Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR PARA O ERIVELTON !!

1568101142

Comentários

• Percival disse: CRIATURO disse: existe uma diferença em ser grato solidário e ser um arrogante omisso e incensivel .

Tipo você?

mais grato, menos sensivel, menos solidario ,mas pastor Patolino Macedo voce ta me julgando ?
    Percival disse: Não pode seu livro diz isto:

estava equivocado, pensei que o livro era da sua autoria, por isso disse que enviaria os da minha autoria, sorte sua ficará livre desta chateação!
    Percival disse: Não foi sacrifício: sempre fui um bom menino,

mimi...mi...pare de legislar em causa própria,mas provavelmente ela dirá a mesma coisa, para te poupar ou talvez não.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse:
    O problema é que o homem está apto, a medida que desperta de sua infinita ignorância, a um mundo com um pouquinho mais de conhecimento, a entender algumas poucas coisinhas.
    Acho que dai, é um pulo, para começar a querer explicar tudo... mesmo aquilo que Deus não quer que saibamos.
    Você machucou o meu ego de novo falando essa verdade! Mas eu mereço , obrigado! E volte sempre!
    CRIATURO disse: Ayyavazhi disse: Vamos usar um pouco de lógica: Se existe um Deus, está claro que Ele negou à humanidade o conhecimento de Seus desígnios.Supor, então, que podemos alcançar esse conhecimento a partir de achismos ou especulações, implica dizer que Deus falhou em sua tentativa de “proteger” essa informação.

sybok disse: O engraçado é que o próprio Criaturo introduz o conceito dele de: "consciência maior Deus, consciências menores homem, não podem saber ou voltam a ser Deus."
    por favor pare com "isso"! Evidenciar a contradição do outro, não é engraçado é "cruel"! Magoei! Se fizer isso de novo , não vou querer brincar mais! Pois alem de continuar ferindo o meu ego com verdades, voce ainda esta alimentando ateus com essa sua "crueldade toda", pois para eles a maldade humana só evidência a inexistência divina.
    sybok disse: Num certo sentido ele sabe disso e concorda conosco, mas ainda assim tenta explicar o inexplicável. Ele ainda tenta dar um sentido e uma ordem a tudo e em especial a imagem que ele tem de Deus.

ok! admito que nunca poderemos ter o mesmo nivel da Razão Deus sob o risco de perdermos a identidade, peço desculpas quando tentei insinuar ao contrario.
    Exatamente por isso que eu sempre defendi o "justo equilíbrio" que sustenta a razão do nosso "eu":
    a ignorância que causa o sofrimento e o prazer do aprendizado são eternos.
    Com tudo, o fato de que esta vedado ao homem o total conhecimento divino, isso não significa que não possam descobrir algumas coisas da criação, então porque devo considerar a minha teoria da formação do ser"eu" como impossível, ou totalmente errada ????????
    Então vou entender essa sua critica como um elogio construtivo, não porque sou um desonesto intelectual, mas sim porque voce afirma que eu estou tentando superar os limites humanos, pois eu sempre defendi a evolução de todos os seres, como uma lei irresistível.
    É verdade a graça da vida é correr atras do próprio rabo sabendo que nunca vamos alcança-lo, fui criado com pontos de interrogação dentro do cérebro, quando consigo eliminar um, nascem dois.
    De qualquer forma quando eu continuar tentando explicar o inexplicável peço o favor de continuarem "apontando onde foi que me faltou a razão",assim voces estaram me ajudando a somar razões.

Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: mais grato, menos sensivel, menos solidario ,mas pastor Patolino Macedo voce ta me julgando ?

Não tenho receio em fazer isto, não sou cristão amigo.

CRIATURO disse: estava equivocado, pensei que o livro era da sua autoria, por isso disse que enviaria os da minha autoria, sorte sua ficará livre desta chateação!

Eu postei a Bíblia para você se lembrar de não julgar as pessoas como anda fazendo. Somente isto. Quando falei seu livro, refiro ao livro de sua religião, não se faça de sonso.
    CRIATURO disse: mimi...mi...pare de legislar em causa própria,mas provavelmente ela dirá a mesma coisa, para te poupar ou talvez não.

Sim, sempre fui um bom menino, comportado e obediente. Não quer acreditar, não estou legislando em causa própria ou acha que quem é ateu foi rebelde na infância também? Voltando a me julgar novamente, esquecento de que Matheus diz.

Fabi disse: Essa visão que levou pessoas ao sofrimento de verdade na fogueira?

Sim, esta mesma.

Fabi disse: No mais, eu acho que quem insiste tanto que Deus existe é porque não acredita que ele exista realmente. Essa pessoa tenta convencer os outros pra se convencer.

Carência afetiva: Criadouro vem demonstrando isto a cada postagem.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Fabi disse: Exatamente, é por isso que eu sempre digo que se existe um Deus os fatos mostram que ele não é o Deus Bíblico.

O Sybok e eu somos teístas, mas sem religião. Temos uma convicção particular de que Deus existe, embora não possamos defini-lo ou explicá-lo. Nossa impossibilidade de compreender Deus não nos impede de vislumbrar um fragmento de realidade, e esse fragmento é bastante para nos dar outra certeza: TODOS os deuses são criações humanas.

Em minha quase humilde opinião, chega a ser infantil toda essa discussão acerca da divindade, posto que nossa abstração é tão útil para nos fornecer uma compreensão de Deus quanto os olhos de um cego lhe são úteis para a compreensão de uma cor. Quando surge uma oportunidade de trabalhar um raciocínio lógico, condicionado à perspectiva humana, faço um ou outro comentário, sem a pretensão de transcender essa perspectiva. No mais, mantenho-me calado, em respeito à minha própria ignorância, e fariam bem, os religiosos, se seguissem esse princípio, se não para poupar os ouvidos alheios, pelo menos para fugir à armadilha de se colocar em uma posição vexatória. Eu concordo com você: o religioso contribui para fortalecer o ateísmo, aliás eu disse isso em minha primeira participação neste fórum, quase oito anos atrás.

O deus bíblico é, para os cristãos,o mesmo que todos os outros deuses são para suas respectivas culturas. O crente que não consegue entender isso em duas ou três linhas, não entenderá em duas ou três páginas, ou mil páginas que sejam, e isso define o tipo de debate que se pode ter com eles. Onde eu pareço ser arrogante, talvez eu seja apenas pragmático.

• sybok disse: Sim. Isso é algo que nem vale a pena mencionar e que eu também não sei qual o limite.
    Não sei se é possível controlar 100% de qualquer dor, ou se existe algum tipo de limite nesse controle.

Eu tenho uma experiência interessante com a questão da dor. Mas acho que contá-la aqui iria me lançar na vala comum da evidência anedota. Vamos usar um exemplo melhor (aliás, não tenho ideia do que os colegas ateus pensam a respeito. Vai ser interessante). A história do monge budista Thich Quang Duc, que ateou fogo ao próprio corpo em protesto contra o regime político do Vietnã do Sul, em 1963.

Thich+Quang+Duc+queimando.jpg

Observe que ele está sentado, imóvel e impassível, enquanto as chamas o consomem. Penso que aí temos um exemplo de 100% de controle sobre a dor física. Mas, repetindo, isso não serve de parâmetro para ninguém.

sybok disse: Não veja ai no karma qualquer garantia de justiça moral, ele somente se refere a um fato da vida.

Sim, e por ser amoral, fica mais difícil imaginar uma relação de justiça, tão precisa e estreita quanto acreditam os religiosos. A matemática é simples: nós idealizamos um Deus perfeito; se Ele é perfeito, não pode ser injusto; se Deus é justo, tudo o que nos acontece foi, de alguma maneira, merecido. Ou seja, atribuímos a culpa à vitima, para que Deus não seja privado de uma de suas características mais “conhecidas”: a perfeição.

• Percival disse: Inicialmente não tem o propósito de nos tornarmos pessoas melhores, não somos melhores (ou piores) que os outros por sofrer ou não.

Compreender como algo acontece não significa defender que tenha que ser assim. Não estamos falando em propósito, ok? Eu não defendo o sofrimento como um propósito porque não tenho conhecimento suficiente para tal, e não por considerar essa hipótese impossível. Eu evito especular, tanto do lado ateu, quanto do religioso. A verdade me interessa, sempre me interessou, e eu não posso tentar encontrá-la carregando meus próprios preconceitos. Livrar-se das certezas é o passo número um, e a certeza que eu tenho, neste momento, é que não compreendo o funcionamento kármico tanto quanto eu gostaria.

Percival disse: Mas quando o sofrimento é vivenciado é mais fácil de se aprender com o mesmo. No final você conseguiu entender onde quero chegar.

Acho que falamos a mesma coisa mas com uma abordagem diferente. Como teísta, eu preciso considerar possibilidades que não existem no seu horizonte ateu, e essa é, talvez, a única diferença entre seu argumento e o meu.

• Sinceramente? Aquela foto está muito boa para ser de 1963. Acho que se trata de um outro caso, embora, na prática, não faça a menor diferença para o meu argumento.

sybok disse: Criaturo de Deus, não é uma questão de se apresentar, é somente uma questão de que ele poderia ter feito as coisas de um modo diferente.
    Se Deus se apresentasse ao mundo e explicasse o problema de certas coisas, talvez fosse possível evitar determinados genocídios, por exemplo.

politicos vivem criticando o modelo atual, alcançando esse poder , passam a defende-lo como sendo a mais pura necessidade para o bem comum.
    Criticar sem apresentar um modelo mais racional, não acrescenta muita coisa.
    Se deus desejasse continuar manifestando a sua unica vontade, por que ele teria criado uma ignorância irracional (raça humana) em si mesmo ?
    Quando se possui uma unica Razão qual o sentido de dividi-la e continuar impondo a ela uma autoridade que ja se possuía ?
    se "Deus é tudo" Porque diabos Deus continuaria atuando nas suas menores consciências se ele mesmo desejou diminuir uma parte da sua própria consciência majoritária, ao nivel da ignorância absoluta da sua própria fonte, pela lógica bastaria ele Continuar Sendo uma "única Razão existente" ou seja o principio anterior da não criação.
    Como ja comentei talvez seja essa a parte que a maioria dos ateus tendem aceitar: "Deus após dividir uma parte da Sua maior consciência, criando infinitas micro-consciências irracionais e desconhecedoras da sua própria Razão Deus, dotadas com uma divina e devida ignorância absoluta, tornaram se livres causadoras de ações aleatórias, as reações dessas ações causaram as reações em forma de sentimentos prazerosos ou não, um "guia infalível"para conduzir gerenciando futuros desejos na escolhas de ações futuras, dessa forma a irracionalidade da ignorância absoluta possibilitaram a aleatoriedade de ações espontâneas criando assim a:

"Lógica redundante na formação do ser "eu"

principio: ignorância absoluta da dividade do "eu" racional, gerou a livre escolha das ações aleatórias, que gerou sentimentos prazeirósos ou não, que passaram a decidir as suas escolhas de decisões futuras, este é o "eterno" processo redundante que molda a personalidade do ser "eu".
    o que diferencia e discrimina os "niveis de consciências desiguais na razão Deus" personalizando assim os infinitos seres, e´exatamente o inicio cronológico deste processo redundante na formação do ser "eu".
    A justiça Divina na formação deste processo do ser "eu" constitui-se exatamente na igualdade da ignorância absoluta na irracionalidade das livres ações aleatórias para todos os seres viventes no momento exato do seu principio.
    Com o tempo a ferramenta do processo redundante na formação do ser"eu", naturalmente com ajuda dos sentimentos, permitem o ser"eu" adquirir um maior nivel da Razão Deus, quando chega no estagio humano da racionalidade conseguirá reconhecer-se tambem como sendo uma das infinitas outras menores Razão Deus, Tornando se assim responsável por todos os outros niveis de consciências que estejam abaixo do seu nivel na sua maior razão alcançada,sejam elas já possuidoras da racionalidade ou não, ou seja esta é a parte que os ateus tendem aceitar Deus ao dividir-se criando razões menores de consciências, deu a elas uma ferramenta (processo redundante e aleatório na formação do ser "eu") capaz de torna-las "deuses de si mesmas" e tambem das consciências menores ao seu nivel atual,ou seja capacidade para adquirirem sozinhas uma maior Razão Deus.
    É por isso que Jesus disse : "sois deuses" por isso ame a Deus e o próximo como se fosse voces mesmos,
    É assim que existe uma democrática e justa escalas de consciências:
    células-plantas-bactérias-animais-raça humana (entenda que esta ultima representa seres que ja se reconheceram distintos de outras vidas ou razões.).
    Dentro desta infinidade de razões, Deus "SEM INTERFERIR" permite a lei do karma coletivo uma inteiração "Auto Suficiente" entre elas, num processo automático de dependência mutua, para atingirem um só objetivo do bem comum e universal, somente possível com aquisição de um Maior nivel da Consciência Deus.

sinto logo existo!
  • ReidReid Membro
    bons posts ayya :)
    Post edited by Reid on
  • Reid disse: bons posts ayya

Obrigado, Reid.

• sybok disse: Essa imagem é impressionante.

Não é?

Será que alguém vai alegar que é fraude? Em breve saberemos...

sybok disse: A pergunta que não quer calar:
    Deus não poderia simplesmente dizer a garotinha: "Hei, cuidado, é melhor não ir nessa direção, tem um homem malvado ali."?
    1) não podemos afirmar que isto de alguma forma alheia ao nosso conhecimento não aconteça com milhões de pessoas, através da intuição,de mães, anjos, espiritos, ou amigos e até de desconhecidos.
    Voce lembra do integrante dos "mamonas assassinas" antes do avião cair ele apareceu na tv falando que havia sonhado que o avião tinha caido e morrido todo mundo ? pois é de alguma forma ele foi avisado, assim como tantos outros tambem foram, a questão é porque uns são poupados e outros não.
    Acredito que quando não necessitamos passar por tal situação nosso anjo nos segura com as duas mãos, mas quando precisamos ele nos empurra tambem com as duas, mãos.
    2) talvez esta questão ainda esteja no patamar das coisas inesplicaveis protegidas por Deus
    3)Deus poderia ter pulado a etapa de milhões de anos de aprendizado da evolução,como Adão teriamos nascido adultos, assim teria nos poupado de muito sofrimento em compensassão teria tambem nos privado dos prazeres proporcionado pelo prazer de aprendermos a nos livrarmos da ignorância herdada com o direito das livres escolhas. Então como Adão ficariamos deprimidos e Deus teria que rever seu projeto feito com um "costela sobrando".
    4) voce ja pensou que a decisão de ir por ali foi dela e não de Deus ?
    sybok disse:Perceba que nada disso impede o livre-arbítrio, nem a capacidade do homem estar dividido de Deus.

imagine Deus como sendo a mãe da garotinha, não coma isso faz mal,não faça isso, faça aquilo, não faça do seu jeito que esta errado, faça do meu que eu ja sei que vai dar certo, "não vai por ali", vá por aqui.
    Voce acha que podemos querer viver a nossa vida e a dos outros ao mesmo tempo ?
    Como digo sempre obrigado Sr, pela minha ignorância pois prefiro ter o prazer de acertar e errar com ela , do que acertar sempre usando o cérebro do outros.
    Consigo sobreviver com os meus erros , mas errar usando o cérebro dos outros isto para mim dói muito.

Resumindo conforme expliquei ao Marcio:
    No sistema a formação do ser, teve o seu principio (causa) na ações voluntarias aleatórias, que reagiram em formas de sentimentos prazeirosos ou não que passaram a estimular a livre escolha da vontade por um ou outro, criando assim uma especie de Guia para a justa formação da menor razão do ser "eu".
    A partir disso a maior Razão Deus, passou não mais INTERFERIR no relacionamento das suas menores razões humanas.
    Deixando que as mais velhas tomem conta das mais novas, é isto que pode justificar o problema da falta da Maior Razão Deus, pois só delega poderes quem tem conhecimento de causa.

obs.Conheço um ateu que possui um site onde inventa estorinhas exatamente igual a essa só que a menininha dele brincava no parquinho, assim ele cria um deus irracional para justificar a descrença dele e perceba que para um ateu "criar" um deus , mesmo que irracional não deixa de ser uma grande ironia ateia.

sds
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Engraçado, agora que você falou eu também fiquei achando.

Essa imagem é impressionante.

a foto do monge? acho q o original era preto e branco, dai pegaram e digitalizaram e coloriram ela se não me engano
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: ja li no AT a profecia feita pelos anjos do sr. ao abraão que sua idosa esposa sara lhe daria um filho, o que se confirmou depois.
    Uma profecia sobre um homem que nem sabemos se existiu e que se confirma no próprio livro em que foi feita? Ridículo...
    CRIATURO disse:
    deixei bem claro que a minha intenção é afirmar ser possível a existência de um Deus Racional, nunca tive a pretensão de provar a existência divina.
    Bem, o deus que você descreve não é racional. O que você faz é tentar inventar um deus que não entre em conflito com a bosta de realidade em que vivemos. Você tenta inventar um deus limitado pela nossa limitadíssima racionalidade. Você tenta limitar uma entidade infinita aos limites da sua compreensão.

Post edited by Fernando_Silva on
    Percival disse: Eu postei a Bíblia para você se lembrar de não julgar as pessoas como anda fazendo.

me desculpe!
    Percival disse: im, sempre fui um bom menino, comportado e obediente. Não quer acreditar, não estou legislando em causa própria ou acha que quem é ateu foi rebelde na infância também? Voltando a me julgar novamente, esquecento de que Matheus diz.

Não é isso, se voce perguntar ao diabo se ele é bom, ele dirá que sim e ainda te dará milhões de razões para confirmar isso, porque na pratica todos nós acreditamos na nossa bondade e sempre duvidaremos da bondade dos outros.
    Vamos fazer um teste que comprovara isso:
    Considerando que Deus existe e fez o mundo que vivemos exatamente jeito que ele é, qual seria o seu conceito de Deus ?
    A) Bom
    B) cruel, tirano,irracional,pior que o homem, sádico
    c) prefiro não me comprometer
    Percival disse: sybok disse:
    Hipoteticamente falando, Deus poderia até ser um sádico se divertindo conosco, como uma criança arrancando patas em insetos.

Ou simplesmente meteu o pé do mundo quando o terminou.

Quando Deus criou o processo da formação do "eu" elementar deu eles todas as condições para manterem suas vidas, crescendo e aprendendo a cuidar uns dos outros,no processo da auto evolução, ainda deixou-os amparados com o "guia" dos sentimentos (prazer x sofrimento) reagindo conforme a "vontade" das suas "livres" ações.
    Tambem poderia simplesmente não te-los criados ou então mante-los robotizados impondo sua vontade e maior razão o que daria na mesma, então consumada a criação, "não mais interferiu de forma direta nela", então SENHORES onde é que a vida de Deus, a sua liberdade se tornou injusta ? ou Sadica ?
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Voce lembra do integrante dos "mamonas assassinas" antes do avião cair ele apareceu na tv falando que havia sonhado que o avião tinha caido e morrido todo mundo ? pois é de alguma forma ele foi avisado, assim como tantos outros tambem foram, a questão é porque uns são poupados e outros não.
    Errado. O que acontece é que todo mundo faz piadas sobre a possibilidade de alguma desgraça acontecer e às vezes acontece mesmo, só que as pessoas só lembram das poucas vezes em que aconteceu e não de todas as outras em que nada aconteceu.
    Fernando_Silva disse: Errado. O que acontece é que todo mundo faz piadas sobre a possibilidade de alguma desgraça acontecer e às vezes acontece mesmo, só que as pessoas só lembram das poucas vezes em que aconteceu e não de todas as outras em que nada aconteceu.
    bom dia! para voce tambem!
    Aêh! fica dificil né Fernando?
    Previsão certa é pura probabilidade ou simples coincidência.
    previsão errada é a lógica racional

pensando assim os ateus estarão sempre "certos"

Um advogado do diabo diria que ele derrubou o avião só para provar que Deus existe, pois a sua função é condenar a vitima e inocentar culpados.
    sinto logo existo!
  • a ironia da vida:
    se todos fossem felizes, todos seriam bons.
    mas para todos serem felizes é necessário todos serem bons!
    então ser feliz é ser bom ?
    ou ser bom é ser feliz ?
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Compreender como algo acontece não significa defender que tenha que ser assim. Não estamos falando em propósito, ok? Eu não defendo o sofrimento como um propósito porque não tenho conhecimento suficiente para tal, e não por considerar essa hipótese impossível. Eu evito especular, tanto do lado ateu, quanto do religioso. A verdade me interessa, sempre me interessou, e eu não posso tentar encontrá-la carregando meus próprios preconceitos. Livrar-se das certezas é o passo número um, e a certeza que eu tenho, neste momento, é que não compreendo o funcionamento kármico tanto quanto eu gostaria.

Não acho que seja karma, todos nós passamos por dificuldades seja elas impostas por diversos fatores. Estamos sucetíveis a doenças, trágédias o tempo todo. Viver é um risco.

Ayyavazhi disse: Acho que falamos a mesma coisa mas com uma abordagem diferente. Como teísta, eu preciso considerar possibilidades que não existem no seu horizonte ateu, e essa é, talvez, a única diferença entre seu argumento e o meu.

De certa forma sim, até porque você pegou somente uma parte do texto e eu não tinha certeza se você tinha lido o conteúdo todo do mesmo.

Ayyavazhi disse: Observe que ele está sentado, imóvel e impassível, enquanto as chamas o consomem. Penso que aí temos um exemplo de 100% de controle sobre a dor física. Mas, repetindo, isso não serve de parâmetro para ninguém.

Olha, nós somos capazes de fazer coisas imagináveis (dentro de nossos parâmetros): conheço casos de pessoas que adoram se auto mutilar e a visão de dor para essas pessoas parece diferente do que nós comumente temos. Provavelmente é uma mente muito treinada para chegar a esse patamar, isso só me arrepia.
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: Não é isso, se voce perguntar ao diabo se ele é bom, ele dirá que sim e ainda te dará milhões de razões para confirmar isso, porque na pratica todos nós acreditamos na nossa bondade e sempre duvidaremos da bondade dos outros.

Estou falando de uma maneira geral, não dei trabalho para minha mãe quando a questão de educação. Todos nós temos desvios que são corrigidos durante a vida. Isso não significa nada, todos passam por mesmas etapas na vida, faz parte do aprendizado. E está novamente a me julgar.
    CRIATURO disse: Vamos fazer um teste que comprovara isso:
    Considerando que Deus existe e fez o mundo que vivemos exatamente jeito que ele é, qual seria o seu conceito de Deus ?
    A) Bom
    cruel, tirano,irracional,pior que o homem, sádico
    c) prefiro não me comprometer

O problema não é Deus (que não existe) e sim com seus criadores e seguidores (humanos).

Conclusão, você pode tirar qualquer coisa. Mas vai estar novamente julgando as pessoas, coisa que na Bíblia isso é condenado.
    CRIATURO disse: Quando Deus criou o processo da formação do "eu" elementar deu eles todas as condições para manterem suas vidas, crescendo e aprendendo a cuidar uns dos outros,no processo da auto evolução, ainda deixou-os amparados com o "guia" dos sentimentos (prazer x sofrimento) reagindo conforme a "vontade" das suas "livres" ações.
    Tambem poderia simplesmente não te-los criados ou então mante-los robotizados impondo sua vontade e maior razão o que daria na mesma, então consumada a criação, "não mais interferiu de forma direta nela", então SENHORES onde é que a vida de Deus, a sua liberdade se tornou injusta ? ou Sadica ?

Se ele foi embora, o que temos aqui são especulações feitas por seres humanos de como ele seria.
    Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: ja li no AT a profecia feita pelos anjos do sr. ao abraão que sua idosa esposa sara lhe daria um filho, o que se confirmou depois.

Uma profecia sobre um homem que nem sabemos se existiu e que se confirma no próprio livro em que foi feita? Ridículo...

Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Voce lembra do integrante dos "mamonas assassinas" antes do avião cair ele apareceu na tv falando que havia sonhado que o avião tinha caido e morrido todo mundo ? pois é de alguma forma ele foi avisado, assim como tantos outros tambem foram, a questão é porque uns são poupados e outros não.

Errado. O que acontece é que todo mundo faz piadas sobre a possibilidade de alguma desgraça acontecer e às vezes acontece mesmo, só que as pessoas só lembram das poucas vezes em que aconteceu e não de todas as outras em que nada aconteceu.

Isso aí. O AT só trata das coisas supostamente previstas pelos profetas, e as que não foram? Provavelmente foram descartadas. O que os profetas faziam mais era especular.

― Winston Churchill

Ayyavazhi disse: Em minha quase humilde opinião, chega a ser infantil toda essa discussão acerca da divindade, posto que nossa abstração é tão útil para nos fornecer uma compreensão de Deus quanto os olhos de um cego lhe são úteis para a compreensão de uma cor.

ok! Então todas crianças são bem vindas a participarem, vamos crescer juntos, os mais maduros devem ajudar os mais novos.
    Jesus: "Deixai vim a mim as criancinhas, porque são delas o reino dos céus."
    Então vamos lá:
    tenho duvidas quanto a esse respeito, alegar ignorância não é desculpas para desistências definitivas, alem do mais se voce como teista considera que somos uma parte de Deus, então isto significa que afinal não estamos assim tão longe dele.

Na pratica tudo é uma questão de "EGO"
    O processo do desapego é uma eternidade.
    Dificilmente descartamos um das nossas razões para abrir espaço no nosso ego para adotarmos a razão alheia.
    Tendemos desmoraliza-la só para continuarmos justificando a manutenção da nossa razão.

sinto logo existo!
  • sybok disse: Você está certo nas colocações que faz, mas não percebe que elas NÃO tem como explicar tudo e que, por exemplo, o problema do mal, ultrapassa essas questões.
    É possível explicar PARTE do sofrimento e PARTE da existência do mal, mas não é possível explicar toda forma de sofrimento, nem todo tipo de mal.

Concordo! E reconheço isso! E admito precisar da ajuda de voces para mostrar onde é que a minha teoria não consegue justificar a necessidade existente do sofrimento ? Onde é que a minha teoria do "Processo redundante na formação do ser "eu" é incoerente ? Mas gostaria de pedir por uma maior objetividade de voces, ao invés de criticas genéricas, postem "exatamente"onde minhas palavras se tornaram contraditórias, como ja houve casos em que eu agradeci, por isso.
    Acredito que evitará mal entendidos do disse não disse! Falei joão entenderam feijão!
    sybok disse: Isso leva a outro problema, sem poder explicar completamente o sofrimento e o mal no mundo, fica dificil querer tecer conceitos sobre moralidade divina.
    Considerando a eternidade o estadoo sentimento em se encontra o espirito ,não passa de uma fração do tempo, em outras palavras ainda nos falta o sentido que nos conduz do inferno ao céu em 1 segundo e vice versa.
    A imagem do monge pegando fogo pode ser uma evidencia disso.
    Ja comentei com Marcio.... (se puder leia os comentarios dirigidos a ele e reveja os dirigidos a voce, pois andei fazendo revisões)... que Antes da criação humana, não havia os conceitos humanos de perfeição, maldade, bondade na Razão Deus.

Argumentar que os sentimentos do prazer e do sofrimento são necessários a criação e manutenção da vida, apenas tenta justificar a possibilidade de Um Deus Racional, isso não é o mesmo que afirmar que Deus é bom ou mal, nem perfeito nem imperfeito, nem que ele controla "diretamente" sua criação. Ironicamente é essa autonomia humana em ações e reações que é a causa dos nossos sentimentos bons e ruis.
    Se Deus concede a liberdade da autonomia é um omisso sadico e cruel.
    Se Deus robotiza é um ditador carente e irracional.
    Se intromete-se nos nossos sentimentos causa injustiças.
    sybok disse: A conclusão logica aqui é:
    Não temos como descrever Deus moralmente.

Ele é Deu e não uma moral humana.
    sybok disse: Não sabemos as razões de suas escolhas.
    Mas sabemos que ele nos criou e nos deus livres escolhas (pelo menos é oque defende minha teoria)

sybok disse: A mente humana quer saber e quer explicar, e nós até conseguimos entender e explicar algumas coisas, mas existe um limite.
    Talvez entender o sentido da criação das nossas vidas, ainda esteja dentro destes limites ?
    A graça de não conhecermos os nossos limites é que estaremos sempre tentando, este trabalho alimentara nossa alma eternamente.

sybok disse: Dai você cai em armadilhas como essa de tentar dizer que Deus coloca outras pessoas para sofrer, para que você e eu possamos aprender com o sofrimento alheio...Esse é um ponto onde você, a meu ver, tentou explicar o que não tem explicação.
    Concordo! Vou rever este conceito.
    Ainda bem que ele também te deu este discernimento para iluminar outras vidas.
    sinto logo existo!
  • Eu costumo não dar atenção a detratores, mas, já que você insiste tanto em se dirigir a mim, vamos lá..
    CRIATURO disse: ok! Então todas crianças são bem vindas a participarem, vamos crescer juntos, os mais maduros devem ajudar os mais novos.

Não, não devem. Isso é conversa de espírita.

CRIATURO disse: tenho duvidas quanto a esse respeito, alegar ignorância não é desculpas para desistências definitivas, alem do mais se voce como teista considera que somos uma parte de Deus, então isto significa que afinal não estamos assim tão longe dele.

Você sempre fala na lagarta e na borboleta, e vou usar sua própria analogia para explicar isso.

Se a lagarta, ciente de seu potencial para o vôo, se lançar de um penhasco, ela vai se esborrachar lá embaixo, porque ainda não é uma borboleta. Eu tenho consciência do que eu sou e do que posso ser, e por isso mesmo não me iludo com realidades potenciais. Trabalho para que as coisas aconteçam, sem a inútil precipitação de cometer suicídio intelectual. Não há, aí, nada definitivo, muito menos desistência.

Entenda uma coisa: o que você chama de teoria, eu chamo de fardo. Suas teorias tentando explicar como e porque Deus fez o que fez, se tornam cada vez mais complexas, se apoderando lentamente de seu intelecto. Cada vez que uma nova questão surge, essa teoria se expande, ou recebe um enxerto, para conter e explicar o novo desafio. Num circulo vicioso, quanto mais você a alimenta, mais ela lhe parece lógica, viável, plausível. Perceba que sua explicação para a “intuição”, como se um ser superior, quem sabe o próprio Deus, lhe soprasse as respostas no ouvido, em nada diferem das revelações que justificam todas as outras religiões. É tudo uma e a mesma coisa. Não estou negando que a intuição existe, e que possa ser uma ferramenta importante para o aprendizado, mas a intuição não pode ser confundida com onisciência. Existe um limite para ela e, quando esse limite é ultrapassado, é certo que estamos à mercê da infinita capacidade criativa da mente. Carregar um fardo como esse restringe o seu potencial, diminui a sua marcha. Encha uma mochila com pedras e tente caminhar com elas.

CRIATURO disse: Na pratica tudo é uma questão de "EGO"
    O processo do desapego é uma eternidade.

Tenho sérias e sinceras dúvidas sobre o que você sabe a respeito de “EGO”, mas esse é um dos raros momentos em que concordo com você. E se o desapego é assim tão difícil (novamente concordo), tenha certeza que alimentar ilusões não vai tornar essa tarefa mais fácil.

CRIATURO disse: Dificilmente descartamos um das nossas razões para abrir espaço no nosso ego para adotarmos a razão alheia.
    Tendemos desmoraliza-la só para continuarmos justificando a manutenção da nossa razão.

Isso é uma autocrítica? Essa carapuça não me serve. Já venci esta barreira muitos anos atrás. Quem busca a verdade não pode se agarrar a idéias prontas e, mais perigoso do que não saber nada, é saber um pouco. Quem acha que já encontrou, pára de procurar.

Para encerrar toda essa conversa: NENHUM ser humano conhece os propósitos de Deus, e nisso eu incluo as mentes mais brilhantes e as almas mais evoluídas que já passaram por este planeta. Portanto, quando você diz “Deus quis, Deus tentou, Deus desejava” você está exercitando sua criatividade no lugar errado, como aquela ponte que liga nada a coisa nenhuma.

• Percival disse: Se ele foi embora, o que temos aqui são especulações feitas por seres humanos de como ele seria.

Especulação é o primeiro passo para sairmos da inercia da ignorância absoluta.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Especulação é o primeiro passo para sairmos da inercia da ignorância absoluta.

Especulação é viver por conceitos que não condizem com a realidade.

― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.