Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Acredito que seja um tremendo gozador mas que nada tenha de 'lesado'
Ayya, esse é um papo desenvolvido há oito anos então não esquenta, rs.
agradeço,mas assim voce também ta queimando o meu ego mais ainda, na verdade voce ta se identificando com o meu ateismo da crenças dos outros...he.he.he.he.he
sem nenhuma consciência sem existências
Bem vindo ao clube, Ayya! Muitos de nós começaram a debater sério com o Criaturo, mas perceberam o erro e depois desistiram. De qualquer forma, acho interessante suas considerações sobre o ego, consciência e as escolhas como atos morais (se eu errei na interpretação, favor corrigir!).
afinal de contas quem esta sendo iludido aqui ..he...he..he..he..he
Voce não leu ou então não entendeu quando eu disse ao Ayya que eu estva bancando um "advogado"
então por que insiste em dizer que o ego é uma sacanagem divina imposta , e que o mal causado pela ignorância poderia ser menos imposto por deus ?
Tanto o ego quanto o mal são necessários a individualidade humana como eu defendo ou apenas uma imposição sacana de Deus como voce parece defender?
o problema é voce considerar este treino da vida machucando pessoas reais desnecessário, mais uma das sacanagens divinas
é por isso que pensei em trocar experiências neste sentido, se eu te contasse o que voou comigo, você não acreditaria!
se não foi voce então foi o AYYA quem disse que tanto faz ser uma freira ou um assassino que os dois eram apenas uma ilusão sendo interpretada pelo ego
ok! vamos supor que eu tenha virado um "mestre miojo lamen" capaz de meditar enquanto escrevo , então eu digo que neste exato momento consigo observar dentro de mim tres imagens com a minha cara (uiii, até eu me assustei agora)
uma negra, outra verde e a ultima branca.
então eu "percebi" que a negra é minha alma má, a verde a minha alma do bem e a branca a consciência que decidirá minhas ações futuras, supondo ainda que outros malucos digam que tambem conseguem ver coisa parecida com essa trindade dentro deles e que até se sentem felizes por não estarem nesta sozinhos.
Bom agora minha especulação mistica ja pode ser considerada uma teoria com base em fatos observáveis "por mim" ?
primeiro, é voce quem acredita possuir uma consciência pura um "verdadeiro eu a ser resgatado" tipo a volta para terra prometida , ou ainda ao paraíso perdido.
Esperneia como um bebe chorão que sai da do ventre materno berrando "puta sacanagem Deus !" tava tão feliz dentro desse paraíso, na "total" ignorância , sem maldades , sem egos, sem nenhuma ilusão, sem "nenhuma" personalidade formada e agora voce vai começar encher minha cabeça com duvidas, medos e insatisfações ?
Mas perceba que assim que a criança cresce vai começando encontrar prazer dentro desta nova vida imposta por Deus e aprenderá também a sorrir, porem sera será sempre uma eterna criança resmungona.
o livre arbítrio é você ignorante e não um Deus sábio
isso porque um maior nível de consciência atrela a uma maior responsabilidade proporcionalmente.
assim Deus não possuiria o livre arbítrio concedido a ele apenas na forma humana.
o homem seria a parte infantil de Deus livre da responsabilidade da sua maior consciência.
e voce ainda acha pouco? Quer mais? Eu tambem especulo que a personalidade humana é auto formada e não imposta como um sacanagem divina, se bem que isso estaria mais para uma vaidade divina.
e tambem que Deus não possui livre arbítrio, sendo o homem o seu complemento possibilitando uma liberdade concedida pela ignorância de si mesmo . ou então pela falta de consciência da sua própria origem divina, essa especulação é sustentada pelo instinto humano de sempre procurar por uma maior consciência, como se fosse a sua volta ao paraíso perdido .
quando voces dizem que o ego é uma sacanagem imposta por Deus para voces isso pode ser aceitável.
quando eu defendo que o mal e a ignorância são necessitarias a formação do ser individualizado de Deus então isto não passa de uma arrogância ?
Como disse uma vez as pessoas gostam de desenhar seu Deus e se apegar a ele só que o Criaturo não admite que seu Deus sempre será mal desenhado para os outros. É uma competição de quem desenha melhor.
― Winston Churchill
Não sabemos o porque de Deus ter nos feito escravo da vontade dele ?
Talvez algum complexo pelo poder absoluto. ou A resposta é simples não existimos somos apenas reflexos de um Deus brincalhão, um ator vivendo infinitas ilusões através do seu ego.
Esta visão te surpreende ? Bom! tô sendo bem irônico!
voce ta querendo comparar conseguir ver um objeto fisico com algo imaginário quero dizer subjetivo ?
lembra da luneta do Galileu, considerando que ele fosse um partidário espirita e dissesse que a sua luneta era capaz de me fazer ver os espíritos, mas eu olhando não visse nada, então ele chamaria seu fiel discípulo também espirita para olhar na luneta e o mesmo comprovaria a visão de espíritos, pronto fatos observáveis por partidários da mesma crença ja pode ser considerado uma teoria aceitável.
calma aê amigão, não era para levar tão a sério esse meu ego ateu...he..he.he.he.he ..voce ja deveria saber que o meu eu verdadeiro não é ateu.
porque não poder aprender brincando como crianças que somos ?
Debates muito técnicos e muito sério tornam-se tambem massantes , debate entre convergentes não é debate e sim confraternização de egos.
Agora pegou pesado! Burro e desonesto só se for.....o meu ego é claro!
é uma pena, ou melhor dizendo ta voando pena antes da hora! Eu apresentei o meu "ego ateu" ao seu "ego monge", ele não aguentou a pressão e ta querendo cair fora, antes mesmo de eu lhe apresentar o meu "eu verdadeiro".
cite!
amigo! entre o céu e a terra existem mais coisas possíveis que sonham a sua filosofia.
Alem de monge você agora também é vidente ? consegue ver a eternidade da minha alma ?
quer dizer que a vidência ou as experiências agora é propriedade apenas dos monges ?
Que pena ! Eu esperava mais da sua convicção,mas ela foi derrotada pelo orgulho de querer ser humilde.
É por isso que eu não abro mão da minha arrogante convicção, quem iria acreditar em alguém que demonstre pouca convicção ?
continua exercitando sua vidência.
não meu verdadeiro eu ! e sim o meu ego!
seu ingrato! assim voce magoa o meu ego, coitado tanto esforço para nada.
Que pena esperava aprender mais do seus conhecimentos!
a questões do Marcio refutando seu argumento das sombras esta bem interessante , principalmente por serem análogas as minhas idéias.
porque pretende nos privar de tal discussão ?
egoísta , reservado ou medroso ?
e se a consciência humana for o "Todo" se descobrindo?
agora vai querer da uma de "ET" pare com esse mimimimi e continue defendendo seu ponto de vista seja ele observável ou não.
ao invés de limitar-se a ofender o meu ego ateu voce poderia instigar a manifestação do meu eu verdadeiro o teísta.
cara! seu comentário tem tudo haver com o ego!
esse é um dos motivos da vida após a morte continuar sendo um mistério, evitar desistências prematuras.
Agora tenho certeza que apesar de falarmos sobre a mesma coisa as experiëncias são diferentes apesar de meio que se parecerem em alguns instantes.
Como acabei me metendo nesse caminho só por querer desenvolver o autocontrole sobre meu gënio ruim sem propósito 'maior' nenhum então construí todo um processo meio que exclusivo acho eu, rs. E discordo e muito de boa parte dos conceitos ou da visão que vc e o Ayya defendem exatamente por serem a base do que usei para 'calar' o ego, também acho que é calar não matar.
Sei que sempre posso estar errada e sendo enganada pelo meu ego, rs, mas apesar dele estar longe de quieto, vem murchando ao longo do tempo ao passo que a minha 'construção' caminha.
Eu consigo desenvolver o sentimento de paz interior ou daquela alegria que borbulha, pena que não dura muito, rs. Só tive um momento 'mágico' e totalmente fora da nossa intensidade 'normal', foi uma sensação de paz indescritível.
Só posso dizer que quando vc recuperar o necessário vai perceber que deu um passo a frente apesar da percepção de ter dado um atrás.
De fato chega a ser uma competição. Esse é uma das consequencias religiosas.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
mas depois passou a defender o ego como uma necessidade para preservar a sanidade do ser.
apenas não vejo sentido nesta possibilidade, um Deus arbitrário, sacana e vaidoso espalhando seus reflexos pelo universo, imagine um monte de Syboks afirmando que você tem razão, muita pieguice gera tédio.
apenas apresento uma possibilidade tentando justificar a criação do mal, o problema é que passo um excesso de convicção que passa ser vista como arrogância.
voce sugeriu que Deus se quisesse poderia ter criado um mundo virtual para treinar egos antes deles de ter criado este mundo onde o mal castiga pessoas inocentes como a menina Isabela filha dos Nardonis.
obrigado por me lembrar que sou muito ignorante, graças a Deus!
ok! o que eu não consigo encaixar é a idéia que o tipo de escolha só influencia um Karma coletivo, não alterando a essência do espírito ?
Digamos que esta sua visão do ego, insinua sim! uma sacanagem divina do tipo ao invés de ter criado anjos felizes , criou animais correndo atrás do próprio rabo escravizados por egos.
somos apenas reflexos de uma vaidade divina ?
o problema de verificar fatos subjetivos é que eles são subjetivos e dependentes da interpretação pessoal.
no caso da luneta eu apresentei duas pessoas afirmando que viram coisas semelhantes, alem de mim não ter conseguido verificar o mesmo fato da existência de espíritos, provavelmente a grande maioria não conseguiria,mas poderiam optar em acreditar nisto apenas pela fé, eu seria uma delas.
Nesta alusão ao ego, voce e o Ayya também.
neste caso, se o ego for um eterno cativante o livre arbítrio pode ser apenas a utopia de querer ser livre.
é verdade,mas eu ainda possuo a liberdade para poder cogitar estas possibilidades.
E voce tambem para rejeita-las, magoei!
aê, não! se bem vejamos:
Primeiro ja disse que Deus "se quisesse"
poderia ter feito um mundo menos mal, na sua idealização de um mundo virtual pré terra, ou seja Deus poderia nos fazer nascer ja sabendo, ou menos ignorante se voce preferir, ou ironicamente mais atrelados a vontade dele.
Segundo que afirma sermos escravizados por Deus, isto não é fazer juízo de valores ?
he..he..he..he..he..nossos olhos imperfeitos nos pregam peças, por exemplo existem estrelas sendo vistas por eles, que podem não mais existir fisicamente.
Existem o cegos, assim também como existem os iludidos.
é por isso que eu gosto mais da filosofia, do que da ciência.
voce sempre diz que "a realidade não esta ai para ser agradável"
quando o meu ego ateu te apresentou uma realidade diferente da idealizada, voce esperneia, chora e diz que vai embora.
Se minha convicção desistisse fácil assim , eu ja teria me tornado ateu .
ainda cogito a possibilidade de podermos trocar experiências neste sentido, se bem que a algumas delas ja relatei aqui mesmo na cara de pau, mas sem dar muitos detalhes.
Nem lembro quantas relatei aqui mas sei que não foram muitas, na época vários ex-espíritas frequentavam o fórum e vc pode imaginar o grau de refutação quase fico com complexo de maluca, rs.
Vamos ver se consigo me fazer entender. Empatia a grosso modo é sentir o que o outro está sentindo. é entrar na pele do outro e nesse processo para que a empatia possa acontecer vc é obrigado a desligar o próprio ego porque uma das funções dele é ser julgometro o empecilho ao processo. Ao começar a prática de empatizar com os outros o meu ego (que não é uma 'coisa' e sim um processo mental) ficou as claras , daí me tornei apta a lidar com ele, eu o vejo em ação e consigo pensar num outro nível enquanto ele tagarela e conforme o tempo passa o burburinho vai diminuindo e o eu verdadeiro vai dominando o ego. É meio parecido com vc estar numa sala cheia de gente na maior barulheira e conseguir se afastar mentalmente e pensar como se estivesse sozinho.
O que faço é um método racional, a prática da empatia fez com que desliga-se o ego e quando naturalmente ligava-o tornou-se visível podendo então discernir entre ele e o eu verdadeiro.
Viu, em poucos linhas vc resumiu o processo, rs.
Na mosca, rs.
O que discordo é relacionado a ilusão e sobre estarmos 'prontos' depois de nos livrarmos do ego