Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1161719212252

Comentários

• salgueiro disse: Sem filtros Ayya,

Ok. Vou te responder à noite, quando eu estiver com mais tempo.

Saiba, desde já, que não quero ser ofensivo e que palavras escritas são mais traiçoeiras que uma conversa olho no olho. A gente não consegue ver a emoção e intenção de quem escreve. Vou ser um pouco incisivo, mas veja isso como uma oportunidade de examinar o que você já conhece (ou acredita conhecer) sob outra perspectiva. Se eu exagerar, me avise...

• CRIATURO disse: preciso desenvolver esta habilidade, infelizmente ainda possuo um ego bastante egoísta

É um pouco mais complicado do que o ego é 'egoísta'. Ele é o mecanismo da resposta rápida do raciocínio superficial próximo ao desejo imediato ligado aos instintos, inclusive o da sobrevivëncia.

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: Fico imaginando o que o pobre hamster deve ter feito, para merecer morrer esmagado pelo Criaturo... Será que ele era o abominável hamster comedor de criancinhas?

bom ja nesta vida ele ja andou tirando sangue do dedo de muita gente, em outras pode ter sido outro tipo de animal e ter aleijado ou devorado muitos outros seres, alem disso é notório a existência de de diferentes personalidades em uma mesma raça de animal, uns mais dócil e outros mais agressivos sendo a própria vida encarregada de promover os necessários ajustes de personalidades visando o bem comum, o qual voce rejeitam como objetivo principal da existencia, apegando se mais ao ego.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: Saiba, desde já, que não quero ser ofensivo e que palavras escritas são mais traiçoeiras que uma conversa olho no olho. A gente não consegue ver a emoção e intenção de quem escreve. Vou ser um pouco incisivo, mas veja isso como uma oportunidade de examinar o que você já conhece (ou acredita conhecer) sob outra perspectiva. Se eu exagerar, me avise...

Empatia lembra ?

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueirosalgueiro Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: beleza! bem que poderia compartilhar suas experiência,mas poderia ser por MP, sou todo ouvidos e sei respeitar a privacidade alheia.

Não leve a mal minhas palavras Criaturo mas boa parte das experiëncias estão ligadas a minha vida pessoal e eu tenho limites rígidos a exposição virtual, não te conheço. Aqui no fórum já expus uma delas, ficou conhecida como a xícara voadora, rs.

Post edited by salgueiro on
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Marcio disse: Eu não acho que a ignorância foi criada por algum deus, ela foi auto determinada. O melhor ator é aquele que, no palco, se esquece completamente da realidade e passa a viver a ilusão plenamente. A melhor encenação é aquela onde não se sabe que se esta encenando.
    Captou?

Eu mesmo não poderia ter descrevido a teoria da auto formação do ser "eu" com tanta propriedade!
    Deus é o autor que determinou a uma parte da sua menor consciência a ignorância total de si mesmo.
    Transformando-se em um ator humano totalmente livre da sua maior consciência divina,podendo livremente interpretar e escolher infinitas personalidades do ser "eu" não Deus.
    Marcio disse: CRIATURO disse: existe uma grande diferença a dele diz que a sub-rotina ego é necessária a proteção do homem e não deve ser eliminada para manter a individualização.

Manter o indivíduo atuando, manter a ilusão. O ego é um guardião.
    Marcio disse: Veja que esse cenário não foi-nos necessariamente imposto por algum tirano, mas pode ter sido apenas fruto de uma escolha coletiva, uma opção por possibilidades desafiadoras em vez do tédio da eterna existência onde todos são quase iguais em um cenário vazio de opções

sim ignorância, o mal, o ego não são imposições tiranas e sim infinitas possibilidades interpretando o ser "eu", por isso não podem ser anuladas e sim eternamente modificadas.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: sybok disse: Já questionei "possibilidades" como a de mundos diversos onde esquecemos nossa verdadeira essência para "jogar jogos", numa realidade virtual imersiva realista.
    Em algum momento deveríamos encerrar o jogo e fazer outra coisa, não acha?

Sim, jogar outro jogo, num outro cenário com outras possibilidades, outras sensações, etc.

vocês estão falando de reencarnação, né ?
    Marcio disse: sybok disse: Mas a verdade é que a escravidão do ego se tornou insuportável demais, tanto que viver sem vida, enclausurado, em celibato, jejum, etc, é menos insuportável do que viver a vida comum.
    A recompensa também parece boa Márcio.

Talvez você esteja enjoado do jogo e queira trocar de cenário.

duro é descobrir que decidiu ser infeliz em meio ao "paraíso", porem enquanto existir egos, enxergar o paraíso fica muito difícil.
    E se o ego for eterno, para ele o paraíso torna-se inalcançável.
    Pois ser humano é ser um eterno resmungão.
    Marcio disse: CRIATURO disse: Marcio disse: Imagine agora que você seja uma consciência à parte disso, existindo de uma forma que não pode ser atingida por nada. Então você se mescla com uma máquina dessas e numa espécie de simbiose podem interagir num mundo real de possibilidades imensas.Sua máquina atual é destruída, você volta à ser apenas uma consciência "flutuante" até habitar de novo outra máquina geradora de sensações maravilhosas.
    Um dia o universo se extinguirá, as possibilidades se findarão. Outro cenário de outras possibilidades se montará para o deleite das consciências. E assim, e assim, e assim ...

perfeito!
    Já desconfiava que você era um ateu espírita!

Gostou? Eu que inventei!
    Ah! Eu não acredito na mola mestra do espiritismo chamada de evolução espiritual. É um "rolo" que não resolve certas questões lógicas.

pode até, não acreditar na evolução das consciências ou da lei da reação guiando para o bem comum, mas que sua teoria descreve perfeitamente a reencarnação em diversos mundo vivenciando infinito seres, ah é perfeito!
    sinto logo existo!
    sybok disse: CRIATURO disse:
    não esta confundindo obrigação humana, imposição divina com o desejo do seu ego ?

Como já te expliquei Criaturo, uma vez visto o ego, sabemos distinguir entre a mão e o pé.
    Seu questionamento só faz sentido pra você, porque você tenta "imaginar" sobre fatos que desconhece.

na boa! primeiro disse que viver em sociedade não passa de uma ilusão do ego, mas optando pelo celibato, vida monástica, enclausurado, isolado tabem assumiu-se insatisfeito a ponto de desistir.
    sybok disse:: e tão desesperançoso que não tinha mais "forças" para "ser" eu mesmo e dizia a Deus para fazer o que quisesse, que a vida não me interessava mais e eu não queria estar aqui.
    Ta difícil você conseguir agradar seu ego, heim ?
    como ja disse enquanto existir egos, o paraíso torna-se impossível, mas para mim é isso que da graça em se viver.
    sybok disse: Mas fatos não deixam de ser fatos e passam a ser "teorias", só por você desconhecer tais fatos.
    Fatos são fatos, independente de quem os observa ou deixa de observar.

enquanto tais fatos não puderem ser vivenciados "da mesma forma"por todos continuará sendo apenas uma teoria sua e de quem "acredita" ter vivenciado algo semelhante.
    sybok disse: Nem por isso vou chamar as descrições que um astrônomo faz sobre o planeta, de "teoria", nem vou tentar refutar suas descrições, com questionamentos puramente "imaginados", a cerca de algo que eu nunca vi.
    isso chama-se fé na ciência dos outros, por exemplo exsitem tambem os "crentes da ciência", se um médico te receitar um veneno dizendo que é um ótimo remédio que irá resolver seus problemas de saúde, fatalmente voce terá fé de que:
    Ele é possui esta ciência ja comprovada, acreditará no conhecimento dele então tomará o remédio e morrerá vitima da fé provocada pela própria ignorância.
    amenizando este exemplo extremo, de certa forma é isso que acontece com a exploração de remédio no pais, melhor dizendo dos crentes hipocondríacos induzidos pela ciência dos outros ao vicio do consumo desnecessário de remédios.
    No Brasil existem três farmácias por esquina , não perde nem para a quantidades de pizzarias.

sybok disse: E mais importante Criaturo, não tentaria igualar minha imaginação as observações dele, muito menos pensar que são "superiores", só por que minha logica pura estranha a descrição de tais fatos.

pelo contrario eu afirmo que minhas ideias são apenas teorias especulativas, é voce quem esta afirmando não possuir teorias apenas verdades ja observadas.
    sybok disse: A mente prega peças Criaturo, sem que você se baseie em FATOS, estará fadado a construir castelos de cartas com seus raciocínios, que não chegam nem perto da verdade.
    Pior, ajudam a te cegar a verdade e a te afastar dela.

é mais o ego mente é um vento que pode soprar para os dois lados
    sybok disse: E aqui mesmo no fórum temos o Ayya que também vê a mesma coisa...

esquizofrenia compartilhada pode ser considerada uma realidade ?
    Desculpe-me este ceticismo todo, deve ser a convivência, ou então o meu ego resolveu brincar de ateu.
    sybok disse:
    Só se agora você for "imaginar" hipóteses de alucinação coletiva.
    agora ja foi!

sybok disse: Quem ouve sobre o que falamos, mas não olha para onde apontamos. Quem não olha, não pode mesmo ver a mesma coisa e pode "imaginar" uma infinidade de outras.

entre querer e poder existe uma grande limitação, voce pensa que instalar uma chave off ego é uma tarefa fácil ? entre dormir e continuar acordado imaginando coisas eu prefiro continuar acordado isso literalmente. Tenho dificuldade em perder os sentidos.

sybok disse: Você continua ai inutilmente discutindo sobre o dedo, sem em nenhum momento ver de fato para o que ele aponta.
    Se tivesse visto, não teria feito tal pergunta.

da um desconto para o meu ego brincando de ateu ? a maldade dele não passa de um ilusão e até pode esta fazendo uma boa ação tentando diminuir um pouco o seu ego da verdade resumida a duas opções.
    sybok disse: Você não só não entendeu a analogia feita na passagem, como mudou as palavras para tirar dali uma interpretação "espirita" descabida, como se fosse algum tipo de menção a reencarnação.
    não mudei não, amigão!
    apresentei a versão biblia on line, que diz entrar na "vida" no sentido de nascer cego ou aleijado na terra, mas a sua versão apresenta outro sentido de entrar cego ou aleijado no céu, só para poder discordar da possibilidade da reencarnação e o carma espírita.
    cada um tenta puxar a sardinha para o seu ego poder se alimentar.
    sybok disse:
    Exatamente, por isso não devemos nos pautar na imaginação pura e sim nos FATOS.
    A realidade manifesta ao nosso redor é que deve ser determinante, não nossas especulações puramente imaginativas.

voce não esta querendo defender a realidade manifestada externamente a todos e sim pode estar querendo defender fatos observados apenas pela sua imaginação interior.
    sybok disse: CRIATURO disse: como conseguiu esta proeza ?

Não dando azas a "imaginação".

ha...ha..ha..ha..ha...crianças tambem usam essa técnica de auto defesa.
    Quero saber qual foi o Red Bull
    Existem chaves off-egos virtuais e físicas eu acho que você andou usando esta ultima.
    para com isso véio, que o bagulho ta forte!

sinto logo existo!
    Ayyavazhi disse:
    Você não é um cara sério. Você não valoriza e não merece o esforço que os colegas fazem para responder seus questionamentos. Faz chacota com o que não compreende, critica o que nunca viu, responde irresponsavelmente questões que foram explicadas exaustivamente, sem sequer se dar ao trabalho de ler antes de responder.
    costumo falar coisas sérias brincando.
    e voce é um ingrato, deveria me agradecer por estar questionando a veracidade e a solidez das suas experiências.
    Pensei que brincando de ateu das crenças alheias, eu poderia estar contribuindo com uma maior humildade para o ego delas ,mas parece que no seu caso minhas divergências serviram apenas como alimento pró teoria do ego.
    Mas talvez voce tenha razão eu andei pegando muito pesado como ter afirmado que não devemos eliminar o ego arbitrariamente, sabendo que voces defendem é a arbitrariedade divina impondo o ego no ser humano, tipo uma sacanagem, né ?

Ayyavazhi disse: Eu o respeitaria mais se você simplesmente não compreendesse ou não aceitasse o que estamos lhe dizendo. Mas você insiste em querer ensinar algo que ainda nem aprendeu.

cara! o seu ego ainda não aprendeu respeitar as limitações de outros egos, só aprendeu a valorizar egos semelhantes ao seu?
    Se espera reconhecimento da sua razão, vai debater apenas com monges, mestres e afins aposto que eles te darão a devida razão, eu não passo de um egozinho ignorante metido e muito mal, especializado em contrariar os egos alheios.
    voce tem razão é muito difícil conseguir libertar de ilusões que alimentam e enchem de prazer o nosso ego.
    Ayyavazhi disse: Fala em humildade o tempo todo, mas se atreve a tentar corrigir um cara como o Sybok, que pratica (com seriedade!) a meditação há anos e teve contato com realidades que você nem sonha existir.
    O Sybok é um cara bastante racional,culto e educado e sabe puxar orelhas com bastante sutileza, em fim conto como equilibrio emocional e a maturidade que lhes são peculiares para tolerar esse meu ego mesquinho, arrogante,brincalhão,especulador em fim dando vida a todos essa personalidades ilusórias que conseguiram te irritar ao ponto da sinceridade.
    Mas engana-se !eu aprendo com você dois ,por um novo ângulo conceito ja enraizados por mim de uma forma mais tradicional, tipo caridade e bem comum e principalmente qual o sentido da vida..
    Ayyavazhi disse: Você não é um forista, na acepção da palavra, e não é alguém que quer aprender. Você é um ego dos mais soberbos que já conheci, que acredita ter vindo ao mundo para ensinar, mesmo que seu discurso seja outro.

Voce tem razão reconheço que tenho um ego muito mal especializado em provocar o ego alheios.
    Talvez eu tenha vindo só para ensinar os outros a praticarem a tolerância,mas vejo que no seu caso eu falhei miseravelmente.
    quanto aprender embora não demonstre eu aprendendo sim, e sou grato a todos voces ,mas nesta fase da discussão eu estou me limitando a especular a solidez das convicções alheias.
    gostaria de poder ter deixado os agradecimento para as considerações finais .
    Ayyavazhi disse: E como eu sei que estou perdendo meu tempo, pois não há ninguém aí para ler isto, vou encerrar por aqui
    de acordo com a sua visão, podem ter muitas personalidades ilusórias lendo.
    sinto logo existo!
  • Tenho minhas dúvidas se essa 'técnica de interrogatório' funciona Criaturo, rs.
  • Ayyavazhi disse: Marcio disse: Ele acabou com seu personagem, seu avatar, acordou para seu mundo real enfadonho. E agora percebeu que não pode impor a mesma desgraça aos outros "atores". Por isso se isola, se desconecta da máquina cerebral, retorna à caverna.

Você tem certeza que pode afirmar que o 'mundo real' é enfadonho?

NA MATRIX ERA ao ponto de um habitante do mundo real ter desejado voltar para infinitas possibilidades ilusórias da matrix eu acho que ele tomou a "azuzinha"
    Ayyavazhi disse: Se eu exagerar, me avise...

parece-me que eu ja fui avisado..uiiii
    salgueiro disse: CRIATURO disse: preciso desenvolver esta habilidade, infelizmente ainda possuo um ego bastante egoísta

sinto logo existo!
  • salgueiro disse: CRIATURO disse: preciso desenvolver esta habilidade, infelizmente ainda possuo um ego bastante egoísta

É um pouco mais complicado do que o ego é 'egoísta'. Ele é o mecanismo da resposta rápida do raciocínio superficial próximo ao desejo imediato ligado aos instintos, inclusive o da sobrevivëncia.

mas como voce colocou precisamos desenvolver a sensibilidade de sentir as necessidades e as limitações tambem dos outros, coisa que eu costumo desprezar, preciso mesmo de uns bons puxões de orelha.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Não leve a mal minhas palavras Criaturo mas boa parte das experiëncias estão ligadas a minha vida pessoal e eu tenho limites rígidos a exposição virtual, não te conheço. Aqui no fórum já expus uma delas, ficou conhecida como a xícara voadora, rs.

entendo e me perdoe ainda não aprendi controlar essa minha personalidade especulativa.
    sinto logo existo!
    salgueiro disse: Tenho minhas dúvidas se essa 'técnica de interrogatório' funciona Criaturo, rs.

quando aperta muito , espana!
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mas como voce colocou precisamos desenvolver a sensibilidade de sentir as necessidades e as limitações tambem dos outros, coisa que eu costumo desprezar, preciso mesmo de uns bons puxões de orelha.

Respira Criaturo, rs, eu usei a empatia como forma de me conhecer e para de se fazer de bobo, rs.

• CRIATURO disse: entendo e me perdoe ainda não aprendi controlar essa minha personalidade especulativa.

Tá perdoado, rs
  • É criaturo, mesmo eu não concordando com alguns de seus pensamentos, aplaudo suas tentativas de expor as suas ideias para a panela que se forma, na qual não aceitam nenhum tipo de explicação senão a delas.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Ayyavazhi disse: Um mestre de verdade (existem milhões de falsos mestres) nunca lhe dirá algo que você não precisa aprender. Se ele lhe deu uma resposta, é porque você estava pronto para ela.

Hum! Pronto para outro jogo?

Ayyavazhi disse: Você só pode fazer tal julgamento se souber quais são as outras possibilidades; aquelas que lhe aguardam 'depois' da ilusão.

Não foi isso que pensei. Não há o "depois da ilusão", pode haver o "sem a ilusão". Isso significa retornar à caverna.

Ayyavazhi disse: Você tem certeza que pode afirmar que o 'mundo real' é enfadonho?

Posso afirmar baseado no fato de que, se não fosse enfadonho não seria necessário o cenário de ilusões.
    Ayyavazhi disse: Você inverteu o mito da caverna e esse exercício mental nunca poderá enfraquecer o ensinamento que nos foi transmitido por Platão.

A inversão foi proposital, talvez Platão tenha interpretado às avessas o insight da caverna.
    Os irmãos Wachowski colocaram isso superficialmente no seu filme. O casulo é a caverna, as sombras são fornecidas pela máquina que está na realidade pura.

Ayyavazhi disse: Eu percebo o que você está fazendo há muito tempo, e isso apenas aumenta meu respeito por sua inteligência. Continue a fazê-lo e correrá um grande risco de chegar onde não estava planejando.

Obrigado! Eu lhe respeito também!
    E você percebeu também que estamos jogando? Inevitavelmente jogando?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • sybok disse: A Xícara voadora?

Pois é, a coisa só sossegou depois que o Zangari entrou no fórum e contou sobre a tampa do bule que voou, rs, como ele é parapsicólogo ... rs
  • sybok disse: O que eu Ego do Sybok relatei a Salgueiro, foi que eu Ego não sou detido somente durante a pratica meditativa, o fervor religioso ou a entrega de mim mesmo (eu Ego) a algo maior, tem resultado semelhante.

ah! agora sim! entendi melhor sua colocação! E fico feliz por voce ter relevado minhas especulações maldosas instigando o seu ego!
    Cara eu sou muito cri-cri, tanto que se eu fosse dois um de nós com certeza abandonaria o outro.
    Mas pensando bem eu acho que voce pode mesmo ter razão, eu era um ser dual, mas o meu ego é tão chato que o meu eu verdadeiro, "picou a mula" e só restou o ego.
    isto me fez lembrar de uma historia : "Era uma vez um ateu no meio do nada" onde o eu verdadeiro inicia um conversa com o ego".
    mas agora voltando atenção para os nossos egos, ok entendi que existe duas opções para controlar o ego, a pratica meditativa e a contemplativa,mas neste caso vejo que a vida social "ilusória" interpretada pelos nossos egos também possui a função de despertar o eu verdadeiro, no caso mais especifico ao da EMPATIA técnica desenvolvida pela Salgueiro na pratica da caridade de se colocar no lugar dos egos ainda não muito bem aceitos por ela, apenas com a intenção de conseguir entender a necessidade do outro e aprender a ama-los como são, ou de acordo com a sua visão , aprendendo respeitar a ilusão deles.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: EMPATIA técnica desenvolvida pela Salgueiro na pratica da caridade de se colocar no lugar dos egos ainda não muito bem aceitos por ela, apenas com a intenção de conseguir entender a necessidade do outro e aprender a ama-los como são

hahaha, que salada !! Empatia existe desde sempre, não foi desenvolvida por mim, na época nem poderia dar nome ao que fazia, foi sem caso pensado que usei algo que tinha 'facilidade' em fazer, era uma potencialidade latente em mim.

Caridade nunca entrou nesse processo.

A necessidade era entender não aceitar, aceitar está ligado ao julgamento que é algo que se tem que desligar para possibilitar o entendimento.

Esse processo, o da empatia, a finalidade é entender não 'amar' ninguém.

• E Criaturo, pode parar de se fazer de bobo, rs.
  • salgueiro disse: E Criaturo, pode parar de se fazer de bobo, rs.

Por que você acha que ele está fingindo?

Sônia, querida, perdoe-me por não ter respondido ontem à noite, como prometi. Tive um dia cheio, trabalhei muito e prefiro estar com a cabeça tranquila para te responder. Tenha um pouco mais de paciência e logo estaremos trocando ideias. Desculpas e justificativas extensivas ao Marcio.

• Esse é o cara que vivia dizendo: "Seja homem, seja homem!"

É o mesmo cara que entende a mente de Deus, sabe o que Ele deseja, sabe do que Ele gosta ou deixa de gostar, conhece Seus desígnios, mas chama os outros de esquizofrênicos.

• CRIATURO disse: cara! o seu ego ainda não aprendeu respeitar as limitações de outros egos, só aprendeu a valorizar egos semelhantes ao seu? Se espera reconhecimento da sua razão, vai debater apenas com monges, mestres e afins aposto que eles te darão a devida razão, eu não passo de um egozinho ignorante metido e muito mal, especializado em contrariar os egos alheios. voce tem razão é muito difícil conseguir libertar de ilusões que alimentam e enchem de prazer o nosso ego.

Nesse pequeno parágrafo, de poucas linhas, você fala em ego seis vezes. No restante do post, que eu não quotei, a palavra aparece treze vezes. Não ouso contar todas as outras referências, somadas em cada postagem que trata do assunto. Deve chegar à casa dos milhares.

Nem eu, que dou muito valor ao assunto, suporto mais ler ou escrever sobre essa xaropada. Fico imaginando as pobres almas que estão acompanhando este arremedo de debate, como devem estar se sentindo. Esse é o resultado de sua participação ruidosa: exaurir nossa capacidade manter o interesse, a curiosidade e até a diversão (por que não?) no que deveria ser uma conversa legal.

Não, Criaturo, eu não espero reconhecimento de coisa alguma. Isso é só outra interpretação distorcida que você e seu simpatizante fazem por conta do julgamento apressado. Você não acreditaria se eu lhe contasse quais eram minhas expectativas para este debate. A oposição é esperada e até necessária em muitos casos. Mas espera-se, também, que seja uma oposição inteligente ou, na ausência desse atributo, pelo menos honesta. Um debate não deveria se caracterizar por uma das partes refutando o que nunca dissemos. É um saco responder a mesma coisa dez vezes para, na postagem seguinte, vê-la novamente ser tratada como novidade. É um saco maior ainda, constatar que seu único esforço, neste fórum, é apresentar os seus modelos imaginários como substitutos melhores às experiências pessoais dos outros; coisas que você não viu, não experimentou, jamais conheceu.

Não concordar é aceitável; achar que sabe de minhas experiências mais do que eu é idiotice. Soberba idiotice.

Para satisfazer sua grande farsa da humildade, eu vou aceitar que posso estar errado. Sim, é uma possibilidade. E você poderia descobrir (e demonstrar) esse erro fazendo uso do saudável hábito de examinar os argumentos oferecidos. Seu único esforço, como já dito, é criar imediatamente modelos e teorias bonitinhas e aceitáveis (para você, apenas) sem se deter por um instante e refletir. Se nós, eu e o Sybok, estivermos certos, você joga fora uma grande oportunidade de aprender, e faz papel de bobo com sua oposição infantil. Se estivermos errados, iremos descobrir no tempo certo, sem a valiosa colaboração de sua mente fértil e agitada.

De minha parte, não quero mais continuar esta conversa. Podemos trocar ideias sobre outros assuntos, em outros tópicos. Mas não gostaria, mesmo, de continuar neste debate. Estou devendo algumas respostas à Sônia e ao Marcio, e pretendo limitar minhas participações ao restrito espaço onde ela pode se desenvolver.

Nada do que eu disse, aqui, é real. Tudo o que eu, o Sybok, e todos os outros participantes argumentaram, pertencem apenas ao campo das ideias. É um funcionamento humano e restrito à consciência humana. Não existe fora desse funcionamento. É absolutamente impossível que os conceitos aqui abordados possam ser descritos ou compreendidos com as ferramentas disponíveis ao ser humano. Nós nunca dissemos que compreendemos a realidade; não há uma única postagem onde isso é dito. E não poderíamos, por essa simples lógica, explicar o que não sabemos. O que está ao nosso alcance é, como disse o Sybok, apontar o dedo em uma direção e deixar que vocês decidam se vão olhar ou não. O mais provável é que não olhem. Isso também faz parte do funcionamento.

Não vale a pena manter um debate com tão baixas expectativas, ainda reforçado pela sua necessidade de tagarelar irrefletidamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.