Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
É uma baita confusão, não?
Para efeito de entendimento, ilusão é tudo aquilo que aparenta ser uma coisa que não é de fato.
No nosso cotidiano, ilusão pode ser algo mal interpretado por conta da própria empatia ou antipatia.
No que discutimos, ilusão se refere apenas ao cenário de possibilidades gerado para as mentes da caverna. Como o palco de um espetáculo de teatro, ele é montado para o desenrolar da estória.
Curioso, eu pensava assim antes. Veja que sempre falamos em TER consciência de algo, a mente é algo que tem consciência, logo a consciência está contida na mente. Então eu compreendí depois que a consciência é apenas uma propriedade que torna a mente consciente dos diversos aspectos que ocorrem dentro da personagem que habitamos.
A Consciência nos faz conscientes daquilo que se passa e é algo controlável, geralmente mais pelo "ego mecânico" e menos pela mente maior.
O Sybok parece querer que a mente pura assuma o controle da consciência podendo assim dirigí-la para algum alvo específico, o fluxo dos sentidos, por isso eles pareceram aumentados. Mas ele só teve uma visão diferenciada do cenário através dos sentidos puros.
Na verdade para saber o que é a caverna, tem-se que focar a consciência apenas na própria mente principal, ou aquilo que sou, sem a personagem que habitamos. É o mesmo que se desconectar do cenário.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
o problema é que cada um interpreta muito de acordo com suas próprias idéias ou afinidades, por exemplo eu tenho um tandencia ha uma visão espirita dos ensinamentos cristãos, por isso em muitos deles vejo ele falando do carma espirita e sobre a reencarnação, voce e o Sybok ja o veem como um Mestre voltando a Matrix apontando o dedo para a direção das pilulas vermelhas.
Espiritas veem a reencarnação cdando sentido a vida, vocês o veem no controle do ego.
sem nenhuma consciência sem existências
ou seja seriam as ilusões( ignorância) causadas pelo o sistema necessárias a liberdade da vida ?
É um verdadeiro embróglio, mas se não entendi errado a analogia feita pelo Ayya é mais profunda do que isso, estou evitando tirar conclusões apressadas.
Até agora, avaliando os processos mentais não consigo vë-la de outra forma, são os diferentes níveis de consciëncia que demonstram a construção dela, consciëncia é entendida por muitos como o lado bom do ser da mesma forma que o ego é o lado ruim e não é tão simples assim. Pessoas que dificilmente conseguem ultrapassar o 'eu mecänico' terão a consciëncia como um reflexo direto dele.
Esse dito personagem, que não acho que seja um personagem, vejo como o mecanismo mental primário que foi necessário durante o desenvolvimento do homoalgumacoisa e que ao desenvolvermos um nível mental mais elaborado se transformou em um empecilho.
Aqui vejo de modo oposto, o 'eu mecänico' não controla a consciëncia, ela tem predominio sobre ele mas pode acabar sendo confundido com ela quando estão no mesmo patamar.
o sistema apenas gera sentimentos ou ele seria este sentimentos ?
talvez para um sistema inteligente ser uma caverna "atrelada" pela responsabilidade de se possuir o conhecimento total da realidade . Também gere nele um sentimento de tédio levando-o a gerar sub sistemas livres para sonharem ignorantes desta sua maior responsabilidade, eis que os micros sistemas complementam o Macro Sistema, onde a ilusão passa a ser necessária .
porem viverão essa ilusão eternamente
Marcio prefiro falar coisas serias brincando, pois quando falo serio consigo fica mais chato e as pessoas começam a se incomodar mais ainda, se bem vejamos:
voce disse que eu parecia um meio cego atirando para todos os lados que poderia tambem acertar os alvos errados, isso me fez lembrar do filme "um drinque no inferno" onde alguns bandidos perseguiam uma diligencia, quando o primeiro a chegar perto da carruagem começou a rir bem alto e a gritar: " venham meus amigos que o cocheiro é um cego." o cocheiro ouviu a gritaria e acertou um tiro na testa dele.
foi engraçado!
e eu iludindo me identificando com as suas
é mas as suas idéias de evolução de programas, que a ilusão imposta pela limitação da caverna é a melhor opção que o conhecimento total da realidade.
ja esta acrescentando mais afinidades.
Metendo o meu bedelho, rs, não é o caso de ser sério nem brincalhão é a intensidade, cansei de ler argumentos inteligentes, um bocado de sutileza perdidos no meio de trocentos disparates escritos automaticamente enquanto vc pensa, não escreva todas as idéias que vão surgindo senão a coerëncia necessária vai para o espaço.
hahaha, vc o faz escrever enquanto o 'eu verdadeiro' pensa
Exatamente isso!
E ele fica perguntando, perguntando, perguntando, perguntando...Rsrsrsrsrsr!!!!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
O sistema apenas gera o cenário que possibilita a interação com as mentes. Sentimentos são das mentes sensoras.
As mentes na caverna, à princípio, não tem conhecimento do restante, elas estão estanques. Elas então recebem informações do sistema, ou melhor, por meio do cenário gerado pelo sistema. Elas só podem fazer isso, receber e serem alimentadas de sensações que lhes geram sentimentos.
Uma dica: O sistema agora é puramente mecânico, ele só responde à sua programação. E a diretriz primeira de sua programação e gerar cenários para as mentes estanques.
Quem programou o sistema? Você ganha um doce de batata doce se souber. Rsrsr!
...acho que não sempre a mesma ilusão. Tudo que é imutável é enfadonho demais, ainda mais eternamente. Se há alguma mente, ela foge disso, o imutável "mata" a mente.
O que vejo não é ser mutante é ser todo facetado e apresentar facetas a cada situação. O autoconhecimento é conseguir enxergar e reconhecer cada uma delas.
A unidade vai ser construída.
É no 'eu verdadeiro' que acontece o processo de construção da unidade depois de cada faceta ser reconhecida.
Acho que não é assim. Você foi enganada por uma das idéias que as pessoas tem do que seja a consciência. Sabe aquelas frases? " Bote a mão na consciência, menino(a)!" ou "Ele foi muito consciente e fez uma boa ação!". Dá-se a impressão que consciência é o repositório das coisas boas que fazem parte de nós.
Evidentemente não é isso. Consciência não faz juizo de valores morais, ela é apenas uma ferramenta para a mente ter ciência de alguma coisa.
Você ja perdeu a consciência alguma vez Sônia? É isso, a conexão se perde, nenhum input é percebido pela mente, nem os externos e nem os internos.
É nesse sentido que eu entendo a consciência e parece que a neurociência também.
Então, a consciência é da mente, uma propriedade. O "eu mecânico" vive dirigindo o foco da consciência para vários aspectos do que está ocorrendo com a personagem (o avatar) no cenário corrente.
Esse contrôle do "eu mecânico" é tão intenso(viver a encenação exige isso) que a mente se engana e acaba se confundindo, e acaba achando que é o próprio "E.M.".
Se você for capaz de "desligar" esse controle do E.M. sua mente assume o controle da consciência e pode foca-la sem interferências.
Desculpe Marcio, devo ter me expressado mal porque não disse isso, disse sim que o senso comum está errado, que a consciëncia não é necessariamente o repositório das coisas boas.
Consciëncia é vc, é no 'eu verdadeiro' que juízo de valores morais acontecem.
Já desmaiei sim prá mim é igual a dormir, rs.
Marcio, estou procurando descrever o meu entendimento do que acontece dentro da minha mente, nunca tive suporte algum seja de literatura médica, visão religiosa, nada, estou somente mostrando a minha percepção e sei o quão errönea pode ser.
Quando eu crescer vou aprender a me expressar com clareza, rs.
A consciëncia é vc, ela não é dirigida pelo "E.M", eu usei o termo errado, desculpe, ela tem predominäncia sobre ele.
mas de alguma forma ambos possuem uma arquitetura avançada em termos de inteiração, pois o software também coleta informações do hardware e consegue auto desenvolver-se.
Cessado o tempo da vida util do hardware, o software mantem sua inteligencia memorizada porem incapaz de agir fisicamente, então é transferido para um novo hardware onde um novo ciclo de evolução reinicia-se.
eu sempre fui um crente do meu ego autentico, ou seja na interpretação dos vários personagens eu não consigo ver um ego mutante mas sempre a unica personalidade do eu mesmo.
ele possui consciência da própria situação em que se encontra?
ele interage com o corpo ?
basicamente o sentido da vida terrena seria o eu verdadeiro aprender dominar o ego feito isso qual sera o novo sentido para sua existência ?
Quando o personagem decide a bancar o mestre ensinando ao eu verdadeiro a liberta-se, seria o caso da ilusão estar ensinando algo bom ao eu verdadeiro?
tá dificil agradar , heim ?
meu ego ateu foi incriminado como arrogante.
Meu ego crente de questionador, preferia o que um ego crente tipo ovelha?
mas o intuito do debate não é aprender como acabar com a "pieguice" ?
ok!espíritos ignorantes desenvolvendo uma consciência passiva reagindo as ações da matéria,neste caso o sistema tem que causar as ações iniciais da matéria .
estou meio lesado da um desconto que é sexta feira, ja quase sábado,mas como é de graça vamos lá:
Bom não importa o que eu responder, cairá numa lógica redundante, então eu tenho que responder que foi Deus o programa mestre do universo, incriado.
bom se não acertei,não importa pois coincidentemente antes de postar a resposta eu ja havia comido de fato um doce de batata doce de verdade, aqueles que ja compramos pronto o amarelinho que tem uma casquinha dura.......é muita coincidência não ? e olha que no pote haviam mais de abóbora.
sinto prazer em iludir minha mente,mas creio que devam existir outras ilusões mais prazerosas .
Me desculpe você. Realmente, eu reli o que você escreveu e interpretei errado.
O desmaio pra mim foi como se eu tivesse perdido pra sempre aquele tempo em que estive sem consciência. Eu estava num momento e de repente estava em outro.
Certo Sônia! Assim como eu faço, tento expor também o meu entendimento que também pode estar errado. Olhamos para uma mesma coisa e temos leituras diferentes dela.
Rsrsrsrsrs...! Eu também quero aprender com você.
Há a mente, consciência é a ferramenta de percepção da mente. Se eliminar a consciência, seria como estar em coma. A mesma coisa que estar na caverna.
O "E.M." é um conjunto de rotinas e sub-rotinas que procura manter a integridade do "avatar". A mente geralmente foca a consciência naquilo que o "E.M." fica fazendo o tempo todo. Então a mente se confunde e acaba achando que ela é tão somente o "E.M.".
Calar o "E.M." faria a mente focar a consciência nas experiências sensoriais.
Hahahaha! Olha, não sei aonde isso vai nos levar. É ótimo deixar a mente divagar por esses caminhos.
Abraços!
A meu ver se vc funcionar somente no nível do "E.M" sua consciëncia será ele, a mudança na consciëncia ocorre quando o "E.V" entra ação, a sua racionalidade.
A percepção está tanto no "E.M" quanto no "E.V" em graus diferentes, num post mais a frente, vou até grifar, o Sybok faz a melhor definição da consciëncia do 'meu repositório' que foi o único termo que consegui pensar para defini-la.
Na caverna vc só funcionaria no nível do "E.M" mal e mal.
Ele é basicamente isso sim só que a consciëncia vai acompanhá-lo se a função "E.V" for pouco desenvolvida, é quando a consciëncia é o "E.M"
É a delícia do "E.V" em ação.
Bjs
Você, como espírita, o que acha do Problema do Mal, visto pela lei do karma?
Curiosidade, quais sentimentos?
Essa é a impressão que se tem porque são muitas facetas e cada uma vem impregnada com forte componente emocional sendo que elas se interligam, prefiro usar contraditória em vez de incoerente.
Ela não está encoberta e sim em construção e sempre nos vemos quilömetros a frente do que realmente estamos graças ao "E.M". A construção da unidade depende de enxergarmos cada faceta e trazë-la a análise.
Desde que fiz a afirmação estou me 'roendo' e quanto mais penso mais acho que falei bobagem.
Grifei para destacar, é isso.
Para o espiritismo o Mal é transitório, temos muitas encarnações não só aqui como em outros planetas.
quando ha empatia ha um dialogo de almas,mas existem pessoas com descontroles emocionais que sentem necessidade de desbafarem
vou tentar me policiar mais