Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Ok. Vou te responder à noite, quando eu estiver com mais tempo.
Saiba, desde já, que não quero ser ofensivo e que palavras escritas são mais traiçoeiras que uma conversa olho no olho. A gente não consegue ver a emoção e intenção de quem escreve. Vou ser um pouco incisivo, mas veja isso como uma oportunidade de examinar o que você já conhece (ou acredita conhecer) sob outra perspectiva. Se eu exagerar, me avise...
É um pouco mais complicado do que o ego é 'egoísta'. Ele é o mecanismo da resposta rápida do raciocínio superficial próximo ao desejo imediato ligado aos instintos, inclusive o da sobrevivëncia.
bom ja nesta vida ele ja andou tirando sangue do dedo de muita gente, em outras pode ter sido outro tipo de animal e ter aleijado ou devorado muitos outros seres, alem disso é notório a existência de de diferentes personalidades em uma mesma raça de animal, uns mais dócil e outros mais agressivos sendo a própria vida encarregada de promover os necessários ajustes de personalidades visando o bem comum, o qual voce rejeitam como objetivo principal da existencia, apegando se mais ao ego.
sem nenhuma consciência sem existências
Empatia lembra ?
Não leve a mal minhas palavras Criaturo mas boa parte das experiëncias estão ligadas a minha vida pessoal e eu tenho limites rígidos a exposição virtual, não te conheço. Aqui no fórum já expus uma delas, ficou conhecida como a xícara voadora, rs.
Eu mesmo não poderia ter descrevido a teoria da auto formação do ser "eu" com tanta propriedade!
Deus é o autor que determinou a uma parte da sua menor consciência a ignorância total de si mesmo.
Transformando-se em um ator humano totalmente livre da sua maior consciência divina,podendo livremente interpretar e escolher infinitas personalidades do ser "eu" não Deus.
sim ignorância, o mal, o ego não são imposições tiranas e sim infinitas possibilidades interpretando o ser "eu", por isso não podem ser anuladas e sim eternamente modificadas.
vocês estão falando de reencarnação, né ?
duro é descobrir que decidiu ser infeliz em meio ao "paraíso", porem enquanto existir egos, enxergar o paraíso fica muito difícil.
E se o ego for eterno, para ele o paraíso torna-se inalcançável.
Pois ser humano é ser um eterno resmungão.
pode até, não acreditar na evolução das consciências ou da lei da reação guiando para o bem comum, mas que sua teoria descreve perfeitamente a reencarnação em diversos mundo vivenciando infinito seres, ah é perfeito!
na boa! primeiro disse que viver em sociedade não passa de uma ilusão do ego, mas optando pelo celibato, vida monástica, enclausurado, isolado tabem assumiu-se insatisfeito a ponto de desistir.
Ta difícil você conseguir agradar seu ego, heim ?
como ja disse enquanto existir egos, o paraíso torna-se impossível, mas para mim é isso que da graça em se viver.
enquanto tais fatos não puderem ser vivenciados "da mesma forma"por todos continuará sendo apenas uma teoria sua e de quem "acredita" ter vivenciado algo semelhante.
isso chama-se fé na ciência dos outros, por exemplo exsitem tambem os "crentes da ciência", se um médico te receitar um veneno dizendo que é um ótimo remédio que irá resolver seus problemas de saúde, fatalmente voce terá fé de que:
Ele é possui esta ciência ja comprovada, acreditará no conhecimento dele então tomará o remédio e morrerá vitima da fé provocada pela própria ignorância.
amenizando este exemplo extremo, de certa forma é isso que acontece com a exploração de remédio no pais, melhor dizendo dos crentes hipocondríacos induzidos pela ciência dos outros ao vicio do consumo desnecessário de remédios.
No Brasil existem três farmácias por esquina , não perde nem para a quantidades de pizzarias.
pelo contrario eu afirmo que minhas ideias são apenas teorias especulativas, é voce quem esta afirmando não possuir teorias apenas verdades ja observadas.
é mais o ego mente é um vento que pode soprar para os dois lados
esquizofrenia compartilhada pode ser considerada uma realidade ?
Desculpe-me este ceticismo todo, deve ser a convivência, ou então o meu ego resolveu brincar de ateu.
agora ja foi!
entre querer e poder existe uma grande limitação, voce pensa que instalar uma chave off ego é uma tarefa fácil ? entre dormir e continuar acordado imaginando coisas eu prefiro continuar acordado isso literalmente. Tenho dificuldade em perder os sentidos.
da um desconto para o meu ego brincando de ateu ? a maldade dele não passa de um ilusão e até pode esta fazendo uma boa ação tentando diminuir um pouco o seu ego da verdade resumida a duas opções.
não mudei não, amigão!
apresentei a versão biblia on line, que diz entrar na "vida" no sentido de nascer cego ou aleijado na terra, mas a sua versão apresenta outro sentido de entrar cego ou aleijado no céu, só para poder discordar da possibilidade da reencarnação e o carma espírita.
cada um tenta puxar a sardinha para o seu ego poder se alimentar.
voce não esta querendo defender a realidade manifestada externamente a todos e sim pode estar querendo defender fatos observados apenas pela sua imaginação interior.
ha...ha..ha..ha..ha...crianças tambem usam essa técnica de auto defesa.
Quero saber qual foi o Red Bull
Existem chaves off-egos virtuais e físicas eu acho que você andou usando esta ultima.
para com isso véio, que o bagulho ta forte!
e voce é um ingrato, deveria me agradecer por estar questionando a veracidade e a solidez das suas experiências.
Pensei que brincando de ateu das crenças alheias, eu poderia estar contribuindo com uma maior humildade para o ego delas ,mas parece que no seu caso minhas divergências serviram apenas como alimento pró teoria do ego.
Mas talvez voce tenha razão eu andei pegando muito pesado como ter afirmado que não devemos eliminar o ego arbitrariamente, sabendo que voces defendem é a arbitrariedade divina impondo o ego no ser humano, tipo uma sacanagem, né ?
cara! o seu ego ainda não aprendeu respeitar as limitações de outros egos, só aprendeu a valorizar egos semelhantes ao seu?
Se espera reconhecimento da sua razão, vai debater apenas com monges, mestres e afins aposto que eles te darão a devida razão, eu não passo de um egozinho ignorante metido e muito mal, especializado em contrariar os egos alheios.
voce tem razão é muito difícil conseguir libertar de ilusões que alimentam e enchem de prazer o nosso ego.
O Sybok é um cara bastante racional,culto e educado e sabe puxar orelhas com bastante sutileza, em fim conto como equilibrio emocional e a maturidade que lhes são peculiares para tolerar esse meu ego mesquinho, arrogante,brincalhão,especulador em fim dando vida a todos essa personalidades ilusórias que conseguiram te irritar ao ponto da sinceridade.
Mas engana-se !eu aprendo com você dois ,por um novo ângulo conceito ja enraizados por mim de uma forma mais tradicional, tipo caridade e bem comum e principalmente qual o sentido da vida..
Voce tem razão reconheço que tenho um ego muito mal especializado em provocar o ego alheios.
Talvez eu tenha vindo só para ensinar os outros a praticarem a tolerância,mas vejo que no seu caso eu falhei miseravelmente.
quanto aprender embora não demonstre eu aprendendo sim, e sou grato a todos voces ,mas nesta fase da discussão eu estou me limitando a especular a solidez das convicções alheias.
gostaria de poder ter deixado os agradecimento para as considerações finais .
de acordo com a sua visão, podem ter muitas personalidades ilusórias lendo.
NA MATRIX ERA ao ponto de um habitante do mundo real ter desejado voltar para infinitas possibilidades ilusórias da matrix eu acho que ele tomou a "azuzinha"
parece-me que eu ja fui avisado..uiiii
mas como voce colocou precisamos desenvolver a sensibilidade de sentir as necessidades e as limitações tambem dos outros, coisa que eu costumo desprezar, preciso mesmo de uns bons puxões de orelha.
entendo e me perdoe ainda não aprendi controlar essa minha personalidade especulativa.
quando aperta muito , espana!
Respira Criaturo, rs, eu usei a empatia como forma de me conhecer e para de se fazer de bobo, rs.
Tá perdoado, rs
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Hum! Pronto para outro jogo?
Não foi isso que pensei. Não há o "depois da ilusão", pode haver o "sem a ilusão". Isso significa retornar à caverna.
Posso afirmar baseado no fato de que, se não fosse enfadonho não seria necessário o cenário de ilusões.
A inversão foi proposital, talvez Platão tenha interpretado às avessas o insight da caverna.
Os irmãos Wachowski colocaram isso superficialmente no seu filme. O casulo é a caverna, as sombras são fornecidas pela máquina que está na realidade pura.
Obrigado! Eu lhe respeito também!
E você percebeu também que estamos jogando? Inevitavelmente jogando?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Pois é, a coisa só sossegou depois que o Zangari entrou no fórum e contou sobre a tampa do bule que voou, rs, como ele é parapsicólogo ... rs
ah! agora sim! entendi melhor sua colocação! E fico feliz por voce ter relevado minhas especulações maldosas instigando o seu ego!
Cara eu sou muito cri-cri, tanto que se eu fosse dois um de nós com certeza abandonaria o outro.
Mas pensando bem eu acho que voce pode mesmo ter razão, eu era um ser dual, mas o meu ego é tão chato que o meu eu verdadeiro, "picou a mula" e só restou o ego.
isto me fez lembrar de uma historia : "Era uma vez um ateu no meio do nada" onde o eu verdadeiro inicia um conversa com o ego".
mas agora voltando atenção para os nossos egos, ok entendi que existe duas opções para controlar o ego, a pratica meditativa e a contemplativa,mas neste caso vejo que a vida social "ilusória" interpretada pelos nossos egos também possui a função de despertar o eu verdadeiro, no caso mais especifico ao da EMPATIA técnica desenvolvida pela Salgueiro na pratica da caridade de se colocar no lugar dos egos ainda não muito bem aceitos por ela, apenas com a intenção de conseguir entender a necessidade do outro e aprender a ama-los como são, ou de acordo com a sua visão , aprendendo respeitar a ilusão deles.
hahaha, que salada !! Empatia existe desde sempre, não foi desenvolvida por mim, na época nem poderia dar nome ao que fazia, foi sem caso pensado que usei algo que tinha 'facilidade' em fazer, era uma potencialidade latente em mim.
Caridade nunca entrou nesse processo.
A necessidade era entender não aceitar, aceitar está ligado ao julgamento que é algo que se tem que desligar para possibilitar o entendimento.
Esse processo, o da empatia, a finalidade é entender não 'amar' ninguém.
Por que você acha que ele está fingindo?
Sônia, querida, perdoe-me por não ter respondido ontem à noite, como prometi. Tive um dia cheio, trabalhei muito e prefiro estar com a cabeça tranquila para te responder. Tenha um pouco mais de paciência e logo estaremos trocando ideias. Desculpas e justificativas extensivas ao Marcio.
Esse é o cara que vivia dizendo: "Seja homem, seja homem!"
É o mesmo cara que entende a mente de Deus, sabe o que Ele deseja, sabe do que Ele gosta ou deixa de gostar, conhece Seus desígnios, mas chama os outros de esquizofrênicos.
Nesse pequeno parágrafo, de poucas linhas, você fala em ego seis vezes. No restante do post, que eu não quotei, a palavra aparece treze vezes. Não ouso contar todas as outras referências, somadas em cada postagem que trata do assunto. Deve chegar à casa dos milhares.
Nem eu, que dou muito valor ao assunto, suporto mais ler ou escrever sobre essa xaropada. Fico imaginando as pobres almas que estão acompanhando este arremedo de debate, como devem estar se sentindo. Esse é o resultado de sua participação ruidosa: exaurir nossa capacidade manter o interesse, a curiosidade e até a diversão (por que não?) no que deveria ser uma conversa legal.
Não, Criaturo, eu não espero reconhecimento de coisa alguma. Isso é só outra interpretação distorcida que você e seu simpatizante fazem por conta do julgamento apressado. Você não acreditaria se eu lhe contasse quais eram minhas expectativas para este debate. A oposição é esperada e até necessária em muitos casos. Mas espera-se, também, que seja uma oposição inteligente ou, na ausência desse atributo, pelo menos honesta. Um debate não deveria se caracterizar por uma das partes refutando o que nunca dissemos. É um saco responder a mesma coisa dez vezes para, na postagem seguinte, vê-la novamente ser tratada como novidade. É um saco maior ainda, constatar que seu único esforço, neste fórum, é apresentar os seus modelos imaginários como substitutos melhores às experiências pessoais dos outros; coisas que você não viu, não experimentou, jamais conheceu.
Não concordar é aceitável; achar que sabe de minhas experiências mais do que eu é idiotice. Soberba idiotice.
Para satisfazer sua grande farsa da humildade, eu vou aceitar que posso estar errado. Sim, é uma possibilidade. E você poderia descobrir (e demonstrar) esse erro fazendo uso do saudável hábito de examinar os argumentos oferecidos. Seu único esforço, como já dito, é criar imediatamente modelos e teorias bonitinhas e aceitáveis (para você, apenas) sem se deter por um instante e refletir. Se nós, eu e o Sybok, estivermos certos, você joga fora uma grande oportunidade de aprender, e faz papel de bobo com sua oposição infantil. Se estivermos errados, iremos descobrir no tempo certo, sem a valiosa colaboração de sua mente fértil e agitada.
De minha parte, não quero mais continuar esta conversa. Podemos trocar ideias sobre outros assuntos, em outros tópicos. Mas não gostaria, mesmo, de continuar neste debate. Estou devendo algumas respostas à Sônia e ao Marcio, e pretendo limitar minhas participações ao restrito espaço onde ela pode se desenvolver.
Nada do que eu disse, aqui, é real. Tudo o que eu, o Sybok, e todos os outros participantes argumentaram, pertencem apenas ao campo das ideias. É um funcionamento humano e restrito à consciência humana. Não existe fora desse funcionamento. É absolutamente impossível que os conceitos aqui abordados possam ser descritos ou compreendidos com as ferramentas disponíveis ao ser humano. Nós nunca dissemos que compreendemos a realidade; não há uma única postagem onde isso é dito. E não poderíamos, por essa simples lógica, explicar o que não sabemos. O que está ao nosso alcance é, como disse o Sybok, apontar o dedo em uma direção e deixar que vocês decidam se vão olhar ou não. O mais provável é que não olhem. Isso também faz parte do funcionamento.
Não vale a pena manter um debate com tão baixas expectativas, ainda reforçado pela sua necessidade de tagarelar irrefletidamente.