Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1282931333442

Comentários

  • sybok disse: Sou humilde o bastante para saber que vejo e não entendo, nem tenho como explicar, e esperto o bastante para saber que de algum modo Deus deve saber o que faz, pois sabe muito mais do que eu.

    Continua personificando e especulando de toda forma. Criar injustiças e sofrimento inexplicável não é uma ação digna de um ser perfeito.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Ayyavazhi disse: Deus não é responsável em partes, Ele é totalmente responsável. Se você coloca uma arma nas mãos de uma criança e ocorre um acidente, a culpa não é da criança, a culpa é sua. Deus escolheu nossa ignorância, o que fizermos dela é responsabilidade Dele.

    ok! pensando assim! se eu fizer algo que te prejudique muito, voce deverá responsabilizar apenas Deus, pois foi ele que me criou ignorante.
    Espero que sua teoria não esteja abrindo portas para novos precedentes.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: Não conheço as palavras do Cristo porque não existem fontes confiáveis. As informações que tenho (e que posso confiar!) são poucas.

    cite suas fontes.
    Ayyavazhi disse: Eu não defendi isso. Falei, tão somente, que Judas poderia ter feito o que fez incumbido de uma missão. Não significa que todo mal praticado seja uma honrosa missão recebida.

    faz bem, porque não podemos pretender criar regras em se tratando de um mundo espiritual com vida própria.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: Mesmo considerando que Jesus tenha uma razão suficiente grande para criar o nosso mundo fisico, mesmo assim ainda duvido que o nivel da sua razão seja uma exclusividade, pelo contrario ele ensinou que todos aquele que se instruir na verdade, conseguira fara obras maiores do que a dele.

    Desculpe-me de novo, não quero parecer arrogante, mas está claro que você não sabe quem é o Cristo.

    O cristo que eu conheço é o Jesus citado no evangelho, se voce conhece outro ,o intuito do forum é o aprendizado, sou todo "ouvidos".
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: menos meu amigo engraçado, eu diria que tudo isso não passa das nossas especulações do alem.

    Homem, então pare de especular...
    Negativo, minhas especulações nascem de observações da vida, mas então julgar a Deus seria o que ?
    Ayyavazhi disse: Isso não é um trabalho humano e, a menos que você me convença que os tais espíritos luminosos não sejam humanos, vou continuar dizendo que é muita areia para o caminhãozinho deles.

    Abaixo de Deus considero todos seres vivos pertencentes a raça humana, partindo justamente da mesma ignorância absoluta alcançando níveis elevados ao ponto de passarem a criar e serem responsáveis por suas criações, Jesus estaria num desses niveis.
    Eles podem criar o meio físico pelo qual se manifestará a menor parte da consciência divina.
    Talvez a injustiças que voce vê neste mundo não foram criadas por Deus e sim por um dos seus filhos mais velho.
    Deus o permitiu que criasse o mundo do jeito que nós o vemos, da mesma forma que ambos permitiram que alguns homens criassem a bomba H , não por serem ignorantes,mas ao contrario por ter permitido a eles tal conhecimento.
    Ayyavazhi disse: Eu entendo suas boas intenções e conheço a perspectiva que as alimenta. Os ensinamentos religiosos fazem isso com a gente, nos transformam em cordeirinhos cegos.
    béééééééé.....béééééé! Sou uma ovelha desgarrada!
    Veja meu conceito sobre os falsos pastores.

    A função do pastor é levar suas ovelha para pastarem.
    Enquanto elas vivem felizes comendo grama e habitando covis, o falso pastor também vive feliz dentro da sua confortável moradia, degustando a carne das suas inocentes ovelhas.
    Ayyavazhi disse: Você deve abrir mão do bem e do mal, deve esquecer todos os conceitos, ou continuar dormindo. Essa é uma escolha individual.
    Entendo seu entusiasmo pelo pela ideia do filme Matrix, pode até ser que o sentido da vida neste mundo seja o de despertar, mas enquanto esse dia não chega é melhor considerar que podemos tambem despertar nos amando e não nos matando.
    alem do mais o radicalismo extremo dessa fé, pode conduzir ao isolamento social, ou gerar novos Abraãos conduzindo filhos para pedra do sacrifício, ou a ceitas causadoras de suicídios coletivos, como aqueles que se mataram acreditando que seriam levados para um mundo melhor abduzidos por uma espaçonave e até do seu monge incendiando o próprio corpo na rua, ou essa gente possui de fato muita razão, ou acabaram de perde-la.

    Ayyavazhi disse: Você disse em tom de ironia “ok! a partir de agora eu só darei ouvidos aos que costumam falar mal dos outros”, ué? E não é isso que você faz? Você dá ouvidos aos que ensinam que, quem está sofrendo, fez por merecer. Então, você dá ouvidos a quem fala mal dos outros. Estou errado?

    por hora sou obrigado a te dar razão, porem ainda pretendo chegar a uma conclusão mais profunda sobre esta questão polemica, que esta gerando todo esse debate.
    posso adiantar que admito que voces ja possuam alguma razão, mas por enquanto antes de dar um parecer final, continuarei estingando suas razões.
    Ayyavazhi disse: Quando dizemos que você deve matar seu ego, estamos dizendo para sair do filme, abandonar o personagem, voltar a ser você mesmo.

    Pelo que eu entendi o meu ego é um personagem multante hora mal, hora bom, e mesmo que passe a interpretar papel de bonzinho, ainda estará escondendo meu eu"verdadeiro"= alma = parte viva.
    O eu verdadeiro vive apenas no papel de mero expectador do ego ? Não aprende nada, não age no corpo ? Sua função seria anular o ego ?
    Essa falsa personalidade do ego sobrevive a morte do corpo , acompanha a alma no mundo espiritual, depois reencarna novamente no corpo fisico ?
    Em outra palavras o ego vai evoluindo aprendendo com a interpretação dos seus novos personagens ?
    Ayyavazhi disse: Quando dizemos que você deve matar seu ego, estamos dizendo para sair do filme, abandonar o personagem, voltar a ser você mesmo.

    penso eu que sou aquilo que construí ao longo das minhas experiências,mas se as minhas experiências foram vivenciada apenas pelo meu ego, matando ele sobra que tipo de verdadeiro"eu" ?
    Eu mesmo sem o ego seria o que?
    Como é formado a essência desse eu verdadeiro ?
    Ayyavazhi disse: Como eu disse antes, nada do que você fizer, neste plano, vai ajudá-lo a acordar.

    Então devo sair desse plano através da meditação para que o verdadeiro eu assuma essa pendenga, dando uma bota definitiva no palhaço do ego ?

    pg 49
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Cristo não era um Judeu pregando para judeus? Buda era a mesma coisa, um Hindu pregando para Hindus.

    É verdade. Nem tudo é tão oculto quanto se imagina, às vezes basta um pouco de atenção...

    sybok disse: É por isso que o conceito de Anatman é uma negação explicita do Atman. Segundo o Budismo original o Atman não existe, o ser humano é Anatman, ou sejam o ser humano é "sem Atman".

    Quero crer que se trata de metodologia. É estranho esse conceito, e mais estranho ainda por ser o budismo uma religião que se originou do hinduísmo.
    sybok disse: E numa religião com tantos Deuses, não é por nada que Buda criou um religião que não fala sobre nenhum Deus, erroneamente entendida por muitos como uma religião ateia.

    Novamente, se não me falha a memória, acho que o Luis Dantas se declarava ateu. Um budista ateu. Mas a coisa mais bizarra que eu já vi por aqui foi um espírita ateu. Não sabia que isso existia.

    O ateísmo puro, aquele que não acredita em nada, é coerente em muitos aspectos, mas um espírita ateu é bizarro (até que apareça uma boa alma, disposta a fornecer maiores informações). O que eu não entendo é, como o cara pode acreditar na existência de espíritos e negar a existência de Deus? O que seriam esses espíritos na opinião dele? Qual sua origem? Não me lembro se eu cheguei a perguntar na época ou, mais fácil, perguntei e não fui respondido, mas eu tenho muitas dúvidas sobre isso. Você conhece algum caso?


    sybok disse: É por isso que acredito que o Anatman Budista se tratar na verdade de uma metodologia. O conceito de Atman foi considerado uma distração assim como Deus e de quebra reforça ao ego o entendimento de que ele não é "real" e não deve se apegar a própria existência.

    Você diz que acredita nisso, então não é uma certeza. Existe alguma vertente budista que compartilha da sua opinião?


    sybok disse: Eu acho o Budismo genial nesse sentido. É uma das minhas religiões favoritas tanto pela simplicidade quanto pela racionalidade.

    Sempre tive simpatia pelo budismo, mesmo sabendo tão pouco a respeito, mas minha religião preferida, como já deve ter ficado claro para todos os que acompanham minhas postagens, é o Yoga, claro. E, repito, eu não sou um praticante.


  • CRIATURO disse: ok! pensando assim! se eu fizer algo que te prejudique muito, voce deverá responsabilizar apenas Deus, pois foi ele que me criou ignorante. Espero que sua teoria não esteja abrindo portas para novos precedentes.

    Não confunda alhos com bugalhos.

    Este mundo tem um funcionamento e esse funcionamento deve ser respeitado. Temos que viver sob leis rígidas, que garantam a ordem coletiva e os direitos individuais. Não podemos abrir mãos de condutas morais e éticas, não podemos ignorar o espaço do outro. Quem deixa de observar essas normas é marginalizado e tratado com os rigores (não no Brasil, claro) da lei.

    Eu nunca defendi bandido, escudado na teoria de que ele não tem culpa. Pelo contrário, desejaria que as leis do meu país de merda fossem mais severas, implacáveis em alguns casos. Nós temos que lidar com nossa realidade e fazer o melhor possível com ela, independente de existir um Criador ou não. É isso que você não entende, não tem que ser tudo oito ou oitenta. Um exemplo claro da confusão que você faz é a caridade. Eu nunca fui contra fazer caridade, principalmente alguém com o meu grau de empatia. Eu apenas entendi que não existe aí um valor moral absoluto, como acredita o religioso.

    Se as ferramentas que Deus nos deu foram essas, temos que usá-las. Cruzar os braços não é uma opção. Imagine que eu lhe dou uma mansão para morar, com todos os recursos materiais e humanos disponíveis em uma mansão de verdade, você vai morar bem, não vai? E se eu lhe der um casebre de madeira e palha, com os ratos e baratas de praxe, você vai desistir, por causa disso? Nos dois casos, você continuará vivo e lutando, mas em um deles você terá que lutar mais, será mais exigido. Não obstante o pouco ou muito esforço que você fará para viver, eu sou o responsável pela escolha que fiz para você.


  • CRIATURO disse: cite suas fontes.

    Nem por MP eu faria isso, muito menos em um ambiente público.

    CRIATURO disse: faz bem, porque não podemos pretender criar regras em se tratando de um mundo espiritual com vida própria.

    Ótimo que pense assim. Vai começar quando?

    CRIATURO disse: O cristo que eu conheço é o Jesus citado no evangelho, se voce conhece outro ,o intuito do forum é o aprendizado, sou todo "ouvidos".

    Perdoe-me a chatice, mas você não conhece nem o Cristo dos evangelhos, pois aquele lá também não é um entre bilhões. Você tem seu próprio deus e seu próprio cristo (neste caso, inicial minúscula, mesmo).

    CRIATURO disse: Negativo, minhas especulações nascem de observações da vida, mas então julgar a Deus seria o que ?

    Eu também observo a vida, muita gente faz isso. O Sybok aprendeu muita coisa observando a vida. E nós nunca chegamos ao nível de especulação que você chegou. Então, não culpe a observação, ela é uma boa ferramenta de aprendizado. O martelo também é uma ferramenta útil e não será culpa dele se você martelar o dedo.

    CRIATURO disse: Abaixo de Deus considero todos seres vivos pertencentes a raça humana, partindo justamente da mesma ignorância absoluta alcançando níveis elevados ao ponto de passarem a criar e serem responsáveis por suas criações, Jesus estaria num desses niveis.

    Você já disse algo parecido, em outro tópico. Pelo que eu entendi, peixes, lagartos e galinhas pertencem à raça humana. Quanto ao nível de Jesus, bem, eu o colocaria acima de cães e gatos, por exemplo.

    CRIATURO disse: Eles podem criar o meio físico pelo qual se manifestará a menor parte da consciência divina. Talvez a injustiças que voce vê neste mundo não foram criadas por Deus e sim por um dos seus filhos mais velho. Deus o permitiu que criasse o mundo do jeito que nós o vemos, da mesma forma que ambos permitiram que alguns homens criassem a bomba H , não por serem ignorantes,mas ao contrario por ter permitido a eles tal conhecimento.

    Tentando ignorar sua insistência em explicar como Deus pensa e age, devo responder que não faz diferença se Ele criou ou autorizou, o ‘chefe’ não pode se eximir de culpa.

    CRIATURO disse: A função do pastor é levar suas ovelha para pastarem. Enquanto elas vivem felizes comendo grama e habitando covis, o falso pastor também vive feliz dentro da sua confortável moradia, degustando a carne das suas inocentes ovelhas.

    Não estou bem certo se você me entendeu...

    CRIATURO disse: Entendo seu entusiasmo pelo pela ideia do filme Matrix,

    Exato. Eu era um analfabeto espiritual até que os irmãos Wachowski tiveram a idéia de fazer aquele filme. Minha vida mudou, enxerguei a luz.

    CRIATURO disse: pode até ser que o sentido da vida neste mundo seja o de despertar, mas enquanto esse dia não chega é melhor considerar que podemos tambem despertar nos amando e não nos matando.

    Quero deixar registrado, antes de responder, que eu NÃO SEI qual o sentido da vida. Quanto a não nos matarmos, eu falei alguma coisa diferente disso?

    CRIATURO disse: alem do mais o radicalismo extremo dessa fé, pode conduzir ao isolamento social, ou gerar novos Abraãos conduzindo filhos para pedra do sacrifício, ou a ceitas causadoras de suicídios coletivos, como aqueles que se mataram acreditando que seriam levados para um mundo melhor abduzidos por uma espaçonave e até do seu monge incendiando o próprio corpo na rua, ou essa gente possui de fato muita razão, ou acabaram de perde-la.

    É, o monge perdeu tanto sua razão que nem o fogo foi capaz de abalar sua serenidade.

    CRIATURO disse: por hora sou obrigado a te dar razão, porem ainda pretendo chegar a uma conclusão mais profunda sobre esta questão polemica, que esta gerando todo esse debate.

    O grande mal do ser humano é precisar tanto ter razão.

    CRIATURO disse: Pelo que eu entendi o meu ego é um personagem multante hora mal, hora bom, e mesmo que passe a interpretar papel de bonzinho, ainda estará escondendo meu eu"verdadeiro"= alma = parte viva.

    Não creio que seja assim. Acredito que o aprendizado conquistado não pode mais se perder. Ninguém fica oscilando entre o bem e o mal, salvo alguma exceção que agora não me ocorre. A parte mais importante desse ensinamento é que não está ocorrendo uma evolução de verdade. Nós percebemos a evolução, percebemos que algumas pessoas são melhores que outras, e tentamos explicar isso de acordo com nosso entendimento. Mas essa evolução é ilusória.

    CRIATURO disse: O eu verdadeiro vive apenas no papel de mero expectador do ego ? Não aprende nada, não age no corpo ? Sua função seria anular o ego?

    Definir o Eu como expectador é excelente. Parabéns. Mas por que você acha que Ele não aprende nada? Você mesmo não defende que aprendemos observando?

    CRIATURO disse: Essa falsa personalidade do ego sobrevive a morte do corpo , acompanha a alma no mundo espiritual, depois reencarna novamente no corpo fisico ?

    O falso ego não acompanha a alma, é a própria alma.

    CRIATURO disse: Em outra palavras o ego vai evoluindo aprendendo com a interpretação dos seus novos personagens ?

    Não, o ego não pode evoluir. Quando você sonha, acha que é possível o personagem do sonho, que não é real, aprender alguma coisa? Qualquer experiência mais importante que o sonho possa trazer, será um acréscimo para você que sonhou, e não para o personagem ilusório que viveu a experiência. O que nós entendemos como evolução é, na verdade, um ‘enfraquecimento’ do ego. Quanto menos poder tiver esse falso ego, mais o Eu se manifesta. E a isso chamamos evolução espiritual. Mas não é real, percebe? O ego não está progredindo, ele está desaparecendo.

    CRIATURO disse: penso eu que sou aquilo que construí ao longo das minhas experiências,mas se as minhas experiências foram vivenciada apenas pelo meu ego, matando ele sobra que tipo de verdadeiro"eu" ? Eu mesmo sem o ego seria o que? Como é formado a essência desse eu verdadeiro ?

    Como é a essência eu não sei. As outras perguntas, acho que a resposta anterior atende.

    CRIATURO disse: Então devo sair desse plano através da meditação para que o verdadeiro eu assuma essa pendenga, dando uma bota definitiva no palhaço do ego ?

    Você fará isso inevitavelmente. Acredito que o único poder que nós temos é o de retardar ou acelerar o processo. E nem isso é uma certeza.


  • PercivalPercival Membro
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: E eu não disse que Deus é perfeito. Deus é somente um fato que eu não compreendo, sei somente que é uma consciência superior a minha e que está no controle e eu não.
    Você pode achar que eu estou "especulando" pelo mero fato de ser teísta, mas ai já é outra questão, pois sou teísta não por "acreditar", mas por saber que Deus existe, tendo isso como um fato visível o qual eu não posso negar.

    Um fato que você personifica e diz como certo? Um acontecimento não depende da razão, mas quem o faz pode estar certo ou errado em fazer.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • sybok disse: É um fato visível o qual não posso negar, tanto quanto não posso negar o Sol e a Lua.
    Existe uma consciência pessoal que é superior a minha e que eu posso ver claramente.

    É uma interpretação sua, vai por mim.




    sybok disse: Hipoteticamente falando, poderia ser um outro ser e não Deus.
    Talvez Deus de verdade seja um tipo de gaia impessoal que deu origem ao universo e a vida, evoluindo em diversos seres, oque incluiria uma outra consciência que não é exatamente Deus, mas que é superior a nós humanos e é "una" conosco.

    Isso foi muito Final Fantasy. :)




    sybok disse: Hipoteticamente isso que eu vejo poderia não ser Deus, mas é a essa consciência que me refiro quando falo sobre Deus.

    Entendi, mas tem horas que a impressão que se dá e que você personifica isto.




    sybok disse: E eu não disse que não "especulo", como se vê, questiono todo tipo de possibilidade e tenho minhas apostas. A diferença é que faço isso sem apego e sabendo que é algo que nunca vou ser capaz de verdadeiramente compreender, de modo que não especulo de modo contraditório, e quando erro o raciocínio por alguma razão, estou apto a perceber o erro quando apontado ou quando revejo meus próprios conceitos.

    Entendo.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • sybok disse: Personificando em que sentido Percevejo?
    Uma consciência pessoal com vontade própria é o que eu vejo, isso por si só seria uma "personificação".

    Você mesmo ao definir coloca como vontade propria. Dá conceitos de certo e errado, conceitos humanos que entram em conflito com os conceitos da realidade.




    sybok disse: Não vejo uma força incompreensível, mas uma consciência com vontade própria.

    Vontade própria irracional: Simplesmente acontece e pronto, seria muito mais honesto.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: sybok disse: Personificando em que sentido Percevejo?
    Uma consciência pessoal com vontade própria é o que eu vejo, isso por si só seria uma "personificação".

    Você mesmo ao definir coloca como vontade própria. Dá conceitos de certo e errado, conceitos humanos que entram em conflito com os conceitos da realidade.

    A maioria dos homens tenta personificar o todo, isso para poder ter um pensamento explicável do mundo. O cérebro humano não aceita a ideia de que algo não é explicável e eu acho isso fantástico, pois é onde esta a nossa curiosidade, a nossa ambição por saber.

    A realidade é um pouco complexa para nós mas acredito que chegaremos la, com estudos, perguntas e dedicação, na qual são as virtudes mas extraordinárias que nós temos. E isso tudo sem nenhum deus para nos ajudar.
  • Percival disse: sybok disse: Não vejo uma força incompreensível, mas uma consciência com vontade própria.

    Vontade própria irracional: Simplesmente acontece e pronto, seria muito mais honesto.

    Na verdade percival, acho que o sybok quis dizer é que ele não personifica um deus, mas sim o define com uma consciência da realidade. Não é nenhum ser, mas sim uma força que transcende a natureza e a todo o Universo. Essa força não tem forma e nem característica, somente consciência e transcendência.
  • sybok disse: Esse não é bem o meu caso amigo, sou um ex-ateu que já pensou da mesma forma e virei teísta por ser capaz de perceber uma consciência maior que a minha com capacidade de atuação no mundo, que diga-se de passagem, é também muito maior que a minha.
    Alias se tem um coisa que eu mesmo não sei se tenho é livre arbítrio, esse é um conceito que me frita o cérebro e sempre leva a contradições.

    Como dito, Deus é inexplicável e é um problema muito maior em um mundo como o nosso, que um universo onde Deus seria inexistente, pois fica mais fácil assim explicar o mal como mero fruto do acaso, sem nenhum culpado e sem ninguém para ser questionado quanto a omissão.

    Colocar Deus na jogada, muito longe de "explicar" qualquer coisa, só complica tudo, tornando tudo muito mais complexo do que é no ponto de vista ateu.
    Um universo puramente mecânico é muito mais simples que um universo vivo.


    Ok sybok. Meu pensamento de ver o Universo é um pouco diferente do seu. Eu acredito nessa consciência maior, mas eu acho que ela esta nos seres humanos. Nós temos um cérebro ilimitado para o conhecimento, o que temos que resolver é como saber usar toda essa capacidade.



    sybok disse: Não exatamente, o que eu estou dizendo é eu sou capaz de perceber Deus e essa coisa que eu percebo, fala e tem vontade própria, ela atua no mundo através do homem e está dentro de nós.

    Não é bem uma "definição", é como ver uma pessoa, observar que pensa, fala e se mexe.
    É somente uma constatação do que eu posso perceber de Deus, é uma consciência com vontade própria.

    Não estou tentando "imaginar" o que Deus seria ou defini-lo, estou dizendo o que eu já pude "ver" e "ouvir"(entre aspas mesmos) dessa consciência.


    Foi mal se tentei explicar erroneamente o que você quis dizer para o percival num paragrafo acima...É que eu não sabia que você era teísta. Como sou novo estou tentando visualizar o perfil de cada integrante para saber mais sobre os seus conceitos e ideias sobre o Universo e a realidade, na qual desejo debater melhor!!!
  • sybok disse: Acho que vocês ainda não entenderam a questão.
    Dizem que a diferença entre o louco e o religioso é que o religioso fala com Deus, enquanto Deus fala com o louco.
    Eu não sou o religioso, sou o louco.

    Pouco antes de ficar louco já desconfiava que talvez Deus existisse, mas foi só quando fiquei louco que finalmente deixei de ser ateu.

    Baseando-se em seu pensamento em não estou enquadrado nem como louco e muito menos religioso. Eu sou como o vácuo do universo tentando preenche-lo com conhecimento!!!
  • sybok disse: Cite um exemplo do conflito com a realidade.

    Eu não defini exatamente conceitos de certo e errado, apenas assumi a consequência logica de que uma mente superior tem naturalmente uma capacidade superior a minha de definir tais conceitos de certo e errado.

    O próprio sofrimento: como alguém tem noção de certo e errado quando permite que pessoas morram de fome, de doenças ou de contaminação por água?


    sybok disse: O que seria uma vontade própria irracional?
    Estou falando sobre um ser "pensante" com certas determinações e capacidade de atuação no mundo.
    O que você quis dizer com "simplesmente acontece e pronto?".

    Porque simplesmente acontece, como dizer porque pessoas morrem em Tsunamis e terremotos.




    sybok disse: Se refere ao caos no mundo? Coisas que simplesmente acontecem por acaso sem a intenção de Deus por detrás fazendo aquilo?

    Se for um fenômeno ele pode causar e pronto, ele não pensa no que vai acontecer. Você personifica ainda como atuações justas e honestas vindas do caos e do aleatório?

    sybok disse: Eu não nego o caos nem atribuo tudo a Deus, alias essa é uma das coisas que estou rebatendo.

    Mas você o julga certo, mas certo de quê?

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • sybok disse:
    Não exatamente, o que eu estou dizendo é eu sou capaz de perceber Deus e essa coisa que eu percebo, fala e tem vontade própria, ela atua no mundo através do homem e está dentro de nós.

    Não é bem uma "definição", é como ver uma pessoa, observar que pensa, fala e se mexe.
    É somente uma constatação do que eu posso perceber de Deus, é uma consciência com vontade própria.

    Não estou tentando "imaginar" o que Deus seria ou defini-lo, estou dizendo o que eu já pude "ver" e "ouvir"(entre aspas mesmos) dessa consciência.

    Ainda vejo especulação e personificação, bem puxada por Filosofia oriental e filme do Final Fantasy: The Spirits Withing.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • sybok disse: Como dito, talvez para ele o caos fosse uma necessidade para fazer o mundo da forma como ele queria que o mundo fosse, o que significa um grande foda-se para nosso sofrimento e um "aguentem firme" pois são fortes o bastante.

    Nem todos são fortes o bastante, e você sabe disso. Perfeição não é uma das características desse seu Deus. Aliás nem sempre o aguente firme serve para tudo, muitos perecem no caminho.

    sybok disse: Pois é e eu digo, não sei a razão do mundo ser assim, mas ele é, sendo justamente isso que estamos discutindo com o Criaturo. As tentativas de explicar isso em geral terminam caindo e contradição.
    Conceitos como o carma espirita certamente não explicam isso.

    Pelo menos a sua admite que não sabe, mas o aguente firme foi de matar.




    sybok disse: Não, não personifico. Não nego o caos e a aleatoriedade.
    Mas no caso de um Deus surge a pergunta dos motivos de Deus ter criado um mundo caótico, muito embora talvez o mundo não seja nem ao menos uma criação dele.
    Eu só discuto hipoteticamente essas coisas.

    Parece que ela sempre governa:

    eris_discordia2_by_telthona1.jpg




    sybok disse: Eu julgo que Deus tem um capacidade mental maior que a minha, só isso.
    O que acontece é que também nem tudo pode ser atribuído como fruto do caos, Deus também atua no mundo, além de também poder ser questionado pela omissão.
    Não explico a omissão, mas assumo que ele tem maior capacidade de saber as próprias razões do que eu teria de julga-las como sendo as atitudes erradas.

    Então ele sabe quando faz merda. Seria isso?




    sybok disse: Entenda, esse ponto se refere a omissão de socorro.
    O Caos gera um infortúnio aleatório, digamos um terremoto leva ao envenenamento de uma fonte de água e alguns moradores de uma pequena cidade terminam morrendo de modo doloroso.
    Qual a razão de Deus ser omisso em socorrer tais pessoas?
    Se ele tem capacidade de comunicação e isso é uma coisa que sei que possui e muito, qual a razão de não avisar ninguém?
    É aqui que entra a questão de saber se tal atitude é certa ou errada. pra nós humanos é inegavelmente errada. É uma omissão de socorro cruel.

    Sei no entanto que a consciência inferior e com menor capacidade de julgar isso sou eu.

    Uma consciência superior fazendo o que faz para mim sofre de problemas com gestão de empreendimento.




    sybok disse: E que tipo de especulação existe em "ouvir" e "perceber" Deus? Quando você vê o sol você está especulando algo? E quando descreve que ele é "quente" e luminoso?

    Eu sei que o sol existe, agora Deus nem uma fotinho só fenômenos que são ditos de autoria dele. O que não pode ser dele, ser simplesmente um... FENÔMENO simples assim. Ainda acho muito filosofia oriental e Final Fantasy (afinal o filme e o game bebem de fontes mitológicas e filosóficas).

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: Parece que ela sempre governa:

    Desculpe a minha ignorancia, mas...ela é Lilith, Eva ou algum personagem de Final Fantasy??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Lucifer disse: Desculpe a minha ignorancia, mas...ela é Lilith, Eva ou algum personagem de Final Fantasy??

    Eris a Deusa do Caos.



    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Percival disse: Eris a Deusa do Caos.

    Ah, tá. Não reconheci a minha sobrinha. Até que enfim ela tomou um banho de shoping.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • PercivalPercival Membro
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: No minimo, ou então não são merdas do ponto de vista dele.

    Aí você está atribuindo novamente conceitos humanos.




    sybok disse: O Conhecimento do bem e do mal é considerado o pecado original do homem, desde sempre julgamos a obra divina como inadequada e ruim.

    Isso pode ser uma ilusão da mente humana e na verdade não tem nada de muito ruim em pessoas morrem em agonia, ou serem estupradas, torturadas, etc... Não dum ponto de vista maior.
    Já ouviu dizer que para se fazer uma omelete é preciso quebrar alguns ovos?

    É claro que para mim, humano limitado, isso continua sendo inconcebível.
    Apenas assumo a possibilidade.

    Possibilidade com respaldo em mitologia?


    sybok disse: Pra mim também e está ai justamente o ponto que o Criaturo se recusa a aceitar.

    Do nosso ponto de vista tem necessariamente algo muito errado acontecendo.

    Agree.




    sybok disse: E eu sei que Deus existe, tanto quanto sei que o Sol existe, essa é a questão.
    O que você só pode especular, eu posso observar diretamente.

    Ninguém especula que o sol não existe.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill


  • sybok disse: Porque o Sol todos podem ver. Se todos também pudessem ver Deus, também não especulariam sua inexistência.

    Eu acho que isso não tem nada a ver. você não precisa ver uma coisa para especular sua existência. Nós não podemos ver os quarks, que são as partículas fundamentais que compõem o átomo, mas sabemos que estão lá.
    sybok disse: O que já é uma surpresa.

    A minha postura básica no fórum é, não posso provar nada do que eu digo, mas também faço questão de fazer entender que: "Nem tudo pode ser "cientificamente" provado e que certas experiencias pessoais podem ser mais complicadas de julgar do que outras, em especial porque quem não passou por elas só pode contar com o uso da razão pura".

    Nem tudo pode cientificamente ser respondido mas as "melhores" perguntas sim, é só uma questão de tempo....Outra coisa é que nós podemos ser "deuses", com a nossa capacidade intelectual, poderemos moldar o universo a nossa forma, e não precisaremos mais de "deus" para guiá-lo. Claro que isso é só especulação e estimativa, pois o ser humano atualmente parou de evoluir no tempo (tenho minhas razoes), mas quem sabe???
  • Ayyavazhi disse: Novamente, se não me falha a memória, acho que o Luis Dantas se declarava ateu. Um budista ateu. Mas a coisa mais bizarra que eu já vi por aqui foi um espírita ateu. Não sabia que isso existia.

    normal! Já que uns alegam ver espiritos, mas Deus ninguem nunca afirmou conhecer.
    Da mesma forma que devem existir mortos que ainda acreditam estarem vivos.
    Tambem devem existir ateus depois de mortos, pois imagine a morte seja apenas a continuação da vida adaptada a outro plano , por exemplo um ser marinho não conhece Deus logo ele é ateu, passando a habitar o mundo terrestre ele se conscientizará da existência de seres que antes ignorava a existência e terá que se adaptar a esse "novo" mundo, mas ele ainda continuara ignorando Deus.
    Resumindo não sei se a criação pode atingir o nivel da consciência Deus, creio que não apesar da evolução apontar cada vez mais para a Existencia divina a consciência Deus sempre sera para criação uma eterna icognita estimulando sua evolução a procura de resposta.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Tem ai um conhecimento que não pode ser cientificamente provado.
    Pra você, o aval cientifico para a existência de tal fenômeno é irrelevante, você o conhece e sabe que ele existe.

    Fenômenos inexplicáveis não significam fenômenos divinos.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Da mesma forma, estarmos adormecidos pela razão é uma imposição. Já nascemos assim as razões de Deus eu não sei, só posso especular, mas não faço isso negando fatos visíveis e caindo em contradições.

    Falando em contradição, a "sua" visão espiritual tambem aparenta contradição:
    Quem tem razão esta "dormindo"
    Quem adormece, sua razão desperta!

    ou

    Quem tem razão esta sem ela.
    Quem perde a razão a encontra.

    Agora fiquei na duvida para concordar com voces eu devo dizer que o "ego" de voces esta com a razão, ou que o ego de voces ja perdeu a razão ? Ou que essa teoria de "voces" nasceu a partir da perda da razão ?

    ha...ha..ha..ha..ha! Como eu ja disse dependendo do ponto de vista as teorias se tornam contraditória e isso pode ser usado para refutar a ideia dos outros.

    Não estou tentando refutar a visão de "voces", mas apenas chamando atenção como as palavras podem contradizer a idéias.

    Falando em adormecer o ego para despertar, na transição da vigília ao mundo dos sonhos percebo uma patolagem de imagens sem sentindo, ainda neste nível de sonho quando acordo percebo que não passou de uma tentativa do sub consciente satisfazer alguma preocupação do dia, disto é criado sonhos bizarros.
    Ja percebi que após um longo período sonhando, enquanto sonhando tudo parece fazer um sentido real, ao acordar e tentar lembrar ja perde muito do sentido.
    Pergunto sera que entrando num estado mais profundo os sonhos de fato se tornam mais lúcidos, mesmo que não tenhamos lembranças disso?
    Digo isso considerando que pelo menos para mim os sonhos lucidos até agora foram raros, porem de uma qualidade satisfatória e bastante marcantes, ja os sonhos não tão lúcidos ,mas que passaram algum tipo de mensagem marcante, alguns foram interessantes, ainda gostaria de trocar idéias com voce a esse respeito, podemos ?

    Quanto ao debate estou estudando a idéias aqui expostas para poder chegar a conclusões mais razoáveis, por enquanto só posso dizer que não estão totalmente errados...he..he..he..he...he


    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: Agora fiquei na duvida para concordar com voces eu devo dizer que o "ego" de voces esta com a razão, ou que o ego de voces ja perdeu a razão ? Ou que essa teoria de "voces" nasceu a partir da perda da razão ?

    Pesquise o verbete razão no dicionário. Ego também.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.