem conta de que o mundo é meramente o nosso reflexo, já teriam mudado a si próprias e o mundo teria se transformado sozinho, como mero resultado da nossa própria mudança.
    muito bonito! mas e aquele papo de Deus ser o responsável pelas agruras do mundo ?
    sybok disse: Buscar a clausura, o celibato, desistir da vida e das próprias ambições egocêntricas de grandeza e nobreza... isso ninguém quer.
    Todos querem os louros, mas ninguém quer o trabalho.

Desistir da ambições eu posso até tentar, mas com todo respeito o celibato eu tô fora, mas entendo que o uso indevido da energia sexual traz grandes desequilíbrios ao ser.
    Jesus ensinou que não deviamos trabalhar apenas pelo pão que sustenta o corpo e sim pelo alimento que mantem o espirito vivo.
    mas, nenhum um monge conseguira manter o espirito dentro do corpo, se fora da sua concha não puder contar com a ajuda material vinda do trabalho dos outros.
    por iso perguntei se entre o trabalho da meditação extrema e o mundo material não poderia ser vivido um meio termo ?
    sybok disse: mas as pessoas preferem continuar iguais tentando sempre mudar o mundo, sem perceber que o mundo é o que fizeram dele, as pessoas que queriam muda-lo.

nem todas voce nunca ouviu esta frase: "ao inves de deixarmos um mundo melhor para nossas criança, que tal deixarmos crianças preparadas para construírem um mundo melhor.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: não as conhece por duvidar da autenticidade biblica, ou por julgar ainda não telas compreendida?

Autenticidade bíblica é piada. Eu nunca li esse livro, graças a Deus. Aliás, aqui no RV já li um monte de passagens bíblicas postadas pelos colegas. (Não sou mais virgem). E não gostei de nenhuma delas...

Não conheço as palavras do Cristo porque não existem fontes confiáveis. As informações que tenho (e que posso confiar!) são poucas.

CRIATURO disse: acredite se quiser ja discuti com um teista que defende sua teoria de que os carrascos da humanidade serão recebidos com honras de heroi ,no céu por terem prestado um grande feito

Eu não defendi isso. Falei, tão somente, que Judas poderia ter feito o que fez incumbido de uma missão. Não significa que todo mal praticado seja uma honrosa missão recebida.

CRIATURO disse: viu ele acredita que o judas recebeu esta missão e tambem nas fatalidades da injustiças divinas.

Sinceramente, a teoria dele é muito interessante. Acho que há um certo exagero e não posso concordar totalmente com ela, mas, excessos à parte, é algo a se pensar.

CRIATURO disse: porque considera zé mané seres com a capacidade de programar a sua estadia neste mundo?

É claro que estou exagerando. Esse pessoal é gente boa, são bem intencionados, etc. e tal. O problema está na importância que vocês dão a esse funcionamento e a esses ensinamentos – perdoe-me! – primários.

CRIATURO disse: Mesmo considerando que Jesus tenha uma razão suficiente grande para criar o nosso mundo fisico, mesmo assim ainda duvido que o nivel da sua razão seja uma exclusividade, pelo contrario ele ensinou que todos aquele que se instruir na verdade, conseguira fara obras maiores do que a dele.

Desculpe-me de novo, não quero parecer arrogante, mas está claro que você não sabe quem é o Cristo.

CRIATURO disse: menos meu amigo engraçado, eu diria que tudo isso não passa das nossas especulações do alem.

Homem, então pare de especular...

CRIATURO disse: herdamos o dom da criatividade divina, quando atingirmos uma quantidade de razão suficiente seremos capazes de criarmos, a existência de criadores dentro da criação para mim é uma grande possibilidade.

É possível que existam ‘colaboradores’. Claro que o nome não é esse, mas é provável que Deus não faça tudo sozinho. No entanto, não subestime um trabalho dessa natureza, supondo que qualquer André Luiz da vida está nesse nível. Isso não é um trabalho humano e, a menos que você me convença que os tais espíritos luminosos não sejam humanos, vou continuar dizendo que é muita areia para o caminhãozinho deles.

CRIATURO disse: como o Sybok ja havia comentado, Deus para nos criar limitou parte da sua maior razão ao ponto da ignorância absoluta de si mesmo.

Ok, mas não foi isso que eu perguntei. Numa das suas tentativas de manter suas teorias de pé, você afirmou que Deus não era onipotente. Existem aí duas questões complicadíssimas. A primeira é o que já estamos cansados de dizer: você não conhece Deus e deveria parar com essa mania de inventar um. Segunda, você mesmo fala em Deus descrevendo feitos que só seriam possíveis a um ser onipotente. Por isso que perguntei sobre essa onipotência parcial, onipotência relativa, onipotência oportuna.

• CRIATURO disse: ou seja um hipócrita!
    justiça , igualdade, comunismo não combinam com diferenças,ou seja a criação manifesta-se pelas diferenças existentes.
    como podemos pregar igualdade para pessoas diferentes, que sentem, pensam e agem diferente, talvez a mesma ação feita a duas pessoas distintas seja considerada por uma como justa e para outra como injusta.

Eu entendo suas boas intenções e conheço a perspectiva que as alimenta. Os ensinamentos religiosos fazem isso com a gente, nos transformam em cordeirinhos cegos.

Criaturo, quando você vai construir uma casa, a primeira coisa que você faz é cavar um buraco. Mas você não vai morar embaixo da terra. Aquele buraco vai conter o alicerce que, por sua vez, sustentará a casa evitando que ela desmorone. Tente entender que o mesmo acontece na religião. A humanidade ainda está na fase de construir o alicerce e, sem conseguir ver a obra pronta, pensa que aquela vala imensa é o lugar para se viver.

O processo de aprendizagem segue etapas, e o alicerce é necessário, não pode ser ignorado. Saia desse buraco e comece a levantar as paredes.

Não existem ações sociais hipócritas e outras elevadas. Não existe nada que você possa fazer neste mundo que o coloque em uma condição melhor, digamos, mais próximo de ‘acordar’. Tudo o que faz parte do enredo da vida humana, bom ou mau, está no mesmo nível de ignorância e sonolência. Você deve abrir mão do bem e do mal, deve esquecer todos os conceitos, ou continuar dormindo. Essa é uma escolha individual.

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: há muito descobri que em determinado momento da busca espiritual, encontramos idéias que podem ser percebidas, mas não podem ser verbalizadas. É como falar de Deus: além do Criaturo, ninguém consegue.

apesar de não ter conhecido as idéias ..opss... Quiz dizer "sentimentos " do Ramana, ou ainda a sua Percepção das coisas, eu ja havia intuído que a razão é formada a partir dos "sentimentos", cito como exemplo o depoimento do nosso caro colega Sybok, me chamando atenção que minha crença em Deus nasceu do uso da razão observando a inteligencia das suas obras que eu considero boas , enquanto ele sentiu ou percebeu Deus dentro dele, como eu disse Deus se manifesta pela diferentes razão dos seres, mas se levarem ao mesmo objetivo da sua Maior Razão DEUS, ótimo.

Se entendi bem sua analogia do ser, é uma comparação com a reencarnação, mas a partir da criação do ser"eu".
    ou seja o Marcio seria uma parte da Maior razão Deus que tornou-se ignorante de si mesmo que voce denominou como sendo Pedro.
    Então nesta limitada condição humana ele cria um falso eu, ignorante da sua origem , razão ou identidade real e superiora.
    Mesmo transitando varias vezes entre o mundo espiritual e o fisco, esta sua ignorância persistira, mas ira se libertando conforme o amadurecimento do seu "eu" verdadeiro anulando ou controlando o seu "eu" falso ego, então você conseguirá reconhecer-se num maior estado de Razão.
    concordo com a maior parte,mas emso se libertando do falso "eu", sua razão ainda estará individualizada da Maior Razão Deus, ou seja abaixo dela.
    Ayyavazhi disse: Quando acordamos, sabemos que o sonho nunca foi real, sabemos que nada daquilo aconteceu de verdade. Foi apenas uma experiência sensorial.

Eu ja assisti esse filme.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    Ayyavazhi disse:
    Eu não sei se você está mesmo recebendo conhecimento de inteligências externas, mas, se estiver, lhe aconselho a abandonar essas más companhias. Não estão lhe fazendo bem.
    interessantes! como diria Bartolomeu o cego de nascença, aos fariseus que procuravam incriminar Jesus, se ele é pecador não sei só sei que me curou!
    ok! apartir de agora eu só darei ouvidos aos que costumam falar mal dos outros, alias e aquele seu papo de não julgar.....?
    Ayyavazhi disse: sybok disse: é por isso também que quando outro diz que antes de segui-lo precisa enterrar sua mãe, Cristo diz: "Deixe que os mortos enterrem os mortos".

Excelente. O Criaturo vive falando nisso e eu nunca entendi. Agora eu percebi a idéia.

de faot usso mesmo os ensinamentos cristão que em algumas analogias caem como uma luva, é comum em discussões religiosas pessoas terem muito conhecimento biblico, em especial os ateus que ja foram religiosos, por isso quando cito passagens biblicas acredito que terei facilidades para ser entendido,mas ja comecei perceber que não é bem assim,por exemplo nesta passagem citada pelo Sybok minha interpretação difere da dele que é mais parecida com a dos religiosos.

ele entende "deixem que os mortos enterrem os seus mortos, voce vem e me segue." como ignorantes do mundo espiritual preocupam-se apenas com coisas do mundo fisico, religiosos devem preocupar-se apenas como mundo espiritual,faz algum sentido ,mas eu ainda continuo achando que cabe aih um meio termo.

eu entendo esse ensinamento assim: A verdadeiras honras de fato só poderão ser prestada a um morto , realizadas por espíritos no mundo espiritual.

Ayyavazhi disse: Tirando a entonação evangélica desse parágrafo, gostaria de saber que lição foi essa que você aprendeu.
    Não é do meu feitio compartilhar experiências pessoais, a não ser quando julgo um real interesse de quem pergunta, e que não serei ridicularizado,mas acreditando que dar um depoimento sincero pode ser util ,la vai:
    as duras penas , acredite se quiser, a pós um reflexão analisando fatos do dia, me vi conversando "comigo mesmo " para falar a verdade penso que com meus amigos do alem, ou mesmo Deus, Então consegui conscientizar-me um egoísta, arrogante e teimoso foi ai eu fiz um pedido do tipo me ajudem a matar meu "ego", porque se nada me acontecer de ruim, sem nenhum sofrimento, continuarei alimentado o meu "ego" como se fosse meu bichinho de estimação um bem mais precioso e continuara sendo sempre assim, me emociono ao ver no espelho da minha alma um verdadeiro monstro do egoismo, maquiado com belas hipocrisias,assm digo que estou arrependido , reconheço ser um fraco, peço ajuda para não mais voltar a "pecar", palavras e lagrimas vazias que o vento carrega bem longe da verdade, tudo em vão em pouco tempo volto a praticar o mesmo erro.
    A resposta foi imediata uma verdadeira luz que iluminou o meu espirito e a "minha casa", porque esta literalmente começou a incendiar-se pegando fogo.
    Só posso dizer que não foi por acaso, a casa, o objeto a queimar.
    Contei aqui, de uma forma mais vaga um fato real acontecido comigo, mas todo esse processo envolve uma lógica pessoal que não cabe expor aqui porque envolve outras pessoas, mas não nego que ate ja cheguei a pensar em compartilhar mais abertamente através de MP com o Sybok experiências parecidas, pois reconheço nele alguma afinidade compativeis nas experiências neste sentido de apredizagem, mas por enquanto ainda mantenho-me a minha tradicional reserva, mas ja percebi que voce tambem é um tanto reservado quanto as suas experiências pessoais.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Se entendi bem sua analogia do ser, é uma comparação com a reencarnação, mas a partir da criação do ser"eu".

Não foi exatamente uma comparação com a reencarnação. Eu não gosto desse termo, mas vou empregá-lo, na falta de outro. Reencarnar é como começar um novo filme, um novo personagem, mas nunca é você de verdade. Quando o filme termina, o personagem não acaba ali, sua consciência e o seu entendimento continuam os mesmos. É claro que a própria ‘transição’ de um mundo para o outro lhe confere nova experiência, novo aprendizado, mas você não deixa de ser uma consciência aprisionada pelo ego. Depois de repetir esse processo mais vezes do que consigo supor, começa a surgir um desejo de ir além, de não mais continuar nesse ciclo de nascimentos e mortes. É um primeiro sinal de mudança, um primeiro passo de uma longa jornada. Mas algo mudou.

• CRIATURO disse: ok! apartir de agora eu só darei ouvidos aos que costumam falar mal dos outros, alias e aquele seu papo de não julgar.....?

Não vai ser desta vez que você vai me pegar pela palavra. Eu disse que ainda julgava, que ainda cometia esse erro. Disse, também, que ao fazer isso procurava me cercar de evidências, posto que tenho horror à idéia de ser injusto.

Veja a diferença: João Hélio, uma criança de 6 anos, é arrastado brutalmente pela escória da humanidade, preso ao cinto de segurança do carro que acabara de ser roubado. Aí me vem um espírita, ou simpatizante, e diz: “Você não deve ter pena dele, nem da família. Você não sabe o que essas pessoas fizeram para merecer isso.” É sacanagem, Criaturo, muita sacanagem; com a criança, com a família, com todas as pessoas decentes desse mundo. Pois eu digo a mesma coisa, quem defende essas ideias não sabe nada dessa família, dessa criança, não sabe nada do passado deles, então, NÃO JULGUE.

Se eu disser que um cara desses é um filho da puta, eu estou julgando, mas tenho evidências para julgar. Ele acabou de se mostrar, de se expor, e posso dizer que é um filho da puta. O julgamento da criança se baseou em achismos, em dogmas religiosos ensinados por cegos e para cegos. Entendeu a diferença?

Você disse em tom de ironia “ok! a partir de agora eu só darei ouvidos aos que costumam falar mal dos outros”, ué? E não é isso que você faz? Você dá ouvidos aos que ensinam que, quem está sofrendo, fez por merecer. Então, você dá ouvidos a quem fala mal dos outros. Estou errado?

CRIATURO disse: eu entendo esse ensinamento assim: A verdadeiras honras de fato só poderão ser prestada a um morto , realizadas por espíritos no mundo espiritual.

Para mim fez muito sentido a interpretação do Sybok. Fez todo o sentido. Essa coisa de honras prestadas por espíritos não se encaixa de forma alguma no que (supostamente) foi dito por Cristo. Continua sendo um reflexo da influência que esses ensinamentos têm na sua vida, e do espaço que ocupam em sua mente.
    CRIATURO disse: Não é do meu feitio compartilhar experiências pessoais, a não ser quando julgo um real interesse de quem pergunta, e que não serei ridicularizado,mas acreditando que dar um depoimento sincero pode ser util ,la vai:

Ok, foi interessante. Você pediu ajuda para vencer o ego, mas não o ego do qual estamos falando. Vou tentar explicar: Quando você busca esses aprimoramentos, quando tenta ser melhor, você está fazendo uma reforma moral no ‘personagem’, lembra? É como se você dissesse: “Eu fiz o papel de bandido e agora quero ser o mocinho”. Sua verdadeira natureza não é afetada por esses personagens, você não vai melhorar o ‘ator’, melhorando o ‘personagem’, não sei se me fiz entender.

Quando dizemos que você deve matar seu ego, estamos dizendo para sair do filme, abandonar o personagem, voltar a ser você mesmo. Como eu disse antes, nada do que você fizer, neste plano, vai ajudá-lo a acordar. Se você viver de forma caridosa, altruísta, fazendo o bem a todos, terá bons personagens no futuro, mas continuará preso à ilusão. Karma é ação apegada e todo apego gera karma. Não importa se você se apega ao bem ou ao mal, estará criando laços e a idéia é evitar isso.

Você está me forçando a ir longe demais. Daqui a pouco eu vou ser apedrejado...

• Ayyavazhi disse: É a única forma de suportar esse 'carma'.
    isso mesmo é preciso "muita carma nessa hora!"

Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: Talvez o caminho para libertação da parte viva não esteja no isolamento do ser e sim na socialização dele,mas porque o ser humano sempre tenta encontrar a solução seguindo pelos caminhos mais faceis das portas largas da cavernas.?

Isso é outra teoria sua? Você a formulou agora ou é coisa antiga?

observe que a vida começa a partir da sociedade enão exsite fora dela, então para mim fica dificil acreditar que devemos se isolar da covivencia em sociedade, isto me parece ante natural.
    sybok disse: Você não aceita que Deus não é bonzinho e tenha responsabilidade pela injustiça, porque acredita que sendo assim, então Deus só pode ser um "um sacana criando coisas desnecessárias", quando na verdade AMBOS os pensamentos são uma ilusão criada pela sua mente limitada, mostrando aquilo que ficou conhecido entre cristão como o pecado original de Adão: Comer da arvore do conhecimento do bem e do mal.

negativo! ja disse repetida vezes que antes da criação Deus era Deus, nada mais do que Deus.
    portanto conceitos morais de bondade e justiça apareceram com a criação da suas menores consciência humanas.
    este conceitos limitados de um Deus sacana e injusto e inrresponsavel pertence a voce e ao AYYA.
    eu defendo ao contrario que as imposições divinas são possibilidades e oportunidades unicas de criar vidas diferentes.
    sybok disse: O "ego mente" provavelmente é o que permite a transição do puramente mecânico pra o verdadeiramente "vivo".
    Eis a questão , voce sempre questionam: "se deus poderia fazer melhor (isso do ponto de vista limitado das suas razões humanas) se não fez é porque é um sacana injusto.
    Então eu pergunto porque ele não criou o verdadeiro "eu" puro sem o ego mecanico, este penoso trabalho para alcançarmos essa transição, seria mais uma das "sacanagens " divinas cometendo injustiças ?
    Ou seria, como eu defendo apenas necessidades divinas que possibilitam a criação de vidas individualizadas da maior Razão Deus ?
    Ou voces tem ainda outra resposta mais lógica para isso ?
    sybok disse: e essa parte mecânica é parte da Transição necessária até o "vivo" real.

Não esta sendo contraditório afirmando que esta parte mecanica que nos causa tanto "sofrimentos" seja uma NECESSIDADE a vida ?
    Volto a perguntar o sofrimento é uma imposição divina "necessaria" a criação e a manutenção da vida, ou é a injustiça de uma sacanagem divina, que podendo fazer coisa melhor não fez ? optou pelo sadismo do sofrimento humano ?

sybok disse: Então sim, o "ego mente" seria um aliado do "sofrimento", mas não por uma "divina comedia".
    O "ego mente" cria sofrimento e mantem o homem no sofrimento, mas ele tem outra função, é ele o provável responsável por dar o "boot" humano.
    Então quem cria ou controla o sofrimento humano, é mnte do homem ou é Deus?
    continua sendo contraditório afirmando que o sofrimento tem sua função dentro da vida alem de possibilitar injustiças divinas.

sybok disse: Não da para ligar um computador, sem que antes ele de o boot e inicialize o sistema.
    parece que esta concordando comigo que talvez Deus não seja onipotente como creem a religiões.
    Mas e aquele papo que Deus poderia fazer um "mundo melhor", um mundo virtual do faz de contas anulando mentes mecânicas programadas para matar, um mundo "melhor" conforme a vontade e a razão limitada de voces, sem sofrimentos, sem ignorância, sem o trabalho da transição, sem cobaias sendo mal tratadas no laboratorio divino,que tal o mundo do "bolo pronto" mas se não fez a vontade de voces é um sadico sacana ?
    Voce não achou engraçado quando propositalmente perguntei ao Ayya se eu ele me considerava tambem uma sacanagem divina, pois é a sacanagem da humanidade divina eu vejo como uma uníca oportunidade que possibilita a vida e sou grato por isso.

sybok disse: Deus não nos criou livre da mente, porque também não nos criou livres da visão. A mente racional é uma ferramente que nos permite "conhecer" e compreender abstrações, é ela também que nos permite imaginar coisas e questionar nossa própria existência.
    e aquele papo de que Deus deveria ter criado um mundo melhor livre do sofrimento, ja esqueceu do seu mundo virtual nos livrando da sacanagem do sofrimento, das injustiças divinas onde Deus poderia ter despertado a Alma sonolenta do nardoni, poupando a inocente izabela de um sofrimento injusto e desnecessario ?
    Quer dizer então que todas essa coisas agora passaram a ser necessarias ou ainda continuam sendo sacanagens injustas?

sybok disse:
    Por exemplo, você não precisa pensar sobre cada folha de uma arvore para percebe-las.
    Pode ver as folhas, mesmo sem pensar sobre elas, porque não é a sua mente racional, seu verdadeiro "eu".
    primeiro acho que ja ficou bem claro "ego mente"= parte mecanica= menor razão= automatica

"ego alma"= verdadeiro"eu"= maior razão a ser despertada

eu sempre defendi que os sentimentos, os sentidos antecedem a razão.
    Certa vez tive um sonho que me parecia muito real onde minha consciência acompanhava o curso de um riacho on "sentia-se" una com a brisa a aguá e os peixes.
    Talvez enquanto acordados "dormimos" e quando "dormimos" despertamos o sentidos para a verdadeira vida.

pg 47
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Cientista disse: Amigo, eu sei que é difícil de você entender que não existe vida após a morte pois a ciência ainda não conseguiu explica-la...e não vai explicar. A morte é uma transformação do corpo, as moléculas se decompõem em outras, tudo é transformado.

a ciência ainda não conseguiu explicar a vida nem a morte.
    a vida também é uma transformação de moléculas cuja a razão a ciência humana não conseguira explicar, pois transcende os limites da razão necessitando para este tipo de entendimento um sentido que a humanidade atual ainda não possui.

A vida não foi explicada...ainda. Nós seres humanos temos a capacidade de explica-la e também de fabrica-la como é o caso célula artificial criada pelo geneticista Craig Venter a dois anos atrás. Mas para isso nós temos que transcender nosso pensamento a um patamar hoje ainda não alcançado...temos que evoluir mentalmente e conhecer os atributos da formação da vida, do ser vivo. Isso eu acredito que deixara de ser filosófico para entrar nas páginas da ciência. E sem colocar deus na questão.

CRIATURO disse: Cientista disse:
    Acho que você não sabe mas você conhece a 2 lei da termodinâmica? Ela explica que a quantidade de entropia (grau de desordem de um sistema, ambiente) de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo. Em resumo, ela explica que toda a causa de algo, leva a um resultado de desordem total, ou seja é o que acontece quando morremos.

um sistema só podera iniciar um processo de desordem partindo de um sistema em ordem, então de onde veio esta ordem ?

A ordem veio das próprias interações intra-moleculares microscópicas da vida. Por exemplo a formação das células só foi possível com as aglutinações de átomos de compostos orgânicos, ate se transformarem em aminoácidos. Isso tudo se deu graças a uma das quatros forças fundamentais da natureza: a força Eletromagnética. Você já deve ter estudado no ensino médio e compreender que os átomos precisam ganhar ou perder elétrons para se transformarem em gás nobre, ou seja com 8 elétrons na camada de valência (última camada da nuvem atômica). E eles fazem isso porque eles tem carga elétrica positiva (excesso de elétrons) ou negativa (falta de elétrons). E com isso surgiram as primeiras LIGAÇÕES QUÍMICAS, e foi assim por diante ate se formarem aminoácidos.

CRIATURO disse: Cientista disse: Nós só nos transformamos em matéria fundamental, isolada, mesmo a morte respeita os limites da termodinâmica, uma das leis centrais da física. Sei que é quase impossível de você entender mas infelizmente essa é a nossa vida, é assim que o universo vive, assim que é a nossa realidade.
    podemos observar é a existência de transformações aparentemente organizadas e tambem aparentemente desorganizadas.
    a nossa limitação não nos permite saber se estamos trabalhando para organizar o quebra cabeça divino, ou se estamos trabalhando para manutenção do caos.

Amigo, o caos esta em toda parte. Desde que o Universo expandiu, as leis da física foram criadas por nós para tentar colocar alguma ordem no mundo. Mas parece que o Universo não aceita esta ordem. Hoje tentamos juntar as leis da relatividade geral de Einstein que governa o "muito grande" com as leias da física quântica, na qual governa o "muito pequeno". E a Natureza não aceita esta junção.

O cérebro humano foi feito para colocar alguma ordem num sentido que pareça abstrato. Ele é capaz de assimilar e tentar modificar um sistema para ter uma dinâmica com o que seguir.
    Por isso ele não aceita o caos como um sentido para o mundo, mas é essa realidade na qual vivenciamos.
    CRIATURO disse: Cientista disse: Aceite como ela é, e não subjugue os outros com a sua ignorância.
    entenda isso como uma retribuição a sua humildade.

Idem.
  • Ayyavazhi disse: Em uma dessas ‘experiências’ de leitura, abri um livro escrito por um discípulo do grande Ramana. Na página em que abri, o discípulo perguntava a ele: “Mestre, o senhor sabe tudo?”. E este respondeu: “Eu não sei nada, apenas sinto”.

Como disse uma vez uma professora de teatro que tive: "O meu conhecimento é uma pequena ilha em um mar de ignorancia. Quanto mais eu espando as minhas terras, percebo que o mar de ignorancia é maior a cada momento de crescimento". Ou seja, como diria um antigo forista daqui e um grande sábio: "Só sei que nada sei!".

Por mais que eu saiba, por mais que eu aprendo, só descubro que existe um mundo ainda maior para ser descoberto. (esse por mim mesmo).
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • CRIATURO disse: observe que a vida começa a partir da sociedade enão exsite fora dela, então para mim fica dificil acreditar que devemos se isolar da covivencia em sociedade, isto me parece ante natural.

Não creio que o isolamento seja uma regra absoluta embora, por simples observação, perceba-se que é um caminho eficiente e necessário. É possível que existam ‘monges’ entre nós, que parecem estar presentes, mas conseguiram se manter afastados de alguma forma. É só uma teoria.

Antes de continuar, preciso fazer esta observação: qualquer pessoa que escolha a vida monástica, em qualquer religião, poderia ser chamada de monge, e quero deixar claro que sou muito seletivo quando emprego esse termo. Um seminarista, no rigor da definição, é um monge, acredito eu. Nesses casos, prefiro chamá-los de sacerdotes ou outro termo equivalente. Reservo a condição de monge para aqueles que compreenderam a dualidade, e ocupam-se em transcendê-la. Dito isso:

Acredito que a grande maioria dos monges busca a renúncia por necessidade e não por obrigação (Veja o exemplo do desastre que se tornou a imposição do celibato no catolicismo). O sujeito não renuncia ao mundo para se tornar um monge, ele se torna um monge para renunciar ao mundo.

Porque é o momento dele.

CRIATURO disse: este conceitos limitados de um Deus sacana e injusto e inrresponsavel pertence a voce e ao AYYA.

Andei olhando as respostas seguintes, e vi que o Sybok já falou demais sobre isso. Você já deveria ter compreendido na primeira postagem. Não acho que a insistência fará alguma diferença, então não vou repetir tudo de novo.

• sybok disse: Budistas tradicionalistas trabalham com o conceito de Anatta, também conhecido como Anatman, que é exatamente um negação do Atman Hinduísta,

É a primeira vez que vejo algo assim. Pena que o Luiz Dantas não freqüenta mais o fórum. Ele é budista (se não me falha a memória) e poderia nos esclarecer isso. Então, Osho também era budista ou eu entendi errado?

sybok disse: Creio eu que se trata de uma metodologia na verdade. As pessoas sempre querem saber o que vem depois, o que acontece.
    No budismo é forte, na verdade MUITO forte, o foco em tirar esse tipo de "curiosidade" da mente,

Espero que seja isso mesmo. Esse tipo de incongruência pode destruir uma reputação.

sybok disse: bem como é muito forte o foco em fazer o individuo largar o próprio "eu", a tal ponto que até a busca pela iluminação, dizem eles, deve ser abandonada no fim, ou impediria o individuo de atingi-la.

Reputação restaurada. Sim, é verdade, não se pode vencer o ego. Embora eu utilize termos que remetam a uma luta, é apenas força de expressão. Não se pode lutar contra isso, você já terá perdido antes de tentar. É como eu disse ao Criaturo: “Abandone todos os conceitos”. Abandone, inclusive, a busca pela iluminação. É o único meio de encontrá-la.

sybok disse: Fiz algo errado e não controlei minha curiosidade, botando a mente racional pra funcionar novamente antes da hora...

Você não está só, nessas burradas. Eu também perdi um grande momento, por achar que eu estava preparado para enfrentá-lo. Aprendi lições importantes, mas aquele momento nunca mais voltou. E cá estamos nós...

• AyyavazhiAyyavazhi Membro
    sybok disse: É engraçado como é dificil falar sobre isso... Já é dificil tratar do que as pessoas conhecem e discutir o que sabem, ter que ficar tentando criar analogias para fala do que os outros não podem ver é muito mais complicado.

Achei legal a analogia com um outro "eu" personagem. Dá uma ideia mais clara da dualidade.

Vou um pouco além: não é difícil, é impossível. Eu dirigi aquele texto ao Marcio, porque percebi nele uma sabedoria invulgar, mas, nem o meu esforço e nem sua capacidade intelectual serão suficientes para fazê-lo entender o que é ego. Por isso que eu encerrei dizendo que ele deveria ouvir o que eu não disse.

A culpa não é dele e nem minha. Algumas coisas não podem ser racionalizadas, são conhecimentos que não estão no nível da mente, não pertencem ao intelecto. Como disse Ramana, você pode apenas ‘sentir’. Essa compreensão só pode acontecer na ausência da mente e isso é extremamente complicado para pessoas muito lógicas, muito racionais. Digo isso por experiência própria. Eu tenho uma mente lógica e isso me atrapalha pra caramba. É algo desagradável de se dizer, mas, quando a mente achar que entendeu, é porque entendeu errado.

Post edited by Ayyavazhi on
  • sybok disse: O Criaturo arrumou ai uma interpretação espirita, ele acredita que isso seja uma referencia ao mundo espiritual, com "espíritos" recepcionando o recém falecido.

Eu percebi. Antes eu não sabia do que ele estava falando, não fazia o menor sentido, até porque eu não conhecia essa passagem bíblica. Agora ficou claro como água. Se isso aconteceu mesmo (se está na bíblia, duvide), não restam dúvidas quanto a quais mortos Ele se referia.

sybok disse: Se tem uma passagem de Cristo que eu adoro é essa, pois se referir os vivos como os "mortos", pra mim deixa muito claro que apesar dos textos cristãos serem os mais confusos e distorcidos e essa religião a menos "funcional" dentre as que foram foco dos meus estudos, foi baseada nos ensinamentos de um cara que realmente entendia do assunto, diferente de outros tantos nomes da própria bíblia e de outras tantas religiões.

E esse é o cara que o Criaturo alega existir aos bilhões. Ô mente fértil.
  • sybok disse: O Pense na vida como quem viaja em um trem.
    Não se apaixone pelo trem, não tente "reformar" sua cabine, nem faça planos de casar com a senhorita que a divide com você. Seu tempo no trem é curto, você está ali para uma viagem, não é seu destino final... mas enquanto viaja conviva bem com os outros passageiros.

Mais claro que isso, só se desenhar.

O Criaturo já deve ter lido sua resposta antes de chegar até aqui, mas vou enfatizar a frase final. Ele sempre se preocupa com a caridade, com a ajuda ao próximo, e vê isso como uma obrigação espiritual. Acho que o exemplo do trem é perfeito: conviva bem com os outros passageiros. Conviver bem abrange tudo isso. Significa ser gentil, cordial, respeitador, caridoso, compassivo, etc., etc., etc. Mas não faça disso um objetivo, é apenas um aspecto da viagem. O destino final prescinde desses ‘encargos espirituais’.

E o exemplo do trem é tão bom que eu posso dizer: O trem não vai andar mais rápido se você for um bom menino e nem vai se deter se você for um egoísta FDP.

• sybok disse: Basicamente nosso eu falso assumiu o controle do corpo, enquanto o eu real fica preso de baixo dele meio que adormecido assistindo a tudo pacificamente.

Talvez ele não esteja meio adormecido. Talvez nossa incapacidade de percebê-lo é que cause essa impressão errônea. Tenho algumas experiências que podem nos ajudar a tirar essa dúvida. Outra hora eu te conto (ainda estou te devendo aquele e-mail).

sybok disse: A razão é justamente o falso "eu", nosso "eu" verdadeiro não tem capacidade de raciocinar, ele é consciência pura.

É como pedir para o Sol ficar quente.

Raciocinar é um processo, uma construção necessária. Nós precisamos da razão, como já dissemos antes. Ela é nossa maior aliada. Mas a consciência pura não precisa construir nada, não precisa ocupar-se em compreender. Como o Sol não precisa ser aquecido...

• sybok disse: Foi ele que nos fez o lixo que somos. A Culpa é obviamente dele ser um projetista tão incompetente a ponto de ter feito o "ápice" da criação um lixo tão grande.

Eu fiz essa pergunta centenas de vezes, a religiosos e espiritualistas de todos as estirpes, e sempre obtive as mesmas respostas: “Você queria ter sido criado pronto? Que graça teria? Qual o mérito em ser criado perfeito?”. Para eles, a vida seria um tédio se não houvesse as dificuldades, os muitos problemas que nos atormentam. Eu vejo aí dois furos enormes:

1- Graça, mérito, tédio, são conceitos comuns a seres imperfeitos como nós. Consciências inferiores estão sujeitas aos efeitos da dualidade, mas não se justifica pensar que seres plenos também seriam afetados. Se eu sou um ser perfeito, eu não conheço o tédio, ou não sou perfeito. Não existe perfeição com falhas. Existe imperfeição.

2 – A julgar que os defensores dessas (i)lógicas estejam certos, nós nunca sairemos da condição humana. Se as dificuldades são uma dádiva divina para nos dar alguma motivação, eles devem cessar por completo a crença na evolução espiritual. Ora, quando nossa evolução se completasse, o que restaria? O tédio.

• sybok disse: Nós não temos explicação e sabemos que Deus sabe mais do que nós.
    É você quem tenta explicar as razões de Deus de modo furado e assim abre portas para questões como: "Então qual a razão de Deus não ter feito assado?"

Exatamente. Quando o Criaturo cria uma teoria para explicar as razões divinas, ele abre um espaço para que todas as teorias contrárias se manifestem. Ao trazer Deus para o nível da razão humana, ele transforma Deus em um evento escrutinável, portanto, sujeito aos caprichos da mente, que é o que o próprio Criaturo faz.

Eu já tentei dizer a ele que TODAS essas teorias estão erradas, por um simples motivo: nenhum ser humano, absolutamente, consegue compreender Deus. Como eu já cansei de explicar, julgar que essas teorias possam ‘acertar’ na base de tentativa e erro, é como atirar dardos no escuro, sem saber sequer em que direção ou altura está o alvo, e supor que poderá atingir a mosca. Como uma diferença, existe uma chance ridiculamente mínima de que o atirador acerte a mosca ‘por acaso’, e nenhuma chance de que uma teoria humana consiga descortinar a realidade divina.

sybok disse: Quando falamos sobre a dualidade humana, não estamos apresentando teoria nenhuma, nem explicando as razões de Deus, estamos puramente descrevendo um fato visível.

Correto, de novo. Compreender a dualidade não tem nada a ver com compreender as razões de Deus. Tampouco trata-se de teoria ou crença, desde que se possa observar certos funcionamentos.
    sybok disse: E mais, nós ainda assumimos que o nosso ponto de vista é limitado, vemos o mal e vemos as injustiças, e, talvez, do ponto de vista de "Deus", as coisas sejam diferentes e ele deve saber melhor do que nós.

Entendeu, Criaturo?
    sybok disse: É possivel apontar o ponto exato onde sua explicação falha.

Ela falha no momento em que nasce, falha na origem. Falha porque uma mente limitada tenta comportar a mente Suprema, Absoluta. O limitado não pode conter o ilimitado. O Fernando Silva já defendeu isso brilhantemente, e à exaustão.

• Lucifer disse: Por mais que eu saiba, por mais que eu aprendo, só descubro que existe um mundo ainda maior para ser descoberto. (esse por mim mesmo).

É interessante observar como experimentamos altos e baixos. Eu sempre quis essa compreensão, sempre quis saber ‘como funciona’ e busquei por todos os meios as respostas. Só não procurei nas religiões, pois não me parecia uma boa idéia tentar encontrar algo de proveitoso nelas.

Em certo momento, eu estava cheio de conceitos, cheio de ensinamentos, me sentindo um poço de sabedoria. Aí uma simples folha cai ao meu lado, ou uma criança corre atrás de uma bola no meio da rua, e eu percebo que estive enganado esse tempo todo. Eu não sabia nada.

• Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: sua afirmação é valida tambem para não julgarmos Deus? .

E por que eu deveria me preocupar com isso? Qual o problema em criticar o Criador?

questão de lógica, voce afirma que devido a nossa ignorancia seremos injusto ao julgar, então porque julga a Deus.
    Eu defendo que devemos sim julgar a todos nós inclusive Deus .
    E procurarmos fazer o melhor possivel para mantermos o bem comum.
    Ayyavazhi disse: Eu não sei se você está mesmo recebendo conhecimento de inteligências externas, mas, se estiver, lhe aconselho a abandonar essas más companhias. Não estão lhe fazendo bem.Mantenha esse bom humor, faz bem para a saúde.
    ok vamos la:
    Devo discordar porque com certeza a partir da nossa existência,o conhecimento vem de fora, na socialização ou até mesmo na meditação.
    Não deponha contra voce mesmo! Voce não esta sendo modesto e sim injusto com voce, lembre-se tambem da preciosas colaborações dos nossos colegas deste forum.

sinto logo existo!
  • sybok disse: Como só uma teoria?
    Desde quando eu me enfiei em um monastério ou em uma caverna?

Perdoe-me. Fui traído por meu excesso de cautela. Não queria fazer uma afirmação e esqueci que temos um exemplo tão perto de nós.

• sybok disse: Ele era filosofo e um tipo de "teólogo oriental". Ele estudava religiões diversas e era Indiano, então conhecia bem tanto o Hinduísmo quanto sua religião filha, o Budismo.

Interessante. Estou aprendendo muita coisa. Não sabia que o Budismo tinha sua origem no Hinduísmo.

sybok disse: Ainda me lembro de como eu mesmo "imaginava" o que seria isso segundo as analogias dos outros e como fiquei surpreso com a simplicidade de realidade, quando comparada a minha imaginação sobre o tema.

Então, imagine a surpresa que terá o nosso amigo Criaturo, com todas aquelas teorias mutantes e complexas...
  • CRIATURO disse: questão de lógica, voce afirma que devido a nossa ignorancia seremos injusto ao julgar, então porque julga a Deus.

Pelo mesmo motivo que você julgaria uma mãe que roubou uma loja, mas não julgaria sua filha de 3 anos que estava com ela durante o roubo.

CRIATURO disse: Eu defendo que devemos sim julgar a todos nós inclusive Deus .

Não devemos, não.

CRIATURO disse: E procurarmos fazer o melhor possivel para mantermos o bem comum.
    Homem, pare com essa história de bem comum. O Sybok já explicou isso um monte de vezes. A única maneira de você mudar o mundo é mudando a si mesmo.

CRIATURO disse: Devo discordar porque com certeza a partir da nossa existência,o conhecimento vem de fora, na socialização ou até mesmo na meditação.

Eu ainda tenho um pouco de dúvidas quanto à origem do conhecimento, portanto vou me abster de comentar.

CRIATURO disse: Não deponha contra voce mesmo! Voce não esta sendo modesto e sim injusto com voce, lembre-se tambem da preciosas colaborações dos nossos colegas deste forum.

Existem pessoas sábias neste fórum, como é fácil de se observar. É claro que eu aprendo com elas. Uma alma sábia não precisa estar fora do corpo para ser sábia, do que se depreende que espíritos não são a única fonte de informação.

sybok disse: Eu fui maconheiro durante um curto período de tempo. Também tomei um LSD, mas não bateu.
    Por volta do 20 anos eu viva basicamente sozinho, ainda era virgem, não ia pra balada e não gostava de beber, e, desenvolvi um processo de depressão e a maconha me ajudou um tempo. Foi melhor que o prozac.

Em prol da amizade peço desculpas antecipada pela sinceridade que me é peculiar, principalmente pela consideração que tenho pela sua pessoa.
    Véio! Normalmente os malucos são os mais inteligentes!
    Se falar de mais e muita besteiras, por favor me corrija:
    Assim como o Ayya em algumas ocasiões festivas bebo como intuito de relaxar, apesar de saber que isto não é bom, apesar de não ser um viciado, quando me conscientizar nunca mais farei isso , mas sabe como é, né? Ninguém é de ferro e a vida é eterna e eu demoro para conscientizar-me.
    Depressão:
    O ser sente-se infeliz, desanimado, auto estima baixa, inferiorizado, incapacitado, perde o prazer de viver, é bombardeado por pensamentos negativos, que podem leva-lo ao fundo do buraco literalmente, pois nos casos graves são comuns a idéias do suicídio.
    Normalmente sou uma pessoa bem humorada e otimista, mas as vezes passo por periodos difíceis, fico totalmente desanimado , lesado intelectualmente com a cabeça pesada e impossibilitado de dialogar, pois só das pessoas falarem comigo me irritam profundamente, ja percebi que justamente nesse período que paira uma nuvenzinha negra sobre a minha cabeça soltando raios, as coisas não dão muito certo, olha se acreditasse em macumba seria isso, as coisas literalmente param de funcionar , quebram, somem....uma verdadeira mandinga...he..he..he..he..... E justamente quando to nestes dias, apesar de tentar me isolar as pessoas me atacam gratuitamente,tudo isso é terrivel mas, graças a Deus passa rapido .
    Mas penso que se isto for a tal da depressão fico penalizado só de pensar que este estado seja continuo para algumas pessoas.
    Vejo a causa da depressão por dois ângulos:
    psicológico:
    o ser inconformado com o desenrolar da sua vida culpa-se tornando inconscientemente juiz e carrasco de si mesmo.
    Então o cerebro passa a desorganizar todo seu sistema nervoso e tambem o autonomo , imunológico , celular, bioquímico, ha um descontrole na produção de certa enzimas, ácidos úricos que culminam nas doenças fisicas.

Espiritual: A alma entra na crise da desistência, inconscientemente sente saudades de antigos afetos do mundo espiritual, da vidas passadas e passa a querer se livrar da prisão do corpo, tentando abortar precocemente a sua missão na terra.

Este dois estados se misturam e ainda sofre a influencia dos espíritos inimigos, que aproveitam a fragilidade, para bombardeá-lo com os piores pensamentos possíveis, quando não o levam para cometer assassinato, o levam para as drogas, para a sarjeta, e por fim a consumação do suicídio.
    Drogas:
    Uma saída da realidade , o viciado não conseguindo suportar a realidade da sua vida vê nas drogas o “prazer” de perder propositadamente a consciência dela.
    Muito perdem totalmente o senso moral e critico e da responsabilidade, lembro quando jovem numa noitada de bebedeira com amigos reunidos na frente de uma danceteria, uma garota foi atropelada , caída no chão eu e meus amigos anestesiados pelo álcool, ficamos sem reação em socorre la , passado o efeito refleti envergonhado como que as drogas transformam seres humanos em monstros, ou no mínimo em lixos sociais.
    Um amigo meu contou que ele e mais dois fumavam maconha e bebiam em volta de uma fogueira, um deles levantou ao dizer que ia embora caiu dentro da fogueira, então ele disse ao outro: “o cara ta pegando fogo , vai La tira ele.” O outro respondeu: “eu, não ! vai você!”, ai o churrasco ja bem temperado com muita "erva", teve que se virar sozinho se arrastando para fora da fogueira.
    É fato que muitos usam droga com a intenção de perder a consciência desse mundo,mas imagine que após um longo período de abuso, digo de varias vidas insistindo neste erro o seu desejo finalmente seja atendido, ou seja o cérebro é afetado e a perda da consciência se torne efetiva.
    Considerando o corpo seja a forma do espírito, após ser tirado da fôrma após sua morte , seu espírito continuara demente no mundo espiritual e digo mais, poderá continuar na próxima reencarnação pois o espírito é a energia inteligente que gerencia o cérebro, embora seja também influenciado por ele.
    Resumindo como diz o ditado: “Aqui se faz aqui se paga”, se foi no corpo que o espírito insistiu e desejou deliberadamente perder a sua consciência, será através do corpo que devera desejar muito recobrar a sua consciência de volta.
    Digo que o processo da perda da consciência é tão demorado quanto o tempo para readquiri-la, novamente.
    Quando o doente é alma, medicos não conseguem curar o corpo sadio.
    Em casos leves considero o psicólogo como um verdadeiro médico capaz de salvar o corpo e a alma.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.