Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1252628303142

Comentários

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse:
    Deus não deseja anular o sofrimento? E você acha que eu tenho know-how suficiente para discutir com quem conhece os desejos divinos?

bom se voce considerar o seu sofrimento apenas um sentimento que voce não deseja sentir, um sentimento capaz de contrariar a sua vontade.
    mesmo que ele seda a sua vontade, ou voce mesmo arrume um modo de agir para diminuir sentimento contrários a sua vontade, isto não vai eliminar os sentimentos que contrariam a vontade dos outros, ou seja sentimentos contrários a vontade do ser,individualmente sempre existiram.
    Ayyavazhi disse: Interessante! Você diz que não podemos julgar Deus, mas devemos julgar o homem?

por enquanto quem esta defendendo a necessidade do julgamento para todos sou eu, mas parece que voce resolveu descriminar a Deus como se ele fosse a parte da sua criação.
    Eu julgo a criação e o criador e considero que ambos atendem a minha razão de ser.
    Voce julga a Deus e cobra dele um projeto mais de acordo com a sua razão de ser, pretende ter maior razão que Deus?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
    Percival disse:
    Bela resposta que não responde nada, se é uma necessidade então quando você adoecer não procure tratamento médico, aceite a morte.

Ou:
    Cara!Quando voce disse, que era feio não estava apenas sendo modesto, agora entendo quando voce diz que deus é injusto,mas isto tambem não é motivo para se jogar, o importante é a beleza das suas ideias.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Digamos que temos duas partes, uma "viva" que está semi-adormecida e uma "morta" que esta ativa no controle do corpo. Essa parte morta seria um tipo de inteligencia artificial puramente mecânica.

Hum! Isso que você chama de parte "morta" me parece mais o conjunto de instintos automáticos que todos tem, eles entram em ação sem que se precise pensar no que fazer, eles dominam a situação na maior parte das vêzes. Eles são assim porque em situações graves de risco eminente, é necessário uma reação rápida e automática que não aconteceria quando racionalizamos. Tais instintos estão no controle a maior parte do tempo.
    A parte "viva" que você diz é aquela que racionaliza, pensa a respeito de coisas concretas e abstratas, como agora em que eu escrevo aqui, ela se parece mais com aquilo que se chama de "eu". Eu vivo em luta constante procurando manter a parte instintiva sob o controle da razão. Uma estória que versa sobre esses aspectos da mente humana é a de Robert L. Stevenson em "O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde"
    sybok disse: Imagine que a parte viva semi-adormecida, assiste passivamente a parte morta brincar livre no mundo. A parte viva, ao assistir a parte morta interagir no mundo, como quem assiste a um filme sobre o qual não tem nenhum controle, descobre que a parte morta jamais seria capaz de ajudar ninguém de fato, mesmo que quisesse, isso estaria longe de seu alcance.

Não estamos totalmente dominados pela parte "morta", ela por vezes pode ser bem útil se agir junto com a razão. Os instintos não são necessariamente ruins, se bem direcionados podem ajudar ao ser e os outros em situações urgentes e graves. Cada caso se exige doses de um e de outro.
    sybok disse: Ainda seria egoismo fazer de tudo para eliminar a parte morta e acordar a parte viva?

Bom, se passar a vida toda enfurnado numa caverna tentando eliminar os instintos, eu imagino que isso em nada ajudaria outros. Mas vale interagir com o mundo e ir-se tentando dominar os instintos, não elimina-los.
    sybok disse: Isso não reflete 100% a realidade, pois de fato precisaríamos discutir questões como o fato de que são as pessoas quem devem ser capazes de andar com as próprias pernas e ajudar a si próprias, mas o fato é que na verdade não devemos cair em extremos, somos indivíduos e assim nossa obrigação é conosco, mas vivemos em sociedade, sendo por vezes obrigados a estender a mão. Poderíamos ainda entrar na questão de como ajudar o próximo é ajudar a si próprio, como como seres sociais estamos "ligados" e o bem do outro nos afeta indiretamente, tanto quanto o mal do outro. Nesse ponto nem faria sentido discutir "altruísmo" ou "egoismo", pois o meu bem é o bem do próximo e o bem dele é o meu.
    A humanidade é um ser coletivo.

sybok disse: Voltando a questão do monge na caverna.
    É obrigação de cada individuo tirar a parte morta do controle do corpo. É ela quem causa a maior parte dos males no mundo.
    Isso também não é "eterno", não é uma forma de viver.
    É uma pratica com um objetivo. O monge elimina acorda a parte viva e volta para o mundo, agora sim apto a "fazer" qualquer coisa de fato, pois só que pode "fazer" é a parte viva.

As pessoas talvez devam tentar dominar, não eliminar, os instintos automáticos, eles bagunçam um tanto as coisas quando são menos necessários que a razão. É questão de deixa-los agir apenas quando necessário. Os instintos são como armas, podem ser usados para o bem e para o mal. Explica-se porque certos monges se utilizam de artes marciais, nelas os instintos devem estar sob quase total controle do "eu" racional.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
    .

sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: seu deus não passa de um programa gerador de aleatoriedades.Mas quem foi criador desse programa ?

Eu aventei justo o contrário quando disse: "...um sistema primordial não poderia ter arranjos em sua estrutura base que comportasse uma mente inacreditável, eterna e dinâmica?" Uma mente eterna primordial existindo no sistema seria o contraponto à eventos exclusivamente aleatórios.

CRIATURO disse: A existência do sentimento é um condição imposta pela vida, mas a sua intensidade não é imposta, pois depende das nossas escolhas.

Então. O que seriam exatamente os tais "sentimentos" na sua concepção?
    CRIATURO disse: Voce quis dizer: Imagine como seria um mundo onde os seres fossem imortais e eternos, completamente "sem sentimentos"Haveria então alguma noção de moral? De bem e de mal?

Defina antes o que seja "sentimentos". Veja bem, a condição de ser imortal, eterno, inatingível, elimina a possibilidade de se ter quaisquer aspectos morais, e sentimentos. Pense o porque disso.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Ayyavazhi disse: não vou me arriscar a discutir com quem estava presente na comissão de planejamento que elaborou a saga de Jesus Cristo. Vou confiar na sua palavra.
    só faltou dizer que eu participei da santa ceia, bom eu acredito na reencarnação.....he...he..he.he
    voce não confia na minha intuição nem nas palavras de Jesus.

Ayyavazhi disse:
    Eu ia lhe perguntar como você pode ter tanta certeza de que Judas não veio a este mundo com a missão de fazer exatamente o que fez, mas, resta óbvio que é uma pergunta tola. Não vou tomar o seu tempo com bobagens.

você quer fazer apologia ao seu deus injusto, mandando seres com a intenção de ensinar a traição e não adianta dizer que o homem é bom,o demônio é bom, só o seu deus é o injusto.
    Ayyavazhi disse:
    Espero que você compreenda minha teimosia. Eu tenho alguma dificuldade em aceitar que um ser do porte de Jesus Cristo tenha participado dessa novela como mero coadjuvante, já que foram os homens quem escreveram o roteiro.

Não fui claro me referi a homens desencarnados, ou seja espíritos reponsaveis pelas encarnações, lógico que com capacidade para isso.
    Ayyavazhi disse: É difícil, para mim, imaginar um Messias permitindo que reles mortais escolhessem o enredo de uma história que atravessaria os séculos e influenciaria bilhões de pessoas.

primeiro parabens pela sua fé em Jesus, irmão Ayya!
    Que a muito ja ultrapassou a minha, pois eu acredito que no mesmo nivel de Jesus existem bilhões iguais a ele.
    Mas de fato ele mesmo da a entender que ja sabia o que iria acontecer com ele, provavelmente participou do planejamento espiritual da sua vinda juntamente com os que estavam no seu nivel.
    minha especulação vai mais adiante: "Desde o começo do mundo eu tento vos ajuntar como uma galinha protegendo seus pintinhos de baixo das asas."
    Disse Felipe: "sr. mostra nos o Pai e isto nos basta"
    Disse Jesus: " a tanto tempo estou com voces e ainda não me reconheceram.", "quem ve ao filho ve ao pai"
    Talvez Jesus seja o espirito responsável pela "criação da raça humana " por isso disse que era o nosso pai e isto também justifica o sacrifício da sua missão de ensinar.
    "ainda tenho ovelhas de outro apriscos" pode ser ainda responsavel por outros mundos.

A questão que as leis divinas devem ser respeitadas portanto jesus ao encarnar deve ter perdido as lembranças da alma, mas talvez através da meditação conseguiu reconhecer quem ele era, da mesma forma que reconheceu que o profeta Elias havia reencarnado como profeta João Batista (mt 11:14).
    Ayyavazhi disse: Eu admito minha escassez de conhecimento no assunto, o que deve explicar minhas dúvidas infantis.
    ja ta exagerando na sua humildade.

Ayyavazhi disse: Pois é, e se não fizer sentido, vamos acreditar em quê? Né?
    Sem sentido, sem vida.

Ayyavazhi disse: Aqui eu vou dar um passo maior do que as pernas, e vou confrontar seu conhecimento. O problema talvez esteja na definição de “eu” verdadeiro. Se o eu verdadeiro é o que sobra quando se elimina o ego, não consigo compreender como esse ser verdadeiro continuaria ignorante de sua “maior Razão Deus”.
    de fato filosofias complexas, dependendo do angulo que voce olhe aparenta contradição, principalmente quando nos perdemos nos significados das palavras.

Mas quem pariu que balance o berço!
    pergunte ao Sybok ele que inventou o tal ser dual humano = "ego" + "eu" verdadeiro, eu me limitei a explicar a teoria da criação do ser"eu".
    pelo que eu entendi da teoria dele, o "ego" é a parte fisica e mecanica racional atrapalhando a verdadeira consciência do verdadeiro "eu".
    Se após eliminarmos o "ego" o verdadeiro "eu" reconhecer-se como deus, se ela passar a ter consciência da maior Razão Deus perderá sua individualidade, se permanece ignorante dela não vejo muita diferença.
    Ayyavazhi disse: Os atributos divinos, reconhecidos mundialmente (acredito que) por todas as religiões, são a onipotência, onisciência e onipresença. A onipotência você já nos demonstrou que Ele não possui, e eu me pergunto se os outros dois atributos também são falsos. Você está defendendo a onisciência, de outra forma Deus não teria como saber tudo o que iremos decidir. Como funciona isso? Ele é onisciente mas não é onipotente? E o outro atributo, a onipresença, também é lenda?
    Tô angariando ilustres prosélitos da minha teoria...he..he..he..he

Deus conhece o pensamento de todas suas criaturas esta presente em todas elas.
    Dentro da teoria Deus é tudo, o todo e todos ele conhece o pensamento da sua menor razão humana no entanto ela desconhece o pensamento da maior consciência Deus.
    Defendo o livre arbítrio dizendo que Deus conhece o pensamento das sua menores razões humanas, mas não os determina pois isso
    tira o sentido da criação.
    Ayyavazhi disse: Pois é, e se não fizer sentido, vamos acreditar em quê? Né?
    voce pode acreditar na falta de razão deus, assumindo um
    ateismo.

pg44
    sinto logo existo!
    sybok disse: A parte viva, ao assistir a parte morta interagir no mundo, como quem assiste a um filme sobre o qual não tem nenhum controle,

como em um sonho?
    sybok disse: descobre que a parte morta jamais seria capaz de ajudar ninguém de fato, mesmo que quisesse, isso estaria longe de seu alcance. Só a parte viva poderia fazer algo pelo próximo.
    Ainda seria egoismo fazer de tudo para eliminar a parte morta e acordar a parte viva?

Negativo! essa verdade salvara a humanidade!
    Para isso basta convencermos todos a entrarem numa caverna e abandonarem o mundo das "ilusões" externas, nada de comida,trabalho, preocupações, assim mesmo que não tenhamos sucesso de 100% no reconhecimento da parte viva, conseguiremos atingir o mesmo objetivo acabando com todo o sofrimento humano través da morte do corpo fisico.
    essa teoria da reflexão "extrema " do monge matrix desbancando Orfeu, se auto desplugando, transformando num heroi libertador da humanidade é uma furada, uma verdadeira apologia ao egoismo......he..he..he..he
    pois o isenta do trabalho fisico que alimenta o corpo e a alma dele e dos outros seres vivos.
    Essa teoria da auto contemplação radical é uma afronta a criação do mundo, pois a torna desnecessária.
    Talvez o caminho para libertação da parte viva não esteja no isolamento do ser e sim na socialização dele,mas porque o ser humano sempre tenta encontrar a solução seguindo pelos caminhos mais faceis das portas largas da cavernas.?...he..he..he
    sybok disse: Mas tudo bem.
    Voltando a questão do monge na caverna.
    É obrigação de cada individuo tirar a parte morta do controle do corpo. É ela quem causa a maior parte dos males no mundo.
    Isso também não é "eterno", não é uma forma de viver.
    É uma pratica com um objetivo. O monge elimina acorda a parte viva e volta para o mundo, agora sim apto a "fazer" qualquer coisa de fato, pois só que pode "fazer" é a parte viva.

ufa! que susto! pensei que o monge ia passar uma vida inteira exclusivamente dedicada a achar o "plug-off-ego", espero que consiga realizar essa árdua, heroica e "altruística" missão , saindo da sua "concha" antes do fim do mundo.

isto me fez pensar no monge colocando fogo no seu próprio corpo ou ele estava com muita razão, ou então havia acabado de perde-la ....he....he...he..he..he..he
    Mas uma coisa é certa se não conseguimos ver o espirito iluminadado o corpo deu para ver bem.

sinto logo existo!
  • CRIATURO disse:
    antes da criação, diferentes referencias não existiam, após a criação a perfeição e imperfeição passou a ser um conceito de maior consciência Deus, menor consciência Deus, sendo a criação do ser iniciada na total ignorancia da maior razão Deus.

Isso não explicou nada nem desconfirmou os seus argumentos contraditorios.

CRIATURO disse: Cara!Quando voce disse, que era feio não estava apenas sendo modesto, agora entendo quando voce diz que deus é injusto,mas isto tambem não é motivo para se jogar, o importante é a beleza das suas ideias.

Você é que disse:
    CRIATURO disse: a morte assim como o sentimento é uma necessidade.

Se a morte é uma necessidade, pra que evitar doenças e para que se preocupar com segurança? Pra que lutar contra cura de doenças? Aceite seu estado e morra, simples assim.

CRIATURO disse: para que a pressa preciso aprende mais............enquanto ela não vier vou ficar debatendo com vocês.

Não tenha pressa, porque você não aprende nada: só muda seus conceitos a todo o momento e se contradiz. Na hora que você prestar atenção em suas postagens e nas postagens dos outros talvez aprenda algo.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: Só existe experiência de sentimentos.
    São os sentimentos que ensaiam o inicio do desejo, que antecedem a razão. dentro da sua limitação de não acreditar que vida possa continuar sem o corpo fisico, torna-se natural acreditar que a perda dele seja algo drástico demais para sua razão poder suportar.
    Assim passou se agarrar no uso da razão acreditando que em breve a perderá para sempre.

Amigo, eu sei que é difícil de você entender que não existe vida após a morte pois a ciência ainda não conseguiu explica-la...e não vai explicar. A morte é uma transformação do corpo, as moléculas se decompõem em outras, tudo é transformado.

Acho que você não sabe mas você conhece a 2 lei da termodinâmica? Ela explica que a quantidade de entropia (grau de desordem de um sistema, ambiente) de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo. Em resumo, ela explica que toda a causa de algo, leva a um resultado de desordem total, ou seja é o que acontece quando morremos.

Nós só nos transformamos em matéria fundamental, isolada, mesmo a morte respeita os limites da termodinâmica, uma das leis centrais da física. Sei que é quase impossível de você entender mas infelizmente essa é a nossa vida, é assim que o universo vive, assim que é a nossa realidade.

Aceite como ela é, e não subjugue os outros com a sua ignorância.
  • Ayyavazhi disse: Quanto a você ser salvo pela sua intuição, discordamos também neste aspecto. Vejo você cada vez mais prisioneiro de uma condição que você mesmo escolheu.

calma! intuição depende da inteligencia de seres externos a minha vontade, quanto maior nossas afinidades mais eu externo o conhecimento do alem.
    è da lei que conheçamos apenas o necessário para o momento:
    "por que andeis preocupados como dia de amanha ?" se ainda não acabou este dia.
    Sou Salvo da minha ignorancia apenas no momento que eu mais precisar, e disso ja tive muitas experiências praticas, sofri pela teimosia,burrice,falta de visão, maturidade espiritual, falta de sensibilidade, e excesso de egoismo,mas ao aprender a lição sempre vejo um luz no final do tunel que foi deixada propositalmente me fazendo crer que as mão que me castigam são as mesma que me sustentam quando estou a beira do precipício, me guiando para luz que dissipa a ignorância do ser que ainda esta em mim.
    Ayyavazhi disse: Julgar que eu e o Sybok somos crentes não é nada mais que outra crença, sua!
    Se voce acredita ser assim, ok! da minha parte só me resta respeitar mais uma das suas crença em voce mesmo.

Ayyavazhi disse: A razão pode e deve ser melhor empregada do que em julgamentos, seja lá de quem for.
    sua afirmação é valida tambem para não julgarmos Deus?

Ayyavazhi disse: Não sei se você acredita que não tenho interesse em ofendê-lo ou ser um mero perseguidor, atirando pedras em tudo o que você escreve, mas é difícil não observar o que acontece.
    pelo contrario eu mereço, sua razão me lembra que alem da minha existem outras isso faz de mim mais humano do que deus.

Ayyavazhi disse: você inseriu um novo elemento na teoria: “dose”. Já que não escolhemos o mal, escolhemos a dose em que ele é administrado. Sem querer ser chato e já sendo, repito que isso não é um conhecimento verdadeiro. É algo em que você quer acreditar e você o martelará o quanto for necessário, para que não perca sua plausibilidade. (Mesmo que para nós nunca tenha sido plausível).

não só determinamos o nivel do nosso sofrimento como sentimos prazer em determinar o dos outros.
    Podemos fazer isso conscientemente ou inconscientemente.
    Considere que o sofrimento seja o "sentimento" dentro do SEU nivel do indesejavel.
    E que o prazer seja o "sentimento" dentro do SEU nivel do desejavel.

OBSERVE que destaquei o SEU nivel porque interpretação do sentimento são relativos ao ser.
    por exemplo uma corrente elétrica atravessando dois corpos humanos, para um não incomoda para o outro fica indesejável.
    então o sentimento passa ser interpretado conforme o ser, seja ele um masoquista, um monge, um faquir,um ser na media humana.

pg 45 continua.........

sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Qual a lógica disso? Se o lado bom da vida prova que Deus existe, o outro lado (que não é pouco) prova que Ele não existe. Simples assim.
    a lógica é a seguinte, voce não vê no sofrimento uma possibilidade unica de vida, antes a injustiça de uma inútil sacanagem divina.
    Então eu pergunto se voce consegue enxergar em Deus alguma justiça ?

Ayyavazhi disse: Veja, depois que o Sybok brilhantemente desarmou a sua defesa de que o mal era uma escolha nossa, você inseriu um novo elemento na teoria: “dose”. Já que não escolhemos o mal, escolhemos a dose em que ele é administrado.

Voce associa mal com sofrimento, quando foi que eu neguei que Deus é a causa de tudo isso ? Acredito que sentimentos e a ignorância dos seres são necessárias a existência da vida.
    Existem sofrimentos causados pelas nossas ações, quando eu martelo o dedo eu sofro, se persistir no mesmo erro vou sofrer muito mais.
    Quando um ladrão fica preso um ano ele sofre, se ele voltar a cometer um crime maior sua "pena" aumenta.
    Agora o sentimento é relativo a interpretação pessoal variando do desejável ao indesejável.

Ayyavazhi disse: É o que eu disse antes: você só conhece duas opções. Se a culpa não é de Deus, então é nossa! Melhor seria não culpar ninguém, mas, se temos que apontar um culpado, é muito mais razoável culpar o Criador.

Transferir a responsabilidade de todos os nosso atos a Deus fara de nós irresponsáveis isentos de culpas, ou limites.
    Em outra palavras sociopatas da fé.
    Ayyavazhi disse: Você daria um grande passo em sua vida se parasse de acreditar que tem essas respostas.

daria um grande passo, acreditando que Deus é um sacana criando coisas desnecessárias ?
    Ayyavazhi disse: a e que as escolhas das nossas ações definem o seu grau de intensidade.

Pois é. A intensidade, a "dose", é a mais nova aquisição de suas teorias. Nós não estamos lhe ajudando, como você afirma. Seu apego às 'teorias' não está diminuindo, o que seria um ganho real, um aprendizado perceptível.

Calma! que a vida é eterna! continue mantendo suas esperanças, eu ainda estou em processo de aprendizado, apesar da minha teimosia estou chegando algumas conclusões que ainda carecem de uma maior reflexão.

Judas disse: CRIATURO disse: ta dificil de voce entender que Deus é a causa de tudo?

Segundo o que você mesmo escreveu o mal é outra coisa:

o mal que Deus criou somos nós a parte dele que se fez ignorante.
    pg 45
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Uma mente eterna primordial existindo no sistema seria o contraponto à eventos exclusivamente aleatórios.

minha teoria da: "criação da razão do ser"eu" defende que inicialmente houve a completa ignorância de ações mecânicas e ALEATÓRIAS, reagindo sentimentos variando dentro do nivel desejável ao indesejável, com a experimentação dessa variação de sentimentos, o ser passou a DESEJAR praticar ações auto determinadas objetivando apenas os sentimentos considerados por ele como "desejáveis".
    da ignorância de ações mecânicas aleatórias experimentando sentimentos, nasceu a "Razão" da escolha própria do ser"eu".
    nossas teorias são comuns no ponto da aleatoriedade de ações mecânicas criando razões diferentes, porem diferem na origem, pois a minha nasce da divisão de uma Maior Razão e a sua razão nasce de uma aparente falta de razão intencional.

Marcio disse: CRIATURO disse: A existência do sentimento é um condição imposta pela vida, mas a sua intensidade não é imposta, pois depende das nossas escolhas.

Então. O que seriam exatamente os tais "sentimentos" na sua concepção?

Na minha visão entendo que o sentimento antecede a razão portanto: "sinto logo existo"
    E que a razão nasce da experimentação dos sentimentos.
    Sentimento para mim é tudo, sem eles não ha existência do ser"eu".
    São os desejos que personalizam o ser e também servem como guias para busca de uma Maior Razão Deus.
    Marcio disse: Defina antes o que seja "sentimentos". Veja bem, a condição de ser imortal, eterno, inatingível, elimina a possibilidade de se ter quaisquer aspectos morais, e sentimentos. Pense o porque disso.
    como ja disse: Sem sentimentos sem razão de ser.
    apenas ações burras mecanicas aleatórias formando arranjos complexos,sem uma origem pre definida.
    Os sentimentos no seres da criação são evidentes,mas se existem na fonte não podemos afirmar, moralidade só é possivel com a criação de varias referencias.
    antes disso só havia uma Referencia Deus não podendo ser comparada a nenhuma outra razão.
    pg 45
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Eu tambem ainda não me adaptei a essa ideia: quem dedica a sua vida a ajudar ao próximo, faz isso apenas pelo orgulho do ego acreditando ser melhor que os outros.

Criaturo de Deus, nós nunca dissemos isso. Você entendeu dessa forma.

CRIATURO disse: Eles pensam que só quem conhece a verdade, poderá de fato ajudar a libertar os outros da ignorância,

Não, não pensamos. Temos certeza.
    CRIATURO disse: assim isentam-se do trabalho pesado e passam a vida contemplativa.

Outra conclusão truncada.

CRIATURO disse: por isso disse: se não caberia aih um meio termo.

Sinceramente, eu desconheço. E pelo pouco que aprendi, me arrisco a dizer que não, não existe meio termo.

• CRIATURO disse: Eu julgo a criação e o criador e considero que ambos atendem a minha razão de ser.
    Voce julga a Deus e cobra dele um projeto mais de acordo com a sua razão de ser, pretende ter maior razão que Deus?

Se uma criança de 3 anos de idade e sua mãe, de 33, entram em uma loja e roubam alguns produtos, você culparia as duas ou apenas a mãe?

Como eu disse antes, considerando que a distância entre a consciência humana e a divina não estão no mesmo nível que a distância entre uma criança e sua mãe;

Considerando, ainda, que além da consciência infinitamente superior, Deus é o causador de nossa ignorância e de nossa tendência ao erro e ao crime; Concluo:

Não cabe, neste caso, responsabilidade compartilhada. É completamente absurdo que a criatura, desprovida dos mesmos recursos de consciência, seja igualmente responsabilizada quando o parceiro no delito é nada mais nada menos que o Criador e Ser Supremo.

• Marcio disse: Hum! Isso que você chama de parte "morta" me parece mais o conjunto de instintos automáticos que todos tem, eles entram em ação sem que se precise pensar no que fazer, eles dominam a situação na maior parte das vêzes. Eles são assim porque em situações graves de risco eminente, é necessário uma reação rápida e automática que não aconteceria quando racionalizamos. Tais instintos estão no controle a maior parte do tempo.

A parte "viva" que você diz é aquela que racionaliza, pensa a respeito de coisas concretas e abstratas, como agora em que eu escrevo aqui, ela se parece mais com aquilo que se chama de "eu". Eu vivo em luta constante procurando manter a parte instintiva sob o controle da razão. Uma estória que versa sobre esses aspectos da mente humana é a de Robert L. Stevenson em "O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde"

Não, caro Márcio, não foi isso que ele quis dizer. Vou falar com você por um instante, esquecendo que você é ateu, e peço que me perdoe essa quebra de protocolo.

O conjunto de instintos automáticos, tanto quanto a parte que ‘racionaliza e pensa a respeito das coisas concretas e abstratas’ não são partes separadas nessa esfera que o Sybok está abordando. Para nós, humanos, há uma separação clara; uma distinção entre consciência e inconsciência, razão e instinto. Olhado o ego de fora, tudo isso faz parte do ser que está dormindo ou, como diria o Sybok, morto.

Um monge não busca o controle da mente e dos impulsos instintivos, ele direciona todo seu trabalho na eliminação do ego, a parte morta, para que sua verdadeira natureza possa se manifestar. É o que eu chamo de acordar.

Tudo o que existe em sua mente, independente da ‘profundidade’ em que esteja enterrado (e ainda não descoberto) é a parte morta que precisa ser vencida e, por vencer, não entenda uma mera mudança de consciência ou um controle extraordinário da mente. A mente TODA tem que sair de cena.

Uma observação importante: O emprego do termo ‘ego’ nada tem a ver com a psicanálise e com o valor que ela atribui ao ego humano. (Eu estou aqui há anos, evitando falar em ego, e agora tudo desandou. Não é uma boa idéia).

Já que a cagada está feita, vou alongar um pouquinho essa resposta.

Entendo perfeitamente que para um ateu tudo isso seja uma tremenda bobagem, tanto quanto os demais conceitos que se relacionem à espiritualidade. Isso não vai mudar e nem pretendo. Apenas como uma defesa mais ampla do que estamos argumentando (eu e o Sybok) e para quem estiver lendo, quero deixar claro que a morte do corpo físico não proporciona nenhuma considerável alteração de consciência, além do que se pode esperar para quem acreditaria que morreu e se descobre vivo.

Aqui ou lá, o ser humano continua ‘dormindo’. O ego não desaparece diante de eventos como nascimento e morte. Isso dá uma idéia do tamanho da encrenca e é com isso que teremos que lidar, em algum momento dessa cadeia perpétua que chamamos vida.

Peço sinceras desculpas por dirigir um texto como este a um ateu. Sinto-me meio ridículo, inevitavelmente. Não pretendo levar isso muito longe.

• Marcio disse: As pessoas talvez devam tentar dominar, não eliminar, os instintos automáticos, eles bagunçam um tanto as coisas quando são menos necessários que a razão.

Sim, é sempre bom adquirir um maior controle de sua mente e dos instintos. Nenhum mal há de vir por essa conquista, mas esse controle não terá qualquer utilidade no processo que chamei de 'acordar'.

• sybok disse: O "ego alma" ainda possui vontade própria, muito embora a tendencia é que ela seja idêntica a vontade de Deus.

Preciso entender melhor sua resposta ao Criaturo. Acredito que, quando você fala em 'ego alma', esteja se referindo ao Atma (novamente, termo sânscrito), certo? Essa seria a única possibilidade que eu vislumbro para dar sentido a essa afirmação: que a vontade seja idêntica à vontade de Deus. Como você vê isso?

• CRIATURO disse: Na minha visão entendo que o sentimento antecede a razão portanto: "sinto logo existo"
    E que a razão nasce da experimentação dos sentimentos.
    Sentimento para mim é tudo, sem eles não ha existência do ser"eu".
    São os desejos que personalizam o ser e também servem como guias para busca de uma Maior Razão Deus.

Desculpa Vanderlei. Ainda fiquei sem saber o que é um sentimento para você.
    Quanto ao "sinto, logo existo": sem uma mente pensando não há como definir o sentir e muito menos a própria existência.

• CRIATURO disse: voce não confia na minha intuição nem nas palavras de Jesus.

Nas palavras de Jesus eu confio, embora quase não as conheça. Na sua intuição, é claro que não.

CRIATURO disse: você quer fazer apologia ao seu deus injusto, mandando seres com a intenção de ensinar a traição e não adianta dizer que o homem é bom,o demônio é bom, só o seu deus é o injusto.

Em primeiro lugar, eu não tenho um deus. Depois, se você vê no ato de Judas apenas uma traição, então não entendeu porque o Cristo precisou vir a este mundo, apesar de falar nisso como se estivesse presente ao evento.

CRIATURO disse: Não fui claro me referi a homens desencarnados, ou seja espíritos reponsaveis pelas encarnações, lógico que com capacidade para isso.

Esses zé-manés talvez tenham poder para gerenciar as idas e vindas de seres humanos, como eu e você. É tolice supor que tenham qualquer gerência sobre o Cristo.

CRIATURO disse: primeiro parabens pela sua fé em Jesus, irmão Ayya!
    Que a muito ja ultrapassou a minha, pois eu acredito que no mesmo nivel de Jesus existem bilhões iguais a ele

Você deve estar de sacanagem, Criaturo. Só pode estar. Então, existem bilhões de pessoas no mesmo nível de Cristo? Quem te ensinou isso, a sua intuição ou algum fantasminha muito sábio? Eu nem vou perder meu tempo discutindo isso.
    CRIATURO disse: Mas de fato ele mesmo da a entender que ja sabia o que iria acontecer com ele, provavelmente participou do planejamento espiritual da sua vinda juntamente com os que estavam no seu nivel.

Isso. Foi quase uma santa ceia do além. Cristo e um monte de outros seres no mesmo nível, tomavam uma cervejinha enquanto discutiam as particularidades da missão. Parabéns pela perspicácia.

CRIATURO disse: Talvez Jesus seja o espirito responsável pela "criação da raça humana " por isso disse que era o nosso pai e isto também justifica o sacrifício da sua missão de ensinar.

E é por isso mesmo que existem bilhões iguais a Ele.

CRIATURO disse: A questão que as leis divinas devem ser respeitadas portanto jesus ao encarnar deve ter perdido as lembranças da alma, mas talvez através da meditação conseguiu reconhecer quem ele era, da mesma forma que reconheceu que o profeta Elias havia reencarnado como profeta João Batista (mt 11:14).

É a única coisa que você falou, neste tópico, que podemos salvar. (tirando a parte de João Batista, do qual nada sei).

CRIATURO disse: Sem sentido, sem vida.

Claro. Quando Deus criou o Universo Ele pensou exatamente nisso: Tenho que criar um mundo que faça sentido para o Criaturo.

CRIATURO disse: de fato filosofias complexas, dependendo do angulo que voce olhe aparenta contradição, principalmente quando nos perdemos nos significados das palavras.

Não acho que sejam complexas, apenas contraditórias.

CRIATURO disse: pergunte ao Sybok ele que inventou o tal ser dual humano = "ego" + "eu" verdadeiro, eu me limitei a explicar a teoria da criação do ser"eu".

O Sybok não criou a dualidade, ele a percebeu.

CRIATURO disse: pelo que eu entendi da teoria dele, o "ego" é a parte fisica e mecanica racional atrapalhando a verdadeira consciência do verdadeiro "eu".

O ego é TUDO que não seja a verdadeira consciência.

CRIATURO disse: Se após eliminarmos o "ego" o verdadeiro "eu" reconhecer-se como deus, se ela passar a ter consciência da maior Razão Deus perderá sua individualidade, se permanece ignorante dela não vejo muita diferença.

Não tenho certeza quanto a perder a individualidade. Isso é algo que eu ainda não descobri, embora procure essa resposta há muitos anos.

CRIATURO disse: Tô angariando ilustres prosélitos da minha teoria...he..he..he..he

Eu estava sendo irônico.

CRIATURO disse: Deus conhece o pensamento de todas suas criaturas esta presente em todas elas.
    Dentro da teoria Deus é tudo, o todo e todos ele conhece o pensamento da sua menor razão humana no entanto ela desconhece o pensamento da maior consciência Deus.

Já que você conhece Deus tão intimamente, me explique melhor como funciona essa coisa de onipotência parcial.

CRIATURO disse: voce pode acreditar na falta de razão deus, assumindo um ateismo.

Certo, o de sempre: Lado A ou lado B. E viva a intuição.

• sybok disse: Eu NÃO ACREDITO em Deus.
    Eu não julguei o mundo e o considerei lindo e "perfeito" e então cheguei a conclusão de que esse mundo lindo e perfeito deve ser obra de um brilhante arquiteto.

Eu já disse isso a ele um milhão de vezes...

• sybok disse: As vezes seu sarcasmo é simplesmente hilario....

É a única forma de suportar esse 'carma'.

• CRIATURO disse: Talvez o caminho para libertação da parte viva não esteja no isolamento do ser e sim na socialização dele,mas porque o ser humano sempre tenta encontrar a solução seguindo pelos caminhos mais faceis das portas largas da cavernas.?

Isso é outra teoria sua? Você a formulou agora ou é coisa antiga?

• Criadouro é criador e descriador de teorias.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Ayyavazhi disse: Não, caro Márcio, não foi isso que ele quis dizer. Vou falar com você por um instante, esquecendo que você é ateu, e peço que me perdoe essa quebra de protocolo.

Não se preocupe, meu ateísmo não matou minha curiosidade, eu o controlo, não sou controlado por ele. Eu sei bem onde aplica-lo.
    Ayyavazhi disse: O conjunto de instintos automáticos, tanto quanto a parte que ‘racionaliza e pensa a respeito das coisas concretas e abstratas’ não são partes separadas nessa esfera que o Sybok está abordando. Para nós, humanos, há uma separação clara; uma distinção entre consciência e inconsciência, razão e instinto. Olhado o ego de fora, tudo isso faz parte do ser que está dormindo ou, como diria o Sybok, morto.

Não consigo compreender exatamente tais distinções que vocês fazem. Pra mim tudo isso constrói a mente, o indivíduo.
    Ayyavazhi disse: Um monge não busca o controle da mente e dos impulsos instintivos, ele direciona todo seu trabalho na eliminação do ego, a parte morta, para que sua verdadeira natureza possa se manifestar. É o que eu chamo de acordar.

Pensei que "ego", fosse todo conjunto de instintos que governam nosso ser boa parte do tempo gerando toda gama de desejos e vontades. Desligando isso por instantes apenas o núcleo racional estaria no comando.
    Ayyavazhi disse: Tudo o que existe em sua mente, independente da ‘profundidade’ em que esteja enterrado (e ainda não descoberto) é a parte morta que precisa ser vencida e, por vencer, não entenda uma mera mudança de consciência ou um controle extraordinário da mente. A mente TODA tem que sair de cena.

Não compreendí, pra mim a mente é o ente, retirando ela sobra o que? Pode-se desligar certas partes automáticas, menos as essenciais ao funcionamento do corpo, mas não tudo. Alguma coisa deve permanecer funcional senão restaria apenas a inconsciência ou a morte corpórea.
    Ayyavazhi disse: Uma observação importante: O emprego do termo ‘ego’ nada tem a ver com a psicanálise e com o valor que ela atribui ao ego humano. (Eu estou aqui há anos, evitando falar em ego, e agora tudo desandou. Não é uma boa idéia).

Deu pra perceber que esse "ego" de vocês é diferente do termo técnico da psicanálise.
    Ayyavazhi disse: Entendo perfeitamente que para um ateu tudo isso seja uma tremenda bobagem, tanto quanto os demais conceitos que se relacionem à espiritualidade. Isso não vai mudar e nem pretendo. Apenas como uma defesa mais ampla do que estamos argumentando (eu e o Sybok) e para quem estiver lendo, quero deixar claro que a morte do corpo físico não proporciona nenhuma considerável alteração de consciência, além do que se pode esperar para quem acreditaria que morreu e se descobre vivo.

Tudo bem. O entendimento de uma mente funcionando fora da máquina cerebral tem que ser provado possível. É desejável uma racionalização do tema no sentido de se aventar hipóteses lógicas. A não aceitação disso tem mais à ver com ceticismo do que com ateísmo propriamente dito. A religião trata muito disso, na verdade é a base dela, o medo da morte, por isso tal conjecturas acabaram ficando com esse ranço religioso incrustado carregado de todo fardo mitológico ruidoso.

Ayyavazhi disse: Aqui ou lá, o ser humano continua ‘dormindo’. O ego não desaparece diante de eventos como nascimento e morte. Isso dá uma idéia do tamanho da encrenca e é com isso que teremos que lidar, em algum momento dessa cadeia perpétua que chamamos vida.

Aí é que está. O que exatamente continua "dormindo", sedado pelo "ego"?
    Ayyavazhi disse: Peço sinceras desculpas por dirigir um texto como este a um ateu. Sinto-me meio ridículo, inevitavelmente. Não pretendo levar isso muito longe.

Ora! Não se preocupe com isso, como eu ja lhe disse acima.
    Abraços!
  • sybok disse: A função do monge não é passar a vida contemplando, pois a pratica religiosa tem um objetivo, ela não é uma "filosofia de vida" que tenta ensinar a forma correta de se viver, nem diz que a forma correta é viver isolado em uma caverna.

Eu já disse: o Criaturo só conhece o lado A e o lado B. Você precisa estabelecer seu argumento em um desses extremos para que ele o aceite.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.