Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Tenho esse hábito. Tento reduzir o tamanho do post, não repetindo tudo o que já foi lido antes, e, também, para enfatizar o trecho que pretendo responder.
É nisso que acredito: treinamento. Em um simples programa de calouros, vemos pessoas fazendo coisas inacreditáveis, imagine um monge que passou a vida inteira desenvolvendo a meditação, a concentração, entre outras práticas...
Entendo, mas se pegar o trecho que eu postei era a mensagem que eu queria passar era exatamente sua explanação. Tanto que frisei sua ultima colocação grifando-a.
Também acredito que haja mentes como vou assim dizer mais adaptadas a ter tal condição. Não descarto o treinamento, mas como conhecimento tem gente que assimila mais que outras.
― Winston Churchill
religiões e filosofias orientais se fala bastante em equilíbrio, controle mental, emocional e físico, é algo possível sim em diferentes níveis e obviamente que ha pessoas com muito mais facilidade que outras para isso.
Voce quis dizer: Se a lagarta,"DEFICIENTE" de seu potencial para o vôo, se lançar de um penhasco, ela vai se esborrachar lá embaixo,
Voce gostaria de ter nascido orfão?
Ta com a xicara transbordando ?
Suicidio intelectual:
a)perda da razão pela pretensão de ter achado a resposta
b)caminho mais facil da desistência por ter assumido uma suposta limitação
Sim eu acredito que a evolução seja possível, ou então :
Estarei criando inutilmente o monstro da lógica que irá devorar o meu intelecto! oóh! E agora quem podera me salvar ? O chapolin Amarelo , sim não contavam com a minha astucia! he..he..he..he..he.....não leve a mal....isso... foi só para quebrar o gelo, eu entendi o seu recado, de fato o brilho da convicção pode acabar me cegando.
Fique tranquilo que sou volátil....com a mesmo tempo que me apego , tambem desapego.
Quando foi que eu disse que tinha certeza da minha razão ?
Que a minha teorias estavam 100% certas, que não necessita de revisões de conceitos ?
E agora ? Ainda não estou preparado para ser crucificado, mas será que corro esse risco de existirem alguns fariseus reencarnados em 2012 ?
Voce acha que Jesus deveria ficar calado concordando a soberba hipócrita dos fariseus.
Voce conhece a tática dos religiosos, eles atacam o deus dos outros para angariar prosélitos.
Ateus também adotaram essa pratica ridicularizam deus e a razão dos outros para terem como justificarem a razão deles.
Eu diria que o problema do "EGO" esta presente e enraizado em todas as razões humanas.
"Se tudo é Deus" o limite é ele , neste caso voce tem razão, alem dele não conseguiremos ir, mas eu acredito na possibilidade de uma aproximação maior acrescentando uma Maior Razão Deus.
Não seria a "criatividade" aproximar o homem ao seu "criador" ?
Olha se existissem vários Criaturos idênticos, isso evidenciaria a inexistência divina, porque ninguém merece! né?
mas, Em todo um universo não existe outro ser "eu", que seja idêntico a mim, então não tenho a modéstia de não dizer que eu sou uma "exclusividade divina"
Então me ajude, tornando-as irracionais para mim.
sem nenhuma consciência sem existências
afinal de contas! Quem é o ateu aqui eu ou voce ?
Não entendi.
Não vejo como. Ter consciência do que somos e do que PODEMOS SER, implica um caminho a ser seguido, coisas a aprender, portanto...
Conhecer as limitações é um passo importante. Eu não posso tentar me superar se nem tenho consciência de que sou limitado. Essa sim, é a verdadeira xícara transbordando, que não pode receber o novo. Se eu não conheço meus limites, serei escravo deles para sempre.
Eu não estava falando de evolução e esse, com certeza, será outro assunto polêmico, se surgir por aqui. Por enquanto, estou me atendo a coisas bem mais inacessíveis que a simples compreensão de nossa jornada espiritual através da existência. Em outras palavras: não tente trazer Deus para o alcance do seu raciocínio lógico.
O brilho da convicção pode cegar qualquer pessoa. É um risco que corremos e, por isso mesmo, exige maiores cuidados. Quanto às razões... Os atos são mais eloquentes do que as palavras. Você pode dizer mil vezes que não tem 100% de certeza, ou que suas teorias não são a expressão da verdade, mas se aferra a essas teorias e as defende como um leão defenderia seu território. Mesmo sem pronunciar qualquer palavra, o recado do leão é muito claro.
Eu não sei do que você está falando. Fariseu, para mim, é só uma palavra feia, e não me diz nada. Nunca perdi meu tempo lendo esse livro e sairemos do canal de comunicação se você o utilizar comigo.
Sem querer ser antipático, eu não acho que os ateus precisem ridicularizar o pensamento religioso se o próprio religioso já faz isso tão bem. O pensamento religioso é menos racional do que você acredita e, sem o devido cuidado, perde sua última gota de credibilidade e respeitabilidade. Você se aborreceu, certa vez, quando eu disse que os cristãos comprometiam a imagem do Cristo, mas eu falei sério, mesmo que possa ter acrescentado algum sarcasmo ao comentário.
Quando eu tento anular e desacreditar as ideias crentes que aparecem por aqui, estou defendendo a mim mesmo, uma vez que não é pouco o estrago que tais ideias causam à condição teísta. Por extensão, presto um serviço à própria causa, vez que ofereço uma tênue possibilidade de que Deus possa ver visto desvinculado de qualquer religião.
Não se trata de ir além Dele. Nós nem sabemos o que Ele é. Você faz uma mistura esquisita entre religião, intuição, teorias próprias, conceitos bíblicos, ciência, e sabe-se lá o que mais. Essa miscelânea pode até criar uma atmosfera de complexidade e conferir originalidade às suas ideias, mas elas não estarão mais próximas da realidade apenas por serem complexas e originais. Olhe com atenção para esta expressão: “Maior Razão Deus”. O que significa isso? Antes de responder, use a sua intuição e tente descobrir se a razão humana pode aferir a razão divina.
Vamos supor e apenas supor que Cristo tenha realmente dito as tais palavras “Conhecerás a verdade, e ela vos libertará”. Neste caso, não é difícil inferir que o conhecimento liberta e a única liberdade de que precisamos é o abandono da ilusão em que vivemos. Livres da ilusão, livres do ego, ainda nos perceberíamos afastados de Deus? Esse afastamento é real?
Eu não posso fazer isso, mas, se eu pudesse, lhe diria: Pare de tentar racionalizar.
Porque a sua razão contradiz o pouco que eu aprendi. Procuro manter-me disponível para ideias novas, nem aceitando-as, nem rejeitando-as, o que seria, nos dois casos, uma demonstração de preconceito. O que não é novo pode até ser revisitado mas, em algum momento, esse escrutínio terá que se exaurir. Não podemos passar uma eternidade apostando no que não deu certo. Eu não digo que esse conhecimento é inacessível apenas por confiar em minha própria intuição, mas, também, por ver essa idéia ser corroborada pelos ensinamentos de... digamos... pessoas cuja opinião eu respeito. (E opinião não tem nada a ver com isso).
Eu não estou procurando um limite. Eu disse que é necessário conhecê-los, principalmente se buscamos a superação. Não conheço nenhum limite eterno. Tenho minha “crença” de que todos eles são temporários, como a lagarta que, enquanto lagarta, não pode voar.
Eu não tenho a mais mínima dúvida de que as palavras de Cristo são verdadeiras. Resta apenas saber que palavras são essas. Eu não sei o que foi que Ele disse; não há nenhum registro confiável que nos traga Seus ensinamentos através dos séculos. De qualquer forma, seja o que for que Ele tenha dito, não vejo como isso possa nos ajudar a conhecer os propósitos da existência ou as intenções de Deus, que foi o alvo do meu comentário.
Apelei? Não percebo. E quando foi que eu disse que suas palavras são mentirosas? Mentira não tem nada a ver com isso, salvo num contexto mais sutil, se estivéssemos tratando do Ego (coisa que eu não me atrevo).
O problema da existência pode ser apresentado para um ateu, não para um teísta convicto. O problema único para mim é o Deus racional. Minha capacidade retórica talvez não seja tão boa para esmiuçar essa questão como deveria, mas vou tentar.
A razão que você emprega é a razão humana, mesmo que turbinada por doses cavalares de intuição e reflexão. Não existe qualquer possibilidade de que a razão divina, seja lá o que for isso, seja alcançada pela ínfima razão humana. Tentar criar um Deus lógico preencheria apenas os anseios de quem o criou, pois nem a lógica humana é igual para todos. E mesmo que houvesse um consenso nessa razão humana, ainda seria apenas um recurso intelectual nosso, restrito ao nosso limitado alcance cognitivo. Deus pode ser qualquer coisa que, nem em nossos sonhos mais férteis, conseguiríamos conceber.
É você e sua mente que encontram essas respostas e elas lhe parecem incrivelmente viáveis. Claro, perceba, a mente que está referendando a ideia é a mesma mente onde a ideia nasceu. É como usar a bíblia para provar a bíblia, uma constante religiosa. A mente tem um poder incrível, Criaturo. É só olhar a imagem do monge pegando fogo para ter um vislumbre do que ela é capaz de fazer. Você pode ser arrebatado por um sentimento de profunda “conexão” e ter sua certeza pessoal de que esse conhecimento lhe foi inspirado por um ser superior, mas o mais provável é que seja apenas sua mente, experimentando e criando.
A fé é um direito seu. Até a criação de respostas e explicações para o que não pode ser explicado, é um direito seu. Mas, se você quer a minha opinião, você já a tem.
Não posso ficar surpreso. Para ele, eu sou isso mesmo. O mais engraçado, e irônico, é que ele aprova as suas idéias, mas critica as minhas, sem dar importância à semelhança entre elas. Não importa se a idéia é coerente, importa o grau de afinidade.
A religião deve ser vista como as sandálias havaianas: “Recuse imitações! Exija as originais!”
Já conversei com muitos espíritas e também pensava assim. Hoje, vejo que esse potencial é uma condição particular, que não deve ser atribuída a uma coletividade. Espiritismo é uma religião e religião, todas elas, são limitantes. Concordo que eles estão um ou dois passos a frente dos demais cristãos, mas, a lógica de qualquer passo é que se dê o próximo. Como eu disse ao Criaturo, quem acha que já encontrou, pára de procurar.
Sei o quanto a lógica pode ser prejudicial se não soubermos lidar com ela. Luto contra isso há tempos, quando percebi que o maior obstáculo para a compreensão de conceitos, digamos, sutis, era minha mente lógica e racional. Resta saber se o problema dele é esse mesmo.
O espiritismo tem coisas muito boas. O problema é eles aceitarem como verdade tudo o que é transmitido do outro lado. Se a premissa principal for essa, perde-se uma importante ferramenta de escrutínio, que é o próprio discernimento. O discernimento não nos dará todas as respostas, mas pode atuar como um filtro razoável em meio a essa profusão de ensinamentos.
Sua sugestão pode fazer uma grande diferença...
Sobre o potencial, até ler sua resposta, eu mantenho o que disse antes. Quanto a ele ser esclarecido, bem, vocês conversam por MP; vou aceitar que você tenha mais conhecimento de causa para avaliar, do que eu.
Disse que todos somos crianças crescendo juntas onde os mais velhos devem ajudar o mais novos. voce disse : Que não devem!
Seus pais, espiritualmente falando são seus irmãos mais velhos crescendo junto com voce.
Não temos consciência plena de onde viemos nem para onde estamos indo,um viajante nascido depois do tempo,como uma consciência despertada dentro de uma realidade ja existente, inconscientes despertando dentro de um Consciente.
Afirmar o contrario cairia no patamar de querer explicar as coisas "inesplicaveis".
Perfeito.
Concordo com o Judas, o post foi excelente. O exemplo das fotos nos oferece uma gama de possibilidades. Não seria precipitado dizer que cada religião escolheu sua foto e passou a existir em função dessa imagem, que muito pouco serviria para nos colocar em contato com a realidade, mesmo que fosse a foto certa. Mas você foi mais além e nos mostrou que a condição humana (leia-se, religião) é pior que isso, pois desenhamos em um papel em branco qualquer coisa que nossa imaginação sugerir e tomamos aquilo por verdadeiro. Novamente: Perfeito!
Já que me tornei o teísta mais antipático do fórum, vou dar minha sugestão aos religiosos: larguem suas fotos e ocupem-se em abrir a porta. Jamais terei a pretensão de dizer que já abri minha porta, mas, talvez, eu tenha dado uma olhadinha pelo buraco da fechadura. Ou foi só um sonho...
Homem, se não temos consciência plena nem de quem somos e para onde vamos, como seria possível conhecermos os propósitos divinos?
NadaSei... Você sabe pra caramba.
Neste particular, nem eu nem você oferecemos uma refutação (talvez os ateus). Também vejo assim. Se eu rejeitasse uma possibilidade apenas porque ela me parece cruel, não poderia repetir tantas vezes que a “verdade não precisa ser agradável para ser verdadeira”.
Minha bronca maior não é com a questão do sofrimento ou da – ainda questionável – bondade divina. Sou inclinado a acreditar que Deus é bom, sem bater o martelo, até porque, por mais odioso que possa parecer aos colegas ateus, nossa ignorância não pode ser descartada como a explicação final para todo esse drama. Até concordei com uma teoria proposta pelo Lisandro, que defendeu inteligentemente a idéia de um Deus bom. Isso não sabemos, e não me sinto na obrigação de ser advogado de Deus.
Essas conjecturas podemos fazer, cientes de que poderemos errar. Mas não consigo ver racionalidade em uma frase que começa com “Deus quis...”.
Conhecer a realidade é diferente de iludir-se achando que sabe
através da experiência própria podemos reconhecer "algumas"limitações e especular outras, pois a razão humana absoluta não é possível.
Devo continuar vendo Deus irracionalmente ? ou tentar enxerga-lo abrindo mão do meu consciente humano?
Faz parte do meu ser defender aquilo que considero certo, quando percebo que a razão dou outro pode completar a minha , eu evoluo.
Quando percebo que a razão do outro é maior e incompatível com a minha, eu dou uma "bica" na minha e adoto a dele.
contudo este processo de aprendizado na "pratica" é uma eternidade.
Calma!
Se nunca leu, então de onde tirou estes conceitos?
Eu retribui a sua analogia, voce me acusou de cair no mesmo erro dos que profetas biblicos que acreditavam conversar com Deus, conhecendo assim os seus desígnios, lembrou agora?
pois eu devolvi a analogia no mesmo termo: Como Jesus eu apresentei uma explicação que contraria a visão de muitos teístas e ateístas, então perguntei se iriam me "crucificar" por isso ?
Voce não esta sendo antipático, pelo contrario esta sendo muito simpatico aos ateus!
Disvirtuar virtudes me aborrecem,mas esse tradicional argumento ateu, da biblia ser um tiro no pé, não me aborrece, eu até concordo em partes (AT).
Se pudéssemos voltar espontaneamente ao passado, dentro da nossa razão conseguiríamos ver que parte do nossos aborrecimentos, não foram causados pela falta de razão dos outros e sim da nossa, em se deixar escravizar pelo ego.
parabens! voce é mais um feliz Deísta!
Voce pode me ajudar evidenciando onde a minha teoria falha:
[/b] Processo da lógica redundante na formação inicial do ser"eu"
1) Deus é o todo
2) a razão humana é uma fração variavel dele
3) os sentimentos são alimentos eternos da razão humana e causa da sua variação
4)a ignorância absoluta inicial na formação do"eu" é que permite a livre escolha das "ações" em que "reagem" aos sentimentos usados como um "guia" na formação de uma personalidade individualizada.
5) A formação dos inicial do ser"Eu" começa na composição de estruturas fisicas mais simples, passando por todos os reinos mineral, vegetal , animal, humano, rumo ao inalcansavel Deus.
Criatividade é tambem importante para obtenção do conhecimento.
Sim de fato o conhecimento liberta da ignorância, mas defendo que a eternidade desta ultima seja necessaria a manutenção da individualização da razão do ser"eu".
O afastamento divino não é real, pois somos uma fração dele se "Deus é tudo" é tambem a menor razão humana.
Sim! voce me deu a luz! Eu quero ser igual a um rato que morrerá em dois anos e segue sua vida tranquilamente sem essas preocupações que eu tenho.
A razão que me faz existir é a mesma que me consome ?
Voce esta tentando perder a sua razão?
Voce pode até ter sua razão ,mas para provar isso terá, que perde-la ? (eu costumo dizer isso a ateus que acreditam literalmente na completa perda da consciência.)
Mas se voce acha que apenas irá trocar de razão, não perderá sua identidade ? e o limite da ignorância eterna que separa o homem da razão (desígnios "protegidos" por Deus) ?
Quem é ou foi o seu cristo ? Como teve o conhecimento dele?
sugere que minhas teorias são falsas ou equivocadas
Voce ta insinuando que os ateus são os unicos com a razão.
toda mente teista cria um Deus próprio embora parecidos conforme suas limitações , são todos diferente entre si, todos teista é um esquizofrênico em potencial ?
voce sugere que a perda razão ,liberta da racionalidade que escraviza a verdade de que estamos ao lado de Deus ?
menos ....menos...!
M eu amigo, porque falar até papagaio fala,mas praticar ai complica um pouquinho , né?
Sim, algumas vezes me vejo contradizendo minha própria lógica, o sentido do raciocinio é muito traiçoeiro, dependendo da visão e da referencia que voce parte, não sabe se esta indo ao seu favor ou vindo na contramão das suas idéias.
sinto não ser compreendido, por isso me torno repetitivo teimando me fazer ser entendido,mas de fato as vezes sinto me falando um idioma ainda desconhecido, deve se problema da minha "dicção"! e tambem de alguns ouvidos "entupidos".
mas a verdade é que: "quem fala de mais acaba falando besteira", se voce se der ao trablaho de rever os posts endereçados a voce percebera que costumo reeditar alguma coisa com mais calma.
ok, voce chamou a minha atenção sobre isso, vou refletir revendo conceitos em breve postarei post sobre essa importante questão.
seu comentario lembrou Jó se defendendo dos seus amigos que o acusavam de ter cometido pecados , justificava ele que sofria uma doença, inocentemente e que Deus era o culpado pelo seu sofrimento:
"Voces querem defender Deus falando mentiras".........
Devo reconhecer que fui, mas esta questão ainda vai dar pano para manga, doa o ego que doer, inclusive o meu...he..he...he....
Digamos que questões inteligentes adubam meus pontos de interrogações.
Sempre lanço idéias na esperança de ser questionado com lógica, quando isto acontece fico feliz.
Gostei!
um garotinho na fila do cinema querendo contar o final do filme!
Deslumbrar um futuro promissor agrada muito o meu ser, mas entender o que eu estou fazendo aqui, por enquanto é minha prioridade.
sou curiosos por natureza passarei a eternidade me ocupando em conhecer todas as fotos, pois se deus tambem as colocou ali devem ser tambem necessarias, como voce ja disse precisamos de mais de uma refencia para ampliar o discernimento.
sim crianças brincando de mine deuses desenvolvendo suas "criatividades"
Se eu sentir prazer de ver o intelecto crescer, ótimo!
Na verdade acredito que perceberei o limite quando a minha razão começar a me direcionar no sentido do ateismo, pois ai seguirei o seu conselho e trocarei a lógica pela foto da realidade vistas que foram não desenhada por mim.
Ja percebi que fora de mim existem outras realidades que fogem aos sentidos e ao raciocinio humano.
para o seu"eu" A realidade que existe é a realidade que voce consegue sintonizar, como um receptor mergulhado em um universo de imagens,consegue captar somente uma , ignorando todas as outras.
A diferença que este receptor humano é equipado com "auto-ajuste" de fabrica, assim com o tempo vão começando a "sentir" novas vibrações em suas antenas e automaticamente vão se ajustando até conseguirem captar imagens de uma nova realidade.
acredito na possibilidade de ser um espirito eterno e muito velhaco, sinto tambem que é o meu cérebro que me limita, muitas vezes me vejo patolando e isto me irrita, porque burrice machuca o ego, mas entendo que Deus não pode dar asas a cobras, quando voce vive a realidade dos sonhos, enquanto esta lá tudo parece lógico, quando volta para a realidade consciente, tudo parece perder o sentido e voce só consegue enxergar como reais e lógicas as que o seu"eu" inconsciente conseguiu "marcar" no seu "eu" consciente.
ou seja verdades que sairam do mundo do inconsciente e estão afetando racionalmente o seu mundo consciente, seriam esta as mensagens do alem consciente, prevendo, guiando , esclarecendo, educando.
saber como viver e não o porque de vivermos?
sds
Concordo muito com essa parte. Se você parar para pensar na problemática do sofrimento e comparar com os textos bíblicos verá várias explicações do mesmo, todas contrariando a realidade.
― Winston Churchill
Concordo" mas por que razão voce trocou de avatar, seu estraga prazeres!
menos ....menos...!
M eu amigo, porque falar até papagaio fala,mas praticar ai complica um pouquinho , né?
Sim, algumas vezes me vejo contradizendo minha própria lógica, o sentido do raciocinio é muito traiçoeiro, dependendo da visão e da referencia que voce parte, não sabe se esta indo ao seu favor ou vindo na contramão das suas idéias.
sinto não ser compreendido, por isso me torno repetitivo teimando me fazer ser entendido,mas de fato as vezes sinto me falando um idioma ainda desconhecido, deve se problema da minha "dicção"! e tambem de alguns ouvidos "entupidos".
mas a verdade é que: "quem fala de mais acaba falando besteira", se voce se der ao trablaho de rever os posts endereçados a voce percebera que costumo reeditar alguma coisa com mais calma.
ok, voce chamou a minha atenção sobre isso, vou refletir revendo conceitos em breve postarei post sobre essa importante questão.
seu comentario lembrou Jó se defendendo dos seus amigos que o acusavam de ter cometido pecados , justificava ele que sofria uma doença, inocentemente e que Deus era o culpado pelo seu sofrimento:
"Voces querem defender Deus falando mentiras".........
Devo reconhecer que fui, mas esta questão ainda vai dar pano para manga, doa o ego que doer, inclusive o meu...he..he...he....
Digamos que questões inteligentes adubam meus pontos de interrogações.
Sempre lanço idéias na esperança de ser questionado com lógica, quando isto acontece fico feliz.
Gostei!
um garotinho na fila do cinema querendo contar o final do filme!
Deslumbrar um futuro promissor agrada muito o meu ser, mas entender o que eu estou fazendo aqui, por enquanto é minha prioridade.
sou curiosos por natureza passarei a eternidade me ocupando em conhecer todas as fotos, pois se deus tambem as colocou ali devem ser tambem necessarias, como voce ja disse precisamos de mais de uma refencia para ampliar o discernimento.
sim crianças brincando de mine deuses desenvolvendo suas "criatividades"
Se eu sentir prazer de ver o intelecto crescer, ótimo!
Na verdade acredito que perceberei o limite quando a minha razão começar a me direcionar no sentido do ateismo, pois ai seguirei o seu conselho e trocarei a lógica pela foto da realidade vistas que foram não desenhada por mim.
Ja percebi que fora de mim existem outras realidades que fogem aos sentidos e ao raciocinio humano.
para o seu"eu" A realidade que existe é a realidade que voce consegue sintonizar, como um receptor mergulhado em um universo de imagens,consegue captar somente uma , ignorando todas as outras.
A diferença que este receptor humano é equipado com "auto-ajuste" de fabrica, assim com o tempo vão começando a "sentir" novas vibrações em suas antenas e automaticamente vão se ajustando até conseguirem captar imagens de uma nova realidade.
acredito na possibilidade de ser um espirito eterno e muito velhaco, sinto tambem que é o meu cérebro que me limita, muitas vezes me vejo patolando e isto me irrita, porque burrice machuca o ego, mas entendo que Deus não pode dar asas a cobras, quando voce vive a realidade dos sonhos, enquanto esta lá tudo parece lógico, quando volta para a realidade consciente, tudo parece perder o sentido e voce só consegue enxergar como reais e lógicas as que o seu"eu" inconsciente conseguiu "marcar" no seu "eu" consciente.
ou seja verdades que sairam do mundo do inconsciente e estão afetando racionalmente o seu mundo consciente, seriam esta as mensagens do alem consciente, prevendo, guiando , esclarecendo, educando.
saber como viver e não o porque de vivermos?
sds
Você acha que criar esse monte de teorias equivale a abrir mão da consciência humana?
Então está explicado. Você nunca encontrou uma “razão maior do que a sua”.
Não estou nervoso.
O acúmulo de todas as minhas experiências, agregando ainda aquela parcela do conhecimento de terceiros, me permite ter certeza que a história de Moby Dick é uma ficção, mesmo que eu nunca a tenha lido.
Às vezes parece que você quer apenas isso: contrariar. Se você chama isso de busca da verdade, vá em frente; ninguém tem o direito de se meter em suas escolhas.
Sim, claro. Eu também já conheço essa sua teoria. Eu sou um bajulador dos ateus, um adulador que concorda com tudo para conquistar a simpatia dos donos da casa. Deve ter sido a sua intuição que lhe mostrou essa grande verdade. A mesma intuição que lhe diz como Deus pensa e age.
Mas essa sua intuição poderosa não foi capaz de lhe mostrar o mais óbvio. Você não conseguiu (e nem vai conseguir) fazer a simples consideração de que eu estou aqui há muito mais tempo que você; que eu, talvez, já tenha defendido minhas idéias ao limite da exaustão, nos primeiros anos em que aqui cheguei; que eu já tive brigas ferrenhas com ateus que hoje são meus amigos, e com outros que nunca deixaram de me detestar; que fiz isso sozinho, pois não havia um NadaSei para me ajudar com sua artilharia pesada; e que, talvez por tudo isso, depois de diversas situações que sua fértil intuição não conseguirá lhe mostrar, eu tenha desistido de uma atitude infrutífera.
Sua intuição também não é capaz de lhe dizer que, o fato de eu ser teísta, não me obriga a concordar com as idéias muitas vezes lamentáveis que surgem nas mentes religiosas. O único elo comum, a crença em Deus, não me torna igual a ninguém, não me faz membro de um clube fechado, onde tenho que seguir regras e estatutos. Sua infalível intuição não consegue lhe mostrar que talvez eu possa estar sendo sincero ao dizer que o pensamento ateu é mil vezes mais coerente e racional do que as crendices religiosas, sem que, necessariamente, isso seja um sinal de bajulação. Sua intuição lhe sugere que eu deva concordar com você, para não receber a pecha de puxa-saco dos ateus, mas ela se esquece de lhe mostrar que, se isso fosse verdade, eu não teria apoiado com tanto entusiasmo o estouvado NadaSei, que chegou aqui chamando todo mundo para a arena. Ora, se fossem verdadeiras as leviandades que você me atribui, eu teria nessa ocasião uma ótima oportunidade para fazer média com os donos da casa, que caíram em cima dele como uma matilha sedenta de sangue. Recebi-o eufórico, contrariando os anfitriões e, se você não se lembra, fui alvo de gozações até da sua parte, quando me chamava de “fã do NadaSei”. Escolha um lado, posicione-se. Ora diz que eu sou um puxa-saco dos ateus, ora me acusa de bajular um teísta. Contraditório, como tudo que é seu.
E nem sei porque perco meu tempo lhe dando essas explicações. Continue com suas ofensas, elas são o seu melhor argumento. Mas saiba que me mandar “virar homem” é uma bravata fácil demais de se fazer atrás de um teclado, e não acrescenta nada à sua pretensa coragem.
Você pode até saber tudo sobre Deus, mas, asseguro-lhe, não sabe nada sobre mim.
É fácil dizer onde ela falha, procure saber onde ela começa.