Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Se conseguiram me aguentar até agora, daqui para frente vai ser moleza, eu acho......ha..ha.ha..ha.ha
Mas voce não me engana antes do inicio do "jogo" ja tem sua opinião formada,ta na fase especulativa, mas logo entrará na fase da divergência aberta, esta é a fase mais interessante onde a sinceridade aparece com mais enfase, tô aguardando pela sua discussão com os demais foristas.
Principalmente porque tambem me identifiquei com estas suas idéias tanto quanto as que me levaram a criar a teoria da "auto formação do ser"Eu".
Valeu pela dica Marcio! Vou ser um ego mais bonzinho!
sem nenhuma consciência sem existências
Perdoem-me a intromissão.
Isso aí que você descreve me parece um pouco com o deus do Vanderlei.
O todo de uma mente que se dividiu em partes estanques dentro dela mesma e que se conecta com seres materiais para absorver experiências num mundo que é um cenário montado.
Você é a parte estanque e também é a mente total ao mesmo tempo.
Quando você cala a parte individual, que vive "sonhando" no jogo do palco, consegue perceber a mente maior, e mais ainda, pode perceber as outras partes estanques.
As questões morais são só produtos do mundo das ilusões, fazem parte do jogo.
Só que o Vanderlei acha que essas mentes procuram alcançar algum objetivo positivo, almejam alguma evolução por meio de ações altruístas para voltarem à ser a mente maior.
Só que o bem e o mal só existem no palco, e a mente maior é amoral.
O próprio cérebro parece ser assim, gera uma mente fundamental que é dividida em partes estanques que são responsáveis por sub-rotinas, muitas delas automáticas e inconscientes.
Resta-nos saber se esse negócio de mentes supra-cerebrais não seria apenas uma interpretação errada do próprio cérebro material.
Curioso que eu tenho reparado que o universo replica alguns sistemas dentro de si mesmo, e isso pode servir como meio de se investigar o que ocorre em um domínio que está longe de nossos sentidos, por meio de seu análogo dentro do nosso domínio.
Mais um insight meu.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Tudo bem amigo! Só que de tanto "brincar", gerando ruídos em demasia, você corre o risco de não ser mais levado à sério dentro do debate.
E sinceramente, eu não sei se você quer ser levado à sério. Rsrsrs!!!!
Tenho, claro, uma opinião básica formada, mas está ainda cheia de lacunas e pontas soltas.
Lendo o que vocês expuseram eu pude preencher algum buracos e aparar certas pontas.
Mas também percebí muitas obscuridades e inconsistências nas de vocês.
Você se identificou com uma pequena parte delas e a adaptou à sua crença básica.
Cara, às vezes tenho a nítida impressão que estamos apenas brincando de elaborar roteiros para essa loucura que é viver.
É tipo uma reengenharia filosófica.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
É isso.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
eu costumo ser autentico onde me encontro,mas aqui aqui costumo defender possibilidades, exatamente para especular se elas possuem alguma consistência sem necessariamente acreditar piamente que sejam possíveis, o problema que defendo com tanta convicção que passo uma imagem arrogante.
quanto a desonestidade eu tento evitar ,mas as vezes comentemos algumas injustiças por má interpretação, ou então falha ou então confusão da memória e para estes casos eu estou me desculpando agora, como no seu ultimo post não esperava que voce fosse ser tão humilde, apesar de não ter demonstrado e continuado a excitar ao debate.
Quanto a ser um cara serio, eu agradeço a todos que me toleram e dão algum tipo de atenção as minhas questões , assim tambem como eu procuro dar a devida a atenção a todos.
Mas eu penso que a divergência como a empatia sejam necessárias ao aprendizado e de forma alguma devam ser levadas a sério ao ponto de uma real inimizade, é por isso que eu levo algumas tentativas de ofensas apenas como um revide de alguém que eu tenha contrariado a opinião.
Quanto aprender penso que não sou tão limitado a ponto de não absolver nenhuma das qualidades de foristas tão cultos e inteligentes.
ainda me falta a Empatia da Salgueiro,me desculpe os falsos julgamentos,mas se conseguir achar algum que lhe sirva aproveite-o bem, que eu tento fazer o mesmo.
entendo,mas perceba que não é tão fácil assim apontar o caminho e atingirmos o objetivo, tipo marte esta ali e todos podem conhece-lo, existem limitações que talvez voces ja superaram e mas que serão uma eternidade para outros poderem tambem supera-la.
"querer conhecer a realidade pode ser mais uma ilusão" ou conhecer a realidade pode causar uma desilusão(Sybok),pois onde existem sonhos e desejo de sonhar fica difícil distinguirmos o real do ilusório, como o Sybok diz podemos ser apenas um cérebro alimentado por um cientista em laboratório, ou seja fisicamente não estariamos aqui neste mundo tipo Matrix, talvez a matéria seja apenas uma ilusão programada para iludir a mente,mas como diz o Judas quando a maioria compartilha a mesma ilusão ela passa ser a realidade aceitável.
Resumindo a vida pode ser um presente impossível de se entender uma eterna ilusão construindo a nossa "realidade" dentro de infinito niveis da consciência e quando você descobre a ilusão de um , por um tempo você fica maravilhado pensando ter finalmente encontrado a realidade definitiva,mas logo perceberá que ainda continua iludido e que ainda existe outro nível de realidade a ser descoberto.
Assim é que ilusões se confundem com as realidades.
Sei que voce ira discordar fique a vontade.
pegou pesado de novo, agora ofendeu! se tivesse se referindo a ciência seria um elogio,mas a filosofia só posso considerar isso como uma afronta.
não podemos provar que teorias subjetivas sejam reais nem falsas,mas podemos refutar a lógica delas.
E quando não podemos, o mais sensato é aceita-la como uma possibilidade.
como algo pode ter saído do nada ? afirmação complicada, heim ?
Você esta com a razão, a sua experiência é bem mais consistente e útil do que minhas especulações irresponsáveis que não passam de uma tentativa de procurar entender e querer justificar a necessidade da existência do mal no ser humano e no mundo.
se houve um insight e ele foi interpretado incorretamente pelo Platão, posso entender que que o insight correto seria de origem inteligente externa ao Platão ?
Esse é o problema, o mito da caverna não possui uma única interpretação, posso tranquilamente dizer que ao sair da caverna para a luz encontraremos menos sombras mas elas continuam a existir.
Aqui eu diria que são trës, o 'eu mecänico', o 'eu verdadeiro' e a consciëncia
A diferença que percebo entre os 'eus' que são dois processos mentais diferentes, acontecem em níveis diferentes sendo que o 'eu verdadeiro' só funciona quando de alguma forma imobilizo o 'eu mecänico' e a consciëncia não seria um observador e sim um repositório algo que vc estaria construindo nesse processo entre os 'eus'.
talvez isso não seja necessário.
Saia de dentro da caverna e continue dentro do mundo, sai do mundo e continue dentro de um universo, sai deste universo e continue dentro de outro ainda maior,nos oceanos da vida seremos sempre micro seres a procura do limite.
apenas apontei o dedo para possibilidade de um equivoco, porem não afirmei isso.
Eu diria que a consciência é um processo, uma conexão móvel, uma propriedade da mente. Ela é direcionada pela mente para os diversos setores de percepção. Na maioria das vezes essa conexão, a consciência, está sempre voltada para o cenário do jogo, da ilusão. Se a mente acha que o cenário é só o que existe, é lógico que a consciência esteja voltada só para ele.
Então tudo que há é a mente principal e os processos gerados pelo cérebro mecânico da personagem ao qual ela se conecta.
Que bonito ateus e teístas compartilhando a mesma opinião,mas que tal continuarem o debate no tópico das Perguntas para o Erivelton, lembro me que o AYYA afirmou saber algo que o Judas não concordou, mas quando tava começando a ficar interessante ficou no ar?
e digo o mais ,nunca saberemos!
Isso tem a ver com a capacidade da mente principal de perceber as ilusões geradas pelo suporte de possibilidades.
Sem conexões só há a mente, sem sombras, sem nada à não ser ela mesma.
Estar na caverna é estar desconectado. As sombras devem ser conexões débeis. Sair da caverna é o mesmo que ter conexões mais ricas.
Eu diria que a consciëncia é mais um resultado 'final' de todos os níveis de processos mentais. A minha dificuldade é em que grau de ilusão se fala, se chegar ao ponto de 'tudo é ilusão' onde não importa as escolhas não tenho a capacidade de assimilar esse conceito.
Sim, e a minha dificuldade continua sendo o uso do mito como analogia a 'tudo é ilusão'
Fui eu que disse isso, rs, então Criaturo nunca é tempo demais para se poder fazer esse tipo de afirmação
quando abandonamos o nosso ego, o que fica mantem parte da personalidade ilusória do ego?
Ou então passa manifestar a sua verdadeira personalidade que estava inibida pelo ego,mas se for este o caso de onde veio esta personalidade e ela seria diferente das outas nas mesmas condições ?
sua consciência consegue sair e entrar na Matrix ?
como o espirito eu verdadeiro pode ser responsável pela nossa inteligencia e ao mesmo tempo apenas um observador ?
Ele aprende observando as ações do ego ?
o espirito quando desencarna leva o ego junto, ao reencarnar ele continua com o ego de onde parou ?
Neste caso o karma pelas ações passadas são anulados ou perduram sua reação para próxima vida ?
o eu verdadeiro esta imune ao karma nas reações negativas ?