Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Continua personificando e especulando de toda forma. Criar injustiças e sofrimento inexplicável não é uma ação digna de um ser perfeito.
― Winston Churchill
ok! pensando assim! se eu fizer algo que te prejudique muito, voce deverá responsabilizar apenas Deus, pois foi ele que me criou ignorante.
Espero que sua teoria não esteja abrindo portas para novos precedentes.
sem nenhuma consciência sem existências
cite suas fontes.
faz bem, porque não podemos pretender criar regras em se tratando de um mundo espiritual com vida própria.
O cristo que eu conheço é o Jesus citado no evangelho, se voce conhece outro ,o intuito do forum é o aprendizado, sou todo "ouvidos".
Negativo, minhas especulações nascem de observações da vida, mas então julgar a Deus seria o que ?
Abaixo de Deus considero todos seres vivos pertencentes a raça humana, partindo justamente da mesma ignorância absoluta alcançando níveis elevados ao ponto de passarem a criar e serem responsáveis por suas criações, Jesus estaria num desses niveis.
Eles podem criar o meio físico pelo qual se manifestará a menor parte da consciência divina.
Talvez a injustiças que voce vê neste mundo não foram criadas por Deus e sim por um dos seus filhos mais velho.
Deus o permitiu que criasse o mundo do jeito que nós o vemos, da mesma forma que ambos permitiram que alguns homens criassem a bomba H , não por serem ignorantes,mas ao contrario por ter permitido a eles tal conhecimento.
béééééééé.....béééééé! Sou uma ovelha desgarrada!
Veja meu conceito sobre os falsos pastores.
A função do pastor é levar suas ovelha para pastarem.
Enquanto elas vivem felizes comendo grama e habitando covis, o falso pastor também vive feliz dentro da sua confortável moradia, degustando a carne das suas inocentes ovelhas.
Entendo seu entusiasmo pelo pela ideia do filme Matrix, pode até ser que o sentido da vida neste mundo seja o de despertar, mas enquanto esse dia não chega é melhor considerar que podemos tambem despertar nos amando e não nos matando.
alem do mais o radicalismo extremo dessa fé, pode conduzir ao isolamento social, ou gerar novos Abraãos conduzindo filhos para pedra do sacrifício, ou a ceitas causadoras de suicídios coletivos, como aqueles que se mataram acreditando que seriam levados para um mundo melhor abduzidos por uma espaçonave e até do seu monge incendiando o próprio corpo na rua, ou essa gente possui de fato muita razão, ou acabaram de perde-la.
por hora sou obrigado a te dar razão, porem ainda pretendo chegar a uma conclusão mais profunda sobre esta questão polemica, que esta gerando todo esse debate.
posso adiantar que admito que voces ja possuam alguma razão, mas por enquanto antes de dar um parecer final, continuarei estingando suas razões.
Pelo que eu entendi o meu ego é um personagem multante hora mal, hora bom, e mesmo que passe a interpretar papel de bonzinho, ainda estará escondendo meu eu"verdadeiro"= alma = parte viva.
O eu verdadeiro vive apenas no papel de mero expectador do ego ? Não aprende nada, não age no corpo ? Sua função seria anular o ego ?
Essa falsa personalidade do ego sobrevive a morte do corpo , acompanha a alma no mundo espiritual, depois reencarna novamente no corpo fisico ?
Em outra palavras o ego vai evoluindo aprendendo com a interpretação dos seus novos personagens ?
penso eu que sou aquilo que construí ao longo das minhas experiências,mas se as minhas experiências foram vivenciada apenas pelo meu ego, matando ele sobra que tipo de verdadeiro"eu" ?
Eu mesmo sem o ego seria o que?
Como é formado a essência desse eu verdadeiro ?
Então devo sair desse plano através da meditação para que o verdadeiro eu assuma essa pendenga, dando uma bota definitiva no palhaço do ego ?
pg 49
É verdade. Nem tudo é tão oculto quanto se imagina, às vezes basta um pouco de atenção...
Quero crer que se trata de metodologia. É estranho esse conceito, e mais estranho ainda por ser o budismo uma religião que se originou do hinduísmo.
Novamente, se não me falha a memória, acho que o Luis Dantas se declarava ateu. Um budista ateu. Mas a coisa mais bizarra que eu já vi por aqui foi um espírita ateu. Não sabia que isso existia.
O ateísmo puro, aquele que não acredita em nada, é coerente em muitos aspectos, mas um espírita ateu é bizarro (até que apareça uma boa alma, disposta a fornecer maiores informações). O que eu não entendo é, como o cara pode acreditar na existência de espíritos e negar a existência de Deus? O que seriam esses espíritos na opinião dele? Qual sua origem? Não me lembro se eu cheguei a perguntar na época ou, mais fácil, perguntei e não fui respondido, mas eu tenho muitas dúvidas sobre isso. Você conhece algum caso?
Você diz que acredita nisso, então não é uma certeza. Existe alguma vertente budista que compartilha da sua opinião?
Sempre tive simpatia pelo budismo, mesmo sabendo tão pouco a respeito, mas minha religião preferida, como já deve ter ficado claro para todos os que acompanham minhas postagens, é o Yoga, claro. E, repito, eu não sou um praticante.
Não confunda alhos com bugalhos.
Este mundo tem um funcionamento e esse funcionamento deve ser respeitado. Temos que viver sob leis rígidas, que garantam a ordem coletiva e os direitos individuais. Não podemos abrir mãos de condutas morais e éticas, não podemos ignorar o espaço do outro. Quem deixa de observar essas normas é marginalizado e tratado com os rigores (não no Brasil, claro) da lei.
Eu nunca defendi bandido, escudado na teoria de que ele não tem culpa. Pelo contrário, desejaria que as leis do meu país de merda fossem mais severas, implacáveis em alguns casos. Nós temos que lidar com nossa realidade e fazer o melhor possível com ela, independente de existir um Criador ou não. É isso que você não entende, não tem que ser tudo oito ou oitenta. Um exemplo claro da confusão que você faz é a caridade. Eu nunca fui contra fazer caridade, principalmente alguém com o meu grau de empatia. Eu apenas entendi que não existe aí um valor moral absoluto, como acredita o religioso.
Se as ferramentas que Deus nos deu foram essas, temos que usá-las. Cruzar os braços não é uma opção. Imagine que eu lhe dou uma mansão para morar, com todos os recursos materiais e humanos disponíveis em uma mansão de verdade, você vai morar bem, não vai? E se eu lhe der um casebre de madeira e palha, com os ratos e baratas de praxe, você vai desistir, por causa disso? Nos dois casos, você continuará vivo e lutando, mas em um deles você terá que lutar mais, será mais exigido. Não obstante o pouco ou muito esforço que você fará para viver, eu sou o responsável pela escolha que fiz para você.
Nem por MP eu faria isso, muito menos em um ambiente público.
Ótimo que pense assim. Vai começar quando?
Perdoe-me a chatice, mas você não conhece nem o Cristo dos evangelhos, pois aquele lá também não é um entre bilhões. Você tem seu próprio deus e seu próprio cristo (neste caso, inicial minúscula, mesmo).
Eu também observo a vida, muita gente faz isso. O Sybok aprendeu muita coisa observando a vida. E nós nunca chegamos ao nível de especulação que você chegou. Então, não culpe a observação, ela é uma boa ferramenta de aprendizado. O martelo também é uma ferramenta útil e não será culpa dele se você martelar o dedo.
Você já disse algo parecido, em outro tópico. Pelo que eu entendi, peixes, lagartos e galinhas pertencem à raça humana. Quanto ao nível de Jesus, bem, eu o colocaria acima de cães e gatos, por exemplo.
Tentando ignorar sua insistência em explicar como Deus pensa e age, devo responder que não faz diferença se Ele criou ou autorizou, o ‘chefe’ não pode se eximir de culpa.
Não estou bem certo se você me entendeu...
Exato. Eu era um analfabeto espiritual até que os irmãos Wachowski tiveram a idéia de fazer aquele filme. Minha vida mudou, enxerguei a luz.
Quero deixar registrado, antes de responder, que eu NÃO SEI qual o sentido da vida. Quanto a não nos matarmos, eu falei alguma coisa diferente disso?
É, o monge perdeu tanto sua razão que nem o fogo foi capaz de abalar sua serenidade.
O grande mal do ser humano é precisar tanto ter razão.
Não creio que seja assim. Acredito que o aprendizado conquistado não pode mais se perder. Ninguém fica oscilando entre o bem e o mal, salvo alguma exceção que agora não me ocorre. A parte mais importante desse ensinamento é que não está ocorrendo uma evolução de verdade. Nós percebemos a evolução, percebemos que algumas pessoas são melhores que outras, e tentamos explicar isso de acordo com nosso entendimento. Mas essa evolução é ilusória.
Definir o Eu como expectador é excelente. Parabéns. Mas por que você acha que Ele não aprende nada? Você mesmo não defende que aprendemos observando?
O falso ego não acompanha a alma, é a própria alma.
Não, o ego não pode evoluir. Quando você sonha, acha que é possível o personagem do sonho, que não é real, aprender alguma coisa? Qualquer experiência mais importante que o sonho possa trazer, será um acréscimo para você que sonhou, e não para o personagem ilusório que viveu a experiência. O que nós entendemos como evolução é, na verdade, um ‘enfraquecimento’ do ego. Quanto menos poder tiver esse falso ego, mais o Eu se manifesta. E a isso chamamos evolução espiritual. Mas não é real, percebe? O ego não está progredindo, ele está desaparecendo.
Como é a essência eu não sei. As outras perguntas, acho que a resposta anterior atende.
Você fará isso inevitavelmente. Acredito que o único poder que nós temos é o de retardar ou acelerar o processo. E nem isso é uma certeza.
Um fato que você personifica e diz como certo? Um acontecimento não depende da razão, mas quem o faz pode estar certo ou errado em fazer.
― Winston Churchill
É uma interpretação sua, vai por mim.
Isso foi muito Final Fantasy. :)
Entendi, mas tem horas que a impressão que se dá e que você personifica isto.
Entendo.
― Winston Churchill
Você mesmo ao definir coloca como vontade propria. Dá conceitos de certo e errado, conceitos humanos que entram em conflito com os conceitos da realidade.
Vontade própria irracional: Simplesmente acontece e pronto, seria muito mais honesto.
― Winston Churchill
A maioria dos homens tenta personificar o todo, isso para poder ter um pensamento explicável do mundo. O cérebro humano não aceita a ideia de que algo não é explicável e eu acho isso fantástico, pois é onde esta a nossa curiosidade, a nossa ambição por saber.
A realidade é um pouco complexa para nós mas acredito que chegaremos la, com estudos, perguntas e dedicação, na qual são as virtudes mas extraordinárias que nós temos. E isso tudo sem nenhum deus para nos ajudar.
Na verdade percival, acho que o sybok quis dizer é que ele não personifica um deus, mas sim o define com uma consciência da realidade. Não é nenhum ser, mas sim uma força que transcende a natureza e a todo o Universo. Essa força não tem forma e nem característica, somente consciência e transcendência.
Ok sybok. Meu pensamento de ver o Universo é um pouco diferente do seu. Eu acredito nessa consciência maior, mas eu acho que ela esta nos seres humanos. Nós temos um cérebro ilimitado para o conhecimento, o que temos que resolver é como saber usar toda essa capacidade.
Foi mal se tentei explicar erroneamente o que você quis dizer para o percival num paragrafo acima...É que eu não sabia que você era teísta. Como sou novo estou tentando visualizar o perfil de cada integrante para saber mais sobre os seus conceitos e ideias sobre o Universo e a realidade, na qual desejo debater melhor!!!
Baseando-se em seu pensamento em não estou enquadrado nem como louco e muito menos religioso. Eu sou como o vácuo do universo tentando preenche-lo com conhecimento!!!
O próprio sofrimento: como alguém tem noção de certo e errado quando permite que pessoas morram de fome, de doenças ou de contaminação por água?
Porque simplesmente acontece, como dizer porque pessoas morrem em Tsunamis e terremotos.
Se for um fenômeno ele pode causar e pronto, ele não pensa no que vai acontecer. Você personifica ainda como atuações justas e honestas vindas do caos e do aleatório?
Mas você o julga certo, mas certo de quê?
― Winston Churchill
Ainda vejo especulação e personificação, bem puxada por Filosofia oriental e filme do Final Fantasy: The Spirits Withing.
― Winston Churchill
Nem todos são fortes o bastante, e você sabe disso. Perfeição não é uma das características desse seu Deus. Aliás nem sempre o aguente firme serve para tudo, muitos perecem no caminho.
Pelo menos a sua admite que não sabe, mas o aguente firme foi de matar.
Parece que ela sempre governa:
Então ele sabe quando faz merda. Seria isso?
Uma consciência superior fazendo o que faz para mim sofre de problemas com gestão de empreendimento.
Eu sei que o sol existe, agora Deus nem uma fotinho só fenômenos que são ditos de autoria dele. O que não pode ser dele, ser simplesmente um... FENÔMENO simples assim. Ainda acho muito filosofia oriental e Final Fantasy (afinal o filme e o game bebem de fontes mitológicas e filosóficas).
― Winston Churchill
Desculpe a minha ignorancia, mas...ela é Lilith, Eva ou algum personagem de Final Fantasy??
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Eris a Deusa do Caos.
― Winston Churchill
Ah, tá. Não reconheci a minha sobrinha. Até que enfim ela tomou um banho de shoping.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Aí você está atribuindo novamente conceitos humanos.
Possibilidade com respaldo em mitologia?
Agree.
Ninguém especula que o sol não existe.
― Winston Churchill
Eu acho que isso não tem nada a ver. você não precisa ver uma coisa para especular sua existência. Nós não podemos ver os quarks, que são as partículas fundamentais que compõem o átomo, mas sabemos que estão lá.
Nem tudo pode cientificamente ser respondido mas as "melhores" perguntas sim, é só uma questão de tempo....Outra coisa é que nós podemos ser "deuses", com a nossa capacidade intelectual, poderemos moldar o universo a nossa forma, e não precisaremos mais de "deus" para guiá-lo. Claro que isso é só especulação e estimativa, pois o ser humano atualmente parou de evoluir no tempo (tenho minhas razoes), mas quem sabe???
normal! Já que uns alegam ver espiritos, mas Deus ninguem nunca afirmou conhecer.
Da mesma forma que devem existir mortos que ainda acreditam estarem vivos.
Tambem devem existir ateus depois de mortos, pois imagine a morte seja apenas a continuação da vida adaptada a outro plano , por exemplo um ser marinho não conhece Deus logo ele é ateu, passando a habitar o mundo terrestre ele se conscientizará da existência de seres que antes ignorava a existência e terá que se adaptar a esse "novo" mundo, mas ele ainda continuara ignorando Deus.
Resumindo não sei se a criação pode atingir o nivel da consciência Deus, creio que não apesar da evolução apontar cada vez mais para a Existencia divina a consciência Deus sempre sera para criação uma eterna icognita estimulando sua evolução a procura de resposta.
Fenômenos inexplicáveis não significam fenômenos divinos.
― Winston Churchill
Falando em contradição, a "sua" visão espiritual tambem aparenta contradição:
Quem tem razão esta "dormindo"
Quem adormece, sua razão desperta!
ou
Quem tem razão esta sem ela.
Quem perde a razão a encontra.
Agora fiquei na duvida para concordar com voces eu devo dizer que o "ego" de voces esta com a razão, ou que o ego de voces ja perdeu a razão ? Ou que essa teoria de "voces" nasceu a partir da perda da razão ?
ha...ha..ha..ha..ha! Como eu ja disse dependendo do ponto de vista as teorias se tornam contraditória e isso pode ser usado para refutar a ideia dos outros.
Não estou tentando refutar a visão de "voces", mas apenas chamando atenção como as palavras podem contradizer a idéias.
Falando em adormecer o ego para despertar, na transição da vigília ao mundo dos sonhos percebo uma patolagem de imagens sem sentindo, ainda neste nível de sonho quando acordo percebo que não passou de uma tentativa do sub consciente satisfazer alguma preocupação do dia, disto é criado sonhos bizarros.
Ja percebi que após um longo período sonhando, enquanto sonhando tudo parece fazer um sentido real, ao acordar e tentar lembrar ja perde muito do sentido.
Pergunto sera que entrando num estado mais profundo os sonhos de fato se tornam mais lúcidos, mesmo que não tenhamos lembranças disso?
Digo isso considerando que pelo menos para mim os sonhos lucidos até agora foram raros, porem de uma qualidade satisfatória e bastante marcantes, ja os sonhos não tão lúcidos ,mas que passaram algum tipo de mensagem marcante, alguns foram interessantes, ainda gostaria de trocar idéias com voce a esse respeito, podemos ?
Quanto ao debate estou estudando a idéias aqui expostas para poder chegar a conclusões mais razoáveis, por enquanto só posso dizer que não estão totalmente errados...he..he..he..he...he
Pesquise o verbete razão no dicionário. Ego também.
― Winston Churchill