Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1222325272852

Comentários

• salgueirosalgueiro Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: eu verdadeiro = consciência = espirito puro

Pode ser que no processo de reencarnações em algum momento se chegue ao estado do 'puro' mas hoje tenho certeza que não dá, nem o conceito absoluto de Bem temos então a formação da consciëncia no ponto que estamos está longe de poder ser algo 'puro'.

Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    sybok disse: Como já disse Criaturo, quando eu calei a mente racional, eu não pensava e passei dois dias inteiros fazendo "escolhas" sem "raciocinar" sobre elas.
    A ultima escolha que eu fiz foi voltar a pensar, justamente para tentar "entender racionalmente" como isso tudo era possivel.

só estando na mesma condição para poder entender como isso é possível, o mais próximo disso que cheguei foi alguns raros sonhos lúcidos e uma única vez que perdi os sentidos e pude manter a consciência onde ela se encontrava, foi a melhor sensação da minha vida, enquanto meu corpo jazia no inferno minha alma batia na porta do céu,mas foi só o "eu racional" começar a "questionar" o que estava acontecendo? que a coitadinha da minha consciência foi enxotada de volta a realidade que o corpo se encontrava , isso só aumentou a fé em crer que a consciência alma sobrevive a morte do cérebro.
    Quando minha consciência conectou-se de novo nesta "Matrix terrestre" meu eu racional começou dizer a ela que estava na hora de pensar em um testamento,mas alguns anos se passaram e por enquanto ainda estou por aqui torrando o fígado de todo o mundo com a chatice do meu ego.
    sybok disse: A razão assim como os olhos, são FERRAMENTAS que dão a consciência informações que só elas podem dar, para que a consciência escolha com base nessas informações, mas a escolha tem que ser feita pela consciência, não pela razão.
    na verdade esse debate racional pode ter sido personificado pela figura do anjo e do demônio,escolhas da consciência que reajam sentimento agradáveis ela registra isso como uma boa ação,caso contrario com um má ação e estes julgamentos moldam a personalidade da consciência alma.
    analogamente a serpente seria o eu mecânico de dão e Eva.

sybok disse: Um bebê que caga nas calças é um tapado?

depende de como voce encara a consciência dele, se estiver sendo iniciada junto com o cérebro, então um bebê não passa de um inocente "cagão" e aprendiz de ego.
    Se considerar que a formação da consciência ja vem de um processo eterno armazenado em algum parte da sua memória principal, então um bebê pode ser considerado uma nova oportunidade para poder-se continuar formando a personalidade da alma acrescentando novas informações a ela, sem o "peso" do conhecimento antigo confrontando a aquisição de novos conceitos.
    Dentro desse sistema é necessario haver uma inteligência gerenciando a entrada e saída das informações desta memória no exato momento que ela precisar das referencias já acumuladas para poder decidir se deve reciclar julgamentos que continuarão moldando sua consciência ou continuar mantendo-os os antigos ainda como sendo uma melhor opção.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: O que você cita como "personalidade" Criaturo, não é exatamente "personalidade", são em parte as tendencias natas que vem com o próprio corpo.

assim não me culpem pela chatice natural e você por eu não concordar que personalidade seja uma qualidade moldada pelo corpo, essa teoria é furada pois não é regra nem todas personalidades geradas pela mesma fonte parecidas e muitas vezes são contrarias.
    Mais uma vez aparece sua tendência em querer atrelar personalidades "maldosas" a vontade divina.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Hoje eu me conheço o suficiente para me pegar com trejeitos herdados do meu pai, algo que eu olho em mim, no meu "jeito" de rir e falar, em certas piadinhas, e, lembro que meu pai tinha isso.
    É parte do comportamento influenciado pelo próprio corpo, pela genética.

isso não é regra , mais provável que sua consciência simpatizou e adotou características da consciência do seu pai..
    sybok disse: O problema é o apreço que você tem pela ilusão de "escolha" e o juízo de valor que você faz ao questionar a possibilidade disso ser o que é, uma "ilusão".

não existe criação sem ação. E sem escolha só existira a pura mecânica.
    o apreço é pelo fato de não ser igual a Deus
    sybok disse: Se ao morrermos temos a capacidade de "acordar" em um mundo espiritual (e eu odeio esse tipo de noção e termos, pois eles não são o que se imagina), certamente teremos algum tipo de corpo lá e esse corpo também tem o mesmo tipo de software.
    ok mas a experiência , as memórias e os julgamento das ações realizadas pelo ego acompanham a alma e eternamente sendo reciclados.

sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: sybok disse: Se ao morrermos temos a capacidade de "acordar" em um mundo espiritual (e eu odeio esse tipo de noção e termos, pois eles não são o que se imagina), certamente teremos algum tipo de corpo lá e esse corpo também tem o mesmo tipo de software.
    ok mas a experiência , as memórias e os julgamento das ações realizadas pelo ego acompanham a alma e eternamente sendo reciclados.

Já ouvi falar em plástico reciclável, papel reciclável, lixo reciclável... experiência, memórias e julgamento das ações... uma alma/espírito reciclável? Me parece mais uma pérola para o "Dossiê Criaturo".
    Azathoth disse: Já ouvi falar em plástico reciclável, papel reciclável, lixo reciclável... experiência, memórias e julgamento das ações... uma alma/espírito reciclável? Me parece mais uma pérola para o "Dossiê Criaturo".

uma alma/espírito reciclável?

O conceito está certo Aza, reciclar é dar nova formação.

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    salgueiro disse: uma alma/espírito reciclável?
    O conceito está certo Aza, reciclar é dar nova formação.

Então Salgueiro!

Eu pensei que o espírito permanecia o mesmo, mas que ia se libertando do "carma negativo" ao longo das múltiplas encarnações. Por isso que fiquei espantado com a ideia de alma/espírito reciclável. Porque o plástico reciclado pode virar outra coisa (embalagens PET viram cordas de náilon, recipientes de agrotóxicos viram conduítes de eletricidade e tampas de bueiro) e assim por diante. Mas talvez este conceito também se aplique aos espíritos, tem uma doutrina, a metempsicose, eu acho que este é o nome, em que animais reencarnam em corpos humanos e vice-versa. Pode até ser verdade, mas eu tenho fortes dúvidas quanto a isso...
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Azathoth disse: Eu pensei que o espírito permanecia o mesmo, mas que ia se libertando do "carma negativo" ao longo das múltiplas encarnações

A reencarnação serve para o aprendizado e o desenvolvimento do ser, uma das orientações doutrinárias é a 'reforma íntima' que nada mais é que o autoconhecimento, exatamente esse processo que estamos abordando aqui.

A metempsicose não é válida dentro do espiritismo.
    Entendi Sybok e no meio do processo de autoconhecimento fica visível não só a própria como a dos outros e por conseguinte a da sociedade
  • salgueiro disse:
    Eu diria que a consciëncia não escolhe, ela tão somente absorve o resultado final do processo de análise feito pela razão que foi denominado de 'E.V', um nome que não reflete exatamente sua função porque esse ' verdadeiro' só será quando a consciëncia absorver.

para mim ainda ta meio complicado, mas segue o jogo que eu sou brasileiro.
    sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Achei, Sal!
    http://clotildes.tripod.com/documentos/pdf/Metempsicose.pdf
    E é exatamente como você disse: o espiritismo NÃO confirma a metempsicose.
    Post edited by Nyarlathotep on
  • CRIATURO disse: para mim ainda ta meio complicado, mas segue o jogo que eu sou brasileiro.

Porque vc está associando a consciëncia ao espírito e não é, pelo menos acho que não, rs
  • salgueiro disse: Ayya acho que vc ainda não terminou sua exposição, acho melhor esperar concluir para comentar.

Sim, eu ainda teria muita coisa a dizer. Mas tive uma semana infernal (no trabalho) e não pude participar como gostaria.

Entretanto, como tudo parece acontecer do jeito que deveria acontecer, acho que foi melhor assim. Observando o andar do debate, acredito que serei mais útil não me envolvendo.

• CRIATURO disse: se o ego é um produto apenas da mente racional como ele pode sobreviver a morte do corpo ? isso conforme o Ayya que acredita no ego dos anjos ?

Criaturo de Deus, quando foi que eu disse isso?

• Ayyavazhi disse: Entretanto, como tudo parece acontecer do jeito que deveria acontecer, acho que foi melhor assim. Observando o andar do debate, acredito que serei mais útil não me envolvendo.

Sem problemas Ayya.
  • salgueiro disse:
    eu mecänico = ego, não é racional no melhor sentido da palavra, é a parte ligada aos impulsos, as desculpas simples, rasas que ainda não passaram pelo processo da razão propriamente, ditas também esfarrapadas. Tipo, uma pessoa grosseira que ao fazer uma grosseria diz que fez por ser 'verdadeira' ou então poque ela 'é assim'.

eu verdadeiro = é a razão, no maior sentido da palavra, é analítica (fria). Tipo, é nesse processo que a grosseria da pessoa do exemplo anterior vai ser examinada, todos os porques dela ser assim, avaliação dos conceitos de educação, respeito, etc ... e também todos os sentimentos que envolvem o prazer de ser grosseira.

consciëncia = é o repositório final do processo da razão, 'E.V', quando esse finaliza a consciëncia absorve o resultado.
    entendo que o eu mecânico dos outros forista seja apenas uma maquina descontrolada criando personalidades diversas em um unico ser, tornando o ser humano incoerente por natureza segundo o Sybok, atrelado a maus instintos, mas que tambem é dotado de bons sentimentos.
    Pensando possuir vida própria acaba escravizando o "eu verdadeiro".

Assim o seu "eu verdadeiro" não estaria sendo muito duro com o seu ego colocando o no banco dos réus ja como vilão ? Não estaria se esquecendo das boas ações dele ? é isso mesmo voce vê o ego responsável apenas pela ações ruins do ser humano?
    Esta sua visão me passa a idéia clássica dos desenhos animados onde aparecem um anjinho e um diabinho tentando convencer a consciência da pessoa seguir por um caminho ou outro.

mas também compartilho do seu entendimento nesta questão do ser "eu", pois na maior parte do tempo meu "eu mecânico" é hipócrita e tenta me convencer que estou sempre certo ( é por isso que eu gosto tanto dele...ha..ha..ha.ha.ha..mas isso tem nome!)
    Raros são os momentos de sanidade em que o meu "eu verdadeiro" aparece para "desmascarar" a hipocrisia do meu ego. (daria para contar nos dedos).
    é nesta parte que discordo um pouco da visão do Sybok alem do Karma coletivo empurrar a humanidade para dominar o ego, mais importante seria a existência de um "carma" pessoal empurrando o eu verdadeiro em direção ao domínio do próprio ego .
    pensando assim a não ser que o meu "carma" seja muito eficiente eu levarei alguns milênios para aprender controlar o meu ego.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Pode ser que no processo de reencarnações em algum momento se chegue ao estado do 'puro' mas hoje tenho certeza que não dá, nem o conceito absoluto de Bem temos então a formação da consciëncia no ponto que estamos está longe de poder ser algo 'puro'.

na minha visão apenas Deus seja desprovido de ego, assim todos em maior o menor grau ainda possuem algum nivel de ego.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: se o ego é um produto apenas da mente racional como ele pode sobreviver a morte do corpo ? isso conforme o Ayya que acredita no ego dos anjos ?

Criaturo de Deus, quando foi que eu disse isso?

ha..ha.ha.ha.. seja bem vindo!
    olha devido ao volume de posts pode ser que eu tenha me equivocado, mas me lembro de alguem ter comentado que mesmo os espíritos considerados mais puros ainda possuem um ego os movendo para pratica do bem, como o Sybok não cre muito no mundo espiritual do modo que os espiritas veem, penso que tenha sido voce a falar dos espíritos puros.
    Mas se fizer questão posso procura o post para não ficar duvidas.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Assim o seu "eu verdadeiro" não estaria sendo muito duro com o seu ego colocando o no banco dos réus ja como vilão ? Não estaria se esquecendo das boas ações dele ? é isso mesmo voce vê o ego responsável apenas pela ações ruins do ser humano?
    Esta sua visão me passa a idéia clássica dos desenhos animados onde aparecem um anjinho e um diabinho tentando convencer a consciência da pessoa seguir por um caminho ou outro

O 'meu' eu verdadeiro não é vilão, rs, e sim analítico que é a função dele. Lembra que eu disse que as facetas são impregnadas de sentimentos mas se reparar não defini que são 'maus', só coloquei sentimentos porque existem dos dois tipos então nem tudo o que vem do ego é 'ruim' apesar de que bons sentimentos também acabam gerando más ações. Ah ! Seria fácil se fosse simples, rs.
    CRIATURO disse: mas também compartilho do seu entendimento nesta questão do ser "eu", pois na maior parte do tempo meu "eu mecânico" é hipócrita e tenta me convencer que estou sempre certo ( é por isso que eu gosto tanto dele...ha..ha..ha.ha.ha..mas isso tem nome!)

Mesmo que através de vislumbres vc o percebe.
    CRIATURO disse: mais importante seria a existência de um "carma" pessoal empurrando o eu verdadeiro em direção ao domínio do próprio ego .

E existe, porque vc acha que toma bordoadas da vida?
    CRIATURO disse: pensando assim a não ser que o meu "carma" seja muito eficiente eu levarei alguns milênios para aprender controlar o meu ego

É esse raciocínio que traz para mais perto o conceito eternidade, rs

• Azathoth disse: Já ouvi falar em plástico reciclável, papel reciclável, lixo reciclável... experiência, memórias e julgamento das ações... uma alma/espírito reciclável? Me parece mais uma pérola para o "Dossiê Criaturo".

disse que uma cosnciência eterna deve reciclar seus julgamentos, aproveite a dica.
    sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Eu pensei que o espírito permanecia o mesmo, mas que ia se libertando do "carma negativo" ao longo das múltiplas encarnações. Por isso que fiquei espantado com a ideia de alma/espírito reciclável. Porque o plástico reciclado pode virar outra coisa (embalagens PET viram cordas de náilon, recipientes de agrotóxicos viram conduítes de eletricidade e tampas de bueiro) e assim por diante. Mas talvez este conceito também se aplique aos espíritos, tem uma doutrina, a , eu acho que este é o nome, em que animais reencarnam em corpos humanos e vice-versa. Pode até ser verdade, mas eu tenho fortes dúvidas quanto a isso...

mesmo neste seus exemplos a essência da matéria permanecem a mesma, com espirito é a mesma coisa apenas muda a forma como ele passa a manifestar sua vontade, tipo ser um "novo homem"
    Quanto a metempsicose, o espiritismo é contrario a regressão do espirito humano no corpo de animais, o budismo é a favor, eu por algum tempo comprei a a idéia do espiritismo,mas hoje penso que isso seja possível pois o caminho para evolução é o mesmo para regressão para isso basta inverter o sentido, assim como acontece com o bem e o mal.
    sinto logo existo!
  • sybok disse:
    Ilusão é tudo o que não é real Sal, basicamente todo o nosso mundo.

inclusive a matéria faz parte dessa Matrix ?
    salgueiro disse: Porque vc está associando a consciëncia ao espírito e não é, pelo menos acho que não, rs

aê! que complica mais ainda veja: Espirito, consciência , eu verdadeiro, sistema principal,mente, eu mecânico (ego), sub rotinas, instintos, transmissão genética da personalidade, inputs, sentimentos?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Se você tem um corpo tem um ego e não existe "ser" sem um corpo.

será?
    sybok disse: Se existe reencarnação, ao reencarnar você ganha um ego novo em um corpo novo, mas isso está longe de ser um fato que possa ser bem entendido,

digamos que a reencarnação cause um reset no programam principal espirito,mas que sua memória va sendo desbloqueada conforme uma programação pre estabelecida de forma atender suas futuras necessidades no tempo certo.
    por exemplo diante da decisão de absorver ou rejeitar novos conceitos, sua memória pode liberar informações de experiências passadas como uma referencia necessária para uma "eterna" reciclagem do ser "eu".
    imagine que depois de liberto do corpo o seu "eu verdadeiro" (espirito,consciência) consiga enxergar com maior facilidade o ego e tenha uma nova oportunidade de reencarnar para continuar evoluindo sua experiência, pois bem enquanto espirito voce terá essa consciência mas ao entrar em um novo corpo, sua memória estará "bloqueada" então acreditará estar apenas iniciando uma nova vida , quando na verdade estará "reiniciando" mais uma reciclagem da vida eterna.
    Por discordo totalmente da sua "sacanagem divina" que a cada corpo seja "agraciado" com um novo ego , isso eliminaria todo sentido da vida, ou seja não somos nós mesmos e sim uma sacanagem imposta por Deus, brincando de heróis ou vilões banalizando sentimentos.
    O ego da forma como voce coloca não passaria de uma droga divina dada ao homem, com intuito de ridiculariza-lo, por isso de forma alguma posso aceitar esse seu Deus sádico, irônico, incoerente e contraditório depondo contra si mesmo ridicularizando sua própria criação, seu deus é ridículo.
    Mas concordo com voce que isso é algo que ainda precise ser melhor compreendido.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: aê! que complica mais ainda veja: Espirito, consciência , eu verdadeiro, sistema principal,mente, eu mecânico (ego), sub rotinas, instintos, transmissão genética da personalidade, inputs, sentimentos?

É complicado mesmo, rs
  • CRIATURO disse: olha devido ao volume de posts pode ser que eu tenha me equivocado, mas me lembro de alguem ter comentado que mesmo os espíritos considerados mais puros ainda possuem um ego os movendo para pratica do bem, como o Sybok não cre muito no mundo espiritual do modo que os espiritas veem, penso que tenha sido voce a falar dos espíritos puros.

Neste caso, fui eu mesmo. Mas vamos deixar isso bem claro:

Eu não posso dizer se um anjo tem ou não um ego pelo simples fato de que não sei o que é um anjo. Eu não costumo falar do que não sei, Criaturo. Também não falei em espíritos puros. O que eu disse foi: Boa parte desse pessoal que vocês acreditam ser espíritos evoluídos, são apenas egos com apego a fazer o bem (mais ou menos isso). E, por boa parte, quero dizer que não são todos. Há, entre eles, alguns realmente conscientes, mas, exatamente por serem conscientes, vão ensinar o que nós estamos prontos para aprender, mesmo reforçando nossas crenças. Em determinado momento, a ignorância é uma bênção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.